Sunteți pe pagina 1din 2

Alimentos transgnicos Os alimentos transgnicos so geneticamente modificados como objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produo e a resistncia s pragas.

Primeiramente a engenheria gentica a ciencia responsavel pela manipulao das informa escontidas no cdigo gentico que comanda as funes da clula. Esse cdigo retirado da clula viva e manipulado fora dela. Em segundo lugar a biotecnologia o processo tecnolgico que permite a utilizao de material biolgico para fins industriais e a biossegurana a cincia responsvel por controlar e minimizar os riscos da utilizao de diferentes tecnologas eml aboratrios ou quando aplicadas ao meio ambiente. Alguns produtos so modificados para que contenha um maior valor nutricional, como o arroz dourado da Sua, que muito rico embetacaroteno, substncia precursora de Vitamina A. O arroz um alimento muito consumido em todo o mundo, e quando rico embetacaroneto, ajuda a combater as doenas por deficincia de vitamina A. Por outro lado, alguns vegetais so modificados para resistirem ao ataque de vrus e fungos, como a batata, o mamo, o feijo e banana. Outros so modificados para que a produo seja aumentada e os vegetais sejam de maior tamanho. Existem tambm alimentos que tm o seu amadurecimento prolongado, resistindo por muito mais tempo aps a colheita. Mas este tipo de experimentos tm seus pontos positivos como aumento da produo de alimentos; maior resistncia pragas; resistncia a os agrotxicos; Aumento do contedo nutricional e maior durabilidade e tempo de estocagem. Pelo contrario tm negativos a seleo natural tende a ser maior nas plantas que no so transgnicas; eliminao de populaes naturais de insetos, animais e outras espcies de plantas; aumento de reaes alrgicas em determinadas pessoas. No entanto, tm controles de segurana, muitas plantas so cultivadas e analisadas porm a comercializao dessas especialidades ainda no est autorizada.Muitos transgnicos ainda nos o autorizados para serem comercializados em decorrncia da polmica gerada pelo impacto ambiental e reaes alrgicas j observadas em algumas pessoas. No obstante muitos transgnicos esto chegando mesa dos consumidores sem as devidas informaes. Todos os consumidores tm o direito de saber o contedo do produto que est consumindo e as conseqncias disso, inclusive qualfoi a tcnica empregada para a melhoria daquele alimento. Alguns pases que cultivam alimentos transgnicos Estados Unidos: melo, soja, tomate, algodo, batata, canola, milho.; Unio Europeia: tomate, canola, soja, algodo.e Argentina: soja, milho, algodo.. Desde o final da dcada de 70, pesquisadores do mundo inteiro aprenderam a transferir genes de um organismo para outro, seja ele animal ou vegetal, alterando suas caractersticas naturais. Comisso, tornaram possvel criar porcos com menos gordura na carne, plantar feijo com mais protena nos gros ou soja resistente a herbicidas. O

lanamento da soja transgnica no mercado aquece a polmica sobre a biotecnologa em 1999. Essa planta tem em suas clulas um gene que no faz parte do organismo de nenhum vegetal. Retirado de uma bactria, a agrobacterium, ele controla a fabricao de uma protena, conhecida pela sigla EPSPS, que bloqueia a ao dos herbicidas. Isso permite eliminar o mato sem risco de prejudicar a planta cultivada. Os crticos dos alimentos geneticamente alterados dizem que a ciencia no tem controle total sobre o funcionamento dos genes. Para eles, as pesquisas devem ser aprofundadas antes que os novos productos sejam liberados. No caso da soja modificada, existe o temor de que a substncia EPSPS provoque efeitos inesperados no organismo dos consumidores, como alergias ou outro tipo de doena. Mesmo que o gene tenha sido preparado em laboratrio para funcionar apenas nas folhas, e no nos gros a parte comestvel da planta , no h como garantir que eles atuaro da forma programada. Alm da aplicao da biotecnologia pela industria alimentcia, plantas e animais vm sendo alterados para outras finalidades, como a produo de tecidos. Uma das mais recentes novidades desse campo, lanada em 1999 nos EUA, uma lgodo que nasce colorido verde, vermelho ou amarelo , conforme o interesse do produtor. Outra linha de pesquisa avanada a da modificao de organismos para a produo de medicamentos. Na Esccia, o Instituto Roslin o mesmo que fez a clonagem da ovelha Dolly cria carneiros em cujo leite gerada uma droga que estimula a coagulao do sangue. Chamada de Fator IX, ela dever ser empregada no combate hemofilia. Portanto, no sabemos se nossa alimentao boa, e podemos estar perjudicando nossa sade, embora seja muito difcil ter uma alimentao sana, debemos tratar de que seja saudavel.

S-ar putea să vă placă și