Sunteți pe pagina 1din 9

A IMPORTNCIA DO PROFISSIONAL DE RELAES PBLICAS E SUA RELAO COM A RESPONSABILIDADE SOCIAL

Paula Bello Moraes

Resumo
Atualmente a responsabilidade ambiental e o engajamento do departamento de comunicao nesse aspecto tem sido fator preponderante para o sucesso e compromisso das empresas com seus pblicos e com a sociedade.Com o intuito de avaliar a importncia do profissional de Relaes Pblicas em tal contexto, este artigo apresenta o embasamento terico de autores renomados no assunto e uma reflexo acerca do papel de tal profissional no mercado de trabalho mundial.

Palavras-chave: Relaes Pblicas, pblicos, relacionamento, responsabilidade social, divulgao.

1. Introduo O presente artigo tem como objetivo identificar as deficincias no setor de comunicao da empresa IPOG Instituto de Ps-Graduao com seus pblicos, e a aumentar a sua divulgao. Mediante o estudo e observao do relacionamento da empresa com seus stakeholders, foi possvel diagnosticar a carncia de um setor de comunicao que possa melhor atender tais pblicos. O objetivo desse trabalho sugerir mudanas na cultura organizacional que possam contribuir para a melhora no relacionamento com o pblico interno e externo, e utilizar as aes de responsabilidade social aspecto preponderante na empresa como forma de aumentar a divulgao de seus cursos.

2. Apresentao da empresa O IPOG uma instituio de Ensino Superior, que tem como foco oferecer cursos de excelncia, que atendam as exigncias do mercado, fundamentados na valorizao do ser humano como fonte de riqueza e transformao. Seu diferencial competitivo evidenciado pelos resultados surpreendentes e duradouros que seus programas de especializao proporcionam. Cursos que, em sua maioria, so inditos, com projetos pedaggicos arrojados com contedos atuais, ministrados por um corpo docente altamente qualificado que prepara o aluno, em bases slidas, para ser um especialista de alta performance. A histria do IPOG pautada no sucesso e no xito em especializar profissionais. Sua implantao se deu em Goinia, no ano de 2001, para atender as demandas de cursos no mbito de ps-graduao, aperfeioamento e capacitao. Hoje o IPOG est presente em 18 Estados, cerca de 4825 alunos esto em processo de formao e mais de 7000 concluram sua especializao, dados que comprovam o seu crescimento em um segmento de mercado altamente competitivo e que exige modernizaes e inovaes constantes. O Instituto chega aos seus 10 anos e comemora os excelentes resultados para uma empresa ainda jovem, cerca de 200 pessoas vestem a camisa do IPOG todos os dias e inspiradas na experincia de sucesso de seus lderes, acreditam que podem ir muito alm. Misso Especializar nossos alunos para o desenvolvimento pessoal e ascenso profissional, contribuindo para a evoluo da humanidade e maximizando valores para um mundo melhor. Viso Ser reconhecido como a melhor instituio de ensino superior do Brasil em gerao de valores para colaboradores, alunos, parceiros e investidores de forma humanista e integrada comunidade internacional.

Valores

1. Nosso atendimento deve ser personalizado e impecvel, pautado na busca por inovaes que nos faam ser melhores a cada dia; 2. Nosso relacionamento com alunos e colaboradores deve ser transparente e franco, baseando-se na responsabilidade e confiana entre as partes; 3. Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e humanizado. Devemos elevar o engajamento, liberar a genialidade dos nossos talentos de forma sinrgica e estimular sua ascenso profissional por meio da meritocracia; 4. Nossas aes de responsabilidade social e ambiental devem ultrapassar o campo da filantropia, integrando e fazendo de nossa cultura empresarial uma cultura de respeito aos valores humanos; 5. Nossos cursos devem qualificar para a vida, fundamentados na valorizao do ser humano como fonte de riqueza e transformao. 6. Nosso comprometimento com a eficcia, a inovao e o desenvolvimento sustentvel deve ser constante e fundamentado em uma conduta tica, marcada por respeito, honestidade e amor;

3.

importncia

profissional

de

Relaes

Pblicas

contextualizao
Atualmente a empresa analisada conta apenas com profissionais da rea de jornalismo e pedagogia no que determinam ser seu setor de comunicao e divulgao. Com base nesses dados, apontaremos a importncia de profissionais de Relaes Pblicas nesse setor que deveria ser o corao da Instituio. impossvel falarmos de Relaes Pblicas sem mencionarmos Margarida M. Krohling Kunsch, referencia nacional no assunto, autora de trs livros e em parceria com outros pesquisadores da rea, j organizou cerca de 20 coletneas sobre os mais variados temas da comunicao. Destacam-se ainda inmeros captulos de livros e artigos inseridos em livros e revistas cientficas nacionais e internacionais. Na viso de Kunsch:

Para as relaes pblicas, exercer a funo estratgica significa ajudar as


organizaes a se posicionarem perante a sociedade, demonstrando qual a razo de ser do seu empreendimento, isto , sua misso, quais so os seus valores, no que acreditam e o que cultivam, bem como a definirem uma identidade prpria e como querem ser vistas no futuro. (KUNSCH, 2006, p.130)

A partir dessa perspectiva, percebemos a importncia das Relaes Pblicas na formao da identidade organizacional e contribuio da empresa para a sociedade. Atravs dessa funo estratgica, elas abrem canais de comunicao entre a organizao e seus pblicos, construindo uma credibilidade e confiana mtua (KUNSCH, 2006). Nesse sentido, os profissionais de relaes pblicas assessoram os dirigentes, identificando problemas e oportunidades relacionados com a comunicao (...) avaliando como o comportamento dos pblicos e da opinio pblica pode afetar os negcios e a prpria vida da organizao (KUNSCH, Margarida, 2006, p. 131). As organizaes atualmente passam por grandes mudanas, dentre elas queda de produtividade, do faturamento, alto custo dos produtos ou servios, novas exigncias do mercado, dos avanos tecnolgicos e concorrncia mais agressiva. Os grandes objetivos das mudanas visam garantir a sobrevida das empresas, moderniz-las, torn-las competitivas, flexveis, capazes de oferecer respostas rpidas ao mercado, reduzindo custos operacionais e apresentando produtos competitivos e de qualidade (KUNSCH, 1997). E onde entra um profissional da comunicao no meio de todas essas mudanas? Dentro desse contexto nasceu um novo perfil organizacional e um novo perfil de empregados, criando, consequentemente, uma nova cultura organizacional. Nessa nova estrutura redescobriu-se a importncia do cliente ele quem manda. O pblico adquiriu maior importncia tambm, fazendo com que a informao e a comunicao se tornem dois fatores preponderantes e decisivos para o sucesso dos relacionamentos e dos negcios de qualquer organizao. Com tal alterao de cultura tornou-se urgente encontrar novos caminhos para o estabelecimento de boas propostas de comunicao para as empresas de hoje (KUNSH, 1997). Como tudo na empresa, a comunicao depende de um bom planejamento para ser eficaz. A comunicao um processo tcnico e culto, e para qualquer empresa o estabelecimento de um processo global de relacionamento com seu

pblico de interesse e pblico em geral constitui nova exigncia a ser considerada. Para tanto, torna-se necessrio cada vez mais a presena de um profissional capaz de entender tais pblicos e e oferecer-lhes a satisfao total no que tange aos servios oferecidos pela empresa. Pode-se dizer que o Relaes Pblicas tem por objetivo liderar o processo de comunicao total da organizao, tanto no nvel do entendimento, como no da persuaso nos negcios. O ponto de partida a criao de uma filosofia global, corporativa e integrada de comunicao para orientar e dar sentido a todos os relacionamentos organizacionais (KUNSH, 1997). 4. As Relaes Pblicas e a responsabilidade social A questo de responsabilidade social um assunto relativamente novo e que est em alta nas empresas que buscam modernizar-se e serem eticamente aceitveis aos consumidores. Atualmente o que se tem ouvido que a organizao que no se preocupa com esse aspecto tem seus dias contatos no mercado mundial. Um dos autores mais renomados mundialmente e pioneiro em muitos conceitos relacionados profisso de Relaes Pblicas James Grunig. Grunig nos diz que as organizaes exercem responsabilidade social quando consideram, alm de seus prprios interesses, os interesses dos pblicos. Quando uma organizao ignora ou se ope aos interesses desses pblicos, as pessoas que os compem se organizam em grupos de ativistas que confrontam e desafiam a organizao. O resultado o conflito. As Relaes Pblicas servem sociedade interagindo com os pblicos para dar soluo aos conflitos antes que esses possam destruir a sociedade e a reputao das empresas (GRUNIG, 2001). O IPOG possui uma filosofia que coloca a responsabilidade social e ambiental em suas prioridades. Em seus valores consta a preocupao com o respeito aos valores humanos. Porm, a empresa carece de um setor de comunicao que conte com um profissional de Relaes Pblicas, que a pessoa mais apta a desenvolver tais valores com os pblicos estratgicos e com o pblico interno da empresa. Tao setor de comunicao na verdade s conta com um profissional da comunicao social, formado em jornalismo, e com um profissional formado em pedagogia.

5. Proposta de ao Aps a descrio das atividades de um profissional de Relaes Pblicas e da enumerao de todos os aspectos em que ele imprecindvel em uma organizao, chegamos ao momento em que analisaremos o que poderia ser reformulado na empresa para que essa venha a ter um maior reconhecimento nacional e melhore o relacionamento com seus pblicos. O retorno financeiro uma consequncia. O IPOG uma empresa de idade mdia no mercado, tendo sido fundada h cerca de 10 (dez) anos no Estado de Gois, porm expandindo-se a outros Estados apenas nos ltimos 5 (cinco) anos, de modo que ainda est articulando alguns de seus setores. O setor de comunicao atualmente um dos que mais precisa de ateno, no somente faltando a presena do Relaes Pblicas, mas at mesmo de um Publicitrio que reverta as aes para o pblico em aes de marketing. O Instituto de Ps-Graduao trabalha com algumas aes de responsabilidade social ligadas diretamente imagem da empresa e repassada aos alunos. So elas: 1. A Agenda 21 2. O Papa-Pilhas Agenda 21 A adeso Agenda 21 documento que estabeleceu a importncia de cada pas a se comprometer a refletir, global e localmente foi o primeiro passo da empresa para implementar a cultura da responsabilidade socioambiental e estimular os funcionrios e discentes a agirem com mais responsabilidade com o planeta e a vida humana. Diante disso, no imprimir o material didtico referente aos mdulos dos alunos uma deciso estratgica, que corresponde prtica da moderna teoria de consumo consciente.

Papa-Pilhas Como uma iniciativa relacionada Agenda 21 e mais uma forma de contribuio socioambiental, a empresa implementou seu prprio papa-pilhas. Cada filial do IPOG recolhe no local das aulas as pilhas que os alunos trouxerem para descartar. As pilhas velhas so encaminhadas para as unidades do Banco Santander, que possui um sistema logstico para descontamin-las. Alm dessas aes fixas, h o apoio simblico a algumas aes mundiais, tais como o a Hora do Planeta que visa mobilizar as pessoas de todo mundo a apagar as luzes, das 20h30 s 21h30, do lugar em que estiverem. O movimento visa chamar a ateno para os problemas causados pelas mudanas climticas e o Dia Mundial da gua, no qual o IPOG incentiva o consumo racional de gua. Essas aes ambientais em concordncia com a filosofia da empresa so eficientes, porm no eficazes. Isso porque ela faz o certo mas no da maneira correta. E qual seria a maneira correta? A maneira correta seria estender tais aes para seu pblico estratgico e no somente para o pblico interno. A divulgao do material referente a essas aes feita quase que exclusivamente a funcionrios e professores. Algumas notcias so colocadas no site, que contitutui-se algo inespressivo, pois dificilmento os alunos acompanham todas as notcias de sua instituio de ensino, o tempo escasso da maioria das pessoas contribui para isso. Essa idia precisa ser vendida a todos os alunos que se matriculam na Instituio, pois muitos deles s ficam sabendo do posicionamento da empresa quando solicitam material impresso e a Instituio nega, alegando o compromisso socioambiental. Alm disso, esse no o momento apropriado para se fazer tal revelao, pois o aluno ao invs de receber a notcia como algo positivo e elogivel por parte da organizao, a recebe como uma restrio e possvel associao at mesmo de mesquinhez da empresa. Seria interessante que fosse feita alguma forma de engajamento dos alunos pblico estratgico estarem diretamente envolvidos nas aes de sustentabilidade da Instituio. O que percebe-se que as aes mais significativas e com algum retorno do pblico so feitas apenas na Matriz em Goinia, enquanto que as demais filiais permanecem apenas como coadjuvantes. Algo que poderia ser feito talvez fosse uma vez por ms ou semestralmente cada filial participar de uma ao na

comunidade sustentvel. Os professores dos cursos oferecidos relacionados ao meio ambiente a saber MBA Percia, Auditoria e Gesto Ambiental e MBA em Construo Sustentvel poderiam incluir no currculo alguma atividade externa que fosse vista e reconhecida na sociedade, rendendo publicidade gratuita para a empresa e sentimento de participao ativa dos alunos. Por fim, a fim de que todo esse projeto seja posto em prtica atravs de um bom planejamento, necessria a contratao de mais profissionais da comunicao social pelo menos na matriz da organizao para gerenciarem o relacionamento com os pblicos. 6. Concluso Aps a reflexo a respeito do papel do profissional de Relaes Pblicas dentro das organizaes, percebemos a importncia de um departamento de comunicao bem estruturado para o pleno funcionamento da empresa. Muito falouse que comunicao qualquer pessoa fazia, mas atualmente comprovou-se que a especializao agrega valores e conhecimentos inalcansveis a quem no aprofunda-se no assunto. A consequncia de um setor de comunicao, composto preferencialmente por trs profissionais das reas distintas Relaes Pblicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo seno a garantia, a grande probabilidade de sucesso organizacional, resultando em equilibrado relacionamento com seus pblicos e divulgao eficiente e eficaz.

REFERNCIAS
Disponvel em: <http://www.ipog.edu.br>. Acesso em: 14 jun. 2011 Disponvel em: <http://ddd.uab.cat/pub/analisi/02112175n34p125.pdf >. Acesso em: 14 jun. 2011 Disponvel em: <http://www.metodista.br>. Acesso em: 14 jun. 2011 KUNSCH, Margarida M. K. Obtendo Resultados com Relaes Pblicas. 1 edio. So Paulo: Pioneira, 1997 Revista Comunicao e Sociedade.So Bernardo do Campo: Editora Metodista Digital, 2001. Semestral.

S-ar putea să vă placă și