Sunteți pe pagina 1din 18

222 ARTIGO ________________________________________________________________________________ Atividade motora adaptada e desenvolvimento motor: possibilidades atravs das artes marciais para deficientes

visuais.
Maycon Ornelas Almeida
Faculdade Adventista de Educao Fsica- UNASP (IASP)

Ms. Rita de Ftima da Silva

Faculdade Adventista de Educao Fsica- UNASP (IASP)

Resumo No presente estudo buscamos apresentar uma viso geral dos principais aspectos do desenvolvimento motor, objetivamos tambm relacion-lo s artes marciais, alm de discutirmos a contribuio do Jud, Karat, Jiu-Jtsu e Taekwondo ao desenvolvimento motor e global do indivduo em condio de deficincia visual. Alm de discutir alguns aspectos fundamentais da atuao pedaggica junto a esses indivduos. Palavras-Chave: Desenvolvimento Motor, Artes Marciais, Deficincia Visual.

Abstract In the present study we search to present a general vision of the main aspects of the motor development, we also objectify to relate it the martial arts, beyond arguing the contribution of the Jud, Karat, Jiu-Jtsu and Taekwondo to the motor and global development of the individual in condition of visual impairment. Beyond arguing some basic aspects of the pedagogical performance next to these individuals. Key Words: Motor development, Martial Arts, Visual Impairment.

Movimento & Percepo, Esprito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan./jun. 2009 ISSN 1679-8678

223
Introducao

Precisamos, para discutirmos acerca do conceito de desenvolvimento motor, estabelecer um modelo ou plano segundo o qual podemos nos orientar sobre as consideraes propostas com relao ao mesmo. No presente estudo levaremos em considerao o modelo de Newell (1986) apud Haywood e Getchell (2004), segundo o qual os movimentos surgem das interaes do individuo com o ambiente, que palco dos movimentos, e com a tarefa a ser executada. Podendo ento serem visualizados como um tringulo onde um tem influncia direta sobre o outro, se uma das resultantes do tringulo muda, conseqentemente o movimento muda. Sendo ento estes trs fatores chamados de restries (constraints).
Uma restrio algo como uma limitao- ela limita ou desencoraja, no caso do movimento mas ao mesmo tempo permite ou encoraja pela canalizao do comportamento do movimento. As restries de movimento do forma ao movimento. Elas restringem e canalizam o movimento por um determinado perodo e em um dado local no espao; isto , elas do ao movimento uma forma particular (HAYWOOD & GETCHEL, 2004, p. 20).

As restries so como limitaes individuais e ambientais que esto em estreita relao com a meta da tarefa. As principais restries descritas por Newell (1986) apud Haywood e Getchell (2004) so: Restries Individuais- So as caractersticas fsicas e mentais individuais de uma pessoa, tais como: altura, idade, fora e motivao. As restries individuais podem ser estruturais ou funcionais. Um exemplo de restrio individual pode ser dado considerando um praticante de artes marciais que se encontra em condio de deficincia visual, seja esta congnita ou adquirida, a deficincia ir restringir, porm no impedir este indivduo de iniciar ou de continuar a praticar artes marciais. *Restries Estruturais- Estas levam um tempo maior em seu processo de mudana, j que geralmente seguem um ciclo natural de desenvolvimento acompanhando o crescimento e envelhecimento, como exemplo: altura, peso, massa muscular. Visto que esta restrio est ligada estrutura corporal, devemos considerar que no indivduo em condio de deficincia essas mudanas a nvel estrutural j esto implcitas, devido restrio dos sistemas, no nosso caso o visual. *Restries Funcionais- Estas esto em constante modificao, podendo ocorrer severas variaes em um curto espao de tempo, sendo exemplo: motivao e foco de ateno. Portanto so restries ligadas funo comportamental, estando inclusas aqui todas as interaes socioculturais.
Movimento & Percepo, Esprito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan./jun. 2009 ISSN 1679-8678

224
Restries Ambientais: So limitaes relacionadas ao mundo que nos envolve, estando fora do corpo, porm exercendo uma influncia direta sobre o mesmo. Podem ser fsicas (tipos de piso e parede, obstculos, gravidade, nibus sem rampa de acesso, etc.) ou socioculturais (por exemplo, o preconceito e as vises deturpadoras da condio de deficincia). Essas restries so globais e no tem nenhuma relao de especificidade com a atividade. Restries da Tarefa: So externas ao corpo, podem ser compreendidas como metas, regras e equipamentos que utilizaremos em nossas atividades. Por exemplo, quando se est em um processo de ensino-aprendizagem de Kata para um deficiente visual, ao utilizarmos um tatame em relevo indicando a direo a ser seguida durante a execuo do mesmo, estamos nos valendo de uma restrio da tarefa em interao direta com uma restrio individual e estrutural (deficincia visual), permitindo um melhor aproveitamento no desenvolvimento da aprendizagem do Kata. O desenvolvimento motor no deve ser compreendido sob o foco de uma viso unidimensional ou at mesmo bidimensional somente, ele deve ser compreendido como um fenmeno multidimensional, agrupando todas as abordagens que se fazem a respeito dele, porm jamais dever se limitar a elas (GALLAHUE, 2002).
A separao e a classificao distintas de movimentos nem sempre possvel ou desejada. Como seres humanos em movimento e dinmicos, estamos sempre respondendo a muitos fatores sutis do meio ambiente e s demandas especficas da tarefa de movimento em particular. A classificao arbitrria de movimento deve servir apenas para focar ateno sobre o aspecto especfico de movimento sob considerao do professor ou do tcnico (GALLAHUE, 2002, p. 107).

Partindo desse princpio o autor aponta quais so os principais componentes a se levar em conta para uma compreenso multidimensional do movimento, ressaltando que as distines so apenas para fim de compreenso, quando pensarmos em desenvolvimento motor devemos levar todos esses aspectos em considerao. Aspectos Musculares de Movimento (tamanho/extenso do movimento): Habilidades de Coordenao Motora Grossa: Utilizam grandes grupos musculares para realizar uma tarefa de movimento (chutar, socar, aplicar uma queda no Jud, movimentao de cho no Jiu-jtsu, correr, saltar, arremessar, agarrar). Habilidades de Coordenao Motora Fina: Utilizam pequenos grupos musculares. Nas artes marciais estas so habilidades pouco utilizadas.

Movimento & Percepo, Esprito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan./jun. 2009 ISSN 1679-8678

225
Aspectos temporais de Movimento (srie de tempo no qual o movimento ocorre): Habilidades Motoras Discretas: Apresentam incio e fim definidos (realizar um Kata ou Poom-Se de forma linear e completa, aplicar uma queda e encaixar uma finalizao em seguida, alcanar uma bola arremessada, atirar uma vara). Habilidades Motoras em srie: Srie de habilidades discretas realizadas em sucesso rpida (realizao dos Kihons no Karat ou dos Kibon Dong Jak no Taekwondo, driblar uma bola de basquete, abrir uma porta). Habilidades Motoras Contnuas: Realizadas repetidamente durante um tempo arbitrrio (utilizao dos movimentos do Kihon na execuo de um Kata ou dos Kibon Dong Jak na execuo de um Poom-Se, pedalar uma bicicleta, nadar, tocar um violino). Aspectos de Movimento relacionados ao meio ambiente (contexto no qual o movimento ocorre): Habilidades Motoras Abertas: Ocorrem em um ambiente imprevisvel e constantemente mutvel (lutas prticas de Jud e Jiu-jtsu, puxar violentamente, agarrar uma bola no ar). Aqui encontramos um aspecto interessante, pois essas habilidades exigem do indivduo uma plasticidade para que possa ajustar-se as demandas do ambiente ou da tarefa, portanto sendo necessrio refletir constantemente sobre a prtica, pois a mesma exige um feedback externo ou interno para sua execuo com sucesso. Habilidades Motoras Fechadas: Ocorrem em um meio ambiente estvel e imutvel (Katas, Kihons, Kibon Dong Jak, Poom-Se, arremessar em golfe). realizada em um ambiente estvel ou previsvel onde aquele que a executa determina quando iniciar a ao, demanda uma rigidez de desempenho. Depende mais de um feedback cinestsico do que visual ou auditivo da execuo da tarefa.
A estabilidade do ambiente na execuo de habilidades motoras fechadas leva o executante, tentativa aps tentativa, a buscar consistncia na forma como executa a ao. Naquelas habilidades em que as alteraes no ambiente determinam o quando e como a ao deva ser executada, o executante busca adaptar o padro motor a estas alteraes ambientais. Assim, enquanto nas fechadas, a variabilidade no padro deve ser a menor possvel, nas abertas a variabilidade no padro motor acompanha a variabilidade dos estmulos relevantes para a ao (PELLEGRINI, 2000, p. 30).

Movimento & Percepo, Esprito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan./jun. 2009 ISSN 1679-8678

226
Aspectos Funcionais de Movimento (objetivo do movimento): Tarefas de Estabilidade: nfase em ganhar ou manter o equilbrio tanto em situaes de movimento esttico quanto dinmico (evitar uma queda, manter o equilbrio durante as mudanas bruscas de direo na execuo das formas ou aplicao das tcnicas em qualquer estilo de luta, sentar, ficar de p, equilibrar-se sobre um p, andar sobre uma barra estreita). Tarefas Locomotoras: Transportar o corpo de um ponto a outro no espao (realizar as tcnicas de ataque e defesa em movimento, deslocamentos realizados durante a execuo das formas [luta imaginria], engatinhar, correr, realizar o salto em altura). Habilidades Manipulativas: Colocar fora sobre um objeto ou receber fora de um objeto (o ato de segurar no quimono, socar e chutar um alvo direcionado em altura adequada para o deficiente visual, o ato de bater, rebater a bola, escrever, tricotar). E finalmente devemos considerar as fases do desenvolvimento motor, para que compreendamos em qual nvel de desenvolvimento o indivduo se encontra, evitando assim exigir mais do que o mesmo pode oferecer ou subestimar a sua capacidade de responder satisfatoriamente a um novo estmulo ou conhecimento. As principais fases do desenvolvimento motor, descritas por Pellegrini (2000) e por Gallahue (2002) so: Movimento Reflexivo: Fase apresentada principalmente na infncia. So

fundamentais para que se estabelea o incio do processo do desenvolvimento motor. So controlados subcorticalmente e como resultado, involuntrios. Movimento Rudimentar ou Inexperiente: Estes ainda so movimentos tpicos da infncia, porm em indivduos em condio de deficincia visual ainda se apresentam fortes resqucios desses movimentos, j que, segundo Souza (2007), tais indivduos em especial as crianas apresentam desempenhos inferiores nas reas motoras, cognitivas e sociais. Nessa fase o indivduo busca a compreenso da tarefa, a visualizao de suas invariantes e sua dinmica estrutural. Por ser algo relativamente desconhecido para o indivduo, ele se portar de forma descoordenada e com movimentos desnecessrios. Movimento Fundamental ou Intermedirio: Aqui os principais movimentos, principalmente de coordenao motora grossa, j se encontram internalizados. Nesse estgio o indivduo j se encontra inteirado da tarefa a ser executada, portanto comea a economizar energia e os movimentos comeam a se tornar fluentes e
Movimento & Percepo, Esprito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan./jun. 2009 ISSN 1679-8678

227
harmnicos, os erros vo diminuindo gradativamente ao mesmo tempo em que aumenta sua confiana na execuo do movimento, detalhes antes no percebidos agora so bem atendidos e o seu padro motor comea a se estabilizar. Movimento Especializado ou Avanado: Essa fase compreende os movimentos das fases anteriores em combinao e interao, originando o que tambm denominado fase dos movimentos complexos. E compreende a nossa meta ao se aplicar um programa de atividades motoras para indivduos em condio de deficincia visual, sejam estas atividades adaptadas ou especficas para este pblico. Se houver alguma mudana brusca no haver mais alteraes graves no movimento, j que ele est internalizado via aprendizagem motora. O que pode ocorrer uma nova dinmica dentro de um mesmo movimento, porm essa mudana seria to brusca para o indivduo em condio de deficincia que poderamos classificar a aprendizagem dessa dinmica como um retorno ao estgio anterior, o estgio intermedirio. Discutiremos agora outros aspectos interessantes do desenvolvimento motor, ou melhor, do desenvolvimento perceptomotor. A interao percepo-ao tem sido palco de discusso e controvrsias entre pesquisadores, mais h uma forte tendncia a consider-las indissociveis.
[...] percepo o processo pelo qual adicionamos significado ao estmulo sensorial. Como os indivduos interpretam o estmulo sensorial o tpico fascinante do desenvolvimento perceptivo. Para os indivduos se moverem ou agirem em um ambiente, precisam perceb-lo. Na realidade, algumas concepes entendem percepo e ao como interativas a ponto de serem inseparveis (HAYWOOD & GETCHEL, 2004, p. 194).

Esse processo interativo nos remete a dois conceitos do desenvolvimento perceptomotor, que so a discriminao e o reconhecimento, o primeiro refere se a habilidade de notar diferenas e semelhanas entre objetos e informaes sensoriais, e o segundo est relacionado habilidade de fornecer uma descrio exata de objetos ou informaes sensoriais, destacando sua relevncia. Segundo Piaget, isso o que se denomina processo cognitivo de assimilao e acomodao (MARTIN E BUENO, 2003 apud SOUZA, et.al.,2005.).
O termo aprendizagem implica em um processo de assimilao de elementos novos s estruturas anteriores. [...] querer aprender um gesto novo fazer referncia a qualquer coisa j realizada, ou que poder ser utilizado para a realizao do gesto novo. Ento aprender construir uma novidade, apoiando-se em estruturas j construdas, modificando-as sem que para isso sejam destrudas pelo processo de acomodao situao nova (CARRASCO, 1982 apud ALMEIDA, 1995, p. 24). Movimento & Percepo, Esprito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan./jun. 2009 ISSN 1679-8678

228
Nos indivduos em condio de deficincia visual, esse processo de assimilao e acomodao, supostamente estaria prejudicado devido as suas restries, porm os mesmos se utilizam de forma caracterstica de outros canais perceptivos como forma de superar a restrio estrutural referente viso. Dentre os quais destacamos: Percepo auditiva: Algumas teorias chegaram a supor que em face da deficincia visual, haveria um melhor desenvolvimento dessa habilidade e que haveria uma compensao automtica da agudeza auditiva, porm a teoria que melhor explica esse fato a de que os indivduos melhor desenvolvem essa habilidade devido aos esforos empreendidos para a superao da restrio estrutural que a cegueira, sendo assim, se desenvolvem mais rapidamente do que eficazmente (MARTIN & BUENO, 2003 apud SOUZA et. al. 2005; LORA, 2003).
[...] a melhora no desempenho dos demais sentidos no uma ddiva divina e nem pode ser explicada por uma reorganizao fisiolgica imediata, mas resulta de um processo de construo, em que ganham destaque vetores sociais e culturais, entre os quais se destaca a linguagem (VYGOTSKI, 1997 apud KASTRUP, 2007, p. 70)

Essa a principal forma de comunicao com o deficiente visual, e devemos fornecer o mximo de informaes sonoras, porm em alguns momentos a ausncia de som pode ser utilizada como mecanismo de aprendizagem, pois conferir um grau maior de dificuldade, exigindo assim uma resposta mais elaborada. Nas artes marciais devemos explorar a utilizao do Kiai (grito objetivando liberao de energia, produzido a partir da respirao abdominal). Percepo Ttil: O tato considerado o sentido mais apropriado para fornecer as referncias necessrias localizao e apreenso do mundo no qual o deficiente visual se encontra inserido, ele dividido em tato passivo e em tato ativo (ou tato hptico). *Tato Passivo: A informao recebida no intencional da parte do deficiente visual, podemos citar como exemplo a sensao de calor causada pelo Kimono em contato com a pele, ou um resvalo no adversrio durante uma luta. *Tato Ativo: A informao procurada de forma intencional pelo indivduo que toca o objeto e procura identific-lo e interagir com ele. Como exemplo podemos citar a utilizao dos ps para localizarem os limites do tatame durante a realizao de uma seqncia de formas ou o toque no Kimono para verificar o posicionamento do adversrio durante uma luta. Um exemplo clssico a utilizao da bengala de Hoover como uma extenso do dedo para verificar a superfcie a ser explorada.
Movimento & Percepo, Esprito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan./jun. 2009 ISSN 1679-8678

229

Percepo

Cinestsica

(Proprioceptividade):

Segundo

Lora

(2007,

s/p.),

cinestesia a sensibilidade para perceber os movimentos musculares ou das articulaes e esta percepo nos torna conscientes da posio e do movimento do corpo. Os principais elementos da percepo cinestsica so: conscincia corporal (lateralidade, dominncia, equilbrio), imagem corporal, relao do corpo com os objetos que se encontram relacionados no mesmo espao que ele.
Esta modalidade de conscincia est voltada para a percepo de estados do prprio corpo. Ela compartilha os mecanismos neurais da conscincia perceptual, porm tambm envolvendo novos tipos de feedback que suportam a formao da noo de um "eu corporal" autnomo e distinto dos demais seres presentes percepo. Os mecanismos de feedback envolvem ciclos de reaferncia corporal, ligados gerao de sensaes corpreas, sentimentos e emoes (PEREIRA, 2003, p. 124).

Compreendidos esses processos fundamentais a se considerar no estudo do desenvolvimento motor, alm de serem essenciais ao se elaborar um programa de atividade motora adaptada, iniciaremos agora uma breve discusso acerca dos benefcios propiciados pelas artes marciais, o que justifica a sua adaptao para indivduos em condio de deficincia visual. Apesar de discutirmos conceitos do desenvolvimento motor que podem ser aplicados a todas as artes marciais e expresses da cultura corporal de movimento, nesse estudo nos limitamos a apresentar as caractersticas do Jud, Karat, Jiu-Jtsu e Taekwondo. O termo artes marciais advm da cultura romana, onde Marte o deus da guerra, sendo o mesmo irmo de Minerva, a deusa da sabedoria. Porm quando se analisa a fundo a cultura romana, percebe-se que a guerra simbolizada por Marte era a guerra interior, ou seja, a busca quase esotrica pelo crescimento espiritual e, por conseguinte a busca pelo desenvolvimento integral como ser humano. Essa representao espiritual tambm pode ser encontrada fora do panteo romano, por exemplo, na ndia tal representao era dada ao deus Kartykeya, que era irmo do deus Ganesha, smbolo da sabedoria. Na Amrica pr-colombiana tambm encontramos uma similar representao atravs do deus Tezcatlipoca. O que se objetiva discutir que desde seus primrdios, apesar de haver constantes ligaes blicas, as artes marciais sempre foram utilizadas como ferramenta para que se travasse a maior das lutas e melhor das conquistas: aquela que o homem trava consigo mesmo, objetivando a vitria e a possibilidade de governar-se com sabedoria (SEVERINO, 1983; RATTI & WESTBROOK, 2006).
Movimento & Percepo, Esprito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan./jun. 2009 ISSN 1679-8678

230
Portanto percebe-se aqui a intencionalidade de buscar alm de uma prtica vazia, um significado mais concreto voltado para o desenvolvimento integral, ou podemos compreender como uma busca pela conscincia transitiva crtica, onde h uma constante busca pela superao e transcendncia, de forma a buscar a emancipao tanto pessoal, quanto em termos de interaes com a sociedade em geral (FREIRE apud MEDINA, 1996). Essa uma das principais justificativas do porque termos escolhido as artes marciais como objeto principal na construo de um programa de atividades motoras adaptadas, pois alm de proporcionarem ricas experincias motoras, possuem em sua maioria como componentes de seu programa, um sistema filosfico os quais regem a vida do praticante tanto dentro da prtica, como em sua vida em sociedade. A utilizao do termo filosofia marcial pode ser compreendido como, um termo de senso comum utilizado para identificar os aspectos da sabedoria e conduta oriental existente nas Artes Marciais, mas que expressa muito bem os seus objetivos, j que a Filosofia deve ser entendida como a anlise, reflexo, crtica e a busca do fundamento e do sentido da realidade em suas mltiplas formas e indagaes (DRIGO et.al., 2005; CHAU, 1997 apud DRIGO et.al., 2005). Porm, filosofia difere da sabedoria de vida ou modo de viver, que o conceito proposto e buscado pelas artes marciais em geral, que possuem um quadro filosfico incorporado ao seu programa, pois a sabedoria de vida ou modo de viver seria uma contemplao do mundo e dos homens para nos conduzir a uma vida justa, sbia e feliz, ensinando-nos o domnio sobre ns mesmos, sendo esse o propsito mximo que se objetiva encontrar nas artes marciais, quando desligadas das questes esportivistas, que em sua maioria tem denegrido esses aspectos internos das artes marciais, sendo que esses aspectos interno podem agir como auxiliares indispensveis para agregar contedos culturais ao deficiente visual (LAGE & GONALVES, 2007). Jud O Jud uma arte marcial que se preocupa com o ser humano como sendo integral e indivisvel, possibilitando o desenvolvimento de tcnicas corporais aliadas a um forte componente filosfico, princpio esses que se aplicaro a todas as fases da vida, desafios, combates e contratempos, com os quais o indivduo em condio de deficincia visual porventura ir se defrontar, auxiliando-o nas suas atividades, quer sejam esportivas, sociais ou profissionais (RUSSO & SANTOS, 2001).

Movimento & Percepo, Esprito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan./jun. 2009 ISSN 1679-8678

231
Esses princpios filosficos so todos baseados naqueles criados por Jigoro Kano, por ocasio da fundao do Kodokan, os quais permanecem at hoje tendo sofrido poucas modificaes necessrias. Tais princpios baseiam-se em trs pilares norteadores que so:Ju: Suavidade./Seiryoku-Zen-Yo: Mxima eficincia com o mnimo esforo./Jita-Kyoei: Bem estar e benefcios mtuos. Vieira e Souza (2006, pg. 20) nos dizem que devemos entender o jud como uma prtica pedaggico-desportiva de viso global, que se estabelece como estratgia de aprendizagem, em busca do desenvolvimento e da diminuio de defasagens psicomotoras. E ainda em relao as nossas construes acerca do desenvolvimento motor, encontramos que:
Como as situaes em uma luta de jud so sempre novas, embora exista semelhana com situaes passadas, possvel afirmar que um golpe executado no um golpe novo nem uma repetio de um golpe j executado, mas um golpe construdo, especificado e produzido para aquele dado momento, caracterizando a interao lutadoroponente/ambiente (BARLETT, 1932; MANOEL, 1995 apud FRANCHINI, 1998 p. 35).

Em relao as principais caractersticas desenvolvidas atravs da prtica sistemtica do Jud, podemos citar: Conscincia do prprio corpo; Organizao do esquema corporal; Domnio do equilbrio; Orientao de tempo e espao; Mobilidade segura; Explorao das possibilidades corporais; Eficincia nas coordenaes globais e segmentadas (BROUSSE & MATSUMOTO, 1999 apud RUSSO & SANTOS, 2001 e VIEIRA & SOUZA, 2006). O Jud dentro de seu programa tcnico-filosfico projeta a possibilidade de promover fatores determinantes para a autodescoberta, alm do favorecimento para mobilidade independente e orientao segura, possibilitando aos deficientes visuais vivncias alm dos esquemas a eles preconizados, desenvolvendo movimentos e aes que propiciem o princpio da ao e reao sob o aspecto do desequilbrio surtido em funo de uma fora (SEISENBACHER & KERR, 1997 apud VIEIRA & SOUZA, 2006). Carmeni (1998) apud Russo e Santos (2001) cita que o Jud procura determinar quais pontos devem ser estudados e superados atravs de sua prtica, como exemplo: o medo, a angstia, a ansiedade e o nervosismo. J que o equilbrio emocional e as capacidades cognitivas so imprescindveis na prtica do Jud, legando dessa forma rico contedo ao desenvolvimento do deficiente visual, alm de atacar a fundo alguns dos principais problemas relacionados ao cotidiano do deficiente visual.

Movimento & Percepo, Esprito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan./jun. 2009 ISSN 1679-8678

232
O Jud ainda tem a capacidade de favorecer o equilbrio fsico e psquico afetivo, aperfeioando as capacidades de concentrao, aplicao, perseverana e abnegao, estimulando e dando confiana aos indecisos, preparando o indivduo em condio de deficincia visual ou no para vencer os complexos que porventura surgirem, tais como a inibio, superioridade ou inferioridade (MARTINEZ, 1974 e VILLIAUMEY, 1981 apud RUSSO & SANTOS, 2001). Sendo assim podemos dizer que o Jud:
[...] se consolida a partir do sucesso na diminuio das defasagens psicomotoras. Destacando-se na melhoria dos comprometimentos psicomotores e na aquisio e desenvolvimento das capacidades coordenativas e condicionantes, inerentes ao desporto (RUSSO & SANTOS, 2001, s/p).

Portanto compreendemos o Jud como uma importante ferramenta de atuao no trabalho com indivduos em condio de deficincia visual, do qual podemos nos valer como sendo um privilgio na atuao junto a esse modelo de docncia especial. Taekwondo O Taekwondo em suas origens, provenientes de milenares tcnicas de combate coreanas, seguia um rigoroso cdigo de tica, o qual na atual configurao do Taekwondo deu lugar a um cdigo que expresso nos seguintes preceitos: * Cortesia; Integridade; Perseverana; Esprito indomvel. Domnio sobre si mesmo; Sendo que todas as atitudes do praticante de Taekwondo devem ser regidas por esse cdigo, no sendo diferente com o deficiente visual, e sobre o cdigo temos a seguinte citao:
[...] a base do sentido filosfico dos seus praticantes, onde a fora da combinao das atitudes intelectuais com as fsicas torna uma pessoa em um ser humano justo e familiar, humilde ,determinado e de moral elevada na sociedade, nao e com senso de humanidade (KIM, 2000 apud GOMIDES, 2006, p. 10).

Vemos ento a preocupao com as questes transversais da conduta humana, compreendendo assim que podemos oferecer ao deficiente visual, alm das vivncias motoras, um grande subsdio scio-cultural.
Assim sendo cada praticante de Taekwondo vai polindo seu carter por uma pura filosofia de respeito a preservao da vida e no mais se curvar ante qualquer dificuldade. Por ser uma pessoa preparada fsica e mentalmente para superar qualquer obstculo que surgir em sua vida (KIM, 1995, p. 14).

E quanto a prtica do Taekwondo, encontramos que:


Movimento & Percepo, Esprito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan./jun. 2009 ISSN 1679-8678

233
[...] oferece aos seus praticantes que adquiram noes de seus elementos bsicos (defesas, socos, chutes e outros, e que por sua vez, s devem ser explorados aps um preparo adequado), a oportunidade de desenvolv-los em forma de movimentos e em seqencias, explorando variaes de coordenao motora, espacial e temporal, de fora, memria motora e algumas outras qualidades especficas deste esporte e, no mnimo gerais aos demais. Damos assim, sentido mais amplo do que um simples ato mecnico, incluindo na formao do indivduo o preparo psicolgico e o desenvolvimento cognitivo entre outros (ALMEIDA, 1995, p. 105).

O Taekwondo, segundo seu organizador, deve ter como objetivos principais a busca pelo equilbrio psicolgico/fisiolgico e a conseqente autonomia sobre esse equilbrio, alm de poder auxiliar a criao de seres humanos independentes e fortes, compreendendo o ser humano como sendo uno e impassvel de divises. Sendo assim encontramos:
O objetivo do Taekwondo no s formar campees nas competies, mas pessoas que vencem cada dia seus problemas sociais, onde estes podem ser tratados, evitados ou minimizados e seus efeitos colaterais sanados e atravs da prtica, melhorar a vida, com uma melhor formao corporal e espiritual (KIM, 2000 apud GOMIDES, 2006, p. 08).

Vemos ento como o Taekwondo est ligado aos problemas dirios vividos pelo indivduo em condio de deficincia visual, e como ele busca auxiliar a superao dessas dificuldades. E quanto aos seus benefcios no auxlio ao deficiente visual, encontramos que:
Estes elementos em movimento criam ao deficiente visual a oportunidade de trabalhar a coordenao motora, espacial. Com o tempo, algumas qualidades fsicas so aplicadas com mais nfase. Tambm no h a necessidade aqui, com o tempo, de auxlio de percepo ttil, de sons ou materiais auxiliares outros, ou seja, trata-se de uma maneira inabitual de deficientes visuais explorarem a atividade motora (ALMEIDA, 1995, p. 106).

Podendo ento o Taekwondo ser analisado e visto como mais uma arte rica no auxlio ao deficiente visual, atendendo aos pr-requisitos bsicos para o desenvolvimento motor e agregado de elementos que constituem uma rica bagagem cultural/filosfica ao indivduo em condio de deficincia, atacando a fundo a problemtica negativa da condio de deficincia. Karat O Karat hoje divido em trs fundamentos, o Kihon, o Kata e o Kumite. Sendo que nos dois primeiros trabalhamos todos os pr-requisitos necessrios ao

Movimento & Percepo, Esprito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan./jun. 2009 ISSN 1679-8678

234
desenvolvimento motor do deficiente visual, os quais j foram discutidos

anteriormente, j que em todos utilizamos movimentos que envolvem andar, correr, saltar, agachar, estender, inclinar, girar, puxar, dentre outros. Alm de se trabalhar todos os componentes da discriminao cinestsica, capacidades coordenativas, habilidades motoras e capacidades fsicas, alm de melhoras nas capacidades de percepo, execuo e deciso, aumentando a segurana e autoconfiana e conseqentemente a integrao desses indivduos com outros grupos de pessoas, agregando assim contedo motor, cultural e psquico-social (BARREIRA & MASSIMI, 2002; RAMOS, 2006). Em relao prtica do que deve ser o verdadeiro Karat, encontramos a seguinte citao:
Treinar significa treinar o corpo e o esprito e, acima de tudo, a pessoa deve tratar o adversrio com cortesia e a devida etiqueta. No basta lutar com toda a fora pessoal; o verdadeiro objetivo do karate-do lutar em nome da justia. Gichin Funakoshi, um grande mestre de karate-do, observou repetidas vezes que o propsito mximo da prtica dessa arte o cultivo de um esprito sublime, de um esprito de humildade. E, ao mesmo tempo, desenvolver uma fora capaz de destruir um animal selvagem enfurecido com um nico golpe. S possvel tornar-se um verdadeiro adepto do karate-do quando se atinge a perfeio nesses dois aspectos: o espiritual e o fsico. (NAKAYAMA, 1996, p. 09).

Vimos ento que a prtica apenas um subsdio ou caminho para que se possa compreender mais do que o combate, podendo legar dessa forma ao deficiente visual, uma viso de luta em prol de seus ideais e dos ideais de seus semelhantes, tais como, lutar por uma sociedade onde a deficincia possa ser vista como uma possibilidade que pode alcanar qualquer um e no mais como algo fora do que, erroneamente tratado como sendo normal.
Decidir quem o vencedor e quem o vencido no o seu objetivo principal. O karate-do uma arte marcial para o desenvolvimento do carter atravs do treinamento, para que o karateka possa superar quaisquer obstculos, palpveis ou no (NAKAYAMA, 1996, p.11).

E segundo Lemos (1998, s/p.) o Karat:


[...] uma disciplina que eleva o esprito, potencializando o homem desde seu interior com o conhecimento prprio e a utilizao adequada de sua prpria energia. Falar de Karat falar de uma filosofia de vida, de uma maneira de afrontar os problemas dirios. Por isto quando se educa uma pessoa segundo os princpios do Karat, no se ensina somente a tcnica, tambm transmitimos esta mensagem, preparamos para a vida, fundamentados em um respeito e moral voltados para a cidadania.

Movimento & Percepo, Esprito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan./jun. 2009 ISSN 1679-8678

235
Compreendemos assim o Karat como mais uma importante ferramenta a ser utilizada no trabalho com indivduos em condio de deficincia visual, pois alm dos pr-requisitos necessrios a um completo desenvolvimento motor, ele possui uma filosofia ou busca pela sabedoria de vida, pautada em valores slidos e voltada para a cidadania e conseqentemente emancipao da pessoa com deficincia Jiu-Jtsu considerado um esporte intelectualizado, tendo em vista sua complexidade, seus movimentos obedecem a uma ordem crescente de dificuldades e que requerem controle fsico, mental, e inteligncia para coordenar inmeras variveis que vo se apresentando no decorrer de uma luta. Com a prtica constante, adquire-se e aprimora as capacidades ou valncias fsicas bsicas como a Fora, Velocidade, Resistncia, Flexibilidade e Coordenao. Seus movimentos regulam o controle motor, ativando e melhorando no s a psicomotricidade, como, a coragem, autoconfiana e o total controle sobre si mesmo (LUZ, 2000). O Jiu-jtsu adaptado, embora possua em linhas gerais, os mesmos objetivos do Jiu-jtsu comum, utiliza metodologia especial, atendimento diferenciado e recursos humanos especializados.
A importncia da prtica do Jiu-jtsu consiste em utilizar uma aprendizagem significativa, atravs de uma diretriz educacional, para o desenvolvimento dessas habilidades motoras e funes, propiciando condies para que o deficiente visual organize e elabore as informaes do mundo ao seu redor, alm de diminuir as defasagens psicomotoras comuns deficincia visual, proporcionando o desenvolvimento da autoconfiana e formao de novos conceitos atravs da explorao do ambiente e das situaes de aprendizagem (SAUIA & SILVA, 2005, p. 84).

O Jiu-jtsu enquanto prtica desportiva constitui-se numa prtica que oferece condies de desenvolvimento pleno das habilidades motoras e funes psicomotoras influenciando ainda a reduo da ansiedade promovida pela problemtica da deficincia e pelas questes de cunho social, que acabam por causar um reducionismo da problemtica da deficincia, alm de resultar em segregao. O Jiu-jtsu pode e deve ser adotado como prtica corporal, pois o mesmo funciona como instrumento capaz de oferecer ao praticante a oportunidade de superao dos limites da deficincia (SAUIA e SILVA, 2005). Luz (2000) ao definir um praticante de Jiu-jtsu diz que o mesmo deve adaptar se ao movimento, e saber quando agir e quando esperar, alm de sempre estar em estado mental pacfico e aberto, possuindo um desejo de ajustar-se as circunstncias
Movimento & Percepo, Esprito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan./jun. 2009 ISSN 1679-8678

236
existentes. Se h dificuldade ele pra, concentra-se, a fim de avaliar a situao e tirar proveito dela, mantendo sempre o equilbrio do corpo e esprito, assim entendido por ser um ser uno, sentindo-se em paz. O praticante de Jiu-jtsu deve possuir educao, disciplina, pacincia e respeito para com seus colegas, adversrios e superiores. Para ser um grande campeo, na vida e nos tatames, no basta s treinar e ter boas atitudes, boas vibraes, mas acima de tudo, preciso ter muito respeito (GRACIE apud LUZ, 2000).

Consideraes Finais

E dentro desse processo de compreenso do desenvolvimento motor dos indivduos em condio de deficincia visual, devemos entender que nosso papel enquanto educadores o de buscar a garantia de acesso dos mesmos a todos os ambientes, o que viabiliza a implantao do processo inclusivo. Devemos entender os diferentes aspectos do desenvolvimento humano: biolgico (fsicos, sensoriais, neurolgicos); cognitivo; motor; interao social e afetivo-emocional. Porm sempre atentos a compreenso de que o ser humano uno e, portanto essas divises s se do em nvel de compreenso acadmica, quando se trata de lidar diretamente com o indivduo ele deve ser visto como um todo indivisvel (MENEZES, 2008, s/p.). E devemos estar preparados para responder as demandas necessrias do trabalho com indivduos em condio de deficincia visual, voltadas para a prtica educativa, visando o desenvolvimento global do mesmo. Toda a ao pedaggica deve ser pautada sobre a viso da no fragmentao, isso significa que deve haver uma inter-relao entre o que ensinar, para que ensinar e como ensinar (SILVA et. al., 2008). Devendo portanto, estabelecermos um processo reflexivo frente a essa realidade.
[...] o processo reflexivo representado pela ao na qual o pensamento se volta e investiga a si mesmo, examinando a natureza de sua prpria atividade e estabelecendo princpios que a fundamentam. A reflexo, nesta perspectiva, possibilita aos professores a tomada de conscincia do prprio conhecimento terico ou prtico, favorecendo a reelaborao e a construo de conhecimentos prticos advindos do contexto onde atua. A atitude reflexiva sobre a prpria prtica, entendida como instrumento de desenvolvimento do pensamento e da ao, aponta que na prpria prtica que os professores podero encontrar as alternativas para mud-la (MENEZES, 2008, s/p.).

Movimento & Percepo, Esprito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan./jun. 2009 ISSN 1679-8678

237
Sendo assim, para que compreendamos o outro necessrio que

compreendamos a ns mesmos e ao mundo que nos cerca, s assim podemos estabelecer uma relao de contribuio com o outro, o que essencial no desenvolvimento do trabalho com indivduos em condio de deficincia visual.
O mundo externo que percebemos sempre um mundo nosso, particular. Nosso corpo contm um "mundo externo particular" que o penetrou no processo de viver. A relao entre nosso corpo e o mundo to intricada, to profunda, que podemos assumir que no existimos isoladamente, ao mesmo tempo que no existe nada igual a ns. O mundo to complexo quanto ns mesmos. Nossa ao transformadora do mundo emerge de nossas transformaes internas (TAVARES,2003 apud SILVA, ARAJO & DUARTE, 2004, s/p.)

Referncias ALMEIDA, Jos Julio Gavio de; Estratgias para a aprendizagem esportiva: uma abordagem pedaggica da atividade motora para cegos e deficientes visuais. Campinas, 1995. 176f. Tese (Doutorado)-Faculdade de Educao Fsica, Universidade Estadual de Campinas. BARREIRA, Cristiano Roque Antunes; MASSIMI, Marina. A Moralidade e a Atitude Mental no Karate-do no Pensamento de Gichin Funakoshi. Memorandum, 2002, v. 2, p. 39-54. Disponvel em www.fafich.ufmg.br ou em http://scholar.google.com.br. ltimo acesso em 20 de outubro de 2008.
HTU UTH HTU UTH

DRIGO, Alexandre Janotta; OLIVEIRA, Paulo Roberto de; CESANA, Juliana; NOVAES, Caio Rotta Bradbury; NETO, Samuel de Souza. A cultura oriental e o processo de especializao precoce nas artes marciais. . Revista Digital, Lecturas: Educacion Fsica y Deportes. http://www.efdeportes.com. Buenos Aires - Ano 10 - N 86 Julho de 2005.
HTU UTH

FRANCHINI, Emerson. Ensino-aprendizagem do jud. 1998, Disponvel em http://scholar.google.com.br.ltimo acesso em 20 de outubro de 2008.
HTU UTH

GALLAHUE, David L.; A classificao das habilidades de movimento: um caso para modelos multidimensionais. Revista da Educao Fsica/UEM, Maring, v. 13, n. 2 p. 105-111, 2. sem. 2002. GOMIDES, Marcus Paulo Monteiro. Benefcios do Taekwondo para o desenvolvimento scio-cultural do adolescente. Monografia (TCC), 31 pg. 2006. Faculdade Adventista de Educao Fsica, Universidade Adventista de So Paulo. HAYWOOD, Kathleen M.; GETCHELL, Nancy. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3 ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.

Movimento & Percepo, Esprito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan./jun. 2009 ISSN 1679-8678

238
KASTRUP, Virgnia. A inveno na ponta dos dedos: a reverso da ateno em pessoas com deficincia visual. Psicol. rev . Belo Horizonte, jun. 2007, vol.13, no.1, p.69-90. ISSN 1677-1168. Disponvel em h ttp://scholar.google.com.br . ltimo acesso em 20 de outubro de 2008 .
UHT UTH

KIM, Y. J. Arte marcial coreana: Taekwondo. v. 1 iniciante. So Paulo: Thir, 1995 LAGE Victor; GONALVES JUNIOR, Luiz; Karat-Do como prpria vida. Motriz, Rio
Claro, v.13 n.1 p.33-42, jan./mar. 2007.
LEMOS, Diego . La historia del karate. Revista Digital, Lecturas: Educacion Fsica
y Deportes. http://www.efdeportes.com. Buenos Aires, Ano 3. n 11,Outubro 1998.

H H UHT UTH

LORA, Tomzia Dirce Peres. Descobrindo o real papel das outras percepes, alm da viso, para a Orientao e Mobilidade. In: BRASIL. Orientao e Mobilidade: Conhecimentos bsicos para a incluso do deficiente visual. Braslia: MEC, SEESP, 2003. 167 p. LUZ, Carlos Roberto; Apostila para promoo de faixa. Equipe Carlos Luz(Cia. Athletica), 2000. MEDINA, Joo Paulo Subir; A mente.Campinas-SP:Papirus,1996. Educao Fsica cuida do corpo...e

MENEZES, Nilton Czar Rodrigues. O pensamento crtico-reflexivo como orientador da prtica pedaggica na Educao Fsica inclusiva. Revista Digital, Lecturas: Educacion Fsica y Deportes. http://www.efdeportes.com. Buenos Aires, Ano 12, N 118, Maro de 2008.
UHT UTH

NAKAYAMA, M. (1996a). O melhor do karate: Vol. 1. Viso abrangente, prticas. (C.Fischer, Trad.). So Paulo: Ed. Cultrix. (Original publicado em 1977). PELLEGRINI, Ana Maria. A aprendizagem de habilidades motoras I: o que muda com a prtica? Revista Paulista de Educao Fsica, So Paulo, supl.3, p.29-34, 2000. PEREIRA JUNIOR, Alfredo. Uma abordagem naturalista da conscincia humana. Trans/Form/Ao , Marlia, v. 26, n. 2, 2003 . RAMOS, Rubn Jos Annicchiarico. Las actividades de lucha en la educacin primaria: beneficios y posibilidades en el rea de Educacin Fsica. Revista Digital, Lecturas: Educacion Fsica y Deportes. http://www.efdeportes.com. Buenos Aires, Ano 10, n 94, Maro de 2006.
UHT UTH

RATTI, Oscar; WESTBROOK, Adele; Segredos dos samurais: As artes marciais do Japo Feudal; So Paulo: Madras, 2006. RUSSO JUNIOR, W.; SANTOS, L, J, M.O Jud como atividade pedaggica desportiva complementar, em um processo de orientao e mobilidade para portadores de deficincia visual. Revista Digital, Lecturas: Educacion Fsica y Deportes. h ttp://www.efdeportes.com . Buenos Aires:Abril,Ano 7,n.35,2001.
UHT UTH

Movimento & Percepo, Esprito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan./jun. 2009 ISSN 1679-8678

239
SAUIA, G.R.M; SILVA, S.M.M. A prtica do jiu-jtsu para o deficiente visual: Implicaes e importncia no desenvolvimento de habilidades motoras e funes psicomotoras. Revista da Sobama. Dezembro 2005, Vol. 10, n.1, Suplemento, pg. 49-94. SEVERINO, Roque. O significado das artes marciais: em busca da beleza e da harmonia interior. Rev. Planeta Artes Marciais. So Paulo: Trs, n 131, pg. 4-6, 1983. SILVA, Rita de Ftima da; SEABRA Jr. Luiz; ARAJO, Paulo Ferreira de; Educao Fsica Adaptada no Brasil: da Histria Incluso Educacional. So Paulo: Phorte Editora, 2008. SILVA, Rita de Ftima da; Paulo Ferreira de; DUARTE, Edison. Incluso educacional: uma" roupa nova" para um" corpo velho. Revista Digital, Lecturas: Educacion Fsica y Deportes. http://www.efdeportes.com. Buenos Aires, Ano 10, N 69, Fevereiro de 2004.
T H TH T UHT UTH

SOUZA, Michele Pereira de; Educao Fsica adaptada para pessoas portadoras de necessidades visuais especiais.En Revista Digital,Lecturas:Educacion Fsica y Deportes. http://www.efdeportes.com. Buenos Aires,ano 12,n.111,2007.
UHT UTH

SOUZA, C, M de; OLIVEIRA, C, W; FERREIRA, A,C,G,O;ALMEIDA,J,J,G;A Educao Fsica e suas contribuies em um programa de orientao e mobilidade para crianas deficientes visuais.En Revista Digital,Lecturas:Educacion Fsica y Deportes. http://www.efdeportes.com. Buenos Aires, ano 10, n.09, 2005.
UHT UTH

VIEIRA, Carmelino de Souza; SOUZA JNIOR, Walter Russo de; Jud paraolmpico: manual de orientao para professores de educao fsica. Braslia: Comit Paraolmpico Brasileiro, 2006. 31p.

Data de recebimento: 29/ 01//09 Data de aceite: 19/03/09


Esta obra est licenciada sob uma Licena Creative Commons.
UHT UTH

You are free: to copy, distribute and transmit the work; to adapt the work. You must attribute the work in the manner specified by the author or licensor

Movimento & Percepo, Esprito Santo do Pinhal, SP, v. 10, n. 14, Jan./jun. 2009 ISSN 1679-8678

S-ar putea să vă placă și