Sunteți pe pagina 1din 30

Economia MODELO KEYNESIANO BSICO (LADO REAL)

Prof. Snia Brazil

Curva de demanda agregada de bens e servios (DA)

A Demanda Agregada de Bens e Servios composta pela demanda dos quatro macroagentes econmicos, a saber:

DA = Demanda de bens de consumo pelas famlias (C) + Demanda de Inyestimentos pelas empresas (I) + Demanda do Governo (G) + Demanda lquida do setor externo (Exportaes X Importaes M)
DA = C + I + G + X M

No eixo P Q, a curva de demanda agregada negativamente inclinada (Lei Geral da Demanda). Como: renda real (y) = Renda Nominal (Y) = Y Nvel ele Preos (P) P a uma dada Renda Nominal Y, quando o nvel de preos se eleva, a renda real y se reduz; ou seja, h uma relao inversa entre P e y. P Nvel geral de preos

Q = y = Y = PNreal P

Curva de Oferta Agregada de Bens e Servios (AO) Representa a quantidade que os produtores desejam vender no mercado. OA = Renda Nacional = Produto Nacional Real Portanto, a Oferta Agregada igual ao Produto Real y.
1

Economia

Prof. Snia Brazil

FORMATO DA CURVA OA Supondo um aumento da Demanda Agregada (DA), as empressas (e, portanto, AO) podem reagir de trs maneiras: Aumentar a produo fsica (Q), mantendo preos (P) constantes, se houver desemprego de recursos (mo-deobra desempregada, capacidade ociosa); Aumentar os preos P, sem aumentar a produo fsica Q, se os recursos estiverem plenamente empregados (pleno emprego de recursos); Aumentar tanto P como Q (situao intermediria, em que alguns setores da economia estariam em pleno emprego e outros com desemprego). Graficamente tem-se:

Para simplificar a anlise, consideramos apenas os casos extremos:

Neste tpico, o desemprego refere-se apenas ao desemprego Keynesiano ou conjuntural, que ocorre quando a demanda agregada insuficiente para absorver a produo agregada de pleno emprego. HIPTESES DO MODELO BSICO: a. Desemprego de recursos: a Da situa-se abaixo da OA de pleno de emprego. b. Curto prazo: o estoque de fatores de produo (K, T, MO) so considerados constantes. c. A curva de oferta agregada fixada.
2

Economia

Prof. Snia Brazil

d. Apenas a demanda agregada provoca variaes no nvel de equilbrio da renda nacional. A OA passiva, fixada, as variaes na renda nacional do-se apenas por variaes na DA.

Esse de forma simplificada, o chamado PRINCIPIO DA DEMANDA EFETIVA pelo qual a demanda determina a produo. Contrariando a Lei de Say (oferta determina a procura) da teoria clssica.

HIPTESES SOBRE O COMPORTAMENTO DAS VARIAVEIS CONSUMO (C), POUPANA (S), INVESTIMENTO (I), TRIBUTOS (T), GASTOS DO GOVERNO (G), EXPORTAES (X) E IMPORTAES (M). - Funo Consumo Uma das principais contribuies de Keynes foi estabelecer que o consumo agregado uma funo crescente do nvel de renda nacional (y). C = f(y). Por simplificao considera-se que o consumo uma funo linear da renda nacional: C=a+ by Onde: a = consumo autnomo, independente da renda ( o intercepto). 3

Economia

Prof. Snia Brazil

b = propenso marginal a consumir ( coeficiente angular, declividade);

A propenso marginal a consumir (PMgC) o acrscimo de consumo, dado um acrscimo na renda nacional: PMgC = b = C y Para Keynes a PMgC positiva, mas inferior a um: 0 PMgC 1.

Significa que, dado um aumento de renda (y) as pessoas reservam certa parcela para poupana, de forma que o aumento do consumo (C) sempre menor do que o aumento de renda, em nvel agregado. O intercepto a (consumo autnomo) representa a parcela do consumo que no depende da renda, mas de outros fatores (riqueza, renda futura, etc). Ou seja, quando y = 0 ento C = a. Conceito de propenso mdia a consumir (PMeC) o nvel de consumo sobre o nvel de renda: PMeC = C

Diferente da PMgC que a relao entre acrscimos de C e de y, e no entre nveis de C e y PMeC. - Funo Poupana Como j visto, a poupana uma parcela da renda nacional no consumida, em dado perodo de tempo: S = y C como C = a + by, segue que: S = y (a + by) = y a by S = -a + (1b)y 4

Economia
Onde (1-b) = propenso marginal a poupar .

Prof. Snia Brazil

propenso marginal a poupar representa o acrscimo da poupana agregada, dado um acrscimo na renda nacional: PMgS = 1 b = S y Como PMgS = 1 PMgC, segue que: PMgS + PMgC =1 Conceito de Propenso Mdia a Poupar (PMeS): a relao entre o nvel de poupana e o nvel de renda. PMeS = S y Como S = y C, PMeS = y-C =_y _ _C_ . Assim, PMeS = 1 PmeC, ePMeC PMeS + y y y =1 Exemplo: C = 10 + 0,8y, ento PMgC = 0,8 e PMgS = 0,2. Enquanto a PMgC e PMgS so constantes em relao renda (supondo funes lineares), a PMe C e a PMeS dependem do nvel de renda. Se por exemplo, y = 100, segue que C = 90 e S = 10 e PMeC = _90_ = 0,9 100 e PMeS = _10_ = 0,1. Graficamente, tem-se: 100

- Paradoxo da Parcimnia: Nos diz que quando toda a coletividade poupa, mas essa poupana no retorna em investimento, isso provoca uma queda no nvel da renda nacional (S - y). Isto se explica porque 5

Economia

Prof. Snia Brazil

a poupana um vazamento do fluxo de renda (reduo no consumo dos produtos das empresas) e, se no reinjetada no fluxo de renda, provoca queda no nvel de atividades. Esse conceito ilustra a importncia dos investimentos para a dinmica do desenvolvimento econmico.

- Funo Investimento: O investimento agregado a mais importante varivel macroeconmica, tanto no modelo Keynesiano de curto prazo, como nos modelos de crescimento e desenvolvimento econmico de longo prazo, onde o principal determinante do crescimento do produto e do emprego. Desempenha duplo papel na teoria macroeconmica, que deve ser claramente entendido: a. Investimento visto como elemento da demanda agregada: a fase em que apenas se gasta, antes do investimento maturar e comear a produzir. b. Investimento visto como elemento de oferta agregada: ocorre quando aumenta a capacidade produtiva, aps a maturao do investimento (ou seja, quando comea a produzir). HIPTESES SOBRE O INVESTIMENTO: 1 hiptese: dado que trata do curto prazo, o investimento afeta apenas a demanda agregada. (O investimento como elemento de OA s comparece em modelos de longo prazo, ou modelos de crescimento econmico). 2 hiptese: o investimento autnomo ou independente da renda nacional. (I f(y)), graficamente:

No modelo Keynesiano, o investimento no depende da renda nacional, mas de outras variveis como taxas de juros, rentabilidade esperada, rentabilidade passada, entre outros. Se fosse induzido pela renda ou dependente da renda, teramos:

Economia

Prof. Snia Brazil

- Funo Gastos do Governo: Tambm se considera que os gastos do governo so autnomos em relao renda nacional: G f(y). Na teoria macroeconmica, os gastos pblicos (bem como a oferta de moeda) uma varivel determinada institucionalmente, e depende dos objetivos de poltica econmica escolhidos pelas Autoridades (se a poltica ser recessiva ou expansionista). No determinada por outras variveis econmicas, mas ela que as determinam. - Funo Tributao: Tambm considerada autnoma, no induzida pela renda nacional: T f(y) * Evidentemente esta hiptese simplificadora. - Funo Exportao: Tambm so autnomas em relao renda nacional: X f(y) * uma hiptese realista, dado que as exportaes realmente no so afetadas pela

renda nacional, mas pela renda dos outros pases (renda mundial). - Funo Importao: Tambm so consideradas autnomas, independentes da renda nacional: M f(y).

DEMANDA AGREGADA COMPLETA Como DA = C + I + G + X M, a funo DA crescente em relao renda nacional y (pois C crescente em relao renda e as demais variveis so consideradas constantes em relao renda).

Economia EQUILBRIO NO MODELO KEYNESIANO (CURTO PRAZO)

Prof. Snia Brazil

Por equilbrio, entende-se um ponto onde tanto os produtores como os consumidores estejam satisifeitos e no existam presses para sair desse ponto. Trs observaes devem ser consideradas: a) A renda de equilbrio aquela em que OA = DA e no necessariamente a renda de pleno emprego. Ou seja, a economia pode estar em equilbrio (a produo suficiente para atender toda a demanda), mas com desemprego. Esta uma das principais contribuies de Keynes: a economia pode estar em equilbrio entre OA e DA, mas com recursos desempregados. b) O equilbrio, no necessariamente, indica algo desejvel, pois est ocorrendo um grande volume de ociosidade de fatores de produo. Na verdade, o ideal o equilbrio com pleno emprego de recursos. E isso que o modelo Keynesiano mostra: como atuar sobre as variveis macroeconmicas para levar a economia ao equilbrio de pleno emprego. c) Ressalta-se que um equilbrio esperado, planejado (ex ante), e no o equilbrio efetivo (ex post). Soluo grfica: a) Determinao do equilbrio, igualando OA = DA. Para verificar o equilbrio entre OA e DA, utiliza-se uma reta de 45 graus que representa os pontos possyeis de equilbrio entre DA (eixo das ordenadas) e OA (renda nacional, eixo das abscissas). Ou seja, em qualquer ponto em cima dessa reta, a OA e a DA tm o mesmo yalor. O ponto de equilbrio especfico ser deteminado pela demanda agregada. Como o equilbrio d-se abaixo da renda de pleno emprego ype, temos um equlibrio com desemprego.

b) Determinao do equilbrio, igualando Vazamentos com Injees.

Se as famlias, ao receberem a renda, gastarem tudo com bens de consumo (no poupam) e
8

Economia

Prof. Snia Brazil

se, por sua vez, as empresas s produzirem bens de consumo, o crescimento da economia seria nulo: a cada perodo, a renda nacional permaneceria a mesma.

Chamando de fluxo bsico esse fluxo entre empresas e famlias, a renda nacional s ser alterada se ocorrerem vazamentos ou injees nesse fluxo:

Vazamentos: todo recurso que retirado do fluxo bsico, ou seja, toda renda recebida pelas famlias, que no so dirigidas s empresas nacionais na compra de bens de consumo: poupana, impostos e importaes: Vaz = S + T + Injees: todo recurso que injetado no fluxo bsico, e que no originado da venda de bens de consumo s famlias: novos investimentos, gastos pblicos e exportaes:
Inj = I + G + X

quando: Vazamentos Injees Renda est crescendo (R) Vazamentos Injees Renda est em queda (R) Vazamentos = Injees Renda est em equilbrio estacionrio. Graficamente, tem-se::

Graficamente, tem-se trs formas de representar o equilbrio no modelo Keynesiano:

Economia

Prof. Snia Brazil

Soluo algbrica da determinao do ponto de equilbrio: a) Com OA = DA: - condio de equilbrio: OA = DA Como Oferta agregada: OA = y e DA = C + I + G + X M, a condio de equilbrio fica: y=C+I+G+X M

Exemplo: C = 20 + 0,75 (y T) I = 20 G = 25 T = 25 X = 30

M = 15 ento y = 20 + 0,75 (y 25) + 20 + 25 + 30 15 - Renda de equilbrio: y* = 245 - Consumo no equilbrio: C* = 185 - Poupana no equilbrio: S* = 35 10

Economia
b) Com Vazamentos = Injees - condio de equilbrio: Vaz = Inj ou S + T + M = I + G + X Como Vazamentos: S = -20 + 0,25 (y T) E injees: G = 25 I = 20 X = 30 complemento de C = 20 + 0,75(y T)

Prof. Snia Brazil

sabendo-se que: T = 25 e M = 15 tem-se o equilbrio dado por:

S+T+M=I+G+X -20 + 0,25(y 25) + 25 + 15 = 20 + 25 + 30 Resolvendo, tem-se: - Renda de equilbrio: y* = 245 - Poupana no equilbrio: S* = 35 - Consumo de equilbrio: C* = 185 MODELO KEYNESIANO CONSIDERANDO INVESTIMENTOS, IMPOSTOS E IMPORTAES INDUZIDOS PELA RENDA NACIONAL Considerando a hiptese mais realista de que I, T e M so funes da renda, no ocorre nenhuma alterao fundamental no modelo Keynesiano. Ento, consideramos por simplificao que estas variveis sejam funes lineares da renda nacional. Assim: I = io + i1y sendo i1 = _I_ a propenso marginal a investir y T = to + t1y sendo t1 = _T a propenso marginal a tributar (ou alquota % de imposto) y M = mo + m1y sendo m1 = _M_ a propenso marginal a importar y Exemplo: Dados: C= 20 + 0,8 (y T) I = 20 + 0,2y T = 25 + 0,1y M = 25 + 0,2y G = 25 X = 30, determine a renda de equilbrio e o valor dos demais agregados macroeconmicos, no ponto em que OA = DA

MULTIPLICADOR KEYNESIANO DE GASTOS Tomando-se o exemplo acima e considerando um aumento no inyestimento de 20 para 30, a renda de equilbrio passa de 245 para 285. Ou seja, I = 10 levou a y = 40, ou seja, o
11

Economia

Prof. Snia Brazil

acrscimo de inyestimento provocou um aumento de renda quatro vezes maior. O valor 4 , nesse exemplo, o chamado multiplicador keynesiano de investimentos, que a variao do nvel de renda nacional, dada uma variao autnoma na demanda agregada (no caso, no investimento, como poderia ser G, X etc.) Assim: ki = _y_
I O mecanismo do multiplicador opera da seguinte forma: Suponhamos, inicialmente, que o governo resolva comprar 100 milhes de reais em bens de capital (G = 100). Supondo que a indstria de bens de capital tenha recursos ociosos, isso provocar um aumento de produo de bens de capital de 100. Esses 100 vo transformar-se em renda nacional, na forma de salrios, lucros, dentro do setor de bens de capital. As pessoas desse setor pegaro essa renda adicional (100) e, supondo que sua propenso marginal a consumir seja 0.8, consumiro 80, e pouparo 20. Os 80 milhes sero consumidos em alimentos, vesturio, lazer, provocando um aumento de renda adicional nesses setores de 80. As pessoas que receberam essa renda (80), do setor de alimentos, vesturios etc., gastaro 80% dela (64 milhes). Esses 64 milhes se transformaro em renda de outros setores e o processo continua, at que a renda cesse de crescer. Observa-se que a propenso a poupar representa um freio, um amortecedor nesse processo.

HIPTESE DO MULTIPLICADOR; 1. refere-se a uma variao autnoma da DA, isto , um deslocamento da DA deVIdo variao de algum de seus elementos (C, I, T, G, X, M ); 2. o funcionamento do multiplicador supe economia em desemprego. Afinal, se a economia estiver em pleno emprego, um aumento da DA apenas provocar mais inflao, e no crescimento de renda. Cresce apenas a renda nominal, mas no a real; 3. supe lado monetrio invarivel ou constante (veremos,em seguida, que o lado monetrio pode amortecer o efeito multiplicador de gastos, via taxa de juros, que afeta o investimento privado e os gastos pblicos).

DETERMINAO DO MULTIPLICADOR NO MODELO KEYNESIANO. 1- Considerando: I, G, X, M e T autnomos em relao a y: y=C+I+G+XM y = a + b(y T) + I + G + X M y = a + by bT + I + G + X M y by = a bT + I + G + X M 12

Economia
y (1 b) = a bT + I + G + X m y= _ 1__ 1b a _ b_ _ T + 1b _ 1__ I + __1__ G + __1__ X __1__ M 1b 1b 1b 1b

Prof. Snia Brazil

Obtem-se os multiplicadores derivando a funo acima em relao a cada elemento da demanda agregada. Assim, tem-se: Multiplicador de consumo autnomo: ka = _dy_ = _1__ da 1b Multiplicador de investimentos: ki = _dy_ = _1__ dI 1b Multiplicador de tributos: kt = _dy_ = _1__ dT 1b Multiplicador de gastos do governo: kg = _dy_ = _1__ Dg 1b Multiplicador de exportaes: kx = _dy_ = _1__ dX 1b Multiplicador de importaes: km = _dy_ = _1__ DM 1b Como se observa, o componente bsico do multiplicador de gastos a propenso marginal a consumir (b): quanto maior a propenso a consumir, maior o multiplicador (b k...). Ex: Se b = 0,75 kI = 4 B = 0,8 kI = 5

Isso porque, quanto maior a propenso a consumir, maiores os gastos, maior o estmulo atividade econmica e, se a economia estiver com recursos desempregados, provoca uma elevao do nvel de produo e de renda. Agora, quanto maior a propenso a poupar, maiores os vazamentos de renda, e o efeito multiplicador menor. Assim, o multiplicador guarda relao direta com a PMgC e inversa com a PMgS.

2.Considerando I, T e M como funo de y. Substituindo as funes: I = io + i1y T = to + t1y M = mo + m1y Na condio de equilbrio: y = C + I + G + X M obtem-se facilmente as frmulas dos multiplicadores. Genericamente, para os investimentos, gastos, consumo autnomo e exportaes, fica:
K = ________1________ 1 b(1 t1) + m1 i1

13

Economia

Prof. Snia Brazil

Ressalta-se que os componentes t1 (propenso a tributar)e m1 (propenso a importar) reduzem o valor do multiplicador, por representarem vazamentos de renda . O componente i1 (propenso a investir) aumenta o efeito multiplicador, porque uma injeo (a cada aumento de renda, uma parcela destinada ao aumento de investimentos, reforando o multiplicador). A partir desse multiplicador genrico, pode-se remover algumas hipteses, e derivar outros multiplicadores. Por exemplo, se considerar I como funo da renda e T e M autnomos, desaparecem na frmula acima t1 e m1 e a frmula do multiplicador fica: K = ____1____ 1 b i1 HIATOS INFLACIONRIO E DEFIACIONRIO E POLTICA FISCAL PURA A anlise dos hiatos permite estudar formas no monetrias de combater inflao e desemprego. Isto , de como a poltica fiscal pode ser utilizada para estabilizar preos,

emprego e nvel de atividade. Uma poltica fiscal pura ocorre quando a atuao do governo se d apenas atravs de instrumentos fiscais, sem alterar a poltica monetria. Analogamente, entende-se por poltica monetria pura aquela que implementada sem mudanas na poltica fiscal. HIATO DEFLACIONRIO: refere-se insuficincia de demanda agregada, em relao oferta agregada de pleno emprego. (Ou: quando a demanda agregada tem que crescer para que a economia atinja o equilbrio de pleno emprego.) O equilbrio da economia d-se a um ponto abaixo do pleno emprego (equilbrio em subemprego, ou keynesiano). Ou seja, o fato de estar em equilbrio significa que AO = DA, mas com muitos recursos desempregados. Assim as autoridades devem procurar levar a economia em direo ao pleno emprego, atravs da poltica fiscal. Como? Elevando a demanda agregada at o pleno emprego. A demanda agregada pode ser elevada ou aumentando o consumo (via diminuio de impostos) ou o investimento (tambm via incentivos fiscais, como reduo de impostos), ou o governo gasta mais, ou procura exportar mais do que importar. A taxao sobre bens de consumo importados, desde que exista o similar nacional, tambm pode aumentar a DA (j que M pode cair).

14

Economia

Prof. Snia Brazil

HIATO INFLACIONRIO: situao decorrente do excesso de demanda agregada, em relao oferta agregada de pleno emprego.
Nessa situao, ocorre a inflao, detonando uma espiral de preos e salrios: os preos aumentam, o que far com que os salrios tambm aumentem . Posteriormente, desde que os dissdios sejam calculados com base na taxa de inflao. Com os salrios aumentando, o

consumo deve aumentar, a demanda agregada se eleva; como a oferta agregada no pode responder (pois est em pleno emprego de fatores), ocorre novo aumento de preos, e o processo se perpetua, se governo no intervir, atravs de uma poltica de estabilizao.

O governo deve atuar sobre as variveis reais da economia, procurando diminuir a demanda agregada, at o pleno emprego, principalmente pela diminuio de seus gastos, ou elevao da carga tributria sobre o consumo. Para diminuir a demanda agregada, e diminuir a inflao, pode-se tambm tentar diminuir as exportaes, ou aumentar as importaes, mas provavelmente gerar problemas de balano de pagamentos. Exemplo Supondo que a renda de equilbrio 150, a renda de pleno emprego 200, dada a funo consumo C = 30 + 0,8y, qual deve ser o aumento dos gastos para atingir o pleno emprego? Soluo:
15

Economia Como o multiplicador de gastos 5, pois: Kg = __1__ _ = 5, basta elevar os gastos em 10, para obter um aumento de renda de 50. 1 0,8 Observaes:

Prof. Snia Brazil

a)Tanto o hiato deflacionrio como inflacionrio so medidos em nvel de pleno emprego. a diferena entre a demanda agregada efetiva e a demanda agregada que iguala a oferta agregada de pleno emprego. O hiato no a diferena entre a renda de equilbrio e a renda de pleno emprego. A diferena entre renda de equilbrio e renda de pleno emprego chamada de hiato de produo, ou hiato do produto. b)Quando falamos em renda nacional, referimo-nos real. Assim, a renda nacional de pleno emprego constante em termos reais. Mas, se considerarmos a renda nominal e ocorrer hiato inflacionrio, a renda nominal (ou monetria) aumenta, pois, dada a renda nominal Y = P.y como a renda real y est fixada ao nvel de pleno emprego, e o nvel de preos P aumenta, a RN nominal Y aumenta. c)Alguns autores supem a possibilidade da deflao, isto , queda de preos, quando no hiato deflacionrio, j que h escassez de DA. Mas o modelo keynesiano bsico descarta a hiptese da deflao. Supe-se que os preos se mantm constantes para baixo, devido ao desemprego, e que os ajustes se do apenas pelas quantidades fsicas e no pelos preos. A isso se chama de ajuste pela poltica de estoques. Ento, no hiato deflacionrio, o ajuste se d pela quantidade fsica, e no inflacionrio pelos preos, j que a produo est fixada ao nvel de pleno emprego. d)Nesta parte, analisamos como os hiatos podem ser eliminados ou minimizados por meio de polticas fiscais sobre a demanda agregada. Evidentemente, esses hiatos podem ser eliminados tambm pela aplicao de outros instrumentos de poltica econmica sobre a demanda agregada, como polticas monetria, cambial e comercial. e)Seguindo a tradio keynesiana, enfatizou-se a utilizao de instrumentos de poltica fiscal para o combate ao desemprego e inflao (ou seja, polticas de estabilizao). Entretanto, a poltica fiscal constitui-se tambm em um potente instrumento para minimizar as disparidades observadas na distribuio de renda, tanto em nvel pessoal, como setorial e regional. Em nvel pessoal e setorial, o instrumento mais utilizado a poltica tributria, atravs de uma estrutura progressiva de impostos (maior a renda, maior a alquota do tributo) e de incentivos fiscais a setores localizados (alquotas menores ou mesmo iseno total de imposto). Em nvel regional, alm de incentivos fiscais, uma distribuio mais equnime do nvel de renda pode ser obtida por meio de uma poltica de gastos pblicos em regies mais atrasadas.

16

Economia

Prof. Snia Brazil

FUNO DEMANDA DE INVESTIMENTO. 1 Relao entre investimento e taxa de juros A primeira questo que podemos levantar : o que determina a deciso de investir? Nao uma resposta to fcil como no caso da funo consumo, devido ao carter multiforme dos investimentos, que podem ser de vrios tipos: casas, mquinas, estradas, estoques. A rigor, podemos dizer, numa primeira abordagem, que a deciso de investir, de comprar um bem de capital, depender de uma retribuio futura, isto : I = f (expectativa de rentabilidade futura) Define-se eficincia marginal do capital (EMC) a taxa de retorno esperada sobre o investimento. Essa taxa aquela que iguala o valor dos retornos lquidos que se espera obter com o investimento, ao preo de aquisio do equipamento. Preo de aquisio = valor dos retornos lquidos esperados (1 + r)t Sendo r a taxa de juros esperada e t o nmero de anos previstos para a durao do equipamento. Keynes chamou o preo de aquisio como preo de oferta (por refletir o custo) e o valor presente dos retornos lquidos esperados de preo de demanda (por refletir o retorno do investimento). A EMC no deve ser confundida com a produtividade marginal do capital (PMgk), pois este ltimo conceito refere-se produtividade corrente, sendo o conceito relevante para a teoria do investimento na chamada teoria clssica. A teoria de investimentos keynesiana j envolve expectativas, incertezas sobre o futuro, implctas no clculo da EMC. Fatores determinantes da deciso de investir. Podemos representar de forma esquemtica os fatores relevantes para que as empresas adquiram bens de capital:

17

Economia Assim, a deciso de investir depende do conhecimento de todas essas variveis. - Princpio do acelerador.

Prof. Snia Brazil

Trata-se de uma outra teoria sobre o comportamento do Investimento Agregado, mais adequada para modelos de crescimento de longo prazo, pois destaca o duplo papel do Investimento sobre a Demanda e sobre a Oferta Agregada. Supe que: "O investimento influenciado pela taxa de crescimento do produto, no pelo nvel do produto". Baseia-se no fato observvel de que a taxa de investimentos varia mais do que o nvel de renda. CLARK, em 1917, observou que as encomendas de novos vages (1) estava mais relacionada s flutuaes do trfego ferrovirio (y) do que ao nvel do trfego (y). - Interao multiplicador-acelerador A interao multiplicador-acelerador foi mostrada por Samuelson e insere-se mais apropriadamente dentro da teoria dos Ciclos Econmicos (longo prazo). Supe que o Investimento uma proporo v do acrscimo de renda: It = v (yt yt-1) ou It = vy Sendo v = acelerador = __It_ = _K_ = Relao marginal capital-produto. y y Ou seja, o aumento de I eleva a renda. Esse aumento de renda leva a novo aumento de investimentos, reforando o efeito multiplicador. Assim: Multiplicador: k = _ y_ I Acelerador: I = vy y = kI I = v(kI)

A idia por trs do acelerador que um pequeno aumento na renda induz a um aumento nos investimentos, que induz a um aumento na renda, e assim sucessivamente.

DESEMPREGO: Desemprego Keynesiano Confuntural, que ocorre quando a demanda agregada insuficiente para absoryer a produo agregada de pleno emprego. - Desemprego Friccional: devido mobilidade transitria da mo-de-obra (por exemplo, trabalhador que vem do interior para a capital. procura de emprego). tambm chamado de Taxa Natural de Desemprego;

18

Economia

Prof. Snia Brazil

- Desemprego Estrutural ou Tecnolgco: o desenvolvimento tecnolgico do capitalismo leva a um "exrcito de reserva", pois capital intensivo e marginaliza a mo-de-obra. tambm chamado ele Desemprego Marxista; - Desemprego Disfarado: a produtividade marginal da mo-de-obra zero, Por exemplo, agricultura de subsistncia, a retirada de trabalhadores praticamente no diminui o produto agrcola. numa

INFLAO: CONCEITO: A inflao pode ser conceituada como um aumento contnuo e generalizado no nvel geral de preos. Ou seja, os movimentos inflacionrios so dinm:cos e no podem ser confundidos com altas espordicas de preos. Devem tar:1bm ser generalizados, porque a maioria dos preos deve ser sincronizada num:: escala altista. DISTORES PROVOCADAS POR ALTAS TAXAS DE INFLAAO Ao discutir o problema da inflao, deve ser observado que muitos economistas no crem que as distores provocadas por uma inflao suave sejam srias, mas poucas dvidas pode haver de que nveis elevados de inflao produziro conseqncias desastrosas. Os principais efeitos provocados por esse fenmeno so apontados a seguir. Efeito sobre a distribuio de renda Uma das distores mais srias provocadas pela inflao diz respeito reduo do poder aquisitivo das classes que dependem de rendimentos fixos, que possuem prazos legais de reajuste. Neste caso, esto os assalariados que, com o passar do tempo, vo ficando com seus oramentos cada vez mais reduzidos, at a chegada de um novo reajuste. verdade que os que auferem renda de alugue! tambm tm perda de rendimento real, ao longo do processo inflacionrio, mas estes so compensados pela valorizao de seus imveis, que costuma caminhar frente das taxas de inflao. Os proprietrios de bens de raiz praticamente nada sofrem, j que suas propriedades normalmente so valorizadas no mesmo ritmo em que deteriora o valor do dinheiro. Nesta categoria tambm esto os empresarios, que tm mais condies de repassar os aumentos de custos provocados pela inflao, garantindo assim a manuteno de seus lucros, e o prprio governo, via correo de impostos e preos e tarifas pblicas.
Efeito sobre o balano de pagamentos

Elevadas taxas de inflao, em nveis superiores ao aumento de preos internacionais, encarecem o produto nacional relativamente ao produzido externamente. Assim, provocam estmulo s importaes e desestmulo s exportaes, diminuindo o saldo da balana comercial (exportaes menos importaes). Esse fato costuma inclusive provocar um
19

Economia

Prof. Snia Brazil

verdadeiro crculo vicioso, se o pas estiver enfrentando um dficit cambial. Nessas condies, as autoridades, na tentativa de minimizar o dficit, so obrigadas a lanar mo de desvalorizaes cambiais, as quais, depreciando a moeda nacional, podem estimular a colocao de nossos produtos no exterior, desestimulando as importaes. Entretanto, as importaes essenciais, das quais muitos pases no podem prescindir, tais como petrleo e derivados, fertilizantes, equipamentos sem similar nacional, tornar-se-o imediatamente mais caras, pressionando os custos de produo dos setores que utilizam mais largamente produtos importados. O crculo se fecha com nova elevao de preos, provocada pelo repasse do aumento dos custos aos preos dos produtos finais.
Efeito sobre as expectativas

Outra distoro provocada por elevadas taxas de inflao prende-se formao das expectativas sobre o futuro. Particularmente, o setor empresarial bastante sensvel a esse tipo de situao, dada a instabilidade e imprevisibilidade de seus lucros. O empresrio fica num compasso de espera enquanto a situao perdurar e dificilmente tomar iniciativas no sentido de aumentar seus investimentos na expanso da capacidade produtiva. Assim, a prpria capacidade de produo futura e, conseqentemente, o nvel de emprego so afetados pelo processo inflacionrio.
Efeito sobre o mercado de capitais

Tendo em vista o fato de que, num processo inflacionrio intenso, o valor da moeda deteriorase rapidamente, ocorre desestmulo aplicao de recursos no mercado de capitais financeiros. As aplicaes em cadernetas de poupana, ttulos, devem sofrer retrao. Por outro lado, a inflao estimula a aplicao de recursos em bens de raiz, como terras e imveis, que costumam valorizar-se durante o processo inflacionrio.
Efeito sobre pagamentos de emprstimos e impostos

No incio do processo inflacionrio, todos aqueles que contraram dvidas lquidas podem ganhar com a inflao, justamente porque no incorporam uma expectativa inflacionria. Neste caso, o credor quem perde, recebendo a quantia emprestada reduzida pela inflao e, por isso mesmo, perdendo no s as taxas normais, mas tambm a renda que teria se tivesse aplicado seu dinheiro em outras alternativas mais rentveis de investimento. Quanto aos impostos, era prtica comum no Brasil o atraso do pagamento desses dbitos, pois os juros de mora eram irrisrios, e o atraso significava, em termos reais, diminuio do valor do imposto. Hoje, essa vantagem deixou de existir, uma vez que so cobrados juros de mora, acrescidos de multas e correo monetria. Agora, embora alguns possam ganhar com a inflao a curto prazo, pode-se dizer que, a longo prazo, quase ningum ganha com ela, porque seu processo, funcionando como um rolo
20

Economia compressor. desarticula todo o sistema econmico.

Prof. Snia Brazil

Uma vez discutidas as distores provocadas por elevadas taxas de inflao, cabe analisar mais detidamente os fatores que a provocam.
CAUSAS DA INFLAAO
Inflao de demanda

A inflao de demanda, considerada o tipo mais "clssico" de inflao, diz respeito ao excesso de demanda agregada em relao produo disponvel de bens e servios. Intuitivamente, ela pode ser entendida como "dinheiro demais procura de poucos bens". Parece claro que a probabilidade de inflao de demanda aumenta, quanto mais a economia estiver prxima do pleno emprego de recursos. Afinal, se houver desemprego em larga escala na economia, de se esperar que um aumento de demanda agregada deve corresponder a um aumento na produo de bens e servios, pela maior utilizao de recursos antes desempregados, sem que necessariamente ocorra aumento generalizado de preos. Quanto mais nos aproximamos do pleno emprego, mais se reduz a possibilidade de expanso rpida da produo, e a repercusso maior deve refletir sobre os preos. O caso de inflao de demanda pode ser ilustrado graficamente em termos de curvas de oferta e demanda agregada. A curva de oferta agregada OA permanece praticamente estvel, enquanto a demanda agregada DA elevada de DAo para DA1.

Como esse tipo de inflao est associado ao excesso de demanda agregada e tendo em vista que, a curto prazo, a demanda mais sensvel a alteraes de poltica econmica que a oferta agregada (cujos ajustes normalmente se do a prazos relativamente longos), a poltica preconizada para combat-la assenta-se em instrumentos que provocam reduo da procura agregada por bens e servios. Neste ponto, interessante voltar a mencionar o debate entre monetaristas fiscalistas (keynesianos), uma vez que ele se d no contexto de um diagnstico de inflao de demanda. Em linhas genricas, a questo est na nfase dos instrumentos monetrios fiscais, tanto no combate inflao de demanda, como em polticas expansionistas do nvel de renda. Para os monetaristas (tambm chamados quantitativistas, devido Teoria quantitativa da Moeda), cujo principal mentor Milton Friedman, da Escola de Chicago, a evidncia emprica
21

Economia

Prof. Snia Brazil

demonstra que as oscilaes no nvel de atividade econmica estariam mais associadas s variaes da quantidade de moeda do que a variaes na taxa de investimento (pblico e privado). Os monetaristas so contrrios a uma interveno do Estado na economia, por meio de elevados dficits pblicos que provocam afastamento do setor privado (o efeito crowding out). Preconizam uma espcie de mercado livre, concorrencial, sem grande interferncia estatal. No Brasil, so conhecidos tambm como liberais ou neoliberais. Para os fiscalistas (tambm chamados neokeynesianos), entre os quais incluem, por exemplo, Paul A. Samuelson e James Tobin, a moeda (ou meios de pagamentos) seria apenas um dos fatores determinantes da demanda de investimentos, esta sim a principal varivel sobre a qual deve ser encaminhada a poltica econmica. Em funo dessa colocao, os fiscalistas preconizam que o combate mais eficiente inflao se daria por meio de instrumentos de poltica fiscal, como a diminuio de gastos do governo ou elevao de carga tributria sobre consumo e investimento privado. Os monetaristas, por seu turno, julgam mais eficiente o combate por meio de uma poltica monetria mais rgida. Inflao de custos A inflao de custos pode ser associada a uma inflao tipicamente de oferta. O nvel de demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos insumos importantes aumentam e eles so repassados aos preos dos produtos.
p

Y1 Yo

A inflao de custos tambm pode ser ilustrada pelas curvas de oferta e demanda agregada. Aqui, quem permanece relativamente estvel a demanda agregada DA, enquanto a oferta agregada OA se retrai de OAo para OA1. A sua natureza geral a seguinte: o preo de um bem ou servio tende a ser bastante relacionado a seus custos de produo. Se o ltimo aumenta, mais cedo ou mais tarde o preo do bem provavelmente aumentar. Uma razo freqente para um aumento de custos seria os aumentos salariais. Um aumento das taxas de salrios, entretanto, no necessariamente significa que os custos de produzir um bem aumentaram. Se a produtividade da mo-de-obra empregada aumenta na mesma proporo dos salrios reais mdios, os custos unitrios por unidade de produto no so afetados. Por exemplo, se os salrios reais aumentam 10% e o
22

Economia

Prof. Snia Brazil

produto por trabalhador aumenta na mesma proporo, ento o produto aumentou tanto quanto os salrios. Os custos salariais, por unidade de produto, permaneceram os mesmos. Nesse sentido, no h necessidade de aumentar os preos unitrios dos produtos, quando expandir a produo, porque os custos por unidade produzida no aumentaram. O aumento da taxa de salrios provoca inflao se existir alguma causa autnoma. Por exemplo, se sindicatos com mais poder de barganha so capazes de forar um aumento de salrios em nveis acima dos ndices de produtividade, os custos de produzir bens e servios aumentam. Se os preos de produtos finais seguem os custos de produo, resulta uma inflao impulsionada pelos custos de produo (no caso, pelo aumento de salrios). A inflao de custos tambm est associada ao fato de que algumas empresas, com elevado poder de monoplio ou oligoplio, tm condies de elevar seus lucros acima da elevao dos custos de produo. Muitos economistas acreditam que o fenmeno recente da estagflao (estagnao econmica com inflao) esteja associado a uma inflao de lucros. A estagflao ocorre quando h paralelamente taxas significativas de inflao e recesso econmica, com desemprego. Isso pode ser devido ao fato de que, em perodos de queda de atividade produtiva, as firmas com poder oligopolstico tm condies de manter suas margens de lucros sobre custos (ou mark up), ao aumentar preos de seu produto final. Dessa forma, o que caracteriza, na realidade, a expresso inflao de custos, o aumento de preos devido a presses autnomas. Em parte, essas presses so causadas pela circunstncia de que alguns grupos econmicos, como sindicatos e empresas oligopolistas, tm suficiente poder de barganha para forarem aumentos de sua participao na renda nacional. A inflao de custos tambm pode ser causada por aumentos autnomos nos preos de matrias-primas bsicas chamados choques de matrias-primas (crise do petrleo, choque agrcola). Normalmente, a poltica recomendada, no caso de inflao de custos, controle direto de preos, o que pode ocorrer tanto atravs de uma poltica salarial mais rgida, maior fiscalizao sobre os lucros auferidos pelos grupos oligopolistas, ou pelo controle de preos dos produtos. Outras causas: inflao inercial, inflao de expectativas e conflitos distributivos Alm dos fatores tradicionalmente considerados como os principais causadores do processo inflacionrio, no Brasil tem-se associado esse processo tambm inrcia inflacionria, e s expectativas de inflao futura. De acordo com a viso inercialista, os mecanismos de indexao (contratos, aluguis, salrios) e informal (preos em geral) provocam a perpetuao das taxas de inflao anteriores, que so sempre repassadas aos preos correntes. Ademais, mesmo sem terem apresentado aumentos
23

Economia

Prof. Snia Brazil

significativos seus custos, muitos setores simplesmente elevam os preos de bens e Servios pela inflao geral do pas, divulgada pelas instituies de pesquisa. Por essa razo, que nos planos antiinflacionrios adotados aps 1986 no Brasil, as Autoridades adotaram o congelamento de preos e salrios, para tentar eliminar a chamada memria inflacionria, ou seja, desindexar a economia. Outro recurso foi a troca da unidade monetria, onde durante algum tempo coexistem moeda inflacionada (como o cruzeiro real) e uma moeda teoricamente sem inflao (como o real). A inflao de expectativas estaria associada aos aumentos de preos provocados pelas expectativas dos agentes de que a inflao futura tende a crescer. eles procuram resguardar suas margens de lucro. No Brasil, esse fator tem muito presente antes de mudanas de governo, com os empresrios se precavendo contra eventuais congelamentos de preos e salrios, que tem sido uma estratgia freqente nos planos ps-86 (chamados de choques heterodoxos). Na Amrica Latina, a partir dos anos 50, ganhou destaque uma corrente que pressupe que a inflao na Amrica Latina estaria associada estreitamente a tenses de custos, causados por deficincias na estrutura econmica. a Corrente estruturalista. A inflao seria explicada principalmente pela estrutura agrria, estrutura oligoplica de mercado, e estrutura do comrcio internacional. A agricultura no responderia ao crescimento da demanda de alimentos, devido existncia de latifndios pouco preocupados com questes de produtividade. Isso levaria ao aumento de preos dos alimentos. Por outro lado, grandes oligoplios tm condies de sempre manter suas margens de lucro, repassando todos os aumentos de custos a seus preos. Finalmente, a inflao seria provocada pelas desvalorizaes cambiais que os pases subdesenvolvidos so obrigados a promover, para compensar o dficit crnico da balana comercial, gerado pela deteriorao dos termos de troca no comrcio internacional, contra esses pases, por exportarem produtos primrios. No fundo, segundo essa viso, as causas da inflao esto associadas aos conflitos distributivos, que se resumem na tentativa dos agentes manterem ou aumentarem sua posio na distribuio do "bolo" econmico: empresrios defendendo suas margens de lucro, trabalhadores tentando manter seus salrios, e o governo mantendo sua parcela atravs de impostos, preos e tarifas pblicas.
O IMPOSTO INFLACIONRIO

J observamos que uma das principais conseqncias de elevadas taxas de inflao recai sobre a classe de menor renda, que no tem condies de defender-se dos aumentos de preos. Sobre eles recai o imposto inflacionrio. O imposto inflacionrio representa uma receita para o governo, devido ao monoplio que
24

Economia

Prof. Snia Brazil

possui sobre as emisses. O governo praticamente no afetado pela perda do valor do estoque de moeda, pois, para pagar seus compromissos, basta emitir mais moeda. O imposto inflacionrio justamente a receita que o Banco Central obtm ao emitir moeda a custo zero. Como as classes sociais mais baixas praticamente no tm aplicaes financeiras, no tm defesas para essa taxao implcita, ou seja, os mais pobres pagam proporcionalmente mais imposto inflacionrio que os mais ricos. Nesse sentido, pode-se afirmar que o imposto inflacionrio um imposto regressivo. Isso explica um fato que tem ocorrido nos recentes planos antiinflacionrios no Brasil quando, ao derrubar as taxas de inflao ocorreu uma grande elevao do consumo, principalmente das classes menos favorecidas, justamente porque deixaram de pagar o imposto inflacionrio. Sistema (Diplomas Legais) Lei n 4.595, de 31.12.1964 - Reforma Bancria; Lei n 4.278, de 14.07.1965 - Mercado de Capitais; Lei n 6.385, de 07.02.1976 - criao da CVM; Lei n 10.303, de 30.10.2001 - Nova Lei das S/As sucednea da Lei n 6.404, de 15.12.1976; Resoluo n 1.524, de 22.09.1988 - Banco Mltiplo; 22.04.2002 - Sistema de Pagamentos Brasileiro - SPB; Financeiro Nacional

CMN Conselh o Monet rio Nacional Poltica Monetria, creditcia e Cambial Regulamentao

BACEN Banco Central do Brasil Executor da Poltica do CMN Fiscalizador e discip lin ador

CVM Comisso de Valores Mobilirios Regulamentao Mercados de Capitais e Derivativos

SUSEP SPC Superintedncia de Seguros Privados Secretaria Previdncia Complementar Controle e Fiscalizao Regular e Fiscalizar Mercados de Seguros e Previd ncia Aberta EFPC - Fundos de Penso

Conselho Monetrio Nacional

rgo supremo do SFN sem funes executivas, rgo normativo responsvel pela fixao
de diretrizes das polticas monetria, creditcia e cambial do Pas. - funcionando como um Conselho de Poltica Econmica.

Desde 1994, mantm a estrutura atual:


25

Economia Ministro da Fazenda (Presidente),

Prof. Snia Brazil

Ministro de Planejamento, Oramento e Gesto e Presidente do Banco Central do Brasil. Conselho Monetrio Nacional Principais Funes: 1) Coordenar as polticas monetria, creditcia, oramentria, fiscal e da dvida pblica interna e externa; 2) Estabelecer metas de inflao; 3) Propiciar o aperfeioamento das instituies e dos instrumentos financeiros de forma a tornar mais eficiente o sistema de pagamento e mobilizao de recursos; 4) Orientar a aplicao dos recursos das instituies financeiras pblicas e privadas, de forma a garantir condies favorveis ao desenvolvimento equilibrado da economia nacional; etc. Banco Central do Brasil

rgo executivo central da poltica monetria nacional, responsvel pela fiscalizao e


cumprimento das disposies que regulam o SFN de acordo com as normas expedidas pelo CMN. Tem por misso institucional zelar pela estabilidade do poder de compra da moeda e solidez do SFN.

por meio do BC que o Estado intervm diretamente no sistema financeiro e, indiretamente,


na economia. Principais funes:

Banco dos Bancos: Depsitos compulsrios e Redescontos de Liquidez; Gestor do SFN: Normas/Autorizaes/Fiscalizao/interveno; Executor da Poltica Monetria: Determinao da taxa Selic, Controle dos Meios de
Pagamento (liquidez do mercado), oramento monetrio/instrumentos de poltica monetria;

Banco Emissor: emisso do meio circulante e saneamento do meio circulante. Banqueiro do Governo: Financiamento ao Tesouro Nacional (via emisso de ttulos
pblicos)/Administrao da dvida pblica interna e externa/Gestor e fiel depositrio das reservas internacionais do Pas/Representante junto a instituies financeiras internacionais do SFN;

Centralizador do fluxo cambial: Normas/Autorizaes/Registros/Fiscalizao/Interveno.


COPOM - Comit da Poltica Monetria

Criado em 20.06.1996, objetivando estabelecer diretrizes da poltica monetria e definir a


taxa de juros. Em meados de 1999, passou a ter como objetivo cumprir as metas para a inflao definidas pelo CMN.

Atravs de reunies ordinrias mensais, seus membros (Diretores e Chefes de Deptos. do


26

Economia

Prof. Snia Brazil

BC), decidem a taxa de juros bsica da economia, vigente at a prxima reunio do colegiado. Caso seja definido vis (tendncia) da taxa de juros, o presidente do BC pode alterar a taxa, na direo do vis, sem consultar outros membros do comit. CVM - Comisso de Valores Mobilirios

rgo normativo responsvel pelo desenvolvimento, disciplina e fiscalizao do mercado de


aes, notas promissrias (commercial papers) e debntures.

Principal atribuio: fiscalizar a emisso e negociao de ttulos emitidos pelas S/As de


capital aberto, para que as bolsas de valores funcionem com o mnimo de sobressaltos e surpresas desagradveis. SPC-Secretaria de Previdncia Complementar

MP 233, de 30.12.2005, em substituio a SPC, criou a PREVIC - Superintendncia


Nacional de Previdncia Complementar: Autarquia de natureza especial do MPS - Ministrio da previdncia e Assistncia social, responsvel pela superviso e fiscalizao das atividades das entidades de previdncia privada fechadas. SUSEP - Superintendncia de Seguros Privados

Autarquia vinculada a MF, criada pelo Decreto-lei 73/66, que tambm instituiu o Sist.
Nacional de Seguros Privados-CNSP, o Instituto de Resseguros do Brasil - IRB, as sociedades autorizadas a operar em seguros privados e capitalizao, as entidades de previdncia privada aberta e os corretores habilitados. o rgo responsvel pelo controle e fiscalizao do mercado de seguros, previdncia privada aberta e capitalizao. Proposta de Emenda Constitucional 53/2003

Regulamentao em discusso no Congresso, Modifica o artigo 192 da Constituio,


permitindo a regulamentao fatiada do SFN: 1. Autonomia do BC; 2. Criao do Conselho Financeiro Nacional em substituio ao CMN; 3. Autorizao para o capital estrangeiro participar de instituies financeiras,de seguros e resseguros; 4. Regulamentao do mercado de seguros e de previdncia privados; 5. Regulamentao do sistema de distribuio de valores mobilirios e das cooperativas de crdito. Principais Instituies do SFN Bancos Comerciais: Base do sistema monetrio, funcionam como intermedirios financeiros objetivando captar
27

Economia

Prof. Snia Brazil

recursos necessrios para financiar a curto e mdio prazo(desconto/abertura de crdito simples ou em conta corrente), o comrcio, a indstria, as empresas prestadoras de servios e as pessoas fsicas. Prestam servios de natureza financeira (cobrana, recebimento de tributos, etc.) e fazem operaes de cmbio). Caixas Econmicas: Integram o Sistema Brasileiro de Poupana e Emprstimo e o Sist. Bras. de Habitao. Tm objetivos sociais, que concedem emprstimos e financiamentos a programas e projetos nas reas de habitao, assistncia social, sade, educao, trabalho, transportes urbanos e esporte. Equiparam-se aos bancos comerciais em alguns aspectos, pois podem captar depsitos a vista e a prazo e realizar operaes ativas. Tm competncia para venda de bilhetes de loterias. A CEF administra os recursos do FGTS e loterias federais. Bancos de Desenvolvimento: Agentes do Governo Federal para financiamentos de mdio e longo prazo de atividades produtivas, BNDES, BB, BNB e BASA. Existem bancos de desenvolvimento estaduais, controlados pelos governos estaduais, que repassam recursos oficiais e externos. Principais Instituies do SFN Bancos de Investimento: Captam recursos por meio da emisso de CDBs - Certificados de Depsitos Bancrios e RDBs - Recibos de Depsitos Bancrios, repasses de origem interna e externa, ou pela venda de cotas de fundos de investimento. So instituies especializadas em underwriting (subscrio pblica de aes) e estruturao de financiamentos de projetos. (no podem captar depsitos a vista) Sua principal funo intermediar recursos de mdio e longo prazos para financiamento de capital fixo ou de giro das empresas. Principais Instituies do SFN Sociedades de Arrendamento Mercantil: Mais conhecidas como empresas de leasing. Captam recursos por meio de emisso de debntures e emprstimos de mdio e longo prazos e financiam a compra de bens, como mquinas, equipamentos e veculos. Principais Instituies do SFN Bancos Mltiplos: Criados pela Res. 1524/88, do BC, com a finalidade de racionalizar a
28

Economia

Prof. Snia Brazil

administrao das instituies financeiras. Vrias instituies financeiras do mesmo grupo econmico constituem-se em uma nica instituio financeira com personalidade jurdica prpria, reduzindo seus custos operacionais. Um banco mltiplo pode ter carteiras: comercial, de investimento, de crdito imobilirio, de aceite, de desenvolvimento e de arrendamento mercantil. Principais Instituies do SFN Bolsas de Valores, de Mercadorias e de Futuros: Instituies civis sem fins lucrativos, constitudas pelas corretoras de valores para fornecer a infra-estrutura do mercado de aes, mercadorias e futuros. A principal funo da bolsa a de manter um local adequado para negociaes de compra e venda de aes, mercadorias e ndices. Esse local se chama prego e as operaes feitas fora das bolsas so chamadas operaes de balco. Instituies no Financeiras Algumas instituies consideradas no financeiras exercem papel importante no mercado financeiro, exemplo: Empresas de Factoring (fomento comercial): Atravs da compra de direitos creditrios (duplicatas), financiam as atividades industriais e comerciais, no estando sujeitas ao fiscalizao do BC. Administradora de Carto de Crdito: Presta servio de intermediao entre o consumidor e o varejista. Na prtica a administradora financia a compra do consumidor e o logista recebe num prazo mdio semelhante em que o consumidor quita o dbito. Mercado Financeiro

Ambincia onde acontece a intermediao financeira entre os tomadores e doadores de


recursos financeiros a uma remunerao denominada spread.

subdivido em quatro mercados:


1) Mercado Monetrio; 2) Mercado de Crdito; 3) Mercado de Capitais; 4) Mercado de Cmbio. Obs.: Podendo haver sobreposio entre eles. Mercado Monetrio

So realizadas operaes de curtssimo e curto prazo, tais como:


- Ttulos Pblicos Estaduais e Municipais (obrigaes, aplices e letras); e,
29

Economia - CDIs; CDBs e Debntures.

Prof. Snia Brazil

Obs.: A poltica monetria do Governo Federal realizada atravs deste mercado. Mercado de Crdito

So realizadas operaes de curto e mdio prazos, entre pessoas fsicas e jurdicas


(eventualmente pode ocorrer op. de curtssimo e Longo Prazo;

Origem: Depsitos vista e a prazo; repasses de linhas de crdito e recursos prprios das
instituies financeiras;

Aplicaes: Emprstimos para Capital de giro; desconto de ttulos; conta garantida; assuno
de dvidas; adiantamentos sobre contratos de cmbio; repasses de recursos externos (Res. 63 e Lei 4.131); financiamento de importao, de servios e bens durveis) Mercado de Capitais

So realizadas operaes de financiamento das atividades produtivas e o capital de giro das


empresas, por meio de recursos de mdio e longo prazos, principalmente atravs de: - Aes, Debntures e Notas Promissrias (commercial papers).

Mercado primrio e secundrio Diferente do mercado de crdito, neste mercado os recursos so obtidos diretamente dos
investidores.

Mercado Internacional denominao: bonds (prazo > 10 anos) e Notes (prazo < 10 anos).
Mercado de Cmbio

So negociadas, pelas instituies credenciadas pelo BC, as moedas internacionais


conversveis. Iene, Euro, US$, etc.

Recursos decorrentes de operaes de importao, exportao e financeiro (investimento,


emprstimo, financiamento, pagamento de juros, remessa de dividendos, viagens internacionais, etc.)

30

S-ar putea să vă placă și