Sunteți pe pagina 1din 13

Enraiar uma Roda

Enraiar uma roda provavelmente a tarefa mais difcil de fazer numa bicicleta, no entanto nada que um pouco de pacincia no resolva. Enraiar uma roda (ou seja, de um monte de raios, um aro e um cubo montar uma roda bem alinhada), comea logo na escolha do tamanho dos raios. Esta a parte mais stressante do processo, uma vez que um erro nos clculos pode sair caro. Antes de comprar os raios, necessrio j ter definido que aro e cubo iremos usar. Depois de possuir-mos o aro e o cubo (ou baseando-nos nas medidas do fabricante, no entanto no devemos acreditar sempre no que a marca diz, sempre que possvel prefervel medirmos ns prprios, ou saber atravs de algum que tenha o mesmo material), devemos ter em conta vrios valores: no caso do aro necessrio saber o seu ERD (Effective Rim Diameter), ou seja, o dimetro no do aro mas do circulo terico que os raios formaro depois de colocados, e mede-se facilmente usando duas cabeas de raio e dois raios quaisqueres. Esta a medida que mais influencia o tamanho dos raios, logo a medida que deve ser mais precisa. 1. - Enroscar as cabeas nos raios e colocar em pontos opostos (Colocar um dos raios num qualquer buraco e depois usando usando a frmula (N - 2)/2 (sendo N o numero de furos do aro), o resultado o numero de buracos que devero estar entre os dois raios para garantir que esto em pontos opostos. 2. - Medir a distncia entre as pontas dos raios. 3. - Medir o conjunto raios + cabeas ("B"), multiplicar por 2, somar a distncia medida no ponto 2 e o resultado o ERD, como indica a figura:

Na figura o "A" a distncia entre os dois raios opostos e "B" o comprimento do conjunto raios + cabeas. Convm fazer pelo menos duas medies em diferentes pontos do aro e fazer a mdia. No caso de ser um aro que j foi usado convm mesmo medir o mximo possvel, pois j no estar perfeitamente redondo, havendo por isso variaes acentuadas no ERD dependendo de

onde se mede. Esta a forma de medir o ERD, no entanto por vezes no possvel medir o ERD do aro antes de comprar os raios (quando compramos ambos ao mesmo tempo), nesse caso podemos ver o ERD indicado pelo fabricante, no entanto preciso ter em ateno que, por exemplo, os ERD's indicados pela Mavic esto errados. O ERD que eles erradamente indicam apenas o dimetro do aro , pelo que caso comprem mavic confiram em fruns ou atravs de algum que possua o mesmo modelo que querem comprar o ERD correcto. No meu caso o que posso dizer que o ERD das Mavic Ex729 539mm em vez dos 534mm anunciados por eles. Apesar de algo incomum (nas rodas at 36 raios), por vezes a furao dos aros assimtrica (os furos no esto todos ao centro), sendo nesse caso necessrias mais medies ao aro.

Comeamos por determinar onde o centro do aro, ou seja, a linha onde os furos se encontrariam se estivessem todos centrados. Para isso mede-se a largura do aro (o "W" na figura) e divide-se por 2. O resultado a linha do centro do aro, ou seja, a medida "L" da figura. Depois disso medir a distancia desde a lateral do aro at ao furo (centro do furo) mais prximo (medida "H" da figura), e subtrair essa medida ao "L", ou seja, L - H = P. Se no for possvel saber o valor de "P" por qualquer motivo, faam os clculos como se o aro fosse simtrico e depois adicionem 1mm aos raios do lado direito e tirem 1 mm aos raios da esquerda. Medido o aro, falta o cubo. O objectivo das medies do cubo garantir que depois de enraiada a roda o aro fica centrado no cubo.

Uma das medidas importantes de um cubo o dimetro das falanges (medida "d" da figura acima), medio entre os centros de 2 buracos opostos da falange. Ateno que por vezes as falanges so assimtricas (uma maior que a outra). Nesse caso, registar o dimetro para o lado esquerdo e o dimetro para o lado direito. A medida "s" o dimetro de um buraco da falange (normalmente 2.6 mm).

As medies de comprimento do cubo no necessitam de grande preciso, pois alguns milmetros de erro nos comprimentos resultam em fraces de milmetros de erro nos clculos, no entanto convm manter tudo o mais correcto possvel. Comear por medir a medida "E", que normalmente 135 ou 150mm. Depois medir "A" e "D", colocando a porca de aperto (no o eixo) na borda de uma mesa e medindo desde a borda da mesa at falange do cubo, como mostra a figura abaixo:

Medido o "A" e o "D", calcular "B" usando a frmula: B = (E/2) - A. Analogamente, C = (E/2) - D. Nota: E/2 resulta na linha divisria azul. Temos portanto o cubo medido, sendo que convm reter as medidas "d", "B" e "C", sendo "d" o dimetro da falange, "B" a distncia da falange esquerda ao centro do cubo e "C" a distncia da falange direita ao centro do cubo. Medies feitas, falta apenas determinar que padro de enraiamento se usar. O mais comum o cruzado 3x,em que cada raio cruza 3 outros raios. Provavelmente as vossas rodas actuais so cruzadas 3x. Depois de tudo decidido e medido, hora de usar o mximo possvel de calculadoras, de modo a evitar erros de clculo, algo que acontece por vezes nas calculadoras (no por nada que quem as fez coloca avisos de responsabilidade). Para quem quiser possvel calcular em papel, com esta frmula matemtica. No fundo todas as calculadoras se baseiam nessa frmula. As mais conhecidas so a calculadora da DT Swiss e a do infelizmente j falecido Sheldon Brown, a spocalc (ficheiro excel, pode dar um erro relativo a macros, so clicar Aceitar) . A spocalc extremamente completa e precisa, e quer a spocalc como a calculadora da Dt swiss para mim acertaram em cheio nas medidas. Se usarem a calculadora da Dt Swiss, o resultado final so as medidas "rounded" que aparecem a negrito. Devem tambm ter em ateno na altura da compra dos raios o tamanho das cabeas que acompanham esses raios. Existem cabeas de 12, 14 e 16mm ou seja, se tivermos 2 raios, um com cabea de 12 mm e outro com cabea de 16mm, apesar de servirem ambos na montagem, o com cabea de 12mm maior do que o da cabea de 16. Isto significa que se comprarem raios pequenos podem compensar com cabeas maiores, at porque fica mais barato as cabeas que raios novos. Como iro reparar na altura da compra dos raios, estes so normalmente vendidos em medidas de 2 em 2 mm, ou seja, existe tolerncia de erro de 1 mm nos clculos. 2mm j abusar da sorte. A medida ideall no ficar rosca nenhuma do raio fora da cabea, ou seja, nem muito grande nem muito curto. Idealmente o topo da rosca do raio deveria coincidir com o topo da cabea, embora muitas vezes fique 1 mm abaixo ou acima, embora seja prefervel que esse milmetro fique abaixo do topo da cabea de modo a evitar problemas com a cmara de ar.

tambm normal as medidas darem diferentes para a esquerda e para a direita , e essa diferena ser superior a 2 mm. Isso resulta das medidas de cada falange ao centro do cubo, que tambm devero ter grande discrepncia, sendo mais normal na de trs devido ao cepo do cubo que ocupa muito espao do lado direito. Por exemplo, caso vos d uma medida 254 para a esquerda e 255 para a direita, comprem todos os raios 254. Se vos der 254 para a esquerda e 256 para a direita, comprem metade 254 e outra metade 256. A spocalc tem instrues bastante teis com ela. O padro de enraiamento na spocalc no campo "cross number", que ser 3, se usarem o padro cruzado 3 vezes. Se o vosso aro for assimtrico, faam B - P e metam o resultado no " WL, width from center to left flange" e C + P e metam o resultado no " WR, width from center to right flange". Na calculadora da Dt Swiss, a vossa medida "d" ser colocada no campo "Pitch circle diameter", tendo a seguir dois espaos: o "le" e o "ri". O "le" a medida "d" da falange esquerda e o "ri" o "d" da falange direita. Depois a medida "B" colocada no campo "Flange distance" na parte do "le". A medida "C" colocada no campo "Flange distance" na parte do "ri". Se o vosso aro for assimtrico, faam B P e metam o resultado no "le" e C + P e metam o resultado no "ri". No campo " of spoke hole" colocam a medida "s". No campo "Spokes", mesmo que no vo usar raios Dt Swiss, escolham a opo que tenha a mesma espessura dos raios que vo usar. Por exemplo, vo usar um raio qualquer de 2 mm. Escolhem por exemplo "DT Champiom 2.0". No campo "No. of spokes" metem o numero de raios que a vossa roda vai ter. No campo "No. of intersections" metem o padro de enraiamento, que igual tanto no "le" como no "ri". Se o vosso padro for cruzado 3 vezes como explicado a seguir, metam 3 no "le" e no "ri". Finalmente no campo "Nipple" fazem o mesmo que no campo "Spokes": escolhem a opo com as medidas iguais s que vo usar. Por exemplo, se vo comprar raios de 2mm de espessura que vm com cabeas de 14 mm, escolhem por exemplo "DT Alu 2.0/ 14mm". No caso da spocalc tenham em ateno que a spocalc calcula os raios para cabeas de 12mm apenas, por isso se quiserem usar cabeas de 14 tm de somar 2mm ao resultado dado pela spocalc (ou mais 4, se quiserem cabeas de 16mm). Calculado a medida dos raios, hora de comprar e juntar tudo:

Neste caso os raios esto todos juntos pois so todos iguais (254 mm), caso os vossos raios sejam diferentes entre si convm no misturar, e no trocar os da direita com os da esquerda. Nesta montagem usmos cubos DMR Revolver, raios DT Swiss Champion de 2 mm de espessura com cabeas de 14 mm e aros Mavic ex729. Para comear a montagem pegar no monte de raios destinado ao lado direito (lado da transmisso, lado contrario aos apoios do disco) e colocar raios na falange direita do cubo, deixando um buraco entre cada raio, como mostra a imagem:

Como j devem ter percebido, comeamos por colocar os raios interiores, uma vez que os exteriores que vo cruzar os interiores (interiores porque saem do lado de dentro da falange). Feito isto, localizar o buraco da vlvula no aro, pegar num raio qualquer do cubo e coloc-lo no primeiro buraco direita do buraco da vlvula como mostra a figura abaixo:

Depois deixar 3 buracos a intervalar e colocar o raio seguinte, e assim sucessivamente at usar todos os raios que esto no cubo, deixando sempre 3 buracos entre 2 raios, como mostra a imagem abaixo:

No apertem muito as cabeas, s o suficiente para segurar o raio no sitio sem cair. Nesta fase esto colocados 8 raios, pois um aro de 36 furos. Caso o vosso seja de 32, vo ter 7 raios colocados, se for de 28 tero 6 colocados, etc, mas tm de ter sempre 3 buracos livres entre cada dois raios. No se preocupem se os raios estiverem completamente curvos e tortos e paream que no cabem na falange do cubo. Depois com a tenso eles endireitam e ficam melhores na falange. Colocados os raios interiores do lado direito, hora de colocar os do lado esquerdo. Virar a roda e colocar os raios na falange do cubo, deixando 1 buraco entre cada dois raios. No existe ordem para colocar estes raios na falange, pois se repararem se colocarem um raio num buraco da falange do lado esquerdo e o deixarem ir em linha recta at a falange do lado direito, fica entre dois buracos, ou seja, os buracos do lado direito no coincidem com os buracos do lado esquerdo. Colocando os raios interiores na falange esquerda (tendo novamente em ateno se meteram na falange esquerda os raios certos para o lado esquerdo), e tendo novamente em conta o facto de os buracos da falange esquerda no coincidirem os com buracos da falange direita, visto de frente, e com ateno ao buraco da vlvula, tero um raio interior do lado esquerdo por colocar, tero o primeiro raio que colocaram (que est agora do lado esquerdo do buraco da vlvula) na falange de baixo (vendo de cima a falange da esquerda), e um buraco livre na falange do lado esquerdo, isto numa viso da esquerda para a direita, como mostra a imagem abaixo:

Tendo ento a roda com o lado esquerdo (do disco) virado para ns, identificar a primeiro raio que colocaram (que agora o raio que est logo esquerda do buraco da vlvula). Pegar no raio da falange da esquerda imediatamente a seguir ( na imagem acima, o "raio da esquerda que tero por colocar"), e coloc-lo no buraco antes do primeiro raio que colocaram, ou seja, no buraco esquerda do primeiro raio que colocaram (ateno para no colocar do outro lado do buraco da vlvula (tendo em conta que isto se torna algo confuso, um erro algo comum)). Repetir para os restante raios, colocando os raios do lado esquerdo sempre do lado esquerdo do raio da direita que j la est. Visto de cima, os raios no se podem "cruzar" de maneira nenhuma. Com todos os raios interiores colocados, hora de rodar os raios:

Este rodar serve para puxar os raios para dentro da roda. Este rodar pode ser feito em qualquer sentido, no entanto convm rodar para o lado em que a zona do buraco da vlvula fica mais aberta, de modo a facilitar depois o encher do pneu. Notar que mesmo depois deste rodar de raios os raios interiores continuam a no se "cruzar" de maneira nenhuma, se virem de cima.

Colocados os raios interiores, colocar os exteriores, ou seja, os raios que saem do lado de fora da falange. Tal como nos internos, comecemos pelos raios do lado direito. Colocar os raios destinados ao lado direito nos buracos livres da falange direita de modo a sarem do lado exterior da falange. Depois pegar num raio qualquer, e colocar o raio orientado a favor do sentido da rotao que deram aos raios interiores, como mostra a figura abaixo:

Tal como a figura sugere, depois do raio estar orientado a favor do sentido de rotao dos raios interiores, vo reparar desde logo que o raio pode cruzar 3 raios interiores do lado direito por cima e conseguir chegar a um buraco, no entanto apenas os dois primeiros raios so cruzados por cima, uma vez que o ultimo cruzado por baixo.

No tenham medo de dobrar o raio para passar por baixo, apenas tenham cuidado para no riscar o aro.

Nos pontos 1 e 2 o raio exterior cruza os interiores por cima e no ponto 3 cruza o raio interior por baixo. Fazer igual para os restantes raios do lado direito:

Fazer o mesmo para o lado esquerdo, tendo em conta o facto de orientar os raios exteriores a favor do sentido de rotao dos raios interiores, cruzando cada raio exterior 3 raios interiores. Nesta fase possivel que cheguem a um ponto em que no conseguem chegar com o raio cabea por mais fora que faam, ou que depois de montada a roda tenham as cabeas fora do aro mesmo estando todas enroscadas aos raios. O que podem fazer nessa situao (por mais frustrante que possa ser) retirar todos os raios externos que montaram no lado esquerdo, desmontar os raios externos do lado direito e ainda os raios interiores do lado esquerdo, deixando apenas 1.

Resumindo, a roda ficara s com os raios interiores do lado direito e um raio interior do lado esquerdo. O que fazem agora pegar no raio interior esquerdo que l est e coloc-lo no buraco seguinte da falange, e a partir dai fazer o processo normal, colocando cada raio interior esquerda de cada raio interior direito. Se no fim no tiver resolvido a nica coisa a fazer rever as contas e arranjar outros raios ou cabeas. No fim, se o padro de enraiamento estiver certo, vero que se formou uma estrela no lado direito e uma estrela no lado esquerdo:

No fim confirmem que no aro h alternadamente 1 raio do lado esquerdo e 1 raio do lado direito e apertem as cabeas at a rosca de todos os raios estar dentro das respectivas cabeas, de modo a todos os raios terem a mesma tenso base. Antes de darem essa teno base, normal que os raios estejam tortos e curvos, pois ainda no tm tenso:

Para a roda de trs o procedimento igual, com o padro de enraiamento cruzado 3 vezes. Ter sempre em ateno quais so os raios da esquerda e os raios da direita.

S-ar putea să vă placă și