Sunteți pe pagina 1din 5

A perverso mais grave da avaliao avaliar conhecimentos que a escola no ensinou.

. Socilogo suo, referncia essencial para os educadores em virtude de suas idias pioneiras sobre a profissionalizao de professores e a avaliao de alunos. Doutor em sociologia e antropologia, professor da Faculdade de Psicologia e de Cincias da Educao da Universidade de Genebra e diretor do Laboratrio de Pesquisas sobre a Inovao na Formao e na Educao (Life), tambm em Genebra. Segundo Philippe Perrenoud, o ofcio de professor est se transformando: trabalho em equipe e por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias diferenciadas, centralizao sobre os dispositivos e as situaes de aprendizagem. Este contexto privilegia as prticas inovadoras e, portanto, as competncias emergentes, aquelas que deveriam orientar as formaes iniciais e Contnuas, aquelas que contribuem para a luta contra o fracasso escolar e desenvolvem a cidadania, aquelas que recorrem pesquisa e enfatizam a prtica reflexiva. preciso reconhecer que os professores no possuem apenas saberes, mas tambm competncias profissionais de modo a no se reduzir ao domnio dos contedos a serem ensinados, e aceitar a idia de a evoluo exigir que todos os professores possuam competncias antes reservadas aos inovadores ou queles que precisavam lidar com pblicos difceis. Competncia a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informaes etc) para solucionar com pertinncia e eficcia uma srie de situaes. Competncias esto ligadas a contextos culturais, profissionais e condies sociais. Os seres humanos no vivem todos as mesmas situaes. Eles desenvolvem competncias adaptadas a seu mundo. A selva das cidades exige competncias diferentes da floresta virgem, os pobres tm problemas diferentes dos ricos para resolver. Algumas competncias se desenvolvem em grande parte na escola. Outras no. Quando a escola se preocupa em formar competncias, em geral d prioridade a recursos. De qualquer modo, a escola se preocupa mais com ingredientes de certas competncias, e bem menos em coloc-las em sinergia nas situaes complexas. Durante a escolaridade bsica, aprende-se a ler, a escrever, a contar, mas tambm a raciocinar, explicar, resumir, observar, comparar, desenhar e dzias de outras capacidades gerais. Assimila-se conhecimentos disciplinares, como matemtica, histria, cincias, geografia etc. Mas a escola no tem a preocupao de ligar esses recursos a certas situaes da vida. Quando se pergunta porque se ensina isso ou aquilo, a justificativa geralmente baseada nas exigncias da seqncia do curso : ensina-se a contar para resolver problemas ; aprende-se gramtica para redigir um texto. Quando se

faz referncia vida, apresenta-se um lado muito global : aprende-se para se tornar um cidado, para se virar na vida, ter um bom trabalho, cuidar da sua sade. Na teoria do autor Philippe Perrenoud, existe hoje um referencial que identifica cerca de 50 competncias cruciais na profisso de educador. Algumas delas so novas ou adquiriram uma crescente importncia nos dias de hoje em funo das transformaes dos sistemas educativos, bem como da profisso e das condies de trabalho dos professores. Essas competncias dividem-se em 10 grandes "famlias": 1. Organizar e dirigir situaes de aprendizagem

Conhecer, para determinada disciplina, os contedos a serem ensinados e sua traduo em objetivos de aprendizagem. Trabalhar a partir das representaes dos alunos. Trabalhar a partir dos erros e dos obstculos aprendizagem. Construir e planejar dispositivos e seqncias didticas. Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento.

2. Administrar a progresso das aprendizagens


Conceber e administrar situaes-problema ajustadas ao nvel e s possibilidades dos alunos. Adquirir uma viso longitudinal dos objetivos do ensino. Estabelecer laos com as teorias subjacentes s atividades de aprendizagem. Observar e avaliar os alunos em situaes de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa. Fazer balanos peridicos de competncias e tomar decises de progresso. Rumo a ciclos de aprendizagem.

3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciao


Administrar a heterogeneidade no mbito de uma turma. Abrir, ampliar a gesto de classe para um espao mais vasto. Fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades. Desenvolver a cooperao entre os alunos e certas formas simples de ensino mtuo. Uma dupla construo.

4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho


Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relao com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver na criana a capacidade de auto-avaliao. Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos. Oferecer atividades opcionais de formao. Favorecer a definio de um projeto pessoal do aluno.

5. Trabalhar em equipe

Elaborar um projeto em equipe, representaes comuns. Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reunies. Formar e renovar uma equipe pedaggica. Enfrentar e analisar em conjunto situaes complexas, prticas e problemas profissionais. Administrar crises ou conflitos interpessoais.

6. Participar da administrao da escola


Elaborar, negociar um projeto da instituio. Administrar os recursos da escola. Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros. Organizar e fazer evoluir, no mbito da escola, a participao dos alunos. Competncias para trabalhar em ciclos de aprendizagem

7. Informar e envolver os pais


Dirigir reunies de informao e de debate. Fazer entrevistas. Envolver os pais na construo dos saberes.

8. Utilizar novas tecnologias


A informtica na escola: uma disciplina como qualquer outra, um savoir-faire ou um simples meio de ensino? Utilizar editores de texto Explorar as potencialidades didticas dos programas em relao aos objetivos do ensino. Comunicar-se distncia por meio da telemtica. Utilizar as ferramentas multimdia no ensino. Competncias fundamentadas em uma cultura tecnolgica.

9. Enfrentar os deveres e os dilemas ticos da profisso


Prevenir a violncia na escola e fora dela. Lutar contra os preconceitos e as discriminaes sexuais, tnicas e sociais. Participar da criao de regras de vida comum referentes disciplina na escola, s sanes e apreciao da conduta. Analisar a relao pedaggica, a autoridade e a comunicao em aula. Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justia. Dilemas e competncias

10. Administrar sua prpria formao continua

Saber explicitar as prprias prticas

Estabelecer seu prprio balano de competncias e seu programa pessoal de formao continua. Negociar um projeto de formao comum com os colegas (equipe, escola, rede). Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativo. Acolher a formao dos colegas e participar dela Ser agente do sistema de formao continua.

Para saber mais recomendamos:

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competncias para ensinar. Porto Alegre:Artes Mdicas Sul, 2000.

Site oficial de Philippe Perrenoud: http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php.html

S-ar putea să vă placă și