Sunteți pe pagina 1din 2

Teste da Chama 1. Objetivo: - Identificar alguns metais atravs de sua radiao visvel 2.

Introduo: Uma das mais importantes propriedades dos eltrons que suas energias so "quantizadas", isto , um eltron ocupa sempre um nvel energtico bem definido e no um valor qualquer de energia. Se, no entanto um eltron for submetido a um fonte de energia adequada (calor, luz, etc. ), pode sofrer uma mudana de um nvel mais baixo para outro de energia mais alto (excitao). O estado excitado um estado meta-estvel (de curtssima durao) e, portanto, o eltron retorna imediatamente ao seu estado fundamental. A energia ganha durante a excitao ento emitida na forma de radiao visvel do espectro eletromagntico que o olho humano capaz de detectar. Como o elemento emite uma radiao caracterstica, ela pode ser usada como mtodo analtico. Em geral, os metais, sobretudo os alcalinos e alcalinos terrosos so os elementos cujos eltrons exigem menor energia para serem excitados; por isso foram escolhidos sais de vrios destes elementos para a realizao deste experimento. 3. Material e Reagentes: Bico de Bunsen Fio de Platina Vidro de relgio Soluo de cido clordrico (HCl) Soluo problema Sol.de cloreto de ltio ( LiCl ) 4. Procedimento Experimental: Utilizando um fio de platina disponvel em sua bancada, umedea em soluo de cido clordrico, o que tem por objetivo limpar o fio. Em seguida, o fio de platina aps ser mergulhado em HCl, dever ser colocado em contato direto com a chama do bico de Bunsen. Aps este procedimento, o analista deve mergulhar o fio de platina em cada soluo e verificar a cor da chama. Aps cada anlise, o fio de platina dever ser limpo em soluo de HCl levando-o em seguida a chama. Ao final, rena os resultados de seus testes em uma tabela como a que segue:

Soluo de cloreto de clcio ( CaCl2 ) Soluo de cloreto de brio ( BaCl2 ) Soluo de cloreto de estrncio (SrCl2) Sol. de cloreto de cobre II (CuCl2) Soluo de cloreto de sdio ( NaCl ) Soluo de cloreto de potssio ( KCl

sal analisado ___________ ___________ ___________ ___________ ___________ ___________

metal presente ____________ ____________ ____________ ____________ ____________ ____________

cor da chama ____________ ____________ ____________ ____________ ____________ ____________

Ao concluir o preenchimento da tabela acima, faa o teste com a "soluo problema" a fim de identificar o metal presente. 5. Questionrio: 1. Em que se fundamenta o teste da Chama ? 2. O teste da chama pode ser aplicado a todos os metais ? 3. Grande parte da iluminao de Teresina feita com lmpadas a vapor de sdio. Por que elas apresentam colorao amarela ? 4. Qual a diferena entre "espectro eletromagntico" e "espectro atmico" ? 6. Bibliografia: VOGEL, A.. "Qumica Analtica Qualitativa Elementar" Editora Mestre Jou, So Paulo1978. RUSSEL, J. B. "Qumica Geral" Ed. Mc Graw-Hill do Brasil Ltda., So Paulo, 1982.

S-ar putea să vă placă și