Sunteți pe pagina 1din 5

3 perguntas sobre o fim dos tempos

"Tendo Jesus sado do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discpulos para lhe mostrar as construes do templo. Ele, porm, lhes disse: No vedes tudo isto? Em verdade vos digo que no ficar aqui pedra sobre pedra que no seja derribada. No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discpulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucedero estais coisas e que sinal haver da tua vinda e da consumao do sculo. E ele lhes respondeu: Vede que ningum vos engane. Porque viro muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganaro a muitos. E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, no vos assusteis, porque necessrio assim acontecer, mas ainda no o fim. Porquanto se levantar nao contra nao, reino contra reino, e haver fomes e terremotos em vrios lugares; porm tudo isto o princpio das dores. Ento, sereis atribulados, e vos mataro. Sereis odiados de todas as naes, por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos ho de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-o muitos falsos profetas e enganaro a muitos. E, por se multiplicar a iniqidade, o amor se esfriar de quase todos. Aquele, porm, que perseverar at o fim, esse ser salvo. E ser pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as naes. Ento vir o fim. Quando, pois, virdes o abominvel da desolao de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem l entenda), ento, os que estiverem na Judia fujam para os montes; quem estiver sobre o eirado no desa a tirar de casa alguma coisa; e quem estiver no campo no volte atrs para buscar a sua capa. Ai das que estiverem grvidas e das que amamentarem naqueles dias! Orai para que a vossa fuga no se d no inverno, nem no sbado; porque nesse tempo haver grande tribulao, como desde o princpio do mundo at agora no tem havido e nem haver jamais. No tivessem aqueles dias sido abreviados, ningum seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias sero abreviados. Ento, se algum vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! No acrediteis; porque surgiro falsos cristos e falsos profetas operando grande sinais e prodgios para enganar, se possvel, os prprios eleitos. Vede que vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele est no deserto!, no saiais. Ou: Ei-lo no interior da casa!, no acrediteis. Porque, assim como o relmpago sai do oriente e se mostra no ocidente, assim h de ser a vinda do Filho do Homem. Onde estiver o cadver, a se ajuntaro os abutres" (Mt 24.1-28). Sobre os acontecimentos dos tempos finais, recomendvel ler tambm os versculos restantes de Mateus 24 e todo o captulo 25. A respeito, vamos perguntar-nos:

1. A quem Jesus dirigiu, em primeiro lugar, as palavras de Mateus 24 e 25?


A resposta : basicamente aos judeus e no Igreja Nessa ocasio a Igreja ainda era um mistrio. Somente no Pentecoste ela foi includa no agir de Deus e, posteriormente, revelada atravs de Paulo. Portanto, o texto tambm no est falando do arrebatamento, quando Jesus vir para buscar Sua Igreja, mas trata da volta de Jesus em grande poder e glria para Seu povo Israel, aps a Grande Tribulao (Mt 24.29-31). Jesus s falou do arrebatamento mais tarde, pouco antes do Getsmani, como est registrado em Joo 14. At ento os discpulos, como judeus, s sabiam da era gloriosa do Messias que viria para Israel (por exemplo, Lucas 17.22-37). Os discpulos a quem Jesus Se dirigiu em Mateus 24 e 25 evidentemente eram judeus. Em minha opinio, eles simbolizam o remanescente judeu fiel, que crer no Messias no tempo da Grande Tribulao.

No sermo proftico do Senhor Jesus no Monte das Oliveiras, Ele predisse como ser a situao dos judeus no perodo imediatamente anterior Sua volta. Falsos profetas e falsos cristos, como so chamados em Mateus 24.5,23,26, representam um perigo para Israel. A Igreja enfrenta outros perigos, pois deve preocupar-se mais com falsos mestres, falsos apstolos e falsos evangelistas e em discernir os espritos (2 Co 11.13; 2 Pe 2.1; Gl 1.6-9). Filhos de Deus renascidos pelo Esprito Santo certamente no vo sucumbir s sedues de falsos cristos e cair nesses enganos. O "abominvel da desolao" (Mt 24.15) diz respeito claramente terra judaica, ao templo judaico e aos sacrifcios judeus. J o profeta Daniel falou a respeito. E Daniel no falava da Igreja, mas de "teu povo... e de tua santa cidade" (Dn 9.24). A frase: "ento, os que estiverem na Judia fujam para os montes" (Mt 24.16), bem clara. Tratase nitidamente da terra de Israel. Pois no Novo Testamento a Igreja de Jesus nunca conclamada a fugir para os montes. Igualmente o texto que fala do sbado diz respeito aos judeus, aos seus costumes e suas leis (v. 20). Tambm a parbola da figueira (v. 32) uma representao simblica da nao judaica. Do mesmo modo, a expresso "esta gerao" (v. 43) aplica-se a Israel.

2. A que poca o Senhor se refere em Mateus 24?


A resposta pergunta anterior nos conduz automaticamente ao tempo em que esses fatos acontecero. Trata-se da poca em que Deus comear a agir novamente com Seu povo Israel de maneira coletiva, levando o povo da Aliana ao seu destino final (v. 3), que a vinda do seu Messias e o estabelecimento de Seu reino. O centro de todas as profecias de Mateus 24 e 25 ocupado pelos sete anos que so os ltimos da 70 semana de Daniel (Dn 9.24-27). Devemos estar cientes de que esse perodo a consumao do sculo, o encerramento de uma era, e no apenas o transcorrer de um tempo. O sinal do fim dos tempos a ltima semana, a 70 semana de Daniel. Todos os sinais que o Senhor Jesus predisse em Mateus 24, que conduziro Sua vinda visvel (v. 30), tm seus paralelos no Apocalipse, nos captulos de 6 a 19. Mas nessa ocasio a Igreja de Jesus j ter sido arrebatada, guardada da "hora da provao" (Ap 3.10). Os ltimos sete anos divididos em trs etapas (Mt 24.4-28) 1. Os versculos 4-8 descrevem, segundo meu entendimento, a primeira metade da 70 semana de Daniel. O versculo 8 diz claramente: "porm tudo isto o princpio das dores". As dores no dizem respeito a uma poca qualquer, elas definem especificamente o tempo da Tribulao, comparado na Bblia "s dores de parto de uma mulher grvida" (1 Ts 5.3; veja tambm Jr 30.5-7). O princpio das dores so os primeiros trs anos e meio da 70 semana. Assim como existem etapas iniciais e finais nas dores que antecedem um parto, tambm esses ltimos 7 anos dividem-se em duas etapas de trs anos e meio. H um paralelismo e uma concordncia quase literal entre Mateus 24.4-8 e Apocalipse 6, onde o Senhor abre os selos de juzo: Falsos cristos (Mt 24.5) primeiro selo: um falso cristo (Ap 6.1-2). Guerras (Mt 24.6-7) segundo selo: a paz ser tirada da terra (Ap 6.3-4).

Fomes (Mt 24.7) terceiro selo: um cavaleiro montado em um cavalo preto com uma balana em suas mos (Ap 6.5-6). Terremotos (Mt 24.7), epidemias (Lc 21.11) quarto selo: um cavaleiro montado em um cavalo amarelo, chamado "Morte" (Ap 6.7-8). 2. Nos versculos 9-28 temos a descrio da Grande Tribulao, ou seja, a segunda metade (trs anos e meio) da 70 semana de Daniel. Nesse tempo muitos morrero como mrtires (Mt 24.9) quinto selo (Ap 6.9-11). Coisas espantosas e grandes sinais no cu anunciam a chegada do grande dia da ira do Senhor (Lc 21.11) sexto selo (Ap 6.12-17). Em Israel, muitos trairo uns aos outros (Mt 24.10, veja tambm Mt 10.21). O engano e a impiedade se alastraro, o amor esfriar, significando que muitos apostataro de sua f (Mt 24.11-12, veja 2 Ts 2.10-11). Quem perseverar at o fim ver a volta do Senhor e entrar no Milnio (Mt 24.13). O Evangelho do Reino ser pregado por todo o mundo (v. 14). Ele no deve ser confundido com o Evangelho da graa, anunciado atualmente. O Evangelho do Reino a mensagem que ser transmitida no tempo da Tribulao pelo remanescente e pelos 144.000 selados do povo de Israel, chamando a ateno para a volta de Jesus, que ento vir para estabelecer Seu Reino (compare Apocalipse 7 com Mateus 10.16-23). 3. Mateus 24.15 refere-se metade da 70 semana de Daniel, o comeo dos ltimos trs anos e meio de tribulao. A "abominao desoladora" no teve seu cumprimento na destruio do templo em 70 d.C., pois refere-se afirmao de Daniel, que aponta claramente para o fim dos tempos (Dn 12.1,4,7,9,11). A profecia da "abominao desoladora" de Daniel teve um pr-cumprimento aproximadamente em 150 a.C., na pessoa de Antoco Epifnio. Daniel 11.31 fala a respeito. A "abominao desoladora" cumpriu-se parcialmente em 70 d.C. atravs dos romanos, que destruram o templo. Mas "abominvel da desolao" de que Jesus fala em Mateus 24.15 ser estabelecido apenas pelo anticristo, vindo a ter seu cumprimento pleno e definitivo na metade dos ltimos sete anos (como profetizado em Daniel 12). Essa profecia de Daniel claramente para o tempo do fim (vv. 4,9), referindo-se a um tempo de to grande angstia como jamais houve antes (v. 1), que durar "um tempo, dois tempos e metade de um tempo". dessa Grande Tribulao, desse perodo de imenso sofrimento e angstia, que Jesus fala em Mateus 24.21 (veja Jr 30.7). Nos versculos a seguir, de 16 a 28, o Senhor Jesus explica como o remanescente dos judeus deve comportar-se durante a Grande Tribulao: Eles devem fugir (veja Ap 12.6). Esses dias sero abreviados para trs anos e meio, para que os escolhidos sejam salvos. Falsos cristos e falsos profetas faro milagres e sinais (veja Ap 13.13-14).

Mas ento, finalmente, diante dos olhos de todos, o Senhor vir "como o relmpago sai do oriente e se mostra at no ocidente". Esses dias da ira de Deus (Lc 21.22), ou melhor, esses dias da ira de Deus e do Cordeiro (Ap 6.17), so descritos assim: "Onde estiver o cadver, a se ajuntaro os abutres" (Mt 24.28). O "cadver" representa o judasmo apstata, afastado de Deus, e o sistema mundial sob a regncia do anticristo, no qual reinar a morte e o "hades". Os "abutres" simbolizam o juzo de Deus. Como j foi mencionado, no creio que em Mateus 24.15 o Senhor Jesus esteja referindo-se destruio do templo em 70 d.C., mas penso que Ele est falando do tempo do fim. Ele menciona a destruio do templo e de Jerusalm em Lucas 21, fazendo ento a ligao com os tempos finais. Alis, este o sentido dos quatro Evangelhos: apresentar nfases diferenciadas dos relatos. Os Evangelhos tratam da profecia como tambm ns devemos faz-lo, manejando bem a palavra da verdade (2 Tm 2.15). Em Lucas 21.20 e 24 o Senhor diz: "Quando, porm, virdes Jerusalm sitiada de exrcitos, sabei que est prxima a sua devastao. Cairo ao fio da espada e sero levados cativos para todas as naes; e, at que os tempos dos gentios se completem, Jerusalm ser pisada por eles." Isso cumpriu-se em 70 d.C. Mas Mateus 24 menciona algo que no aparece no Evangelho de Lucas, pois cumprir-se- apenas nos tempos do fim: "o abominvel da desolao" (v. 15). No Evangelho de Lucas, que trata primeiro da destruio do templo em 70 d.C., est escrito: "...haver grande aflio na terra" (Lc 21.23) (no est escrito: "grande tribulao"). Mas em Mateus 24, que em primeira linha fala dos tempos do fim, lemos sobre uma "grande tribulao" "como desde o princpio do mundo at agora no tem havido e nem haver jamais" (v. 21). A expresso "grande tribulao" diferencia nitidamente a angstia de 70 d.C. da "grande tribulao" no final dos tempos.

3. Qual a mensagem desse texto bblico para ns hoje?


Essa passagem tem forte significado para os crentes de hoje, pois sabemos que os impressionantes acontecimentos da Grande Tribulao lanam suas sombras diante de si e que, por essa razo, o arrebatamento da Igreja deve estar muito prximo. Nosso mundo est muito inquieto. H conflitos em muitos pases e torna-se mais e mais evidente a possibilidade de guerras devastadoras em futuro prximo. Mais de 400.000 cientistas esto atualmente ocupados em melhorar sistemas blicos ou em desenvolver novos armamentos. Grande parte da humanidade passa fome. Terremotos, tempestades, inundaes e doenas imprevisveis, alm de outros fenmenos e catstrofes da natureza, aumentam dramaticamente em progresso geomtrica, como as dores de parto da que est para dar luz. Grande parte dos cristos perseguida. Muitos chegam a falar de uma "escalada" nas perseguies nos ltimos anos. Tambm a seduo e o engano atravs de falsas religies comparvel a uma avalanche. O clamor pelo "homem forte" torna-se mais audvel. Qualquer coisa passa a ser anunciada como "deus" ou "salvador" e as pessoas agarram-se ansiosas a essas ofertas enganosas. Ao mesmo tempo acontece uma apostasia nunca vista, um crescente afastamento da Bblia e do Deus vivo.

As dores da Grande Tribulao anunciaro a vinda do Filho do Homem. No nos encontramos diante do fim do mundo, mas nos aproximamos do fim de nossa era (Mt 24.3). O Filho de Deus no nos trar o fim, mas um novo comeo. Jesus Cristo no apenas a esperana para o futuro do mundo, mas a esperana para toda pessoa, para cada um que invocar Seu Nome! (Norbert Lieth http://www.chamada.com.br) Publicado anteriormente na revista Notcias de Israel, setembro de 2000.

Norbert Lieth ser um dos preletores do IX Congresso Internacional Sobre a Palavra Proftica - guas de Lindia, 17 a 20/10/2007. Mais detalhes aqui

S-ar putea să vă placă și

  • Atos Dos Apóstolos
    Atos Dos Apóstolos
    Document73 pagini
    Atos Dos Apóstolos
    Caminho da Graça | blog
    100% (5)
  • 1º Tessalonicenses
    1º Tessalonicenses
    Document9 pagini
    1º Tessalonicenses
    Caminho da Graça | blog
    100% (1)
  • Provérbios
    Provérbios
    Document48 pagini
    Provérbios
    Caminho da Graça | blog
    100% (6)
  • Impossibillidade Humana Possibilidade Divina
    Impossibillidade Humana Possibilidade Divina
    Document43 pagini
    Impossibillidade Humana Possibilidade Divina
    api-3733372
    83% (6)
  • O Evangelho Segundo Lucas
    O Evangelho Segundo Lucas
    Document91 pagini
    O Evangelho Segundo Lucas
    Caminho da Graça | blog
    100% (5)
  • Rhema - Estrategias Missionárias
    Rhema - Estrategias Missionárias
    Document96 pagini
    Rhema - Estrategias Missionárias
    Carlos Roberto Querino da Rocha
    Încă nu există evaluări
  • O Evangelho Segundo Mateus
    O Evangelho Segundo Mateus
    Document72 pagini
    O Evangelho Segundo Mateus
    Caminho da Graça | blog
    100% (3)
  • Colossesnses
    Colossesnses
    Document9 pagini
    Colossesnses
    Caminho da Graça | blog
    Încă nu există evaluări
  • O Evangelho Segundo Marcos
    O Evangelho Segundo Marcos
    Document50 pagini
    O Evangelho Segundo Marcos
    Caminho da Graça | blog
    100% (2)
  • Novo Nascimento
    Novo Nascimento
    Document16 pagini
    Novo Nascimento
    api-3733372
    Încă nu există evaluări
  • O Seu Dinheiro
    O Seu Dinheiro
    Document107 pagini
    O Seu Dinheiro
    api-3733372
    100% (4)
  • 1º João
    1º João
    Document10 pagini
    1º João
    Caminho da Graça | blog
    100% (1)
  • 3º João
    3º João
    Document3 pagini
    3º João
    Caminho da Graça | blog
    100% (1)
  • 2º Pedro
    2º Pedro
    Document6 pagini
    2º Pedro
    Caminho da Graça | blog
    Încă nu există evaluări
  • Tiago
    Tiago
    Document10 pagini
    Tiago
    Caminho da Graça | blog
    100% (1)
  • 2º Timóteo
    2º Timóteo
    Document8 pagini
    2º Timóteo
    Caminho da Graça | blog
    Încă nu există evaluări
  • Efésios
    Efésios
    Document13 pagini
    Efésios
    Caminho da Graça | blog
    100% (2)
  • Hebreus
    Hebreus
    Document25 pagini
    Hebreus
    Caminho da Graça | blog
    100% (1)
  • 1º Timóteo
    1º Timóteo
    Document10 pagini
    1º Timóteo
    Caminho da Graça | blog
    67% (3)
  • 1º Coríntios
    1º Coríntios
    Document34 pagini
    1º Coríntios
    Caminho da Graça | blog
    100% (5)
  • Tito
    Tito
    Document5 pagini
    Tito
    Caminho da Graça | blog
    Încă nu există evaluări
  • 2º João
    2º João
    Document3 pagini
    2º João
    Caminho da Graça | blog
    Încă nu există evaluări
  • Judas
    Judas
    Document5 pagini
    Judas
    Caminho da Graça | blog
    100% (1)
  • Apocalipse
    Apocalipse
    Document39 pagini
    Apocalipse
    Caminho da Graça | blog
    100% (2)
  • Filemom
    Filemom
    Document3 pagini
    Filemom
    Caminho da Graça | blog
    100% (2)
  • 2º Tessalonicenses
    2º Tessalonicenses
    Document5 pagini
    2º Tessalonicenses
    Caminho da Graça | blog
    Încă nu există evaluări
  • Gálatas
    Gálatas
    Document12 pagini
    Gálatas
    Caminho da Graça | blog
    100% (2)
  • 1º Pedro
    1º Pedro
    Document11 pagini
    1º Pedro
    Caminho da Graça | blog
    100% (2)
  • Romanos
    Romanos
    Document33 pagini
    Romanos
    Caminho da Graça | blog
    100% (2)
  • O Evangelho Segundo João
    O Evangelho Segundo João
    Document45 pagini
    O Evangelho Segundo João
    Caminho da Graça | blog
    100% (1)