Sunteți pe pagina 1din 10

AULA 17.

LIQUIDAO DE SENTENA

Introduo

O ttulo executivo precisa ser lquido, demonstrar o quantum debeautur (quanto quer). O valor a que corresponde o ttulo precisa constar do prprio ttulo ou no mximo, exigir um simples clculo aritmtico para apur-lo. Os ttulos executivos extrajudiciais devem sempre ser lquidos, pois se no o forem perdem sua eficcia executiva. Para doutrina, de um modo geral, no existe liquidao de ttulo extrajudicial. Exceo trazida por Marinoni: o que ocorre com os compromissos de ajustamento de conduta (art. 5, 6 da Lei 7347/85 Lei da Ao Civil Pblica), que, por poderem conter prestaes ilquidas de toda natureza, inclusive de pagar -, devem ser liquidados para que seja viabilizada a execuo. As sentenas judiciais podem ser ilquidas e deste modo, para iniciar a execuo preciso que sejam liquidadas, ou seja, que se apure o seu valor (art. 475-A, CPC). Segundo Marcus Vinicius Rios Gonalves (p. 601): Sempre que na fase cognitiva for prolatada sentena condenatria ilquida, antes de ter incio a fase de cumprimento de sentena, haver uma etapa intermediria, de liquidao. Misael Montenegro Filho (Curso de Direito Processual Civil, 8 ed., vol. II, So Paulo: Atlas, 2012, p. 336) explica que a fase de liquidao da sentena objetiva aperfeioar o ttulo executivo judicial, atribuindo-lhe o requisito faltante, evitando que a execuo seja extinta sem a resoluo do mrito. Exemplo: Ao de indenizao por perdas e danos proposta em decorrncia de atropelamento, onde a vtima fraturou os membros inferiores, necessitando se submeter intervenes cirrgicas, compras de medicamentos, realizao de sesses de fisioterapia, o que justifica a formulao de pedido genrico, indicando o autor que o valor de cada uma das verbas ser apurado na fase de liquidao, no tendo condies de quantific-las no momento do ingresso da ao de conhecimento em razo do efeito da leso no ter acabado. Neste caso, o juiz acolhe a pretenso para condenar o ru ao pagamento da indenizao, cujo valor ser apurado em liquidao. (Misael Montenegro Filho, p. 337)

Natureza da Liquidao de Sentena

A doutrina se divide entre constitutiva e declaratria. Marcos Vinicius Rios Gonalves defende que de natureza declaratria, pois o ttulo j est constitudo pela sentena (p. 603). No mesmo sentido, Misael Montenegro Filho (p. 339), que explica que o nico pedido possvel da liquidao a declarao da extenso do objeto atribudo parte na fase de conhecimento que foi encerrada pela sentena que define a obrigao certa e exigvel. A parte no pode renovar temas da fase de conhecimento, desprezando a sentena que acobertou as questes discutidas e decididas, em respeito aos limites da coisa julgada.
Art. 475-G. defeso, na liquidao, discutir de novo a lide ou modificar a sentena que a julgou.

Sendo apenas fase do processo, ulterior sentena, o pronunciamento que o encerra deciso interlocutria, contra a qual cabvel a interposio do recurso de agravo de instrumento (Misael Montenegro Filho, p. 338)
Art. 475-H. Da deciso de liquidao caber agravo de instrumento.

Sentena com parte lquida e outra ilquida


Art. 475-I, 2o Quando na sentena houver uma parte lquida e outra ilquida, ao credor lcito promover simultaneamente a execuo daquela e, em autos apartados, a liquidao desta.

Modelos

1. Com citao

Neste caso, inexiste processo que possa ser continuado em nova fase, sendo necessria a citao do devedor, j que a primeira vez que comparece ao juzo cvel. Isto ocorre nos casos de: Sentena penal condenatria com trnsito em julgado; Sentena arbitral; Sentena estrangeira homologada pelo STJ (competncia da Justia Federal art. 109, X, da CF).

Art. 475-N do CPC, pargrafo nico: Nos casos dos incisos II, IV e VI, o mandado
inicial (art. 475-J) incluir a ordem de citao do devedor, no juzo cvel, para liquidao ou execuo, conforme o caso.

2. Intimao na pessoa do advogado.

Quando a liquidao se caracterizar como nova fase do processo, a intimao do ru ser na pessoa de seu advogado:
Art. 475-A. Quando a sentena no determinar o valor devido, procedese sua liquidao. 1o Do requerimento de liquidao de sentena ser a parte intimada, na pessoa de seu advogado. 2o A liquidao instruir poder o ser requerida com na pendncia das peas de recurso, processando-se em autos apartados, no juzo de origem, cumprindo ao liquidante pertinentes. 3o Nos processos sob procedimento comum sumrio, referidos no art. 275, inciso II, alneas d e e desta Lei, defesa a sentena ilquida, cumprindo ao juiz, se for o caso, fixar de plano, a seu prudente critrio, o valor devido. pedido cpias processuais

Liquidao Provisria

Observe-se que o 2 do art. 475-A, CPC, permite a liquidao provisria. A liquidao provisria pode ser requerida na pendncia de recurso com efeito suspensivo. Caso o recurso seja provido, a liquidao e a execuo ficaro sem efeito e as partes devero ser restitudas ao status quo. importante porque mesmo que a liquidao no seja execuo, ser possvel ganhar tempo, alcanando-se o quantum debeatur enquanto tramita o recurso com efeito suspensivo. Essa liquidao feita por conta e risco do credor.

Legitimidade para Liquidao de Sentena Credor: regra geral. Devedor: decorre do seu interesse de pagar para obter a extino da obrigao.

Competncia
3

Juzo que proferiu a deciso liquidanda Art. 475-P do CPC

Matria de defesa

Questes processuais ligadas prpria liquidao (ex. Ilegitimidade ativa) Matrias do art. 475-L do CPC

Espcies

Formas de liquidao previstas no CPC: por clculos, arbitramento e por artigos.

1. Liquidao por Clculos

Marinoni (p. 127) esclarece que a apurao exata do valor depende de clculo aritmtico elaborado privadamente pelo credor e que deve ser apresentado ao juiz com memria discriminada e atualizada (evoluo do crdito). preciso que o credor explique como chegou aquele resultado. Em alguns casos, pode ser preciso que o credor faa requerimento ao juiz para que intime o devedor ou cite terceiro para prestarem as informaes necessrias para a liquidao.
Art. 475-B. Quando apenas de clculo a determinao do valor da condenao depender cumprimento da

aritmtico, o credor requerer o

sentena, na forma do art. 475-J desta Lei, instruindo o pedido com a memria discriminada e atualizada do clculo. 1o Quando a elaborao da memria do clculo depender de dados existentes em poder do devedor ou de terceiro, o juiz, a requerimento do credor, poder requisit-los, fixando prazo de at trinta dias para o cumprimento da diligncia. 2o Se os dados no forem, injustificadamente, apresentados pelo devedor, reputar-se-o corretos os clculos apresentados pelo credor, e, se no o forem pelo terceiro, configurar-se- a situao prevista no art. 362.

3oPoder o juiz valer-se do contador do juzo, quando a memria apresentada pelo credor aparentemente exceder os limites da deciso exeqenda e, ainda, nos casos de assistncia judiciria. 4oSe o credor no concordar com os clculos feitos nos termos do 3 o deste artigo, mas far-se- a penhora a execuo ter por pelo base o valor valor originariamente encontrado pelo pretendido, contador.

Misael Montenegro Filho (p. 340-341) explica que a liquidao por clculo da parte foi idealizada para eliminar a burocracia com a formao de novo processo, aps o esgotamento da fase de conhecimento, permitindo que o prprio credor elabore a conta de liquidao em companhia da execuo, sob a forma de memria discriminada e atualizada de clculo (art. 475-B), sem reclamar a intimao do devedor para se manifestar especificamente sobre a conta, observando-se a sua convocao to somente para pagar a dvida, satisfazendo obrigao, ou submetendo-se penhora, com o propsito de opor impugnao

2. Liquidao por arbitramento aquela que se presta apurao do valor de um bem ou servio. A nica tarefa a apurao desse valor, o que demandar a nomeao de um perito. (Gonalves, p. 605) A maior utilizao da espcie na dinmica forense refere -se liquidao das obrigaes definidas nas sentenas proferidas na ao de indenizao por perdas e danos, quando for necessria, a interveno de profissional com conhecimento tcnico especfico, para quantificar o valor dos prejuzos suportados pelo credor, que se encontram identificados no pronunciamento condenatrio. (Misael, p. 341). Ex. danos decorrentes de erro mdico.
Art. 475-C. Far-se- a liquidao por arbitramento quando: I determinado pela sentena ou convencionado pelas partes; II o exigir a natureza do objeto da liquidao. Art. 475-D. Requerida a liquidao por arbitramento, o juiz nomear o perito e fixar o prazo para a entrega do laudo. Pargrafo nico. Apresentado o laudo, sobre o qual podero as partes manifestar-se no prazo de dez dias, o juiz proferir deciso ou designar, se necessrio, audincia.

Caracteriza-se pela necessidade de prova pericial e h entendimentos de que no so devidos honorrios advocatcios:
PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. INCIDNCIA DE HONORRIOS SENTENA POR

ADVOCATCIOS DE SUCUMBNCIA EM SEDE

DE LIQUIDAO DE

ARBITRAMENTO. DESCABIMENTO. PRECEDENTES. 1. Os honorrios advocatcios como parcela autnoma em processo de liquidao de sentena no cabvel, sob pena de incurso em bis in idem, porquanto so arbitrados por ocasio da prolao da sentena nos autos maro da de ao 2000; principal. REsp Precedentes: Relator REsp 166.076-MG, EDUARDO Relator RIBEIRO, Ministro SLVIO DE FIGUEIREDO TEIXEIRA, Quarta turma, DJ de 27 de 182.751-MG, Ministro Terceira Turma, DJ de 24 de abril de 2000; REsp 39.371-RS, Relator Ministro NILSON NAVES, Terceira Turma, DJ de 24 de outubro de 1994. 2. Destarte, a sentena proferida em sede de liquidao por arbitramento no atende ao comando da norma prevista no art. 20 do CPC, j que apenas atribui ao julgado inicial liquidez, para que possa ser executado, no tendo o condo de definir vencedor e vencido. 3. A ratioessendi do art. 20 do CPC obrigar aquele que deu causa lide a arcar com os custos dela decorrentes, devolvendo ao vencedor sua situao econmica anterior contenda judicial. 4. Recurso Especial provido. (REsp 909.567/SP, Rel. Ministro LUIZ FUX, PRIMEIRA TURMA, julgado em 03/04/2008, DJe 30/04/2008)

DIREITOS AUTORAIS. CD "REMASTERIZADO" SEM AUTORIZAO DO ARTISTA. 1) COMERCIALIZADORA DA OBRA TIDA PELO ARTISTA COMO VIOLADORA DE DIREITO AUTORAL. SOLIDARIEDADE ALEGADA COM FUNDAMENTO NO ART. 104 DA LEI DOS DIREITOS AUTORAIS. NECESSIDADE DE EXPOSIO DE FATOS E FUNDAMENTOS JURDICOS PORMENORIZADOS NA INICIAL. OMISSO. PRINCPIO DA ADSTRIO OU ASSERO. INVIABILIDADE EM DO ACIONAMENTO. CD IMPROCEDNCIA QUANTO SEM O COMERCIALIZADORA MANTIDA. 2) DIREITO MORAL DE ARTISTA. MODIFICAO DE GRAVAES ORIGINAIS NOVO "REMASTERIZADO", LANADO CONSENTIMENTO DO ARTISTA. ORIGINAL ALTERADO, CONFORME CONSTATADO POR PERCIA E FIRMADO PELA SENTENA E PELO ACRDO (SMULA 7). DIREITO MORAL DO ARTISTA IDENTIDADE E INTEGRIDADE DA OBRA VIOLADOS. (ARTS. 25, IV, 52 da 3) Lei 5.988/73, ATUALMENTE ARTS. 24, IV, 49, DA LEI 9.610/98). AUTOR; MBITO DANO MORAL POR VIOLAO DE DIREITO MORAL DO ARTISTA

RECONHECIDO: a) NACIONAL

VEDAO DE CIRCULAO FUTURA SEM CONSENTIMENTO DO E INTERNACIONAL; c) INDENIZAO PELA VIOLAO DO

b) IMPOSSIBILIDADE DE RECOLHIMENTO DE EXEMPLARES VENDIDOS NO

DIREITO MORAL DO ARTISTA; d) PAGAMENTO DE "ROYALTIES" POR EXEMPLARES 6

ANTERIORMENTE 2.

VENDIDOS. moral

4) do

RECURSO autor, pelo de

ESPECIAL

DO

AUTOR,

NICO recusar

INTERPOSTO, PROVIDO EM PARTE, COM OBSERVAES. direito como inalienvel, Acrdo processo portanto, modificaes no autorizadas de sua obra, constatadas por percia e firmadas essas matria por ftica ocasio recorrido, de modificaes realizadas "remasterizao",

independentemente de a obra indevidamente modificada vir a receber lureas nacionais e internacionais respeitveis, quando resta patente e durvel o constrangimento do artista pela ofensa identidade da obra. 3.- Violao de direito autoral moral determinadora da vedao de reproduo sem o consentimento do autor, mas invivel o recolhimento de exemplares j objeto de ampla circulao nacional e internacional, de modo que a consequncia a indenizao por dano ao direito autoral moral, sem prejuzo do recebimento de "royalties" pelos exemplares j vendidos, em valor a ser apurado em liquidao por arbitramento. 4.- Recurso Especial do autor provido em parte, com observao, para: a) mantida a improcedncia da ao quanto comercializadora; b) condenar a gravadora (sem prejuzo de indenizaes j fixadas, sem recurso, ao pagamento de "royalties" pela produo e venda de CDs de obra alterada, com infrao a direito material e moral de autor, este a ttulo de indenizao, fixada no acrscimo de 6% ao valor dos "royalties" por alterao de obra, ofendendo direito moral de autor c) observar a incidncia de juros

sem o consentimento do artista;

legais (CC/1916, art. 1092 e CC/2002, arts. 406-407), sem juros compostos, porque no fixados pelo julgado, sem recurso do autor sobre a matria. (REsp 1098626/RJ, Rel. Ministro SIDNEI BENETI, TERCEIRA TURMA, julgado em 13/12/2011, DJe 29/02/2012)

3. Liquidao por artigos

Caracteriza-se pela necessidade de comprovao de fatos novos (no apreciado na sentena). Os fatos novos esto geralmente relacionados extenso dos danos e dos cuidados exigidos pela vtima, no caso de ato ilcito (art. 286, II, CPC), por exemplo.
Art. 475-E. Far-se- a liquidao por artigos, quando, para determinar o valor da condenao, houver necessidade de alegar e provar fato novo. 7

Art. 475-F. Na liquidao por artigos, observar-se-, no que couber, o procedimento comum (art. 272).

Segundo Dinamarco:
Considera-se fato novo todo fato constitutivo do direito do autor, no considerado na sentena genrica nem posto como objeto do conhecimento do juiz na fase cognitiva, mas integrante do contexto gerador da obrigao j reconhecida como existente; um acontecimento que, se pudesse ter sido considerado na sentena, esta j enunciaria o quantum desde logo, sem necessidade de ulterior liquidao. No importa se este fato ocorreu antes ou depois da prolao da sentena; o que importa que sobre ele no se haja pronunciado o juiz, i.., que sua repercusso sobre o valor do crdito no haja sido objeto de deciso.

Os fatos devem ter sido apresentados na inicial para constiturem causa de pedir da liquidao, a qual o juiz deve ater-se, sob pena de julgamento extra petita. (Gonalves, p. 606) O ru ser intimado para apresentar contestao, sob pena de presumirem-se verdadeiros os fatos novos relacionados ao quantum debeatur, sendo permitidos todos os meios de prova e designao de audincia de instruo e julgamento. Interessante anotar que, segundo Vicente Greco Filho (p. 84):
Frustrada a liquidao, no se poderia entender que ficaria obstada a sua repetio porque, se assim fosse, ou estaramos admitindo a que uma deciso posterior desfizesse tornasse ineficaz sentena

condenatria.

Jurisprudncia:
PROCESSO MATERIAIS DE PRESTAO CIVIL E E DIREITO CIVIL. AO POR DE DE INDENIZAO DANOS POR DANOS E CULPA

COMPENSAO

MORAIS DE

ESTTICOS.PREQUESTIONAMENTO. AUSNCIA. ACIDENTE DE TRNSITO. NEGATIVA JURISDICIONAL. PRETENSO RECONHECIMENTO CONCORRENTE DA VTIMA. CONDUO DE MOTOCICLETA SEM HABILITAO E DE CHINELOS. ANLISE DA SITUAO FTICA RELATIVA AO ACIDENTE QUE EXCLUI A CONCORRNCIA DE CULPAS. DANO MATERIAL. NO LIMITAO DAS CIRURGIAS. VIOLAO DO ART. 946 DO CC. INOCORRNCIA. FATOS NOVOS. LIQUIDAO POR ARTIGOS. RECUPERAO INTEGRAL DO DANO. COMPENSAO POR DANOS MORAIS E ESTTICOS. MINORAO. IMPOSSIBILIDADE. INCIDNCIA DA SMULA 7/STJ. CONDENAO. DANO MORAL. MONTANTE INFERIOR AO POSTULADO. SUCUMBNCIA 8

RECPROCA.

INEXISTNCIA.

SMULA

326/STJ.HARMONIA

ENTRE

ACRDO

RECORRIDO E A JURISPRUDNCIA DO STJ. 1. A ausncia de deciso acerca dos dispositivos legais indicados como violados, 2. no obstante do a interposio art. 535 do de CPC embargos quando de declarao, omisso, impede o conhecimento do recurso especial. Inexiste violao ausentes contradio ou obscuridade no acrdo. 3. Acertada a deciso do Tribunal de origem em desconsiderar outras condutas - conduo de motocicleta sem carteira de habilitao e de chinelos que no apresentaram relevncia no curso causal dos acontecimentos. Sendo a conduta do ru a nica causa do acidente, no possvel reconhecer a existncia de culpa concorrente. 4. Para a apurao do montante da indenizao devida, por vezes h necessidade de se alegar e provar fatos novos, ainda no discutidos na ao de conhecimento, caso em que se revela adequado o uso da liquidao por artigos, prevista no art. 475-E do CPC. 5. Uma vez comprovado o dano, mesmo que no constasse expressamente na sentena a obrigao ao pagamento das despesas at a convalescena, disso no se desoneraria o ru, haja vista que essa obrigao decorre da prpria lei, a teor do que preceitua o art. 949 do CC. A recuperao pelo dano sofrido, portanto, h de ser integral, de modo a restabelecer a lesado o estado anterior ocorrncia do evento danoso. 6. A modificao do quantum fixado a ttulo de compensao por danos morais e estticos somente deve ser feita em recurso especial quando aquele seja irrisrio ou exagerado. Precedentes. 7. Sendo a estipulao inicial de ao de compensao a ttulo de danos morais meramente estimativa, sua reduo no importa na ocorrncia de sucumbncia recproca. Precedentes. 8. Recurso especial no provido. (REsp 1219079/RS, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 01/03/2011, DJe 14/03/2011)

Na hiptese em apreo, na fase instrutria , o Juzo de 1 grau de jurisdio, a pedido da autora, deferiu a produo de prova pericial mdica, odontolgica e psicolgica (e-STJ fl. 215). s fls. 252/263, consta do laudo pericial apresentado que, para devolver o conjunto esttico e reabilitar a vtima que sofrera os danos, foi indicado como tratamento a necessidade de correes estticas no nariz e nas cicatrizes presentes no lbio e no nariz, reposies protticas dos dentes, alm de se poder tentar uma cirurgia para liberao da base da lngua e acompanhamento com fonoaudilogos. Na sentena, o Juzo de primeiro grau incluiu na condenao do ru ao ressarcimento de 9

todas as despesas que vierem a ser demonstradas pela demandante em futura liquidao, decorrentes do fato descrito nos autos (e-STJ fl. 672).

Liquidao que chega a valor igual a zero Improcedncia do pedido liquidatrio


PROCESSUAL CIVIL. TRIBUTRIO. RECURSO ESPECIAL. CRDITO-PRMIO DO IPI. RESTITUIO DE CRDITOS EXCEDENTES. PRECATRIO COMPLEMENTAR.INCLUSO DE EXPURGOS INFLACIONRIOS. IMPOSSIBILIDADE. "LIQUIDAO ZERO". TTULO EXECUTIVO QUE ENCARTA CRDITO INEXISTENTE. OBRIGAO INEXIGVEL. 1. A liquidao de sentena pode ensejar a denominada "liquidao zero" quando no h o que pagar a ttulo de quantum debeatur" em deciso de eficcia puramente normativa. 2. O ttulo que executivo qualquer que encarta obrigao tempo e crdito grau de inexistente jurisdio, equipara-se alegvel porquanto quele consubstancia em inexigvel, matria

exofficio,

pressuposto do processo satisfativo. 3. O vcio da inexigibilidade do ttulo passvel de ser invocado em processo de execuo, sede prpria para a alegao, ainda que ultrapassada a liquidao. 4. que no se admite possa invocar-se a coisa julgada para crditos inexistentes. (...) 7. Recurso especial da Fazenda provido. Recurso especial da empresa desprovido. (REsp 802.011/DF, Rel. Ministro LUIZ FUX, PRIMEIRA TURMA, julgado em 09/12/2008, DJe 19/02/2009)

10

S-ar putea să vă placă și