Sunteți pe pagina 1din 36

DISCIPLINA: PERCIA AMBIENTAL SECURITRIA

Professor: Juscelino Antonio Tomas

Glossrio dos termos tcnicos empregados nos processos de contratao de seguro, texto base utilizado na disciplina: Percia Ambiental Securitria para o curso de Psgraduao lato sensu Especializao Percia, Auditoria e Gesto Ambiental do Instituto de Ps-Graduao IPOG.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 1/36

Para facilitar a compreenso da linguagem utilizada no mercado segurador, abaixo esto apresentados os principais termos tcnicos empregados nas aplices de seguro. Insta esclarecer que recomendvel que o aluno, futuro operador tcnico da rea securitria ter, alm do conhecimento tcnico dos termos, tambm domnio pormenorizado dos mesmos, facilitando o desempenhar de suas funes laborais. O glossrio apresentado a seguir de autoria do Ita Unibanco Seguros e, da Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG). A todos um excelente estudo e leitura.

GLOSSRIO DE TERMOS TCNICOS AFETOS A REA SECURITRIA:

ADESO Termo utilizado para definir o ato ou efeito de aderir ao contrato de seguro; contrato de adeso. ADITIVO Termo utilizado para definir instrumento do contrato de seguro utilizado para alterar a aplice sem, contudo, alterar a cobertura bsica nela contida. O mesmo que endosso. ACEITAO Ato pelo qual o segurador aceita o seguro que lhe foi proposto pelo segurado; ou seja, ato de aprovao, pela seguradora, da proposta a ela submetida para a contratao do seguro. ACIDENTE todo evento imprevisto ou fortuito, do qual resulta um dano coisa ou pessoa. o acontecimento que deriva de causa sbita, imprevista e ocasional, que provoca danos materiais s coisas seguradas de modo a exigir que sejam reparadas, reconstrudas ou repostas. ACIDENTE PESSOAL Para os fins do Seguro Acidentes Pessoais, todo evento sbito, com data caracterizada, exclusivo e diretamente externo, involuntrio e violento, causador de leso fsica que, por si s e independentemente de toda e
Pgina 2/36

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

qualquer outra causa, tenha como consequncia direta a morte ou a invalidez permanente, total ou parcial, ou torne necessrio tratamento mdico. ACESSOS E ESTRADAS DE SERVIOS Vias abertas de uso exclusivo do segurado, em complementao ao sistema virio bsico existente ou a ser construdo, que permitem, durante a fase de implantao do empreendimento, acesso aos locais onde os servios contratados so executados. AGRAVAO DE RISCO Termo utilizado para definir circunstncias que aumentam a intensidade ou a probabilidade de tornar o risco mais grave do que originalmente se apresentava no momento da contratao do seguro, independente ou no da vontade do segurado e, dessa forma, indica a necessidade de um aumento da taxa ou levar a recusa do risco pela seguradora. Agravao de risco tambm entendido como a deteriorao das circunstncias que influenciaram a avaliao de um risco, aumento da probabilidade deste vir a ocorrer, ou, em caso de sinistro, previso de intensificao dos danos esperados. ANLISE DE RISCO Estudo tcnico que tem o objetivo de determinar condies e preo apropriados para a aceitao, por parte da seguradora, de determinado seguro, com base na mensurao dos riscos envolvidos. ANUIDADE Denominao que se d a uma srie de pagamentos ou recebimentos que so processados em intervalos regulares de tempo, durante um perodo determinado ou indeterminado. APLICE o instrumento do contrato de seguro pelo qual o segurado repassa seguradora a responsabilidade sobre os riscos, estabelecidos na mesma, que possam advir. A aplice contm as clusulas e condies gerais, especiais e particulares dos contratos e as coberturas especiais. Portanto, a aplice o documento legal por meio do qual a seguradora formaliza a aceitao do seguro, definindo e regulando as relaes entre as partes, estabelecendo os recprocos direitos e obrigaes, condies pactuadas e vigncia. aplice se agregam a proposta, a ficha de informaes e outros documentos que deram origem contratao, alm de eventuais endossos.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 3/36

APLICE COMPREENSIVA a aplice que concede cobertura a diferentes riscos, de diversas naturezas e que, normalmente, seriam efetuados em diferentes ramos, sendo exemplo aplice coletiva de txis, englobando as coberturas de acidentes pessoais, automveis e lucros cessantes. APLICE DE RISCOS NOMEADOS Cobre exclusivamente os riscos relacionados na aplice. APLICE MULTIRRISCO Aplice que garante uma combinao de riscos do mesmo ramo ou de ramos distintos sob um contrato nico, sendo caracterstica marcante das aplices de riscos diversos. ASSIMETRIA DE INFORMAO Situao na qual uma das partes da transao econmica no tem condies de avaliar diferentes aspectos do bem ou servio que est sendo transacionado porque no tem informaes suficientes. ATURIA Cincia fundamentada na matemtica superior, conjugando as matemticas pura, financeira e estatstica, alm de outras disciplinas. Cabe ao aturio, genericamente, atuar no mercado econmico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e polticas de investimentos e amortizao e, em seguro social e privado. AVARIA Termo empregado no Direito Comercial para designar os danos s mercadorias, em qualquer circunstncia, especialmente em trnsito. No Direito de Seguros Martimos designa todos os danos extraordinrios acontecidos ao navio e carga em viagem e todas as despesas extraordinrias feitas com eles. As avarias so de duas espcies: grossas ou comuns e simples ou particulares. AVARIA GROSSA o sacrifcio intencional e/ou despesas extraordinrias efetuados para a segurana comum e no sentido de preservar de um perigo os bens envolvidos na mesma aventura martima. Nela os prejuzos so divididos proporcionalmente entre navio, o frete e a carga e so regulados segundo as regras de York e Anturpia.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 4/36

AVARIA PARTICULAR No ramo Cascos Martimos definida como o dano sofrido pela embarcao que importe em valor inferior a 75% (setenta e cinco por cento) do valor total da mesma. No ramo Transportes qualquer avaria carga transportada diferente de uma Avaria Grossa. ALAGAMENTO a invaso do local de risco ou do canteiro de obras por gua de chuva, de tubulaes prprias ou de cursos de gua no navegveis. AVERBAO Documento comprobatrio da efetivao do embarque das mercadorias objeto do seguro (Circular SUSEP 354/07). AVERSO AO RISCO a caracterstica dos agentes econmicos que denota a preferncia por uma renda certa face um emprego de risco; exigncia de prmios maiores por um emprego de risco. AVISO DE SINISTRO o documento de comunicao seguradora da ocorrncia do evento previsto na aplice. tambm entendido como uma das obrigaes do segurado, prevista em todos os contratos de seguro. O Segurado deve comunicar a ocorrncia de sinistro seguradora, de imediato, a fim de que esta possa tomar as providncias necessrias, em seu prprio interesse e no interesse do segurado. BENEFICIRIO a pessoa fsica ou jurdica a favor da qual devida a indenizao em caso de sinistro; ou seja, a pessoa fsica ou jurdica em cujo proveito devido a indenizao em caso de sinistro. O beneficirio pode ser determinado (quando constitudo nominalmente) ou indeterminado (quando desconhecido na formao do contrato). BENEFCIO Importncia que o segurador deve pagar na liquidao do contrato e que consiste em um capital ou uma renda, no seguro de vida. No est sujeito s obrigaes ou dvidas do segurado.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 5/36

BILATERAL assim tambm chamado o contrato de seguro, em que duas partes tomam sobre si obrigaes recprocas. BILHETE DE SEGURO um documento jurdico, emitido pelo segurador ao segurado, que substitui a aplice de seguro, tendo mesmo valor jurdico da aplice e que dispensa o preenchimento da proposta de seguro. BOA-F a convico de ter agido dentro da lei, ou de estar por ela amparado. O contrato de seguro de estrita boa-f. O princpio da boa-f se traduz no interesse social da segurana das relaes jurdicas onde as partes devem agir com lealdade e confiana recprocas. BOLETIM DE OCORRNCIA POLICIAL Documento expedido por autoridade policial atestando danos pessoais ou perdas materiais derivadas da ao de terceiros e de danos da natureza, descrevendo a ocorrncia do acidente. Documento indispensvel ao encaminhamento de determinadas reclamaes de sinistros. BNUS Termo que define o desconto a ser concedido ao segurado, na renovao de certos e determinados seguros, por ter apresentado experincia satisfatria ao segurador durante o perodo de vigncia do seguro; direito intransfervel; desconto progressivo; reduo no prmio. CADUCIDADE o trmino de um direito pelo seu no exerccio em certo intervalo de tempo marcado pela lei ou pela vontade das partes, ou pelo no comprimento de obrigaes estipuladas. CLCULO DAS PROBABILIDADES Meio de prever, quando aplicado ao seguro, a ocorrncia de sinistro, analisando as estatsticas de numerosos casos anlogos e deduzindo da, no s as diversas causas e efeitos que podem influir sobre o sinistro do objeto segurado, mas tambm o preo do risco assumido. por intermdio do clculo das probabilidades, aplicado aos eventos e fenmenos da vida prtica, que o segurador pode suprimir, at certo ponto, os efeitos do acaso. CANCELAMENTO DE APLICE a dissoluo antecipada do contrato de seguro, de comum acordo, ou, em razo do pagamento do valor da aplice ao segurado. O cancelamento quando
|IPOG

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

Pgina 6/36

decidido s pelo segurado ou pelo segurador quando o contrato o permite, chama-se resciso. CAPITAL SEGURADO Termo utilizado pelo segurador para definir a importncia segurada no seguro de vida e de acidentes pessoais. CAPITALIZAO a contribuio para a formao de um capital por meio de anuidades certas, colocadas a juros compostos. CARNCIA Perodo durante o qual a seguradora est isenta de pagamento dos riscos segurados, pelas aplices de vida ou de sade contratadas pelo segurado. CARREGAMENTO DO PRMIO Sobrecarga adicionada ao prmio puro para cobertura dos gastos de aquisio dos negcios, despesas de gesto da sociedade e remunerao do capital empregado. CARTEIRA Denominao dada ao conjunto de contratos de seguros, de um mesmo ramo ou de ramos afins, emitidos por uma seguradora ou cobertos por ressegurador. CASCOS Cobertura de seguro oferecida no ramo cascos martimos, quando se tratar de embarcaes; ramo automveis, no caso de veculos automotores; e no ramo aeronuticos, quando se tratar de casco de aeronave. CERTIFICADO DE SEGURO Nos seguros em grupo, o documento expedido pela seguradora provando a existncia do seguro para cada indivduo componente do grupo segurado. COLOCAO EM OPERAO E FUNCIONAMENTO a operao de mquinas e equipamentos segurados, com emprego de matria-prima ou outros materiais de processamento, em condies de produo. No caso de motores eltricos, geradores eltricos, transformadores, conversores ou retificadores, significar sua conexo rede eltrica ou outro circuito de carga.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 7/36

COLOCAO EM USO PARA OBRAS CIVIS No caso de obras civis, a colocao em uso se dar, mesmo que individualmente, quando a estrutura for utilizada e/ou submetida s condies, ainda que parciais, para as quais foi projetada. COMISSIONAMENTO o conjunto de atividades, testes e ensaios, destinado averiguao de funcionamento das mquinas, equipamentos e/ou sistemas. CERTIFICADO DE ACEITAO PROVISRIA o documento emitido pela contratante, ao final da fase de comissionamento de cada uma das etapas do empreendimento para instalao e montagem de equipamentos e testes de confiabilidade para obras civis, por intermdio do qual a contratante recebe provisoriamente as mencionadas parcelas do empreendimento, assumindo seu controle e operao. CERTIFICADO DE ACEITAO FINAL o documento emitido pela contratante, ao final do perodo de garantia, referente a cada Certificado de Aceitao Provisria, por intermdio do qual a contratante recebe em definitivo as parcelas do empreendimento. CHUVA EXCESSIVA a ocorrncia de precipitao pluvial que ocasiona elevao dos nveis de umidade no solo, sem que necessariamente se acumule uma camada de gua superficial visvel, ocasionando danos, tais como: apodrecimento de razes, asfixia radicular, clorose das folhas e caules, murcha, apodrecimento basal e/ou ascendente do caule, arranquio ou enterramento de plantas, germinao dos frutos no p, morte da planta ou desprendimento e danos fsicos do fruto. CLASSE DE RISCO ou CLASSIFICAO DE RISCO o agrupamento correspondente ao objeto do seguro, sob o aspecto fsico ou moral, no qual o risco dever ser includo. CLUSULA a denominao dada aos pargrafos e captulos contendo as condies gerais, especiais e particulares dos contratos de seguro. CLUSULA ADICIONAL Clusula suplementar, adicionada ao contrato, estabelecendo condies suplementares.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 8/36

COBERTURA Garantia de proteo contra o risco de determinado evento. a proteo conferida por um contrato de seguro ou de resseguro. Tambm empregada com o sentido de garantia, com a qual por vezes se confunde. Exemplo: Cobertura Bsica ou Garantia Bsica. COBERTURA ADICIONAL aquela que o segurador admite, mediante incluso na aplice e pagamento de prmio adicional, para riscos no previstos nas condies gerais ou especiais da aplice. COBERTURA AUTOMTICA Estipulao pela qual o segurador ou o ressegurador desfruta da capacidade de ressegurar ou retroceder os riscos aceitos, at determinado limite, sem necessidade de fazer consulta prvia aos resseguradores ou retrocessionrios. Tambm a faculdade de que desfrutam os segurados, geralmente em seguros ajustveis, de incluir bens na cobertura da aplice sem fazer prvia proposta ao segurador. COBERTURA BSICA a cobertura principal de um ramo. bsica porque sem ela no possvel emitir uma aplice. A ela so agregadas as coberturas adicionais, acessrias ou suplementares, se (ou quando) for o caso. Em vrios ramos, a cobertura bsica pluralizada, como no caso do ramo incndio (incndio, raio e exploso de gs domstico ou iluminante) e acidentes pessoais (morte e invalidez permanente), sendo que no primeiro exemplo as coberturas so inseparveis e, no seguinte, podem ser contratadas ambas ou apenas uma delas. COMISSO DE CORRETAGEM Modo de pagamento empregado pelas sociedades seguradoras para remunerar o trabalho dos corretores de seguros. COMISSO DE RESSEGURO Percentagem que o ressegurador paga ao segurador, pela cesso, total ou parcial do seguro. COMISSRIO DE AVARIAS Tambm conhecido como vistoriador. a pessoa fsica ou jurdica, tecnicamente habilitada e credenciada, encarregada pelas seguradoras de efetuar a vistoria de mercadorias, bens e equipamentos avariados durante o seu trnsito em viagens areas, martimas e terrestres, e de apurar os respectivos prejuzos, mediante emisso de um Certificado de Vistoria, em que
Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 9/36

indicar a causa, a natureza e a extenso das avarias. Compete Funenseg (Escola Nacional de Seguros) a formao profissional do Comissrio de Avarias, por meio da realizao de cursos especializados de habilitao, aperfeioamento e atualizao. Compete Fenaseg (Fundao Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalizao) a organizao, manuteno e atualizao do Registro Nacional de Comissrios de Avarias, para o cadastramento e credenciamento das pessoas que exeram, em territrio nacional, essa atividade. COMUNICAO DO SINISTRO OU AVISO DE SINISTRO Obrigao imposta ao segurado de comunicar a ocorrncia do sinistro ao segurador, a fim de que este possa acautelar seus interesses, assim que tenha o seu conhecimento. CONSRCIO DE RESSEGURO DPVAT Consrcio que consiste em um convnio especfico firmado pelas seguradoras que operam no ramo DPVAT, prevendo que qualquer uma delas pagar a reclamao apresentada pelos segurados ou seus beneficirios. O convnio abrange todos os veculos obrigatoriamente segurveis. CONTRATO DE SEGURO aquele, geralmente expresso em uma aplice, pelo qual o segurador, mediante o recebimento de uma remunerao, denominada prmio, obriga-se a ressarcir o segurado, em dinheiro ou mediante reposio, dentro dos limites convencionados na aplice, das perdas e danos causados por um sinistro ou sinistros, ou a pagar um capital ou uma renda se (ou quando) for verificado um evento relacionado vida ou s faculdades humanas. CORRETOR DE SEGUROS a pessoa fsica ou jurdica devidamente habilitada para intermediar e promover a realizao de contratos de seguro. Corretor de Seguros, portanto, o termo que define intermedirio, pessoa fsica ou jurdica, legalmente autorizado a angariar e promover contratos de seguro entre as seguradoras e as pessoas fsicas ou jurdicas de direito privado, mediante a remunerao de uma percentagem do prmio global, paga pela seguradora. O exerccio da profisso de corretor de seguros depende de prvia habilitao, mediante prova de capacidade tcnico-profissional, bem como registro nos rgos reguladores competentes.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 10/36

COSSEGURO Repartio de um mesmo risco segurado entre vrios seguradores, ficando cada um deles responsvel direto por uma quota-parte determinada do valor total do seguro. CANTEIRO DE OBRAS Conjunto de instalaes provisrias e/ou permanentes de propriedade e/ou uso do contrato, conjunto este necessrio execuo das obras objeto do escopo do seguro. O canteiro de obras poder estar dentro ou fora do local do risco. O canteiro de obras no inclui as fbricas e instalaes dos fabricantes e fornecedores. CRONOGRAMA DE EVENTOS o cronograma do projeto, contendo os eventos fsicos da execuo das obras, servios e fornecimentos do empreendimento. CRONOGRAMA FSICO-FINANCEIRO a representao grfica do desenvolvimento dos servios a serem executados ao longo do tempo de durao da obra, demonstrado, em cada perodo, o percentual fsico a ser executado e o respectivo valor financeiro despendido. DANO Prejuzo sofrido pelo segurado e indenizvel de acordo com as condies de cobertura de uma aplice de seguro. DANO MATERIAL o dano fsico causado exclusivamente propriedade material tangvel. No se enquadram neste conceito a reduo ou a eliminao de disponibilidades financeiras j existentes, tais como dinheiro, crditos, valores mobilirios etc., que so consideradas prejuzos financeiros. A reduo ou a eliminao da expectativa de lucros ou ganhos de dinheiro e/ou valores mobilirios tambm no se enquadra na definio de dano material, mas na de perda financeira. Analogamente, as leses fsicas ao corpo de uma pessoa no so danos materiais, mas danos fsicos. DANO CORPORAL ou DANO FSICO PESSOA Todo e qualquer dano causado ao corpo humano. o tipo de dano caracterizado por leses fsicas causado ao corpo da pessoa, excluindo-se dessa definio os danos estticos.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 11/36

DANO ESTTICO o tipo de dano fsico/corporal causado pessoa fsica, que, embora no acarretando sequelas que interfiram no funcionamento do organismo, implicam reduo ou eliminao dos padres de beleza. DANO MORAL Entende-se por dano moral a dor pela perda do ente querido, o sofrimento, a leso que causar cicatrizes, a injria, a difamao, a vergonha, isto , qualquer leso abstratamente considerada, inclusive danos de natureza psicolgica. Pode tambm ser conceituado como dano pessoa fsica, mas no dano fsico, e sim, danos consequentes de acidentes ou sinistros, que ofendam a honra, a moral, as crenas, o afeto, a etnia, a nacionalidade, a naturalidade, a liberdade, a profisso, o bem estar, a psique, o crdito ou o bom nome daquela pessoa. DENNCIA Base de processo administrativo para verificao de infraes cometidas pelas sociedades de seguros. DEPRECIAO a reduo do valor de um bem, mvel ou imvel, segundo critrios matemticos e financeiros, considerando, dentre outros, a idade e as condies de uso, funcionamento ou operao. Depreciao pode tambm ser conceituada como termo que designa a perda progressiva de valor dos bens mveis ou imveis, pelo seu uso, obsolescncia, idade e estado de conservao. a reduo do valor de um bem segurado, visando apurao do seu valor atual, segundo determinados critrios matemticos. DESCONTO DE FIDELIDADE Caso no haja sinistro durante a vigncia da aplice e se mantenha o seguro na mesma seguradora, pode-se obter desconto do prmio na sua renovao. DOLO toda espcie de artifcio, engano ou manejo astucioso promovido por uma pessoa, com a inteno de induzir outrem prtica de um ato jurdico, em prejuzo deste e proveito prprio ou de outrem, ou seja, um ato de m-f, fraudulento, visando prejuzo preconcebido, quer fsico ou financeiro. DPVAT Seguro Obrigatrio de Danos Pessoais Causados por Veculos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou no.
|IPOG

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

Pgina 12/36

DUPLA INDENIZAO Clusula adicional ao contrato de seguro de vida que estipula o pagamento em dobro do capital segurado se a morte do titular da aplice ocorrer em consequncia de um acidente. DURAO DO SEGURO Expresso usada para indicar o prazo de vigncia do seguro. DADOS ELETRNICOS Significam fatos, conceitos e informaes convertidas para uma forma adaptada para comunicaes, interpretao ou processo por processamento de dados eletrnicos e incluem programas, software e outras instrues codificadas para o processamento e manipulao de dados ou o controle e a manipulao de tais equipamentos. ESPECIFICAO DA APLICE o documento que rene o conjunto de informaes sobre o seguro contratado, tais como: proprietrio, empreiteiros, locais de risco, descrio dos itens segurados, valores segurados, prmios, franquias, vigncia do seguro, prazo da obra, perodo de manuteno, enumerao de clusulas aplicveis, entre outros. EMOLUMENTOS o conjunto de despesas adicionais a que, na conta do prmio, est sujeito o segurado. a parcela que integra o valor em risco das coisas seguradas, composto de taxa de administrao, lucros, benefcios e despesas indiretas (BDI). ENDOSSO o documento expedido pela seguradora, durante a vigncia do contrato, pelo qual este e o segurado acordam quanto alterao de dados da aplice, que modificam condies ou objetos da aplice ou o transferem a outrem. ENTIDADE ABERTA DE PREVIDNCIA PRIVADA toda entidade constituda com a finalidade nica de instituir planos de peclios e/ou rendas, mediante contribuio regular de seus participantes, organizando-se sob a forma de Entidade de Fins Lucrativos ou Entidade sem Fins Lucrativos, segundo se formem, respectivamente, sob a caracterizao mercantil de sociedade annima ou como sociedade civil, na qual os resultados alcanados so levados ao patrimnio da entidade.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 13/36

ENTIDADE FECHADA DE PREVIDNCIA PRIVADA toda entidade constituda sob a forma de sociedade civil ou fundao, com a finalidade de instituir planos privados de concesso de benefcios complementares ou assemelhados aos da previdncia social, acessveis aos empregados ou dirigentes de uma empresa ou grupo de empresas, as quais, para os efeitos do regulamento que as rege, so denominadas patrocinadoras. ESTIPULANTE DE SEGURO toda pessoa fsica ou jurdica que contrata seguro por conta de terceiros, podendo, eventualmente, assumir a condio de beneficirio, equiparar-se ao segurado nos seguros obrigatrios ou de mandatrio do(s) segurado(s) nos seguros facultativos. EVENTO toda e qualquer ocorrncia ou acontecimento passvel de ser garantido por uma aplice de seguro. o fato ou acontecimento cuja ocorrncia acarreta prejuzo ao segurado. EXPOSIO AO RISCO todo objeto ou servio, tais como: coisa, pessoa, bem, responsabilidade, obrigao, garantia ou direito, que est sujeito a sofrer um dano futuro e incerto, ou de data incerta. ENTULHO a acumulao de escombros resultantes de partes danificadas das coisas seguradas e de materiais estranhos. ERRO DE PROJETO o erro de concepo do projeto, caracterizado como desobedincia ao estado da arte ou ao nvel de conhecimento cientfico prevalecente na data em que o projeto foi concebido. EXTINO DO CONTRATO O contrato de seguro extingue-se normalmente na data do seu vencimento, fixada na aplice, ou quando a indenizao paga em sua totalidade pelo segurador, ou ainda com sua resciso, anulao ou suspenso/encerramento da exposio ao risco.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 14/36

FICHA DE INFORMAO o documento que acompanha a proposta de seguro, do qual constam outros dados relevantes anlise do risco e ao qual esto anexos documentos inerentes ao empreendimento que d origem contratao do seguro. FRANQUIA um valor inicial da importncia segurada, pelo qual o segurado fica responsvel como segurador de si mesmo, podendo ser simples ou dedutvel. Entende-se, tambm como franquia o valor expressamente definido no contrato de seguro, para cada cobertura que for prevista a sua existncia, representando a participao do segurado nos prejuzos consequentes de cada sinistro. Deste modo, a responsabilidade da seguradora comea apenas e to somente depois de alcanado o seu limite. Ver, tambm, o item Participao Obrigatria do Segurado. FRANQUIA DEDUTVEL a modalidade de franquia que obriga o segurador a indenizar to-somente os prejuzos que excedem ao valor da franquia, que sempre ser deduzido da indenizao total. FRANQUIA SIMPLES a modalidade de franquia que desobriga o segurador de indenizar, quando os prejuzos forem inferiores a mesma e o faz indenizar integralmente os prejuzos, desde que estes excedem a importncia estabelecida para a franquia. FURTO Subtrao de um bem, sem ameaa ou violncia. FURTO SIMPLES Subtrao para si ou para outrem de coisa mvel alheia, sem deixar vestgios. FURTO QUALIFICADO Para efeito de cobertura, entende-se por furto qualificado, exclusivamente, o ato de subtrair para si ou para outrem coisa alheia mvel, com destruio ou rompimento de obstculo, conforme definido no artigo n 155, pargrafo quarto, inciso I, do Cdigo Penal. A seguradora somente considerar o furto qualificado quando houver vestgios materiais inequvocos de destruio ou rompimento de obstculos.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 15/36

GARANTIA a designao genrica utilizada para designar as responsabilidades pelos riscos assumidos por um segurador ou ressegurador, tambm empregada como sinnimo de cobertura. GERNCIA DE RISCOS um conjunto de tcnicas administrativas, financeiras e de engenharia, empregado para o correto dimensionamento dos riscos, visando definir o tipo de tratamento a ser dispensados aos mesmos, quer seja por meio da transferncia/aceitao para fins de seguro, da constituio de reservas e, principalmente, da preveno de perdas. HOMOGENEIDADE DE RISCOS a caracterstica de similaridade que um conjunto de riscos apresenta, relacionada ao tipo, natureza, valor ou objeto segurado. IMPORTNCIA SEGURADA o valor monetrio atribudo ao patrimnio ou s consequncias econmicas do risco sob expectativa de prejuzos, para o qual o segurado deseja a cobertura de seguro, ou seja, o limite de responsabilidade da seguradora, que, nos seguros de coisas, no dever ser superior ao valor do bem. Tambm designada por Capital Segurado, Quantia Segurada e Soma Segurada. INCERTEZA uma das trs caractersticas bsicas do seguro, consistindo no aspecto aleatrio quanto ocorrncia de determinado evento ou quanto poca em que este vir a ocorrer. INDENIZAO a contraprestao do segurador ao segurado que, com a efetivao do risco (ocorrncia de evento previsto no contrato), venha a sofrer prejuzos de natureza econmica, fazendo jus indenizao pactuada. Indenizao pode ser tambm definida como a contraprestao da seguradora, isto , o valor que dever pagar ao segurado no caso da efetivao do risco coberto previsto e contratado na aplice, limitado ao valor do capital segurado da respectiva cobertura contratada. NDICE COMBINADO A soma dos ndices de sinistralidade, com o ndice DA e o ndice de comisso.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 16/36

NDICE D.A. Quociente obtido na diviso das despesas administrativas pelo total de prmios auferidos. NDICE DE COMISSO Quociente obtido na diviso do total das despesas de comercializao pelo total de prmios ganhos. NDICE DE SINISTRALIDADE Quociente obtido na diviso do total de sinistros retidos pelo total de prmios ganhos. INSPEO DE RISCO o exame do objeto que est sendo proposto ou em renovao de aplice, visando ao seu perfeito enquadramento tarifrio. Tambm realizada com o objetivo de atenuar e prevenir os efeitos dos riscos cobertos sobre os bens segurados. INSPEO PRVIA toda inspeo de risco direcionada para quaisquer modalidades de seguro/resseguro, efetuada em local nunca segurado, por ser novo ou desconhecido pelo segurador/ressegurador em questo, ou seja, quando no existir alguma aplice relativa s coberturas solicitadas. Assim, devem ser levantadas todas as informaes sobre a atividade desenvolvida, caractersticas para a confeco da planta a segurar e dados para a correta cotao do risco. INSPETOR DE RISCOS o tcnico de formao superior ou no encarregado de examinar o objeto do seguro, descrevendo a atividade e as instalaes, examinando os pontos crticos e avaliando suscetibilidades ao risco coberto. Tambm sua funo propor aes e medidas que minimizem a materializao de sinistros. INVALIDEZ a incapacidade para o exerccio pleno de atividades que gerem remunerao ou ganho, em carter permanente ou temporrio, total ou parcial, resultante de acidente, de doena ou de senilidade1. INVALIDEZ POR ACIDENTE & INVALIDEZ POR DOENA a incapacidade total, permanente ou temporria, para o exerccio de atividades laborativas.
Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 17/36

INVALIDEZ PERMANENTE PARCIAL a perda, reduo ou impotncia funcional de um membro ou rgo, parcial ou definitiva, motivada por acidente e para a qual no se pode esperar recuperao ou reabilitao. INVALIDEZ PROFISSIONAL a incapacidade ocasionada por leso corporal, perturbao funcional ou doena, produzida pelo exerccio de atividades laborativas, determinando a suspenso ou limitao, permanente ou temporria, total ou parcial, da capacidade para o trabalho. INCNDIO Combusto com chamas, capaz de propagar-se a objetos vizinhos e de por em risco a vida e o patrimnio de uma pessoa, ocorrida em local no desejado ou que haja escapado do local ou receptculo em que foi intencionalmente iniciada e no qual se pretendia ficasse confinada. INUNDAO a invaso do local do risco ou do canteiro de obras por gua de cursos dgua navegveis. INVALIDEZ SENIL a incapacidade provocada pelo desgaste orgnico prprio do processo de envelhecimento, acarretando a diminuio de foras e/ou das capacidades mentais. JUZO ARBITRAL Institudo no Cdigo de Processo Civil pela Lei n 5.869, de 11.01.73, usado como meio de evitar a burocracia da Justia comum na soluo de pendncias contratuais em primeira instncia. No mbito internacional, utilizado com frequncia nas questes de resseguro, pois muitas vezes ressegurador e segurador esto em pases diferentes, sendo necessrio estabelecer a Corte que se encarregar da deciso. JURO Lucro ou rendimento de dinheiro emprestado ou capital empregado cuja grandeza definida por um coeficiente denominado taxa. JURISPRUDNCIA Modo uniforme pelo qual os tribunais interpretam e aplicam determinadas leis.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 18/36

LOCAL DO RISCO Local no qual o segurado executa o trabalho que motivou a contratao do seguro, incluindo o canteiro de obras, caso conste da especificao da aplice. O local do risco abrange as vias internas de circulao, quando tais vias forem de uso exclusivo do segurado e desde que faam parte do Valor em Risco Declarado. O local do risco no inclui as fbricas e instalaes dos fabricantes e fornecedores. LAUDO DE AVALIAO Laudo pericial no qual o avaliador fundamenta, por escrito, a estimativa de preos ou valores do bem avaliado, obedece fidedignamente aspectos tcnicos cientficos, como por exemplo, valor de mercado, clculos estatsticos, coeficientes de variao, padres normativos tendo como base a Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, o processo patolgico de envelhecimento, tido como senilidade, dentre outros de obrigatoriedade de conhecimento do Avaliador e, em alguns casos dos Peritos e/ou Assistentes Tcnicos. LAUDO DE AVARIA Laudo ou relatrio de regulao emitido pelo regulador de avarias, referente a danos parciais suportados pelo objeto segurado. Nesse laudo so direcionados para a conta dos seguradores os custos reembolsveis, ao segurado de acordo com as coberturas previstas na aplice. LAUDO DE REGULAO Laudo ou relatrio elaborado em caso de sinistro pelo regulador, fundamentando a estimativa dos prejuzos indenizveis e cobertos pela aplice. Esse laudo, ou relatrio, o documento hbil para a seguradora efetivar a liquidao do sinistro. LAUDO DE VISTORIA DE SINISTRO Laudo ou relatrio emitido por perito naval, estabelecendo a natureza, causa e extenso dos danos sofridos pela embarcao e/ou carga. Tal laudo, ou relatrio, servir de base para a regulao e liquidao do sinistro. LAUDO DE VISTORIA PRVIA Laudo ou relatrio emitido por perito naval, atestando as condies da embarcao o qual servir de base para o segurador firmar posio quanto aceitao do risco.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 19/36

LEI DOS GRANDES NMEROS Princpio geral das cincias de observao, segundo o qual a frequncia de determinados acontecimentos, observada em um grande nmero de casos anlogos tende a se estabilizar cada vez mais, medida que aumenta o nmero de casos observados, aproximando-se dos valores previstos pela teoria das probabilidades. LIMITE DE ACEITAO o limite mximo, ou mnimo, de valor segurado ou ressegurado, que pode ser aceito pela seguradora ou ressegurador, seja por imposio legal, poltica interna de negcios ou por limitao do ressegurador ou cossegurador. LIMITE MXIMO DE GARANTIA DA APLICE (LMG) o valor mximo a ser pago pela seguradora com base na aplice, resultante de determinado evento, ou srie de eventos, ocorridos na vigncia da aplice, abrangendo uma ou mais coberturas contratadas. Esse limite no representa em qualquer hiptese pr-avaliao dos objetos ou interesses segurados. LIMITE MXIMO DE INDENIZAO (LMI) Valor mximo de indenizao resultante da ocorrncia de determinado evento coberto, ou srie de eventos ocorridos na vigncia da aplice, abrangendo uma ou mais coberturas. Conceituando de outra forma, o valor mximo a ser pago pela seguradora com base na aplice, resultante da ocorrncia de um determinado evento ocorrido na vigncia da mesma e garantido pela cobertura contratada. Esse limite no representa em qualquer hiptese pr-avaliao dos objetos ou interesses segurados. Pode ser includa verba especfica para a reconstruo das instalaes provisrias do canteiro de obra (barraces, escritrios e almoxarifados). Fica entendido e acordado que o valor da indenizao a que o segurado tem direito, com base nas condies desta aplice, no poder ultrapassar o valor do objeto ou interesse segurado no momento do sinistro. LIMITE AGRAGADO Representa o limite total mximo indenizvel atravs de clusula particular, durante o perodo de vigncia do contrato de seguro mencionado na aplice, referente ao somatrio das despesas definidas nos subitens constantes na clusula. Ocorrer o automtico cancelamento da respectiva clusula particular, sempre que a soma das indenizaes e reembolsos pagos atingir o Limite Agregado estabelecido. No obstante a indicao do Limite Agregado, o limite mximo de responsabilidade da seguradora por ocorrncia prevalecer sempre. No caso da aplice de seguro estipular prazo superior a

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 20/36

um ano ou plurianual, o Limite Agregado ser considerado por todo o prazo longo, uma nica vez. LIMITE TCNICO o valor bsico da reteno que a sociedade seguradora adota, em cada ramo ou modalidade em que operar, fixado pela Superintendncia de Seguros Privados (Susep), segundo diretrizes do CNSP (Conselho Nacional dos Seguros Privados), representando a quantia mxima que ela poder reter em cada risco isolado. O limite tcnico de cada sociedade seguradora pode variar entre 10% (dez por cento) e 100% (cem por cento) do respectivo Limite de Operaes (LO), sendo sempre fixado tendo em vista a situao econmicofinanceira da seguradora e as condies tcnicas de sua carteira no ramo ou modalidade de seguro. LIQUIDAO DE SEGURADORA a cessao definitiva das operaes de uma seguradora. A liquidao, sempre procedida pela Susep, pode ser voluntria, por deliberao da assembleia geral, ou compulsria por ato do ministro da Fazenda nos casos previstos em lei. LIQUIDAO DE SINISTROS Expresso usada para indicar, nos seguros dos ramos elementares, o processo para apurao do dano havido em virtude da ocorrncia do sinistro, dano esse suscetvel de ser indenizado. LOCAUTE (LOCKOUT) Paralisao dos servios ou atividades de uma empresa ou empresas de atividades afins, por determinao de seus administradores ou do sindicato patronal respectivo, tambm denominada greve patronal. LUCROS ESPERADOS Lucro bruto passvel de ser perdido caso o empreendimento segurado, por atrasos atribuveis a eventos garantidos pelo seguro, deixe de entrar em operao na data fixada em cronograma aceito pela seguradora. M-F Agir de modo contrrio lei ou ao Direito, fazendo-o propositadamente. A mf, considerada e consubstanciada na legislao de quase todos os pases, assume, nos contratos de seguros, excepcional relevncia.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 21/36

MORTE VOLUNTRIA a que o segurado procura por sua livre vontade. De acordo com o Cdigo Civil Brasileiro Lei n 10.406, de 10.01.2002, artigo 798, o beneficirio no tem direito ao capital estipulado quando o segurado se suicida nos primeiros 2 (dois) anos de vigncia do contrato, ou sua reconduo depois de suspenso, obrigando-se o segurador a devolver ao beneficirio o montante da reserva tcnica j formada. MUTUALISMO Princpio fundamental que constitui a base de toda operao de seguro. pela aplicao do princpio do mutualismo que as empresas de seguros conseguem repartir os riscos tomados, diminuindo, desse modo, os prejuzos que a realizao de tais riscos lhes poderiam trazer. MTUO Vrias pessoas associadas para, em comum, suportarem o prejuzo que a qualquer delas possa advir, em consequncia do risco por todas corrido. MELHORIA Todas as alteraes empreendimento. NOTA DE SEGURO um documento de cobrana que acompanha as aplices e endossos remetidos ao banco cobrador. NOTA TCNICA um estudo matemtico e atuarial feito por tcnico capacitado, que serve para fixar as taxas dos prmios de seguro. Por exigncia da Susep, as Notas Tcnicas de prmios devero explicitar o prmio puro, o carregamento, a taxa de juros, o fracionamento e todos os demais parmetros concernentes mensurao do risco e dos custos agregados, observando-se, em qualquer hiptese, a equivalncia atuarial dos compromissos futuros. OBJETO DO SEGURO a designao genrica de qualquer interesse segurado, sejam coisas, pessoas, bens, responsabilidades, obrigaes, direitos e garantias. OCORRNCIA No seguro, qualquer acaso ou acontecimento que altera ou agrava o risco, devendo sempre ser comunicado ao segurador.
Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

que

no

constaram

do

projeto

original

do

|IPOG

Pgina 22/36

OVERHEAD Despesas indiretas de fabricao, instalao, montagem e construo de obras civis, conforme definido no contrato de construo civil, instalao e montagem e detalhado no Valor em Risco Declarado. PARTICIPAO OBRITATRIA DO SEGURADO Valor pelo qual o segurado ser responsvel, na indenizao que lhe for devida pela seguradora, em funo de um sinistro reclamado, em geral, indicada por um percentual dos prejuzos apurados e limitada por um montante mnimo. PECLIO Tem o mesmo significado de capital segurado pagvel por morte do segurado, sob a forma de capital fixo ou nico, corrigvel ou no. Representa uma simplificao da expresso peclio por morte, muito empregada no Brasil pelas instituies que operam em seguros sociais, sejam elas governamentais ou privadas. PENALIDADE Sano prevista por lei, regulamento ou contrato para determinados casos. O segurador est sujeito aplicao de certas penalidades por descumprimento das obrigaes decorrentes dos contratos de seguros. PERDA TOTAL D-se a perda total do objeto segurado quando o mesmo perece completamente ou quando se torna, de forma definitiva, imprprio para o fim a que era destinado. Para o reconhecimento da perda total a destruio, perda ou dano deve importar pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) do seu valor. Em outro conceito, o estado da coisa segurada, causado por risco garantido, que a torna, de forma definitiva, imprpria para o uso a que se destinava. PGBL Plano Gerador de Benefcio Livre. PLURIANUAIS So assim chamados os seguros contratados para vigorar por prazo superior a um ano.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 23/36

PREJUZO Em seguro qualquer dano, ou perda, que reduz na quantidade, qualidade ou interesse, o valor de bens. Aplicado em aplices cobrindo responsabilidade, esse termo significa pagamentos feitos em nome do segurado. PRMIO a soma em dinheiro paga pelo segurado ao segurador para que este assuma a responsabilidade de um determinado risco. a importncia paga pelo segurado seguradora em contrapartida aceitao do risco a que ele est exposto. PRMIO ADICIONAL um prmio suplementar pago pelo segurado, para extenso de cobertura de riscos no prevista na aplice ou para extenso de prazos de vigncia. PRMIO EMITIDO o prmio ainda no cobrado pela seguradora. PRMIO FRACIONADO o prmio anual, dividido em parcelas para efeito de pagamento. PRMIOS GANHOS A parcela de prmios de seguro correspondente parcela j decorrida do perodo de cobertura da aplice. PRMIOS NO GANHOS A parcela de prmios da aplice, referente a perodo de risco ainda a decorrer. PERODO DE RECORRNCIA Perodo de tempo mdio, estatstico, que separa dois eventos de cheia, com caractersticas hidrolgicas semelhantes. PRMIO PURO 1) o prmio estatstico marginado, isto , acrescido de um carregamento de segurana destinado a cobrir as flutuaes aleatrias desfavorveis verificadas na massa que serviu de base para a gerao do prmio estatstico. Teoricamente, portanto, o prmio estritamente suficiente para a cobertura do risco, sem expor a seguradora a desvios desfavorveis de sinistralidade, na quase totalidade do tempo de exposio ao risco; 2) a parcela do prmio que suficiente para pagar sinistros e as respectivas despesas de regulao e liquidao; 3) o prmio calculado pela diviso dos prejuzos pelas unidades
Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 24/36

de exposio ao risco, sem considerar qualquer carregamento a ttulo de comisso, taxas e despesas. PRESCRIO De acordo com o artigo 189 do Cdigo Civil brasileiro, violado o direito, nasce para o titular a pretenso que se extingue, pela prescrio, no que se refere ao seguro (artigo 206) nos seguintes prazos: a) em um ano, a pretenso do segurado contra o segurador e a deste contra aquele, contando o prazo para o segurado, no caso de seguro de responsabilidade civil, da data que citado para responder ao de indenizao proposta pelo terceiro prejudicado, ou da data que este indeniza, com anuncia do segurador; quanto aos demais seguros, da cincia do fato gerador da pretenso; b) em trs anos, a pretenso de reparao civil; a pretenso do beneficirio contra o segurador, e o terceiro prejudicado no caso de seguro de responsabilidade civil obrigatrio (DPVAT). PREPOSTO Ttulo utilizado por pessoa fsica devidamente credenciada por corretor de seguros junto Susep autorizada a promover a intermediao de contratos de seguros em nome e sob responsabilidade do mesmo; preposto de corretor. PROPOSTA DE SEGURO Frmula impressa, contendo um questionrio detalhado, que deve ser preenchida pelo segurado ao candidatar-se ao seguro. Em outro conceito, o documento que precede a emisso da aplice e a integra, contendo declarao dos elementos essenciais do interesse a ser garantido e do risco, com base nos quais a seguradora aceitar o seguro ou no. PRO RATA TEMPORIS um mtodo de calcular-se o prmio de seguro com base nos dias de vigncia do contrato quando este for realizado por perodo inferior a um ano e sempre que no cabvel o clculo do prmio a Prazo Curto. PROVISES Passivo contabilizado pelas seguradoras e resseguradoras para refletir o custo estimado de pagamentos de indenizao, benefcios e despesas correlatas. PROTTIPO determinada mquina, equipamento e/ou estrutura civil nunca antes construda ou que utilize material e tecnologia inovadoras e, no caso de turbinas, que ainda no possuam o mnimo de 8.000 horas de utilizao, por unidade e modelo, sem ocorrncia de acidentes, quebras ou falhas.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 25/36

PROVISO DE PRMIOS NO GANHOS uma proviso tcnica no comprometida, constituda para a parcela de riscos em curso, ou seja, aqueles que ainda no expiraram e podem ser sinistrados. No se aplica aos ramos com pagamento mensal de prmios (vida em grupo, acidentes pessoais coletivos, transportes e habitacional fora do SFH). constituda, mensalmente, na base fracionria de 24 avos, segundo o tempo ainda a decorrer, considerando-se que, no ms da avaliao, metade do prmio a ele relativo estimada como ganho, o que resulta, sempre, em qualquer ms, em um nmero mpar no numerador, desde 1 at 23. Por exemplo: seis meses decorridos geram a proviso equivalente a 11/24 do prmio puro anual. Anteriormente, essa proviso recebia a denominao de Proviso (ou reserva) de Riscos no Expirados. PROJETO Resultado de elaborao intelectual, que objetiva criar produto ou servio nico, utilizando material e tecnologia consagrados, materializado em memoriais descritivos, clculos, plantas, desenhos, especificaes tcnicas e mtodo construtivo. PROVISO DE SINISTROS A LIQUIDAR Proviso tcnica comprometida, relativa aos sinistros j ocorridos e avisados, mas ainda no indenizados, por se encontrarem em fase de regulao ou prregulao, mas cuja indenizao ser, na maioria dos casos, devida, integral ou parcialmente. PROVISO MATEMTICA Proviso do ramo vida individual constituda com o diferencial positivo do prmio puro nivelado, deduzido do prmio puro de risco. A proviso matemtica a diferena entre os valores atuais dos compromissos do segurador para com os segurados e os destes para com o segurador. Em ltima anlise, essas provises so um depsito gerido pelo segurador por conta dos segurados. A proviso matemtica tambm constituda pelas entidades de previdncia privada, tanto abertas quanto fechadas. PROVISES TCNICAS So assim chamadas nas empresas de seguros algumas das reservas obrigatrias. Formam parte integrante e indispensvel do mecanismo do seguro, sendo constitudas mensalmente e independendo da existncia de lucros nas seguradoras. Em vista da natureza peculiar das vrias modalidades de operaes das seguradoras, as provises tcnicas no so todas da mesma natureza, mas tm como objetivo a garantia da estabilidade econmicofinanceira das seguradoras. Provises Tcnicas so tambm constitudas pelas
Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 26/36

entidades de previdncia privada, tanto aberta quanto fechada, e pelas sociedades de capitalizao. PULVERIZAO DO RISCO Distribuio do seguro, por um grande nmero de seguradores, de modo a que o risco, assim disseminado, no venha a constituir, por maior que seja a sua importncia, perigo iminente para a estabilidade da carteira. PROPONENTE quem prope a sua adeso ao seguro e que passar a condio de segurado, aps a aceitao formal do risco pela seguradora. QUITAO Ato pelo qual o credor desonera seu devedor da obrigao que tinha para com ele. No seguro, a quitao se opera por ocasio da liquidao do sinistro, com o pagamento da correspondente indenizao. RAMO Denominao dada s subdivises do seguro, oriundas diretamente dos diversos grupos. RAMOS ELEMENTARES So assim chamados os ramos que tm por finalidade a garantia de perdas, danos ou responsabilidade sobre objetos ou pessoas (acidentes pessoais, inclusive). Fica excludo dessa classificao o ramo vida. O Decreto-Lei n 73/66 mudou a antiga classificao, que dividia os seguros em dois blocos: ramos elementares e ramo vida para trs blocos, a saber: ramos elementares, ramo vida e ramo sade. REGISTRO GERAL DE APLICES Livro no qual so inscritas as aplices emitidas pelas sociedades seguradoras. REGULAO DE SINISTRO Processo de exame das causas e circunstncias de algum sinistro avisado. feito para verificar se o sinistro avisado est coberto pela aplice e se o segurado cumpriu suas obrigaes legais e contratuais. Em outras palavras, trata-se do processo de avaliao das causas, consequncias, circunstncias e apurao dos prejuzos devidos ao segurado e do direito deste indenizao. RESERVA FINANCEIRA (ou reserva acumulada) o valor da soma das contribuies lquidas efetivas e atualizadas monetariamente durante o perodo de contribuio.
Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 27/36

RESERVA TCNICA Termo utilizado para definir valores matematicamente calculados pelo segurador, com base nos prmios recebidos dos segurados, para garantia dos pagamentos eventuais dos riscos assumidos e no expirados; ex.: Reserva de Sinistros a Liquidar. RESPONSABILIDADE Termo empregado muitas vezes, inclusive na prpria regulamentao das operaes de seguros, para designar a importncia segurada ou ressegurada. O valor mximo de responsabilidade que a seguradora poder reter, em cada risco isolado, segundo a legislao brasileira, de 3% (trs por cento) do seu ativo lquido. RESPONSABILIDADE CIVIL a obrigao imposta por lei, a cada um, de responder pelo dano que causar a outrem. A responsabilidade civil pode provir de ao praticada pelo prprio indivduo ou por pessoas sob sua dependncia. RESSEGURADOR aquele que aceita, em resseguro, as cesses feitas pelo segurador direto. RESSEGURO Operao pela qual o segurador, com o fito de diminuir sua responsabilidade na aceitao de um risco considerado excessivo ou perigoso, cede a outro segurador uma parte da responsabilidade e do prmio recebido. RETENO A quantia ou parcela ou risco que uma seguradora assume por sua prpria conta. RETROCESSO Operao feita pelo ressegurador e que consiste na cesso de parte das responsabilidades por ele aceitas a outro ou outros resseguradores. RISCO o evento incerto ou o acontecimento em data incerta que independe da vontade das partes contratantes e contra o qual feito o seguro. O risco a expectativa de sinistro. Sem risco no pode haver contrato de seguro. comum a palavra ser usada, tambm, para significar a coisa ou pessoa sujeita ao risco.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 28/36

RISCO ACESSRIO Risco que no est compreendido na cobertura principal do ramo, podendo, contudo, ser coberto mediante pagamento de prmio adicional. RISCO COBERTO aquele que est ao abrigo de uma aplice em vigor e em consonncia com todas as suas clusulas. Em suma: no nulo, excludo ou impossvel. RISCO EXCLUDO , geralmente, aquele que se encontra relacionado dentre os riscos no segurveis pelas condies da aplice, ou seja, aqueles que o segurador no admite cobrir ou que a lei probe que possam ser objeto do seguro. Tem dupla natureza, podendo ser terminantemente excludo ou podendo ser includo na cobertura do seguro, em casos especiais, geralmente mediante a cobrana de prmio adicional. RISCO MORAL Avaliao que se faz do candidato a seguro sob o prisma de honorabilidade pessoal, comercial ou profissional. Tambm se diz do candidato que recusado por mau conceito pessoal, comercial ou profissional. RISCO RECUSVEL , em princpio, todo risco que uma seguradora se recusa a aceitar, por razes de ordem tcnica ou comercial. No seguro de vida, a denominao aplicvel aos candidatos que no renem condies de segurabilidade, seja por ms condies de sade ou por falta de honorabilidade pessoal. RISCOS CATASTRFICOS So aqueles que, por condies intrnsecas, podem dar margem a perdas desmesuradas, tanto de vidas quanto de bens materiais. RISCOS NOMEADOS Aplice multirrisco na qual os riscos cobertos so discriminados, excluindo-se da cobertura tudo aquilo que no tenha sido especificamente nomeado. Diferencia-se da cobertura "all-risks" pelo fato de, nesta ltima, a cobertura estender-se a tudo aquilo que no foi excludo. Tambm chamado por alguns riscos nominados. RATEIO Condio contratual segundo a qual o segurado participa de uma parcela dos prejuzos indenizveis, naqueles casos em que o Valor do Risco Declarado
Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 29/36

pelo segurado quando da contratao do seguro for inferior ao valor em risco das coisas seguradas apurado na data do sinistro. ROUBO Ato de subtrao de coisas cobertas cometido mediante ameaa ou emprego de violncia contra a pessoa, ou depois de hav-la, por qualquer meio, reduzido impossibilidade de resistncia, quer pela ao fsica, quer pela aplicao de narcticos ou assalto a mo aramada. SALVADO o objeto que se consegue resgatar de um sinistro e que ainda possuem valor econmico. Assim so considerados tanto os bens que tenham ficado em perfeito estado como os parcialmente danificados pelos efeitos do sinistro. No caso de um sinistro de veculo, o prprio veculo ou parte do mesmo encontrado aps o pagamento da indenizao por roubo ou furto total. Referese tambm ao que restou de um veculo aps acidente indenizvel pela seguradora. Pede-se tambm definir os salvados como sendo os bens tangveis resgatados de um sinistro, afetados ou no por danos materiais, que tenham sido indenizado, e que possuam valor comercial. SEGURADO Pessoa fsica ou jurdica em relao qual a seguradora assume a responsabilidade de determinados riscos. Define-se tambm segurado como sendo a pessoa fsica ou jurdica, podendo ser o proprietrio, o financiador, o construtor ou o montador, que, tendo interesse legtimo segurvel, contrata o seguro. SEGURADORA Empresa autorizada pela Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP) a funcionar no Brasil como tal e que, recebendo o prmio, assume o risco e garante a indenizao em caso de ocorrncia de sinistro amparado pelo contrato de seguro. Portanto, a seguradora a empresa autorizada na forma da lei para assumir e gerir riscos especificados na aplice. SEGURADORA CATIVA Seguradora de propriedade de uma empresa ou de uma corporao, at o momento da sua organizao sem ligaes com a atividade seguradora, instituda com a finalidade precpua de segurar os riscos provenientes das suas atividades empresariais e, assim, obter ganhos diretos e otimizar o gerenciamento daqueles riscos.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 30/36

SEGURO Denomina-se contrato de seguro aquele que estabelece para uma das partes, mediante recebimento de um prmio da outra parte, a obrigao de pagar a esta, ou pessoa por ela designada, determinada importncia, no caso da ocorrncia de um evento futuro e incerto, ou de data incerta, previsto no contrato. O seguro , ento, o contrato pelo qual a seguradora se obriga, mediante o pagamento do prmio, a garantir interesse legtimo do segurado, relativo coisa segurada, contra riscos predeterminados. SEGURO ACIDENTES PESSOAIS o seguro que tem por fim garantir ao segurado, quando vitimado por um acidente coberto, indenizao em dinheiro por invalidez permanente, total ou parcial, dirias de incapacidade temporria, prestao de assistncia mdica ou reembolso das despesas com essa assistncia, bem como indenizao pecuniria aos beneficirios do segurado no caso de sua morte, tambm por acidente. SEGURO DE VIDA Aplice que prev benefcio garantido a ser pago em uma data especfica ou quando da morte do titular da aplice, caso ocorra antes. SEGURO DE VIDA POR TEMPO DETERMINADO Proteo de seguro por perodo limitado, que expira sem valor se o segurado ainda estiver vivo aps o perodo determinado especificado na aplice. SEGURO EM GRUPO o seguro feito coletivamente no seguro de vida e acidentes pessoais. um contrato global, ajustado por estipulante, empregador, clube etc., em favor de muitas pessoas, o qual se reparte em tantos contratos distintos quantas so as pessoas seguradas. SEGURO SOCIAL Seguro que tem por fim proteger as classes economicamente mais fracas contra certos e determinados riscos (doena, velhice, invalidez e acidentes do trabalho). SEGURO PLURIANUAL assim chamado o seguro para vigorar por vrios anos.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 31/36

SEGUROS PRIVADOS Um dos grandes grupos em que se divide inicialmente o seguro, em sua classificao geral. SELEO ADVERSA Situao em que uma das partes detm mais informaes sobre a transao do que outra. Essa assimetria de informao faz com que o produto seja subvalorizado. Um bom exemplo o mercado de carros usados, em que os vendedores detm mais informao sobre o produto que vendem do que os compradores. Nessa situao, o veculo usado de boa qualidade tenderia a desaparecer do mercado. SINISTRO Termo utilizado para definir em qualquer ramo ou carteira de seguro, o acontecimento do evento previsto e coberto no contrato. Em outras palavras, sinistro a concretizao de um risco coberto. Caso o risco no esteja amparado pelo contrato de seguro, ele denominado risco ou evento no coberto. SOLVNCIA Qualidade ou condio de solvente. Diz-se da situao de companhia de seguros que paga ou pode pagar seus compromissos. Devedor que possui seu ativo maior do que o passivo. SUB-ROGAO A sub-rogao tem lugar no seguro quando, aps ter sido paga a indenizao pelo segurador, este substitui o segurado nos direitos e aes que o mesmo tem de demandar ao terceiro responsvel pelo sinistro. SUBSCRIO Processo pelo qual uma companhia de seguros ou resseguro analisa as propostas apresentados para cobertura de seguro ou resseguro e decide que ir fornecer, no todo ou em parte, a cobertura solicitada por um prmio acordado. TESTES A FRIO a verificao dos componentes de mquinas e equipamentos segurados atravs de testes mecnicos, eltricos, hidrostticos e outras formas de teste, em marcha sem carga, com a finalidade de garantir que cada item do conjunto esteja em condies de funcionamento. Testes a frio excluem operao de fornalhas ou aplicao de calor direto ou indireto, uso de matria-prima ou outros materiais de processamento ou, no caso de motores eltricos, geradores
Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 32/36

eltricos, transformadores, conversores ou retificadores, sua conexo rede eltrica ou outro circuito de carga. TESTES A QUENTE a verificao dos componentes de mquinas e equipamentos segurados, com carga ou condio, incluindo o uso de matria-prima ou outros materiais de processamento, ou outros meios para simular as condies de funcionamento e, em caso de motores eltricos, geradores eltricos, transformadores, conversores ou retificadores, sua conexo rede eltrica ou outro circuito de carga. TBUA DE MORBIDADE Utilizada para medir a probabilidade de que os expostos ao risco contraiam enfermidades, bem como a durao cada enfermidade. TBUA DE MORTALIDADE Quadro que apresenta, para um nmero determinado de indivduos, a probabilidade de morte ou de sobrevivncia, nas diversas idades. TBUA DE SOBREVIVNCIA a mesma tbua de mortalidade bsica, mas com as margens de segurana (carregamento de segurana) empregadas em sentido oposto ao da tbua de seguros para os casos de morte. Ou seja, a tbua de sobrevivncia superestima a durao da vida dos expostos ao risco. Um exemplo de Tbua de Sobrevivncia utilizada no Brasil (tambm para casos de morte) a AT-49 (Annuity Table for 1949). TARIFA Relao das taxas correspondentes a cada classe de risco. de acordo com a taxa constante da tarifa que o segurador calcula o prmio relativo ao seguro que lhe proposto. TERCEIRO Pessoa culpada ou prejudicada em acidente, exceto o prprio segurado ou seus ascendentes, descendentes, cnjuge e irmos, bem como quaisquer pessoas que com ele residam ou que dele dependam economicamente. TTULOS DE CAPITALIZAO Certificados emitidos pelas sociedades de capitalizao em favor dos respectivos tomadores. Os portadores de ttulos pagam sociedade, durante certo tempo, uma mensalidade correspondente ao valor dos ttulos, formando, assim, um capital que, acrescido dos juros acumulados, ser recuperado pelos
Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 33/36

portadores em prazos previamente fixados. Os ttulos de capitalizao comportam, tambm, a eventualidade de um reembolso antecipado, por sorteio. TUMULTOS Ao de pessoas com caractersticas de aglomerao, que perturbe a ordem pblica por meio da prtica de atos depredatrios e para cuja represso no haja necessidade de atuao das Foras Armadas. UNIDADE SEGURADA o mdulo de rea de produo da cultura segurada, aceito pela seguradora, que ser utilizado como base para o clculo de indenizao em caso de sinistro, sendo expressa em hectares na proposta e na aplice de seguro. VALOR ATUAL Indenizao do bem segurado, roubado ou destrudo, com base no valor de um novo bem, deduzida a depreciao pelo uso, idade e estado de conservao. VALOR DE MERCADO Atualiza o valor da indenizao no dia do pagamento, de acordo com o preo de mercado. VALOR DE NOVO o preo de construo ou aquisio de um bem, igual ou similar, sem uso prvio, no dia e local do sinistro. Trata-se, tambm, de indenizao do bem segurado, roubado ou destrudo, com base no valor de mercado de um novo bem, ou seja, o preo que o segurado pagar para repor o bem da mesma marca ou equivalente, sem qualquer depreciao. VALOR DETERMINADO No seguro de automvel o valor pelo qual a seguradora garante o segurado, quando ocorre a perda total do veculo sinistrado. VALOR EM RISCO o valor da obrigao do segurador, do ressegurador ou do retrocessionrio, no momento da concluso do contrato. Tambm pode ser o somatrio desses valores, quando a referncia feita ao valor integral do objeto ou do interesse segurado. Nos seguros que tenham reservas matemticas constitudas, o valor em risco dever levar em conta o abatimento dessas importncias.

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 34/36

VALOR EM RISCO DECLARADO Com relao Cobertura de Obras Civis em Construo, o valor integral das coisas seguradas depois de completada a construo, includas as parcelas de mo-de-obra, frete, despesas aduaneiras, tributos e emolumentos (taxa de administrao e lucro), assim como os materiais ou itens fornecidos pelo proprietrio. Com relao Cobertura de Instalao e Montagem, o valor integral dos bens segurados depois de completada a instalao e/ou montagem, includas as parcelas de frete, despesas aduaneiras, impostos e emolumentos (taxa de administrao e lucro), custo de montagem e valor dos materiais fornecidos e da mo-de-obra eventualmente no includos no custo do contrato de implantao do empreendimento. VALOR EM RISCO APURADO Valor apurado por ocasio do sinistro, obedecidos aos critrios da definio para Valor em Risco Declarado, como se a obra civil e a instalao/montagem j estivesse concludas na data do evento. VALOR INDENIZVEL Valor a ser pago na ocorrncia de sinistro. VALOR MDIO DE MERCADO Resultado de cotaes de venda de um veculo com marca, tipo, modelo e ano de fabricao idnticos ao do segurado na data da liquidao do sinistro. VALOR DO SEGURO Importncia dada ao objeto do seguro, para efeitos de indenizao e pagamento do prmio. VCIO PRPRIO Diz-se de todo germe de destruio, inerente prpria qualidade do objeto segurado, que pode, espontaneamente, produzir sua deteriorao. VGBL Vida Gerador de Benefcio Livre Produto destinado formao de poupana resgatvel. VIDA TOTAL Este produto destina-se a oferecer benefcios enquanto o segurado estiver vivo. Oferecer prmios nivelados e benefcios nivelados relativos morte, construindo um montante em dinheiro que poder auxiliar o segurado e seus beneficirios a satisfazerem suas necessidades financeiras, bem como proporcionar renda para os anos de aposentadoria. Este produto permitir o pagamento de indenizaes por nmero especfico de anos (pagamento limitado em vida) ou pelo resto da vida (durante a vida toda).
Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

Pgina 35/36

VIDA UNIVERSAL Oferece indenizaes em vida ao segurado. Neste produto, os prmios, lquidos de determinadas despesas, e os juros sero creditados conta do segurado, a uma taxa determinada periodicamente pela seguradora. Este produto permite flexibilidade quanto ao valor e prazo dos pagamentos de prmios e quanto ao nvel de benefcios relativos a falecimento oferecidos. VIGNCIA DO SEGURO Perodo de tempo de validade do seguro (incio e trmino da aplice), isto , prazo de durao do contrato de seguro. VISTORIA PRVIA Vistoria do veculo por pessoa autorizada pela seguradora, para verificar do seu estado antes da formalizao do contrato de seguro, e que o far parte integrante do contrato. VISTORIA DO RISCO Inspeo feita por peritos habilitados para avaliar as condies do risco a ser segurado, com a finalidade de estabelecer o valor do risco. VISTORIA DE SINISTRO Visita ao local onde se encontram os bens sinistrados a fim de apurar o montante dos prejuzos sofridos pelo segurado, decorrentes do evento previsto e coberto pelo contrato de seguro. Parte inferior do formulrio. VISTORIADOR Representante da seguradora encarregado de regular e liquidar um determinado sinistro. VECULO Quaisquer dos meios para transportar ou conduzir pessoas, animais ou objetos, desde que autorizados pelo Cdigo de Trnsito. ZONEAMENTO AGRCOLA Trabalho tcnico conduzido pela Embrapa, com coordenao do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA), que procura definir os perodos favorveis ao plantio de cada cultura em cada municpio, levando em considerao o histrico de eventos climticos ocorridos (temperatura, granizo, geada e seca, entre outros) e os tipos de solo existentes. Alm disso, tambm informa as cultivares habilitadas (recomendadas) e seus produtores (detentores da semente). divulgado pelo MAPA no incio de cada ano agrcola ou ciclo de plantio.
Pgina 36/36

Percia Ambiental Securitria Professor Juscelino Antonio Tomas

|IPOG

S-ar putea să vă placă și