Sunteți pe pagina 1din 2

Ensino Mdio 2011

A Qumica ao Alcance de Todos

Acesse: http://binoquimica.blogspot.com
Sigam no twitter @BinoQui

LIGAES QUMICAS
REGRA DO OCTETOtomos de diferentes elementos ligam-se uns aos outros, doando, recebendo ou compartilhando eltrons, na tentativa de adquirir uma maior estabilidade, ou seja, configurao eletrnica igual de um gs nobre (8 eltrons na ltima camada). Observao: 1)Existem elementos que se estabilizam com apenas 2 eltrons na camada de valncia.(camada K). 2)H alguns casos em que essa teoria falha. LIGAO INICA OU ELETROVALENTE o tipo de ligao que ocorre entre elementos instveis que se caracteriza pela transferncia de eltrons(ganho ou perda). *Metais -Muito eletropositivo -1 a 3 eltrons na camada de valncia -Tendncia a perder eltrons -Formar ctions *Ametais -Muito eletronegativo -5 a 7 eltrons na camada de valncia -Tendncia a ganhar eltrons -Formar nions Compostos inicos- so aqueles que possuem pelo menos uma ligao inica. Exemplo: NaCl

IMPORTANTE!!! - A representao correta de uma formula inica sempre o on positivo na frente e depois o on negativo. - Em um composto inico quanto maior a diferena de eletronegatividade (e) entre os tomos ligantes, ou seja, maior a tendncia em perder e receber e mais forte ser a ligao inica. LIGAO COVALENTE OU MOLECULARBaseia-se num compartilhamento de 1 ou mais pares de eltrons , sendo que o par de eltrons compartilhado formado por 1 eltron desemparelhado de cada tomo envolvido. Ametal Ametal Ametal Hidrognio Hidrognio Hidrognio Exemplo1: Cl2

LIGAO COORDENADA DATIVA uma ligao covalente, onde o par de eltrons compartilhado proveniente de apenas um dos tomos. Exemplo: SO2

Modelo do mar de eltrons, explica: 1- A grande condutividade eltrica e trmica. 2- A ductibilidade (a formao de fios) e maleabilidade (a formao de lminas), pois os tomos esto suficientemente livres para deslizar um sobre os outros. 3- A formao de ligas metlicas, que a ligao entre metais diferentes ou com outros elementos obtendo-se substncias de elevados ou baixos ponto de fuso e ebulio, resistncia a traes, condutibilidade eltrica e etc. Exemplo: Ouro 18 quilates Au (75%) e Ag, Cu (25%) Amlgama odontolgica Hg (50%), Ag (35%) e Sn (15%) Solda comum Pb (67%) e Sn (33%)

Exemplo2: O2

Exemplo3: H2

IPC: Algumas excees ao octeto Atualmente , os qumicos tm conhecimento da existncia de muitas molculas que no obedecem a regra do octeto. Berlio(Be) e o Boro(B) aparecem em algumas molculas com o octeto incompleto. Apesar de aparecerem em famlias que tendem a formar ctions com ligaes Inicas, esses dois elementos fazem ligaes covalentes. O primeiro encontrado , com 4 eltrons na camada de valncia , e o segundo com 6. Duas outras excees ao octeto so alguns compostos de enxofre e fsforo, nos quais eles aparecem com mais de 8 eltrons na camada de valncia. BeF2 BF3 PCl5 SF6 Trs excees mais interessantes regra so os compostos NO, NO2 e ClO2, em cujas molculas aparecem com nmero mpar de eltrons na camada de valncia. LIGAO METLICAUma das principais caractersticas dos metais a tendncia de perder eltrons. Uma das possibilidades de explicao denomina-se modelo do mar de eltrons.De acordo com esse modelo, os tomos do metal perderiam eltrons para satisfazer a regra do octeto.Todos os eltrons perdidos formariam uma nuvem eletrnica que envolveria todos os ctions metlicos. Essa nuvem de eltrons , relativamente livre, seria responsvel pela condutividade eltrica e pelo brilho caracterstico dos metais.

Ligao por ponte de hidrognio. Nas molculas formadas por tomos de hidrognio unidos a elementos com forte afinidade por eltrons, os tomos de hidrognio so atrados simultaneamente por vrios outros tomos e formam pontes de hidrognio. Esse tipo de ligao explica a estrutura e o comportamento de vrios hidretos, ou combinaes de hidrognio com tomos de alta afinidade eletrnica, como o flor (de que resulta o hidreto de flor), o oxignio (na molcula de gua) e o nitrognio (que d origem ao amonaco). Devido a essa associao, tais hidretos possuem pontos de fuso e de ebulio mais altos do que o esperado. A ligao por ponte de hidrognio tambm pode explicar por que o gelo flutua na gua: sua densidade menor porque as pontes de hidrognio formam espaos vazios na estrutura reticular do gelo que no existem no lquido.

Propriedades dos Compostos Inicos 1) So slidos (estrutura cristalina) porm quebradios; 2) Possuem elevado ponto de fuso e ebulio; 3) Conduzem a corrente eltrica em soluo aquosa e quando fundidos. 4) So formados por ons atrados eletrostaticamente.
Acesse: www.professoralbino.blogspot.com Sigam no twitter @BinoQui

Propriedades dos Compostos Moleculares 1) Na temperatura ambiente podem ser encontrados nos trs estados fsicos; 2) Possuem, em geral, baixo ponto de fuso e ebulio quando comparado aos compostos inicos; 3) Quando "puros" no conduzem a corrente eltrica em nenhum estado fsico; 4) Seus tomos ligam-se por compartilhamento de eltrons. Obs.: Os cidos (Molculas) conduzem a corrente eltrica em soluo aquosa, devido o fenmeno da ionizao.

possuem e mobilidade. Ctions Imersos num mar de e mveis.

Acesse: www.professoralbino.blogspot.com

Ensino Mdio 2011

A Qumica ao Alcance de Todos 06. (FEI-SP)Explicar por que o on sdio(Na ) muito 0 mais estvel que o tomo de sdio(Na ). ______________________________________________ _____________________________________________ 07. Com referncia molcula H2S, fornea: 02. Escreva a frmula dos compostos formados pelo seguinte pares de elementos: a) 11Na e 35Br a) Distribuio eletrnica elemento (H = 1; S = 16) fundamental de cada
+

Acesse: http://binoquimica.blogspot.com
Sigam no twitter @BinoQui

01. Qual a frmula do composto resultante da unio dos elementos 16X e 20Y?

b) 8O

19K

b) Frmula eletrnica e o tipo de ligao.


3+ 1

08. A frmula entre ction X c) 12Mg e


16S

e o nion Y

d) 3Li

8O

a) b) c) d) e)

XY. XY3. X7Y. X3Y7. X7Y3.

e) 1H

56Ba

03. Qual a frmula do composto resultante da unio de um elemento A da famlia 2 ,com outro B, da famlia 17?

09. (UCS-RS) Em um determinado tipo de ligao qumica, ocorre a formao de ons devido perda ou ao ganho de eltrons pelos tomos. Supondo-se uma ligao que d origem aos ons Na 1 + e F 1, correto afirmar que: (Dados: 11Na23 e 9F19). a) O on F tem massa maior que o on Na . b) Os ons tm distribuio eletrnica igual. c) Os ons tm nmeros atmicos iguais. d) Os ons tm massa atmica igual. e) Os ons so istopos. 10. Nas condies ambientes, os compostos inicos: a) b) c) d) e) So sempre slidos. So sempre lquidos. So sempre gasosos. Podem ser slidos, lquidos ou gasosos. Podem ser lquidos ou gasosos.
1 1+

04. (Vunesp) Tm-se dois elementos qumicos A e B ,com nmeros atmicos iguais a 20 e 35 , respectivamente. a)Escrever as configuraes eletrnicas dos dois elementos.Com base nas configuraes , dizer a que grupo da Tabela Peridica pertence cada elemento em questo. _____________________________________________ _____________________________________________ b)Qual ser a frmula do composto formado entre os elementos A e B? Que tipo de ligao existir entre A e B no composto formado?Justificar.

11. Na frmula do cido sulfrico (H2SO4), encontramos: a) b) c) d) e) 6 ligaes covalentes. 8 ligaes covalentes. 2 ligaes covalentes e 2 ligaes dativas. 4 ligaes covalentes e 2 ligaes dativas. 6 ligaes covalentes e 2 ligaes dativas.

05. (UFPA)Sejam os elementos X, com 53 eltrons , e Y, com 38 eltrons . Depois de fazermos a sua distribuio eletrnica , podemos afirmar que o composto mais provvel formados pelos elementos : a) b) c) d) e) YX2 Y3X2 Y2X3 Y2X YX

12. Os tomos fazem parte em ligaes para: a) b) c) d) e) aumentar a energia. aumentar a energia. aumentar a densidade de suas cargas. atingir uma configurao eletrnica estvel. ficar com uma configurao eletrnica diferente de um gs nobre.
Acesse: www.professoralbino.blogspot.com Sigam no twitter @BinoQui

Acesse: www.professoralbino.blogspot.com

S-ar putea să vă placă și