Sunteți pe pagina 1din 16

Escola de Administrao Fazendria

Agncia Nacional de Energia Eltrica ANEEL


Concurso Pblico 2006

Cargo: ANALISTA ADMINISTRATIVO


Prova 1 e Prova Escrita
Nome:

rea 1
N. de Inscrio

Instrues
1 - Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados.
2 - O CARTO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTO DE RESPOSTAS no poder ser substitudo, portanto, no o rasure nem o amasse. 3 - Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTO DE RESPOSTAS em letra cursiva, para posterior exame grafolgico:

A autoconana o primeiro segredo para se atingir o sucesso.


4 - DURAO DAS PROVAS: 4h30min, includo o tempo para a elaborao da Prova Escrita e para o preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. 5 - Na prova objetiva h 52 questes de mltipla escolha, com cinco opes: a, b, c, d e e. 6 - No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas por seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrca (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar seus limites. 7 - Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. Evite deixar questo sem resposta. 8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita ateno, pois nenhuma reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso ser aceita depois de iniciadas as provas. 9 - Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 10- Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino das provas, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso. 11- Entregue este CADERNO DE PROVAS, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua sada, que no poder ocorrer antes de decorrida uma hora do incio das provas. A no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. Quanto Prova Escrita: 1 - Identique-se apenas na capa da prova (pgina 17); sua prova escrita no poder ser assinada ou rubricada nem conter marcas ou sinais identicadores. 2 - Use as folhas pautadas deste caderno para desenvolver sua prova escrita. 3 - As folhas em branco, no nal do caderno, podero ser usadas para rascunho. 4 - No escreva no espao direita Reservado ao Examinador.OVA!

Boa prova!

LNGUA PORTUGUESA Do Painel do Leitor da Folha de S. Paulo de 8/1/2006 transcreve-se a seguinte mensagem: Antnio Negri e Giuseppe Cocco foram muito precisos e felizes no artigo de 5/1 ao destacarem como o programa Bolsa-Famlia tem contribudo para diminuir a desigualdade e o seu carter de embrio de uma renda universal e cidad, sobretudo ao conclurem com a sugesto de que o governo Lula deveria colocar sua prpria prtica na perspectiva de acelerao do processo de democratizao, apontando para a incondicionalidade. J existe o instrumento legal para isso. a lei 10.835, sancionada pelo presidente em 8/1/2004. Ela institui, por etapas, comeando pelos mais necessitados, a critrio do Poder Executivo, uma renda bsica de cidadania, ou seja, o direito de todas as pessoas no Brasil, incondicionalmente, receberem uma renda para atender as suas necessidades vitais. O Executivo denir o seu valor levando em conta o grau de desenvolvimento do pas.
(Eduardo Matarazzo Suplicy, senador - PT-SP, So Paulo, SP)

02- Assinale o segmento que d continuidade ao texto, respeitando a coerncia, a coeso e a correo gramatical. O meu segundo contato com a massa proletria de Pernambuco foi em uma assemblia, que presidi, de fundao da Unio Cosmopolita, nome dado ao sindicato dos trabalhadores da Pernambuco Tramways. No obstante o entusiasmo que dominava o ambiente, observei que havia certa apreenso, se no receio da atitude que viesse a tomar a companhia contra os empregados ali reunidos, muito particularmente contra os que mais se tinham salientado como promotores da organizao. No era sem motivo que temessem qualquer ato de hostilidade porque sabiam, por experincia prpria, quanto aquela empresa era autoritria e inacessvel em atend-los fosse no que fosse, _____________________ _____________________ a) tanto mais em permitir que se associassem para a defesa de direitos que ela jamais suportaria que pudessem ter a veleidade de os reinvindicar. b) quanto mais em anuir aquela associao na luta por direitos que ela nunca iria conced-los. c) com muito mais razo em aceitar que se tivessem reunido os empregados numa associao para pleitear direitos que ela jamais pensasse em conceder. d) mormente agora, em que haviam conseguido congregar-se num sindicato para a conquista de direitos que ela teria de lhes reivindicar. e) principalmente num caso de sublevao, em que os empregados se fortaleciam na defesa de direitos que ela nunca imaginou viesse eles lutar a favor.
(Joaquim Pimenta, Retalhos do Passado. Rio, 1949, p. 197, com adaptaes)

01- Assinale a opo que contm assero falsa a respeito da compreenso das idias do texto e das inferncias permitidas por uma leitura correta. a) O autor inicia sua mensagem tecendo um elogio a Antnio Negri e Giuseppe Cocco pelo teor do artigo escrito por eles. b) Pelas palavras da mensagem, deduz-se que os autores concluem seu artigo recomendando ao governo Lula que se aproveite de sua prtica com o programa Bolsa-Famlia para acelerar o processo de democratizao, por meio da concesso de renda universal. c) louvvel, da perspectiva do autor da mensagem, o referido artigo ter atribudo ao programa Bolsa-Famlia a peculiaridade de ser a semente da qual pode germinar a instituio de uma renda bsica de cidadania. d) A meno Lei 10.835/2004 uma forma de o senador Suplicy indicar o caminho legal consecuo da sugesto feita pelos autores do artigo ao governo Lula. e) No contexto em que se encontra, entende-se que o substantivo incondicionalidade, que signica adeso irrestrita, aponta para a doao de uma renda que atenda s necessidades de todo brasileiro, independentemente de quanto custe sua sobrevivncia.

Analista Administrativo - ANEEL - 2006

rea 1 - Prova 1

03- O texto abaixo apresenta cinco segmentos sublinhados, identicados com letras de (a) a (e). Em cada opo, encontra-se uma reescritura do respectivo segmento sublinhado. Assinale a nica reescritura que atende aos requisitos da norma padro da lngua escrita e s exigncias textuais de coeso e coerncia. Pesquisas mostram que hoje a honestidade um dos principais critrios de avaliao quando os cidados escolhem candidatos em eleies. H quem diga com alguma razo que a distino honesto/desonesto substituiu as antigas guerras ideolgicas entre esquerda e direita, (a)cujas fronteiras se confundiram diante da onda de pragmatismo na poltica. Seja como for, fato que existe um mercado poltico em torno da demanda por mais honestidade. (b)O discurso anticorrupo tomou conta dos debates no somente na poca das eleies. O tema da corrupo manejado com facilidade por integrantes de todo o espectro ideolgico, da esquerda direita. (c)Para os primeiros, a corrupo a captura do Estado, para os ltimos sinal da deteriorao moral da sociedade. Tambm inuencia as discusses sobre polticas pblicas e as nanas do Estado. (d)Diante da escassez de recursos novos e do comprometimento dos oramentos pblicos com gastos programados, a discusso na rea de polticas pblicas gira basicamente em torno da questo da qualidade dos gastos comprometidos. (e)Ora, a qualidade dos gastos pblicos est intimamente ligada a problemas de desperdcio e desvio de recursos em benefcio prprio, portanto, corrupo.
(Bruno Wilhem Speck, Porque a corrupo tornou-se uma doena. Pensa/CB, 4/6/2005, p. 4)

04- Esto transcritos abaixo trechos do artigo O Brasil tem futuro?, de Jaime Pinsky. Assinale a opo que apresenta a parfrase do segmento sublinhado que atende a estes dois requisitos: 1) mantm o sentido original e 2) constri-se em linguagem escorreita. a) A pergunta cabe: nosso pas tem futuro? Podemos, de fato, acreditar num Brasil diferente e melhor do que temos? Ou estamos condenados a servir de lastro para as naves do progresso que insistem em no se xar por aqui? Ou estamos fadados a ser o peso morto que se alija das embarcaes que para c insistem em arribar, trazendo o progresso para nossos portos? b) Trata-se de pensar se o Brasil tem chances de chegar entre os mais bem colocados no campeonato mundial de desenvolvimento, justia social, infra-estrutura, sade e educao de qualidade para todos, estradas decentes, cidades organizadas, respeito ao cidado e respeito do cidado pelo coletivo. o caso de se cogitar se nosso pas dispor das oportunidades para estar entre os pases campees de desenvolvimento, ... c) Os brasileiros, quem somos, anal? Uma turma de explorados pelo capital internacional, um povo sem vocao para o capitalismo moderno, um bando de incompetentes hipcritas, uma cambada de salafrrios hipcritas, um grupo irreversvel de desunidos? Cabe perguntar sobre a identidade que no nal iremos assumir. d) Nossa inconseqncia e baixo sentido de cidadania fazem com que sejamos radicais no discurso a respeito de temas sobre os quais temos pouca possibilidade de interferir, mas no passemos de comodistas com relao a situaes cotidianas sobre as quais temos condies (alm de direito e dever) de modicar. ... quando tratemos de assuntos cuja possibilidade de interferncia a temos pouca, ... e) Mudanas ocorrem no por acaso, mas como fruto de vontade forte. Uma lembrana histrica: a escravido se manteve no Brasil at quase o nal do sculo 19 no apenas por que assim o desejavam meia dzia de grandes latifundirios, mas por que estava largamente espalhada pelo pas. ... devido no apenas vontade de um pequeno grupo de proprietrios de terras, mas tambm porque se alastrara por todos lugares.
(Correio Braziliense, 8/1/2006, p. 17)

a) cujos os limites caram tnues em virtude da mar de pragmatismo que tomou conta da poltica. b) Clamar pela tica passou a ser um tpico presente na agenda do pas no apenas em perodos de eleio. c) Sendo a corrupo, para os esquerdistas, um ato de usurpao do Estado; para a direita ela ndice da decadncia moral da sociedade. d) Face a insucincia de dinheiro novo com o contingenciamento dos oramentos pblicos com despesas vinculadas. e) Pois, o modo como se gasta o dinheiro pblico, tem relao estreita com questes de gastana desenfreada e recursos direcionados para destinatrios indevidos, por conseguinte, para a malversao.

Analista Administrativo - ANEEL - 2006

rea 1 - Prova 1

05- Assinale o segmento morfossintaticamente correto, sobretudo quanto ao que estabelece a norma padro da lngua escrita nos captulos da concordncia e da regncia. a) O projeto de lei que visa melhorar a regulamentao da interceptao, da interrupo, da escuta e da gravao de comunicaes telefnicas e das que lhes so equiparadas no representa, de modo algum, uma forma de censura imprensa. b) Como vem sendo noticiada, a captao de dados de informtica tm sofrido ataques constantes de criminosos que, com avanados meios tecnolgicos, tem perpetrado grampos e gravaes ilcitas de conversas e comunicaes de dados. c) O projeto de lei tem no s a preocupao de punir quele que realiza o ato ilcito mas tambm quem, de qualquer forma, utiliza do que obtido com esse crime. d) No se punem apenas o ato de furtar ou roubar bens, mas tambm o receptador que, sem praticar o furto ou o roubo, se valem do bem (objeto do crime) para uso pessoal ou para obter lucro. e) A imprensa brasileira, que tem atendido to honradamente com os princpios de legalidade, no vai querer anuir a seduo de incentivar os grampos ilegais para utilizar o produto desse crime como matria-prima de seu trabalho.
(Trechos adaptados de Maurcio Z. de Moraes, Avano para proteger os cidados, Folha de S. Paulo, 21/01/2006, A3)

07- Ao texto original, foram feitas alteraes morfossintticas. Assinale a opo que apresenta o nico trecho que restou inteiramente correto, quanto aos ditames da norma padro da lngua escrita e s exigncias textuais de coeso e coerncia. a) No crescimento do PIB, no ano de 2004, teve signicativa importncia a expanso do consumo interno e do investimento, e no apenas o das exportaes, como em surtos de crescimento anteriores. b) Foram responsveis, internamente, por essa expanso: o consumo das famlias que cresceu 4,3% ao ano e o crescimento do investimento da ordem da mais alta taxa desde o nal de 1997, bem como das exportaes de bens e servios. c) A resposta indagao sobre vivel sustentar taxas de crescimento do PIB real em torno dos 5% ao ano a de um sim. Mas temos de torcer para que no ocorrem acidentes externos com fortes impactos negativos. d) Ademais, fundamental que se atue para elevar nossas taxas de poupana e de investimento a nveis compatveis com a sustentao do crescimento o que exige a criao de um ambiente favorvel ao investimento e pela ampliao da capacidade de mobilizar poupana, especialmente a domstica. e) A poupana domstica necessita de ser estimulada para assegurar um crescimento elevado e duradouro do PIB real. A poupana privada requer polticas que lhe estimulem.
(Charles C. Mueller, UnB Revista, Ano IV, n. 11, mai/jun/jul 2005, com modicaes)

06- Indique a opo que apresenta uma substituio do segmento sublinhado, com o objetivo de ser corrigido o erro de natureza morfossinttica introduzido no texto. O pleno e regular exerccio da funo executiva que conferida de forma precpua administrao pblica exige e impe a outorga de um conjunto de prerrogativas (a) que se acha contido em um regime jurdico-administrativo tpico dessa atividade estatal e (b) que se presta colocar a administrao pblica numa posio privilegiada, superior na relao jurdico-administrativa. Tais privilgios devem estar voltados ao atingimento de ns especcos, (c) quais sejam o de alcanar o bem comum da coletividade e tornar efetiva a defesa do interesse pblico. No admitem, todavia, o uso absoluto do poder e (d) vem-se contidos por instrumentos especcos de sujeio das condutas administrativas, (e) que geram o necessrio equilbrio entre a autoridade da administrao e a liberdade do indivduo.
(Airton Rocha Nbrega, Fazenda Pblica e execuo administrativa, Direito&Justia-CB, 15/11/2004, com adaptao)

08- A pichao uma das expresses mais visveis da invisibilidade humana. So mais do que rabiscos. So uma forma de estabelecer uma relao de pertencimento com a comunidade mesmo que por meio da agresso e, ao mesmo tempo, de dar ao autor um sentido de auto-identidade.
(Gilberto Dimenstein, Folha de S. Paulo, 21/01/2006)

Sobre esse trecho, so feitas quatro declaraes. Analise-as e assinale, a seguir, a opo correta em relao a elas. I. A norma escrita culta permite tambm uma outra forma de concordncia na expresso partitiva da primeira linha, que : uma das expresses mais visvel.

II. Nos dois perodos iniciados pela forma verbal So, a concordncia verbal se faz com o predicativo do sujeito. III. O verbo dar, na penltima linha, est empregado como bitransitivo, constando da frase seus dois objetos: o direto e o indireto. IV. Os dois verbos antecedidos de preposio: de estabelecer... e de dar, coordenados entre si, esto subordinados ao mesmo termo.

Substituir: a) que se acha contido b) que se presta colocar c) quais sejam o de alcanar d) vem-se contidos e) que geram
Analista Administrativo - ANEEL - 2006

Por: que se acham contidas que se presta a colocar quais sejam: alcanar vm-se contidos gerando
4

rea 1 - Prova 1

A opo correta : a) So verdadeiras as quatro declaraes. b) So verdadeiras apenas duas declaraes: II e IV. c) Apenas III e IV so declaraes verdadeiras. d) Trs declaraes so verdadeiras: II, III e IV. e) A I a nica declarao verdadeira. 09- Assinale a opo que se encaixa no espao pontilhado do pargrafo abaixo, respeitadas a coerncia e a coeso do texto, bem como o correto desenvolvimento das idias do texto. Desde a criao do Prolcool, em 1975, o uso do lcool como combustvel no experimentava tamanho otimismo no pas quanto em 2005. .................................................. ........................................................................................... ........................................................................................... .......................................................................................... .......................... O entusiasmo, contudo, cede diante da desenfreada alta dos preos.
(Preo descontrolado, Correio Braziliense, 6/1/2006, p. 16)

10-Indique a opo que preenche com correo as lacunas numeradas no texto abaixo. A colonizao jamais correspondeu, entre ns, ...(1)... necessidades do trabalho; correspondeu sempre, sim, ...(2)... necessidade da produo, ou, mais realmente necessidade das colheitas, isto , ...(3)... necessidades de dinheiro pronto e de dinheiro fcil, que o que sustenta as culturas, nas regies onde se encontram colonos. No dia em que se abrir guerra ...(4)... ociosidade e se oferecerem garantias ...(5)... gente do campo, auir para o trabalho remunerado grande parte da populao, hoje mantida ...... ..(6)................... da bondade alheia.
(Adaptado de Alberto Torres, As fontes da vida no Brasil. Rio, 1915, p. 47)

(1) a) b) c) d) e) s s as a a

(2) a a

(3) s as as s s

(4) a a

(5) a a a

(6) a custas da s custas da a custas da a custa da custa da

a) Nesse ano, o lcool hidratado passou a custar, em mdia, 28% mais caro, cerca de cinco vezes a inao do ano. b) Segundo os produtores de lcool, o problema est na entressafra da cana-de-acar, que se estender at abril. Uma idia antecipar a colheita e o incio do processo de moagem da cana para maro. c) O lanamento de veculos bicombustveis (so aqueles que podem ser abastecidos com lcool ou com gasolina, segundo a preferncia do consumidor) esquentou a concorrncia no setor automobilstico, obrigando as montadoras a desovarem rapidamente seus estoques de carros a gasolina. d) A acelerada venda de automveis bicombustveis, que funcionam tanto com lcool hidratado quanto com gasolina, parecia ressuscitar o programa de trs dcadas atrs, com inestimveis benefcios sobretudo para o meio ambiente, j que, alm de sustentado por fonte renovvel de energia, contribui para reduzir a poluio do ar. e) O otimismo provinha principalmente do setor sucroalcooleiro, que acenava com novos recordes na cotao do acar no mercado internacional, o que provocou a elevao do preo do acar no mercado interno, a despeito do acordo de manuteno do lucro rmado no ano anterior entre usineiros e supermercadistas.

Analista Administrativo - ANEEL - 2006

rea 1 - Prova 1

Para responder s questes 11 e 12, considere o trecho transcrito abaixo. O prximo dia 27 uma data que est sendo comemorada em todo o mundo. H 250 anos nascia em Salzburg, na ustria, JoannesTheophilus Mozart. No por esse nome que ele cou conhecido. Joannes deu lugar a Wolfgang e quanto a Theophilus, nome grego que signica amor de Deus, foi substitudo, pelo prprio Mozart, por Amad ou Amadeus esse, o ttulo da famosa pea de Peter Schaffer, mais tarde transformada em lme por Milos Forman. Tratava-se de uma famlia musical: o pai, Leopold, era exmio violinista, a irm, mais velha, Nannerl, tocava cravo. Mas talentoso era mesmo Wolfgang, e talento precoce. Aos quatro anos, tambm tocava cravo, e depois rgo, piano e violino. Aos cinco anos, comps um concerto para cravo de incrvel complexidade. Leopold no perdeu tempo; organizou um conjunto musical que viajou por vrios pases da Europa, sempre com bons cachs. Aos 10 anos, Wolfgang j era famoso. Jovem, passou a viajar sozinho.

d) No lugar dos dois-pontos da linha 10, o autor poderia ter optado por empregar o ponto nal. Tal opo tambm manteria a correo gramatical do texto e no alteraria o sentido original do texto. e) A vrgula aps a palavra irm(l.11) poderia ser retirada, sem que isso resultasse em alterao do sentido original do texto ou em incorreo gramatical. DIREITO: CONSTITUCIONAL Nas questes 13 a 16, assinale a opo correta. 13- a) As comisses parlamentares de inqurito no mbito federal podem quebrar sigilo bancrio de investigado independentemente de prvia autorizao judicial. b) A quebra de sigilo bancrio de indivduo que objeto de investigaes por crime pode ser determinada diretamente pela autoridade policial, no inqurito policial, ou pela autoridade judicial, depois de proposta a ao penal. c) O direito de petio garante a todo indivduo, independentemente de ser advogado, a defesa, por si mesmo, de qualquer interesse seu em juzo. d) A proibio de vinculao de vencimentos no mbito da Administrao Pblica no impede que se estabelea, em lei ordinria, que os ocupantes de um cargo pblico no devero receber menos do que percebem os integrantes de outro cargo de carreira diversa. e) A garantia da irredutibilidade de vencimentos dos servidores pblicos impede que lei suprima graticaes anteriormente concedidas, mesmo que o total da quantia suprimida tenha sido compensado com outras vantagens nanceiras concedidas pela mesma lei. 14- a) O indivduo no pode, em caso algum, invocar suas convices polticas para se escusar a cumprir uma obrigao legal a todos impostas, mas pode, para o mesmo m, invocar crena religiosa bem demonstrada, sem perder os seus direitos de cidado. b) Por ser a liberdade de expresso livre de censura, pacicou-se o entendimento de que no se pode punir a opinio divulgada que seja agressiva honra de terceiros. c) Para a reparao do dano moral por ofensa intimidade e privacidade exige-se a ocorrncia de ofensa reputao do indivduo. d) A casa o asilo inviolvel do indivduo, no se podendo em nenhum caso nela penetrar, durante a noite, sem o consentimento do proprietrio, nem mesmo com mandado judicial. e) A sala alugada, mas no aberta ao pblico, em que o indivduo exerce a sua prosso, mesmo que ali no resida, recebe a proteo do direito constitucional da inviolabilidade de domiclio.

10

15

(Moacyr Scliar, Mozart: anjo ou demnio?, Correio Braziliense, 20/01/2006, C-6)

11- Assinale a opo que contm a nica assero correta sobre os sinais de pontuao empregados no texto. a) a mesma a regra gramatical que exige o emprego da dupla vrgula em Leopold(l.10), a irm(l.11) e Nannerl(l.11). b) Responde s mesmas circunstncias morfossintticas o emprego da vrgula nos trs adjuntos adverbiais: na ustria (l.3) Aos quatro anos(l.13) e Aos cinco anos(l.14). c) A dupla vrgula que isola o agente da passiva pelo prprio Mozart(l.7) poderia ser suprimida, sem dano correo do perodo sinttico em que se encontra. d) A vrgula antes do e, no perodo Mas talentoso era mesmo Wolfgang, e talento precoce(l.12) facultativa, uma vez que tem seu emprego justicado por razes estilsticas. e) A vrgula aps o adjunto adnominal Jovem(l.18) de rigor, por vir tal adjunto antecipado, deslocado para a posio inicial do perodo. 12- Assinale a opo que contm assero correta sobre os sinais de pontuao empregados no texto. a) Um dos casos em que se empregam as aspas para indicar a signicao de uma palavra ou expresso. esse motivo que justica o emprego das aspas em amor de Deus(l.6). b) Nas linhas 5 e 6, a expresso nome grego que signica amor de Deus est separada por vrgulas por ser um aposto. c) O ponto-e-vrgula empregado na linha 16 poderia ser substitudo, com correo gramatical, por um desses sinais: ponto-nal (passando-se a letra inicial de organizou para maiscula), dois-pontos e travesso.
Analista Administrativo - ANEEL - 2006 6

rea 1 - Prova 1

15- a) Uma lei nova, desde que seja de ordem pblica, pode incidir sobre prestaes futuras de um contrato preexistente, admitindo-se, portanto, que assuma carter retroativo. b) A garantia constitucional da irretroatividade da lei no invocvel pela entidade estatal que a tenha editado. c) Ofende a garantia da ampla defesa o indeferimento de prova em processo judicial ou administrativo por ser desnecessria. d) Todo brasileiro est legitimado para propor ao popular em defesa do patrimnio pblico contra leses provenientes de atos ilegtimos dos poderes pblicos. e) Sempre que um grupo de indivduos sofre uma mesma leso a direito individual pode buscar reparao por meio de mandado de segurana coletivo por ele mesmo impetrado. 16-a) Constitui prova ilcita a gravao, por um dos interloctores, sem autorizao judicial, de conversa telefnica, em que esteja sendo vtima de crime de extorso. b) necessariamente nulo todo o processo em que se descobre uma prova ilcita. c) vlida a prova de um crime descoberta acidentalmente durante a escuta telefnica autorizada judicialmente para apurao de crime diverso. d) A proibio do uso de prova ilcita no opera no mbito do processo administrativo. e) A escuta telefnica determinada por membro do Ministrio Pblico para apurao de crime hediondo no constitui prova ilcita. ADMINISTRATIVO 17- A autonomia gerencial, nanceira e oramentria dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser ampliada mediante: a) Termo de parceria. b) Protocolo de intenes. c) Contrato de gesto. d) Convnio. e) Consrcio. 18- As agncias reguladoras podem ser caracterizadas pelos seguintes aspectos, exceto: a) Independncia poltica dos gestores. b) Ausncia, preferencialmente, de recursos hierrquicos imprprios. c) Independncia gerencial, oramentria e nanceira. d) Presena da discricionariedade tcnica. e) Total independncia normativa.

19- Correlacione os institutos abaixo com a sua respectiva natureza jurdica e assinale a opo correta. (1) Ato administrativo. (2) Contrato administrativo. ( ) Autorizao de uso de bem pblico. ( ) Concesso de uso de bem pblico. ( ) Permisso de uso de bem pblico. ( ) Cesso de uso de bem pblico. ( ) Concesso de direito real de uso. a) 1 / 2 / 1 / 2 / 1 b) 2 / 2 / 1 / 1 / 1 c) 2 / 2 / 2 / 1 / 1 d) 1 / 2 / 1 / 1 / 2 e) 1 / 1 / 1 / 2 / 2 20- Tm (tem) legitimidade para interpor recurso administrativo, nos termos da Lei n. 9.784/99, exceto: a) Os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo. b) Aqueles cujos direitos forem indiretamente afetados pela deciso. c) Os cidados ou associaes, quanto a direitos ou interesses difusos. d) O Ministrio Pblico da Unio. e) As organizaes representativas, em se tratando de direitos e interesses coletivos. ECONOMIA DA REGULAO 21- So pressupostos bsicos na anlise das condies de equilbrio de uma empresa em um modelo de concorrncia perfeita, exceto: a) a empresa tomar como constante os preos de seus produtos e dos fatores por ela consumidos. b) a empresa possuir perfeito conhecimento e prev exatamente as condies do mercado de seus produtos e de seus fatores de produo. c) a empresa possuir perfeito conhecimento de sua funo de produo. d) a empresa ser sucientemente pequena no mercado a ponto de poder considerar perfeitamente elstica a procura por seus produtos e a oferta de seus fatores. e) a empresa poder exercer inuncia no mercado apenas pela diferenciao informacional do produto.

Analista Administrativo - ANEEL - 2006

rea 1 - Prova 1

22- O preo do monopolista pode ser interpretado como sendo formado por meio de uma margem (mark-up) sobre: a) o seu custo marginal e no depender da elasticidade preo da demanda. b) o seu custo marginal e ir depender da elasticidade preo da demanda. c) o seu custo mdio e ir depender da elasticidade preo da demanda. d) o seu custo mdio e no depender da elasticidade preo da demanda. e) 1 + o valor absoluto da elasticidade preo da demanda. 23- Considere as seguintes armaes: I. estrutura de mercado caracterizada pelo fato de que as empresas produzem produtos diferenciados, embora substitutos prximos, e que trabalham com a hiptese de livre entrada de novas empresas no mercado;

24-Considere uma rma em concorrncia perfeita. Suponha que o custo total seja dado pela seguinte funo:

y = 1 + 2.x + 3.x2
Onde y= custo total e x = quantidade produzida Ao realizar a produo que maximiza o seu lucro, esta rma obteve um lucro total de 26 unidades monetrias. Com base nessas informaes, pode-se armar que o preo de mercado de: a) 20 b) 25 c) 15 d) 12 e) 10 25- Em determinadas transaes econmicas, onde so formalizados contratos denominados na literatura de incompletos, uma das partes contratantes pode realizar aes que comprometem os resultados esperados de acordo com o contrato, prejudicando a outra parte contratante. Essas aes, tomadas aps a formalizao do contrato, caracterizam o problema conhecido na literatura econmica como: a) poder de mercado. b) seleo adversa. c) bem pblico. d) risco moral. e) custos irrecuperveis.

II. estrutura de mercado caracterizada pela existncia de reduzido nmero de produtores vendedores fabricando bens que so substitutos prximos entre si; III. estrutura de mercado em que a rma nunca deve atuar no ramo inelstico de sua curva de demanda; IV. estrutura de mercado onde a rma maximiza o lucro quando receita marginal igual ao custo marginal. Com base nessas informaes, incorreto armar que:

a) a estrutura de mercado II incompatvel com a estrutura de monoplio. b) a estrutura de mercado I incompatvel com a estrutura caracterizada como de concorrncia monopolstica pela hiptese explicitada. c) a estrutura III compatvel com a estrutura de monoplio. d) a estrutura IV compatvel com a estrutura de concorrncia perfeita. e) a estrutura IV compatvel com a estrutura de monoplio.

26- As opes indicadas completam adquadamente a lacuna abaixo, exceto: As externalidades _______________________________ ______________________. a) so negativas, quando seus efeitos reduzem o bem-estar. b) ocorrem quando o bem-estar de um consumidor ou as possibilidades de produo de uma rma so diretamente afetadas pelas aes de um outro agente da economia. c) podem ser denidas como os efeitos, sobre uma terceira parte, derivadas de uma transao econmica sobre a qual a terceira parte no tem controle. d) so positivas quando seus efeitos aumentam o bem-estar. e) no existem em processos produtivos em que a rma busca maximizar o lucro.

Analista Administrativo - ANEEL - 2006

rea 1 - Prova 1

27-Considere uma curva de demanda linear do tipo X = - .P Onde X = quantidade demandada, P = preo e e constantes positivas. A demanda ser necessariamente inelstica quando o preo for: a) igual a / b) maior do que /(2.) c) menor do que /(2.) d) maior do que / e) menor do que / 28- As opes indicadas completam adquadamente a lacuna abaixo, exceto: Custos afundados (sunk costs) ____________________ _________________________. a) sua extenso depende de um mercado para mquinas e equipamentos usados. b) dependem do grau de especicidade do uso do capital. c) no podem ser recuperados quando a empresa sai do mercado. d) facilitam a entrada de empresas no setor onde estes custos ocorrem. e) dependem do volume de investimentos necessrios para garantir a distribuio do produto (gastos com promoo, publicidade e formao da rede de distribuidores). TICA 29- tica no setor pblico pode ser qualicada como: I. o padro de comportamento que cada servidor estabelece como adequado sua conduta.

rea para rascunho

II. o conjunto de valores e regras estabelecidos com a nalidade de orientar a conduta dos servidores pblicos. III. cumprimento dos deveres e nalidades para os quais o servio pblico foi criado. IV. cuidar para que os usurios do servio pblico sejam tratados com respeito, cortesia, honestidade e humanidade. V. no utilizar o cargo pblico para atendimento de interesses e sentimentos pessoais. Esto corretas: a) as armativas I, II, III, IV e V. b) apenas as armativas I, II, III e IV. c) apenas as armativas II, III, IV e V. d) apenas as armativas II, III e IV. e) apenas as armativas IV e V.
Analista Administrativo - ANEEL - 2006 9 rea 1 - Prova 1

30- De acordo com o Cdigo de tica Prossional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, a moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o m sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a nalidade, na conduta do servidor, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo. Esse enunciado expressa: I. um valor tico destinado a orientar a prtica dos atos administrativos.

32- So condutas que, de acordo com o Cdigo de tica da ANEEL, violam o compromisso com os valores nele estabelecidos: I. tratar colega de trabalho, de forma discriminada, em razo de orientao sexual do mesmo.

II. no transferir, ao seu substituto ou a quem lhe for indicado, as informaes necessrias adequada manuteno do servio, quando do seu desligamento do cargo ou funo. III. apresentar, como seu, trabalho realizado por outra pessoa. IV. aceitar o pagamento de hospitalidade, tais como dirias de hotis e jantares, feito por representante de agente regulado pelo setor de energia eltrica, quando representar a Agncia em eventos e compromissos externos. V. deixar a ANEEL de prevenir potenciais conitos entre os agentes regulados e demais segmentos da sociedade. Esto corretas: a) as armativas I, II, III, IV e V. b) apenas as armativas I, II, III e V. c) apenas as armativas II, III, IV e V. d) apenas as armativas I, III e V. e) apenas as armativas II e V. 33-De acordo com o Cdigo de tica da ANEEL, a conduta dos agentes pblicos dessa Agncia deve ser pautada pelos seguintes valores: I. Compromisso de priorizar os interesses dos agentes regulados, haja vista que so eles os fornecedores dos servios.

II. uma regra de conduta consubstanciada num dever. III. a impossibilidade de um ato administrativo, praticado de acordo com a lei, ser impugnado sob o aspecto da moralidade. IV. que a nalidade do ato administrativo inuencia a sua anlise sob o aspecto da moralidade. V. que todo ato legal tambm moral. Esto corretas: a) as armativas I, II, III, IV e V. b) apenas as armativas I, II, III e IV. c) apenas as armativas II, IV e V. d) apenas as armativas II, III e IV. e) apenas as armativas I e IV. 31- De acordo com o Cdigo de tica Prossional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, vedado ao servidor pblico: I. ser scio de empresa que explore atividade considerada ilegal ou imoral.

II. sugerir ao usurio do servio pblico que d uma colaborao em dinheiro para as reunies de confraternizao da repartio. III. deixar de dar regular andamento a um processo administrativo porque o interessado seu desafeto. IV. determinar a servidor subordinado que realize servios do seu interesse particular (interesse do mandante). V. deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientcos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister. Esto corretas: a) as armativas I, II, III, IV e V. b) apenas as armativas I, II, III e IV. c) apenas as armativas II, III e IV. d) apenas as armativas II e IV. e) apenas as armativas III e IV.

II. Imparcialidade na anlise dos casos que lhes forem apresentados, no emitindo juzo prvio de valor. III. Independncia na tomada de decises, com base em suas competncias tcnicas. IV. Ecincia no desempenho de suas atividades, otimizando recursos de forma a obter os resultados esperados pela sociedade. V. Justia nas decises adotadas, afastando a aplicao das normas que, a seu juzo, so injustas. Esto corretas: a) as armativas I, II, III, IV e V. b) apenas as armativas I, II, III e IV. c) apenas as armativas I, II e IV. d) apenas as armativas II, III e IV. e) apenas as armativas I, II e V.

Analista Administrativo - ANEEL - 2006

10

rea 1 - Prova 1

34-So condutas que o Cdigo de tica da ANEEL considera inadmissveis de serem adotadas pelos agentes pblicos dessa Agncia: I. solicitar ao superior hierrquico que estabelea uma rotina de trabalho diferenciada em relao aos demais.

35- In paragraph 1, the author refers to innovation and its a) lack in current society. b) main drawbacks. c) uninspiring role. d) harmful consequences. e) invaluable contribution. 36- The eld of energy and the environment a) makes up the set of elds awarded by the newspaper. b) was mentioned as the least relevant among other areas. c) has been excluded contributions. due to its questionable

II. ter participao societria, em percentual superior a cinco por cento do capital social, em empresa que negocie com o Poder Pblico. III. omitir a existncia de fato impeditivo de sua participao em instruo de processo da ANEEL. IV. solicitar empresa que presta servios de segurana ANEEL que contrate o seu lho (lho do solicitante), como empregado. V. assediar moralmente colega de trabalho. Esto corretas: a) as armativas I, II, III, IV e V. b) apenas as armativas II, III, IV e V. c) apenas as armativas III, IV e V. d) apenas as armativas I, II e V. e) apenas as armativas II, III e IV. LNGUA INGLESA Your answers to questions 35 to 37 must be based on the text below which is entitled And the winners are: And the winners are Source: The Economist/ Technology Quarterly (Adapted) Dec 8th 2005 This newspaper was established in 1843 to take part in a severe contest between intelligence, which presses forward, and an unworthy, timid ignorance obstructing our progress. One of the chief ways in which intelligence presses forward is through innovation, which is now recognized as one of the most important contributors to economic growth. Innovation, in turn, depends on the creative individuals who dream up new ideas and turn them into reality. The Economist recognizes these talented people through our annual Innovation Awards, presented in seven elds, including energy and the environment - whose winner is: Stanford Ovshinsky, president and chief scientist and technologist, Energy Conversion Devices, for developing the nickel-metal-hydride battery. This is the battery technology found in hybrid cars, laptop computers and many other devices, and is just one of the many innovations devised by Mr Ovshinsky , a self-taught inventor who pioneered the eld of amorphous materials in the 1950s. He is now focusing on solar panels and hydrogen-powered cars.

d) has its main researchers and specialists listed and assessed. e) should have been included as well as highlighted. 37- The text mentions Stanford Ovshinsky, a) whose inventions derive from a solid academic background. b) who is said to have developed some of his skills by himself. c) who might be awarded a prize for his scientic breakthroughs. d) whose innovative scientic approach has been underestimated. e) who used to research key scientic areas such as solar panels.

Analista Administrativo - ANEEL - 2006

11

rea 1 - Prova 1

Your answers to questions 38 to 40 must be based on the text below which is entitled The politics of power: The politics of power
Source: www.economist.co.uk Feb 9th 2006 (Adapted)

Your answers to questions 41 and 42 must be based on the text below which is entitled The Knowledge Race: The Knowledge Race
Source: Newsweek Special Edition Dec 2006 Feb 2006 (Adapted)

There is an intense debate over the future of energy and its impact on Europes economy. On the one hand is a longstanding project for lower prices led by the European Commission designed to liberalize the market and enable producers and distributors to compete freely within and across national borders. On the other is a camp that argues with growing condence against further freeing the market. In its view, long-term security and stable prices can best be preserved in managed national markets that are dominated by strong quasi-monopolistic companies which can withstand bullying producers and sudden shifts in demand and supply. This tension has implications for businesses across Europe. Today business customers in different countries pay prices that vary as much as 100% across what is supposed to be a single European market. A freer market in energy promises to reduce prices back to something like a Europe-wide clearing level. Energy is a critical input to businesses, especially manufacturing, and rising prices are putting unwelcome pressure on already tight margins, as companies try to compete with emerging low-wage economies in Asia. 38- Paragraph 1 reports a debate on the future of energy and its impact on Europes economy which a) has been closed. b) must be opened. c) is currently taking place. d) has been postponed. e) might be ofcially addressed. 39- In paragraph 2, the author refers to a single European market whose prices a) are just the same. b) may soon equal. c) are set by ofcials. d) presently differ. e) ought to be increased. 40- The author a) portrays the present reality of the European energy industry. b) analyses the on-going deregulation of the energy sector. c) foresees steep price increases and fears over supply. d) advertises the creation of a European chain of energy companies. e) defends the past European market position and behavior.
Analista Administrativo - ANEEL - 2006 12

There are losers in every race, but let not the worries over who is winning and losing the knowledge race obscure the more powerful underlying dynamic: knowledge is liberating. It creates the possibility for change and improvement everywhere. It can create amazing devices and techniques, save lives, improve living standards and spread information. Some will do well on one measure, others on another. But on the whole, a knowledge-based world will be a healthier and richer world. The caveat I would make is not about one or another countrys paucity of engineers or computers. These problems can be solved. But knowledge is not the same thing as wisdom. Knowledge can produce equally powerful ways to destroy life, intentionally and unintentionally. It can produce hate and seek destruction. Knowledge does not by itself produce good sense, courage, generosity and tolerance. And most crucially, it does not produce the farsightedness that will allow us all to live together and grow together on this world without causing war, chaos and catastrophe. For that we need wisdom. 41- The author intends to make a caveat in relation to the distinction between knowledge and wisdom. Thus, he is posing a) b) c) d) e) a threat. a problem. a risk. a challenge. a warning.

42- In the authors point of view, a) knowledge undoubtedly development. hinders progress and

b) considering the future results of an action is of critical importance. c) there has been an alarming paucity of engineers and computers. d) destruction ought to be knowledgeable leaders. sought by wise and

e) the knowledge race fortunately obscured the value of wisdom.

rea 1 - Prova 1

RACIOCNIO LGICO-QUANTITATIVO 43- Todo amigo de Luiza lho de Marcos. Todo primo de Carlos, se no for irmo de Ernesto, ou amigo de Luiza ou neto de Tnia. Ora, no h irmo de Ernesto ou neto de Tnia que no seja lho de Marcos. Portanto, tem-se, necessariamente, que: a) todo lho de Marcos irmo de Ernesto ou neto de Tnia. b) todo lho de Marcos primo de Carlos. c) todo primo de Carlos lho de Marcos. d) algum irmo de Ernesto neto de Tnia. e) algum amigo de Luiza irmo de Ernesto. 44- Em determinada universidade, foi realizado um estudo para avaliar o grau de satisfao de seus professores e alunos. O estudo mostrou que, naquela universidade, nenhum aluno completamente feliz e alguns professores so completamente felizes. Uma concluso logicamente necessria destas informaes que, naquela universidade, objeto da pesquisa, a) nenhum aluno professor. b) alguns professores so alunos. c) alguns alunos so professores. d) nenhum professor aluno. e) alguns professores no so alunos. 45- Um grupo de amigos formado por trs meninos - entre eles Caio e Beto - e seis meninas - entre elas Ana e Beatriz - , compram ingressos para nove lugares localizados lado a lado, em uma mesma la no cinema. Ana e Beatriz precisam sentar-se juntas porque querem compartilhar do mesmo pacote de pipocas. Caio e Beto, por sua vez, precisam sentar-se juntos porque querem compartilhar do mesmo pacote de salgadinhos. Alm disso, todas as meninas querem sentar-se juntas, e todos os meninos querem sentar-se juntos. Com essas informaes, o nmero de diferentes maneiras que esses amigos podem sentar-se igual a: a) 1920 b) 1152 c) 960 d) 540 e) 860

rea para rascunho

Analista Administrativo - ANEEL - 2006

13

rea 1 - Prova 1

46- Ana tem o estranho costume de somente usar blusas brancas ou pretas. Por ocasio de seu aniversrio, Ana ganhou de sua me quatro blusas pretas e cinco brancas. Na mesma ocasio, o pai de Ana a presenteou com quatro blusas pretas e duas brancas. Vtor, namorado de Ana, a presenteou com duas blusas brancas e trs pretas. Ana guardou todas essas blusas - e apenas essas - em uma mesma gaveta. Uma tarde, arrumando-se para ir ao parque com Vtor, Ana retira, ao acaso, uma blusa dessa gaveta. A probabilidade de a blusa retirada por Ana ser uma das blusas pretas que ganhou de sua me ou uma das blusas brancas que ganhou de seu pai igual a: a) 4/5 b) 7/10 c) 3/5 d) 3/10 e) 2/3 47- Pedro toca piano se e somente se Vtor toca violino. Ora, Vtor toca violino, ou Pedro toca piano. Logo, a) Pedro toca piano, e Vtor no toca violino. b) se Pedro toca piano, ento Vtor no toca violino. c) se Pedro no toca piano, ento Vtor toca violino. d) Pedro no toca piano, e Vtor toca violino. e) Pedro toca piano, e Vtor toca violino. 48- Uma progresso aritmtica uma seqncia de nmeros a1, a2, a3,...., an, cuja lei de formao de cada um dos termos desta seqncia dada por uma soma, conforme representao a seguir: a2 = a1 + r, a3 = a2 + r, a4 = a3 + r, ........an = an-1 + r, onde r uma constante, denominada razo da progresso aritmtica. Uma progresso geomtrica uma seqncia de nmeros g1, g2, g3,......., gn, cuja lei de formao de cada um dos termos desta seqncia dada por um produto, conforme representao a seguir: g2 = g1 * q, g3 = g2 * q, g4 = g3 * q,.....gn = g n-1*q, onde q uma constante, denominada razo da progresso geomtrica. Os nmeros A, B e 10 formam, nesta ordem, uma progresso aritmtica. Os nmeros 1, A e B formam, nesta ordem, uma progresso geomtrica. Com estas informaes, pode-se armar que um possvel valor para o produto entre r e q igual a: a) -12 b) -15 c) 10 d) 12 e) 8

rea para rascunho

Analista Administrativo - ANEEL - 2006

14

rea 1 - Prova 1

49- A negao da armao condicional se Ana viajar, Paulo vai viajar : a) Ana no est viajando e Paulo vai viajar. b) se Ana no viajar, Paulo vai viajar. c) Ana est viajando e Paulo no vai viajar. d) Ana no est viajando e Paulo no vai viajar. e) se Ana estiver viajando, Paulo no vai viajar. 50- Das premissas: Nenhum A B. Alguns C so B, segue, necessariamente, que: a) nenhum A C. b) alguns A so C. c) alguns C so A. d) alguns C no so A. e) nenhum C A. 51- Ana foi visitar Bia que mora a uma distncia de 150 km de sua casa. Ana percorreu esta distncia em seu automvel, com uma determinada velocidade mdia, gastando x horas para chegar casa de Bia. Ana teria percorrido os mesmos 150 km em duas horas a menos, se a velocidade mdia de seu automvel fosse aumentada em 20 km/h (quilmetros por hora). Com estas informaes, pode-se concluir que Ana percorreu os 150 km a uma velocidade mdia, em quilmetros por hora, igual a: a) 25 b) 30 c) 40 d) 35 e) 50 52- Se o ano foge do tigre, ento o tigre feroz. Se o tigre feroz, ento o rei ca no castelo. Se o rei ca no castelo, ento a rainha briga com o rei. Ora, a rainha no briga com o rei. Logo: a) o rei no ca no castelo e o ano no foge do tigre. b) o rei ca no castelo e o tigre feroz. c) o rei no ca no castelo e o tigre feroz. d) o tigre feroz e o ano foge do tigre. e) o tigre no feroz e o ano foge do tigre.

rea para rascunho

Analista Administrativo - ANEEL - 2006

15

rea 1 - Prova 1

rea para rascunho

rea para rascunho

Analista Administrativo - ANEEL - 2006

16

rea 1 - Prova 1

S-ar putea să vă placă și