Sunteți pe pagina 1din 5

1- Veja uma seqncia de slides com as telas que aparecero durante o processo de formatao (clique aqui).

Elas so fotos da formatao realizada pelo UOL Tecnologia em um HD de 80 GB com o CD do Windows XP. 2- Apenas depois de ver os slides, imprima os passos dados na formatao:

TELA 1 - Insira o CD-ROM do Windows XP e reinicie seu computador TELA 2 - Aperte qualquer tecla assim que o micro religar. Caso a mensagem para dar boot pelo CD no aparea, reinicie o computador, aperte DEL ou F8 e ative essa opo (veja como alterar o boot para CD no manual da placa-me) TELA 3 - Neste momento, no aperte nenhuma tecla (se voc tiver necessidade de instalar um driver SCSI ou RAID, o que pouco provvel, pea ajuda a um usurio avanado) TELA 4 - De novo, apenas espere o programa de Setup ser carregado TELA 5 - Para formatar, aperte ENTER. As outras opes so: R, para reparar eventuais danos no sistema operacional, e F3, para cancelar a formatao. Ateno: reparar o sistema no o mesmo que formatar o HD e instal-lo de novo TELA 6 - Para formatar, aperte ESC. Se apertar R, o programa ir reparar a atual cpia do Windows, e no formatar o HD TELA 7 - Aqui, tecle D para apagar a partio existente. Essa opo a RECOMENDVEL porque, assim, o sistema faz nova verificao do HD e pode encontrar defeitos fsicos no disco. Mas possvel comear j a formatao. Para isso, tecle ENTER TELA 8 - Aperte ENTER para confirmar que pretende deletar a partio existente. A tecla ESC faz retornar tela anterior TELA 9 - Aperte L para, de novo, confirmar que quer deletar a partio

existente. O Windows pergunta isso duas vezes porque, a partir deste ponto, todos os dados sero perdidos. A tecla ESC faz retornar tela anterior TELA 10 - Aperte C para criar a partio nova. Existe aqui uma opo de criar mais de uma partio. Voc pode, por exemplo, usar uma partio para instalar o sistema, e outra, para guardar dados TELA 11 - Aqui, enfim, o incio da formatao. O recomendado fazer a formatao completa, e no a rpida (Quick), utilizando preferencialmente o sistema NTFS, que mais seguro. Saiba as diferenas TELA 12 - Incio da formatao. No caso do HD deste teste, de 80 GB, esta etapa durou pouco mais de uma hora TELA 13 - Final da formatao. Apenas acompanhe TELA 14 - Parabns! A formatao est concluda. Com o disco j formatado, o Windows inicia o programa de instalao. Apenas acompanhe TELA 15 - Antes de reiniciar o sistema, o programa pede para, se for o caso, retirar disquete do drive A. Mas, ateno, no retire o CD de instalao TELA 16 - Comea a instao do Windows

Comece a Formatar Antes de mais nada, necessrio mexer em algumas configuraes da sua placa-me para carregar o CD do Windows. Na maioria dos casos, basta teclar Delete ou F2 na primeira tela exibida para acessar as opes. Como existem vrios modelos e marcas diferentes de hardware, siga os passos de forma semelhante aos exibidos no trecho abaixo: 1. 2. Acesse a opo Advanced BIOS Features; Na opo First Boot Device, deixe a opo indicada como CD-ROM;

3. Salve as mudanas antes de sair, atravs de algum atalho ou como na opo indicada.

Com as mudanas realizadas, ligue o computador e insira o CD do seu Windows XP nele. Antes de o sistema operacional comear, voc ver a opo Pressione qualquer tecla para iniciar do CD. Clique em qualquer boto do teclado para que o disco de instalao seja carregado. Aguarde alguns momentos at que a tela azul aparea, contendo os prximos passos da instalao.

No XP
Siga as instrues abaixo para formatar o seu Windows XP: 1. Em Bem vindo ao programa de instalao (Welcome to Setup), tecle Enter para proseguir; 2. Na tela sobre o contrato de licena do Windows, tecle F8 para concordar com os termos descritos; 3. Duas opes aparecero na tela. Tecle Esc para reinstalar o Windows XP; 4. Este o menu com as parties. Caso voc tenha criado uma nova partio para backup, lembre-se de no mexer nela neste momento; 5. Selecione a partio que contm o seu Windows e a exclua, com a tecla D. Confirme a excluso com os comandos requeridos nas etapas que seguem; 6. Clique em Espao no particionado e tecle Enter, para instalar o Windows neste local; 7. Escolha a opo Formatar a partio utilizando o sistema de arquivos NTFS, o que pode levar um bom tempo, dependendo da capacidade do seu disco rgido; 8. Aguarde a cpia dos arquivos e a reinstalao automtica do sistema.

No Seven

1. Salve as configuraes e reinicie a mquina com o DVD ou pendrive inserido. Preste ateno tela, pois voc ver a mensagem para pressionar qualquer tecla e inicializar o sistema a partir do dispositivo indicado. 2. A instalao carrega os arquivos necessrios. Defina idioma, modelos de data e moeda, e layout do teclado. 3. Clique em Instalar. possvel atualizar uma verso j instalada do Windows, mantendo arquivos, configuraes e programas, ou ento comear do zero. 4. Voc deve escolher o drive onde vai instalar o sistema. Atente para a possibilidade de formatar a unidade escolhida e gerenciar parties. 5. A instalao copia os arquivos necessrios e reinicializa o sistema algumas vezes. Deixe que o computador inicie normalmente, sem clicar para iniciar a partir do DVD ou pendrive e siga as instrues na tela. 6. Voc deve definir nomes de usurio e de computador e senha. No obrigatrio digitar a chave do Windows, mas voc pode fazer isso para agilizar a validao se desejar. 7. Caso o seu computador esteja conectado internet, possvel buscar por atualizaes. Complemente esta parte da instalao com ajuste de data e hora. INSTALAO DO WINDOWS Deixe que seu computador inicie normalmente (no clique para iniciar o sistema do CD como anteriormente) e siga os passos indicados nas primeiras janelas. Agora seu Windows estar acessvel pelo mouse e pelo teclado, o que torna as coisas mais intuitivas. A partir deste ponto, o prprio Windows lhe indicar os passos a serem seguidos, de um modo muito explicativo. Basta seguir todas as etapas corretamente e o programa terminar sua instalao em alguns minutos. Aguarde o trmino do processo e a ltima reinicializao, terminando de configurar o sistema operacional. PRIMEIROS PASSOS COM O SISTEMA NOVO Ao iniciar o Windows pela primeira vez, voc deve instalar, primeiramente, os drivers do seu computador. Para isso, v at a partio de backup ou insira o DVD com os arquivos importantes salvos, executando o instalador do DriverMax. Agora, clique na opo Importar Drivers, selecionando a pasta salva com os aplicativos. Aguarde a instalao dos drivers e reinicie o seu computador para evitar eventuais problemas. Assim que ele iniciar novamente, instale o Service Pack 2, reiniciando-o novamente em seguida.

Dessa forma, seu computador estar novo em folha, com seu registro intacto e operando de maneira funcional, sem os problemas encontrados anteriormente. Tudo que resta a voc instalar os programas e aplicativos de sua preferncia. Consideraes finais Vale ressaltar que formatar um computador requer prtica e um processo um tanto quanto complicado para usurios iniciantes. Caso voc esteja enfrentando dificuldades em realizar a tarefa, interessante pedir ajuda para algum que entenda melhor do assunto, ou, em ltimo caso, de um tcnico especializado. Resumindo um pouco as coisas, fundamental lembrar-se de salvar os arquivos importantes do computador antes de comear a formatao, pois, depois que ela comear, os dados do seu HD principal sero perdidos. Com calma e ateno, o bicho de sete cabeas da formatao ser eliminado e voc poder economizar um bom dinheiro com isso.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/887-como-formatar-owindows.htm#ixzz1Ys7UTAHE

S-ar putea să vă placă și