Sunteți pe pagina 1din 2

Macartismo

Passada a Segunda Guerra Mundial, o jogo poltico internacional ficara polarizado entre as naes comunistas e capitalistas. Nesse contexto, a chamada Guerra Fria se desenvolveu com uma das vrias manifestaes que reafirmavam claramente esse processo de polarizao. Nos EUA, tal diviso de perspectivas acabou favorecendo a perseguio daqueles que tivessem algum tipo de relao com a militncia comunista. Sob o mbito poltico, a perseguio aos comunistas ganhou um relevante espao atravs das aes empreendidas pelo senador Joseph Raymond McCarthy. Por meio de discursos inflamados e diversos projetos de lei, esse estadista conseguiu aprovar a formao de comits e leis que determinavam o controle e a imposio de penalidades contra aqueles que tivessem algum envolvimento com atividades antiamericanas. Na prtica, as polmicas atividades antiamericanas eram um sinnimo empregado para qualquer manifestao poltica inspirada pelo comunismo. O sucesso dessa poltica acabou atingindo tais propores que o prprio anticomunismo passou a tambm ser chamado de macartismo, em homenagem a uma de suas mais evidentes representantes. Apesar de defender a ampla perseguio aos comunistas, o senador McCarthy tinha suas aes limitadas ao quadro de funcionrios do Governo Federal. De tempos em tempos, ele ia at o pblico para exibir grficos, mapas e relatrios que indicavam a perseguio dos funcionrios suspeitos de atividade comunista. Por meio de tais aes, reforava uma noo de patriotismo distorcida que ia contra as prprias liberdades a serem garantidas em uma democracia. A notoriedade delegada ao macartismo, principalmente na dcada de 1950, pode ser vista como sendo auge de um costume anterior. Nos finais da dcada de 1930, o Comit de Atividades Antiamericanas j desenvolvia um trabalho semelhante ao divulgar vrias listas negras onde acusavam intelectuais, escritores e artistas de terem envolvimento com o comunismo. Ao atingirmos a dcada de 1960, a euforia das manifestaes anticomunistas dava lugar para o desenvolvimento de outros caminhos. A ascenso do movimento hippie e as novas reflexes da intelectualidade colocavam em questo essa viso poltica por simples dualidades opostas. Os jovens dessa poca conseguiam notar as injustias vigentes no mundo capitalista, mas no concordavam com a faceta autoritria de algumas experincias do socialismo. Nos dias de hoje, o macartismo utilizado para se definir qualquer tipo de perseguio sistemtica aos comunistas. Nos Estados Unidos, podemos ver que a ateno anteriormente dedicada aos comunistas hoje se volta contra os pases islmicos acusados de protegerem terroristas.
Com o fim da II Guerra Mundial, em 1945, dois pases prevaleceram como potncias econmicas e blicas: os Estados Unidos da Amrica, representando o sistema capitalista; e a Rssia, representando o comunismo. A partir de ento, teve incio um conflito mundialmente conhecido comoGuerra Fria (1945 -1989). A Guerra Fria consistiu na bipolarizao mundialentre os pases que representavam o bloco capitalista e os que representavam o bloco comunista. Esses dois blocos foram

protagonistas de uma guerra ideolgica, baseada na propaganda. Durante essa guerra, o mundo viveu intensasameaas nucleares e constantes corridas armamentistas. Na dcada de 1950, houve nos Estados Unidos da Amrica uma poltica intensa anticomunista. O senador norte-americano Joseph McCarthy instituiu uma campanha de perseguio aos comunistas em territrio estadunidense que ficou conhecida comomacartismo. McCarthy afirmava que nos Estados Unidos estariam milhares de comunistas infiltrados, agentes soviticos agindo como espies, articulando algum movimento contra o pas. O senador, reivindicando o patriotismo, solicitava em forma de apelo para que a sociedade estadunidense delatasse os comunistas. No ano de 1950, o fsico ingls Klaus Fuchs, membro da equipe dos Estados Unidos que pesquisava a energia atmica, foi duramente perseguido pelo FBI. A perseguio ocorreu quando se descobriu que o fsico era membro do partido comunista o governo norteamericano acusava-o de repassar informaes para os soviticos. Com a ascenso do macartismo nos Estados Unidos, diversos atores e msicos foram perseguidos e acusados de serem comunistas. O ator e diretor britnico Charles Chaplin foi uma das pessoas que sofreram duramente com o macartismo. Acusado de propagar a ideologia comunista e criticar o capitalismo em seus filmes, foi expulso dos Estados Unidos e teve seus bens materiais todos confiscados pelo governo. Outras pessoas que sofreram com o macartismo tiveram um fim trgico, muitas se suicidaram e outras ficaram na absoluta misria. A poltica anticomunista iniciada pelo macartismo influenciou vrios conflitos posteriores, nos quais os norte-americanos estavam envolvidos diretamente (com tropas militares) ou indiretamente (financiando ditaduras economicamente e belicamente). Um desses conflitos ocorreu em 1950, na Coreia, que se encontrava dividida (Coreia do Norte sob influncia comunista chinesa e sovitica; e a Coreia do Sul influenciada pelos Estados Unidos). Na guerra da Coreia aproximadamente dois milhes de pessoas morreram e a situao territorial coreana continuou a mesma aps a guerra. A Guerra do Vietn (1964-1975) tambm ocorreu sob influncia da poltica macartista. O Vietn estava dividido (Vietn do Norte, comunista, sob a liderana de Ho Chi Minh; e o Vietn do Sul, financiado pelos capitais norte-americanos), mas, ao contrrio do que ocorreu na Coreia, os vietnamitas causaram uma das maiores derrotas do exrcito estadunidense no sculo XX. Mesmo assim, milhes de vietnamitas e norte-americanos perderam suas vidas. A Guerra Fria acabou em 1989 com a queda do muro de Berlim, mas a ideologia capitalista ainda prevalece no mundo globalizado e os Estados Unidos continuam empreendendo guerras: deixaram a sia de lado em troca do Oriente Mdio.

S-ar putea să vă placă și