Sunteți pe pagina 1din 6

Coronel John Mark Mattox, Exrcito dos EUA

O Coronel John Mark Mattox Comandante da Escola de Armas Nucleares de Defesa em Albuquerque, no Novo Mxico. bacharel em Lingustica Terica pela Brigham Young University, mestre pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exrcito dos EUA, mestre pela Escola de Guerra do Exrcito dos EUA e mestre e doutor em Filosofia pela Indiana University. Integrou o corpo docente da Academia Militar dos EUA, da Maryland University e da Escola da OTAN e autor de inmeras publicaes, incluindo St. Augustine and the Theory of Just War (Londres: Continuum Publishers, 2006)
Pintura: Vercingtorix joga suas armas aos ps de Jlio Csar, por Lionel Royer, 1899, Museu de Crozatier em Puy-em-Velay, na Frana. Os princpios de guerra so to vlidos hoje como eram na conquista da Glia por Csar em 52 a.C. Csar era dotado de um talento instintivo para os princpios de guerra, da mesma forma que Alexandre e Anbal, sculos antes dele, e Gengis Khan, Napoleo e outros, sculos depois. Conforme as tcnicas mudaram, os princpios permaneceram vlidos.

DECLARAO FEITA EM 2001 pelo antigo Secretrio de Defesa Donald Rumsfeld de que os Estados Unidos esto engajados em um novo tipo de guerra parecia constituir um sinal claro dos nveis mais altos do governo de que os tempos mudaram e, consequentemente, a nao deve abordar o empreendimento da guerra de forma diferente da realizada na memria recente ou talvez em todos os tempos.1 Essa declarao e os eventos que a provocaram chegaram na esteira de uma transformao militar uma transformao que colocou todos os aspectos da cultura militar na mesa para um reexame: desde o desenvolvimento da fora ao financiamento, guarnecimento de tropas, aquisio, treinamento, execuo e o que constitui ganhar a guerra ou a paz. uma transformao que continua at hoje.

O Turbilho da Mudana

Diante dessa ampla mudana, pouco surpreende que alguns questionem se alguma coisa permanece igual. O antigo filsofo Herclito poderia muito bem ter pensado no estabelecimento da defesa dos EUA quando observou que no se pode entrar duas vezes no mesmo rio. Contudo, embora Herclito talvez estivesse certo, observadores que reflitam sobre as mudanas hoje em curso fariam bem em sondar qual ou deveria ser a profundidade real da correnteza da mudana. possvel para uma instituio burocrtica e em franca expanso como as foras militares se transformar de verdade a no ser que mude os princpios de guerra que regem a sua funo? A resposta a essa pergunta depende, realmente, do que se quer dizer com princpios. Entendidos corretamente, os princpios mais bsicos expressam as ideias fundamentais e de ordenamento do mundo: a base intelectual. Entretanto, chegar a essa base exige que se atravessem vrias camadas de princpios de apoio cada vez mais fundamentais. Assim, no faz

Janeiro-Fevereiro 2009 MILITARY REVIEW

PRINCPIOS DE GUERRA
sentido pesquisar se os princpios mudaram ou devem mudar sem especificar o nvel exato do discurso a ser enfocado. Esse ponto no trivial, porque, se os praticantes da profisso das armas ficarem confusos a ponto de no poderem identificar claramente a camada de princpios em considerao e a razo se houver por que esses princpios devem mudar, arriscam marchar, zarpar ou voar do ponto de partida errado em sua jornada de transformao rumo a um destino completamente incerto. Na camada mais bsica, as ideias que constituem e reforam os princpios de guerra no mudaram, e importante entender por qu. Embora ideias que se revelam, de fato, princpios sejam sempre verdadeiras dentro de sua esfera de aplicao, novas descobertas ou mudanas de circunstncias, que se tornam evidentes com o passar do tempo, exigem a redefinio de seu mbito. Ou seja, um princpio pode permanecer verdadeiro dentro de certos limites, mas no se mostrar to amplo em sua aplicao como se pensava anteriormente. A revoluo cientfica que marcou o surgimento da fsica de Einstein a partir da fsica newtoniana um bom exemplo: a famosa frmula de Newton, F=ma, foi, durante muito tempo, considerada a lei universal da mecnica. Contudo, Einstein depois argumentou persuasivamente que a frmula de Newton no funciona com velocidades prximas da velocidade da luz. A frmula de Einstein, E=mc2, estabelece uma relao que compensa as

O Que e o Que No um Princpio

Alm do fato de que nem todos os princpios so igualmente fundamentais, tambm verdade que nem todos os conceitos honrados com a designao de princpio so princpios de verdade. Algumas das convices mais arraigadas so simplesmente falsas, mesmo que, dadas as informaes disponveis, paream verdadeiras. Por exemplo, a ideia de Tales de Mileto o pai da filosofia ocidental de que tudo gua parecia fazer sentido cientfico na poca. Podia-se apontar para lagos, rios, oceanos, nuvens, vapor de gua, neve e gelo todos, gua; observar facilmente a mudana dessa gua de um estado para outro; e concluir que tudo pode, de fato, ser redutvel gua. Parece que Tales e seus discpulos acreditavam ser esse o princpio de ordenamento que regia toda a sua concepo cientfica do mundo. A descoberta posterior de que estavam errados no significava que um princpio tinha mudado. Ao contrrio, significava que uma ideia tida por eles como princpio no na Alemanha, o fsico terico Albert Einstein (14 de maro de 1879 - 18 era, na verdade, um princpio de Nascido de abril de 1955) mais conhecido por sua teoria da relatividade e equivalncia modo algum! massa-energia, expressa pela equao E = mc2.
MILITARY REVIEW Janeiro-Fevereiro 2009

... observadores sobre as mudanas hoje em curso fariam bem em sondar qual ou deveria ser a profundidade real da correnteza de mudana.
deficincias da declarao anterior de Newton. Isso no significa que a frmula F=MA seja falsa ou desprovida de valor prtico. Ao contrrio, continua a ser de grande valor numa esfera bastante ampla de aplicabilidade. , afinal, o princpio que utilizamos para construir estradas e arranha-cus, projetar automveis e fazer um bilho de outras coisas parecidas. Sua aplicao , porm, de mbito mais limitado do que se pensava anteriormente. No obstante, uma mudana no mbito de aplicao de um princpio particular no significa necessariamente que ele no seja um verdadeiro princpio ou que indique uma mudana no prprio princpio. Uma vez que os princpios verdadeiros no mudam, a pergunta Os princpios de guerra mudaram? no equivale (usando um exemplo do debate contemporneo sobre engenharia gentica) a Testemunhamos hoje desdobramentos at agora no vistos que nos levaro a repensar como fazemos as coisas?, mas sim a A estrutura de dupla hlice da molcula de DNA se transformou em algo at agora desconhecido? Assim, para dissecar devidamente a pergunta, preciso primeiro indagar: os princpios atualmente em uso so princpios verdadeiros e, caso afirmativo, ainda possuem a devida abrangncia para as tarefas de combate atuais e para as que podem ser razoavelmente previstas para o futuro?

Principium ou Techn?

A palavra inglesa principle (princpio) estreou no final do sculo XIV, significando

... nem todos os conceitos honrados com a designao de princpio so princpios de verdade.

uma verdade ou proposio fundamental, da qual muitas outras dependem; uma verdade primordial que compreende ou forma a base de vrias verdades. 2 A palavra deriva do latim principium , cujo plural ( principia ) se refere, curiosamente, rea principal de um acampamento de um exrcito os alojamentos do estado-maior e do general comandante. 3 Assim, mesmo em seu significado histrico, um princpio, ou principium, o que guia as foras militares na direo que devem tomar para alcanar o xito. Na tradio militar americana, nove conceitos (objetivo, simplicidade, unidade de comando, ofensiva, manobra, massa, economia de foras, surpresa e segurana) receberam a designao de princpios de guerra conceitos que as foras militares devem observar para serem bem-sucedidas. Esses princpios so importantes, testados pelo tempo e relevantes. So princpios exatamente porque seu papel fundamental foi evidente durante todo o registro histrico da guerra e porque no h razo para acreditar mesmo nos cenrios mais fantasiosos e imaginativos da fico cientfica que algum dia deixaro de ser aplicados aos conflitos futuros. No entanto, isso no significa que o mbito ou valor relativo de um ou outro desses princpios no possa ou no v mudar conforme as circunstncias evolurem. De fato, hoje mesmo, esto evoluindo. Por exemplo, talvez se esperasse que um assalto blindado bem-sucedido do Pacto de Varsvia, do tipo previsto para passar pelo Passo de Fulda, dependesse fortemente de objetivo, ofensiva e massa. A teoria era lanar um nmero suficiente de carros de combate contra as foras da OTAN e, caso no houvesse surpresa alguma, alguns carros de combate do Pacto de Varsvia decerto abririam caminho. Contudo, esse assalto dependeria proporcionalmente menos de manobra, economia de foras ou surpresa. Por outro lado, um ataque ciberntico eficaz no futuro talvez se baseie, em grande parte, em surpresa, segurana e economia de foras, mas no dependa de forma significativa de massa, manobra ou unidade de comando. Os princpios podem diferir em mbito ou aplicao, com base nas circunstncias, mas no se sente necessidade alguma de pr em dvida a verdade ou validade dos prprios princpios.
Janeiro-Fevereiro 2009 MILITARY REVIEW

PRINCPIOS DE GUERRA
A necessidade de redefinir o mbito, restabelecer prioridades ou atribuir novos valores relativos aos princpios verdadeiros no deve fazer com que se equipare principia com techn o antigo conceito grego para a arte, modo ou meio pelos quais os princpios so aplicados na prtica e que a raiz histrica da palavra inglesa technique (tcnica). Muito do que testemunhamos nos campos de batalha contemporneos no Iraque, por exemplo enfocam mudanas de techn, ou tticas, tcnicas e procedimentos, como frequentemente chamada na profisso das armas. Assim, ao encarregar as foras armadas e a base de apoio industrial da nao de desenvolverem novas tecnologias... para redefinir a guerra segundo nossos termos, o Presidente convoca explicitamente as Foras Armadas a examinar suas techn as ferramentas sua disposio para assegurar que estas, sejam elas mecnicas ou processuais, estejam adequadas tarefa.4 De fato, como estamos aprendendo, uma redefinio de nossa techn se faz necessria. Por exemplo, havia pouca necessidade de viaturas sobre rodas de alta mobilidade e de finalidades mltiplas (High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle HMMWV) no cenrio do Passo de Fulda, ou mesmo no da Operao Desert Storm, em comparao Operao Iraqi Freedom, na qual h considervel necessidade delas. Embora o princpio de segurana se aplique em todos esses trs cenrios, a techn necessria para implementar o princpio difere bastante entre os dois primeiros casos e o ltimo. Os nove princpios de guerra continuam a ser to fundamentais e aplicveis como sempre. Toda vez que h uma revoluo em assuntos militares, questiona-se se os princpios realmente mudaram ou se a mudana simplesmente, ou em grande parte, uma reordenao da techn. A resposta sempre a mesma: a evoluo da pedra e estilingue para a espada e escudo, lana e azagaia, arco simples ou arco longo ou besta, mosquete ou fuzil ou canho ou foguete, bomba atmica ou ogiva termonuclear, satlites ou lasers ou ataques cibernticos: todos eles operam com base nos mesmos princpios de guerra, embora reordenados segundo sua importncia relativa.
MILITARY REVIEW Janeiro-Fevereiro 2009

Cavando mais fundo

No entanto, do mesmo modo que os movimentos das placas tectnicas podem mudar a forma do leito rochoso de maneiras nem sempre previstas, recomendvel que se considere a estabilidade de estratos ainda mais profundos de princpios pertinentes profisso das armas antes que se possa dizer, com confiana, que os princpios que sustentam a profisso no esto passando por uma mudana. Assim, para encontrar uma resposta realmente interessante e no trivial pergunta os princpios de guerra mudaram?, preciso cavar mais fundo. Da mesma forma que milhares de techn individuais derivam dos princpios de guerra tradicionalmente aceitos, estes, por sua vez, derivam de princpios ainda mais fundamentais, como a frequentemente citada (e muitas vezes mal-entendida) afirmao de Clausewitz que A Guerra ... um ato de fora para compelir o nosso inimigo a fazer a nossa vontade.5 Aqui, Clausewitz observa que o instrumento militar do poder nacional simplesmente um meio entre muitos (i.e., diplomtico, informativo, econmico, etc.) que pode ser aplicado tarefa de persuadir outra potncia a se submeter nossa vontade. um instrumento grosseiro, exatamente como demonstrado pelos nove princpios de guerra. No entanto, o prprio fato de que um instrumento rude , s vezes, necessrio demonstra o princpio ainda mais fundamental de que a liberdade da vontade humana inviolvel: nenhum indivduo ou nao pode realmente forar qualquer outro indivduo ou nao a agir contra a prpria vontade. Os primeiros s podem argumentar, convidar, persuadir, seduzir ou caso falhem os mtodos baseados no emprego de instrumentos mais delicados induzir tal grau de dor fsica por meio do combate que os ltimos concluem que no vale a pena resistir vontade dos primeiros. nesse princpio, elucidado por Clausewitz, que os nove princpios de guerra tradicionais se assentam, e absolutamente nada mudou com respeito a isso. As guerras sempre foram, e sempre sero, por uma questo de princpio, ferramentas para infligir dor insuportvel de modo que a resistncia contra a nossa vontade deixe de parecer uma opo vivel para o adversrio.
9

E Mais Fundo

No entanto, por mais profundo que seja, o argumento de Clausewitz no nos permite chegar at os princpios mais bsicos que se encontram no leito rochoso. Assim, subjacente pergunta Os princpios da guerra mudaram?, h outra ainda mais fundamental: Por que os EUA se sentiriam justificados de usar o instrumento rude do poder militar em primeiro lugar? E, subjacente a essa pergunta, h outra: Que princpios fundamentais regem a viso de mundo dos EUA uma viso de mundo que inclui o possvel emprego da guerra como instrumento do poder nacional? Se os princpios de guerra realmente mudaram, deve ser em virtude dos movimentos tectnicos nas respostas a essas perguntas mais bsicas no fundo ocenico, e no por causa de tempestades tropicais na superfcie, por mais danosas que estas paream ser. Desde os seus primrdios, os EUA adotaram, por uma questo de princpio, a crena de que h alguns valores (como a autodeterminao individual ou coletiva, justia ou igualdade) pelos quais vale a pena lutar. Assim, a nao sentiu, de tempos em tempos, que era justificado empregar o instrumento do poder militar para infligir dor aos adversrios a tal ponto que eles preferissem mudar de vontade e se render, ou at se conformar a esses valores, que continuar a lutar. Isso no implica que os EUA sempre foram perfeitos em avaliar quando, onde ou como lutar. Implica, porm, que, em conformidade com seus valores fundamentais seu princpio mais arraigado os EUA concluram, s vezes, que ir guerra era o melhor caminho a seguir por uma questo de poltica nacional. Mesmo assim, a deciso dos EUA de ir guerra nunca deixou de ser limitada pela fidelidade a princpios do carter mais fundamental, a saber: o pas nunca travou uma guerra desprovida de restries morais. Pelo contrrio, sempre invocou princpios referentes s circunstncias em que as guerras poderiam ser travadas

justamente e, uma vez comeadas, a maneira como poderiam ser executadas justamente. Esses princpios, incorporados na tradio da guerra justa adotada pelos EUA, sustentam que as guerras s devem ser travadas por causas justas, com a inteno certa, como ltimo recurso, pela restaurao de uma paz justa e duradoura e somente depois de concluir, na avaliao da nao, que o bem moral que se espera como resultado da guerra ser maior que o mal que ela inevitavelmente acarretar. Esses princpios mais fundamentais tambm amparam os axiomas de que uma guerra pode ser executada justamente se, e somente se, inflige apenas danos proporcionais aos adversrios, em conformidade com o princpio da necessidade militar, e se, e somente se, diferencia entre os no combatentes e os objetos legtimos da violncia militar. O fato de que os EUA no tenham, em termos de techn , alcanado a perfeio moral na maneira como abordam ou executam a guerra no implica que os princpios que caracterizam o modo americano de guerra tenham mudado ou devam ser mudados. (Note-se o protesto pblico que explode quando se sugere que um soldado norte-americano talvez tenha maltratado um detido iraquiano ou disparado contra um no combatente. Jamais se ouviu protesto desse tipo por parte de membros do Baath do regime de Saddam Hussein como resultado da autocrtica moral, porque parece que nunca ocorreu autocrtica alguma!) O fato que, quanto mais se cava sob a techn da guerra, mais bvio fica que os princpios de guerra dos EUA no mudaram. Os nove princpios do campo de batalha ainda se aplicam; o princpio de Clausewitz que descreve o emprego do instrumento militar do poder nacional ainda se aplica; e os princpios morais e filosficos que sustentam e limitam os aspectos mais relacionados conscincia de uma deciso nacional de ir guerra e, uma vez comprometidos com a luta, executar a guerra

As guerras sempre foram, e sempre sero, por uma questo de princpio, ferramentas para infligir dor insuportvel de modo que a resistncia contra a nossa vontade deixe de parecer uma opo vivel para o adversrio.

10

Janeiro-Fevereiro 2009 MILITARY REVIEW

PRINCPIOS DE GUERRA
de forma moralmente correta, permanecem, para todos os efeitos, intocados pela correnteza generalizada e incessante de mudana que parece tipificar o alvorecer do terceiro milnio da era crist. inadequadas de blindagem veicular. Pode-se ter certeza de que o inimigo insurgente tambm trabalhar duro para desenvolver a techn para neutralizar a eficcia de qualquer soluo. As foras militares podem desenvolver, ento, outra techn para superar as contramedidas dos insurgentes, quaisquer que sejam elas; e assim por diante. Contudo, nada ter mudado no nvel de princpio verdadeiro. O mesmo se aplica s camadas mais fundamentais do discurso. A guerra continua a ser o que sempre foi: uma ferramenta que causa dor utilizada para persuadir os adversrios a submeter sua vontade nossa vontade. Mais importante, porm, compreender que nada mudou na camada mais fundamental dos princpios, isto , os princpios que especificam as circunstncias nas quais os americanos devem ir guerra e como e dentro de que limites morais eles a executaro. A tarefa que os EUA se mantenham fiis aos seus princpios testados pelo tempo e no que mudem os seus princpios ou procedam com base na premissa de que eles mudaram. De fato, para que os EUA se mantenham fieis elevada vocao concebida pelos seus fundadores a de uma cidade sobre uma colina, um farol a ser seguido a tentao de mudar seus princpios de guerra mais fundamentais algo contra o qual a nao deve se proteger com cuidado e zelo. 6 Se a nao ou suas foras armadas decidirem mudar os princpios quando s preciso ajustar sua techn, acabaro, na verdade, arrancando o trigo junto com o joio.MR

Em Suma

Supor que os princpios mudaram s porque a ordem do dia requer que se realizem operaes de cerco e busca casa por casa, em vez de uma batalha de carros de combate ao estilo da Operao Desert Storm contra as Guardas Republicanas, pura insensatez. Os pretensos especialistas dos programas de debate das manhs de domingo que disserem o contrrio serviriam melhor ao pblico se admitissem que suas anlises se destinam apenas a ser anlises superficiais adequadas a transmisses de curta durao. De fato, absolutamente essencial que os tomadores de deciso em toda a cadeia de comando e at o nvel mais alto do governo entendam claramente que nenhum princpio mudou. Esse o caso porque, embora as decises baseadas na percepo de necessidade de mudar techn causem movimentos at grandes movimentos no leme do navio do Estado, as decises baseadas nas supostas mudanas de princpios indicam que passamos a acreditar que preciso formular respostas totalmente novas s perguntas mais fundamentais sobre as quais nossa democracia e estilo de vida se baseiam. As foras singulares precisam se transformar. Precisam sempre buscar modos mais eficientes para usar seus recursos mediante a aplicao das solues certas para os desafios que enfrentam. Precisam sempre buscar formas para ser mais eficazes na maneira como travam guerras de modo a levar essas guerras, travadas justamente, a uma concluso rpida e pacfica. Talvez seja preciso redefinir o mbito de alguns princpios em termos de sua esfera de aplicao, para fazer, por exemplo, com que os treinandos destinados a se tornarem combatentes de rua no Iraque entendam que unidade de comando no implica a falta de oportunidade para a iniciativa. Contudo, essas necessidades sempre existiram. No h nada de realmente novo em relao a elas, e nada mudou realmente. Por exemplo, as foras militares podem resolver os problemas de quantidade e qualidade
MILITARY REVIEW Janeiro-Fevereiro 2009

REFERNCIAS
1. RUMSFELD, Donald H. A New Kind of War (palestra conforme publicada pelo The New York Times, quinta-feira, 27 de setembro de 2001). Disponvel em: www.defenselink.mil/speeches/2001/s20010927-secdef. Acesso em: 4 de junho de 2004. 2. Oxford English Dictionary 2 Edio, s. v. Principle. 3. Oxford English Dictionary 2 Edio, s. v. Principium. 4. Presidente George W. Bush. Remarks by the President to the Employees of United Defense Industries Ground Systems Division, Santa Clara, Califrnia, 2 de maio de 2003. U.S. Department of State International Information Programs. Disponvel em: www.usinfo.state.gov/cgibin/washfile/display.pl?p=/archives/products/washfile/latest/2003/may&f=03050204.tlt&t=/products/washfile/architem. Acesso em: 11 de janeiro de 2005. 5. CLAUSEWITZ, Carl Von. On War [Livro 1, Captulo 1, 2 Pargrafo], editado e traduzido por Michael Howard e Peter Paret (Princeton: Princeton University Press, 1976), p. 75. 6. BENT, Stephen Vincent. Pilgrims Passage.

11

S-ar putea să vă placă și