Sunteți pe pagina 1din 8

Um refgio de pau-a-pique

Alm de reduzir o transporte de materiais pesados obra, a opo por paredes de terra contribuiu para o visual de casa caipira, pensada para acolher a famlia grande nos fins de semana.
Por Eliana Medina e Marianne Wenzel Fotos: Carlos Piratininga Ilustrao: Campoy Estdio

Generosos beirais, que variam de 1,40 a 2,20 m de largura, contornam a casa toda, pintada por fora de verde e terracota para se integrar ainda mais paisagem de So Bento do Sapuca, SP.
Uma estrada de terra - com subidas ngremes, pontes precrias, barrancos e trechos estreitos - separa o asfalto deste terreno no alto do morro. Locais assim seduzem pelo isolamento e pela vista panormica, mas dificultam a logstica da obra. "Por isso optei por paredes de terra, que pouparam a vinda de muitos caminhes de material de construo", diz o arquiteto Jos Ricardo de Carvalho, de So Paulo, que nunca havia utilizado esse mtodo. Ele mostra foto e explica a obra aqui. A deciso de economizar viagens para a entrega de material revelou-se acertada. "Um fornecedor de areia brigou comigo porque bateu o caminho num barranco", lembra Jos Ricardo, que ia obra toda semana. Mas o pau-a-pique, como qualquer outro mtodo construtivo, requer uma equipe familiarizada com a tcnica. "Visitei uma casa na regio que tambm utilizou paredes de terra e pedi referncias do

mestre-de-obras", conta. Assim entrou em cena Z Bila, que trabalhou na construo com mais duas pessoas. Jos Ricardo, ex-professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo (FAU-USP), no perdeu a oportunidade de treinar e aperfeioar a equipe. "Tivemos muitos problemas com os prumos. Eu insistia para que eles medissem e refizessem at acertar", diz o arquiteto, que chegou a mostrar, a ttulo de inspirao, fotos das famosas paredes de pedra do arquiteto americano Frank Lloyd Wright. "Z Bila ficou impressionado e fez bem os trechos de pedra da fachada. Mas, para algumas paredes internas, usamos blocos de concreto mesmo."
Divulgao

O piso de garapeira (Madeireira Nossa Senhora de Ftima), presente na sala e nos demais ambientes, emprega rguas de trs larguras (10, 20 e 30 cm) e comprimentos variados, instaladas aleatoriamente. Alm de criar um efeito interessante, a opo gerou economia.
Divulgao

Em vez de pedra bruta, opo especificada no projeto, as paredes da lareira e do fogo a lenha empregam blocos de concreto. A equipe teve dificuldade em acertar o prumo da pedra, conta o arquiteto.
Divulgao

Nessa verso, quem confere o ar rstico e caipira a cor. Vermelho e amarelo, tons tpicos da arquitetura tradicional, remetem s casas de fazenda, diz.
Divulgao

Embora toda envidraada e aberta para a paisagem, a sala tambm passa a sensao de acolhimento graas ao p-direito mais baixo. Pastilhas cermicas (Jatob) revestem os balces e o piso junto ao fogo a lenha.
Divulgao

Muitos quartos para acomodar os filhos e netos e uma ampla rea social pautaram o desenho da planta. O uso das cores azul, vermelho e amarelo ajuda a demarcar os ambientes integrados (sala de estar, sala da lareira e cozinha).

Divulgao

Para entender o pau-a-pique


Divulgao

1. Depois de prontas a fundao e a estrutura, erguida com eucalipto tratado, foi a vez de ligar os pontos com o esqueleto de bambu, posteriormente preenchido com terra. As ripas, que dispensam tratamento, esto pregadas em sarrafos verticais de madeira.
Divulgao

2. Enquanto subia a estrutura das paredes, instalaram-se tambm os condutes e as tubulaes hidrulicas.
Divulgao

3. Nem sempre o solo disponvel no terreno pode dar forma a paredes de pau-a-pique: para o fechamento, a terra mais indicada a argilosa. Nesta obra, o material foi comprado de um fornecedor prximo.
Divulgao

4. Fundamental para evitar o acmulo de transmissores de doenas, como o barbeiro, o acabamento merece ateno. A associao dos insetos com as construes de terra no procede, porque eles tambm se instalam em buracos na alvenaria, explica o arquiteto. Em ambos os casos, o que impede sua presena so paredes bem lisinhas. Aqui, finalizamos com barro desempenado misturado com areia e cal. Depois, pintamos com tinta acrlica, explica o arquiteto Jos Ricardo. A obra durou dois anos.
http://casa.abril.com.br/materia/um-refugio-de-pau-a-pique http://www.scribd.com/doc/112786455/Um-refugio-de-pau-a-pique

S-ar putea să vă placă și