Sunteți pe pagina 1din 15

Psicologia USP

verso ISSN 1678-5177

Psicol. USP vol.21 no.3 So Paulo set. 2010

DOSSI SUBLIMAO

Sublimao e pulso de morte: a desfuso pulsional

Sublimation and death drive: pulsional defusion

Sublimation et pulsion de mort: La dliaison pulsionnelle

Sublimacin y pulsin de muerte: la desfusin pulsional

Clarissa Metzger; Nelson da Silva Junior Universidade de So Paulo - USP

RESUMO Com o advento do segundo dualismo pulsional freudiano, surge uma srie de mudanas no entendimento da sublimao. Essa passa a se apresentar como a causa por excelncia da desfuso das pulses, o que nos leva a um paradoxo: ao mesmo tempo em que a sublimao a base da cultura, ela tambm causa da destrutividade no seio dessa mesma cultura. A pulso de morte resultante da desfuso das pulses, por sua vez, teria consequncias tanto em cada indivduo quanto na cultura como um todo, tal como o que se observa em relao ao primado da imagem na sociedade contempornea. Este artigo busca discutir alguns dos efeitos da pulso de morte desfusionada, entendida como resultado da sublimao, principalmente no que tange sublimao implicada na criao literria. Palavras-chave: Cultura. Sublimao. Pulso de morte. Fuso e desfuso pulsional. Criao literria.

ABSTRACT The introduction of Freuds second drive dualism is conected to a series of changes in the understanding of sublimation. Sublimation begins to present itself as the main cause of drive defusion, what leads to a paradox: for, if sublimation is the foundation of culture, it is also the cause of destructivity in this same culture. The death drive resulting from drive defusion has effects as much in each individual & as it is the case of social isolation and melancholy & as in the culture as a whole, as it is observed regarding to the primacy of image in contemporary society. This article aims to discuss some of the effects of defusionned death drive, understood as result of sublimation, mainly in respect to sublimation implied in literary creation. Keywords: Culture. Sublimation. Death drive. Drive fusion and defusion. Literary creation.

RSUM Lavnement du seconde dualisme pulsionnel freudienne entrane une serie de changements la comprehension de la sublimation. Celle-ci se presente alors comme la cause par excellence de la dliaison des pulsions, ce qui nous conduit un paradoxe : si la sublimation est la base de la culture, elle est aussi la cause de la destructivit au sein de cette mme culture. La pulsion de mort rsultante de la dliaison des puslions, son tour, aurait des consquences aussi bien pour lindividu que pour la culture dans son ensemble, tel quon sobserve en rapport la primaut de limage dans la socit contemporaine. Cet article vise discuter quelques uns des effets de la pulsion de mort delie, comprise comme le rsultat de la sublimation, surtout en ce qui concerne la sublimation implique dans la cration litteraire. Mots-cls: Culture. Sublimation. Pulsion de mort. Liaison et dliaison pulsionnele. Cration litteraire.

RESUMEN Con el advenimiento del segundo dualismo pulsional freudiano, viene una serie de cambios en el entendimiento de la sublimacin. Esta empieza a presentarse como la causa por excelencia de la desfusin de las pulsiones, lo nos lleva a una paradoja: mientras que la sublimacin es la base de cultura, es tambin causa de la destructividad en esa misma cultura. La pulsin de muerte resultante de la desfusin de las pulsiones, a su vez, tendra consecuencias tanto en cada uno de los individuos como en la cultura como un todo, como lo que se observa con respecto a la primaca de la imagen en la sociedad contempornea. Este artculo busca discutir unos de los efectos de la pulsin de muerte desfusionada, entendida como resultado de la sublimacin, principalmente con respecto a la sublimacin involucrada en la creacin literaria. Palabras-clave: Cultura. Sublimacin. pulsin de muerte. Fusin y desfusin pulsional. Creacin literaria.

As hipteses freudianas sobre a pulso de morte e a pulso de vida comearam a ser seriamente estudadas h relativamente pouco tempo, se pensarmos que foram apresentadas em 1920, com o texto Mais alm do Princpio do Prazer. Talvez o nome pulso de morte tenha, por um lado, levantado resistncias, como se costuma dizer, mas por outro, certamente convidou a uma leitura criativa do texto, mais orientada pelas ressonncias mticas do termo que por sua economia conceitual na obra freudiana. Este artigo visa abordar um par de conceitos-chave ligado aos conceitos pulso de morte e pulso de vida e ainda menos estudados do que estes, a saber, os conceitos de desfuso e fuso pulsional. Usando aqui uma analogia culinria, se as pulses de vida e de morte fossem os ingredientes de uma receita, a fuso e a desfuso pulsional seriam encontradas na parte seguinte, no como fazer. De fato, elas correspondem parte das regras" de associao entre as pulses de vida e a pulso de morte. Contudo, longe do esprito de uma receita, o uso dos conceitos de fuso e de desfuso pulsional bastante flexvel, e, s vezes, contraditrio no prprio Freud. Tais variaes permitiram leituras e desenvolvimentos diversos na literatura psicanaltica sobre o tema. Pretendemos apresentar tal diversidade, particularmente a partir da questo da sublimao implicada pela criao literria.

1 Questes preliminares
Antes de entrarmos na discusso sobre a fuso e desfuso pulsional, importante contextualiz-las. De fato, esse par de conceitos s tem sentido no que se conhece pela "segunda teoria pulsional" de Freud, apresentada em 1920 no texto " Alm do princpio do prazer" (Freud, 1920/1980). At ento, uma pulso era uma fora definida com origem no corpo, que atingiria o psiquismo de um modo que este no pudesse fugir. Com pequenas variaes, esta definio condizente com a ideia de que o funcionamento do psiquismo busca sempre uma diminuio do nvel de tenso interna, de acordo com o princpio do prazer vale para Freud pelo menos at 1920. Nesse ano, no captulo quinto do texto acima indicado, uma pulso redefinida como uma tendncia inerente a todo organismo vivo de retorno a uma situao anterior. Esta redefinio permite que Freud avance em um raciocnio ousado, mas que tem a vantagem de poder dar conta de fenmenos psquicos que claramente desobedeciam ao princpio do prazer. Todavia, o preo da ousadia a admisso da existncia de uma "pulso de morte". O argumento de Freud simples: se toda "situao anterior" fosse o objeto de uma tendncia de retorno do organismo, haveria dois tipos de pulses. Em primeiro lugar, o tipo que coagiria o organismo a retornar aos momentos posteriores ao seu nascimento. Em segundo lugar, o tipo que o obrigaria a retornar ao estado anterior vida orgnica. Esta seria a pulso de morte. Naturalmente, uma srie de questes surgem da. Mas vamos deix-las aqui de lado para que possamos entrar logo em nosso tema. Com exceo de uma, que justamente nos leva diretamente ao problema da fuso e da desfuso pulsional: aquela de como a vida possvel com tal pulso de morte. A resposta de Freud que a vida s existe porque a pulso de morte se associa, se funde, com as pulses de vida.

2 Sublimao e desfuso
O termo "desfuso" aparece pela primeira vez na obra freudiana em 1922, em Dois verbetes de enciclopdia. A teoria da libido: As pulses erticas e as de morte estariam em misturas, fuses regulares; mas "desfuses" tambm estariam sujeitas a ocorrer. A vida consistiria nas manifestaes do conflito ou da interao entre as duas classes de pulses. A morte significaria para o indivduo a vitria das pulses destrutivas mas a reproduo representaria para ele a vitria de Eros. (Freud, 1923a/1980, p. 312) Contudo, s encontramos uma discusso mais extensa sobre a desfuso pulsional em 1923, no artigo "O ego e o id" (Freud, S., 1923b/1980), em que Freud afirma que toda sublimao se efetua por meio da mediao do eu, que comea por transformar a libido objetal sexual em narcsica e, depois, talvez, passa a fornecerlhe outro objetivo. Em verdade, surge aqui uma questo que nos ocupar de modo central e que merece considerao cuidadosa, a de saber se este no ser o efeito de toda e qualquer sublimao. Posteriormente, diz Freud, "teremos de averiguar se esta transformao no pode ter como consequncia outros destinos pulsionais; se, por exemplo, ela no pode ocasionar uma desfuso das diversas pulses que se acham fundidas entre si." (Freud, 1923b/1980, p. 44, itlicos nossos). Com efeito, a transformao de libido objetal em libido narcsica implicaria uma dessexualizao; a questo introduzida e posteriormente desenvolvida por Freud que, a partir de tal transformao, tambm ocorre algo como um novo destino pulsional, isto , a desfuso das pulses. Ora, mas, afinal, qual seria o problema da desfuso pulsional? A resposta a essa questo bem complexa. Para resumir uma srie de reflexes presentes em alguns textos de Freud 1, a desfuso pulsional separaria as pulses de vida e de morte no que diz respeito aos fins pulsionais, deixando a pulso de morte agir livremente dentro e fora do indivduo, de acordo com sua tendncia, promovendo a ambivalncia em um espao em que ela no existia e eventualmente gerando novas fuses, que podem ser particularmente nefastas, entre as estruturas intra-psquicas. De um modo geral, a desfuso pulsional seria a causa de expresses do "mal pelo mal" no homem, e a eventual fuso pulsional dela decorrente erotizaria a destruio como um fim em si mesmo. Retornemos agora questo da relao entre sublimao e desfuso pulsional. A desfuso pulsional seria um derivado tanto da simples dessexualizao quanto da sublimao, na medida em que a primeira uma implicao da segunda2 . Dentro dessa lgica, chegamos a duas consequncias. Em primeiro lugar, o mesmo processo que funciona como base para a produo da cultura, tambm produz aquilo que lhe potencialmente destrutivo. Ora, se a cultura s se constri a partir da sublimao, ento poderamos conceber uma desfuso pulsional constitutiva do prprio processo de culturalizao humana. Em outros termos, quanto mais sublimao, tanto mais destrutiva a pulso de morte em uma cultura (Silva Junior, 2001, p. 36, itlicos nossos) Encontramos aqui um importante paradoxo da sublimao: se ela que produz a cultura, tambm ela que provoca a desfuso pulsional que ter efeitos destrutivos sobre essa mesma cultura. Consequentemente, os efeitos desse tipo de desfuso pulsional se fazem sentir na cultura, uma vez que a ao desses indivduos quando retorna em direo cultura dever traduzir de algum modo os efeitos da pulso

de morte desfusionada no interior de cada um. Mais precisamente, podemos concluir que a cultura dever sentir tais efeitos pela via do adoecimento de seus membros. Nesse sentido, poderamos pensar naqueles que se isolam progressivamente, melancolizados: aqui, os efeitos da pulso de morte na cultura se fariam sentir pela ausncia e isolamento, como o que comum hoje nas metrpoles, por exemplo. Outros possveis efeitos da desfuso so possveis, principalmente relacionados ao primado da imagem na sociedade contempornea (Silva Junior, 2003). A segunda consequncia que podemos deduzir a partir da sublimao, ligada primeira, mas diferente dela, seria que a atividade criativa, alm de permitir o compartilhamento de produes artsticas singulares, inscrevendo o indivduo na civilizao e alm de contribuir para a ligao da pulso pela via da criao, teria como uma de suas consequncias a desfuso e a liberao de pulso de morte dentro do indivduo. Agora nos deteremos mais especificamente nas consequncias que isso pode ter para o prprio indivduo, no mais diretamente para a sociedade em que ele est inserido.

3 Efeitos nefastos da sublimao


Poucos autores se debruaram de forma mais especfica e sistemtica sobre os efeitos mortferos da sublimao (Carvalho 1997, 2001; Silva Junior, 1995, 2003, 2006, 2010). Carvalho (1997, 2001) se detm nas consequncias, por vezes mortferas, da sublimao na escrita, enquanto Silva Junior (2003, 2006, 2010) estuda os efeitos da sublimao na sociedade, efeitos estes ligados ao domnio que a pulso de morte adquire sobre o eu, a partir do processo sublimatrio e da consequente desfuso pulsional. Carvalho (2001) chama nossa ateno para os escritores suicidas, para a possibilidade da ao da pulso de morte na "desmetaforizao" da escrita na poesia de Sylvia Plath e para seus possveis efeitos mortferos: a escrita, atividade sublimatria, poderia, portanto, permitir a livre ao da pulso de morte pssublimao. A autora recorre segunda teoria freudiana das pulses, colocando em relevo a pulso de morte em estado puro, presente na melancolia, por exemplo 3. Resgatando Birman, ao falar do negativo presente na pulso de morte, diz que, "operando fundamentalmente em silncio e sem se restringir aos poderes da agresso destrutiva, a pulso de morte o que no quer ser escrito ou falado, sendo, portanto obstculo emergncia da palavra." (Birman, 1989 citado por Carvalho, 2001, p. 274). Nesse sentido, a hiptese de Carvalho, diversa, mas aparentada nossa, parece ser de que a pulso de morte o que impede que a escrita se d de modo pleno. Entendemos, em uma inverso desse raciocnio, que a atuao da pulso de morte pode ser entendida tambm como consequncia da prpria escrita enquanto processo criativo/sublimatrio, j que tal processo originaria a desfuso pulsional. Assim, parece possvel concluir que se por um lado a pulso de morte obstculo para a escrita, por outro lado a prpria escrita origina a pulso de morte que provoca aes de desligamento dentro do indivduo. Ou seja, se a escrita processo de ligao e se constitui por meio da articulao de ideias e palavras, sua contrapartida anda sempre espreita. Silva Junior (2003) aponta para o quanto a sociedade moderna, dominada pela imagem, que se transforma em objeto de desejo, em mercadoria a ser consumida

e, portanto, em objeto pulsional superinvestido favorece a desfuso pulsional. A nfase no olhar em detrimento de outros sentidos, como o olfato e o tato, implica em renncia pulsional desses ltimos e em sublimao, que tem como um de seus resultados necessrios a desfuso. Mas, mais do que isso, a identificao com a imagem de um determinado produto, estimulada via produo do comportamento de consumo, substituiria o investimento de libido nos objetos. Assim, a satisfao objetal seria substituda, na sociedade contempornea, por formas de satisfao narcsicas, via imagem. (Silva Junior, 2006). A satisfao pulsional se daria no interior do indivduo, causando desfuso das pulses lembremos que a identificao, implicada no consumo de uma determinada imagem, um fenmeno para o qual imprescindvel a dessexualizao. No podemos esquecer que a identificao tambm pode ser uma das causas da desfuso. Finalmente, a partir de 1923, a sublimao ser o evento desfusionante por excelncia (Silva Junior, 2001). "A primeira concluso importante sobre a nova abordagem da sublimao [a partir de 1923] o fato desta implicarsempre (grifo do autor) uma dessexualizao e, portanto, uma desfuso pulsional." (Silva Junior, 2003, p. 36). A pergunta decorrente do raciocnio acima seria sobre as manifestaes dessa desfuso, ao que o prprio autor responde com o exemplo do mundo virtual propiciado pela tecnologia atual e com exemplos clnicos nos quais a imagem tem um papel central e surge, ao mesmo tempo, claramente articulada ao da pulso de morte (Silva Junior, 2003). Tambm importante atentar para o fato de que o que pode causar a desfuso pulsional, aps Alm do princpio de prazer (Freud, 1920/1980), o traumatismo, seja ele advindo do mundo externo, seja o traumatismo constitutivo causado pelo excesso pulsional constitutivo do indivduo, como o entendemos aps a segunda teoria pulsional. Aps o "Ego e o id" (Freud, 1923b/1980), no entanto, a sublimao a grande causa da desfuso (Silva Junior, 2003, p. 36). Assim, chegamos ao potencial destrutivo da sublimao, na forma da desfuso pulsional. Mas, aps a desfuso, o indivduo ficaria apassivado, diante do crescente desamparo que a desfuso geraria? No o que parece. O indivduo empreenderia tentativas de refuso pulsional, como forma de combater a desfuso e o desamparo gerado por ela. Entretanto, tambm na tentativa de refuso haveria um risco para o indivduo. Na elaborao de uma segunda concepo de sintoma na obra freudiana, no bojo da segunda tpica e da segunda teoria pulsional, aponta-se as psicopatologias psmodernas como resultado tanto de desfuses quanto de refuses pulsionais. O masoquismo moral, consequncia da violncia implacvel do supereu em direo ao eu, seria exatamente uma dessas tentativas, das quais seria uma das consequncias patolgicas mais temveis. Mas haveria uma diferena entre a desfuso originria do recalque e a desfuso causada pelo imperativo do gozo da sociedade de consumo contempornea. Enquanto a primeira estaria ligada ao masoquismo moral, no qual um supereu sdico ataca um eu masoquista, a segunda, originada na satisfao narcsica, se organizaria em torno do masoquismo ergeno. Aqui, a destruio do corpo causaria prazer, alm de poupar ao indivduo a culpa resultante do masoquismo moral (Silva Junior, 2006, 2010).

4 Criao e desfuso

Carvalho (2001) refere-se a essa pulso de morte no indivduo ao dizer que o compartilhamento possibilitado pela criao no livra o indivduo do sofrimento. Se por um lado criar e fazer alguma produo cultural circular socialmente, tornando-a reconhecida, so operaes que permitem uma espcie de apaziguamento do sofrimento, por outro lado, torna-se possvel supor que a criao em si produziria tambm algo da ordem da pulso de morte desfusionada. Caberia aqui a pergunta se a criao pode efetivamente permitir que o indivduo lide de algum modo com oexcesso pulsional, uma vez que ele continua exposto pulso de morte. Assim, a criao pensemos aqui na escrita permitiria a ligao de um certo excesso pulsional, talvez antes sem representao, mas acarretaria, por sua vez, uma desfuso ainda maior, resultado do processo sublimatrio (a escrita entendida aqui como sublimao) e liberadora de pulso de morte livre. Em outras palavras, se a criao protege contra o excesso, deixa ao mesmo tempo livre a pulso de morte antes fusionada. Uma vez ocorrida a sublimao, as pulses de vida seriam sublimadas e as pulses de morte permaneceriam no indivduo, silenciosas, porm ativas. Apoderando-se assim da libido dos investimentos do objeto, erigindo-se em objeto amoroso nico, e dessexualizando ou sublimando a libido do isso, o eu est trabalhando em oposio aos objetivos de Eros e colocando-se a servio de impulsos pulsionais opostos (Freud, 1923b/1980, p. 46, itlicos nossos). Note-se que Freud afirma que a sublimao teria como resultado que a pulso de morte obtivesse certo controle sobre o eu. Chegamos ao principal limite da sublimao decorrente da segunda teoria pulsional freudiana: a sublimao, diferente do que pode parecer primeira vista, favoreceria o domnio da pulso de morte. interessante notar que a direo apontada por Freud aqui nos mostra os efeitos indesejveis da sublimao no segundo dualismo. Paradoxalmente, o destino pulsional que erige a cultura e proporciona algum alvio para o sofrimento (cf. Freud, 1930/1980) o mesmo que contribuir para a destruio dessa mesma cultura e para aumentar o desamparo do indivduo. Ora, se considerarmos a hiptese de que quanto mais sublimao, tanto mais pulso de morte desfusionada, a concluso lgica que, sendo a escrita um processo sublimatrio, ela tem como consequncia a desfuso pulsional. Configurando-se como tentativa de dar conta do desamparo, a escrita corre o risco de gerar ainda mais desamparo do indivduo frente s suas pulses. No entanto, se a sublimao acarreta como consequncia inevitvel a desfuso pulsional, por outro lado, ainda assim essa talvez seja uma das sadas mais eficientes que temos disposio no enfrentamento do desamparo. Com efeito, se no acaba com o sofrimento, a atividade criativa permite, como diz Carvalho (2001), um "apaziguamento".

5 Criao e erotizao
Encontramos textos de outros psicanalistas estudiosos da sublimao ou de temas afins que ressaltam, em diferentes articulaes, a criatividade envolvida na sublimao, assim como outros aspectos benficos, com nfase na erotizao (Birman, 1996, 1997, 1999; Castiel, 2007; Kupermann, 2003). Kupermann (2003) tem como hiptese que a metapsicologia do humor poderia se oferecer como paradigma para o entendimento da criao sublimatria. Partindo de tal hiptese, o autor destaca o aspecto erotizante da sublimao. Assim, desde que

exercida a partir de uma identificao com o pai que iria apenas at certo ponto (no se tratando, portanto, de uma identificao macia), o humor ofereceria instrumentos para a noo de "identificao sublimatria", que "incita o indivduo experincia de desterritorializao egoica e ao enriquecimento ertico de sua existncia." (p. 28). A criao tambm aparece como resposta frente experincia do vazio. Segundo o autor, "esse exatamente o sentido que o conceito de sublimao viria a adquirir na obra de Freud" (p. 109) e complementa: "e, portanto, em ltima instncia, ao movimento pulsional criativo de inveno de novos objetos de satisfao ertica que Freud nomeia, em sua obra, sublimao" (p. 119). A desfuso pulsional e seus possveis efeitos comparecem no texto do autor, mas a discusso em torno desses temas no se prolonga: o que ganha destaque a vertente da sublimao como potncia ertica criativa. Birman (1999) refere-se ao indivduo submetido ao desamparo e feminilidade portanto, o indivduo freudiano depois da enunciao da pulso de morte como aquele que pode criar via sublimao, por meio de "uma forma singular de existncia e de um estilo prprio para habitar seu ser". (p. 45). A sada para o desamparo seria o constante desejar, a inveno de um estilo, ao invs do tamponamento do desamparo via ideais flicos como ocorreria no masoquismo, por exemplo (Birman, 1996). A autoria imprimiria uma marca no real; a sublimao seria a possibilidade de agenciamento do estilo ligado a esta autoria (Birman, 1997, p. 98). Para esse autor, no entanto, o segundo dualismo pulsional daria margem para o entendimento de que, no havendo mais oposio entre sexualidade e sublimao (Birman tambm concorda com Castiel e Kupermann quanto ao estatuto de dessexualizao da sublimao no primeiro dualismo) 4 , a sublimao seria "a transformao da pulso de morte em pulso sexual, de maneira que o erotismo e o trabalho de criao se tornariam possveis" (Birman, 1997, p. 131). Se no possvel "curar" o desamparo, ao menos possvel geri-lo; nessa verso da sublimao no segundo dualismo, ela no seria a verticalizao, no sentido da espiritualizao, mas sim "lateralizao, com o indivduo no se desprendendo de seu registro corpreo." (p. 132). Ao invs disso, de modo horizontal, a sublimao permitira a criao de lao social. Castiel (2007) fala da sublimao no segundo dualismo como auxiliar na conservao da vida, uma vez que se refere a uma manifestao da sexualidade, mesmo que o desamparo permanea como fundamento da vida. A autora menciona a mudana do primeiro dualismo no qual imperava a restrio sexualidade, para o desamparo que determina uma satisfao pulsional sempre parcial. No entanto, a nfase permanece na sublimao como manifestao de Eros, que permite a presena do desejo como impulso para a criao, assim como encontramos em Kupermann e Birman. Assim, se no deixam de lado as consequncias menos erticas e criativas da sublimao no segundo dualismo pulsional, sua nfase est em discutir seus efeitos benficos. Base para a abordagem escolhida pelos autores acima citados no falta, j que o prprio Freud admite que a pulso destrutiva pode ser um motor para a mudana. No entanto, nossa inteno neste artigo discutir os efeitos mais silenciosos da sublimao, naquilo que tange desfuso pulsional.

6 O pessimismo de Freud abre excees para a Princesa Marie Bonaparte...

O carter inexorvel da desfuso pulsional e de seus efeitos destrutivos enquanto consequncias da sublimao pode, contudo, ser interrogado a partir do trecho de uma carta Marie Bonaparte: A "sublimao" um conceito que contm um juzo de valor. Na verdade significa a aplicao a outro campo em que so possveis realizaes socialmente mais valiosas. Deve-se ento admitir que desvios semelhantes do objetivo de destruio e explorao para outras realizaes so demonstrveis em ampla escala no tocante a pulso de morte. Todas as atividades que reorganizam ou efetuam mudanas so em certa medida destruidoras e assim desviam uma poro da pulso de seu objetivo destruidor original. Mesmo a pulso sexual, como sabemos, no pode atuar sem alguma medida de agressividade. Portanto, na combinao regular das duas pulses h uma sublimao parcial da pulso de destruio. Podese por fim considerar a curiosidade, o impulso de investigar, como uma completa sublimao da pulso agressiva ou destruidora. (Freud, 1937, citado por Jones, 1989, pp. 449-450, itlicos nossos) Encontramos aqui duas ideias bastante importantes, dado seu carter de exceo frente ao restante da obra freudiana: primeiro, o aspecto criativo e transformador caracterstico da pulso de morte parece ficar em evidncia nesse trecho da carta. Segundo, a ideia de que seria possvel a sublimao da pulso de destruio. Assim, duas situaes seriam possveis: uma sublimao parcial, no caso da pulso de morte combinada pulso de vida, e uma sublimao completa da pulso agressiva ou destruidora a partir do impulso de investigao. Desse modo, haveria a possibilidade de sublimao da pulso de destruio, possibilidade esta que no encontramos enunciada em nenhum dos textos freudianos publicados. Note-se que, mesmo aqui, essa ideia carece de justificativa terica. A contradio de Freud com ele mesmo nesse ponto parece notria. Por exemplo, em "O problema econmico do masoquismo" (Freud, 1924/1980), a definio de masoquismo originrio repousa na ideia de que uma parcela da pulso de morte nunca chega a ser desviada para o exterior. No "O ego e o id" (Freud, 1923b/1980), por sua vez, Freud afirma que haveria uma parcela das pulses que nunca seria fusionada. Ambas as afirmaes parecem incompatveis com a ideia de uma sublimao completa da pulso de destruio. Tais contradies nos servem aqui como uma autorizao ao progresso nesse tipo de investigao. Assim, cabe perguntar, por exemplo, se a atividade artstica, tal como a atividade investigativa, tambm possibilitaria uma sublimao deste tipo, isto , uma sublimao total, ou se haveria neste caso uma parte da pulso de destruio que no seria sublimvel por esta via, tal como sugere a maioria das afirmaes publicadas por Freud sobre o assunto. O ponto de vista de que a sublimao completa da pulso de destruio seria possvel pela via da atividade investigativa, parece nos autorizar supor que a atividade criativa tambm possibilitaria a sublimao completa da pulso de destruio desde que envolvesse, como ocorre na investigao, a pulso de domnio, que nada mais do que uma modificao da pulso de agresso. Mas teramos aqui um novo problema: como distinguir a criao da investigao? Se ambas dependem dos mesmos processos intra-psquicos, qual sua diferena?

7 Pulso de morte e pulso de destruio, dois conceitos

Retomemos nossos pontos de partida. A possibilidade de sublimao completa da pulso de destruio surge na carta de Freud como ligada investigao. Por outro lado, em relao pulso sexual regularmente misturada pulso de agresso ou de destruio, a sublimao seria apenas parcial. J em relao pulso de morte que no seria desviada para o exterior, ela permaneceria seja desfusionada e, nesse caso, seus efeitos seriam difceis de ser identificados, j que sua ao seria silenciosa , seja fusionada com as pulses de vida, o que constituiria omasoquismo originrio. Embasam esses pontos de vista textos como "O ego e o id" (Freud, 1923b/1980) e "O problema econmico do masoquismo" (Freud, 1924/1980) e "O mal-estar na civilizao" (Freud, 1930/1980). pouco comum encontrar referncias aos efeitos no benficos da sublimao que, assim como os efeitos criativos, tambm so de algum modo demonstrados por Freud. A desfuso pulsional talvez o principal destes efeitos. A dessexualizao inerente constituio do supereu libera pulso de morte, agora desligada para o interior do indivduo, mas tambm para o exterior, em forma de pulso de destruio. Freud, mesmo ainda no registro da primeira teoria pulsional, j dava mostras de no acreditar que todo o problema da limitao da sublimao residisse no antagonismo pulso x cultura, ou seja, no quanto possvel sublimar e no quanto necessria uma satisfao direta das pulses. Agora possvel compreender que esse apenas um dos limites da sublimao e talvez no seja o mais importante deles. Na carta a Marie Bonaparte, citada acima, Freud parece oferecer uma viso benfica da sublimao, no sentido de um processo possibilitador da criao e da transformao. Mais do que isso, sugere a ideia de que tambm possvel ocorrer algo como uma sublimao completa da pulso de destruio, ao menos quando est presente o impulso investigativo. a partir do reconhecimento de uma agressividade inerente ao homem, realizado em "O mal-estar na civilizao" (Freud, 1980/1930), que Freud se interrogar sobre o quanto tal observao pode contribuir para alteraes na teoria psicanaltica das pulses. Nesse trabalho, a atividade da pulso de morte examinada na medida em que dirigida para fora do indivduo como pulso destrutiva. Freud retoma aqui o argumento j presente em o "Alm do princpio do prazer" (Freud, 1920/1980) e em "O problema econmico do masoquismo" (Freud, 1924/1980) a saber, que a agressividade oriunda da pulso de morte poderia ser utilizada em funo da pulso de vida. Para tanto, ela deve ser orientada para fora do indivduo, preservando-o, portanto, da destruio. Ainda que a pulso de vida e pulso de morte paream sempre trabalhar em direes opostas, na verdade nunca ou raramente aparecem separadamente, mesmo que no haja clareza de como se fundem e se misturam (Freud, 1923b/1980, p. 56). De forma geral, encontram-se fusionadas em diferentes propores e em lugares diferentes dos originrios, e isso dificulta a identificao de cada uma delas em cada momento. (Freud, 1930/1980, pp. 141-142). Freud insiste que tanto o masoquismo quanto o sadismo implicam uma agressividade mesclada a pulses erticas. Admite, portanto, que uma tendncia do homem crueldade e destrutividade mescla-se pulso de vida, constituindo, a partir de variaes nas propores e nos lugares de refuso, tanto os fenmenos normais quanto os patolgicos. Com efeito, na metodologia psicopatolgica presente nas construes tericas freudianas, a normalidade e a patologia seriam expresses de um mesmo princpio de organizao. Assim, normal e patolgico

teriam entre si relaes de continuidade. Na metodologia psicopatolgica, "normal" e "patolgico" no so conceitos absolutos, isto , referentes s "coisas em si". Em tal mtodo, a normalidade essencialmente desconhecida e a patologia vale como o fenmeno extremo cujo parentesco com a normalidade permite a construo de hipteses sobre esta ltima. No caso da agressividade oriunda da pulso de morte, no se deve supor, portanto, que Freud a considerasse a origem do "mal". Pelo contrrio, h inmeras indicaes que a sade, ou que os "comportamentos e reaes saudveis", por assim dizer, dependem tanto da contribuio da pulso de morte quanto das de vida. Por negligncia deste princpio do mtodo psicopatolgico, base hegemnica do pensamento freudiano, a compreenso da pulso de morte sempre encontrou e continua encontrando resistncias, mesmo no meio psicanaltico.5 Isso redimensiona a afirmao de Freud de que a pulso de morte s pode ser identificada com clareza caso esteja ligada a Eros; pois, no caso contrrio, sua manifestao continuaria silenciosa e dificilmente identificvel. A ligao com Eros possibilita a descarga da pulso de morte, direcionando-a para fora do indivduo. Ainda assim, uma parte da pulso de morte permanece sempre no prprio indivduo ao invs de sofrer expulso. Essa parcela, ao ser refusionada com Eros, constitui o masoquismo originrio. Contudo, uma vez desviada para o exterior e fusionada pulso de vida, a suposio freudiana que ela possa ser totalmente sublimada via curiosidade investigativa. Vejamos, contudo, uma dificuldade estrutural desta possibilidade de sublimao total da pulso de destruio no caso da criao literria

8 A periculosidade da sublimao na melancolia e na escrita literria


"de tanto me escrever, me destru" Bernardo Soares, O Livro do Desassossego Do ponto de vista da cultura, fcil entender que a desfuso pulsional seria uma consequncia inevitvel. Com efeito, a formao do supereu, parte inerente da constituio psquica do homem civilizado, exigiria necessariamente uma sublimao das pulses. Diz Freud: Aps a sublimao, o componente ertico no mais tem a fora para unir a totalidade da destrutividade que com ele se achava combinada, e esta liberada sob a forma de uma inclinao agresso e destruio. Essa desfuso seria a fonte do carter geral de severidade apresentada pelo ideal o seu ditatorial "dever ser". (Freud, 1923b/1980, p. 71) A concluso inevitvel: a sublimao necessria para a formao do supereu, o qual por sua vez condio da cultura, provoca simultaneamente a desfuso pulsional e, portanto, a liberao de pulses agressivas. A sublimao a causa indireta da desfuso; a origem d'o mal estar na civilizao nada mais nada menos que a prpria civilizao. Entre os possveis efeitos desta desfuso pulsional, ela acabaria por expor o prprio eu aos ataques do supereu, colocando em risco sua prpria existncia. Nesse caso, o exemplo clnico princeps da "cultura pura da pulso de morte" seria a melancolia, na qual o sadismo do supereu se volta contra o eu do indivduo (Freud, 1917/1980, p. 280). A melancolia pode ser tomada como paradigmtica dessa agressividade voltada para o eu, presente nas neuroses narcsicas ou psicoses de modo geral. Mas ainda estamos perdidos sobre o que

pensar sobre a sublimao total da pulso de destruio na criao. Em que seria esta mais perigosa do que outras formas de sublimao? No seria a escrita literria uma forma especfica da sublimao, forma particularmente prxima da desfuso pulsional melanclica? Em seu artigo de 1925, A negao, Freud argumenta em uma direo que permite tal especulao: A afirmao como um substituto da unio pertence a Eros; a negativa o sucessor da expulso pertence pulso de destruio. O desejo geral de negar, o negativismo que apresentado por alguns psicticos, deve provavelmente ser encarado como sinal de uma desfuso pulsional efetuada atravs de uma retirada dos componentes libidinais. (Freud, 1925/1980, p. 300; itlicos nossos) As psicoses e as chamadas neuroses graves (dentre as quais devemos incluir as neuroses com caractersticas mais narcsicas, frequentemente nomeadas como toxicomanias e transtornos de personalidade borderline, por exemplo) se apresentam como portadoras clssicas de formas compulsivas de negao que seria manifestao da desfuso. Tome-se como exemplo a negao do lao social por parte do psictico6 ou mesmo a negao que podemos supor presente em indivduos que sistematicamente se colocam em situaes geradoras de grande sofrimento, em um tipo de situao que Freud chama "compulso de destino"; a constante negao de certas percepes e entendimentos certamente fomentam a repetio de situaes que fazem com que o indivduo "sabote" a si mesmo (Freud, 1920/1980, p. 35). A escrita literria parece exigir do sujeito um grande esforo de abstrao. Seu "material de trabalho" particularmente abstrato, isto , afastado de suportes empricos, se comparado s outras artes, como msica, dana, pintura e teatro, por exemplo. Esse material, particularmente na poesia do sculo XX, o prprio "eu" do escritor, que deve ser tomado "como um objeto". Talvez, esta exigncia de uma extrema renncia ertica, associada ao reinvestimento macio na palavra como representao-coisa, isto , um tipo de reinvestimento do Eu fundado na libido narcsica sejam particulares metapsicologia da criao literria. Tal metapsicologia , sem dvida, prxima quela da melancolia. A desfuso pulsional inerente a este tipo sublimao, desabilitaria, nesse caso, o psiquismo para uma refuso completa da pulso de vida com a pulso de destruio, como no caso aventado por Freud na carta Marie Bonaparte da investigao. Pelo contrrio, em tal situao de cultura pura da pulso de morte, o funcionamento da palavra enquanto representao-coisa poderia levar o desejo de negao ao seu extremo, isto , concretizao suprema do no' no ato do suicdio, tal como encontramos na biografia de alguns poetas e escritores com intensa produo literria. Aqui temos uma hiptese metapsicolgica do que pode estar em jogo em casos como esses.

Referncias
Birman, J. (1996). Por uma estilstica da existncia. So Paulo: Editora 34. [ Links ] Birman, J. (1997). Desamparo, horror e sublimao. In J. Birman, Estilo e modernidade em psicanlise (pp. 71-102). So Paulo: Editora 34. [ Links ] Birman, J. (1999). Mal-estar na atualidade a psicanlise e as novas formas de subjetivao. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. [ Links ]

Carvalho, A. C. (1997). Escrita: remdio ou veneno? Revista Percurso, 18(1), 7986. [ Links ] Carvalho, A. C. (2001). Pulso e simbolizao: limites da escrita. In G. Bartucci (Org.), Psicanlise, literatura e estticas de subjetivao . Rio de Janeiro: Imago [ Links ] Castiel, S.V. (2007). Sublimao: clnica e metapsicologia. So Paulo: Escuta. [ Links ] Freud, S. (1980). Luto e melancolia. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 14, pp. 271-291). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1917) [ Links ] Freud, S. (1980). Alm do princpio de prazer. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 18, pp.13-85). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1920) [ Links ] Freud, S. (1980). Dois verbetes de enciclopdia. A teoria da libido. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 18, pp. 285-312). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1923a) [ Links ] Freud, S. (1980). O ego e o id. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 19, pp. 13-83). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1923b) [ Links ] Freud, S. (1980). O problema econmico do masoquismo. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 19, pp. 197-212). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1924) [ Links ] Freud, S. (1980). A negativa. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 19, pp. 293-300). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1925) [ Links ] Freud, S. (1980). O mal-estar na civilizao. In S. Freud, Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud (J. Salomo, trad., Vol. 21, pp. 75-171). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1930) [ Links ] Freud, S. (2003). El yo y el ello. In S. Freud, Obras completas (J. L. Etcheverry, trad., 2a ed., Vol. 19, pp. 1-59). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1923) [ Links ] Jones, E. (1989). A vida e a obra de Sigmund Freud. (Vol. 3), Rio de Janeiro: Imago. [ Links ] Kupermann, D. (2003). Ousar rir: humor, criao e psicanlise. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. [ Links ] Monzani, L. R. (1989). Freud o movimento de um pensamento (2a ed.). Campinas, SP: Ed. da UNICAMP. [ Links ]

Silva Jnior, N. (1995). Um estado de alma uma paisagem. Revista Percurso, (15), 26-34. [ Links ] Silva Jnior., N. (2001). A ficcionalidade da psicanlise. Hiptese a partir do inquietante em Fernando Pessoa In G. Bartucci (Org.), Psicanlise, literatura e estticas de subjetivao (pp. 289-320). Rio de Janeiro: Imago. [ Links ] Silva Jnior., N. (2003). A sublimao na contemporaneidade: o imperialismo da imagem e os novos destinos pulsionais. Revista Psych, 7(11), 29-38. [ Links ] Silva Jnior., N. (2006). A gramtica ps-moderna da perverso e sua clnica psicanaltica In F. Milnitzky (Org.),Desafios da clnica psicanaltica na atualidade (pp. 103-115). Goinia: Dimenso. [ Links ] Silva Jnior. N. (2010). O masoquismo em tempos modernos. Revista Cult, 13(144), 60-62. [ Links ]

Recebido em: 20/11/2009 Aceito em: 15/01/2010

Fundamentalmente, nos captulos 4 e 5 de "O ego e o id" (1923b/1980) e em "O problema econmico do masoquismo" (1924/1980). 2 Embora na primeira teoria pulsional, dessexualizao e sublimao sejam tratadas praticamente como sinnimos, h diferenas entre ambas. De qualquer forma, esta impreciso deixa de existir a partir da definio final da sublimao, que inclui os trs elementos seguintes: a mudana de objeto, de meta e a valorizao social (Freud, 1923a/1980). 3 Embora a autora enfatize que no tem inteno de diagnosticar a autora como melanclica a partir de sua escrita. 4 Esses autores entendem que no primeiro dualismo pulsional a oposio proposta por Freud entre sublimao e satisfao direta da pulso sexual colocaria em polos opostos sexualidade e sublimao, sendo que a sublimao seria o equivalente dessexualizao. 5 Mesmo seguidores de Freud, como Jones e Fenichel, reagiram contrariamente concepo freudiana de pulso de morte (cf Monzani, 1989, p. 147). 6 Seria importante discutir a origem dessa negao, e mesmo se se trata somente de negao, o que no o caso. Mas tal discusso fugiria muito do escopo do presente trabalho. Clarissa Metzger, Psicanalista, mestre em Psicologia Social pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo e doutoranda em Psicologia Clnica pelo Departamento de Psicologia Clnica do Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo. Endereo para correspondncia: Rua Senador Cesar Lacerda Vergueiro, 199, Vila Madalena, CEP 05435-060, So Paulo, SP. Endereo eletrnico:clarissa2007@uol.com.br Nelson da Silva Junior, Psicanalista, Doutor pela Universidade Paris VII, Professor Livre Docente do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de So Paulo, Professor Visitante da Universit de

Bretagne Occidentale, Professor do Curso de Psicanlise do Instituto Sedes Sapientiae, Membro do Departamento de Psicanlise do Instituto Sedes Sapientiae e da Associao Universitria de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Endereo para correspondncia: Alameda Ira, 620, conj. 16. CEP: 04075-000, So Paulo, SP. Endereo eletrnico: nesj@terra.com.br

S-ar putea să vă placă și