Sunteți pe pagina 1din 17

______________________________________Prof Dr.

Rodrigo F More Universidade Catlica de Santos Graduao em Direito 2010 DIREITO DOS TRATADOS PRIMEIRA PARTE I- INTRODUO Segundo definiu a Conveno de Viena do Direito dos Tratados, de 1969, tratado internacional "um acordo internacional concludo por escrito entre Estados e regido pelo Direito Internacional, quer conste de um instrumento nico, quer de dois ou mais instrumentos conexos, qualquer que seja sua denominao especfica" (Art.2, a). No Brasil, o ato internacional necessita, para a sua concluso, da colaborao dos Poderes Executivo e Legislativo. Segundo a vigente Constituio brasileira, celebrar tratados, convenes e atos internacionais competncia privativa do Presidente da Repblica (art. 84, inciso VIII), embora estejam sujeitos ao referendo do Congresso Nacional, a quem cabe, ademais, resolver definitivamente sobre tratados, acordos e atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional (art. 49, inciso I). Portanto, embora o Presidente da Repblica seja o titular da dinmica das relaes internacionais, cabendo-lhe decidir tanto sobre a convenincia de iniciar negociaes, como a de ratificar o ato internacional j concludo, a intervenincia do Poder Legislativo, sob a forma de aprovao congressual, , via de regra, necessria. A tradio constitucional brasileira no concede o direito de concluir tratados aos Estados-membros da Federao. Nessa linha, a atual Constituio diz competir Unio, "manter relaes com Estados estrangeiros e participar de organizaes internacionais" (art. 21, inciso I). Por tal razo, qualquer acordo que um estado federado ou municpio deseje concluir com Estado estrangeiro, ou unidade dos mesmos que possua poder de concluir tratados, dever ser feito pela Unio, com a intermediao do Ministrio das Relaes Exteriores, decorrente de sua prpria competncia legal. Cabe registrar, finalmente, que na prtica de muitos Estados vicejou, por vrias razes, o costume de concluir certos tratados sem aprovao legislativa. Eles passaram a ser conhecidos como acordos em forma simplificada ou acordos do Executivo. As Constituies brasileiras, inclusive a vigente, desconhecem tal expediente. II BASE LEGAL As principais convenes internacionais relativas ao Direito dos Tratados so: Conveno de Havana (1928)
1

______________________________________Prof Dr. Rodrigo F More Universidade Catlica de Santos Graduao em Direito 2010 Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados (1969)

III . CONCEITOS: De acordo com o artigo 2, a, da Conveno de Viena do Direito dos Tratados de 1969, tratado internacional : "um acordo internacional concludo por escrito entre Estados e regido pelo Direito Internacional, quer conste de um instrumento nico, quer de dois ou mais instrumentos conexos, qualquer que seja sua denominao especfica". Na doutrina ptria, aqui representada pela lio de Jos Francisco Rezek, tratado internacional: todo acordo formal, concludo entre sujeitos de direito internacional, destinado a produzir efeitos jurdicos 1. Anlise dos elementos do conceito em seus aspectos positivos e negativos do conceito de Rezek: a) ...acordo formal, concludo... ato jurdico decorrente da vontade de dois sujeitos, no mnimo. ato formal, de contedo definido no espao e no tempo. Forma escrita, no oral.

Caso Groenlndia Oriental (Noruega v. Dinamarca, CIJ) houve uma promessa (ato unilateral de vontade fonte de direito internacional), no um tratado oral. concludo, empregado no sentido de negociado, no no sentido tcnico de concluso do tratado

b) ...entre sujeitos de direito internacional... Sujeitos de direito internacional: Estados independentes Organizaes Internacionais Indivduo: como destinatrio direto da norma internacional, mas no tem capacidade para concluir tratados.

______________________________________Prof Dr. Rodrigo F More Universidade Catlica de Santos Graduao em Direito 2010 Sujeitos de direito internacional: capacidade de direito internacional para firmar tratados personalidade de direito internacional Entre os no sujeitos de direito internacional, destacam-se: pessoa jurdica de direito pblico ou privado, ainda que sob proteo diplomtica (caso Anglo-Iranian Oil Company, CIJ 1951/52) comunidades indgenas e naes no civilizadas estados federados: exceto se a unio de Estados federados se responsabilizar diretamente pelo cumprimento de um acordo firmado com outro sujeito de direito internacional, vale dizer, o credor deve ser tambm um sujeito de direito internacional, assim como a unio de Estados federados. Colnias, proterorados, Estados vassalos (Estados dependentes da soberania de outros) Governos revolucionrios e movimentos afins (pode ocorrer o reconhecimento de movimentos revolucionrios como sujeitos de direito internacional somente para tratados bilaterais. Exemplo: reconhecimento de Portugal Acordo de Lusaca, 1974 da Frelimo, de Moambique; e ainda, da UNITA, MPLA, FNLA Acordo de Alvor, 1975), em Angola. Noutra situao, da OLP (Organizao pela Libertao da Palestina) em fori internacionais de paz envolvendo tambm o Estado de Israel. Nos tratados multilaterais, a concluso no implica no reconhecimento mtuo da condio de Estado entre seus signatrios (Exemplo: os Estados rabes no reconhecem o Estado de Israel, mas participam de tratados multilaterais sem que isto implique no reconhecimento, sequer tcito). Ordem Militar de Malta : no tem personalidade de direito internacional (organizao humanitria), assim como a Cruz Vermelha Internacional, os Mdicos sem Fronteira e tantas outras ONGs. No entanto, podem firmar tratados: A Santa S (Estado do Vaticano). Tratados firmados pela Santa S so conhecidos como Concordatas. As organizaes internacionais (OI).

O poder contratual no inerente s OI, porque ele no resulta da personalidade pura e simples. A personalidade no fonte da competncia da OI, mas seu resultado. Conceito de DUPUY (1973): organizaes internacionais so aquelas que, em virtude de seu estatuto jurdico, tem capacidade de concluir tratados no exerccio de suas funes e para realizao de seus objetivos.

______________________________________Prof Dr. Rodrigo F More Universidade Catlica de Santos Graduao em Direito 2010 c) ...destinado a produzir efeitos jurdicos... efeitos jurdicos em razo dos vnculos obrigacionais (animus contrahendi) No produzem efeitos como tratados internacionais: - os chamados gentlemens agreements (pacto pessoal entre estadistas) - meras declaraes e comunicados trocadas entre os Estados.

2. Elementos conceituais suplementares: Podemos somar a esses elementos descritos por Rezek: a) regncia do direito internacional pblico: pelo direito das gentes pelo direito interno (exceo) b) terminologia: Internacionalmente, no h uniformidade na terminologia dos tratados. Internamente (Brasil), variada a denominao dada aos atos internacionais, tema que sofreu considervel evoluo atravs dos tempos. Embora a denominao escolhida no influencie o carter do instrumento, ditada pelo arbtrio das partes, pode-se estabelecer certa diferenciao na prtica diplomtica, decorrente do contedo do ato e no de sua forma. As denominaes mais comuns so tratado, acordo, conveno, protocolo e memorando de entendimento. Nesse sentido, pode-se dizer que, qualquer que seja a sua denominao, o ato internacional deve ser formal, com teor definido, por escrito, regido pelo Direito Internacional e que as partes contratantes so necessariamente pessoas jurdicas de Direito Internacional Pblico. Vejamos algumas denominaes que identificam os Tratados: Tratado:

A expresso Tratado foi escolhida pela Conveno de Viena sobre o Direito dos Tratados de 1969, como termo para designar, genericamente, um acordo internacional. Denomina-se tratado o ato bilateral ou multilateral ao qual se deseja atribuir especial relevncia poltica. Nessa categoria se destacam, por exemplo, os tratados de paz e amizade, o Tratado da Bacia do Prata, o Tratado de Cooperao Amaznica, o Tratado de Assuno, que criou o Mercosul, o Tratado de Proibio Completa dos Testes Nucleares. Conveno:

Num nvel similar de formalidade, costuma ser empregado o termo Conveno para designar atos multilaterais, oriundos de conferncias internacionais e versem assunto de interesse geral, como por exemplo, as convenes de Viena sobre relaes diplomticas, relaes consulares e direito dos tratados; as convenes sobre aviao civil, sobre segurana no mar, sobre
4

______________________________________Prof Dr. Rodrigo F More Universidade Catlica de Santos Graduao em Direito 2010 questes trabalhistas. um tipo de instrumento internacional destinado em geral a estabelecer normas para o comportamento dos Estados em uma gama cada vez mais ampla de setores. No entanto, existem algumas, poucas verdade, Convenes bilaterais, como a Conveno destinada a evitar a dupla tributao e prevenir a evaso fiscal celebrada com a Argentina (1980) e a Conveno sobre Assistncia Judiciria Gratuita celebrada com a Blgica (1955).

Acordo:

O Brasil tem feito amplo uso desse termo em suas negociaes bilaterais de natureza poltica, econmica, comercial, cultural, cientfica e tcnica. Acordo expresso de uso livre e de alta incidncia na prtica internacional, embora alguns juristas entendam por acordo os atos internacionais com reduzido nmero de participantes e importncia relativa. No entanto, um dos mais notrios e importantes tratados multilaterais foi assim denominado: Acordo Geral de Tarifas e Comrcio (GATT). O acordo toma o nome de Ajuste ou Acordo Complementar quando o ato d execuo a outro, anterior, devidamente concludo. Em geral, so colocados ao abrigo de um acordo-quadro ou acordo-bsico, dedicados a grandes reas de cooperao (comrcio e finanas, cooperao tcnica, cientfica e tecnolgica, cooperao cultural e educacional). Esses acordos criam o arcabouo institucional que orientar a execuo da cooperao. Emprega-se o termo acordo por troca de notas diplomticas normalmente para assuntos de natureza administrativa, bem como para alterar ou interpretar clusulas de atos j concludos. Ele se d quando possvel determinar que as partes entraram em acordo destinado a produzir efeitos jurdicos, criando vnculo convencional. Estes instrumentos em notas diplomticas tradicionais podem ser notas idnticas de mesmo teor e data ou uma nota de proposta e outra de aceitao, preferivelmente com a mesma data. Acordos podem ser firmados, ainda, entre um pas e uma organizao internacional, a exemplo dos acordos operacionais para a execuo de programas de cooperao e os acordos de sede.

Protocolo:

Protocolo um termo que tem sido usado nas mais diversas acepes, tanto para acordos bilaterais quanto para multilaterais. Aparece designando acordos menos formais que os tratados, ou acordos complementares ou interpretativos de tratados ou convenes anteriores. utilizado ainda para designar a ata final de uma conferncia internacional. Tem sido usado, na prtica diplomtica brasileira, muitas vezes sob a forma de "protocolo de intenes", para sinalizar um incio de compromisso.

______________________________________Prof Dr. Rodrigo F More Universidade Catlica de Santos Graduao em Direito 2010

Memorando de entendimento:

Tem sido utilizado para atos de forma bastante simplificada, destinados a registrar princpios gerais que orientaro as relaes entre as Partes, seja nos planos poltico, econmico, cultural ou em outros. O memorando de entendimento semelhante ao acordo, com exceo do articulado, que deve ser substitudo por pargrafos numerados com algarismos arbicos. Seu fecho simplificado e normalmente entra em vigor na data da assinatura.

Convnio:

O termo convnio, embora de uso freqente e tradicional, padece do inconveniente do uso que dele faz o direito interno. Seu uso est relacionado a matrias sobre cooperao multilateral de natureza econmica, comercial, cultural, jurdica, cientfica e tcnica, como o Convnio Internacional do Caf; o Convnio de Integrao Cinematogrfica Ibero-Americana; o Convnio Interamericano sobre Permisso Internacional de Radioamador. Tambm se denominam "convnios" acertos bilaterais, como o Convnio de Cooperao Educativa, celebrado com a Argentina (1997); o Convnio para a Preservao, Conservao e Fiscalizao de Recursos Naturais nas reas de Fronteira, celebrado com a Bolvia (1980); o Convnio Complementar de Cooperao Econmica no Campo do Carvo, celebrado com a Frana (1981).

Ato, ata final: vinculante, resume as reunies em Conferncias

Sem efeito internacionais.

Estatuto, Cdigo, Regulamento: Contedo objetivo e prprio ao funcionamento de uma OI.

Modus Vivendi: Acordo de tolerncia recproca entre entes propensos animosidade.

Compromisso:

Termos comumente dispensado a um compromisso arbitral.

Concordatas:
6

______________________________________Prof Dr. Rodrigo F More Universidade Catlica de Santos Graduao em Direito 2010

Nome dados aos tratados firmados com a Santa S. 3. Base instrumental: Um tratado pode ser composto por mais de um instrumento: tcnica de anexos. A troca de notas por ter duplo objetivo: negociao ou comunicao.

4. Classificao dos tratados: a) critrios formais: quanto ao nmero de partes: bilaterais multilaterais quanto extenso dos procedimentos: tratados em sentido estrito (solenes) dois momentos de expresso do consentimento: assinatura e ratificao. tratados em forma simplificada duas formas: de procedimento breve (entra em vigor na data de assinatura) e acordo executivo (fast track) b) critrios materiais 1. Tratados: entre sujeitos de direito internacional Quase-tratados: acordos entre Estados e pessoas de direito pblico ou privado estrangeiras

Tratados lei: criao de regras gerais de direito internacional entre as partes Tratados contrato: so estipuladas as regras de relao mtua entre as partes. Esta uma classificao, como acusa SORENSEN, absolutamente intil, posto que no existe, preponderantemente, um tratado-lei ou contrato, mas, como asseveram QUADROS e PEREIRA, tratados hbridos que comportam ambos os tipos, prevalecendo a classificao somente em seu valor tendencial. 3. Tratados guarda-chuva (umbrella treaty) Tratado moldura (framework treaty)

2.

______________________________________Prof Dr. Rodrigo F More Universidade Catlica de Santos Graduao em Direito 2010 SEGUNDA PARTE I- FORMATO DOS TRATADOS Por serem os tratados, as convenes, os acordos e os ajustes complementares documentos formais, por escrito e com teor definido, eles obedecem, tradicionalmente, o seguinte padro: a. Ttulos: indica o tema a ser acordado b. Prembulo: indica as Partes Contratantes, ou seja, os Governos ou as Organizaes Internacionais. c. Consideranda: indica a motivao que leva celebrao do ato internacional. Em se tratando de acordo complementar, o acordo bsico deve ser aqui mencionado. d. Articulado: indica a parte principal, na qual se acham registradas, sob forma de artigos numerados as clusulas operativas do instrumento firmado. e. Fecho: especifica o local, a data da celebrao do ato, o idioma em que se acha redigido e o nmero de exemplares originais. Tratando-se de idiomas menos usuais, a prtica brasileira tem sido a de negociar um terceiro texto, em ingls, francs ou espanhol, para dirimir futuras dvidas de interpretao. f. Assinatura: pelo Presidente da Repblica, pelo Ministro de Estado das Relaes Exteriores ou por outra autoridade, desde que munida de plenos poderes especficos. g. Para evitar questes de precedncia na assinatura dos atos internacionais bilaterais, adota-se o sistema de inverses ou alternncias, que consiste em cada Parte ocupar o primeiro lugar no exemplar que ficar em seu poder. Os atos multilaterais seguem, habitualmente, a ordem alfabtica dos nomes dos pases, que se altera em funo do idioma em que est redigido. h. Selo de lacre com as armas das Partes Contratantes. II - PROCESSUALSTICA DOS ATOS INTERNACIONAIS Entende-se por clusulas finais ou processualsticas as que dizem respeito forma de entrada em vigor, durao, emendas e trmino dos atos internacionais. Essas clusulas incluem ainda referncias ao depositrio e possibilidade de se efetuarem reservas. Tais dispositivos devem ser precisos, claros e completos, para no entravar a implementao do ato internacional. 1. ENTRADA EM VIGOR O ato internacional pode entrar em vigor:

______________________________________Prof Dr. Rodrigo F More Universidade Catlica de Santos Graduao em Direito 2010 i. Na data da assinatura: ocorre nos acordos em forma simplificada, em que a substncia do ato, por no exigir trmites internos de aprovao ou ratificao, torna possvel a entrada em vigor imediata. j. Em data pr-fixada: quando acordo em forma simplificada - que dispensa aprovao congressual e ratificao - estipula a data de entrada em vigor; ou no caso de ajuste complementar celebrado antes da entrada em vigor do acordo-quadro, que entra em vigor concomitantemente com esse acordo-quadro. k. Por troca de notificaes: cada Parte contratante notifica a outra do cumprimento dos requisitos exigidos pelo seu ordenamento legal para a aprovao do ato, o qual entra em vigor na data da segunda notificao. o procedimento mais usual. l. Por troca de instrumentos de ratificao: desejando-se conferir solenidade entrada em vigor de um tratado, pode-se estabelecer a entrada em vigor por troca de instrumentos de ratificao. A ratificao o ato pelo qual, aps a aprovao legislativa, o Chefe de Estado reitera a confirmao do acordo internacional celebrado em seu nome pelos plenipotencirios que nomeou e promete faz-lo cumprir. Os atos multilaterais normalmente estabelecem a necessidade de que os Estados partes os ratifiquem. m. Por depsito de instrumentos de adeso ou aceitao: caso o Brasil no seja signatrio do tratado multilateral, o procedimento para tornar-se parte, so semelhantes ao do processo de ratificao. A adeso ou a aceitao tem a mesma natureza jurdica da ratificao. n. Por cumprimento de condio pr-estabelecida: ocorre geralmente, em atos multilaterais, nos quais se estabelece a entrada em vigor aps certo nmero de ratificaes. 2. DURAO. A vigncia pode ser: a. Ilimitada: exige um ato de denncia; b. Por prazo fixo: extingue-se por decurso de prazo, fixado entre as partes ou pelo cumprimento do especificado no ato (exemplo, acordo para a construo de uma ponte internacional o para uma reunio internacional); c. por prazo determinado, com prorrogao automtica por iguais perodos. Nesse caso, possibilita-se a denncia s partes que no desejem a sua renovao. Portanto, pode-se dizer que os prazos de vigncia dos atos internacionais variam de caso a caso.

______________________________________Prof Dr. Rodrigo F More Universidade Catlica de Santos Graduao em Direito 2010 3. EMENDAS. recomendvel que o ato estabelea, entre as clusulas processualsticas, dispositivo prevendo alteraes atravs de emendas. importante notar que, semelhana do que sucede com o ato original, deve ser igualmente estabelecido o mecanismo de entrada em vigor da emenda, que deve obedecer aos mesmos requisitos legais do ato original. prefervel usar a entrada em vigor da emenda por troca de notificaes, o que permite atender a quaisquer requisitos de aprovao interna. 4. TRMINO: O ato internacional termina, entre outras razes, por expirao do prazo, por denncia ou por substituio. Esta ltima se d com a aprovao e entrada em vigor de outro ato sobre o mesmo assunto que substitui o anterior. Normalmente ela expressa no texto do novo ato. A denncia efetuada, normalmente, por nota diplomtica passada pela Parte denunciante. conveniente a fixao de prazo para a efetivao da mesma - em geral de trs a seis meses, podendo chegar no mximo a um ano -, bem como de previso de que os projetos em curso no sero afetados. 5. DEPOSITRIO A generalizao dos tratados multilaterais propiciou o advento da figura do depositrio: um dos Estados contratantes ou um organismo internacional. Cabe ao depositrio a manuteno, em seus arquivos, do instrumento original, bem como a distribuio de cpias autnticas do texto do ato e o registro de seus aspectos processualsticos. O Brasil o depositrio de diversos tratados relevantes, como o Tratado da Bacia do Prata e o Tratado de Cooperao Amaznica. III VALIDADE DOS TRATADOS 1. Condies de validade: a) capacidade das partes (sujeitos de direito internacional pblico) b) regularidade do consentimento b.1. irregularidades formais ratificao imperfeita b.2. irregularidades substanciais erro, dolo, coao (representantes e Estados), fraude, corrupo de representantes c) licitude do objeto conflitos com normas cogentes (ius cogens) de direito internacional pblico

10

______________________________________Prof Dr. Rodrigo F More Universidade Catlica de Santos Graduao em Direito 2010 2. Nulidades: a) absolutas tratados concludos sob coao (de representantes ou de Estados) no produzem efeitos jurdicos vinculantes ou que firam normas cogentes de direito internacional pblico b) relativas violao de regra de direito interno de um dos Estados contratantes, dolo, corrupo de representantes, fraude c) procedimento de anulao de acordo com a Conveno de Viena de 1969, assim que um Estado identificar uma nulidade ou anulabilidade deve notificar por escrito os demais Estados envolvidos no tratado d) efeitos da nulidade ex tunc IV DENNCIA, TRMINO E SUSPENSO DE VIGNCIA. 1. Denncia a) previso no corpo do tratado b) efeitos 2. Trmino a) previso no tratado b) acordo posterior c) quebra/ruptura d) impossibilidade superveniente de continuidade de execuo e) mudana de circunstncias (rebus sic stantibus) sucesso de Estados f) conflito com norma cogente de DIP 3. Suspenso: a) acordo b) fora maior c) guerra e conflitos armados V APLICAO E EFEITOS. 1. justificativa por no execuo ou para suspenso de execuo, sem prejuzo da responsabilidade de Estado 2. obrigao e direitos de terceiros Estados (o tratado no cria obrigaes e direitos a terceiros Estados sem consentimento destes) 3. Conflitos com tratados anteriores firmados entre os Estados parte VI INTERPRETAO. 1. Competncia para interpretao

11

______________________________________Prof Dr. Rodrigo F More Universidade Catlica de Santos Graduao em Direito 2010 2. Regras de interpretao a) autntica: unilateral ou coletiva, realizada pelas partes b) no autntica terceiros jurisdicional (judicial ou arbitral) c) interpretao lgica, restritiva, teleolgica, textual d) contexto histrico e) prembulos e anexos f) acordos posteriores sobre interpretao e aplicao de suas provises g) prtica das partes na aplicao do tratado h) regras de DIP: boa-f VII SOLUO PACFICA DE CONTROVRSIAS (Ver Captulo VI da Carta das Naes Unidas, em anexo)

12

______________________________________Prof Dr. Rodrigo F More Universidade Catlica de Santos Graduao em Direito 2010 TERCEIRA PARTE I Introduo1 A Prtica Diplomtica Brasileira No Brasil, o ato internacional necessita, para a sua concluso, da colaborao dos Poderes Executivo e Legislativo. Segundo a vigente Constituio brasileira, celebrar tratados, acordos e atos internacionais competncia privativa do Presidente da Repblica (art. 84, inciso VIII), embora estejam sujeitos ao referendo do Congresso Nacional, a quem cabe, ademais, resolver definitivamente sobre tratados, acordos e atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional (art. 49, inciso I). Portanto, embora o Presidente da Repblica seja o titular da dinmica das relaes internacionais, cabendo-lhe decidir tanto sobre a convenincia de iniciar negociaes, como de ratificar o ato internacional j concludo, a intervenincia do Poder Legislativo, sob a forma de aprovao congressual, , via de regra, necessria. A tradio constitucional brasileira no concede o direito de concluir tratados aos Estados-membros da Federao. Nessa linha, a atual Constituio diz competir Unio, "manter relaes com Estados estrangeiros e participar de organizaes internacionais" (art. 21, inciso I). Por tal razo, qualquer tratado que um estado federado ou municpio deseje concluir com Estado estrangeiro, ou unidade dos mesmos que possua poder de concluir tratados, dever ser feito com a intermediao do Ministrio das Relaes Exteriores, decorrente de sua prpria competncia legal. A necessidade dessa intermediao impe-se, igualmente aos demais Ministrios. A presena crescente do Brasil no cenrio internacional e a conseqente intensificao dos contatos gerou nos ltimos anos um aumento significativo de atos internacionais negociados e concludos pelo Brasil, sobre as mais diversas matrias. A ttulo exemplificativo, durante o Imprio, o Brasil concluiu 183 atos internacionais; na Primeira Repblica, 200 atos; nos quatro anos da administrao do Presidente Fernando Henrique Cardoso foram celebrados 392 atos bilaterais e 143 multilaterais. Historicamente, foram as regras consuetudinrias que regeram os tratados, utilizando certos princpios gerais, notadamente, o do respeito ao acordado ("pacta sunt servanda") , o do livre consentimento e o da boa f das Partes contratantes. A partir do final do sculo XIX, algumas causas podem ser apontadas pelas mudanas e pela complexidade por que passou o direito dos tratados ou das gentes: a eroso do protagonismo concentrado na pessoa do Chefe de Estado; a multiplicao dos regimes republicanos; a progressiva constitucionalizao das monarquias; e, o envolvimento, no processo, de rgos de representao popular. No sculo XX, surgem dois fenmenos
Esta introduo foi extrada, na ntegra, do site do Ministrio das Relaes Exteriores do Brasil: http://www.mre.gov.br/dai3.htm
1

13

______________________________________Prof Dr. Rodrigo F More Universidade Catlica de Santos Graduao em Direito 2010 novos: o aparecimento das organizaes internacionais e a codificao do direito dos tratados, transformando regras costumeiras em regras convencionais escritas, expressas elas mesmas no texto de um tratado. Essa codificao foi resultado dos trabalhos de vinte anos da Comisso de Direito Internacional das Naes Unidas, que levou adoo, em 1969, da Conveno de Viena sobre Direito dos Tratados. Ela entrou em vigor internacional em 27 de janeiro de 1980. No Brasil, o Executivo encaminhou ao Legislativo, em abril de 1992, o texto da Conveno para exame e eventual aprovao. Embora o Brasil ainda no seja parte dela, suas normas so tidas como vigentes por expressarem costume internacional. A mencionada Conveno definiu tratado internacional como "um acordo internacional concludo por escrito entre Estados e regido pelo Direito Internacional, quer conste de um instrumento nico, quer de dois ou mais instrumentos conexos, qualquer que seja sua denominao especfica" (Art.2, a). Assinale-se que, para o Ministro Francisco Rezek (Direito Internacional Pblico, 1996), "tratado todo acordo formal concludo entre sujeitos de direito internacional, e destinado a produzir efeitos jurdicos", de contedo varivel e que d cobertura legal sua prpria substncia. Assim se pode dizer que, em linhas gerais, o direito dos tratados expressa: a. b. c. d. e. f. g. h. como negociam as partes; atravs de que rgos; que gnero de textos produzem; como asseguram que o texto autntico; como manifestam seu consentimento definitivo; como pem o compromisso em vigor; que efeitos produz sobre os pactuantes e/ou sobre terceiros; formas de durao, alterao e trmino dos atos.

Cabe registrar, finalmente, que na prtica de muitos Estados vicejou, por vrias razes, o costume de concluir certos tratados, sem aprovao legislativa. Eles passaram a ser conhecidos como acordos em forma simplificada ou acordos do Executivo. Todas as Constituies brasileiras, inclusive a vigente, desconhecem tal expediente. II o Processo de Concluso dos tratados O processo de concluso de tratados consiste numa srie de atos formais tendentes a tornar o tratado internacional eficaz entre as partes que o assinou. No direito brasileiro, o processo de concluso passa obrigatoriamente pela incorporao do texto do tratado ao ordenamento legal interno, representado pelo ato formal de sua promulgao pelo Presidente da Repblica, aps sua ratificao pelo Congresso Nacional.

14

______________________________________Prof Dr. Rodrigo F More Universidade Catlica de Santos Graduao em Direito 2010 Como um processo, a concluso consiste, como se destacou, numa srie de atos formais, quais sejam: a) elaborao do texto b) expresso do consentimento c) verificao das autoridades e de seus poderes d) assinatura do texto e) ratificao, adeso, aceitao e aprovao f) reservas g) depsito e registro/publicidade 1. Elaborao do texto: negociao e adoo de texto 2. Expresso do consentimento: Modos - Forma solene de ratificao Forma simplificada 3. Autoridades e poderes 4. Assinatura A assinatura uma fase necessria da processualstica dos atos internacionais, pois com ela que se encerram as negociaes e se expressa o consentimento de cada parte contratante. A Constituio Federal estipula que competente para celebrar atos internacionais em nome do Governo brasileiro o Presidente da Repblica (Art. 84, VIII) (competncia originria). Ao Ministro de Estado das Relaes Exteriores cabe "auxiliar o Presidente da Repblica na formulao da poltica exterior do Brasil, assegurar sua execuo e manter relaes com Estados estrangeiros, organismos e organizaes internacionais" (conforme estabelece o Decreto n 2.246, de 6 de junho de 1997, que aprova a estrutura regimental do MRE) (competncia derivada). Qualquer autoridade pode assinar um ato internacional, desde que possua Carta de Plenos Poderes, firmada pelo Presidente da Repblica e referendada pelo Ministro das Relaes Exteriores. Segundo o artigo 7 da Conveno de Viena sobre o Direito dos Tratados, a adoo ou autenticao de texto de tratado, bem como a expresso de consentimento em obrigar-se pelo mesmo, deve ser efetuada por pessoa detentora de plenos poderes. Exclui-se de tal regra para os tratados em geral, os Chefes de Estado, Chefes de Governo (por competncia constitucional) e os Ministros das Relaes Exteriores (por competncia legal). Portanto, a capacidade de outros Ministros ou qualquer outra autoridade assinarem atos internacionais deriva de plenos poderes especficos para cada caso dada pelo Presidente da Repblica.

15

______________________________________Prof Dr. Rodrigo F More Universidade Catlica de Santos Graduao em Direito 2010

A nica exceo regra geral da obrigatria apresentao dos plenos poderes a que se refere aos atos bilaterais ou multilaterais firmados pelos Embaixadores acreditados, por o serem como "extraordinrio e plenipotencirio". Carta de credenciamento o documento que designa delegao para participar em encontros e conferncias internacionais, geralmente autorizando o chefe da delegao a assinar a ata final. O documento em questo, assinado pelo Ministro das Relaes Exteriores. Exige-se a Carta de Plenos Poderes para a assinatura de Convenes durante conferncia internacional. 5. Ratificao, adeso, aceitao e aprovao Processo de ratificao no direito brasileiro: CF88, art. 84, VIII: competncia privativa do Presidente da Repblica para celebrar tratados, convenes e atos internacionais sujeitos a referendo do Congresso Nacional CF88, art. 49, I: competncia exclusiva do Congresso Nacional para resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional (independentemente de sano presidencial) Projeto de lei:

Como regra geral, pode-se afirmar que o rgo competente do Poder Executivo para entabular negociaes diplomticas que tenham em vista a celebrao de atos internacionais o Ministrio das Relaes Exteriores (Decreto n2.246, de 06/06/1997, Anexo I, artigo 1, III). O incremento de acordos, de natureza eminentemente tcnica, tem proporcionado a participao de outros rgos governamentais no processo negociador internacional. Terminada a negociao de um ato bilateral, o projeto, por vezes rubricado pelos negociadores, vai apreciao das autoridades dos respectivos pases. A minuta rubricada indica to somente concordncia preliminar. A negociao de tratado multilateral no mbito de uma organizao internacional realizada conforme os procedimentos da organizao, que prepara o texto original do ato a ser assinado. A Delegao brasileira deve observar as instrues do Governo brasileiro, transmitidas geralmente pelo Ministrio das Relaes Exteriores, e cabe Diviso de Atos Internacionais preparar o credenciamento da Delegao e a Carta de Plenos Poderes.

16

______________________________________Prof Dr. Rodrigo F More Universidade Catlica de Santos Graduao em Direito 2010 Aprovao pelo Congresso:

Em regra, todos os atos bilaterais ou multilaterais esto sujeitos, por determinao constitucional, aprovao pelo Congresso Nacional. Prepara-se uma Exposio de Motivos, na qual o Ministro das Relaes Exteriores explica as razes que levaram assinatura daquele instrumento e solicita que o Presidente da Repblica, por uma Mensagem, o submeta ao Congresso Nacional. Caso no haja texto original em portugus, no caso de atos multilaterais, a traduo do texto obrigatria. Aprovada a exposio de motivos e assinada a mensagem ao Congresso pelo Presidente da Repblica, o ato internacional encaminhado para exame e aprovao, sucessivamente, pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Antes de ser levado aos respectivos Plenrios, o instrumento avaliado, em ambas as Casas, pelas Comisses de Constituio e Justia e de Relaes Exteriores e por outras Comisses interessadas na matria. A aprovao congressual materializada por Decreto Legislativo, assinado pelo Presidente do Senado, publicado no Dirio Oficial da Unio. Promulgao:

A validade e executoriedade do ato internacional no ordenamento interno brasileiro d-se atravs de sua promulgao. Publicado o Decreto Legislativo que aprovou o ato internacional, cabe ao Executivo promulg-lo, por decreto assinado pelo Presidente da Repblica e referendado pelo Ministro das Relaes Exteriores. Esse decreto acompanhado de cpia do texto e publicado no Dirio Oficial da Unio. O ato internacional que dispensou a aprovao congressual, objeto apenas de publicao. 6. Reservas: Restries no corpo do tratado Efeitos 7. Depsito e registro/publicidade: Nos termos do artigo 102 da Carta das Naes Unidas, os atos internacionais bilaterais celebrados pelo Brasil, aps entrarem em vigor, so encaminhados pela Diviso de Atos Internacionais Misso do Brasil junto s Naes Unidas em Nova York para serem registrados junto ao Secretariado das Naes Unidas. Quanto aos atos multilaterais, conforme j indicado, cabe ao depositrio a responsabilidade do registro nas Naes Unidas.

17

S-ar putea să vă placă și