Sunteți pe pagina 1din 8

INSTITUTO FEDERAL DE SO PAULO

Andr Reyes, Eric Yumio, Lucas Choi

RECAPTAO E REAPROVEITAMENTO DE GUA RESIDENCIAL

SO PAULO 2013

Introduo

A gua um elemento primordial para a vida humana. Se ela, no existiria a espcie humana, nem animais, plantas e nenhuma espcie de vida. As primeiras civilizaes foram todas criadas nos leitos dos rios ou muito prximos a eles, pois o rio podia lhes oferecer tudo: gua, comida, terra frtil. inegvel a importncia e a abundncia da gua no planeta terra, tal que este recurso natural sempre fora tratado de forma inacabvel e inesgotvel. Porm, com o passar do tempo tal pensamento foi se modificando, e hoje em dia j se sabe que no futuro, se tudo continuar da forma que est, existir um problema de falta de gua. A prova de que a gua potvel no existe em extrema abundancia est nos seguintes dados: O volume total de gua na Terra ocupa aproximadamente 70% da superfcie do nosso planeta. Mas 97,5% da gua do planeta salgada. Da parcela de gua doce, 68,9% encontra-se nas geleiras, calotas polares ou em regies montanhosas, 29,9% em guas subterrneas, 0,9% compe a umidade do solo e dos pntanos e apenas 0,3% constitui a poro superficial de gua doce presente em rios e lagos. Os principais consumidores de gua so, inquestionavelmente, os grandes latifndios e as grandes indstrias, que usam quantidades imensas de gua, sem se preocupar com os danos ambientais ou em repor tal quantidade. Porm, tambm pode-se considerar que o uso residencial de gua tambm gera muito desperdcio. Banhos muito longos, desperdcio de gua para lavar quintais e regar jardins, e servios domsticos em geral tambm gastam gua em excesso, e deve ser levado em conta na hora de apontar culpados para o problema da gua. As pesquisas sobre a gua vm sendo tema de inmeras discusses e pesquisas por todo o mundo. Um recurso Natural inacabvel, como era tratado antigamente, comeou a dar sinais de que poderia se esgotar, e brevemente. Reduzir o Consumo de gua algo fundamental para a sociedade, para que as geraes futuras no tenham problemas com esse recurso. Para tanto, necessrio a criao de novas tecnologias sustentveis e tambm de ideias sustentveis, para que todos tenham a noo de que necessrio mudar nossos hbitos. Desde o final do sculo XX, sempre se foi pensado em vrias hipteses para reduzir o consumo de gua pelas pessoas, tanto em relao s pessoas quanto em relao a grandes indstrias e latifndios, j que os mesmos so a principal fonte de gastos de gua.

Ricardo Camilo Galavoti, tecnlogo em saneamento, desenvolveu uma excelente pesquisa sobre o reaproveitamento de gua de esgoto sanitrio e gua pluvial, e como ele mesmo diz, Precisamos comear a pensar em reutilizao local, pois isso muito mais vivel que pensar em um sistema de reaproveitamento de grande porte. Mesmo considerando os latifndios e as grandes indstrias como as principais culpadas pelo uso excessivo de gua, a criao de sistemas de reaproveitamento de gua mais teis, baratos, viveis, pequenos e para residncias ajudaria muito a sustentabilidade mundial, j que se grande parte da populao mundial a utilizasse, muita gua seria economizada. O sistema de reutilizao de gua proposto em nosso trabalho trata do reuso da gua de chuva, da gua de piscinas e da gua de chuveiros para economia residencial. Com isso, pomove-se uma reduo na conta de gua da residncia e ajuda a economizar gua. Porm, considerando a hiptese de que pouqussimas residncias teriam acesso a tal recurso de reutilizao, no se pode prever grandes economias de gua, mas a criao de um sistema mais barato, acessvel e menos pode vir a ser uma inovao e uma justificativa para investir na pesquisa do mesmo.

1.1 Objetivo O projeto tratado visa a economia de gua residencial, que pode ser aplicado em pequenas residncias, reutilizando a gua do chuveiro, por exemplo, e tambm em grandes residncias, reutilizando gua de chuva e mantendo reservatrios. Porm, no basta levar apenas um novo sistema de reutilizao de gua, deve-se tambm levar s pessoas a ideia de economia de gua, de preservao do meio ambiente e da criao de um mundo mais sustentvel.

1.2 Finalidade O projeto tem como base a precariedade das fontes de gua potvel restantes. Com um eminente problema de falta de gua, deve-se comear a pensar na economia da mesma, para que as geraes futuras possam viver sem problemas. A gua apenas um dos problemas que existe com recursos naturais, tambm enfrentamos uma futura falta de petrleo e o possvel aquecimento global, porm, pensar na economia de gua pode ser considerado um grande passo para a sociedade mundial.

Mtodos
O consumo exagerado das reservas naturais de gua doce por causa do alto crescimento populacional est sendo maior do que a natureza pode oferecer, e a poluio produzida pelo homem est contaminando e diminuindo cada vez mais essas reservas. Para enfatizar a situao, vamos calcular o consumo mensal de gua em Litros de uma pessoa ordinria em seu cotidiano: Consumo mdio de gua por pessoa: 4,5R (R = m) por ms = 4,5m por ms = 4.500 Litros por ms = 150 Litros por dia. Consumo mdio dirio com banho (obs.: chuveiro com vazo mdia de 3,5 Litros por minuto, e banho de +/- 15 minutos): 1)- 15 X 3,5 = 52,5 Litros; 2)- 52,5 X 30 (dias) = 1575 Litros/ms = 1.57m 3)- Isso significa 34,88% do consumo mensal. Consumo mdio dirio com descargas (obs.: cada descarga tem vazo de +/- 10L): 1)- mdia de descargas = 5 vezes ao dia = 50Litros/dia. 2)- 50 X 30 = 1500 Litros/ms = 1.5m. 3)- Isso significa 33,33% do consumo mensal.

Alm disso, h dados de nosso cotidiano: quem usa mangueira durante 15 minutos para lavar a calada toda semana desperdia cerca de 280 litros de gua, ou seja, 14,5 mil litros por ano. Vale tambm para a lavagem do carro. Uma piscina de tamanho mdio perde cerca de 3.785 litros de gua por ms na evaporao. A partir dos estudos aprofundados sobre a utilizao de gua, podemos concluir que h duas principais ideias que, trabalhando juntas, podem sanar com eficcia o problema: captao de gua da chuva e reutilizao residencial da gua. Para captao de gua da chuva, usaremos calhas ou a opo do telhado verde: tcnica de arquitetura que consiste na aplicao e uso de solo e vegetao sobre uma camada impermevel, geralmente instalada na cobertura de residncias, fbricas, escritrios e outras edificaes. Suas principais vantagens so facilitar a drenagem, fornecer isolamento acstico e trmico, produzir um diferencial esttico e ambiental na edificao, e compensar parcialmente a rea impermevel que foi ocupada no trreo da edificao. Aps o armazenamento de gua em um reservatrio de sacrifcio, a gua passar por um filtro para a regulagem de seu pH (a variao do pH dependente da utilizao que o residente aplicar na gua captada). Aps esse filtro a gua direcionada para o reservatrio usual. Lembrando-se de um pequeno detalhe: a primeira captao de gua do sistema Telhado

Verde ser inutilizada, pois esta leva conter um nmero elevado de impurezas do prprio solo. Para a reutilizao residencial da gua, devemos ter conhecimento do termo Greywater: a gua de banho, apesar de muito mais limpa do que a do esgoto apresenta aspectos qumicos e biolgicos especiais, cuja soluo est sendo estudada por muitos grupos interessados no seu reuso. Essa gua pouco homognea, constituda por: resduos de pele, sabes, detergentes, creme dental, cabelos, gorduras, suor, urina, saliva, placas bacterianas provenientes de ralos e outros. O descarte dirio e o uso de cloro de origem orgnica (cloro usado em piscinas - produto que no forma subprodutos cancergenos) vai tratar a gua do banho deixando-a estril e garantindo que respingos durante o uso no vaso sanitrio no oferea qualquer tipo de perigo para o usurio. Aps este tratamento podemos dar como exemplo o reaproveitamento da gua do banho para as descargas: desviando a gua do ralo do box para reservatrios passando por filtros e tratamentos adequados at o vaso sanitrio. Para este tipo de sistema, muitas variaes so possveis. A seguir h modelos de reutilizao de gua feitos pelo grupo Sociedade do Sol:

Nosso projeto visa sistematizao de uma casa sustentvel com a receptao e reutilizao de gua a partir de ideias apresentadas neste trabalho. Apresentaremos o dimensionamento dos demais processos: Captao: O meio de captao de gua da chuva pode ser atravs de calhas ou telhado verde. Distribuio: A gua ter vrios destinos diferentes, de acordo com a utilizao da famlia que reside. A distribuio envolver desde a conexo de dutos bsicos e reservatrios at torneiras externas da casa, bombas de piscina e irrigao do jardim. Filtrao e Tratamento: Nesta parte relataremos os modelos de preciso dos filtros utilizados e tcnicas para o tratamento da gua cinza, tendo especificado o uso atribudo na gua reutilizada.

Vantagens
Segundo a Sociedade do Sol: admitindo que cada pessoa use 35 litros de gua de banho por dia (0,035 metros cbicos), e que a demanda do vaso sanitrio tambm seja de 35

litros por dia/pessoa, a regio da Grande So Paulo com seus 17.000.000 de moradores poderia gerar uma economia diria de gua potvel de 595.000 m. (17.000.000 x 0,035 m = 595.000 m), equivalente ao volume de 9.000 piscinas olmpicas por ms. Isso corresponde a um caudal de 6,89 m por segundo, cerca de 10% do consumo global da Grande So Paulo. Esse volume j seria suficiente para a manuteno do nvel de nossos reservatrios de gua limpa. Uma economia de gua do porte mencionado poder postergar ou evitar obras de desvio da gua limpa de municpios distantes. Com a liberao dessas verbas, seria possvel financiar, a custo zero, praticamente todo o programa do reso na grande So Paulo. Finalizando: a reduo na produo da gua potvel sinnimo de lagos e represas mais cheias, guas mais limpas e diminuio dos custos da produo dessa gua. Por outro lado, teremos represas mais cheias e limpas que sero um bom incentivo para um turismo local, melhorando a qualidade do lazer da populao, resultando em mais banhos, passeios, voltas em barcos de turismo e um reviver do esporte nutico, tudo perto de nossas casas.

S-ar putea să vă placă și