Sunteți pe pagina 1din 59

CAPS ad II CACHOEIRINHA

IRMS HOSPITALEIRAS
do Sagrado Corao de Jesus CAPS ad II Cachoeirinha

Projeto Teraputico CAPS ad II na Regio Norte do Municpio de So Paulo CACHOEIRINHA

FEVEREIRO 2010

CAPS ad II CACHOEIRINHA

INDICE

1. INTRODUO AO MODELO ...................................................

03

2. MISSO E VALORES DA CONGREGAO .......................... 05

3. A UNIDADE ............................................................................... 07

4. POPULAO ALVO ................................................................. 08

5. PANORAMA DA REGIO ........................................................

08

6. RECURSOS HUMANOS ........................................................... 11

7. DESCRIES DO PROCESSO DE TRABALHO ....................

13

8. FASES DO TRATAMENTO ......................................................

16

9. ROTINA .....................................................................................

17

10. INTERVENES INCLUDAS ................................................ 18

11. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS........................................

30

ANEXOS

CAPS ad II CACHOEIRINHA

1 - INTRODUO AO MODELO A constituio dos Centros de Ateno Psicossocial (CAPS) inserese dentro das polticas pblicas atuais em sade mental que privilegiam a transio do modelo atual, designado como hospitalocntrico, para um novo modelo dirigido para a assistncia a partir de cuidados em mbito extra-hospitalar e reduo do nmero de leitos nos hospitais psiquitricos. Os CAPS so os instrumentos centrais na proposta de reforma da assistncia psiquitrica no Brasil. A sua regulamentao foi realizada a partir da Portaria 336/GM de 10 de fevereiro de 2002 (vide anexo) que dispe sobre o papel estratgico dos CAPS na nova organizao, alm de definir tipos diversos de CAPS. Foram assim regulamentados os CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS ad II e CAPS i II, sendo que a lgica da diviso reside na alocao de nveis de complexidade de acordo com o tamanho da populao dos municpios assistidos e as modalidades de atendimento geral, especializado em lcool e drogas ou especializado em cuidados crianas ou adolescentes.

CAPS ad II CACHOEIRINHA

Os CAPS II AD, objeto deste projeto, so entendidos como parte fundamental de uma rede assistencial que inclui ainda servios ambulatoriais e leitos psiquitricos em hospitais gerais. A designao dos CAPS II AD realiza-se em congruncia com a percepo da necessidade da especificao dos cuidados em sade mental s particularidades da populao de pacientes portadores de transtornos relacionados ao uso de substncias. A Portaria 336/GM valoriza a nfase em atividades de mbito multiprofissional associadas perspectiva de reinsero do paciente acometido por transtorno mental e ainda, no caso dos CAPS II AD, a interao com outros servios da comunidade especializados no

tratamento de transtornos relacionados ao lcool e outras drogas.

CAPS ad II CACHOEIRINHA

2 MISSO E VALORES DA CONGREGAO

A Congregao tem como misso apostlica a assistncia aos doentes mentais, deficientes fsicos e psquicos, idosos com problemas psquicos e doentes com outras patologias, segundo as necessidades dos diversos lugares e a evoluo dos tempos. Alguns dos critrios que orientam esta misso so: A pessoa que sofre o centro da ao hospitaleira. A oferta assistencial une cincia e humanizao, e tem em conta a pessoa em todas as suas dimenses. A opo preferencial privilegia as pessoas economicamente menos favorecidas e as que tenham maior necessidade. A atividade assistencial orientada pelo respeito e defesa da vida, e pelos princpios da tica e moral catlica.

Todas as pessoas implicadas nesta obra: doentes, familiares, trabalhadores, voluntrios e religiosas - formam a comunidade hospitaleira.

CAPS ad II CACHOEIRINHA

2.1 MISSO, VISO E VALORES

MISSO: Promover assistncia qualificada aos portadores de transtornos relacionados ao uso de substncias em um ambiente inclusivo, acolhedor e direcionado reinsero social dos usurios e cuidado aos familiares.

VISO: A assistncia qualificada em mbito multiprofissional fundamental para o tratamento e reinsero social dos indivduos acometidos por transtornos relacionados ao uso de substncias.

VALORES: Eqidade, Universalidade, tica, Respeito, Inovao, Reinsero.

CAPS ad II CACHOEIRINHA

3 A UNIDADE:

A unidade tem como proposta ser um ambiente de tratamento ao dependente qumico onde ele possa ser acolhido nos diversos nveis de gravidade dos seus problemas.

3.1 - ESPAO FSICO:

A estrutura fsica da unidade garante um espao amplo e confortvel ao paciente com salas de grupo, enfermagem com leitos de observao, farmcia, refeitrio, mdicos, banheiros incluindo rea para externa deficientes arborizada fsicos, com

consultrios

recepo,

churrasqueira e rampa de acesso.

CAPS ad II CACHOEIRINHA

4 POPULAO ALVO

Adultos e adolescentes estes acompanhados por responsveis, ambos os sexos, com abuso/dependncia de lcool e outras drogas, bem como comorbidades associadas.

5 PANORAMA DA REGIO

O norte do Municpio de So Paulo dividido em cinco Supervises de Sade. O CAPS AD Cachoeirinha se destina Superviso que composta pelos Distritos da Casa Verde, Bairro do Limo e Cachoeirinha. A populao estimada desta Superviso de Sade de 320.000 pessoas. Esta populao atendida, alm do CAPS AD, por cinco psiquiatras, sete psiclogos e dois terapeutas ocupacionais. Est dividida, segundo o SEADE, da seguinte forma:

CAPS ad II CACHOEIRINHA

Distrito da Cachoeirinha: cerca de 160.000 habitantes; Distrito da Casa Verde: cerca de 80.000 habitantes; Distrito do Bairro do Limo: cerca de 80.000 habitantes; Ela possui os seguintes equipamentos de sade: Hospital Municipal E Maternidade Dr. Mrio de M. A. da Silva Cachoeirinha; 12 Unidades Bsicas de Sade; Programas de Sade da Famlia; 2 equipes NASF; 1 CAPS II AD; 1 CAPS II Adulto.

CAPS ad II CACHOEIRINHA

Diviso das Ferramentas de Sade, segundo os Distritos:

NOME OFICIAL

NOME OFICIAL

NOME OFICIAL

Distrito Cachoeirinha UBS / AMA Jardim Peri

Distrito do Limo

Distrito da Casa Verde

UBS / AMA Vila Barbosa

UBS Casa Verde Baixa "Dr.Walter Elias"

UBS Vila Dionsia

UBS Vila Carolina "Dona Adelaide Lopes" UBS Vila Santa Maria
UBS Casa Verde Alta

UBS Dra Ilza Weltman Hutzler Hospital Municipal Vila Nova Cachoeirinha CAPS II AD Cachoeirinha

UBS Casa Verde

UBS Vila Espanhola

UBS Parque Peruche

UBS / AMA Massagista Mrio Amrico (Stio Mandaqui)

AME Parque Peruche

CAPS II adulto Casa Verde

CEU Casa Verde

10

CAPS ad II CACHOEIRINHA

6 RECURSOS HUMANOS

O CAPS II AD Cachoeirinha composto por equipe tcnica e administrativa.

Equipe tcnica:

1 coordenador tcnico; 1 assistente gerencial; 3 psiquiatras 1 farmacutica; 2 enfermeiras; 4 tcnicos de enfermagem; 3 psiclogas; 2 terapeutas ocupacionais; 2 tcnicas educacionais

Equipe administrativa:

Coordenador administrativo 3 auxiliares administrativo 3 auxiliar de servios gerais

11

CAPS ad II CACHOEIRINHA AVALIAO E TESTE DE FAGERSTROM *Fluxograma TABACO ACOLHIMENTO Profissional Nvel Superior ENCAMINHAMENTO PARA OUTRO SERVIO

Intoxicado
comorbidade clnica / psiquitrica abstinncia a 48h

Situao de risco ou vulnerabilidade social

Semana de Avaliao Multiprofissional

RECEPO

ENf EN Servio Social

T. O.

SS.

Psi.

PsiquiatraEd
ucacional

T. E.

Clnico
Geral

Comorbidades Consulta Enfermagem SAA Agendamento de consulta clnica e ou psiquitrica Quadro estvel e disponibilidade para o tratamento Grave PS Semana de Avaliao Multiprofissional PS Mandaqui INTENSIVO SEMI INTENSIVO NO INTENSIVO Reunio Mini Equipe

Encaminhamento e avaliao da situao social

Projeto Teraputico Individualizado / Profissional de referncia

Leve moderado DESINTOXICAO *Fluxograma


Semana de Avaliao Multiprofissional

FLUXOGRAMA GERAL DE ATENDIMENTO

12

CAPS ad II CACHOEIRINHA

7 DESCRIES DO PROCESSO DE TRABALHO

O ACOLHIMENTO

Os usurios que procuram atendimento no CAPS AD so encaminhados de outros dispositivos do territrio, ou procuram ajuda de modo espontneo, j que o CAPS AD passou a ser uma referncia na regio. O CAPS II AD Cachoeirinha trabalha com a lgica do acolhimento ao usurio que chega em busca de ajuda. O acolhimento no CAPS II AD Cachoeirinha realizado por profissionais de curso superior da equipe multidisciplinar de modo individualizado no exato momento da chegada do usurio ao tratamento. Trata-se de uma oportunidade nica de uma escuta ampla, inclusiva e desprovida de preconceitos sobre o problema do indivduo em relao ao consumo de substncias. O acolhimento uma rara oportunidade para o desenvolvimento de vnculo entre o usurio e o dispositivo de sade atravs de seus profissionais e estrutura. O acolhimento quando realizado em condies ideais pode antecipar, muitas vezes, em anos o processo de aderncia do indivduo ao tratamento. Trata-se de uma experincia marcante para os usurios e o seu aprimoramento algo em constante

CAPS ad II CACHOEIRINHA

discusso pela equipe multidisciplinar. Todos os acolhimentos da semana so discutidos em reunio de grande equipe e as particularidades e desafios para o seguimento de cada usurio so tratadas.

APS O ACOLHIMENTO

No perodo posterior ao acolhimento, o usurio recebe orientaes individualizadas sobre o procedimento que vem a seguir. O CAPS II AD organizou uma seqncia para privilegiar a aderncia ao tratamento e o estabelecimento de vnculos, garantindo-se os aspectos bsicos das necessidades dos usurios e aspectos de minimizao dos prejuzos. Aps o acolhimento, o usurio pode receber orientao sobre a realizao de avaliaes aprofundadas por todos integrantes da equipe multidisciplinar a fim de que se discuta o projeto teraputico, incluindo o usurio e o seu profissional de referncia sempre nesta discusso. Alm disso, dependendo da ocorrncia de fenmenos de intoxicao ou sintomas de abstinncia, o usurio pode ser atendido pela proposta de

14

CAPS ad II CACHOEIRINHA

desintoxicao (vide em anexo o protocolo), ou ainda, se as manifestaes forem graves, ser encaminhado a outro servio de maior complexidade.

SEMANA DE INCLUSO E AVALIAES MULTIDISCIPLINARES

Aps o acolhimento, o usurio realiza atividades com todos os profissionais da equipe multidisciplinar ao longo da primeira semana. A lgica desta proposta insere-se na perspectiva de que o usurio deve ser um agente ativo do desenho do prprio projeto teraputico, caso contrrio uma verdadeira insero no servio pode ser prejudicada. A partir da semana de incluso, o usurio passa a conhecer a natureza e as propostas das atividades do CAPS, manifestando o seu interesse e propostas com o tratamento. Ao trmino desta semana, os profissionais renem-se em pequenas equipes e desenham um projeto individualizado que integre tambm as percepes dos usurios e caracterize uma proposta de tratamento intensivo, semi-intensivo e no-intensivo.

15

CAPS ad II CACHOEIRINHA

8 - FASES DO TRATAMENTO

Tratamento Intensivo: O usurio comparece diariamente ao CAPS. Neste incio de trabalho a Equipe promove escuta e realizao de Projeto Teraputico Individualizado contemplando as necessidades do indivduo e integrando-o ao ambiente teraputico do CAPS. Tratamento Semi-intensivo: O usurio comparece 2 (duas) ou 3 (trs) vezes por semana no CAPS. O trabalho desenvolvido no tratamento intensivo prossegue e fortalecido com estratgias que privilegiam a reinsero social, cultural e recuperao ampla dos usurios. Tratamento No-intensivo: O usurio comparece uma vez por semana no CAPS. trabalhada a reinsero, gerao de rendas e estratgias de longo prazo para tratamento. IMPORTANTE: As mudanas das fases do tratamento so realizadas de modo individualizado a partir de discusso ampla pela Equipe do CAPS.

16

CAPS ad II CACHOEIRINHA

9 ROTINA
HORA 7:00 - 7:15 7:30 - 7:45 8:00 - 9:30 8:00 - 9:30 9:30 - 10:00 10:00 - 11:30 11:30 - 13:30 CHEGADA DOS USURIOS CAF DA MANH GRUPO DE AVALIAO MULTIPROFISSIONAL REALIZAO DO PRIMEIRO HORRIO DE GRUPOS 1 E 2 INTERVALO REALIZAO DO SEGUNDO HORRIO DE GRUPOS 1 E 2 ALMOO MANH

HORA 12:00 - 12:15 12:30 - 13:30 13:30 - 15:00 13:30 - 15:00 15:00 - 15:30 15:30 - 17:00 17:00 - 18:30 CHEGADA DOS USURIOS ALMOO

TARDE

GRUPO DE AVALIAO MULTIPROFISSIONAL REALIZAO DO PRIMEIRO HORRIO DE GRUPOS 1 E 2 INTERVALO - LANCHE REALIZAO DO SEGUNDO HORRIO DE GRUPOS 1 E 2 REALIZAO DO TERCEIRO HORRIO DE GRUPOS 1 E 2 17

CAPS ad II CACHOEIRINHA

10 - INTERVENES INCLUDAS

As atividades realizadas no CAPS AD II incluem as seguintes modalidades:

a) Atendimento

individual:

Esta

modalidade

de

atendimento

inclui

assistncia psiquitrica, psicolgica, assistncia clnica e orientaes. Esta modalidade de tratamento tem indicao para usurios que necessitem de uma escuta instrumentalizada e individual.

b) Atendimento em grupos: Esta modalidade de atendimento inclui psicoterapia em grupo, grupos teraputicos e oficinas teraputicas.

b1. Grupo de Motivao

Psiclogo

Tratar as pessoas desmotivadas, despreparadas e desencorajadas para mudar de comportamento. Possibilitar a percepo do paciente na

18

CAPS ad II CACHOEIRINHA

prontido

de

mudanas

no

desenvolvimento

de

planos

estabelecimentos de metas, baseados nos cinco estgios.

b2. Grupo de Mosaico

Terapeuta Ocupacional

Trabalhar dficits cognitivos, ateno e concentrao, valoriza a autoestima, trabalhar tolerncia, pacincia e imediatismo do D.Q e gerao de renda.

b3. Grupo de Terapia Ocupacional Dinmicas

Terapeuta Ocupacional

Favorecer um melhor entendimento sobre dependncia qumica, por meio de dinmicas que trabalhe preveno de recada, auto-estima, situaes de risco, comunicao e sentimentos. O grupo no indicado para pacientes com dficits cognitivos.
19

CAPS ad II CACHOEIRINHA

b4. Grupo de Mulheres

Assistente Social

Possibilitar um espao de discusso e reflexo a cerca de sua condio de ser mulher, dependente de substncias, sob a tica da questo de gnero. Papis sociais Direitos e cidadanias da mulher Sexualidade Planejamento Familiar Projeto de Vida Auto-estima Famlia.

b5. Grupo de Oficina Teraputica

Tcnica Educacional

Sucata: Transformar materiais descartveis em arte criativa; O objetivo transformar lixo em fonte de renda Cachepo / Vasos. Artes Criativas: com materiais de pouco custo como massa de biscuit e retalhos para patchwork e de importante possibilidade de gerao de renda

20

CAPS ad II CACHOEIRINHA

b6. Grupo de Educao e Sade

Clnico Geral

Abordar temas em sade e medicina preventiva em linguagem coloquial atravs de palestras, filmes educativos e grupos de consulta para entrega de exames normais e esclarecimentos de dvidas sobre o tratamento medicamentoso. Os temas devero ser abordados em encontros semanais, num total de cinco reunies. O quinto encontro ser para entrega de exames e esclarecimentos de dvidas.

b7. Grupo de Psicoterapia

Psiclogo

Promover a comunicao /expresso e ampliao da conscincia que o paciente tem de si mesmo, possibilitando a identificao e o desbloqueio dos ncleos de conflitos, buscando o equilbrio emocional.

21

CAPS ad II CACHOEIRINHA

b8. Grupo de Projetos

Psiquiatra / Terapeuta Ocupacional

Este grupo tem como meta atingir pacientes que estejam abstinentes j h algum tempo, visando a re-insero e independncia do lcool. Proporcionando atravs de um espao sadio a busca pelos novos prazeres, passeios, trabalhos e etc., sem tirar o foco da preveno de recadas, situaes de risco, auto-estima e valorizao pessoal.

b9. Grupo de Vivncias Corporais

Terapeuta Ocupacional / Tcnica educacional

Devolver ao paciente maior autonomia quanto imagem corporal e auto-estima na qual mente e corpo dever estar em harmonia.

22

CAPS ad II CACHOEIRINHA

Buscar o bem estar fsico e psquico atravs de tcnicas de relaxamento, atividades corporais e etc.

b10. Grupo Reinsero Social Idoso (Idade conforme avaliao)

Assistente Social

Trabalhar atravs de jogos dramticos, questes relativas excluso social de pacientes que no se enquadram no mercado de trabalho, possibilitando a reflexo sobre as formas possveis de reinsero em espaos da sociedade, inclusive o resgate de sua autonomia e incluso em espaos de convivncia, cultura e lazer.

b11. Grupo de Ateno Farmacutica

Farmacutico / Enfermeiro

Orientar o paciente sobre a importncia do tratamento farmacolgico na sua recuperao, bem como o aumento da qualidade de vida no
23

CAPS ad II CACHOEIRINHA

decorrer do tratamento, a fim de aumentar a adeso e diminuir o uso abusivo de medicamentos e, ainda esclarecendo suas dvidas quanto medicao.

b12. Grupo de Preveno de Recada

Psiclogo

Capacitar

os

pacientes

para

prever

lidar

com

recada,

desenvolvendo habilidades para prevenir ou interromper a evoluo de um lapso para uma recada.

b13. Grupo de Horta (Parceria Clube Pedra Branca).

Terapeuta Ocupacional / Tcnico de enfermagem

A larboterapia outro fator de ajuda onde o paciente aprende a trabalhar com a terra plantando e conhecendo a natureza, isto estimula a integrao entre o grupo, o meio ambiente e a comunidade.
24

CAPS ad II CACHOEIRINHA

b14. Grupo de Relaxamento

Psiclogo

Estimular o desenvolvimento do ser humano, bem como, a autoestima, autoconfiana e autoconhecimento, atravs de atividades que enfatizam a percepo corporal e tambm, utilizando a tcnica como um meio preventivo e revigorante sobre a sade fsica, mental e emocional do paciente.

b15. Grupo de Futebol

Terapeuta Ocupacional / Tcnico de enfermagem

Destinado a pacientes que tenham interesse em participar da Copa da Incluso ou simplesmente fazer parte do time ou realizar atividade fsica.

25

CAPS ad II CACHOEIRINHA

b16. Grupo de Orientao em Sade

Psiclogo

Utilizar a orientao em sade com estratgia para a promoo e preveno a sade. Contribuindo na construo do conhecimento de forma mais ampliada e tirando dvidas sobre as doenas e as conseqncias da dependncia em questo.

b17. Oficina Teraputica Patchwork

Tcnico Educacional

Oficina destinada a pacientes que tenham afinidades com costura. Tendo como objetivo ensinar atividades que possam ser realizadas fora da instituio, como gerao de renda. A atividade tem como principal objetivo melhorar dficits cognitivos e desenvolver a auto-estima.

26

CAPS ad II CACHOEIRINHA

b18. Grupo de Reinsero Social

Assistente Social / Tcnica Educacional

Este grupo tem como finalidade reintegrar e reinserir o paciente em seu contexto social, trabalhar com preveno e gerenciamento dos recursos sociais destinados aos dependentes qumicos.

b19. Grupo de Reencontro

Psiclogo

Proporcionar o enfrentamento das situaes vividas no final de semana em relao ao uso de drogas e dificuldades de relacionamentos.

b20. Grupo de Alta

Enfermeiro / Assistente Social

27

CAPS ad II CACHOEIRINHA

Preparar o paciente para continuidade do tratamento, sensibilizando para o desligamento, e fornecendo encaminhamentos necessrios.

b21. Grupo Psicopedaggico

Psiclogo

Trabalhar a aderncia ao tratamento e a medicao. Lidar com a doena e sua sintomatologia, prejuzos e feitos das drogas e

comorbidades, atravs de atividades psicopedagogicas.

b22. Grupo de Famlia

Assistente Social / Psiclogo

Acolher e orientar os familiares para que possam compreender melhor a questo da dependncia qumica. Motivar os familiares a buscar em conjunto com o CAPS as possveis solues dos problemas, tornandoos parceiros na discusso das questes pertinentes e dos
28

CAPS ad II CACHOEIRINHA

encaminhamentos

necessrios.

Reestruturao

na

vida

familiar,

profissional e social, intervenes na preveno de recadas.

b23. Grupo de Cuidados Pessoais

Enfermeiro / Tcnico de enfermagem

Os cuidados de enfermagem e a auto ajuda proporciona um alto grau de harmonia entre mente e corpo, permitindo melhorar a compreenso dos problemas e mudana na qualidade de vida, o objetivo do enfermeiro nesta fase de ajudar o indivduo a recuperar a auto-estima.

29

CAPS ad II CACHOEIRINHA

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Laranjeira R, Nicastri S, Jernimo C, Marques AC, et al. Consenso sobre a sndrome de abstinncia do lcool (SAA) e o seu tratamento. Rev Bras Psiquiatr. 2000; 22 (2): 62-71.

Luis MAV, Lunetta ACF, Ferreira PS. Protocolo para avaliao da sndrome de abstinncia alcolica por profissionais de enfermagem nos servios de urgncia: teste piloto. Acta Paul Enferm. 2008; 21 (1): 39-45.

Souza RS, Siqueira MM. O processo de enfermagem na assistncia a pacientes com dependncia de lcool. J Bras Psiquiatr. 2005; 54 (3): 228-233.

Edwards, Griffith. O tratamento do alcoolismo : um guia para profissionais da sade. 3 edio. Porto Alegre : Artes Mdicas Sul, 1999.

Laranjeira, R. e cols., Usurios de substncias psicoativas: abordagem, diagnstico e tratamento. Conselho Regional de Medicina do Estado de So Paulo/Associao Mdica Brasileira, 2003.

Sullivan JT, Sykora K, Schneiderman J, Naranjo CA, Sellers EM. Assessment of alcohol withdrawal: the revised clinical institute withdrawal assessment for alcohol scale (CIWAAr). Br J Addict 1989; 84: 1353-1357.

NIDA. Principles of Drug Addiction Treatment: A Research Based Guide (Second Edition). April 2009. Disponvel em: http://www.drugabuse.gov/PODAT/PODATIndex.html

30

CAPS ad II CACHOEIRINHA

NIAAA. Helping people who drink too much: A clinicians guide. 2005. Disponvel em: http://pubs.niaaa.nih.gov/publications/Practitioner/CliniciansGuide2005/clinicians_guide. htm.

31

CAPS ad II CACHOEIRINHA

ANEXOS

32

CAPS ad II CACHOEIRINHA

DESINTOXICAO

1 INTRODUO

O consumo de lcool e outras drogas podem ser considerados um relevante problema de sade pblica no Brasil, sendo que o uso de drogas no padro de abuso ou dependncia pode ser identificado em diversas faixas etrias e contextos. A extenso do consumo de substncias e suas graves conseqncias representam um desafio para as autoridades e profissionais envolvidos com o atendimento da populao de usurios de substncias ou com o delineamento de projetos de tratamento. Dentro da proposta de trabalho de um Centro de Ateno Psicossocial para lcool e outras Drogas (CAPS AD), est inserida uma grande tarefa que o trabalho com os usurios intoxicados. Os profissionais envolvidos neste campo sabem das dificuldades de manejar determinadas situaes que envolvem a intoxicao. Os usurios intoxicados tm, com freqncia, alteraes importantes de aspectos fsicos e comportamentais que implicam alto risco e grande vulnerabilidade.

33

CAPS ad II CACHOEIRINHA

Neste sentido, desde a inaugurao do CAPS AD Cachoeirinha, houve uma preocupao significativa com a elaborao de um projeto teraputico que, alm de oferecer maior segurana aos usurios neste contexto, contribusse para a manuteno dos usurios integrados sociedade como um todo e aos familiares evitando-se indicao desnecessria de internaes, um objetivo alinhado concepo do modelo CAPS. O projeto de desintoxicao idealizado e estabelecido na rotina do CAPS AD Cachoeirinha tem como fundamentos bsicos a segurana dos usurios e a humanizao das aes. Considera-se a desintoxicao como parte do projeto teraputico individualizado. O usurio de substncias inserido na proposta e torna-se um agente do prprio processo de mudana. O objetivo central devolver para este usurio a qualidade de vida e a restituio das possibilidades de escolha que, por vezes, encontram-se claramente comprometidas pelo padro de consumo das substncias.

34

CAPS ad II CACHOEIRINHA

2 PRINCPIOS ORIENTADORES

A proposta para desintoxicao e tratamento de sndromes de abstinncia em um CAPS AD deve priorizar, como ressaltada

anteriormente, a segurana dos usurios. Este princpio apoiado pela percepo de que manifestaes severas de intoxicao e abstinncia de substncias podem representar risco vida dos usurios. Os fenmenos associados Sndrome de Abstinncia do lcool (SAA), por exemplo, podem cursar com um vasto conjunto de manifestaes que vo desde quadros leves como sintomas de ansiedade, insnia e irritabilidade at manifestaes severas como desorientao, alteraes de senso

percepo, alteraes autonmicas, crises convulsivas, coma e morte. Outras sndromes de abstinncia podem ter conseqncias tambm relevantes. Usurios de cocana cursam com fenmenos de anedonia e apatia que podem evoluir com episdios severos de agitao psicomotora, fissura e agressividade. A maconha, droga ilcita mais utilizada em nosso

35

CAPS ad II CACHOEIRINHA

meio, pode desencadear em indivduos dependentes manifestaes de insnia, irritabilidade, reduo do apetite e agressividade. O projeto de tratamento e desintoxicao realizado no CAPS AD Cachoeirinha prioriza este conhecimento sobre os fatores de risco associados ao consumo das diversas substncias, sendo delineado para responder s necessidades especficas dos usurios neste contexto. Os princpios utilizados na proposta de tratamento realizada no CAPS II AD Cachoeirinha seguem diretrizes nacionais e internacionais sobre o manejo de situaes clnicas relacionadas s sndromes de abstinncia e desintoxicao de substncias (material disponibilizado no item

Referncias Bibliogrfica).

3 - CRITRIOS DE ELEGEBILIDADE

CRITRIOS DE INCLUSO

1. Sintomas de intoxicao pelo lcool e outras drogas.

36

CAPS ad II CACHOEIRINHA

2. Sintomas da Sndrome de Abstinncia do lcool (SAA) de caractersticas leve a moderada segundo a CIWA-AR. 3. Sintomas de Sndrome de Abstinncia por outras substncias. 4. Presena de suporte familiar.

CRITRIOS DE EXCLUSO

1. Fatores de risco para complicao do quadro clnico (sintomas severos de abstinncia no passado, ocorrncia de crises convulsivas ou delirium tremens, presena de infeces, traumatismos, pacientes idosos, gravidez). 2. Comorbidades fsicas ou psquicas que impliquem outras

modalidades de tratamento. 3. Condies sociais extremas de risco e vulnerabilidade. 4. Ausncia de suporte familiar.

37

CAPS ad II CACHOEIRINHA

4 - PLANEJAMENTO DA ASSISTNCIA

1. Avaliao detalhada do quadro clnico atravs da histria e exame fsico; 2. Verificao dos critrios de incluso e excluso na proposta; 3. Sensibilizao do paciente e dos familiares; 4. Estratgias para alvio dos sintomas de abstinncia (orientaes e suporte farmacolgico); 5. Preveno do agravamento do quadro com convulses e delirium tremens; 6. Vinculao e o engajamento do paciente no tratamento da dependncia propriamente dita.

5 TRATAMENTO

Descrio do Processo

Ao receber o paciente, a atitude do profissional de sade deve ser acolhedora, emptica e sem preconceitos.
38

CAPS ad II CACHOEIRINHA

O tratamento da SAA (quadro agudo) um momento privilegiado para motivar o usurio para o tratamento da dependncia (quadro crnico). Deve-se esclarecer a famlia e, sempre que possvel, o prprio usurio sobre os sintomas apresentados, sobre os procedimentos a serem adotados e sobre as possveis evolues do quadro. Durante o processo o usurio e os familiares recebem materiais de orientao do CAPS (vide em anexo). Deve ser propiciado ao paciente e famlia o acesso facilitado a nveis mais intensivos de cuidados (servio de emergncia, internao) em casos de evoluo desfavorvel do quadro. importante ainda reforar a necessidade de comparecimento nas consultas remarcadas, que sero to freqentes quanto possvel, nos primeiros 15 dias do tratamento. Considera-se para o manejo

farmacolgico dos sintomas de abstinncia a utilizao das diretrizes solidamente concebidas na literatura cientfica (vide sesso de

referncias). Cabe ressaltar que os cuidados so especificamente direcionados para o perodo de vulnerabilidade significativa que representa a intoxicao e os sintomas de sndrome de abstinncia em geral. Durante o processo de desintoxicao trabalhada com os usurios a noo de
39

CAPS ad II CACHOEIRINHA

que o tratamento da dependncia de substncias algo complexo e que deve prosseguir mesmo aps o alvio do mal estar relacionado intoxicao ou sndrome de abstinncia.

40

CAPS ad II CACHOEIRINHA

PROGRAMA DE ATENO INTENSIVA AO TABAGISTA

Introduo

Segundo dados epidemiolgicos do tabagismo em geral hoje tm 1,1 bilhes de fumantes e 4 milhes de mortes anuais no mundo devido ao tabagismo (World Bank, 1999). Sem dvida, o jogo de estratgias criado para minimizar o impacto da divulgao das evidncias cientficas sobre os malefcios do tabaco e a existncia de um longo espao de tempo (cerca de 3 a 4 dcadas) entre o incio do consumo do tabaco e as manifestaes de seus efeitos mais graves (Murray & Lopez, 1996) tm contribudo para esse quadro. Se o atual padro de consumo no for revertido, esse nmero poder chegar a 10 milhes de mortes anuais em 2020. Vale ressaltar que,

dessas, 70% ocorrero em pases em desenvolvimento, onde os problemas graves associados ao tabagismo dividiro o cenrio com problemas bsicos de sade como desnutrio, deficincia de saneamento e de suprimento de gua, doenas infecto-contagiosas, ainda no controladas (WHO, 1999).

CAPS ad II CACHOEIRINHA

O tabagismo responde atualmente por 40 a 45 % de todas as mortes por cncer, 90 a 95% das mortes por cncer de pulmo, 75% das mortes por DPOC, cerca de 20% das mortes por doenas vasculares, 35% das mortes por doenas cardiovasculares, entre homens de 35 a 69 anos de idade, nos pases desenvolvidos (WHO, 1999). Este fato contribui para que hoje o tabaco responda por 15% do total de mortes nesses pases (Murray & Lopez, 1996). No Brasil, um tero da populao adulta fuma (100 bilhes de cigarro/ano) sendo destes 16,7 milhes homens e 11,2 milhes mulheres. Sendo encontrados como causa direta 200 mil bitos/ano. A cidade de So Paulo, por ser a mais populosa do pas responde por alto percentual destes bitos. Por fim, a populao que pretendemos tratar em nosso CAPS ad II cachoeirinha, se situa na zona Norte da cidade de So Paulo. Esta populao est circunscrita nas supervises municipais da Cachoeirinha, Casa Verde e Limo e estima-se que seja de aproximadamente 320 mil habitantes.

42

CAPS ad II CACHOEIRINHA

Justificativa

Acreditamos que haja iminente necessidade de implantao desse servio de apoio ao tabagista em nossa regio, pois a mesma, neste momento, desprovida deste tratamento. No h nenhum servio que o faa no SUS desta regio. A referida populao no possui nenhum local especfico para tratamento da dependncia de tabaco.

Objetivos Gerais

Cessao do tabagismo

Objetivos Especficos

Melhora da qualidade de vida na populao alvo/referncia; Preveno do cncer e demais patologias associadas ao tabaco; Identificao e tratamento de comorbidades psiquitricas na populao dependente de tabaco.

43

CAPS ad II CACHOEIRINHA

Metas e Estratgias

Como principal meta, almejamos alcanar adolescentes, adultos e idosos desta populao, conscientizando e tratando a dependncia do tabaco. Pretendemos alcanar o maior nmero possvel desta populao. No primeiro ano desejamos sensibilizar cerca de 10% dos habitantes: cerca de 30 mil habitantes. As estratgias principais sero: divulgao atravs de jornais de bairro, conselhos gestores e demais rgos de imprensa da regio, participao de debates e palestras sobre sade pblica na regio, campanhas de sensibilizao contra o tabagismo em locais pblicos da regio. Por fim, oferta de tratamento especializado para o maior nmero possvel de interessados em nosso servio.

Data do inicio: Outubro/2009 Populao alvo: 1. Dependentes exclusivos de nicotina 2. Dependente de nicotina e outras drogas

44

CAPS ad II CACHOEIRINHA

Equipe Responsvel:

1 Mdico Psiquiatra 1 Mdico Clnico 1 Enfermeira 1 Psicloga 2 Tc. de enfermagem 1 Assistente Social

Modelo de atendimento e acompanhamento.

O atendimento ao dependente se inicia pelo acolhimento, que tem como objetivo realizar a triagem, preenchimento do Teste de Fagerstrom e motivao do usurio ao servio. Este usurio ser agendado para o grupo de motivao que acontecer toda segunda-feira. Concomitante com o grupo de motivao ser agendadas as avaliaes individuais com os seguintes profissionais: Mdico Psiquiatra e Clnico, Enfermeira e Servio Social.

45

CAPS ad II CACHOEIRINHA

A entrevista inicial individual e direcionada para histria de uso do tabaco na vida, para gravidade do consumo, para problemas associados, para aspectos relacionados a tratamentos anteriores (quantas vezes tentou interromper o uso) e para avaliao do grau de motivao. A farmacoterapia pode ser utilizada como um apoio, em situaes bem definidas, para alguns pacientes que desejam parar de fumar. Ela tem funo de facilitar a abordagem cognitiva comportamental, que a base para a cessao de fumar, e deve ser sempre utilizada. Existem, no momento, algumas medicaes de eficcia comprovada na cessao de fumar. Esses medicamentos eficazes so divididos em duas categorias: medicamentos nicotnicos (Terapia de reposio de nicotina, que se apresentam nas formas de adesivo, goma de mascar, inalador e aerossol.) e medicamentos no-nicotnicos (Antidepressivos Bupropiona e Nortriptilina e anti-hipertensivo Clonidina. A TRN (Adesivo e Goma de mascar) e a Bupropiona so considerados medicamentos de 1 linha, que devem ser utilizados preferencialmente. A Nortriptilina e a Clonidina so medicamentos de 2 Linha, e s devem ser utilizados aps insucesso das medicaes de 1 linha.
46

CAPS ad II CACHOEIRINHA

Aps

as

avaliaes

individuais

discutiremos

os

casos

com

encaminhamento para os grupos de aquisio, onde ser utilizada a abordagem Cognitivo-Comportamental, que combina intervenes

cognitivas com treinamento de habilidades comportamentais. A fase de aquisio da interveno em grupo composta de quatro a cinco sesses. A sesso tem a durao de uma hora e meia (1x por semana). Aps, 2 sesses de manuteno (Quinzenal) e o seguimento (1 vez por ms durante 1 ano). Na 1 Sesso alm da rodada de apresentao de cada membro do grupo (nome, idade, profisso e situao atual no tratamento), procede-se leitura do contrato para participar do tratamento grupal, tambm abordado Porque se fuma e como isso acontece (Ministrio da Sade, INCA. Manual do coordenador, 2 ed,ver.,2 reimp , p. 15-24, 2008.) O contrato e uma forma de esclarecer quais os deveres e as responsabilidades do servio, da equipe e do paciente, Ele deve ser lido, esclarecido e assinado por todos na 1 sesso grupal. 1. O coordenador do grupo deve explicar sobre o tratamento como um todo e a importncia das duas fases, focalizando a fase atual;

47

CAPS ad II CACHOEIRINHA

2. Relatar que: a durao da sesso de 1h30 e a freqncia semanal no primeiro ms, quinzenal no ms seguinte, e mensal no seguimento durante 12 meses; 3. Lembrar sobre as faltas e atrasos: justificativas sero necessrias nas sesses seguintes, e que caso o paciente falte por mais que duas sesses sem justificar, este ser encaminhado para avaliao individual; 4. Que o paciente pode interromper o tratamento quando assim o desejar. 5. Que sigilo deve ser mantido; 6. Sobre a dinmica da sesso: o coordenador inicia com a tarefa e a partir da, todos tem de 3 a 5 minutos para falar, sendo que o coordenador ser o facilitador para que todos possam participar. O coordenador dever seguir o roteiro a ser discutido: Apresentao individual, estratgias e informaes, reviso e discusso e tarefas. Importante ressaltar o manejo com fissura, e, alguns itens que podem manej-la e proteger o fumante de uma recada.

48

CAPS ad II CACHOEIRINHA

Na 2 sesso, pode ser discutida a terapia de substituio com a nicotina, oferecendo aos pacientes todas as explicaes necessrias para seu uso, dependendo das dificuldades de cada um. A terapia de reposio alivia os sintomas da sndrome de abstinncia. A remisso do uso pode durar seis meses ou mais com esse tratamento. Quando se associa a terapia de reposio de nicotina a outros recursos teraputicos (aconselhamento ou outra medicao), a efetividade do tratamento pode ser maior. Os primeiros dias sem fumar (Ministrio da Sade, INCA. Manual do coordenador, 2 ed,ver.,2 reimp , p. 26-37, 2008.) Em todos os tratamentos, a abstinncia a meta mais importante e a mais difcil de ser mantida. A abordagem de um dos sintomas mais proeminentes da sndrome de abstinncia, o craving ou "fissura", deve ser cuidadosamente considerado, j que este o maior obstculo para parar de fumar. A maioria dos fumantes que tentam se manter abstinentes recai em poucos dias. Com algum nvel de cuidado, o perodo de abstinncia aumenta para uma semana ou mais.

49

CAPS ad II CACHOEIRINHA

Na 3 sesso, Como vencer os obstculos para permanecer sem fumar (Ministrio da Sade, INCA. Manual do coordenador, 2 ed,ver., 2 reimp, p. 39-43, 2008.) Abordamos benefcios fsicos que eles obtiveram desde que pararam de fumar, orientaes gerais com um foco nas necessidades individuais (qualidade de vida). Na 4 sesso: Benefcios obtidos aps parar de fumar (Ministrio da Sade, INCA. Manual do coordenador , 2 ed,ver.,2 reimp , p.45-49 , 2008.) Enfatiza as vantagens de permanecer sem tabaco, reforce e estimule a participar de atividade fsica e relaxamento, preveno de recada e fatores de proteo. No final da 4 sesso acontece a preparao para a fase de manuteno. Nas duas sesses de manuteno, retomamos a questo da autonomia e da preveno de recada e solicitamos a todos como esto nos dois aspectos fundamentais desenvolvidos no tratamento. O seguimento ser realizado pela equipe tcnica por um perodo de um ano (reunies mensais).
50

CAPS ad II CACHOEIRINHA

importante saber que a maioria dos pacientes, em torno de 80%, ao adentrarem o tratamento, se encontram em estgio pr-contemplativos. Para eles terem se oferecido abordagens excessivamente ativas, que dificultam a aderncia ao tratamento. Pesquisar sobre estgio motivacional e aplicar estratgias compatveis com cada processo cognitivo, pode aumentar a motivao para mudana. Estimativa dos pacientes que sero atendidos: Iniciaremos o atendimento com dois grupos motivacionais/ms, (40 pacientes por grupo). Posteriormente sero elencados 10 pacientes de cada grupo motivacional para o tratamento propriamente dito, portanto, estimamos tratarmos 40 pacientes ms (10 por semana). Recursos Materiais; 1. Sala de grupo contendo cadeiras, quadro branco, flip charp, televiso e DVD. 2. Livretos e panfletos contendo informaes sobre tabaco. 3. Materiais de escritrio para realizao de atividades.

51

CAPS ad II CACHOEIRINHA
Segunda 1 Horrio 8:00 as 9:30 ENF Cuidados Pessoais Avaliao Rosana Sala de Grupo 2 2 Horrio 10:00 as 11:30 SS 11:30 s 13:00 Mulheres Janaina Sala de Grupo 1 1 Horrio 8:00 as 9:30 PSI Avaliao Alexandra Sala de Grupo 1 Tera 2 Horrio 10:00 as 11:30 Grade de Atividades Quarta 1 Horrio 2 Horrio 8:00 as 9:30 10:00 as 11:30 SS Avaliao Janana / Erica Sala de Grupo 1 Quinta 1 Horrio 8:00 as 9:30 OFICINA TERAPUTICA Avaliao Bisquit Edna Sala de Grupo 2 SS Reinsero Social Idosos G1 e G2 Janana / rica Sala de Grupo 1 PSI Preveno de Recada G1 Julia / rica Sala de Grupo 1 TO 08:00 as 10:00 Horta G1 e G2 Sabrina Clube Pedra Branca 13:30 as 15:00 PSI Avaliao Alexandra / rica Sala de Grupo 1 2 Horrio 10:00 as 11:30 1 Horrio 8:00 as 9:30 T.O Avaliao Sabrina Sala de Grupo 2 Sexta 2 Horrio 10:00 as 11:30 TO 9:30 s 11:30 FUTEBOL G1 e G2 Sabrina Clube Pedra Branca OFICINA TERAPUTICA Patchwork G2/ G1 Edna Sala de Grupo 2

PSI Motivao G2 Julia / Edna Sala de Grupo 1

PSI Motivacional G1 Silmara Sala de Grupo 1

OFICINA TERAPUTICA Reciclagem Edna / rica Sala de Grupo 2

PSI Psicoterapis G1 Silmara / rica Sala de Grupo 1

T.O Vivncias Corporais G1/ G2 Sabrina / Edna Sala de Grupo 2

SS Grupo de Famlia Janaina / Julia Externo

PSI 8:00 as 9:00 Orientao em sade G1 e G2 Silmara Sala de Grupo 1 PSI 9:30 AS 10:30 Relaxamento G2 e G1 Silmara / Edna Sala de Grupo 1

Manh Tarde

TO Oficina de Mosaico G1 e G2 Sabrina / Erica Espao Grupo 3 13:30 as 15:00 ENF Cuidados Pessoais Avaliao Elisangela Sala de Grupo 2

TO Dinmicas G1 e G2 Sabrina / Edna Sala de Grupo 2 15:30 as 17:00 T.O Projeto G1/ G2 Amanda Sala de Grupo 2

MD Educao Sade G1 e G2 Dr. Vinicius Consultrio 2 13:30 as 15:00 T.O Avaliao Amanda Sala de Grupo 2

PSI Psicoterapia G2 Julia / Edna Consultrio 2

A.A Associao AntiAlcoolica

Farmcia Grupo de ateno farmacutica G1 Tatiana / Rosana

PSI Preveno de Recada G2 Silmara Sala de Grupo 1 15:30 as 17:00

SS Reinsero Social G1 e G2 Janana Consultrio 2

15:30 as 17:00

13:30 as 15:00 SS Reinsero Social Avaliao Norma Consultrio 2

15:30 as 17:00

Reunio

Reunio

PSI Reencontro G2 Alexandra / Edna Sala de Grupo 1

PSI Reencontro G1 Alexandra / Erica Sala de Grupo 1

PSI Psicoterapia G2 Julia / Edna Sala de Grupo 1

RE-INSERO SOCIAL Oficina G1 Norma / rica Sala de Grupo 1 T.O Estimulao Cognitiva G1/ G2 Amanda Sala de Grupo 2 17:00 as 18:30

PSI 13:30 as 14:30 Psicopedaggico G1 e G2 Alexandra / dna Sala de Grupo 1

SS 16h as 17 h Reinsero Social G2 Norma Sala de Grupo 1

OFICINA TERAPUTICA Reciclagem G2 Edna / Amanda Sala de Grupo 2 MD Educao Sade G1 e G2 Dr. Vinicius Sala de Grupo 1

T.O Terapia Ocupacional G1/ G2 Amanda Sala de Grupo 2

Reunio

Reunio

SS 16:00 as 17:00 Grupo de Alta Norma / Elisngela Sala de Grupo 1 17:00 as 18:30 TO Qualidade de Vida Amanda Sala de Grupo 1 17:00 as 18:30

Farmcia 14:00 as 15:30 Grupo de ateno farmacutica Tatiana / Elisangla 17:00 as 18:30

Reunio

Reunio

17:00 as 18:30 T.O 16:00 as 18:30 Comunicao G1/ G2 Amanda / Erika Sala de Grupo 1

17:00 as 18:30 PSI Preveno de Recada G1 e G2 Alexandra Sala de Grupo 1

17:00 as 18:30 SS Grupo de Famlia G1 e G2 Norma Consultrio 2

17:00 as 18:30 PSI Preveno de Recada G1 e G2 Norma / Amanda Sala de Grupo 1

17:00 as 18:30

CAPS ad II CACHOEIRINHA

CAPS CENTRO DE ATENO PSICOSSOCIAL CAPS II AD CACHOEIRINHA Acolhimento - Tabaco Nome: ______________________________________________Registro: ___________________ Idade: _______ Sexo: ( ) M ( ) F Estado Civil: __________________ Escolaridade:______________________________________Religio:______ ________________ Data: _____/_____/_____

1. Em quanto tempo depois de acordar voc fuma o primeiro cigarro? Dentro de 5 minutos ( 3 ). 6-30minutos 31-60minutos (2 ). ( 1 ).

Depois de 60 minutos ( 0 ).

2. Voc acha difcil deixar de fumar em lugares onde proibido (por exemplo, na igreja, no cinema, em bibliotecas, etc.) Sim No ( 1 ). ( 0 ).

3. Que cigarro voc mais sofreria em deixar? O primeiro da manh ( 1 ). Qualquer um ( 0 ).

53

CAPS ad II CACHOEIRINHA

4. Quantos cigarros voc fuma por dia? 31 ou mais 21-30 11-20 10 ou menos ( 3 )_____________________. ( 2 )_____________________ . ( 1 )_____________________. ( 0 )_____________________.

5. Voc fuma mais durante as primeiras horas aps acordar do que durante o resto do dia? Sim No ( 1 ). (0).

6. Voc fuma mesmo estando to doente que precise ficar de cama quase todo o dia? Sim No ( 1 ). ( 0 ). Nvel de

Grau de Dependncia: _______________Pontos Dependncia________________ 0 2 Pontos = Muito Baixo. 3 4 Pontos = Baixo. 5 Pontos = Mdio. 6 7 Pontos = Elevado. 8 10 Pontos = Muito Elevado.

54

CAPS ad II CACHOEIRINHA

CAPS CENTRO DE ATENO PSICOSSOCIAL CAPS II AD CACHOEIRINHA

Nome: CID: Admisso de Enfermagem: Clinical Withdrawal Assessment Revised CIWA- AR

Idade:

1. Nuseas e Vmitos 0 No 1 Nusea leve sem vmito 4 Nuseas recorrentes com nsia de vmito 7 Nusea constante, nsia de vmito e vmito 2. Tremores com braos estendidos 0 No 1 No Visvel, mas pode se sentir nas pontas dos dedos 4 Tremor moderado, com braos no estendidos. 7 Severo, mesmo com os braos estendidos. 3. Sudorese 0 Sem Suor 1 Sudorese discreta mos midas 4 Com gotas de suor na testa 7 Completamente suado 4. Tem sentido coceiras, sensao de insetos andando no corpo, formigamentos, pinicaes? ______________________________________________________________________

5. Voc tem ouvido sons a sua volta? Algo perturbador, sem detectar nada por perto? ______________________________________________________________________ 6. As luzes tm parecido muito brilhantes? De cores diferentes? Incomodam os olhos? Voc tem visto algo que tem lhe perturbado? Voc tem visto coisas que no esto presentes? 0 No 1 Muito Leve

CAPS ad II CACHOEIRINHA

2 Leve 3 Moderado 4 Alucinaes moderadas 5 Alucinaes graves 6 Extremamente graves 7 Contnua 7. Voc se sente nervoso (a)? 0 No 1 Muito Leve 4 Leve 7 Ansiedade grave, um estado de pnico semelhante a um episdio psictico aguda 8. Voc sente algo na cabea? Tontura, dor apagamento? 0 No 1 Muito Leve 2 Leve 3 Moderado 4 Moderado/grave 5 Grave 6 Muito grande 7 Extremamente grave 9. Agitao 0 Normal 1 Um pouco mais que a atividade normal 4 Moderadamente 7 Constante 10. Que dia hoje? Onde voc est? Quem sou? 0 Orientado 1 Incerto sobre a data, no responde seguramente 2 Desorientado com a data, mas no mais do que 2 dias 3 Desorientado com a data, com mais de 2 dias 4 Desorientado com o lugar e pessoa

Critrios diagnsticos : 0 9 SAA leve 10 18 SAA moderada > 18 SAA grave ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 56

CAPS ad II CACHOEIRINHA

A diferena entre o possvel e o impossvel est na vontade humana

DESINTOXICAO ALCOLICA
FOLHETO INFORMATIVO

DESINTOXICAO

Trata os efeitos fsicos do uso prolongado do lcool.

uma proposta de tratamento destinado a controlar as complicaes fsicas e psquicas que podem ocorrer aps um perodo de uso contnuo de bebida
Elaborado:Enf Rosana Ambrosio dos Santos* Enff Elisangela Teixeira Alves*

alcolica.

*Enfermeiras especialistas em dependncia qumica pela UNIFESPEPM;

*Enfermeiras Assistenciais do CAPS CACHOEIRINHA.

CAPS ad II CACHOEIRINHA PARA QUEM RECOMENDADA? Pacientes com consumo excessivo e prolongado do lcool; Interrupo ou reduo do consumo do lcool.
Diariamente o paciente passa em triagem com a COMO REALIZADO O PROCESSO DE DESINTOXICAO NO CAPS?

enfermagem, onde so avaliados sinais e sintomas de

QUEM PODE FORNECER O TRATAMENTO? Equipe mdica (Psiquiatra e clnico) equipe de enfermagem (Enfermeiros especialistas e tcnicos de enfermagem). COMO FUNCIONA?

abstinncia e sinais vitais; Posteriormente, o paciente encaminhado para uma avaliao rmdica; O mdico prescreve medicaes de acordo com a necessidade e gravidade do caso; Ocorre nova avaliao da enfermagem e tomada das medicaes; O enfermeiro orienta sobre o processo de desintoxicao, sinais e sintomas da abstinncia e cuidados a serem tomados. CUIDADOS IMPORTANTES

Este processo inclui 2 fases: 1. Eliminao da substncia; 2. Recuperao do equilbrio das funes vitais (padro de sono e repouso, presso arterial, alimentao, etc.)., com monitorizao cuidadosa e acompanhamento mdico. QUAIS OS OBJETIVOS IMEDIATOS DA DESINTOXICAO? Prevenir e tratar com segurana os sintomas da sndrome de abstinncia; Atender as necessidades humanas bsicas (conforto, dignidade, auto-estima, cuidados bsicos de sade, apoio, confidencialidade, educao e outros); Apoio no processo de mudana de comportamento e sensibilizao para o tratamento posterior.

Contra-indicar a conduo de veculos durante o uso de medicao. Dieta leve ou restrita Hidratao adequada Repouso relativo em ambiente calmo desprovido de estimulao audiovisual.

Superviso de familiares. Encaminhamento para emergncia se observadas

alterao da orientao temporo-espacial e/ou do nvel de conscincia.

CAPS ad II CACHOEIRINHA

A EQUIPE

Nome
Herclio Pereira de Oliveira Junior Loester Silveira Ribeiro Edson da Silva Maciel Kely Belfort Viana da Silva Rosangela Lima dos Santos Tatiane Josefa da Silva Ianella Elisangla Teixeira Alves Erialdo Pontes Fbio Roberto Higino Gilberto Zaia Rony Heleno de Castro Rosana Ambrosio dos Santos Elaine Martin Donato Jos Elizio Rodrigues de Aguiar Renata Toledo de Abreu Volnei Vinicius Ribeiro da Costa Alexandra Maximo Alonso Julia Ghriraldini Martins Silmara Tibon Gumiero Amanda Bueno Atlio Cipriani Sabrina de Paula Edna Servidoni Erica Rosa Pereira de Melo Elisabeth dos Santos Silva Fabiana Souza Gomes Juliane da Silva Aguiar de Lima Tatiana Gavazzi

Setor
Coordenador Tcnico Assistente Coordenao Coordenador Administrativo Administrao Administrao Administrao Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Enfermagem Equipe Mdica Equipe Mdica Equipe Mdica Equipe Mdica Psicologia Psicologia Psicologia Terp. Ocupacional Terp. Ocupacional Tc. Educacional Tc. Educacional Serv. Gerais Serv. Gerais Serv. Gerais Farmcia

S-ar putea să vă placă și