Sunteți pe pagina 1din 12

T C A R T CON A r N I S N E la

sta n I o res a l Com u d Mo s o r r Fo

NDICE

Apresentao...........................................................................................03 Sistemas de Forros Modulares..................................................................04 Componentes do Sistema de Forros Modulares...................................05 Ferramentas Utilizadas..............................................................................06 Procedimentos de Montagem...............................................................07 Marcao do nvel do forro......................................................07 Fixao das cantoneiras............................................................07 Marcao e fixao dos tirantes................................................08 Instalao dos perfis..................................................................09 Colocao das placas................................................................09 Cuidados Necessrios...............................................................................10 Transporte, Manuseio, Armazenagem e Limpeza...................................11

02

APRESENTAO

Este manual contm todas as informaes necessrias para uma correta instalao de um sistema suspenso de forros modulares. Foi elaborado durante o processo de uma instalao bsica, portanto, basta seguir as seqncias dos captulos para compreender e instalar, sem dificuldades, qualquer tipo de forro modular. O Manual de Instalao de Forros Modulares uma iniciativa da Contract, destinado a qualquer tipo de profissional da rea de revestimentos e foi elaborado para ser um guia bsico e prtico para ajudar quem est iniciando no segmento e deseja conhecer as tcnicas para montagem de sistemas de forros modulares.

03

Sistemas de Forros Modulares

Os sistemas de forros modulares proporcionam um aspecto de uniformidade s obras e so indicados para ambientes onde necessrio ocultar as instalaes eltricas, hidrulicas e de ar condicionado, sem perder o acesso para manutenes. Alm da facilidade de manuteno e rapidez na montagem, estes forros possuem excelentes caractersticas tcnicas como: alto desempenho acstico, proteo ao fogo, diversidade em dimenses e acabamentos. As placas

de forros removveis so encontradas no mercado em diversos materiais, tais como: isopor, pvc, gesso, l de vidro, l de rocha, fibra mineral, entre outros. Sua estrutura de fixao constituda por perfis

metlicos, suspensos por tirantes rgidos regulveis e fixados sob laje de concreto, estrutura metlica ou de madeira, que possuem canais prprios para encaixe das placas de forros, oferecendo com isto grande flexibilidade de combinaes.

Demonstrativo do Sistema de Forros Modulares


1. Placa de Forro 2. Perfil Principal 3. Perfil Secundrio (1250mm) 4. Perfil Tegular (625mm) 5. Cantoneira Perimetral 6. Pendural (tirante) com Nivelador 7. Modulao do Forro

6 9 10

5 2

1 4 7

04

8. Modulao do Forro 9. Espaamento entre Tirantes 10. Espaamento entre Perfis Principais

COMPONENTES DO SISTEMA DE FORROS MODULARES

Dimenses das Placas (Padro)

625X625mm 625X1250mm

Elementos de Fixao
1. Fixar Cantoneira: - Prego de Ao 2. Fixao no Teto: - Suporte com mola - Tirante Opo A: 1. Rebite com Repuxo 1.1. Arruela Opo B: 1. Bucha 1.1. Parafuso 1.2. Arruela Opo C: 1. Pino de ao 1.1. Suporte L 1.2. Cartucho
Perfil Clicado T15 Perfil Clicado T24 Perfil Skyline

Tipos de Borda

SK / Lay-in / Reta

VT / Tegular / Rebaixada

Perfis

05

FERRAMENTAS UTILIZADAS

Medio, Marcao e Alinhamento


Trena Cordo de marcao Linha Prumo Nvel bolha Mangueira de Nvel Esquadro

Fixaes
Parafusadeira Furadeira Pistola finca-pino Rebitador Manual ou Pneumtico Martelete Broca 5mm vdea

06

Corte
Broca 9/64 ao rpido Im (para encontrar perfil metlico) Estilete Tesoura

Procedimentos de montagem

Marcao do nvel do forro


O primeiro passo da instalao a determinao da altura do forro (Exemplo: 2,70m). Marcar o nvel do forro em todas as paredes de contorno do ambiente.

Definir o ponto de partida do forro


Medir todas as paredes e marcar a medida do centro. A partir do ponto do centro, marcar em ambos os lados (Esquerdo/Direito) a medida de uma placa inteira ou meia placa. Esta marcao definir a dimenso do arremate e a posio das luminrias.

Fixao das cantoneiras


Colocar a base da cantoneira no nvel j marcado nas paredes e ento fixar com prego de ao, com intervalos de 50cm entre os mesmos.

07

Procedimentos de montagem

Marcao dos tirantes


Os tirantes sustentam somente os perfis principais, portanto, devem ser fixados na mesma direo. Respeitar os seguintes espaamentos: Distncia entre os perfis principais: 1,25m. Distncia entre os tirantes: 1,25m ou indicado pelo fabricante do perfil.

Fixao dos tirantes


Cortar o tirante na altura desejada, encaixar o suporte com mola e ento fix-lo no teto do ambiente conforme as situaes abaixo: Telhado: Utilizar somente o tirante amarrando-o na estrutura existente. O espaamento da estrutura deve ser igual ou menor que o solicitado pelo fabricante do perfil e caso seja maior necessrio o uso de uma estrutura auxiliar. Laje: Opo A: Utilizar a pistola de finca-pino para fixar com pinos de ao. Opo B: Utilizar furadeira e parafusadeira para fixar com bucha, parafuso e arruela. Opo C: Utilizar rebitador manual ou pneumtico para fixar com rebite de repuxo e arruela. Fixar o suporte no perfil principal com rebite ou parafuso e nivelar a altura do forro por meio da mola de regulagem. Para garantir a sustentao da estrutura, recomendamos fazer uma dobra de 45 na ponta do tirante, evitando o deslizamento do suporte.

08

Procedimentos de montagem

Instalao dos perfis


Encaixar os perfis secundrios (travessas) nas furaes dos perfis principais, de modo a formar a modulao desejada: 625x625mm ou 625x1250mm.

Colocao das placas


As placas podem ser recortadas com lmina de estilete (largas) ou com serras de corte especficas para esta finalidade. Medir os arremates e fazer os recortes necessrios para o encaixe de luminrias e cortar as placas. Apoiar as placas nos perfis.

09

Cuidados Necessrios antes, durante e depois da instalao

O local deve estar limpo e seco; Todos os trabalhos que envolvam umidade devem estar prontos, como sprinklers ou impermeabilizao da cobertura acima do forro; Portas e janelas devem estar instaladas e com todos os vidros; O sistema de ar condicionado deve estar instalado, com os difusores e retornos de ar definidos; A posio e tipo das luminrias j devem estar previamente definidas; Sustentaes independentes para luminrias, difusores e retornos de ar condicionado, para que estes no causem deformao nos perfis; No caso de forros leves necessrio presilhar as placas. Tabela de Consumo por m
Produto Unid Dimenso 625x625 625x1250

10

Transporte, Manuseio, Armazenagem e limpeza

Os forros de fibra mineral so produtos de acabamento e normalmente no recebem retoques. O produto frgil e importante ter cuidado no transporte, na armazenagem e no manuseio. Transporte e Manuseio: No apoiar as caixas nos cantos. Sempre transportar e deitar a caixa na horizontal; S amarrar as caixas com cantoneiras de proteo adequada; No pisar nas caixas ou colocar cargas sobre elas. Armazenagem: Estocar em ambiente seco, ventilado e livre de intempries, sempre sobre pallets com as caixas na horizontal; Manter os forros na embalagem original at a sua instalao. Limpeza: Efetuar a limpeza com espanador limpo e seco ou com escova de cerdas macias; No recomendado pintar esses produtos.

11

www.contractnet.com.br

Revendedor:

Apoio:

promag

S-ar putea să vă placă și