Sunteți pe pagina 1din 7

Duplicao do DNA, Transcrio e Traduo

Neste trabalho iremos falar sobre DNA, RNA e os processos de duplicao, transcrio e traduo.

Duplicao ou Replicao do DNA


Procariontes A sntese de uma nova cadeia de DNA nas clulas, tambm conhecido como polimerizao, duplicao ou replicao se faz a partir de uma fita simples de DNA molde e da regra de pareamento de bases complementares, de onde uma fita nova gerada a partir do encadeamento dos nucleotdeos com base complementar aos nucleotdeos da fita molde. Os principais agentes envolvidos nesse processo so enzimas especiais chamadas polimerases. Enzimas que fazem a sntese de DNA so chamadas de polimerases de DNA (ou DNA polimerase). Essas enzimas encarregam-se de adicionar um a um os nucleotdos fita nova, bastando que haja na sua extremidade 3' um grupo hidroxil (OH) livre, onde ligado o prximo nucleotdeo pelo seu grupo fosfato. importante, ento, notar que a sntese de uma fita nova de DNA acontece na direo 5' 3'.

Na replicao, cada uma das fitas de uma molcula de DNA usada individualmente como molde, e cada uma das duas fitas novas sintetizadas estar ligada sua molde. O incio da sntese das fitas novas se faz a partir de um ponto no DNA chamado origem de replicao, onde o DNA se abre para que a cpia das novas fitas possa iniciar. O processo requer que haja um fragmento curto de DNA ou RNA (tambm com a extremidade 3OH livre) em fita simples ligado fita molde, onde a enzima comear a encaixar os nucleotdeos. Esse fragmento, chamado de primer, sintetizado por uma outra enzima. H vrias enzimas que atuam ao longo do processo de replicao do DNA, cada uma realizando uma determinada tarefa. DNA-polimerase I Se liga ao DNA de cadeia nica e responsvel pelo enchimento das falhas entre pequenos oligonucleotdeos precursores. Possui a funo de reviso pois embora polimerize no sentido 5 3 tambm edita o filamento filho removendo nucleotdeos incorretos, no pareados, devido a uma capacidade 3 exonuclease. A exonuclease capaz de digerir o primer de RNA na direo 5 3, e preencher falhas com desoxirribonucleotdeos. DNA-polimerase II Tem capacidade de polimerizao semelhante com a DNA-polimerase I possuindo atividade 3 5 exonuclease. Pode promover o reparo de leses pelo ultravioleta. No pode utilizar um primer seccionado ou que possua grade extenso com filamento nico. Holoenzima de DNA-polimerase III Principal enzima que polimeriza ou replica o DNA em bactrias, catalisando adio de desoxirribonucleosdeos ao primer de RNA. incapaz de utilizar o DNA como filamento nico, no possui atividade exonuclease 5 3, maior instabilidade e pouca afinidade para desoxirribonucleosdeotrifosfatos. Fragmentos de Okazaki As DNA polimerases sintetizam somente no sentido 5'-3'. Por isso uma uma significativa proporo de DNA recm sintetizado existe como pequenos fragmentos. So chamados de fragmentos de Okazaki no sentido 5'-3'. A medida que a replicao

continua, estes fragmentos tornam-se covalentemente unidos pela DNA ligase para formar um dos fragmentos filhos. O filamento formado pelos fragmentos de Okazaki chamado de filamento "laggin". Enquanto o sintezado sem interrupo o filamento "leading".Tantos os fragmentos de Okazaki quanto os leadding so sintetizados no sentido 5'-3'. A reunio descontnua do filamento lagging possibilita a polimerizao 5'-3' ao nvel de nucleotdeo, originando um crescimento geral no sentido 3'-5'. Nos procariontes a replicao inicia-se num nico ponto da cadeia polinucleotdica e prossegue at terminar. Isto possvel pois nestes organismos exite apenas uma molcula de DNA e porque seu comprimento muito menor que o do DNA dos eucariontes.

Eucariontes A replicao do DNA eucaritico processa-se nas mesmas linhas do processo na E. coli. Participam do processo pelo menos trs DNA-polimerases, denominadas ,,. Sendo a primeira delas a principal enzima de replicao. A DNA-polimerase amplamente distribuda nas espcies animais multicelulares, no sendo encontrada em bactrias, vegetais e protozorios. A DNA-polimerase s encontrada em mitocndrias. Replicon A replicao iniciada em vrias origens ao longo da molcula de DNA e continua nos dois sentidos para longe da origem. Os segmentos de replicao seqencial assim formados constituem cada um, um replicon ou unidade de replicao.

Transcrio

O RNA de todos os tipos transcrito de um filamento-molde de DNA, catalisado por diversas enzimas referidas como RNA-polimerase. A seqncia de nucleotdeos do RNA complementar do filamento molde de DNA, exceto quanto substituio de timina por uracila. A sntese de um RNA complementar a partir de um DNA denominado de transcrio. O DNA usado como molde para sntese de RNA chamado de filamento com sentido. A regio que foi transcrita do DNA para o RNA denominada de regio codificante. Promotores so regies de reconhecimento e interao entre a RNA-polimerase e o DNA que sinaliza o comeo da transcrio. A regio TATA Box orienta a enzima RNA-polimerase em preparao para transcrio. RNA-polimerases procariticas Uma das maiores enzimas j conhecida, a subunidade sigma possui a funo de reconhecer os promotores e no est envolvida diretamente com a transcrio. RNA-polimerase eucariticas Produzem trs tipos de RNA-polimerases diferentes. RNA-polimerase I localizada no nuclolo, sintetiza apenas RNA-ribossmico. A polimerase II encontrada no nucleoplasma e sintetiza RNA pr mensageiro. A polimerase III localizada no nucleoplasma, sintetiza RNA de transferncia e 5s RNA. A funo bsica do RNA o transporte de mensagem do DNA para o citoplasma, onde responsvel pela direo da sntese das cadeias polipeptdicas. Classes de RNA A mlecula de RNA que produzida pode ser um mRNA (RNA mensageiro), um rRNA (RNA ribossmico) ou um tRNA (RNA transportador). Todos so transcritos de genes diferentes e cada um tem uma funo especial na clula. RNA mensageiro (mRNA). A especifidade para uma determinada seqncia de aminocidos determinada pelo RNA mensageiro. A cpia da sequncia de bases do DNA para uma cadeia complementar de RNAm, passado ao citoplasma. Esta etapa decorre no ncleo, mais exatamente no nuclolo. Apenas uma cadeia de DNA usada como molde para sntese de RNAm, segundo a regra do emparelhamento de bases. Esta sntese comandada pela enzima RNApolimerase, que desliza ao longo de um DNA, abrindo a cadeia e iniciando a sntese, sempre no sentido 5 3. Aps a passagem da RNA-polimerase a cadeia de DNA volta fechar, formando-se as pontes H entre as bases. Aps a sntese deste RNA-prmensageiro inicial ocorrem alteraes: sequncias no codificantes introns so cortadas e as sequncias codificantes restantes exons so unidas entre si, formando o RNAm funcional, que migra para o citoplasma.

O RNA mensageiro da E. Coli tem vida curta, funcionado apenas por poucos minutos. S tem estabilidade enquanto esta ligado aos polissomos o resultado disso que as clulas bacterianas no ficam ligadas com grandes quantidades de RNA mensageiro. RNA de transferncia (tRNA). Funcionam como molculas adaptadoras, para trazer aminocidos ao local da sntese de protena. Existe mais de uma molcula de tRNA para cada aminocido. O tRNA uma molcula pequena menor que o mRNA e o Rrna, sendo encontrado no tRNA diversos nucleotdeos incomuns, possui pontes de hidrognio nas bases usuais e a falta nas bases incomuns afetando na sua forma. RNA ribossmico (rRNA) e Ribossomos. O ribossomo local de sntese de polipeptdios, sendo composto de protenas e RNA ribossmico. O ribossomo dos eucariotas bem semelhante ao procaritico, porm possui tamanho maior, diferindo tambm na sensibilidade a antibiticos que inibem a sntese de protenas. Nos eucariotos as molculas de rRNA 18s, 5,8s e 28s esto prximos um dos outros na ordem mencionada constituindo a unidade transcricional deste modo o transcrito primrio processado pa molculas funcionais de rRNA semelhante aos outros processamentos de RNA.

Traduo
A traduo o processo de sntese ou fabricao de protenas (construo da cadeia de aminocidos). Para a fabricao das protenas necessrio que estruturas celulares chamadas ribossomos decodifiquem a mensagem contida na molcula de mRNA(RNA mensageiro) para uma cadeia de aminocidos. A decodificao est baseada em trincas de nucleotdeos, chamadas cdons, que so usados para especificar o aminocido. A correspondncia entre uma trinca de nucleotdeos e um aminocido chamada de cdigo gentico. Combinando os 4 nucleotdeos em triplas obtm-se 64 combinaes. Embora esse nmero seja superior aos 20 aminocidos existentes, mais do que um cdon pode representar um mesmo aminocido.

[ Dentre os cdons possveis, 3 no especificam aminocidos, e referem-se a sinais de terminao da sntese de um cadeia de aminocidos. Esses cdons so chamados de cdons de parada. O cdigo gentico estabelece tambm um cdon de incio , pelo qual comea o processo de traduo do mRNA. Na maioria das protenas o cdon de incio especifica o aminocido metionina, que tambm est presente no interior das cadeias. Sumariamente, o processo de traduo realizado da seguinte maneira: ao combinar-se com os ribossomos, o mRNA tem sua seqncia de cdons lida, e para cada codon o respectivo tRNA atrado at os ribossomos, e pela complementariedade de bases feita a ligao entre o codon (do mRNA) e o anticodon (do tRNA), liberando o aminocido carregado pelo tRNA que ento ligado cadeia crescente do polipeptideo. Molculas de tRNA ou RNA transportador (=transfer RNA) agem como adaptadores entre a seqncia codificante dos nucleotdeos do mRNA e o aminocido que codificado. Uma ponta dessa molcula carrega o aminocido e uma outra ponta consiste de uma seqncia de trs nucleotdeos conhecida como anticdon. A sntese da protena encerrada quando os ribossomos encontram um cdon de parada no mRNA. Os processos de transcrio e traduo dos procariotos e eucariotos apresentam diferenas entre si. Dentre essas diferenas h duas principais. A primeira que em procariotos o processo de traduo de um mRNA inicia-se antes que a transcrio do mesmo tenha se encerrado (a transcrio e a traduo ocorrem concomitantemente). J nos eucariotos, a traduo iniciada somente aps a finalizao da transcrio, e nesse caso o mRNA sai do ncleo para o citoplasma onde realizada a traduo. A segunda diferena que nos eucariotos o mRNA sofre modificaes antes de ser traduzido. O produto da transcrio (o mRNA), chamado de transcrito primrio, sofre mudanas e somente aps estas mudanas este mRNA agora maduro pode ser transportado do ncleo da clula para o citoplasma onde ocorrer o processo de traduo. Uma mudana importante sofrida pelo mRNA antes de sair do ncleo a retirada dos introns. Os introns so pequenos pedaos de um gene que so transcritos mas no participam do processo de traduo. Somente participaro da montagem da protena os pedaos de um gene chamados de exons. Alm das duas grandes diferenas acima, uma diferena mais peculiar que em

eucariotos, um transcrito contm apenas o produto de um nico gene, j em procariotos, um transcrito pode conter mais de um gene pelo fato da grande maioria dos genes de procariotos estarem organizados na forma de operons.

S-ar putea să vă placă și