Sunteți pe pagina 1din 15

Teoria Geral do Direito Civil

Negcios Jurdicos 144

CAPTULO IX
O CONTEDO DOS NEGCIOS JURDICOS. QUESTES ESPECIAIS. AS CLUSULAS ACESSRIAS TPICAS: A CONDIO, O TERMO E O MODO, A LESO E A USURA E AS CLUSULAS CONTRATUAIS GERAIS

81. A CONDIO
A condio uma clusula negocial que tem como contedo tpico a sujeio de eficcia do negcio ou de parte dele a um facto futuro e incerto. E tem sido objecto de estudo como clusula acessria tpica do negcio jurdico, presente nos arts. 270 a 277 CC. caracterstico da condio que o seu contedo corresponda sujeio da eficcia do negcio, ou parte dele, verificao ou no verificao de um facto e que esse facto, o facto condicionante, seja na condio tido como facto futuro e como facto incerto. Os elementos qualificantes da condio so:
A)

Que opere sobre a eficcia do negcio Que a faa depender de um facto incerto. CONDIES IMPRPRIAS

As condies imprprias so as condies de outros regimes jurdicos semelhantes que esto, todavia, fora dos limites do seu tipo. A estas faltam algumas das caractersticas qualificantes das condies: (1) o carcter futuro do factor condicionante, (2) o carcter incerto da sua verificao e (3) o carcter negocial da sua estipulao. So condies imprprias as referidas aos factos presentes pu passados, as referidas a factos certos, as condies impossveis e as condies legais. A estipulao de dependncia da verificao de factos presentes ou passados para o desencadear da eficcia ou da ineficcia de um negcio jurdico no qualificvel como uma condio. Constitui caracterstica qualificante classificao como condio que o factor condicionante seja futuro e que a incerteza da sua verificao seja objectiva. Nas condies de factos futuros mas certos, no h a incerteza que caracterstica das condies. Constitui caracterstica qualificante da condio que o facto seja incerto. Tambm nas condies impossveis no h incerteza: h antes certeza de que no se verificaro.

Teoria Geral do Direito Civil

Negcios Jurdicos 145

ainda considerada imprpria a chamada condio legal, conditio juris. As condies legais no so qualificveis como condies porque no tm natureza negocial, no so estipuladas pelas partes nos negcios que celebram, mas so estatudas por lei. Entre elas encontra-se a chamada condio resolutiva tcita, que na doutrina mais antiga, referia o regime legal de resoluo do contrato por incumprimento contido nos arts. 801, n2 e 808 CC.
B)

CONDIES ILCITAS

Enquanto estipulaes negociais, as condies esto submetidas aos limites da autonomia privada e so sujeitas, como todas as estipulaes negociais, ao juzo de mrito de licitude. A ilicitude da condio pode resultar do contedo ilcito da condio ou da ilicitude da sujeio do negcio a uma condio. Para sindicar a licitude da condio necessrio ajuizar do contedo da condio, do seu modo de eficcia e da condicionabilidade do negcio. O carcter, em si, reprovvel ou ilcito do facto condicionante no acarreta necessariamente a ilicitude da condio. Pode, ao invs, um facto ilcito e moralmente valioso acarretar a ilicitude da sua condio. So ilcitas e cominadas com nulidade as condies estipuladas nos arts. 2231 e 2232 CC.A ilicitude da condio depende do seu resultado. Embora a generalidade dos negcios jurdicos seja condicionvel, h todavia negcios incondicionveis, negcios cuja eficcia no pode ser sujeita a condio. So exemplos o casamento (art. 1618, n 2), a perfilhao (art. 1852), a aceitao e o repdio da herana (art. 2054, n1 2 2064), a aceitao da testamentria (art. 2323, n2). O regime geral da invalidade da condio o da irredutibilidade. O art. 271, n1 CC estatui que a ilicitude da condio no acarreta apenas a nulidade da condio, mas sim a de todo o negcio. Todavia, o n 2 do art. 271 escrita. Este regime sofre, no entanto, fortes desvios no sentido da redutibilidade em matria de condies testamentrias nos arts. 2230 e seguintes. admite uma excepo para o caso das condies resolutivas, que sejam fsica ou legalmente impossveis, em que a condio se tenha como no

C) CONDIES SUSPENSIVAS E RESOLUTIVAS


Quanto ao seu modo de eficcia, as condies distinguem-se em suspensivas e resolutivas, classificao expressa no art. 271 CC.

Teoria Geral do Direito Civil

Negcios Jurdicos 146

As condies suspensivas so aquelas em que a verificao do facto condicionante desencadeia a eficcia do negcio condicionado ou de parte do seu regime. Chama-se suspensiva porque o negcio condicionado ou a parte condicionada do negcio se mantm suspensos enquanto a condio no se verifica. So condies resolutivas aquelas em que a verificao do facto condicionante determina a cessao da eficcia do negcio ou da parte do negcio condicionado.
D)

CONDIES CAUSAUS, POTESTATIVAS E MISTAS

A condio classifica-se ainda em causal, potestativa e mista consoante o facto condicionante est dependente ou pode ser determinado pela vontade. So condies causais aquelas em que o facto condicionante um facto cuja verificao ou no verificao est fora do domnio e da determinao das partes. So condies potestativas aquelas em que a verificao do facto condicionante est ao alcance da vontade de uma ou de ambas as partes e pode ser por elas determinada. So condies mistas aquelas em que se sujeita, por exemplo, uma doao condio de o donatrio casar ou no casar. O donatrio tem alguma influncia na verificao do facto condicionante, mas no o seu domnio total, porque no depende apenas de si prprio, embora dependa tambm necessria, mas apenas parcialmente, de si prprio. Ao agir sobre a verificao do facto condicionante e ao provocar a sua ocorrncia ou a sua no ocorrncia, a pessoa interessada pode ter maior ou menor liberdade. Se essa liberdade de aco for totalmente livre e desvinculada, se depender apenas do seu livre alvidrio, a condio puramente potestativa diz-se arbitrria. As condies potestativas arbitrrias podem ser suspensivas ou resolutivas. Nas suspensivas, o negcio ou o contrato, embora tenham o seu conted j acordado, s ganham eficcia se a parte o quiser. Nas resolutivas, a parte pode extinguir a sua eficcia, pode resolver ou denunciar o negcio, se assim o desejar. Estas duas modalidades surgem na lei a propsito da venda a contento e na venda a retro. As condies potestativas arbitrrias no so verdadeiras condies. As condies potestativas arbitrrias suspensivas so melhor qualificveis como pacto e opo ou como propostas

Teoria Geral do Direito Civil

Negcios Jurdicos 147

contratuais; as condies potestativas arbitrrias resolutivas como clusulas de resoluo ou de denncia. Larenz e Flume reconhecem que nada impede que as partes fixem de antemo o contedo do negcio e reservem para mais tarde a deciso de se vincularem ou no. O negcio, neste caso, celebrado em dois planos ou tempos: num primeiro, as partes acertam entre si o contedo negocial; num segundo, pem-no em vigor. Todavia, neste caso, a vinculao s surge verdadeiramente com a manifestao da vontade posterior.
E)

PENDNCIA DA CONDIO

Enquanto se no verifica o facto condicionante, existe um estado de incerteza quanto ao efeito condicionado. Se a condio for suspensiva, no se sabe se o negcio vir a ganhar eficcia, enm quando, embora se saiba qque assim poder vir a acontecer; se for resolutiva, o negcio mantm-se precrio, sem se saber se vir a perder a sua eficcia, e quando. A precaridade da situao jurdica condicionada exige a tutela da expectativa de quem vir possivelmente a ser afectado pela verificao da condio. Torna-se necessrio harmonizar os interesses e expectativas, por um lado, do actual titular da situao e, por outro, do titular da expectativa. O Cdigo Civil contm regras, nos arts. 702 e seguintes, que permitem discernir o critrio que deve presidir ao relacionamento entre o direito do actual titular e a expectativa do beneficirio da condio. O critrio principal est na boa f. O recurso boa f como critrio de justia ressalta dos arts. 274/2, 275/2 e 277/2 CC. Auele que titular de uma posio jurdica sob condio resolutiva, ou dela titular enquanto e no verifica uma condio suspensiva que ir determinar a sua aquisio por outrem, deve agir de modo a no prejudicar a legtima expectativa do futuro eventual mas no pode oner-lo, alien-lo, nem prejudic-lo de modo que o futuro eventual titular venha a ser frustrado. O titular precrio deve agir de boa f, como pessoa de bem, sria e honesta. Sempre que for necessrio, deve defender, benfeitorizar ou beneficiar o bem, deve consultar, se possvel, o titular da expectativa e tambm mant-lo ao corrente do que se passa com o bem e da sua aco sobre ele.

Teoria Geral do Direito Civil

Negcios Jurdicos 148

Rege esta matria tambm o princpio da autonomia privada, expresso nos arts. 274/1 e 276 CC. Em tudo o que no for contrrio Lei injuntiva, Moral, e Natureza, podem as partes estipular livremente quanto ao regime da condio. Deve ser feita, contudo, ressalva da matria do art. 271 e com a remisso para a boa f contida no art. 272 que so claramente injuntivas.
G)

EFICCIA DA CONDIO

A verificao da condio tem, em princpio, eficcia retroactiva data da celebrao do negcio. A regra da retroactividade pode todavia ser afastada por conveno das partes ou pela natureza do acto, sendo reportada a outro momento (art. 276 CC). O art. 277 CC, estabelece limites retroactividade da eficcia da condio. A retroactividade no prejudica tambm a validade dos actos de administrao praticados pelo titular precrio durante a pendncia da condio, nem a percepo dos frutos que segue o regime geral da posse.
H)

NEGCIOS INCONDICIONVEIS

H alguns tipos de negcio que, por sua natureza e pela natureza das coisas, no suportam a estipulao de condies. So incondicionveis, em direito familiar, o casamento (art. 1618/2), e a perfilhao (art. 1852/1). Em direito sucessrio, a aceitao da herana (art. 2054), o seu repdio (art. 2064) e a aceitao e o repdio do legado (art. 2249). Em direito das obrigaes, a compensao (art. 848). Em direito cambirio, o saque, o aceite, o endosso, o aval das letras e os demais actos cambirios das livranas e dos cheques. Para alm destes casaos, devem ter-se como incondicionveis os negcios que, por sua prpria natureza ou pela natureza das coisas, no suportem a incerteza e a precariedade que prpria da condio.

82. O TERMO
O termo a clsula negocial que tem como contedo tpico a sujeio do incio ou da cessao da eficcia do negcio, ou de parte dele, a um facto futuro e certo. A diferena entre o termo e a condio reside na certeza do facto.

Teoria Geral do Direito Civil

Negcios Jurdicos 149

A)

TERMO INICIAL E TERMO FINAL

O termo pode determinar o incio ou cessao da eficcia do negcio. Se determinar o seu incio, denomina-se termo inicial, se determinar a cessao da sua eficcia, denomina-se termo final. O dia em que comea a contar o termo designa-se dies a quo, o dia em que termina o termo chama-se dies ad quem.
B)

TERMO CERTO E TERMO INCERTO

O termo tipicamente certo, mas o seu grau de certeza pode variar. A doutrina costuma distinguir os casos em que existe certeza do evento e certeza da data em que ir ocorrer dies certus an, certus quando -, ou em que existe certeza do evento, mas a incerteza quanto data em que vir a suceder dies certus an, incertus quando. Quando o termo certo quando, est estipulado de tal modo que se pode saber de antemo qual a sua durao e quando terminar, tambm designado por prazo. O termo pode ser estipulado de tal modo que se no saiba antecipadamente quando termina, chama-se ento, termo incerto.
C)

MODO DE CONTAGEM DO TERMO

Foram sendo estabelecidos e consolidados usos e costumes no que respeita ao modo de contar os termos e prazos. O Cdigo Civil, no art. 279, recolheu os costumes mais importantes e mais generalizados. Estas regras no so injuntivas e podem ser modificadas pelas partes nos negcios com que se vinculam, segundo a autonomia privada. Quanto ao incio do prazo, a alnea b) do art. 279 estatui que na contagem de qualquer prazo no se inclui o dia, nem a hora, se o prazo for em horas, em que ocorrer o evento a partir do qual o prazo comea a correr. Nas alneas a) e d) do art. 279 so recebidos costumes relativos a prazos que so tambm tpicos: A referncia ao princpio do ms considera-se feita ao seu dia 1;

Teoria Geral do Direito Civil

Negcios Jurdicos 150

A referncia ao meio do ms, considera-se feita ao seu dia 15; A referncia feita ao fim do ms considera-se feira ao seu ltimo dia; A referncia ao princpio do ano considera-se feita ao seu primeiro dia; A referncia ao meio o ano considera-se feito ao dia 30 de Junho; A referncia ao fim do ano considera-se feita ao dia 31 de Dezembro; O prazo de 8 dias considera-se como sendo de uma semana; O prazo de 15 dias considera-se como de duas semanas; Os prazos de 24 a 48 horas, entendem-se respectivamente de um ou dois dias.

Quanto ao fim do prazo, as alneas c) e e) do art. 279, determinam: O prazo fixado em semanas, meses ou anos a contar de certa data termina s 24 horas do dia a que corresponda, dentro da ltima semana, ms ou ano; Se, no ltimo dia do ms no existir correspondente, o prazo finda no ltimo dia desse ms; Se o prazo terminar em domingo ou dia feriado, ou em frias judiciais e se o acto tiver de ser praticado em juzo, transfere-se para o prximo dia til.
D)

PENDNCIA DO PRAZO

Segundo o art. 278 CC, ao termo aplicam-se mutatis mutandis os arts. 272 e 273. O dever de agir de acordo com a boa f comum ao termo e a condio. No se aplica j, todavia, pendncia do termo o regime dos actos de disposio estatudos pelo art. 274 para a condio.
E)

NEGCIOS INSUSCEPTVEIS DA ESTIPULAO DE TERMO

Os negcios incondicionveis so normalmente tambm insusceptveis de estipulao de termo.. Sucede com o casamento, perfilhao, adopo, aceitao e repdio da herana ou do legado. Para alm dos casos em que a lei os probe, necessrio ter em ateno a natureza das coisas, para concluir sobre a admissibilidade ou inadmissibilidade do termo.

83. O MODO

Teoria Geral do Direito Civil

Negcios Jurdicos 151

O modo uma estipulao, tpica dos negcios gratuitos, pela qual o beneficirio da liberalidade onerado com uma obrigao que no constitui, todavia, a contrapartida da atribuio patrimonial gratuita. O Cdigo Civil dedicou-lhe os arts. 963 e seguintes, no tipo da doao, e os arts. 2244 e seguintes, no tipo do testamento. A lei usou indestintamente as designaes modo e encargo. Estruturalmente, o modo constitui um pacto anexo a uma atribuio patrimonial gratuita. Esse pacto contm tipicamente uma vinculao do beneficirio da atribuio patrimonial. Esta vinculao geralmente qualificada como obrigacional, incluindo obrigaes de dare ou de facere, activas ou omissivas, em favor do autor da liberalidade ou de terceiro. Funcionalmente, o modo introduz na atribuio patrimonial gratuita uma funcionalizao. Esta funcionalizao permite afectar a um fim especial o bem doado ou deixado sob modo.
A)

CONTEDO DO MODO

O modo pode ter contedo patrimonial ou no-patrimonial, pode ser estabelecido a favor do seu autor ou de terceiro, pode ser activo ou omissivo e pode ser meramente obrigacional ou resolutivo. Se for institudo a favor de terceiros, ter estruturalmente a configurao de um contrato a favor de terceiro. Se for institudo a favor do seu autor, principalemente se consistir em pagamentos em dinheiro ao seu autor, pode ser difcil distinguir de um preo. O modo pode consistir no dever de agir, de dare ou de facere, ou no dever de omisso. O encargo modal, no primeiro caso, obrigar o adquirente a agir como estipulado; no segundo, a abster-se de certas condutas. O modo pode ser meramente obrigatrio ou resolutivo, consoante as consequncias estipuladas para os eu incumprimento. No primeiro caso, o desrespeito do modo poder dar lugar condenao do faltoso no cumprimento; no segundo, resoluo da prpria atribuio patrimonial modal. O modo pode ser simples, consistindo numa s vinculao, ou complexo e integrar vrias vinculaes, activas ou omissivas, patrimoniais e no-patrimoniais, a favor do seu autor e de terceiros, obrigatrias e resolutivas.

Teoria Geral do Direito Civil

Negcios Jurdicos 152

Dentro dos limites da autonomia privada, o modo pode ter qualquer contedo lcito.
B)

REGIME LEGAL DO MODO

O Cdigo Civil contm preceitos sobre o regime do modo quanto ao modo donatrio e ao modo testamentrio. O donatrio sub modo, segundo o art. 962/2, no obrigado a cumprir o modo para alm do valor patrimonial da doao; mas da prpria redaco do preceito, resulta que o poder fazer se quiser. O incumprimento do modo, em princpio, no d lugar resoluo da atribuio patrimonial modal (arts. 965 e 2247) e do faltoso s poder ser exigido o seu cumprimento. S h lugar resoluo quando assim for estipulado no contrato de doao (art. 966) ou no testamento, e ainda quando do testamento resultar que a disposio no seria mantida sem o cumpriemnto do encargo (art. 2248). A resoluo da doao ou da deixa testamentria modais pode ser expressa ou tcita. A doao modal pode tambm ser resolvida se dela e das circunstncias em que for feita resultar que no seria mantida sem o cumprimento do encargo. No que respeita legitimidade para resolver a atribuio patrimonial modal, o Cdigo foi mais restrito na doao modal, em que s reconheceu ao doador, em vida, ou aos seus herdeiros, aps a sua morte, do que no modo testamentrio, em que tem legitimidade qualquer interessado. A regra geral, contida no art. 436 CC, a de que a resoluo se faz extrajuducialmente, por simples declarao outra parte. O n 2 do art. 2248 afirma que no caso de resoluo por incumprimento do modo da disposio testamentria modal, o modo mantm-se e passa a onerar aquele que, beneficiando da resoluo, vier a adquirir ou a ser investido na titularidade do bem. Dentro dos limites da autonomia privada, com a grande amplitude que reconhecida no art. 405 CC, possvel a estipulao do modo em daes simples, de carcter no donatrio nem testamentrio.
C)

DISTINO ENTRE MODO E CONDIO

O modo vincula, enquanto a condio no vincula.

Teoria Geral do Direito Civil

Negcios Jurdicos 153

Da condio suspensiva, o modo distingue-se bem porque a atribuio patrimonial sub modo imediatamente eficaz, embora possa vir a ser resolvida se o modo no for respeitado, enquanto a atribuio patrimonial sob condio suspensiva s ganha eficcia com a verificao do facto condicionante. Em relao condio resolutiva, a verificao desta um facto lcito que nada tem de tica ou juridicamente reprovvel e que corresponde ao seu normal funcionamento, enquanto a resoluo do modo por incumprimento envolve um acto ilcito, tica e juridicamente reprovvel, que constitui um delito civil. No sendo nem expressa nem tacitamente estipulada, a resoluo no consequncia do desrespeito do modo. Na condio resolutiva, verificando-se o facto condicionante, o negcio extingue-se automaticamente; no caso do modo resolutivo, o incumprimento do modo s d lugar a uma faculdade de resolver, que pode ou no ser exercida por quem tiver para tanto legitimidade, mas que no tem obrigatoriamente de o ser.

84. A LESO E A USURA


A)

A LESO

O princpio da equivalncia postula, nos contratos comuntativos, que exista um certo equilibrio entre a prestao e a contra-prestao, entre as atribuies patrimoniais correspectivas. A teoria clssica, justinianeia e medieval da causa exigia, alm do consenso, da vontade negocial livre e esclarecida, ainda a justia interna do contrato. O desequilbrio interno do contrato dava lugar a um vcio autnomo: a leso. O contrato era invlido, por leso, quando excessivamente, quando injustificadamente desequilibrado, porque isso era contrrio Justia e nada em Direito pode valer contra a Justia. Embora o princpio fosse claro, a doutrina sentia dificuldades em delimitar at que limite o desequilbrio contratual era ainda suportvel e para alm de que limite o desequilbrio era inaceitvel e privava o contrato de validade.

Teoria Geral do Direito Civil

Negcios Jurdicos 154

Para a invalidade por leso era suficiente o desequilbrio interno do contrato, numa perspectiva puramente objectiva, e desse desequilbrio presumia-se o engano; na leso enorme era presumido o erro e, na leso enormssima, o dolo. O Cdigo de Seabra noa dmitia a usura, como vcio geral, e reservava mesmo expressamente a sua relevncia na compra e venda, embora a admitisse, como caso excepcional, no art. 1426, no caso do contrato de aprendizagem.
B)

A VIRAGEM DA LESO PARAA USURA

O cdigo Civil abandonou o recurso leso como causa de invalidade por desequilbrio interno do contrato e, influenciado pela doutrina alem, adoptou um outro operador: a usura. Na doutrina alem, a usura ainda hoje tida como um caso de contrariedade aos bons costumes e tem um tratamento diferente e mais aperfeioado do que o da velha leso. Para alm do elemento objectivo do desequilbrio das prestaes, prprio da leso, exige-se ainda um elemento subjectivo atinente s partes.
C)

A USURA COMO VCIO DE CONTEDO DO NEGCIO JURDICO

O Cdigo Civil adoptou a usura em vez da velha leso, mas sem a incluir na clusula geral da contrariedade aos bons costumes do art. 280, e deu-lhe sede e regulao prprias nos arts. 282 e 283. A usura, enquanto vcio do negcio jurdico, no tem a ver apenas com a ilicitude do contedo, mas tambm coma insuficiente liberdade e discernimento da vontade negocial do lesado na celebrao do negcio e ainda com a imoralidade da atitude e da aco do usurrio na explorao dessa inferioridade. A usura , fundamentalmente, um vcio de contedo, por desequilbrio e injustia, essa injustia qualificada com adeficincia de discernimento e liberdade do lesado, e com a imoralidade da explorao dessa deficincia pelo usurrio. A usura no acarreta a nulidade do negcio, como no caso da contrariedade Mora, nem apenas a anulabilidade, como nos vcios de vontade; permite a opo entre a anulao e a modificao do negcio segundo a equidade. Este regime permite voltar a encarar a justia interna do contrato comutativo como fundamento da sua juridicidade. A usura surge ligada ao princpio da equivalncia e exigncia de justia interna do contrato.

Teoria Geral do Direito Civil


C) O REQUISITO OBJECTIVO INJUSTIFICADO DA

Negcios Jurdicos 155

USURA:

DESEQUILBRIO EXCESSIVO

OU

O art. 282 CC, exige, como requisito objectivo da usura, o benefcio excessivo ou injustificado. O excesso do benefcio implica um desequilbrio, uma quebra da equivalncia. necessrio que essa quebra seja, ou excessiva ou injustificada. A lei exige que haja um benefcio, um desequilbrio das prestaes, e que ele seja grande, mais doq ue isso, excessivo. O benefcio pode tambm ser justificado ou injustificado. Na generalidade dos contratos comutativos privados, a relao de valor, a equao econmica do contrato, livremente fixada pelas partes no exerccio da autonomia privada. No entanto, em muitos campos da actividade negocial privada no deixam de existir emrcados, valores normais dos bens, relaes valorativas tpicas. assim possvel encontrar padres de valor. O juzo sobre o excesso do desequilbrio feito por referncia a estes padres de valor. Se a deciso sobre o excesso um juzo objectivo de normalidade, de tipicidade, j o juzo sobre o carcter injustificado do benefcio implica uma apreciao individualizada, do caso concreto e das suas circunstncias, para saber se existe para ele uma causa justificativa. Verifica-se, assim, o requisito objectivo da usura quanda a relao valorativa entre as prestaes revelar um desequilbrio que exceda os limites normais dos padres tpicos de valor vigentes no mercado e quando no haja uma causa justificativa atendvel para esse desequilbrio.
D)

REQUISITO SUBJECTIVO ATINENTE AO LESADO: A INFERIORIDADE

O Cdigo Civil refere no art. 282 uma situao de necessidade, inexperincia, ligeireza, dependncia, estado mental ou fraqueza de carcter. necessrio que o lesado, ao celebrar o negcio, se encontrasse num estado de inferioridade negocial caracterizado dessa forma. O intrprete deve discernir a ratio legis, o sentido que est subjacente ou imanente naquela abundncia verbal e sindicar se o lesado da usura estava numa situao de inferioridade negocial tal que dessa inferioridade resultasse para ele a inabilidade para compreender o mau negcio que fazia ou para evitar faz-lo. imprescindvel sindicar ainda a causalidade desta inferioridade em relao ao negcio e aos eu desequilbrio.

Teoria Geral do Direito Civil


E) REQUISITO SUBJECTIVO ATINENTE REPROVVEL AO

Negcios Jurdicos 156

USURRIO:

EXPLORAO

Em relao ao usurrio, o requisito subjectivo da usura prende-se com o que o art. 282 designa como a explorao da situao de inferioridade do lesado. A explorao pelo usurrio da inferioridade do lesado exije que haja um aproveitamento consciente e intencional da vantagem comparativa em que o usurrio se encontra perante o lesado. necessrio que o usurrio saiba que a sua vtima est numa situao de inferioridade, com discernimento ou liberdade diminuda, que ele prprio est numa correspondente situao de superioridade, de vantagem, que lhe permita obter custa daquele os benefcios excessivos ou injustificados de que fala a lei, e que o queira fazer. A explorao da inferioridade alheia pode ser aceitvel segundo as concepes dominantes no comrcio jurdico. A remisso para uma tica dos negcios vigentes no mercado e na comunidade onde se situa oi negcio feito no caso do dolo, deve ser excessiva ao caso da usura. O limite e o critrio h-de ser encontrado nos padres ticos de boa f, nos moldes do art. 277.
F)

CONSEQUNCIA JURDICA: A ANULAO OU A MODIFICAO

Como consequncia jurdica da usura, o Cdigo Civil estatui, nos arts. 282 e 283, a anulabilidade ou a modificabilidade do negcio. O lesado pode livremente optar pela anulao ou plea modificao, conforme quiser. O usurrio, se for pedida a anulao, pode oferecer a modificao; mas se for pedida aa modificao, no lhe assiste a faculdade de optar pela anulao. A anulao s pode ser pedida pela parte em proteco de quem foi estabelecida, pelo que no se compreenderia que o usurrio fosse a formular um pedido de anulao. A modificao pode ser pedida por qualquer das partes porque se traduz na correco da injustia interna do negcio, o que est de acordo com os princpios da equivalncia e do favor negotii. O usurrio, todavia, s pode oferecer a modificao em resposta ao pedido de anulao formulado pelo lesado, mas no pode tomar a iniciativa de a pedir. O regime da anulabilidade no tem especialidade me relao ao regime geral. O regime da modificao tem como finalidade a reposio do equilbrio econmico do contrato. A usura no tida como contrariedade Moral, porque nesse caso a consequncia seria a nulidade. A opo pela anulabilidade significa que no tem essa questo como de Ordem

Teoria Geral do Direito Civil

Negcios Jurdicos 157

Pblica, mas antes como uma questo interprivada que deixada iniciativa e ao impluso do lesado.

85. AS CLUSULAS CONTRATUAIS GERAIS


A problemtica subjacente estatuio de um regime especial para os contratos celebrados em massa com recurso a clusulas contratuais gerais tem muito da questo da usura com uma caracterstica mais, ou com uma circustncia especial: a da massificao. A contratao em massa exige o recurso a clusulas contratuais gerais e suscita no oferente a tenatao dificilmente resistvel de aproveitar a inferioridade dos seus clientes, consumidores finais ou intermdios, para deles obter benefcios excessivos ou injustificados. O problemas das clusulas contratuais gerais o da usura em massa. O regime da usura, nos arts. 282 e 283 foi construdo tendo em vista a usura individualizada, caso a caso. Com a entrada em vigos do Decreto-Lei n 321-B/90, de 15 de Outubro, posteriormente modificado pelo Decreto-Lei 257/95, de 30 de Setembro, passou a haver um regime jurdico especial para o controlo da usura em massa a Lei das Clusulas Contratuais Gerais LCCG.
A)

TIPOS DE CLUSULAS CONTRATUAIS GERAIS INQUAS

A massificao conduz tipicidade. A LCCG, partir da realidade da contratao em massa, identifica tipos sociais e, a partir deles constri tipos legais de clusulas contratuais gerias inquas. A LCCG proscreve, logo no seu art. 15, as clsulas contratuais gerias contrrias boa f. Distingue a arruma estas clusulas contratuais inquas de acordo com dois critrios combinados: as qualidade dos clientes e o quadro negocial padronizado, doq ue resulta duas classes e quatro subclasses: Clusulas niquas aceites por empresrios ou entidades equiparadas: Clusulas absolutamente proibidas (art. 18 LCCG) Clusulas relativamente proibidas (art. 19 LCCG)

Teoria Geral do Direito Civil

Negcios Jurdicos 158

Clusulas inquas aceites por consumidores finais: Clusulas absolutamente proibidas (art. 21 LCCG) Clusulas relativamente proibidas (art. 22 LCCG)

Estas tipologias no so taxativas. Na aplicao da LCCG, no deve ser feita rgida subsuno do caso aos tipos exemplificados naquelas tipologias, mas antes compar-los tipologicamente, de modo a discernir entre eles a semelhana suficiente para uma aplicao analgica de acordo com o critrio da ratio juris.
B)

NULIDADE DAS CLUSULAS CONTRATUAIS GERAIS

As clusulas contratuais gerais inquas so nulas (art. 12) e a sua nulidade invocvel nos termos gerais (art. 24). Em princpio, os contratos que contenham cluslas contratuais gerias inquas so redutveis, se assim for a vontade do aderente e independentemente dos requisitos de redutibilidade previstos no art. 292 CC.

C) A ACO INIBITRIA
A massificao da usura caracterstica das clusulas contratuais gerais inquas acarreta uma relevncia social, de Ordem Pblica, que ultrapassa o carcter meramente interprivado do regime geral da usura contido nos arts. 292 e 293 CC. Por isso, a sano da iniquidade das clusulas contratuais gerais a nulidade. A usura em massa exige providncias preventivas e generalizadoras eficazes que a evitem e corrijam. A LCCG prev, para isso, a aco inibitria. A aco inibitria um processo especial tendente declarao da nulidade e da proibio das clusulas contratuais gerias inquas. Tm legitimidade activa para a aco inibitria as associaes de defesa do consumidor, as associaes sindicais, profissionais ou de interesse econmico e ainda o Ministrio Pblico; e legitimidade passiva quem as propuser ou recomendar. Antes da sua proibio definitiva, podem as clsulas contratuais gerais inquas ser objecto de providncias cautelares tendentes sua proibio provisria. Pode ser, na sentena, aplicada uma sano pecuniria complusria.

S-ar putea să vă placă și