Sunteți pe pagina 1din 4

QUESTO 01 A discusso sobre a formao de uma Assemblia Constituinte ou de um Congresso Constituinte fez parte do processo ps-ditadura.

Os grupos que mais pressionavam por mudanas eram grupos mais esquerda , como o PT e o PDT, em contrapartida os segmentos mais conservadores da sociedade, que conseguiram maioria na Assemblia, eram representados pelos partidos do Centro Democrtico ( Centro) : PMDB, PFL, PTB, PDS e partidos menores. Caso fosse formada uma Assemblia Constituinte, sua composio poderia conter no apenas polticos, mas qualquer cidado em gozo dos seus direitos polticos, poderia tambm mudar a estrutura do Estado, o que no seria interessante para alguns setores. Essa disputa entre anseios e expectativas diferentes poderia no ser interessante, chegando at mesmo a paralisar ou tornar lento o processo de composio da Assemblia. Os poderes de uma Assemblia Constituinte poderiam significar uma ruptura total com a estrutura estabelecida pelo regime que acabara de cair. Tendo em vista os interesses dos diversos grupos alguns desejavam uma ruptura total e a outros interessava manter inalteradas alguma estruturas do Estado chegou-se ao entendimento de que um Congresso Constituinte seria mais apropriado para aquele momento. O Congresso Constituinte formado pelos polticos j eleitos ( representantes dos diversos setores da sociedade) com sua diversidade de pensamentos e ideologias polticas, seus compromissos assumidos em campanhas eleitorais. Aps a elaborao da Constituio os congressistas continuaram exercendo suas atividades parlamentares.

QUESTO 2 : As mudanas da sociedade so a motivao para as transformaes na rea do Direito. Os direitos adquiridos por determinado grupo interferem na condio dos demais, que cuidam de reagir para tentar estabelecer condies de igualdade. cada mudana no basta apenas lutar para que elas aconteam, mas tambm para que sejam positivadas, que tomem formato de lei.Durante esse processo a interveno do Estado foi regulada conforme desejava a sociedade. Interferindo mais ou tendo sua interferncia diminuda quando necessrio. A sociedade continua em seu processo de mudanas e os estudiosos observam-nas e procuram sistematiz-las, defini-las e entender o s motivos que levaram ao seu surgimento e a sua substituio por novo Estado de Direito. Esse processo contnuo e vemos que muitas vezes os estudiosos no concordam em suas concluses. QUESTO 3 : Entende-se por Princpio da Moralidade o conceito que abrange tanto a moral administrativa quanto a moral comum, quando esse conceito transmuta-se em conduta chamado Probidade Administrativa. Seu oposto a improbidade que vem a ser a atuao de forma imoral ou desonesta.. Esse conceito se transfere para a esfera administrativa seguindo os mesmos princpios que a sociedade segue em outras esferas, sendo assim possvel que um ato legal seja considerado um ato de improbidade administrativa. Isto ocorre quando o agente pblico realiza atos que, mesmo amparado pela lei , configura-se em ato imoral ou desonesto , visando angariar para si ou para outrem vantagem ou at mesmo com a inteno de prejudicar terceiros. Nesse aspecto convm citar os atos de nepotismo, que nada mais so do que , em virtude de parentescos, empregar pessoas em detrimento de outras com maior capacidade e qualificao. Este ato de favorecimento est previsto em lei. A prtica de Improbidade administrativa sujeita o infrator s seguintes sanes: -Suspenso dos direitos polticos -Perda da funo pblica

-Indisponibilidade dos bens -Ressarcimento ao errio, conforme previso legal e sem prejuzo da ao penal cabvel. QUESTO 4 SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA

AUTARQUIAS

EMPRESAS PBLICAS

FUNDAES PBLICAS

Quanto criao

Criada por lei Autorizao especfica e legislativa e decreto instituidor registro na junta comercial ou no registro das pessoas jurdicas. Patrimnio formado por recursos prprios. Organizao interna por decretos, portarias ou regulamentos internos. Patrimnio prprio. Participao exclusiva do Poder Pblico no seu capital e direo. Regidas pelas normas comerciais. Pode ser criada ou pode ser objeto de transformao de autarquia ou de empresa privada.

Autorizao Autorizao legislativa e legislativa e registro na junta registro feito no comercial. registro civil de pessoas jurdicas. Seu nascimento ocorre apenas aps o registro dse seu estatuto em entidade competente e no com a criao da lei. Capital prprio formado por bens pblicos e privados. Criada sob a forma de sociedade annima. Patrimnio prprio transferido do patrimnio pblico. S adquire personalidade jurdica com a inscrio da escritura pblica de sua constituio no Registro Civil de Pessoas Jurdicas. Capital exclusivamente da Unio.

Forma que foi criada

Personalidade jurdica

Personalidade Personalidade Personalidade Personalidade jurdica de direito jurdica de direito jurdica de direito jurdica de direito pblico privado privado privado ou de direito pblico Atividades tpicas da administrao direta, de forma descentralizada. Fica impedida de realizar atividades diversas daquela para qual foi criada, em cujas atividades deve ser especializada. No visa ao lucro. Atividades de natureza empresarial que o governo seja levado a exercer, por convenincia ou contingncia administrativa. Explora atividades econmicas ou de prestao de servios pblicos. Ainda que o lucro seja aplicado em prol da sociedade, visa ao mesmo. Voltada para a explorao de atividade econmica ou de prestao de servio. Atividades necessrias ao imperativo da segurana nacional ou de relevante interesse coletivo. Visa ao lucro. Atividades que no exijam execuo por rgos ou entidades de direito pblico. No tem fins lucrativos.

Atividade que desempenha

S-ar putea să vă placă și