Sunteți pe pagina 1din 4

Portugal na Europa do Antigo Regime

O antigo regime na Europa:


Antigo Regime: Perodo histrico que vai desde o sculo XVI ao sculo XVIII, que se caracterizou pelo poder absoluto do rei, pela sociedade estratificada, dominada pelos grupos privilegiados, e por uma economia assente na agricultura, mas onde o comrcio era cada vez mais forte. Agricultura pouco desenvolvida, devido: - persistncia de tcnicas e culturas antigas - ao facto da maioria das terras continuarem a pertencer aos grandes senhores e no eram devidamente exploradas. Mercantilismo: O seu objetivo era tornar o seu pas mais opulento. Os reis absolutistas empenharam-se em desenvolver a riqueza dos seus pases para imporem a grandeza do estado aos seus sbditos e aos Estados Estrangeiros. O mercantilismo defendia a ideia que a riqueza de um pas dependia da quantidade de metal precioso que a Coroa retinha nos seus cofres. Durante o antigo regime muitos pases europeus adoptaram medidas mercantilistas. No mercantilismo era necessrio manter uma balana comercial favorvel, em que as exportaes deviam ser maior do que as importaes. Os mercantilistas defendiam: - o aumento das exportaes de produtos manufacturados. O estado devia criar condies quer para a aquisio de matrias-primas, quer para mercados para a colocao de produtos. O estado devia criar condies quer para a aquisio de matrias-primas, quer para mercados para a colocao de produtos. O estado devia tambm promover a criao de companhias de comrcio e conceder monoplios de produo e de comercializao de certos produtos. - a diminuio das importaes, atravs do aumento das taxas alfandegrias sobre os produtos importados e da promulgao de leis pragmticas que proibissem o uso de determinantes artigos estrangeiros.

A sociedade de No antigo regime hierarquizada e se agrupavam em 3 terceiro estado.

ordens: a sociedade mantinha-se tripartida, uma vez que as pessoas ordens: Clero, nobreza e povo, ou

Cada ordem tinha funes, direitos e deveres prprios e era constituda por diferentes estratos, consoante a fortuna e tipo de ocupao dos membros

A sociedade de ordens: No antigo regime a sociedade mantinha-se hierarquizada e tripartida, uma vez que as pessoas se agrupavam em 3 ordens: Clero, nobreza e povo, ou terceiro estado.

Pessoas dedicadas ao comrcio foram dar origem da Burguesia. A rgida hierarquia era evidenciada por prticas que obrigavam cada estrato social a ocupar um lugar prprio nos actos pblicos, a usar trajos ou adornos especficos e a cumprir normas de etiqueta de acordo com o definido na lei. Privilegiados: Nobreza e clero Privilgios da nobreza: Iseno de impostos e leis prprias A nobreza tinha diferentes categorias (nobreza de espada, de provncia e de toga) Privilgios do clero: Iseno de impostos e prprios tribunais O clero tinha 2 categorias (Alto clero e baixo clero) No privilegiados: Povo e burguesia Burguesia: s vezes conseguia ascender nobreza por casamento ou por favor rgio. Povo: Eram os camponeses, pedintes e escravos que maior parte vivia em condies miserveis. O poder absoluto: Os monarcas apoiando-se na teoria da origem divina de poder, assumiam-se como os representantes de Deus na Terra, devendo s a ele prestar contas dos seus actos. Assim todos os sbditos deviam obedincia ao rei, tendo o rei assim um poder total e absoluto. O representante mximo do poder absoluto foi rei Francs Lus XIV (rei sol). A ele se atribuiu a expresso O estado sou eu, ou seja o rei chefiava pessoalmente o governo e por ele passavam todas as decises apesar de ser auxiliado por alguns ministros. Para impor uma imagem de esplendor que correspondesse ao seu poder absoluto, os monarcas serviam-se do luxo, da ostentao e do espectculo.

O antigo regime portugus na primeira metade do sculo XVIII: O conde de Ericeira (D. Lus de Menezes) e D. Pedro II puseram em prtica algumas medidas mercantilistas: - apoiaram o desenvolvimento do sector txtil, criando novas manufacturas a partir de pequenas oficinas artesanais. - mandaram vir tcnicos e equipamento do estrangeiro - publicaram leis pragmticas contra o uso de importao de panos e diversos artigos de vesturio considerados artigos de luxo. - concederam emprstimos e privilgios a estrangeiros para instalarem em Portugal as suas empresas. Estas medidas permitiram o desenvolvimento manufactureiro portugus. No entanto a poltica manufactureira foi contrariada por outros interesses, que acabaram por se impor: - os ingleses reagiram s medidas de proteco dos tecidos nacionais, reduzindo as importaes de vinho do Porto, o que prejudicou os produtores deste vinho. - aos pequenos produtores no agradavam os privilgios e proteco concedidas s grandes manufacturas - as leis pragmticas no eram respeitadas, pois tecidos nacionais tinham qualidade inferior aos Ingleses Tratado de Methuen: O tratado de Methuen dizia que os lanifcios ingleses entrariam livremente em Portugal, enquanto os vinhos Portugueses pagariam taxas alfandegrias inferiores que os vinhos Franceses O ouro e brasileiro e o poder absoluto em Portugal: A descoberta das minas de ouro no Brasil foi mais uma razo para o abandono das medidas mercantilistas. Portugal achava que assim havia ouro suficiente para cobrir o dfice da balana. D. Joo V (governou de 1706 a 1750) foi um rei absolutista. O despotismo pombalino: Aps a morte de D. Joo V, ficou a governar o seu filho D. Jos I, que chamou para o governo o diplomata Sebastio Jos de Carvalho e Melo a quem viria a conceder os ttulos de conde de Oeiras e de Marqus de Pombal. Em 1 de Novembro de 1775 houve em Lisboa um terramoto seguido de um Maremoto que destruiu maior parte da cidade. As medidas tomadas pelo Marqus de Pombal fez com que o rei lhe concede-se o cargo de Secretrio de estado dos negcios do reino Despotismo esclarecido: O rei governa sem o povo mas para o povo, isto , o poder do rei devia estar ao servio do progresso e do bem-estar de todo o reino. Nesse sentido o Marqus de Pombal tomou vrias medidas:

- submisso dos grupos privilegiados tirando-lhes os altos cargos e entregando-lhes burguesia. - expulso dos jesutas de Portugal e dos territrios ultramarinos, acusados de cumplicidade do atentado ao rei. Com o objectivo de reforar os rgos administrativos e policiais que garantem o funcionamento do estado, o marqus de pombal criou novas instituies de administraes: - Junta de comrcio com o objectivo de controlar a actividade comercial e o fomento da indstria; - Intendncia geral da polcia separava a funo judicial da policial; - Errio rgio destinava-se a controlar as receitas e despesas pblicas; - Real mesa censria foi criada para vigiar todo o tipo de publicaes que se editavam em Portugal; Medidas sociais, econmicas e urbanistas tomadas pelo Marqus de Pombal: Medidas econmicas: Companhias de comrcio, companhia geral da agricultura das vinhas do alto Douro. Medidas sociais: Apoio ascenso da Burguesia Medidas urbanistas: Novo modo da cidade de Lisboa

S-ar putea să vă placă și