Sunteți pe pagina 1din 14

Roma e os camponeses da Galilia: Os motivos que proporcionaram o nascimento do movimento de Jesus de Nazar

Anderson de Oliveira Lima http://lattes.cnpq.br/0893915454622475

Resumo: Este artigo discute as circunstncias histricas e sociais que envolveram a atividade de Jesus na Galilia do sculo I d.C. Procurando compreender o modo de dominao imposta pelo imprio romano no territrio judeu, e como isso afetou o modo de vida dos camponeses de regies como Nazar e Cafarnaum, o movimento liderado por Jesus poder ser visto como uma reao popular opresso imperial. Palavras-chave: Imprio Romano; Jesus; Proto-Cristianismo; Histria de Israel; Histrica do Cristianismo.

Abstract: This article discusses the historical and social circumstances that involved the action of Jesus in Galilean first century E.C. Searching to understand the way of domination imposed by roman empire in Jewish territory, and how its affected the peasants life style in regions like Nazareth and Capernaum, the movement of Jesus can will be seen like a popular reaction against the imperial oppression. Keywords: Roman Empire; Jesus; First-Christianity; History of Israel; History of Christianity.

O autor bacharel em msica (violo erudito) pela Universidade Cruzeiro do Sul (So Paulo 1999), especialista em Bblia com nfase na tradio proftica (2008) e mestrando em Cincias da Religio (Literatura e Religio no Mundo Bblico) do Programa de Ps-Graduao em Cincias da Religio da Universidade Metodista de So Paulo, onde est produzindo, o trabalho de dissertao intitulado Acumulai Tesouros no Cu: Estudo da Linguagem Econmica do Evangelho de Mateus . A previso para a entrega da dissertao junho de 2010, e orientada pelo Prof. Dr. Paulo R. Garcia, alm de ser um projeto financiado pela Capes.

INTRODUO

Antes de mais nada, importante dizer que neste artigo procuraremos discutir a origem do movimento de Jesus, e no da religio crist, que surgiu nas dcadas que se seguiram crucificao de Jesus. Essa distino importante, pois ao longo das prximas pginas tentaremos demonstrar que o movimento de Jesus pode ser entendido como um fenmeno popular de reao contra a presso sofrida pelos camponeses da Galilia do sculo I por parte do imprio romano. Embora a religiosidade no possa ser separada de qualquer outra rea da vida dos antigos judeus, ns o faremos aqui, simplesmente para que os aspectos polticos e econmicos daquela sociedade que foram preponderantes para a ao de Jesus, no sejam obscurecidos pelos supostos planos divinos como tantas vezes tem acontecido ao longo da histria. Comearemos tratando do imprio romano e sua forma de governo; do choque cultural e econmico que sua chegara trouxe para a Palestina; e do papel das cidades no sistema administrativo deste imprio. Deixaremos para a segunda metade do trabalho o movimento de Jesus, quando nos voltaremos para a tradio crist descrevendo alguns dos eventos que nos conduziro a uma compreenso do projeto de Jesus e do significado do Reino de Deus. No preciso, diante do que pretendemos, apresentar esta pesquisa como se ela trouxesse alguma descoberta revolucionria sobre Jesus. Na verdade, praticamente todos os tpicos aqui abordados esto bem desenvolvidos pela pesquisa de diversos outros pesquisadores. Todavia, esses resultados alcanados aps sculos de pesquisa ainda so desconhecidos da maior parte dos interessados no tema, aos quais gostaramos de dirigir nosso presente esforo; e alm disso, no se pode dizer que o problema do Jesus Histrico seja um caso esgotado, o que torna necessrio a contnua reviso e o aperfeioamento dos resultados atravs de novas tentativas como essa qual nos propusemos, a fim de que vez ou outra, novos e importantes passos sejam dados.

1 - PALCIOS ENTRE FAZENDAS

Sabe-se a princpio, que a agricultura era a base da economia dos povos da antiguidade,1 o que pode-se tranquilamente aplicar aos moradores da Galilia, regio norte da Palestina, que no primeiro sculo foi o palco do nascimento do cristianismo. Naturalmente, quando falamos dos galileus dentre os quais nasceu o cristianismo, geralmente nos referimos a camponeses que viviam em aldeias do norte da Palestina de modo bastante tradicional, envolvidos especialmente com a produo de gros. Porm, esse simplrio cenrio agrcola no capaz de explicar a vida das pessoas que escreveram o Novo Testamento. Dcadas antes do nascimento de Jesus, toda a Palestina viu-se diante de uma drstica mudana de carter poltico que mudaria significativamente a vida de todos daquele lugar, e tambm determinaria as condies de vida das geraes subseqentes. Estamos nos referindo ao incio da dominao do imprio romano sobre a Palestina na segunda metade de sculo I a.C., que imps regio uma agressiva transformao. Antes de Roma, a Palestina j conhecera a vida sob a dominao de imprios estrangeiros atravs que da usufruam extorso de do trabalho dos seus habitantes Todavia, a principalmente excedentes agrcolas.

comercializao romana era bem mais agressiva. A unidade poltica do imprio era mantida pelo controle militar em centros urbanos espalhados pelas provncias (ainda que nas extremidades desse imprio a fragilidade dessa dominao forada se deixasse ver por meio de provncias revoltosas), 2 e destes pontos estrategicamente controlados Roma apropriava-se dos camponeses tirando deles no apenas os excedentes agrcolas, mas tambm a terra e a dignidade.3

Sobre isso Halvor Moxnes escreveu em A Economia do Reino, pp. 36-37: Toda descrio da economia antiga deve partir do fato de que ela estava baseada na agricultura. A agricultura no era apenas mais um setor da economia; constitua a prpria base dessa economia.
2

GOODMAN, M. Rome and Jerusalem. p. 70.

O substantivo grego plis geralmente utilizado para definir o papel das cidades-estado na manuteno dos imprios grego e romano. Apresentamos aqui, uma definio genrica do termo baseando-nos em GRABBE, L. L. The Hellenistic City of Jerusalem, pp. 6-7: A administrao imperial desde a expanso do territrio conquistado por Alexandre era feita atravs da implantao de cidadesestado. Elas possuam um nmero pequeno de cidados (aristocratas imperiais) que ditavam as leis, e muitos escravos, estrangeiros e outros no-cidados que serviam a esse sistema. Essas cidades, edificadas seguindo padres arquitetnicos helensticos, com ginsios para prticas esportivas, militares e educacionais, eram alimentadas pela produo agrcola de terras dos arredores, que muitas vezes eram confiscadas e entregues a nobres servidores que as exploravam por meio de trabalho escravo.

Ao tratar da antropologia de classe aplicada aos estudos do cristianismo primitivo, John Dominic Crossan aproveita o trabalho do antroplogo John Kautsky para definir o imprio romano como um imprio agrrio mercantil, que se diferencia dos imprios agrrios tradicionais que dominaram a Palestina antes de Roma, e ressalta o que temos dito com as seguintes palavras: ... no imprio agrrio tradicional, a aristocracia toma o produto excedente da classe camponesa; no imprio agrrio mercantil, a aristocracia toma a terra da classe camponesa. O primeiro devora o esforo e o produto dos camponeses, o segundo a prpria identidade e dignidade deles [...] No imprio agrrio tradicional, a terra herana familiar a ser conservada pela classe camponesa. No imprio agrrio mercantil, a terra mercadoria empresarial a ser explorada pela aristocracia 4 A dominao romana s poderia, portanto, ser recebida pela classe camponesa da Palestina como uma fora opressora e demonaca. Forava -os pela superioridade militar a aceitar um sistema de troca nada recproco, onde no fim das contas at mesmo o direito a terra, que com base na Lei de Deus era propriedade exclusiva de Jav e herana intransfervel dos camponeses, 5 era-lhes negado. Essa primeira aproximao em relao ao problema da violenta transio pela qual passou a Palestina entre os sculos I a.C. e I d.C. pede que aprofundemos o tema, a fim de que compreendamos melhor como exatamente se dava essa expropriao do fruto do trabalho da classe camponesa, e como tudo isso relaciona-se com o surgimento do cristianismo. A tarefa extensa, e no temos espao para tratar dela com todos os detalhes possveis, motivo pelo qual tentaremos restringir nossas observaes sempre Galilia, terreno que deu origem aos textos que neste trabalho abordaremos, e s pocas que envolvem suas origens. Durante a vida de Jesus o domnio romano na Galilia foi exercido atravs do tetrarca Herodes Antipas (4 a.C. a 39 d.C.), que tratava de cuidar na regio dos interesses prprios e do imprio. To logo assumiu o poder, Antipas investiu na reconstruo da cidade de Sforis (atacada aps a morte de seu pai, Herodes Magno) para que servisse como capital da Galilia, posto de administrao e
4

CROSSAN, J. D. O Nascimento do Cristianismo. pp. 201-202.

VAUX, R. de. Instituies de Israel no Antigo Testamento. pp. 200-201; Tambm: CROSSAN, J. D. O Nascimento do Cristianismo. pp. 201-203.

arrecadao tributria, e praa de comando militar. De Sforis eram enviados os cobradores de impostos e os soldados que mantinham por meio da violncia a ordem pblica. Embora a principal funo de cidades como Sforis fosse facilitar o controle sobre os excedentes produzidos nos campos, estas cidades tambm eram focos da disseminao gradual da cultura helenista, tendo o grego como idioma, cunhando moedas, construindo ginsios e teatros etc. A corte durante os governos de Herodes Magno (rei-cliente de Roma que governou toda a Palestina de 37-4 a.C.) e Herodes Antipas era, culturalmente, um retrato da dominao internacional. O primeiro Herodes era um idumeu que vivera e estudara em Roma por alguns anos, cuja esposa era uma mulher samaritana. Antipas deu seguimento ao carter gentlico e cosmopolita da elite casando-se primeiro com a filha do rei Aretas da Nabatia, e depois com uma mulher asmonia.6 Alm de Sforis, tambm foi Antipas quem tambm deu incio construo de outra cidade de grandes propores a trinta quilmetros de Sforis, beira do lado da Galilia, para faz-la sua nova capital. Esta cidade foi concluda entre os anos 18 e 20 d.C. e chamada Tiberades, em homenagem ao imperador Tibrio (14-37 d.C.). O historiador judeu Flvio Josefo escreveu sobre a populao original de Tiberades com evidente desprezo pela gente que Antipas implantou ali, vinda de todas as partes ( Ant. 18.36-38). Deveras, durante a revolta dos judeus contra os romanos em 66-70 d.C., provavelmente era grande o nmero de gregos que habitavam Tiberades, e em Sforis Richard Horsley acredita que a maior parte dos habitantes eram nojudeus.7 Ainda que isso no seja prova da predominncia gentlica de Sforis durante a revolta, sabemos que naqueles dias de crise os aristocratas citadinos adotaram uma posio pr-romana, buscando a proteo de Vespasiano contra as ameaas dos revoltosos camponeses galileus, destruindo as prprias defesas para demonstrar que no resistiam invaso romana.8 No por acaso, diferentemente de Jerusalm, a cidade de Sforis sobreviveu guerra e continuou a ser uma cidade de influncia na regio por sculos.9

BATEY, R. A. Sepphoris and the Jesus Movement. p. 406. HORSLEY, R. A. Arqueologia, Histria e Sociedade na Galilia. p. 53. Cf. Eric M. Meyer citado em: CHANCEY, M. The Cultural Milieu of Ancient Sepphoris. p. 133. Cf. BATEY, R. A. Sepphoris and the Jesus Movement. p. 404.

Mesmo que as poucas informaes compartilhadas acima no sejam suficientes para nos fornecer um retrato completo (se que isso possvel) da presena citadina na Palestina durante o primeiro sculo, podemos concluir com certa segurana que as cidades eram edificadas para receber as elites e os sistemas de manuteno do seu poder. Eram ncleos de onde uma minoria controlava e explorava os arredores e a maioria da populao. Mas l tambm se reunia um grande nmero de pessoas no to nobres que viviam para satisfazer das mais diferentes maneiras as necessidades da elite. Ekkehard e Wolfgang Stegemann nos do uma relao breve dos vrios tipos de profissionais que constituam as populaes citadinas da seguinte forma: Na populao da cidade h, entre outros, funcionrios pblicos,

sacerdotes, eruditos, escrives, comerciantes, servos, soldados, artfices, trabalhadores e mendigos. Ao lado destes, existe uma pequena elite que obtm o seu sustento da posse da terra e/ou de cargos polticos 10 Dentre os trabalhadores mencionados, podemos incluir ainda os que trabalhavam com o transporte, alguns professores, artistas, os ocupados com a construo, as prostitutas etc.11 Apesar disso tudo, h quem prefira referir-se ao cosmopolitismo das cidades galilias com maior cautela.12 Este o caso de Gerd Theissen, que v o helenismo das cidades da Galilia mais como uma expresso de uma forma moderna de
10

STEGEMANN, W.; STEGEMANN, E. Histria Social do Protocristianismo. p. 25.

11

Apenas Sforis e Tiberades possuam dentro do territrio palestino propores suficientes para serem chamadas cidades nos dias do imprio romano. Todavia, podemos lembrar que as influncias cosmopolitas no se restringiam a essas capitais. Como nos lembra Sean Freyne, centros comerciais importantes como Cafarnaum, Betsaida e Tariquia tambm possuam horizontes culturais amplos. Cf. FREYNE, S. A Galilia, Jesus e os Evangelhos. p. 150.
12

O j citado Mark Chancey ressalta em The Cultural Milieu of Ancient Sepphoris, pp. 136-139, que as escavaes em Sforis indicam que mesmo este centro urbano era uma cidade marcada pela religiosidade judaica no primeiro sculo, usando para defender sua tese a presena de inmeros instrumentos para banhos rituais judaicos no interior das casas. Sobre os estudos dos espaos domsticos como meio de investigao no literria da Palestina do perodo romano, tambm temos um captulo de Eric M. Meyers que se aprofunda no tema dos banhos rituais, intitulado Aspects of Everyday Life in Roman Palestine With Special Reference to Private Domiciles and Ritual Baths , pp. 193220. Todavia, tais discusses no alteram a imagem que temos feito de uma Galilia culturalmente heterognea, nem serve como evidncia de que os conflitos entre cidade e campo eram menos intensos, muito pelo contrrio, qualquer cooperao da aristocracia judaica para com o poder romano fortalecia o conflito interno com a maioria que sonhava com a libertao; veja, por exemplo, o tratamento dado aos publicanos nos evangelhos sinticos.

judasmo do que como uma invaso generalizada da cultura greco-romana na Palestina.13 Aqui podemos dizer que alm das autoridades nomeadas pelo imprio para administrar a provncia, eram moradores das cidades sacerdotes e outros judeus que conseguiram algum poder e status social a partir de suas funes e posses em relao aristocracia estrangeira. Mark Chancey, a partir de pesquisas arqueolgicas, tem demonstrado que mesmo nesses ambientes urbanos ainda havia predominncia da cultura judaica.14 Isso algo valioso para ns, j que depois da revolta de 66-70 d.C. e da destruio do Templo de Jerusalm, foi nos ambientes citadinos da Galilia que se deu incio a uma coalizo de judeus em busca de unidade religiosa, criando um movimento que hoje muitos chamam de judasmo formativo.15 O evangelho citadino de Mateus mostrar-se- uma evidncia disso. Fiquemos, em relao s cidades de Sforis e Tiberades, com a imagem de que eram plos da opresso da elite sobre o campo, e que embora essa elite sirva a Roma e possua um carter cosmopolita inquestionvel, tambm fazia parte desse grupo opressor a aristocracia judaica. Tentando atender s pesadas exigncias tributrias do violento governo herodiano e tambm s cobranas dos impostos religiosos,16 os camponeses galileus enredavam-se em emprstimos oferecidos principalmente por funcionrios da administrao herodiana e aristocratas sacerdotais, dando a prpria terra, sua fonte de sobrevivncia que devia ser inegocivel, como garantia de pagamento. 17 A pesada extorso de excedentes unida desonesta comercializao agrria gerou um previsvel e gradativo processo de endividamento que conduziu grande parte da classe camponesa completa misria. Enquanto a aristocracia vivia luxuosamente e poucos proprietrios
13

Cf. THEISSEN, G. O Movimento de Jesus. p. 235. Veja tambm Mark Chancey e Eric M. Meyers, citados em: BATEY, R. A. Sepphoris and the Jesus Movement. p. 408.
14

Sobre isso ele escreveu: A mistura de Helenismo e cultura local acelero u segundo sculo E.C., principalmente depois da chegada de uma guarnio permanente de tropas romanas, como ocorreu em 120 E.C. A troca do nome Sforis para Diocesaria reflete esta mudana cultural (traduo nossa). Cf. CHANCEY, M. The Cultural Milieu of Ancient Sepphoris. p. 144.
15

HORSLEY, R. A.; HANSON, J. S. Bandidos Profetas e Messias. p. 54.

16

Uma descrio breve dos vrios impostos imperiais e religiosos que sobrecarregavam os camponeses da Palestina naqueles dias pode ser encontrada de maneira resumida em GODOY, D. Roma, Palestina e a Galilia do Sculo I, pp. 52-53, e de maneira um pouco mais detalhada em THEISSEN, G. O Movimento de Jesus, pp. 217-228.
17

Veja: HORSLEY, R. A. SILBERMAN, N. A. A Mensagem e o Reino. p. 39.

enriqueciam acumulando posses, entre os camponeses o empobrecimento era desesperador. Em determinados momentos, quem conseguia ao menos uma ocupao arrendando a terra de algum fazendeiro tinha que dar-se por satisfeito, posto que tantos outros camponeses menos afortunados vendiam-se como escravos18 ou tornavam-se marginais, vendo-se obrigados a recorrer mendicncia ou mesmo ao banditismo, fenmeno que alcanou propores epidmicas em certos perodos da dominao romana na regio.19 Nossa exposio sucinta sobre o impacto da dominao romana e de suas cidades administrativas sobre a classe camponesa da Palestina, no foi e nem poderia ser completa. Mas ainda no a conclumos; a partir daqui, continuaremos tratando desse tema juntamente com nossa investigao a respeito da origem do Movimento de Jesus e do primeiro cristianismo, o que ilustrar com um exemplo historicamente marcante o que at ento pudemos dizer.

2 - Imposies Urbanas num Cenrio Agrcola: o Movimento de Jesus

Diante do que j vimos, imaginamos sob que condies adversas nasceu entre os camponeses da Galilia o homem Jesus de Nazar. Uma particularidade a seu respeito que merece considerao que Jesus desempenhava alguma atividade profissional como arteso, o que no o pe parte da classe camponesa. No evangelho de Marcos 6.3 ele descrito pelo termo grego tekton, e em Mateus 13.55 como filho de um tekton. Embora o termo na maioria das vezes seja traduzido por carpinteiro, tambm pode ser uma designao mais genrica para um artfice do setor da construo, que podia trabalhar no s com madeira, mas tambm com metais ou como pedreiro.20
18

No artigo intitulado Roma, Palestina e a Galilia do Sculo I, p. 55, Daniel Godoy escreveu sobre as poucas alternativas dos endividados daqueles dias dizendo: A expropriao de sua terra gerou um processo de empobrecimento e no lhes deixava outra sada que a de vender sua prpria fora de trabalho, o que num curto tempo aumentou o nmero de escravos/as que enchiam as cidades.
19

R. A. Horsley e J. S. Hanson dizem que se pudermos confiar na historicidade da narrativa da crucificao de Jesus, que diz que ao seu lado foram tortur ados dois bandidos (Mc 15.27), temos uma evidncia textual da presena do banditismo social na Palestina nos dias de Jesus. Todavia, sabe-se que tal fenmeno intensificou-se significativamente nas dcadas seguintes, especialmente depois de um perodo de fome intensa que teria havido entre 46-48 d.C. Cf. Bandidos, Profetas e Messias, pp. 72-74.
20

STEGEMANN, W.; STEGEMANN, E. Histria Social do Protocristianismo. p. 230.

Como

campons/arteso

da

aldeia

de

Nazar

(que

ficava

aproximadamente uma hora de caminhada de Sforis), no difcil imaginar que Jesus pudesse estar por algum tempo ligado profissionalmente a Sforis, a primeira capital do governo de Antipas.21 Deveras, boa parte da mo-de-obra para a edificao e manuteno das grandes cidades era fornecida por pessoas como Jesus, sadas das pequenas aldeias ou cidades satlites. Mas, para que no faamos confuses imaginando Jesus como um trabalhador privilegiado, citemos outra vez John D. Crossan, que a partir do trabalho de G. Lenski sobre sociedades agrrias como a do imprio romano, disse que Quanto classe social, os artesos eram inferiores, no superiores, aos agricultores camponeses.22 Em geral, cada famlia camponesa produzia suas prprias cermicas e instrumentos em vez de comprlas, o que torna o comrcio destes produtos nem sempre uma opo lucrativa. Alm disso, para um arteso o acesso comida era indireto, e consequentemente passvel s imposies de mediadores que podiam encarecer o produto. A concluso de Crossan que o artesanato como meio de sobrevivncia s era, em geral, uma opo daqueles aldees cuja terra no era suficiente, seja pela m qualidade ou pelo crescimento populacional.23 Exceo a esta regra podem ser os casos em que atravs da participao de algum com capital para investir na produo de artesanato transformasse a produo numa verdadeira industria, o que da mesma forma no implicava em qualquer benefcio para a classe camponesa. No h motivos para supor que Jesus fosse um campons privilegiado por sua atividade profissional bem sucedida. Alis, h um dado histrico que habitualmente no relacionado vida de Jesus, mas que pode ser bastante relevante para compreender sua trajetria, principalmente se imaginamos que Jesus manteve alguma relao profissional com Sforis: Herodes Antipas decidiu aumentar seu controle sobre a regio da Peria e mudar sua capital administrativa para Tiberades, fato que j mencionamos brevemente. Embora Sforis no tenha se mudado ou esvaziado, pode ter acontecido de profissionais como Jesus sofrerem com a queda no volume de negcios, regredindo marginalidade dos camponeses pauperizados. Este dado histrico pode no ter nenhuma relao com a direo tomada por Jesus, mas coincidentemente, foi nalgum momento aps este perodo
21

HORSLEY, R. A.; SILBERMAN, N. A. A Mensagem e o Reino. p. 51. CROSSAN, J. D. O Nascimento do Cristianismo. p. 199. CROSSAN, J. D. O Nascimento do Cristianismo. pp. 268-269.

22

23

de mudana, durante os anos 20, que Jesus deixou a Galilia em direo Judia e aderiu ao movimento do profeta Joo Batista (Mc 1.9). No possvel precisar quanto tempo Jesus esteve na Judia, mas como se no bastasse tanta desventura, outra vez Herodes Antipas interfere na sua trajetria prendendo Joo Batista. Lemos nos evangelhos que Joo foi preso por criticar o casamento de Antipas com Herodades, que fora sua cunhada (Mc 6.1718; Mt 14.3-4; Lc 3.19), mas Crossan tem ressaltado o sentido poltico da crtica do profeta como o fator principal de sua priso. Ao ver que Antipas pretendia aumentar a popularidade do seu governo por meio do governo com uma rainha de descendncias asmonia como Herodades, Crossan astutamente v Joo Batista interferindo no mbito poltico, e no apenas preocupado com o incesto de Antipas.24 De fato, a ao do tetrarca cala Joo Batista definitivamente e dispersa seus seguidores, o que leva Jesus a voltar para a sua terra, a Galilia. Desta vez Jesus se estabelece em Cafarnaum, aldeia alguns quilmetros acima de Tiberades, tambm s margens do lago (Mt 4.12-13). Ali, nas aldeias da regio, Jesus d incio ao seu movimento recrutando pessoas que provavelmente eram como ele, vtimas pauperizadas da poltica agressiva do imprio romano e da desonestidade da classe sacerdotal judaica. Jesus comea pregando exatamente o que aprendera de Joo Batista,25 mas no ficou isolado no deserto na expectativa de uma interveno apocalptica de Deus nem chegou ao extremo de organizar um grupo guerrilheiro para tomar fora o controle da situao. Jesus props o retorno Tor, a restaurao da dignidade da classe camponesa por meio da solidariedade entre famlias; no se trata aqui de obras de caridade auto-satisfatrias, mas da reestruturao da sociedade igualitria, de redistribuio justa de riquezas. 26 Jesus aproveitou a desestrutura patente da classe rural para arregimentar pregadores viandantes. Fazendo profetas de camponeses expropriados, ele formou um movimento que dedicava-se s curas, exorcismos, e proclamao do Reino de Deus, que tinha uma perspectiva escatolgica e tambm presente. Eles diziam que chegavam novos tempos, em que no haveria imperadores, tetrarcas ou centuries, mas uma grande irmandade alde guiada pelo prprio Deus, e onde as injustias seriam extintas atravs da perfeita prtica da Lei. Tambm diziam que
24

CROSSAN, J. D. Texto e Contexto na Metodologia dos Estudos sobre o Jesus Histrico. p. 184. Compare Mt 3.1-2 e Mt 4.17. Cf. MALINA, B. J. O Evangelho Social de Jesus. p. 113.

25

26

10

esse tempo j se aproximou (Lc 11.20), que o tempo j estava cumprido (Mc 1.15), dando sinais disso por meio de curas milagrosas. Quem cresse, deveria comear a experimentar o Reino de Deus imediatamente, fazendo ao prximo o que gostariam que tambm lhes fizessem (Mt 7.12), e no sujeitando-se a homens que no momento eram os primeiros, mas que logo seriam os ltimos (Mc 10.31). 27 Apenas para ilustrar isso noutras palavras, vamos citar mais algumas linhas de Horsley e Silberman: Sob a presso dos tributos e da expropriao de terras por parte de Herodes, eles haviam se afastado do esprito aldeo tradicional de cooperao mtua: a dissenso e a recriminao mtua precisavam ser apaziguadas [...] Portanto, as curas e os ensinamentos de Jesus precisam ser vistos nesse contexto, no como verdades espirituais abstratas, ditas entre um milagre extraordinrio e outro, mas como programa de ao comunitria e resistncia prtica a um sistema que conseguiu transformar aldeias fechadas em comunidades muito fragmentadas de indivduos alienados e amedrontados28 Aproximadamente dois anos aps dar vida a um movimento que adaptara a expectativa do Reino de Deus ao cotidiano dos camponeses, Jesus tambm condenado como subversivo e assassinado. Independente das interpretaes salvficas ou cristolgicas dadas sua morte, no podemos nos esquecer que ela foi, assim como a do seu predecessor Joo Batista, um ato de conteno de uma ameaa poltica real. A igreja crist nem sempre entende o que o imprio romano viu de pronto: que o Reino de Deus no era outra coisa seno a proposta de uma teocracia cujo estabelecimento exigia a destruio do imprio. 29 Mesmo que talvez exagerem a importncia da ameaa de Jesus ao poder imperial, Horsley e Silberman deixam claro que esta morte deve ser lida como sugerimos, como ato de importncia poltica: ... o fato de Jesus de Nazar ter sido crucificado testemunho to eloqente quanto qualquer outro da profundidade e clareza da

27

Sobre essa vertente sapiencial do Reino de Deus veja: CROSSAN, J. D. Jesus: uma biografia revolucionria. p. 71.
28

HORSLEY, R. A.; SILBERMAN, N. A. A Mensagem e o Reino. p. 66. MALINA, B. J. O Evangelho Social de Jesus. p. 11.

29

11

ameaa que ele representava [...] estavam em jogo o poder da administrao romana e a ordem pblica de Jerusalm.30 Felizmente, mais uma vez o extermnio violento do lder popular no foi capaz de dar cabo do seu projeto. Tem-se conhecimento de que em diferentes lugares homens e mulheres que haviam sido impactados pela proposta de Jesus do sequncia ao movimento trilhando caminhos diferentes. Na Judia, parece que desde cedo surgiu a f em torno do Jesus ressuscitado, formando o que Bruce J. Malina chama de grupos do Jesus Messias, que aos poucos transformaram o projeto social de Jesus numa busca pela salvao, ou pelo ... resgate csmico das pessoas coletivistas do primeiro sculo do mundo mediterrneo .31 Na Galilia, os camponeses que ouviram Jesus talvez s souberam de sua morte por ouvir falar, e mantiveram com maior fidelidade as caractersticas originais do programa de renovao social da comunidade camponesa por meio da Lei interpretada atravs do amor ao prximo. na Galilia que o primeiro cristianismo parece mais ligado atividade dos discpulos itinerantes. Estes itinerantes, por m, ministros de Jesus e proclamadores do Reino de Deus entre aldeias, foram aos poucos transformados em missionrios profissionais arregimentados para a propagao do cristianismo. Estes profissionais eram itinerantes que no nasceram da despossess o material como os primeiros seguidores de Jesus, mas de uma vocao que os impulsionava a uma vida sem lar e bens, conforme a distino que faz Rodney Stark nas palavras que citamos a seguir: Nos vinte anos depois da crucificao, o cristianismo foi tran sformado de uma f da Galilia rural em um movimento urbano que ultrapassou os limites da Palestina. No comeo ele esteve a cargo de pregadores itinerantes e pelas bases crists que dividiam sua f com seus parente e amigos. Logo eles foram alistados por missionrios profissionais como Paulo e seus associados. Assim, enquanto os ministros de Jesus foram primariamente s reas rurais e arredores das cidades, o movimento de Jesus rapidamente se alastrou para as cidades Greco-romanas (traduo nossa)32

30

HORSLEY, R. A.; SILBERMAN, N. A. A Mensagem e o Reino. p. 98. MALINA, B. J. O Evangelho Social de Jesus. p. 157. STARK, R. Cities of God. p. 25.

31

32

12

Bibliografia

BATEY, Richard A. Sepphoris and the Jesus Movement. In. New Testament Studies, 46. Cambrigdge University Press, 2001, pp. 402-409. CHANCEY, Mark. The Cultural Milieu of Ancient Sepphoris. In. New Testament Studies, 47. Cambrigdge University Press, 2001, pp. 127-145. CROSSAN, John Dominic. Jesus: Uma Biografia Revolucionria. Rio de Janeiro: Imago, 1995. __________. O Nascimento do Cristianismo: O que Aconteceu nos Anos que se Seguiram Execuo de Jesus. So Paulo: Paulinas, 2004. FREYNE, Sean. A Galilia, Jesus e os Evangelhos: Enfoques Literrios e

Investigaes Histricas. So Paulo: Loyola, 1996. GODOY, Daniel. Roma, Palestina e a Galilia do Sculo I. In. Revista de Interpretao Bblica Latino-Americana (Ribla), 47. Petrpolis: Vozes, 2002, pp. 4457. GOODMAN, Martin. Rome and Jerusalem: The Clash of Ancient Civilizations. London: Penguin Books, 2008. GRABBE, Lester L. The Hellenistic City of Jerusalem. In. BARTLETT, John R. (Edit.). Jews in the Hellenistic and Roman Cities. London: Routledge, 2002, pp. 6-21. HORSLEY, Richard A. Arqueologia, Histria e Sociedade na Galilia: O Contexto Social de Jesus e dos Rabis. So Paulo: Paulus, 2000. HORSLEY, Richard A.; HANSON, John S. Bandidos, Profetas e Messias: Movimentos Populares no Tempo de Jesus. So Paulo: Paulus, 1995. HORSLEY, Richard A. SILBERMAN, Neil Asher. A Mensagem e o Reino: Como Jesus e Paulo Deram Incio a uma Revoluo e Transformaram o Mundo Antigo. So Paulo: Loyola, 2000. MALINA, Bruce J. O Evangelho Social de Jesus: o Reino de Deus em Perspectiva Mediterrnea. So Paulo: Paulus, 2004.

13

MEYERS, Eric M. Aspects of Everyday Life in Roman Palestine With Special Reference to Private Domiciles and Ritual Baths. In. BARTLETT, John R. (Edit.). Jews in the Hellenistic and Roman Cities. London: Routledge, 2002, pp. 193-220. MOXNES, Halvor. A Economia do Reino: Conflito Social e Relaes Econmicas no Evangelho de Lucas. So Paulo. Paulus, 1995. STARK, Rodney. Cities of God: The Real Story of How Christianity Became an Urban Movement and Conquered Rome. New York: HarperCollins, 2006. STEGEMANN, Ekkehard W.; STEGEMANN, Wolfgang. Histria Social do

Protocristianismo: os Primrdios do Judasmo e as Comunidades de Cristo no Mundo Mediterrneo. So Leopoldo: Sinodal; So Paulo: Paulus, 2004. THEISSEN, Gerd. O Movimento de Jesus: Histria Social de uma Revoluo de Valores. So Paulo: Loyola, 2008. VAUX, Roland de. Instituies de Israel no Antigo Testamento. So Paulo: Vida Nova, 2004.

14

S-ar putea să vă placă și