Sunteți pe pagina 1din 9

Universidade de Braslia UnB Faculdade de Direito Ps- Graduao em Direito

JURISDIO CONSTITUCIONAL E OMISSO LEGISLATIVA: A SENTENA ADITIVA NO JULGAMENTO DOS MIS 670, 708 E 712. (Linha de Pesquisa 2 - Constituio e Democracia: Teoria, Histria, Direitos Fundamentais e Jurisdio Constitucional)

Anteprojeto de Dissertao para o Mestrado em Direito

Marcus Vincius Carvalho Coelho

Braslia, outubro de 2011.

1. Delimitao do Tema

O presente trabalho tem o escopo de analisar o papel assumido pelo Supremo Tribunal Federal, quando do julgamento dos Mandados de Injuno ns 670, 708 e 712, que tratavam do direito dos servidores pblicos realizao de greve, insculpido no artigo 37, inciso VII, da Constituio da Repblica. Numa abordagem crtica, o objeto da pesquisa centra-se, pois, na interpretao da argumentao dos ministros do STF no julgamento que resultou na determinao da aplicao da Lei 7.783/1989 que regulamenta o direito de greve para trabalhadores da iniciativa privada, e no alcance dos efeitos conferidos na deciso proferida. A partir da recomposio da trajetria histrica do Mandado de Injuno, no contexto da jurisdio constitucional brasileira, busca-se realizar uma anlise tericofilosfica da referida deciso do Supremo Tribunal Federal, que assume, claramente, a condio de sentena aditiva, nos moldes do constitucionalismo italiano, explicitando o seu significado para o constitucionalismo ptrio e as implicaes do controle exercido pelo rgo de cpula do Judicirio brasileiro sobre o Poder Legislativo, ante a sua omisso em dar cumprimento ao comando constitucional de edio de norma regulamentadora de um direito fundamental.

2. Justificativa

A Constituio Federal de 1988, em seu artigo 5, inciso LXXI, criou o Mandado de Injuno, instrumento hbil para garantir, nos casos em que, por inrcia do Poder Legislativo, no for vivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. Durante vrios anos, o Mandado de Injuno restou instrumento intil, pois ineficaz, uma vez que o Supremo Tribunal Federal entendia que a sentena proferida em sede de Mandado de Injuno teria natureza meramente declaratria, dar cincia ao rgo competente para que supra a omisso. Tempos depois, o STF passou a conferir efeitos concretos deciso do mandado de injuno, outorgando o direito reclamado parte.

Contudo, esse entendimento sofreu uma verdadeira virada corpernicana, alterando-se profundamente. No julgamento dos MIs 670, 708 e 712, a Suprema Corte decidiu, em carter abstrato e com efeito erga omnes, pela aplicao da Lei 7.783/1989 aos servidores pblicos que deflagrarem greve, no obstante existir neste diploma legal, dispositivo que vede expressamente a sua aplicao essa categoria de trabalhadores. Essa deciso do STF foi, por muitos, festejada. Mas, a tantos outros causou perplexidade. Haja vista ser essa Corte a guardi da Constituio, cumpre ela papel essencial na garantia do Estado Democrtico de Direito. Contudo, essa deciso parece abalar a harmonia e independncia dos Poderes. O Poder Judicirio, incluindo a a Suprema Corte, no possui a legitimidade e a representatividade necessrias para assumir o lugar do rgo legislativo, que canaliza o pluralismo da sociedade e decide politicamente expressando a discursividade democrtica. O presente estudo surge, portanto, no momento em que o debate se acirra. Vozes se levantam, umas a favor e outras contra esse processo de judicializao da poltica, do qual esse episdio mostra-se emblemtico.

3. Problema

A atuao do Supremo Tribunal Federal, no julgamento dos Mandados de Injuno ns 670, 708 e 712, significou uma usurpao da prerrogativa legiferante do Poder Legislativo, causando desequilbrio e desarmonia entre os Poderes do Estado Brasileiro e colocando em risco a concretizao do Estado Democrtico de Direito?

4. Hipteses

O exerccio da jurisdio constitucional pelo Supremo Tribunal Federal impe a esta corte o dever de zelar pela fora normativa da Constituio Federal e pela mxima eficcia dos direitos fundamentais. No entanto, o exerccio de seu mnus jurisdicional no pode ultrapassar os limites impostos pela mesma Constituio para sua atuao, sob pena de se ferir de morte a independncia e harmonia dos Poderes da Unio.

Dessa feita, a prolao de sentenas aditivas, de efeito erga omnes e carter abstrato, constitui usurpao da funo do Poder Legislativo e contraria o Estado Democrtico de Direito.

5. Objetivos

1. Delinear a trajetria histrica do Mandado de Injuno no constitucionalismo brasileiro. 2. Realizar uma anlise da argumentao dos ministros do Supremo Tribunal Federal quando do julgamento dos MIs 670, 708 e 712. 3. Apresentar, do ponto de vista terico e filosfico, os aspectos controvertidos da deciso do STF no caso em anlise e suas implicaes para o constitucionalismo ptrio. 4. Tracejar um panorama, coerente com o ordenamento jurdico vigente, para o Mandado de Injuno, que o viabilize enquanto remdio constitucional na defesa dos direitos fundamentais, em face da omisso do Poder Legislativo.

6. Estratgia de Abordagem e Roteiro Lgico de Desenvolvimento do Tema

O primeiro captulo discorrer sobre a Constituio e a jurisdio constitucional, estabelecendo, sobretudo, a relao entre a fora normativa da Constituio, sua supremacia, e a funo da jurisdio constitucional como intrprete autorizado que viabiliza a concretizao dos direitos e liberdades constitucionais e do Estado Democrtico de Direito. O segundo captulo ser dedicado reconstruo histrica da interpretao do Mandado de Injuno pelo Supremo Tribunal Federal, desde sua criao na Constituio Federal de 1988 at o ano de 2007, quando foram decididos os MIs que trataram do direito de greve do servidor pblico. O foco principal ser uma anlise dos efeitos atribudos s decises em MI e das teorias subjacentes a elas. O terceiro captulo versar, especificamente, sobre a anlise dos Mandados de Injuno n 670, 708 e 712. A partir do exame dos votos proferidos pelos Ministros do STF buscar-se- uma aproximao entre as sentenas aditivas, existentes no ordenamento jurdico italiano, e a deciso do STF no julgamento desses Mandados de Injuno. O centro da

discusso ser a funo normativa da jurisdio constitucional e o papel de legislador positivo exercido pelo Supremo Tribunal Federal.

7. Marco Terico

A Constituio a norma suprema que confere validade e fora a todo ordenamento jurdico. Ela a norma das normas, a lei fundamental do Estado, o estalo normativo superior de um ordenamento jurdico (CANOTILHO, 2003, p. 888). Este princpio da supremacia constitucional exige e justifica a atuao da jurisdio constitucional, que materializa por meio dos mecanismos de controle constitucional, que no Brasil so divididos em difusos e coletivos, e dos remdios constitucionais que visam garantir o exerccio dos direitos previstos na Carta Fundamental. Mas a proteo conferida Constituio no est adstrita a combater e banir os atos normativos que violem o texto constitucional. Exsurge, tambm, a necessidade de tutela quando o poder competente se abstm de desenvolver, complementar e viabilizar, de forma concreta, os preceitos constitucionais. Nesse caso, se o legislador, encarregado de confeccionar normas subconstitucionais que executem e coloquem em movimento o contedo da Constituio, no atua, configura-se, pois, ao que se convencionou chamar de inconstitucionalidade por omisso. A prpria Constituio Federal tratou de disponibilizar, pelo menos, dois institutos que permitem sanar essa lacuna legis: a ao de inconstitucionalidade por omisso, que se inscreve no sistema concentrado de controle constitucional, e o mandado de injuno, instrumento que busca sanar a omisso por meio do controle difuso de constitucionalidade. Durante longo perodo, no entanto, o mandado de injuno restringiu-se a comunicar ao Poder Legislativo a mora decorrente da ausncia de atividade legiferante que cumprisse o mandamento constitucional de regulamentar a matria para se viabilizar o exerccio do direito. Este instituto sofreu, no entanto, profundas transformaes, de tal forma que no julgamento dos MIs 670, 708 e 712, os Ministros do STF conferiram efeitos abstratos e erga omnes deciso da Corte. Conforme qualificado pelo Ministro Seplveda Pertence, a soluo, para o caso em concreto, foi absolutamente revolucionria, ou como se expressou o Ministro Carlos Ayres Brito, foi uma virada radical.

A soluo aproxima-se daquilo que a doutrina italiana chama de sentena aditiva, conforme reconhece o Ministro Gilmar Mendes em seu voto no MI 670, conferindo Suprema Corte brasileira o papel de legislador positivo, no obstante, o STF manter, para maioria dos casos, o discurso de que sua funo, no controle de constitucionalidade, opera-se de forma a se equiparar a um legislador negativo, nos termos do pensamento kelsiano. Surge, portanto, uma questo fundamental: a atuao da Corte Suprema, como rgo poltico que supre a inao do Poder Legislativo, possvel num Estado Democrtico de Direito? Para uns, invivel esse papel assumido pelo STF uma vez que vulnera o papel poltico, de instncia de debate democrtico, do Poder Legislativo, invade a competncia de outro Poder, transgredindo a diviso e harmonia que entre ele deve existir, e, por fim, violao ao princpio da reserva de lei. Por outro lado, outros defendem e louvam esse ativismo da Suprema Corte, baseados na supremacia e na fora normativa da Constituio, na proteo dos direitos e garantias fundamentais e na consolidao do Estado Democrtico de Direito. Dessa feita, o fato da Constituio, explicitamente, determinar que o Legislador enuncie uma norma, legitima o Poder Judicirio, no exerccio da jurisdio constitucional, intervir e suprir a omisso daquele que, de direito, deveria atuar? No seria uma obrigao meramente potestativa do Legislativo, que no momento em que o debate democrtico estiver maduro o suficiente, ir atuar? O debate espinhoso, e analis-lo , precisamente, o que se pretende nesta dissertao.

8. Bibliografia Bsica

ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Trad. Virglio Afonso da Silva. So Paulo: Malheiros, 2008.

ALEXY, Robert. Teoria da Argumentao Jurdica: a teoria do discurso racional como teoria da justificao jurdica. 2 ed. So Paulo: Landy Editora, 2005.

ANASTCIO, Rachel Bruno. Mandado de injuno: em busca da efetividade da constituio. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2003.

BARROSO, Lus Roberto. O controle de constitucionalidade no direito brasileiro: exposio sistemtica da doutrina e anlise crtica da jurisprudncia. 4 ed. So Paulo: Saraiva, 2009.

BONAVIDES, Paulo. Jurisdio Constitucional e Legitimidade. Estudos Avanados. 2004. Vol. 18, n 51, pp. 127-150.

CANOTILHO, Jos Joaquim Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. 7ed. Coimbra: Almedina, 2003.

CARVALHO, Kildare Gonalves. Direito Constitucional: teoria do Estado e da Constituio. 14 ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2008.

CATTONI, Marcelo. Devido Processo Legislativo. 2 ed. Belo Horizonte: Mandamentos, 2006.

CONTINENTINO, Marcelo Casseb. Revisitando os fundamentos do controle de constitucionalidade: uma crtica prtica judicial brasileira. Porto Alegre: Srgio Antnio Fabris, 2008.

DIDIER Jr., Fredie. Aes constitucionais. 4 ed. Salvador: JusPodium, 2009.

DWORKIN, Ronald. Uma questo de princpio. So Paulo: Martins Fontes, 2001.

DWORKIN, Ronald. O imprio do direito. So Paulo: Martins Fontes, 1999.

DWORKIN, Ronald. Levando direitos a srio. So Paulo: Martins Fontes, 2002.

FALCONE, Marcone. Justia Constitucional: o carter jurdico-poltico das decises do STF. So Paulo: Mtodo, 2008.

FARIA, Luiz Alberto Gurgel de. Controle da constitucionalidade na omisso legislativa: instrumentos de proteo judicial e seus efeitos. 2. tir. Curitiba: Juru, 2002.

GARCA, Hernn Alejandro Olano. Tipologa de nuestras sentencias constitucionales. Vniversitas. Bogot: Pontifica Universidad Javeriana, n 8, dez. 2004.

GNTHER, Klaus. Teoria da argumentao no direito e na moral: justificao e aplicao. Trad. Cludio Molz. So Paulo: Landy, 2004.

HABERMAS, Jrgen. Direito e Democracia: entre a facticidade e validade. Vol. 1. 2 ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

HABERMAS, Jrgen. Direito e Democracia: entre a facticidade e validade. Vol. 2. 2 ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

HABERMAS, Jrgen. Ms all del Estado Nacional. 3 ed. Madrid: Trotta, 2001.

HESSE, Konrad. A fora normativa da Constituio. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris Editor, 1991.

KELSEN, Hans. Jurisdio constitucional. So Paulo: Martins Fontes, 2003.

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. 6 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2003.

KELSEN, Hans. La garanta jurisdiccional de la Constitucin. Revista Iberoamericana de Derecho Procesal Constitucional. nm. 10, julio-diciembre 2008, pp. 3-46.

LA VEGA, Augusto Martn de. La sentencia constitucional en Italia. CEPC: Madri, 2003.

MACHADO, Carlos Augusto Alcntara. Mandado de injuno, um instrumento de efetividade da constituio. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2004.

MENDES, Gilmar Ferreira. Jurisdio Constitucional. 5 ed. So Paulo: Saraiva, 2005.

MENDES, Gilmar Ferreira. Mandado de Injuno. Direito Pblico. Braslia, IDP, n 13, 2006.

MENDES, Gilmar Ferreira. Direitos fundamentais e controle de constitucionalidade: estudos de direito constitucional. 3 ed. So Paulo: Saraiva, 2004.

MIRANDA, Jorge. Manual de direito constitucional. Tomo II. 3 ed. Coimbra: Coimbra

Editora, 1996.

MIRANDA, Jorge. Teoria do Estado e da Constituio. Coimbra: Coimbra Editora, 2002.

OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de. A injunction anglo-americana e as origens do mandado de injuno. Revista de Direito Comparado, n. 3, p. 203-225, maio 1999.

OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de. Devido Processo Legislativo. 2 ed. Belo Horizonte: Mandamentos, 2006.

OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de. Direito Processual Constitucional. Belo Horizonte: Mandamentos, 2001.

OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de (coord.). Jurisdio e Hermenutica Constitucional no Estado Democrtico de Direito. Belo Horizonte: Mandamentos, 2004.

PELICIOLI, Angela Cristina. A Sentena Normativa na Jurisdio Constitucional: o Supremo Tribunal Federal Como Legislador Positivo. LTr, 2008.

PIOVESAN, Flvia C. Proteo judicial contra omisses legislativas: ao direta de inconstitucionalidade por omisso e mandado de injuno.

RIBEIRO, Ricardo Silveira. Omisses normativas. Rio de Janeiro: Impetus, 2003.

SILVA, Jos Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 26. ed. So Paulo: Malheiros, 2006.

VALLE, Vanice Regina Lrio do. A construo de uma garantia constitucional: compreenso da Suprema Corte quanto ao mandado de injuno. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.

S-ar putea să vă placă și