Sunteți pe pagina 1din 5

Conhecendo a Salvao

TEXTO BBLICO

"E em nenhum outro h salvao, porque tambm debaixo do cu nenhum outro nome h, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4.12).

INTRODUO
Voc agora salvo. A salvao a maior bno que o ser humano pode receber e, ao mesmo tempo, a principal experincia espiritual. A salvao o tema central da Bblia. Todo o crente deve conhec-La bem e falar dela aos que ainda no aceitaram a Cristo, para que tambm sejam salvos.

I. O QUE A SALVAO?
A princpio, pode-se afirmar que ela o resultado da morte expiatria de Jesus Cristo, na cruz do Calvrio, que livra o homem da condenao eterna, causada pelo pecado. Leia Efsios 1.7; 2.1. A salvao : 1. Um ato soberano de Deus. A salvao um ato da soberana vontade de Deus, que em seu Filho nos reconciliou consigo

mesmo. 2 Corntios 5.18,19 diz: "E tudo Isto provm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministrio da reconciliao; isto , Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, no Lhes imputando os seus pecados .... Observe que a salvao a demonstrao do grande amor de Deus em favor da humanidade, condenada pelo pecado. Leia Romanos 3.10,11,23. Ela oferecida a todos, sem exceo. Em Cristo: todos podem ser salvos, libertos do pecado, tomando-se, assim, filhos de Deus. Leia Joo 1.12.

2. Um ato da infinita misericrdia de Deus.


Voc aprendeu que a salvao um ato soberano do Senhor, porque s Ele pode salvar. , tambm, um ato da infinita misericrdia de Deus, porque dada graciosamente, mediante a f, e no atravs dos nossos prprios mritos ou boas obras. O prprio Criador tomou a deciso de reconciliar consigo o homem, que, pela desobedincia, havia se afastado dele, tornando-se escravo do pecado e inimigo de quem o criara. Voc precisa saber, tambm, que a sua salvao custou um alto preo: o sangue de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus (Joo 1.29), imolado pelos nossos pecados, na cruz do Calvrio, conforme a profecia de Isaas 53.4-7; porm aos homens foi concedida graciosamente, segundo a misericrdia infinita de Deus. Jamais voc pagaria tal resgate para a sua salvao, pois ela no depende de qualquer mrito humano, nem de boas obras. Leia Efsios 2.8,9

II.A NECESSIDADE DA SALVAO


No tpico anterior, voc aprendeu que; "todos pecaram" e o salrio do pecado a morte (leia Romanos 6.23 Porque o salrio do pecado a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.). Deste modo, todos necessitam da salvao. Todos precisam arrepender-se dos seus pecados, confess-lo os a Deus e abandon-lo os definitivamente, aceitando o dom gratuito de Deus.

1. A origem do pecado.
Como o pecado entrou no mundo, como isto aconteceu? Em Gnesis 1.26,27, lemos que Deus criou o homem sua imagem e semelhana e o colocou no Jardim do den, para lavr-lo e o guardar. Disse-lhe que de todo o fruto ele podia comer, porm, daquele da rvore do conhecimento do bem e mal, o Senhor lhe proibiu que provasse, pois no dia em que o comesse, certamente morreria. Tratava-se de uma prova de obedincia, e Ado devia ser fiel ao Criador. Feito imagem e semelhana de Deus, o homem possua livre-arbtrio. Estava capacitado a discernir o bem e o mal, o certo e o errado; no era um rob nas mos do Todo-Poderoso. Obedincia incondicional foi a exigncia nica imposta criatura humana. Enquanto obedecesse, viveria. Todavia, apesar de usufruir as delcias do den e conviver em perfeita harmonia com o Criador, o homem, tentado, pecou e foi destitudo da glria com que fora criado, perdendo, assim, a comunho com Deus. Como representante da raa humana, ele transmitiu a toda sua descendncia o estigma do pecado e a condenao da morte. A desobedincia de Ado afetou toda a criao, a qual geme e chora sob o peso da maldio (leia Gnesis 3.6,17-19; e Romanos 8.22); nele todos pecaram, e por ele

entrou a morte no mundo. A desobedincia dele originou o pecado e condenou morte toda a sua gerao.

2. A herana do pecado.
Voc aprendeu que a salvao a obra redentora de Deus, por meio de seu Filho Jesus Cristo, que livra o homem da condenao eterna. Noutras palavras: salvao a vida eterna em Cristo Jesus, visto que s Ele pode salvar o homem da condenao da morte eterna, causada pelo pecado do primeiro homem. Veja o que diz a Bblia: "Porque todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus" (Romanos 3.23). "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim tambm a morte passou a todos os homens; por isso, que todos pecaram (Romanos' 5.12). Esta uma revelao terrvel! "A morte passou a todos os homens ..." Deste modo, o pecado foi a herana maldita deixada a todos os homens. Como escapar desta condenao? Veja a importncia da salvao: voc estava morto em delitos e pecados; conforme Efsios 2.1,5 e Colossenses 2.13; e nada podia fazer para escapar do juzo divino. Porm, Deus em seu Filho o libertou da condenao da morte eterna. Leia Joo 5.24. Voc, agora, no precisa temer o juzo final, pois Jesus, mediante a sua morte na cruz do Calvrio, condenou o pecado e concedeu a vida eterna a todos quantos nEle crer. Leia Romanos 8.1. Cristo anulou, por sua morte e ressurreio, os efeitos do pecado, que a morte eterna. O alvo foi atingido.

3. Os efeitos do pecado.
O pecado afetou o homem nas esferas fsica, mental, moral e espiritual (leia Romanos 3.10-18). Os efeitos so todos negativos. Toda causa tem as suas conseqncias. Considere os efeitos detalhadamente: a) A auto justificao, tipificada nas vestes de folha de figueira, ao perceber que tinham pecado (Gnesis 3.7); b) O medo. Gnesis 3,8-10 registra pela primeira vez que a criatura, ao ouvir a voz do Criador, sentiu medo e escondeu-se; c) A maldio sobre a terra e o trabalho, com pesados esforos fsicos e dores, todos os dias de sua vida (Gnesis 3.17,18); d) A morte. O homem retornaria ao p da terra, do qual havia sido formado (Gnesis 3.19); e) A expulso do den, para que no comesse da rvore da vida e vivesse eternamente no pecado (Gnesis 3.22,23); f) A violncia e o homicdio, sendo Caim - o primeiro assassino, pois matou seu irmo Abel (Gnesis 4.8). Desde ento, a violncia tem sido constante e a criminalidade aumenta cada vez mais; g) A corrupo geral do gnero humano. A maldade do hom..em se multipli- , cou por toda a Terra (Gnesis 6.5, 11, 12). No obstante o castigo de Deus, pelo Dilvio, o homem no deixou de praticar a maldade; h) Enfermidades. Isaas 1.6 fala do estado lastimvel do pecador.

III.ASPECTOS DA SALVAO
So trs os aspectos da salvao: 1. Justificao. "Como se justificaria o homem para com Deus?" (J 9.2). O homem, morto em seus delitos e pecados, no tinha como justificar-se perante o TodoPoderoso. Porm, mediante a morte expiatria e substitutiva de Jesus, tornou possvel

a justificao do transgressor. Como possvel isto? Veja: Justificao um termo judicial que lembra um tribunal, onde Deus, o Supremo Juiz, absolve o pecador das suas transgresses e o declara justo, isto , justificado. Desta forma, Deus, o ofendido, reconcilia consigo mesmo o homem, o ofensor. O que o homem no pde fazer, Deus o fez por ele. A justia de Cristo, o Justo, concedida ao ser humano, mediante a graa divina (Romanos5.17-19). 2. Regenerao. Trata-se de uma mudana de condio: antes, no pecado, o homem era inimigo de Deus e servo do Diabo; agora, feito justo, pela justia de Cristo que lhe foi concedida, ele se torna membro da famlia divina, adotado como filho de Deus (Joo 1.12). O homem, morto em seus delitos e pecados" nasce de novo. Este novo nascimento efetuado pelo Esprito Santo em seu interior, mediante o arrependimento e a f na graa divina (leia Joo 3.3-8). O termo ilustra uma cena em famlia, da qual o transgressor fora banido, tornando-se inimigo dela. Mediante o seu arrependimento e o conseqente perdo, ele restaurado ao convvio familiar. 3. Santificao. Uma vez restaurado comunho com Deus, o homem abandona as praticas pecaminosas do passado e separa-se (santifica-se) para o servio do Senhor. A santificao um ato do Esprito Santo, no interior do crente, que se reflete nos seus atos exteriores (leia o que afirma a Bblia em (2Corntios 5.17). Portanto, justificao, regenerao e santificao so os trs aspectos simultneos da salvao plena em Cristo Jesus. Pode-se, ento, afirmar que os resultados da salvao resumem-se em: a) Possuir uma f viva em Cristo (Glatas 2.20; 3.11); b) Obter vitria sobre o mundo e o pecado (1 Joo 5.4,5); c) Tornar-se membro da famlia de Deus (Efsios 2.19).

DISCIPULADO RESUMO
Ao ascender ao Cu, o Senhor Jesus ordenou aos seus discpulos que realizassem a obra que Ele iniciara em seu ministrio terreno. Desde ento, todos os que aceitam a Cristo, como seu Senhor e Salvador, cumprem o "ide", a fim de ganhar as almas para o reino de Deus. 1. Voc, tambm, est incumbido desta tarefa gloriosa. No importa se ainda no foi batizado nas guas, nem no Esprito Santo. Voc , um discpulo de Jesus, e deve cumprir o que ele ordenou, 2. Comece por evangelizar as pessoas com as quais voc est mais relacionado, por exemplo: seus familiares, vizinhos, amigos, colegas de trabalho ou de escola, etc. Todos carecem da salvao e precisam de Jesus. 3. Pea a Deus que lhe ajude a ganhar o maior nmero possvel de almas para Cristo. Lembre-se: voc uma nova criatura e pertence famlia de Deus; convide outras pessoas a fazer parte dela tambm. Deus vai abenoar grandemente o seu trabalho evangelstico. Amm.

VERIFIQUE O QUE VOC APRENDEU


1. Conforme Romanos 3.23, por que a salvao necessria? 2. Atravs de quem o pecado entrou no mundo?

3. Qual a principal conseqncia do pecado? 4. Quem pode salvar o homem da condenao eterna? 5. Conforme Efsios 2.8,9, como se pode obter a salvao?

S-ar putea să vă placă și