Sunteți pe pagina 1din 32

Guia do Contratante de Servios de Segurana

Guia do Contratante de Servios de Segurana

Guia do Contratante de Servios de Segurana

Crditos Guia do Contratante de Servios de Segurana Realizao: SESVESP - Sindicato das Empresas de Segurana Privada, Segurana Eletrnica, Servios de Escolta e Cursos de Formao do Estado de So Paulo Projeto Grco: Ferracini Assessoria de Comunicao Ltda. Redao: Lilian Ferracini - MTB 27029 Dezembro / 2007

Guia do Contratante de Servios de Segurana

Apresentao
Guia do Contratante de Servios de Segurana um sonho antigo dos associados do SESVESP . Este trabalho ir nortear todos aqueles que querem contratar servios de segurana e no sabem por onde comear. Afinal, diante de tantos problemas que servios irregulares de segurana tm causado em nossa sociedade, nada melhor do que informao de qualidade!!! Como entidade que congrega e representa a categoria econmica de segurana privada, segurana eletrnica e dos cursos de formao e aperfeioamento de vigilantes no Estado de So Paulo, o SESVESP evoluiu muito como prestador de servios, objetivando sempre o bom atendimento a suas associadas. Foi o primeiro Sindicato a obter o Certificado ISO 9002, pela SGS-ICS e no ano de 2002 a recertificao para ISO 9001:2000. Os produtos do SESVESP que fazem parte do escopo dessa Certificao so voltados para atender, cada vez mais, s necessidades de seus clientes. o pioneiro em lanar cursos para as empresas do segmento, com linguagem especfica e totalmente voltada realidade do setor. Com esta publicao, o SESVESP espera estar contribuindo para que o contratante de servios de segurana privada possa tomar sua deciso conscientemente, conhecendo pontos importantes da legislao vigente, bem como as responsabilidades, direitos e deveres decorrentes da contratao. Saber, ainda, que tributos incidem sobre os servios de segurana privada, como calcular o custo unitrio bsico desse servio e quais so os cuidados necessrios para evitar a contratao de empresas clandestinas, que tanto prejudicam e denigrem a imagem de nossa atividade.

Jos Adir Loiola Presidente do Sesvesp

Guia do Contratante de Servios de Segurana

Sumrio
Histrico da Segurana Privada Quem o SESVESP? Por que contratar servios de segurana com segurana Condies de Funcionamento de uma empresa de segurana Segurana Orgnica Como Contratar uma Empresa de Segurana Quais os tributos que incidem sobre o custo da prestao de servios Como elaborar o Custo Unitrio Bsico do Servio? Carteira Nacional de Vigilante Os servios de segurana podem ser realizados em vias pblicas? Combate s Empresas Clandestinas? Denncias 05 07 09 11 13 15 20 21 23 24 26 28

Guia do Contratante de Servios de Segurana

HISTRICO DA SEGURANA PRIVADA


A atividade de segurana privada no Brasil teve incio em 1967. A primeira legislao sobre o assunto surgiu em 1969, com a instituio do Decreto-Lei 1.034/69, que autorizou o servio privado em funo do aumento de assaltos a bancos, obrigados, poca, a recorrer segurana privada. Este primeiro decreto regulamentou uma atividade at ento considerada paramilitar. As empresas que exerciam a atividade foram limitadas a um nmero de cinqenta no Estado de So Paulo e eram controladas pela Secretaria Estadual de Segurana Pblica. At 1983, os governos estaduais fiscalizaram essas empresas. A demanda por Segurana Privada aumentou ao longo dos anos e esta necessidade deixou de ser exclusiva das instituies financeiras, para ser fundamental tambm a rgos pblicos e empresas particulares. O auge dos servios de segurana aconteceu no final dos anos 70. A crescente procura exigia uma normatizao, pois o decretolei de 1969 j no comportava todos os aspectos da atividade. Realizou-se, ento, um grande esforo junto ao Governo Federal para regulamentar a atividade atravs de uma legislao especfica. Em 1983, a atividade foi regulamentada pela Lei 7.102 e a fiscalizao deixou de ser estadual (SSP) e passou a ser federal (DPF/MJ).

Guia do Contratante de Servios de Segurana

O SESVESP
SESVESP - Sindicato das Empresas de Segurana Privada, Segurana Eletrnica, Servios de Escolta e Cursos de Formao do Estado de So Paulo recebeu sua Carta Sindical em 1988, para representar a categoria econmica de segurana privada, segurana eletrnica e dos cursos de formao e aperfeioamento de vigilantes. No Estado de So Paulo, o SESVESP evoluiu como um importante prestador de servios, objetivando sempre o bom atendimento a suas associadas. Sua atual Diretoria tem a preocupao constante em defender os interesses da categoria e oferecer uma prestao de servios com qualidade, minimizando os problemas de suas associadas, no dia a dia de cada uma. O SESVESP conta com uma estrutura administrativa moderna e mantm seis Delegacias Regionais espalhadas pelo interior do Estado, que visam buscar solues para os problemas especficos das regies onde foram instaladas. Desde sua fundao, o SESVESP vem acompanhando a evoluo do mercado para ampliar sua atuao e, dessa forma, cumprir com eficincia o seu papel de entidade representativa.

Guia do Contratante de Servios de Segurana

Por que contratar servios de segurana com segurana?

Segurana Privada abrange as as seguintes atividades ou categorias de prestao de servios:

I - vigilncia patrimonial exercida dentro dos limites dos estabelecimentos urbanos e rurais, pblicos ou privados, com a finalidade de proteger os bens patrimoniais; II - transporte de valores consiste no transporte de numerrio, bens ou valores, mediante a utilizao de veculos comuns ou especiais; III - escolta armada visa a garantir o transporte de qualquer tipo de carga ou de valores; IV - segurana pessoal exercida com a finalidade de garantir a incolumidade fsica de pessoas; V - curso de formao tem por finalidade formar, especializar e reciclar os vigilantes. Estas atividades so regidas por um conjunto de leis, decretos, portarias e normas regulamentadoras. A seguir, apresentamos as principais:

Guia do Contratante de Servios de Segurana

Legislao
1. Lei n. 7.102, de 20/06/83 - Dispe sobre segurana para estabelecimentos nanceiros, estabelece normas para constituio e funcionamento das empresas particulares que exploram servios de vigilncia e de transporte de valores e d outras providncias. 2. Decreto n. 89.056, de 24/11/83 - Regulamenta a Lei n. 7.102/83. 3. Portaria n. 1.264, de 29/09/95, (DOU 02/10/95) - Estabelece condies de defesa dos veculos especiais de transporte de valores e de suas guarnies. 4. Portaria n. 387, de 28/08/06, (DOU 01/09/06) - Disciplina, em todo o territrio nacional, as atividades de segurana privada, armada ou desarmada, desenvolvidas pelas empresas especializadas, pelas que possuem servio orgnico de segurana e pelos prossionais que nelas atuam, bem como regula a scalizao dos planos de segurana dos estabelecimentos nanceiros. 5. Lei n. 10.826, de 22/12/03 (DOU 23/12/03) - Dispe sobre o registro, posse e comercializao de armas de fogo e munio, sobre o Sistema Nacional de Armas SINARM, dene crimes e d outras providncias. 6. Decreto n. 5.123, de 01/07/04, (DOU 02/07/04) - Regulamenta a Lei n. 10.826, de 22 de dezembro de 2003. 7. Portaria n. 891, de 12/08/99, (DOU 13/08/99) - Institui e aprova o modelo da Carteira Nacional de Vigilante e respectivo formulrio de requerimento, estabelece normas e procedimentos para sua concesso e d outras providncias. 8. Portaria n 20 D LOG de 27/12/06 (DOU 27/02/07) - Autoriza a aquisio diretamente no fabricante de armamento e munio no-letais, classicadas como de uso restrito, para as atividades de segurana privada, praticada por empresas especializadas ou por aquelas que possuem servio orgnico de segurana. 9. Portaria n 346 DG/DPF de 03/08/06 - Institui o Sistema de Gesto Eletrnica de Segurana Privada GESP e d outras providncias. 10. Portaria n 191 de 04/12/06 (DOU 27/02/07) - Inclui o subitem E.2 no anexo I da Norma Regulamentadora n 6.

Guia do Contratante de Servios de Segurana


Segundo o 2 ESSEG Estudo do Setor de Segurana Privada, realizado pela FENAVIST Federao Nacional das Empresas de Segurana e Transporte de Valores, o mercado de segurana privada emprega, alm dos funcionrios de suporte logstico e administrativo, cerca de 382.000 vigilantes no pas (dados de 2005), com ritmo de crescimento anual de 6%. Esses vigilantes so devidamente registrados e fiscalizados pelo Departamento de Polcia Federal por fora de legislao federal Lei 7.102/83. Ou seja, o setor de segurana privada o segundo maior contribuinte do INSS ficando atrs somente do setor da construo civil - como pagador de impostos. Constitui, tambm, atividade complementar da Segurana Pblica, nos termos do Art. 1, pargrado 1 da Portaria 387/06. Nos Estados Unidos, o contingente de vigilantes o triplo do contingente de policiais, enquanto que no Brasil, h um vigilante para cada policial. Assim, fica evidente que a segurana privada no privilgio de pases em desenvolvimento, bem como no correto dizer que quanto maior a criminalidade, maior o segmento. Enquanto isso, embora fazendo girar os seus negcios em situaes extremamente adversas, representadas, por exemplo, pela conhecida concorrncia desleal de incontveis e incontrolveis empresas clandestinas, muitas delas criadas e mantidas por policiais (fato amplamente divulgado pela imprensa), que inmeras vezes se servem de pessoal e recursos oficiais para prestar, irregularmente, servios privados de vigilncia e proteo, os empresrios do segmento de segurana privada se esforam para alcanar ainda mais capacitao. Investem continuamente no aprimoramento de pessoal e atualizao tecnolgica, elevando a qualidade de seus servios. Uma prova disso a procura pela Certificao de Regularidade em Segurana CRS, lanada pelo SESVESP e que objetiva mostrar aos tomadores de servio que existem empresas de segurana privada capazes de prestar um servio eficiente e responsvel, alm de auxiliar no combate clandestinidade. No Estado de So Paulo, vrias dezenas de empresas j obtiveram essa certificao, demonstrando seriedade e transparncia.

Guia do Contratante de Servios de Segurana

Condies de Funcionamento de uma Empresa de Segurana


Para que uma empresa de segurana seja autorizada a funcionar, ela deve preencher os seguintes requisitos, estabelecidos na Portaria 387/06:

Requisitos de autorizao
Art. 4 O exerccio da atividade de vigilncia patrimonial, cuja propriedade e administrao so vedadas a estrangeiros, depender de autorizao prvia do DPF , atravs de ato do Coordenador-Geral de Controle de Segurana Privada, mediante o preenchimento dos seguintes requisitos: I - possuir capital social integralizado mnimo de 100.000 (cem mil) UFIR; II - prova de que os scios, administradores, diretores e gerentes da empresa de segurana privada no tenham condenao criminal registrada; III - contratar, e manter sob contrato, o mnimo de 15 (quinze) vigilantes, devidamente habilitados; IV - comprovar a posse ou a propriedade de, no mnimo, 01 (um) veculo comum, todos com sistema de comunicao; V - possuir instalaes fsicas adequadas, comprovadas mediante certificado de segurana, observando-se: a) uso e acesso exclusivos ao estabelecimento; b) dependncias destinadas ao setor administrativo; c) dependncias destinadas ao setor operacional, dotado de sistema de comunicao; d) local seguro e adequado para a guarda de armas e munies, construdo em alvenaria, sob laje, com um nico acesso, com porta de ferro ou de madeira, reforada com grade de ferro, dotada de fechadura especial, alm de sistema de combate a incndio nas proximidades da porta de acesso; e) vigilncia patrimonial ou equipamentos eltricos, eletrnicos ou de filmagem, funcionando ininterruptamente. 1 A comprovao, por parte da empresa, da contratao do efetivo mnimo de vigilantes poder ser feita at 60 (sessenta) dias aps a publicao do alvar de funcionamento. 2 O objeto social da empresa dever estar relacionado, somente, s atividades de
10

Guia do Contratante de Servios de Segurana


segurana privada que esteja autorizada a exercer.

Art. 6 As empresas que pretenderem obter autorizao de funcionamento nas atividades de segurana privada devero possuir instalaes fsicas aprovadas pelo Superintendente Regional do DPF , aps realizao de vistoria pela DELESP ou Comisso de Vistoria, devendo apresentar requerimento com: I - comprovante de recolhimento da taxa de vistoria das instalaes; II - apresentao do livro destinado ao registro de armas e munies. Art. 7 Aps a verificao da adequao das instalaes fsicas do estabelecimento, a DELESP ou CV emitir relatrio de vistoria, consignando a proposta de aprovao ou os motivos que ensejaram a reprovao. 1 Aprovadas as instalaes fsicas, o certificado de segurana ser autorizado pelo Superintendente Regional, tendo validade at a prxima reviso de autorizao de funcionamento do estabelecimento. 2 A renovao do certificado de segurana constitui requisito para a reviso da autorizao de funcionamento do estabelecimento, devendo ser requerido juntamente com o processo de reviso mediante a comprovao do recolhimento das taxas de vistoria das instalaes e de renovao do certificado de segurana. 3 Do ato que reprovar as instalaes fsicas caber recurso, em 10 (dez) dias, dirigido ao Superintendente Regional. 4 O recurso poder ser instrudo com a prova do saneamento das irregularidades apontadas. 5 O Superintendente Regional decidir o recurso com base na documentao existente, podendo designar uma Comisso Especial para vistoria definitiva, notificando-se o interessado da deciso. 6 A reprovao definitiva ensejar a lavratura do auto de infrao correspondente, caso o certificado anterior j esteja vencido. 7 Na hiptese de reprovao definitiva, o interessado somente poder solucio11

Certicado de Segurana

Guia do Contratante de Servios de Segurana


nar a irregularidade por meio da apresentao de novo processo. Art. 8. Para obter autorizao de funcionamento, as empresas de vigilncia patrimonial devero apresentar requerimento dirigido ao Coordenador-Geral de Controle de Segurana Privada, anexando os seguintes documentos: I - cpia ou certido dos atos constitutivos e alteraes posteriores, registrados na Junta Comercial ou Cartrio de Pessoa Jurdica; II - comprovante de inscrio nos rgos fazendrios federal, estadual e municipal; III - certides negativas de dbito do FGTS, da Previdncia Social, da Receita Federal e da Dvida Ativa da Unio; IV - comprovante do capital social integralizado mnimo de 100.000 (cem mil) UFIR; V - cpia da Carteira de Identidade, inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas, Ttulo de Eleitor e Certificado de Reservista dos administradores, diretores, gerentes e scios; VI - certides negativas de registros criminais expedidas pela Justia Federal, Estadual, Militar dos Estados e da Unio, onde houver, e Eleitoral, relativamente aos scios, administradores, diretores e gerentes, das unidades da federao onde mantenham domiclio e pretendam constituir a empresa; VII - certido negativa de dbito da Dvida Ativa da Unio, relativamente aos scios (revogado pela Portaria 515/2007); VIII - memorial descritivo do uniforme dos vigilantes, mencionando apito com cordo, logotipo da empresa, plaqueta de identificao, acompanhado de fotografias, coloridas, de corpo inteiro do vigilante devidamente fardado, de frente, costas e lateral; IX - declarao das Foras Armadas e Auxiliares ou das DELESP e CV, in12

Processo de autorizao

Guia do Contratante de Servios de Segurana


formando que o modelo de uniforme apresentado no semelhante aos utilizados por aquelas instituies; X- fotografias das instalaes fsicas da empresa, em especial da fachada demonstrando o nome e a logomarca da empresa, do setor operacional e do local de guarda de armas e munies; XI - cpia do documento de posse ou propriedade de, no mnimo, 01 (um) veculo comum para uso exclusivo da empresa, todos dotados de sistema de comunicao, identificados e padronizados, contendo nome e logotipo da empresa; XII - fotografia colorida do veculo, demonstrando o nome e logomarca da empresa, da frente, lateral, traseira e do sistema de comunicao veicular; XIII - autorizao para utilizao de freqncia concedida pelo rgo competente ou contrato com prestadora de servio; XIV - comprovante de recolhimento da taxa de expedio de alvar de funcionamento da empresa de segurana, salvo na hiptese de autorizao para nova atividade, nos termos do art. 102, 5 . 1 Na instruo do procedimento a DELESP ou CV dever, obrigatria e previamente, ouvir em termo de declaraes os scios ou proprietrios da empresa, bem como proceder a outras diligncias que se fizerem necessrias, visando a obter as seguintes informaes: I - atividade econmica exercida anteriormente; II - origem dos recursos financeiros apresentados para a formao e/ou constituio do capital social da empresa, vinculando-os ao total de quotas integralizadas no capital social; III - eventual participao anterior ou atual em empresa de segurana privada cancelada, encerrada ou extinta, como scio, diretor, administrador ou proprietrio; IV - razes pelas quais a empresa anterior foi cancelada, encerrada ou extinta;
13

Guia do Contratante de Servios de Segurana


V - existncia de dvida fiscal, tributria, trabalhista ou em cartrio de protesto de ttulos em nome do declarante; VI - outros esclarecimentos considerados teis. 2 Analisadas as informaes obtidas, a DELESP ou CV, considerando qualquer delas relevante para a instruo do processo, far constar do parecer conclusivo as observaes pertinentes, as quais, em sendo incompatveis com a atividade de segurana privada, podero implicar a excluso do entrevistado do quadro societrio da empresa ou o indeferimento do pedido. A autorizao de funcionamento das empresas de segurana revista anualmente. Para que seja renovada necessrio apresentar documentos que comprovem a regularidade da empresa com as normas que regulamentam a atividade, bem como comprovante de quitao de eventuais multas que tenham sido aplicadas empresa no perodo. Em resumo, todo servio de vigilncia/segurana, seja ele prestado na Indstria, Comrcio, Residncias, Condomnios, Eventos, etc., deve ser efetuado por empresa regularizada e apta tecnicamente a atuar na atividade. Uma empresa de segurana privada, para exercer sua atividade, necessita ter competncia tcnica e habilitao legal, comprovados atravs dos seguintes documentos, renovados anualmente: CERTIFICADO DE SEGURANA - emitido pelo Departamento de Polcia Federal, certificando que a empresa foi fiscalizada e est em condies tcnicas de prestar servios. AUTORIZAO DE FUNCIONAMENTO - emitida pelo Ministrio da Justia, com publicao no D.O.U. (Dirio Oficial da Unio) permitindo que a empresa possa atuar nesse segmento econmico. Reviso da Autorizao de Funcionamento: documento fornecido pela Polcia Federal, a fim de confirmar a competncia da empresa apta a operar na atividade. Comprovante do pagamento de salrios, certides negativas de dbito com o INSS e o FGTS e demais documentos que comprovem a quitao dos encargos sociais.
14

Guia do Contratante de Servios de Segurana

Segurana Orgnica
A mesma legislao aqui mencionada determina que os Servios Orgnicos de Segurana (ou Segurana Prpria como comumente chamado) so autorizados, controlados e fiscalizados pelo Departamento de Polcia Federal. Assim, uma empresa que tenha objeto econmico diverso da vigilncia e do transporte de valores, e que utilize pessoal de quadro funcional prprio para a execuo de sua segurana - armada ou desarmada - dever, tambm, adaptar-se legislao, requerendo a competente Autorizao de Funcionamento para atuar como empresa com segurana orgnica.

VIGILANTE AUTNOMO: NO EXISTE essa funo, uma vez que o profissional de segurana deve estar registrado numa empresa especializada (ou com segurana orgnica), possuir o Certificado de Concluso do Curso de Formao de Vigilantes, devidamente registrado na Polcia Federal e a CNV - Carteira Nacional do Vigilante para exercer a atividade. VIGIA: geralmente essa denominao usada pelas Prefeituras Municipais para nominar suas Guardas Municipais. Fora deste contexto, embora o Cdigo Brasileiro de Ocupaes defina o termo vigia como o responsvel pela guarda do patrimnio e por exercer a vigilncia, essas funes podem ser exercidas, segundo a Lei 7102/83, apenas por vigilantes, profissionais que foram formados por curso especfico e que so identificados pela CNV - Carteira Nacional dos Vigilantes. SEGURANA EFETUADA POR POLICIAIS CIVIS E MILITARES: proibida a prestao de servios de vigilncia/segurana efetuada por Policiais Civis e/ou Militares.

15

Guia do Contratante de Servios de Segurana

Como contratar servios de segurana privada?


A terceirizao, especialmente no que diz respeito aos servios de segurana privada, tem aumentado significativamente desde que as empresas perceberam os benefcios de tal opo. Reduo do quadro de pessoal, do passivo trabalhista, de custos com encargos sociais, mo-de-obra especializada, enfim, a terceirizao trouxe para o empresariado a tranqilidade necessria para que ele pense nica e exclusivamente nos trabalhos e resultados de sua atividade. Acontece, porm, que se essa contratao no for realizada com critrio na escolha de empresas idneas, essa excelente soluo pode se transformar num pesadelo e trazer srias complicaes e aborrecimentos ao contratante. E quando se fala em contratao de segurana privada, a deciso ainda mais importante, pois a integridade fsica dos empregados e o patrimnio podero correr riscos de irreversveis perdas. Dessa forma, antes de contratar quaisquer servios de segurana de pessoas, defesa do patrimnio e escolta de cargas ou de valores, verifique junto ao sindicato patronal se a empresa que pretende execut-los est realmente habilitada para tanto. Saiba tambm que o Departamento de Polcia Federal poder prestar informaes quanto situao de regularidade das empresas. Vale lembrar que o contratante de qualquer servio torna-se co-responsvel pelos atos e possveis irregularidades de sua contratada, no somente em passivos trabalhistas, como tambm em casos de sonegao de impostos e de possveis delitos que venham a ser cometidos por empregados terceirizados, lotados no contratante. Assim, passaremos a relacionar todos os cuidados e aes que devem ser
16

Guia do Contratante de Servios de Segurana


adotados para essa contratao. A contratao de empresa terceirizada a melhor opo para o contratante, se responsvel e criteriosa for a seleo da empresa encarregada da execuo do servio. O contratante deve agir com todas as cautelas necessrias, no se deixando seduzir pela economia aparente, que se revela nos preos baixos, inexeqveis e predatrios. No mercado de segurana privada, muito comum a contratao de empresas no regulamentadas. Essas empresas, conhecidas como clandestinas, no cumprem os requisitos exigidos pela Lei 7102/83, contratam vigilantes sem nenhum critrio, no se preocupando em checar a origem do indivduo, seus antecedentes criminais e sem exigir o Curso de Formao de Vigilantes e a Carteira Nacional de Vigilante CNV, expedida pelo Ministrio da Justia. Em termos de custos pelos servios oferecidos no existe mgica. Quem pratica preos exageradamente baixos no tem como obter lucro e tampouco custear a administrao, nem os custos bsicos, seno por meio ilcito, quer seja atravs de sonegao de encargos sociais, trabalhistas e impostos, quer usando materiais ineficientes, armas contrabandeadas e at mesmo roubadas, alm de mo-de-obra desqualificada, colocando em risco o patrimnio do contratante e a integridade fsica de todos. natural para o contratante buscar o preo sem nenhuma gordura; porm, no se pode deixar levar tal busca para a outra extremidade, chegando-se ao preo irrisrio ou inexeqvel. Dessa forma, em relao situao legal das empresas que prestam servios de segurana e vigilncia, diante da legislao especfica (Lei 7102/83), o tomador de servio dever, antes de iniciar o processo de contratao, exigir junto s pretendentes ao servio a apresentao dos seguintes documentos: Portaria de autorizao de funcionamento expedida do DPF;
17

Guia do Contratante de Servios de Segurana


Reviso de autorizao de funcionamento; Certificado de segurana; Reciclagem bianual dos vigilantes; Exames de sade fsica dos vigilantes, bem como o exame psicolgico; Certides negativas de INSS, FGTS, impostos municipais, estaduais e federais. A partir da exigncia dessa documentao, recomendamos os seguintes passos para a contratao de servios: 1) Dimensionar os servios a serem contratados em nmero de pessoal, especificando a funo e jornada de cada trabalhador no setor de servio respectivo, preferencialmente atravs da contratao de um projeto ou plano de segurana. 2) Solicitar propostas, de posse dos dados acima, exigindo do concorrente o detalhamento mximo da mesma. 3) tomar as propostas apresentadas com discriminao de preos para cada trabalhador disponibilizado, observado o piso da categoria estabelecido para cada funo, definido atravs da Conveno Coletiva de Trabalho e aplicar a tabela de encargos sociais e trabalhistas sobre os mesmos, parmetro esse fornecido pela Fundao Getlio Vargas. As obrigaes de qualquer prestador de servios, alm do pagamento de salrio equivalente a, no mnimo, o piso da categoria (discriminado na Conveno Coletiva a cada ano) e dos encargos sociais, dentre outras, so as seguintes: Uniforme e equipamentos de proteo individual; Vale-transporte (cota da empresa); Imposto de renda na fonte de 1% sobre o valor da nota fiscal; Cofins de 3% sobre o valor da nota fiscal; PIS de 0,65% sobre o valor da nota fiscal; ISSQN (percentual varivel, dependendo dos locais da prestao dos servios) sobre o valor da nota fiscal;
18

Guia do Contratante de Servios de Segurana


Treinamento, seguro de vida, reserva tcnica e de fiscalizao; Contribuio Social de 8% sobre o lucro lquido apurado no exerccio e INSS de 20% sobre o valor do pr-labore do empresrio, geralmente embutidos na taxa de administrao. A partir dessas alquotas, alm da quantidade de trabalhadores e jornadas definidas, dos pisos salariais e dos encargos sociais e trabalhistas, ser possvel ao contratante obter um valor de referncia no contrato, a preo justo e exeqvel. Os demais fatores que compem os preos sero a taxa de lucro, horas extras e reflexos no repouso semanal remunerado, possveis adicionais de insalubridade e periculosidade, adicional noturno e demais proventos que tenham como base o salrio normativo, alm de obrigaes relacionadas com a segurana e a sade do trabalhador. 4) Analisar as propostas, desconsiderando as que tenham apresentado valores incompatveis com os de mercado. 5) Verificar a idoneidade das empresas participantes. Para verificar a idoneidade, o contratante dever exigir das empresas os seguintes documentos: Certides atualizadas e negativas de dbito junto ao INSS, Receita Federal, Prefeitura Municipal e FGTS; Certido de dbito salarial expedida pela Delegacia Regional do Trabalho; Contrato Social e alteraes, com especial ateno para a composio societria; Certido de Regularidade Sindical, na forma dos artigos 607 e 608 da CLT. O contratante poder, tambm, obter informaes adicionais das empresas que concorrem ao servio a ser contratado junto a: a) Sindicatos patronal e laboral, para verificar a existncia de alguma pendncia; b) Departamento de Polcia Federal; c) Empresas, Bancos ou condomnios para os quais as empresas tenham prestado servios, inclusive com visitas para avaliao do desempenho do servio prestado;
19

Guia do Contratante de Servios de Segurana

Outra opo sugerida que se faa uma visita s sedes das empresas concorrentes ao servio. O contratante dever, tambm, inserir no contrato com a contratada, clusulas com punies a serem aplicadas em caso de descumprimento do mesmo. Podese tambm inserir clusulas de garantias, como cauo em dinheiro ou ttulos de dvida pblica, fiana bancria ou seguro-garantia, para futura indenizao trabalhista. No bastam, porm, somente esses cuidados. de conhecimento de todos que, na terceirizao, a confiana que o contratante deve ter no trabalhador que presta servios na sua empresa transferida empresa contratada, atravs da constatao de sua idoneidade e tradio no mercado, mediante peridico monitoramento por parte de quem contrata, j que este possui o dever subsidirio perante os trabalhadores, objeto do contrato de prestao de servio.

20

Guia do Contratante de Servios de Segurana

Como monitorar
A contratante poder monitorar a contratada, utilizando os seguintes meios: a) Exigncia da Nota Fiscal dos servios prestados; b) Cpias assinadas dos contracheques de cada trabalhador que presta servios empresa contratante, antes do pagamento da fatura do perodo; c) Cpia das guias de recolhimento do GFIP Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por T empo de Servio e Informaes Previdncia Social, individualizada especificamente para cada contrato. d) Cpia do protocolo de Entrega dos Vales-Transporte; e) Fiscalizao do uso dos uniformes e as condies dos mesmos; f) Apresentao da comprovao da realizao dos exames mdico e psicotcnico dos empregados, exigidos por lei. Ressalvamos que, como a mo-de-obra terceirizada presta servios nas dependncias do contratante, mesmo tendo vnculo empregatcio com a contratada, a Previdncia Social e o Ministrio do Trabalho e do Emprego exigem a fiscalizao dessas empresas pelos seus contratantes. Caso a Contratante seja conivente com sonegao de impostos, fraudes sociais e/ou trabalhistas ser denunciada como co-responsvel nos respectivos processos previdencirios ou trabalhistas que forem movidos contra a contratada.

21

Guia do Contratante de Servios de Segurana

Como elaborar o Custo Unitrio Bsico do servio?


Os seguintes itens tm que constar do clculo final do Preo do servio de vigilncia. Valores que no contemplem esses itens podem estar viciados e representar um preo inexeqvel, ou seja, abaixo do custo, inviabilizando ou prejudicando a prestao de servio. Esse estudo baseia-se integralmente no Relatrio Final do Custo Unitrio Bsico do Servio de Vigilncia e Segurana Patrimonial do Estado de So Paulo, desenvolvido pela Diviso de Gesto de Dados - DGD do Instituto Brasileiro de Economia - IBRE da Fundao Getlio Vargas - FGV. Piso salarial Adicional noturno Folguista Hora extra 60% Reflexo sem repouso semanal remunerado Reserva tcnica Encargos sociais Armamento, munio e complementos Assistncia Mdica Auxlio funeral Cesta Bsica Equipamentos e Complementos Norma Reguladora n 7 Reciclagem Recrutamento e Seleo Ronda/Fiscalizao Seguro de Responsabilidade Civil Seguro de vida em grupo Uniforme Vale-Refeio Vale-Transporte ISS - Imposto Sobre Servios PIS COFINS Despesas Administrativas Lucro
22

Guia do Contratante de Servios de Segurana

Carteira Nacional do Vigilante


No dia 13 de agosto de 1999 foi publicada a Portaria do Departamento de Polcia Federal n 891, que instituiu a CNV - Carteira Nacional do Vigilante. A CNV tem a finalidade de fornecer ao vigilante um documento de identificao funcional, que tem validade em todo o territrio nacional. Ela atende apenas aos profissionais com registro no Departamento de Polcia Federal (DPF) e que estejam trabalhando em empresa especializada ou orgnica, ou seja, ningum que no possua o curso de formao, com certificado registrado no DPF , poder requerer sua CNV. O uso da CNV tornou-se obrigatrio a partir de agosto de 2000, um ano aps a publicao da Portaria 891/99. No caso de um eventual atraso na emisso da CNV, o vigilante, para trabalhar, dever portar o protocolo do requerimento. A CNV expedida pela Coordenadoria Geral de Controle da Segurana Privada do DPF e pode ser solicitada s DELESP/SR/DPF , Comisses de Vistoria, Delegacias de Polcia Federal e Sindicatos de Vigilantes. Alm de possuir o registro no DPF necessrio estar empregado em empresa especializada ou orgnica, pois o vigilante precisa provar vnculo empregatcio, isto , ter devidamente registrado em sua carteira de trabalho, a sua funo na empresa. Portanto, s possvel conseguir a CNV se o vigilante estiver trabalhando. Por isso, um erro a empresa solicitar a CNV quando da contratao do vigilante, tendo em vista que impossvel consegui-la sem o mesmo estar empregado. A CNV tem validade de quatro anos, a contar da data do curso de formao ou da ltima reciclagem.
23

Guia do Contratante de Servios de Segurana


Por exemplo: se a pessoa concluiu o curso de formao em janeiro de 2.005 e foi trabalhar em outra rea, que no seja a segurana privada, e em outubro de 2.006 comeou a trabalhar como vigilante numa empresa especializada, s ento poder requerer sua CNV. Esta ter validade at janeiro de 2.009, e no outubro de 2.010. A data de contagem do tempo da CNV a do curso de formao ou da reciclagem. So muito comuns dvidas e enganos sobre este fato, porm a Portaria 891/99 bem clara. Para requerer a CNV so necessrias cpias dos seguintes documentos: Carteira de identidade (RG); Certificado de formao e reciclagem, se for o caso; C.T.P .S. (carteira de trabalho) para provar vnculo empregatcio; Uma foto 2x2, recente, com fundo branco, colorida; Guia do GAR/FUNAPOL com autenticao mecnica do recolhimento de 10 UFIRs. A CNV tambm serve para diferenciar o profissional de segurana devidamente qualificado, de acordo com a Lei, e os falsos vigilantes, aqueles que no tm formao adequada, nem sempre so pessoas idneas e, em muitos casos, possuem antecedentes criminais registrados.

24

Guia do Contratante de Servios de Segurana

Os servios de segurana privada podem ser realizados em vias pblicas? Quais as excees?
Embora algumas empresas de vigilncia tentem vender segurana armada de ruas, essa modalidade de servio exclusiva da segurana pblica. O guarda de quarteiro, ou guarda noturno, s pode andar desarmado. O mximo que ele pode fazer observar o movimento na vizinhana. Ao constatar alguma irregularidade, limita-se a dar o alarme. * Segurana patrimonial: pode andar armada e cuida da propriedade do contratante (bancos, indstrias, comrcio). Mas s pode atuar intramuros. As modalidades de segurana privada que tm autorizao para exercer suas funes em vias pblicas so: * Segurana Pessoal Privada: o segmento dos chamados guarda-costas, que precisam ter curso de extenso em segurana pessoal privada, alm de cumprir regras especficas para sua atuaco; * Escolta de Cargas. * Transporte de Valores.

25

Guia do Contratante de Servios de Segurana

Segurana Pessoal Privada


A Segurana Pessoal Privada existe, como o prprio nome diz, para proteger pessoas. Entende-se como Segurana Pessoal Privada o vigilante que concluiu o curso de formao e o curso de Extenso em Segurana Pessoal Privada e est apto a fazer a proteo de pessoas, seja nas dependncias da empresa ou na rotina habitual do dia-a-dia, valendo-se de medidas preventivas que visem minimizar os riscos aos quais seus protegidos esto expostos. A atuao da escolta pessoal tem, acima de tudo, o carter preventivo, no sentido de evitar riscos e ameaas inerentes s grandes cidades, tais como seqestros, roubos, furtos, extorses e violncia urbana. O projeto de segurana pessoal baseia-se em uma anlise de risco, na qual so avaliadas as vulnerabilidades e atratividade do cliente em sua rotina e fora dela. Elabora-se uma entrevista com o VIP e, aps uma criteriosa anlise dos dados, desenvolve-se os elementos de segurana a serem aplicados.

26

Guia do Contratante de Servios de Segurana

Escolta Armada
As atividades de segurana privada desenvolvidas por empresas especializadas em prestao de servios, com a finalidade de proceder segurana de pessoas e de garantir o transporte de valores ou de qualquer tipo de carga, sero consideradas, para efeito deste regulamento, segurana pessoal privada e escolta armada, respectivamente. Segundo a Portaria 387/06, os vigilantes empenhados na atividade de escolta armada devero compor uma guarnio mnima de 04 (quatro) vigilantes, por veculo, j includo o condutor, todos especialmente habilitados.

Pargrafo nico. Nos casos de transporte de cargas ou valores avaliados em, no mximo, 20.000,00 (vinte mil) UFIR, a guarnio referida no inciso anterior poder ser reduzida at a metade.
Art. 34. A execuo da escolta armada iniciar-se-, obrigatoriamente, no mbito da Unidade da Federao em que a empresa de vigilncia possua autorizao. Art. 35. As empresas que exercerem a escolta armada cujos veculos necessitarem, no exerccio das atividades, transitar por outras unidades da federao, devero comunicar a operao, previamente, s unidades do DPF e do Departamento de Polcia Rodoviria Federal - DPRF , e s Secretarias de Segurana Pblica respectivas. Em caso de fiscalizao pela Polcia Rodoviria Federal, a Instruo Normativa expedida por ela orienta que sero exigidos os seguintes documentos: 1 DA EMPRESA: autorizao de funcionamento expedida pelo Departamento de Polcia Federal, para que a empresa execute os servios. Se a empresa no for autorizada, as armas e o veculo sero apreendidos e os ocupantes sero detidos por porte ilegal de armas. 2 - DOS COMPONENTES DA GUARNIO (VIGILANTE): T odos os componentes da guarnio devero portar a Carteira Nacional de Vigilante.
27

Guia do Contratante de Servios de Segurana

Combate s Empresas Clandestinas


O SESVESP tem como objetivo divulgar sociedade em geral, em especial no Estado de So Paulo, que empresas do setor de segurana privada, segurana eletrnica, servios de escolta e cursos de formao possuem condies de prestar bons servios. Por isso, instituiu o CERTIFICADO DE REGULARIDADE EM SEGURANA - CRS, que garante que a prestadora socialmente responsvel, respeita o piso salarial da categoria e possui situao regularizada em rgos pblicos. Atesta, ainda, que possui vigilantes treinados e periodicamente reciclados em cursos de formao legalmente reconhecidos e aprovados pelo Ministrio da Justia. O CRS, por isso, ajuda a combater as empresas clandestinas, que funcionam de forma irregular e no atendem legislao vigente.Dentre os objetivos do CRS - Certificado de Regularidade em Segurana, destacam-se: * Moralizao do mercado; * Erradicao da clandestinidade; * Metrificao real das empresas do mercado; * Seriedade operacional, fiscal e administrativa.

Normas Tcnicas do Regulamento


* Foi criado pelo SESVESP em Agosto/2002; * auditado por empresa certificadora independente BRTV; * concedido apenas s empresas 100% cumpridoras de suas obrigaes trabalhistas, previdencirias, tributrias e tcnicas; * Fiscaliza no s as certides negativas de dbitos, mas checa tambm os recolhimentos totais dos ltimos meses; * Possui validade anual; * Garante a quitao sindical patronal e obreira; * Garante o treinamento, a qualificao e a reciclagem da mo-de-obra empenhada;
28

Guia do Contratante de Servios de Segurana


Denncias
Para denunciar servios irregulares de segurana e vigilncia, basta entrar em contato com as DELESPs - Delegacias de Controle da Segurana Privada de So Paulo, ou nas Comisses de Vistoria da Polcia Federal. O SESVESP tambm
recebe as denncias e as encaminha ao DPF . Para isso, disponibiliza um formulrio que pode ser encontrado no site www.sesvesp.com.br.
ENDEREOS DAS DELEGACIAS E COMISSES DE VISTORIA DA POLCIA FEDERAL DE SO PAULO

Araatuba Endereo: Av. Brasilia, 22-12 - Jd. Nova Iorque - Cep: 16018-000 E-Mail: dpf.cm.aru.srsp@dpf.gov.br - Fone: (18) 3621-9900 - Fax: (18) 3621-9900 Araraquara End.: Av. Maria Antonia de Camargo Oliveira, 3013 - Vila Ferroviria Cep: 14802-330 E-Mail: dpf.cm.aqa.srsp@dpf.gov.br - Fone: (16) 3335-3202 - Fax: (16) 3335 - 3202 Bauru Endereo: Av. Getlio Vargas, 20-55 - Jd. Estoril - Cep: 17017-001 E-Mail: dpf.cm.bru.srsp@dpf.gov.br - Fone: (14) 3223-5342 / (14) 3227-6821 Fax: (14) 3223-4604. Cruzeiro Endereo: Rua Nesralla Rubez, 998 - Centro - Cep: 12710-070 E-Mail: dpf.cm.czo.srsp@dpf.gov.br - Fone: (12) 3144-0388 / 7336 / 3326 Fax: (12) 3144-0388 Campinas Endereo: Rua Bernardo Jos Sampaio, 300 - Vila Itapura - Cep: 13020-450 E-Mail: dpf.cm.cas.srsp@dpf.gov.br - Fone: (19) 3739-2200 / 3739-2253 Fax: (19) 3739-2204 Jales Endereo: Av. Jucelino Kubitschek de Oliveira, 197 - Jd. Samambaia - Cep: 15700-000 E-Mail: dpf.cm.jls.srsp@dpf.gov.br - Fone: (17) 3621-5625 - Fax: (17) 3621-5625 Marlia Endereo: Av. Santo Antonio, 136 - Centro - Cep: 15501-470 E-Mail: dpf.cm.mii.srsp@dpf.gov.br - Fone: (14) 3433-1739 - Fax: (14) 3413-4336
29

Guia do Contratante de Servios de Segurana


Piracicaba Endereo: Rua Liberato Macedo, 872 - So Dimas - Cep: 13416-090 E-Mail: dpf.cm.pca.srsp@dpf.gov.br - Fone: (19) 3402-3226 - Fax: (19) 3402-3707 Presidente Prudente Endereo: Rua Marechal Floriano Peixoto, 178 - Vila Marcondes - Cep: 19030-020 E-Mail: dpf.cm.pde.srsp@dpf.gov.br - Fone: (18) 3223-6144 - Fax: (18) 3223-6144 Ribeiro Preto Endereo: Rua Orestes Morandi, 210 - Castelo Branco - Cep: 14091-280 E-Mail: dpf.cm.por.srsp@dpf.gov.br - Fone: (16) 3267-5858 - Fax: (16) 3267-5858 Santos Endereo: Rua Riachuelo, 27 - Centro - Cep: 11010-021 E-Mail: dpf.cm.sts.srsp@dpf.gov.br - Fone: (13) 3213-1871 - Fax: (13) 3213-1872 So Jos do Rio Preto Endereo: Rual Maria Agrelli Famburi - 19-56 - Cep: 15054-170 E-Mail: dpf.cm.sje.srsp@dpf.gov.br - Fone: (17) 3224-4500 - Fax: (17) 3224-4500 So Jos dos Campos Endereo: Av. Andrmeda, 1469 - Jd. Satlite - Cep: 12230-000 E-Mail: dpf.cm.sjk.srsp@dpf.gov.br - Fone: (12) 3931-0117 / 3931-0999 Fax: (12) 3931-1101 So Paulo Endereo: Rua Hugo Dantola, 95 - Lapa de Baixo - Cep: 05038-090 E-Mail: delesp.srsp@dpf.gov.br - Fone: (11) 3616-5457 / (11) 3616-5459 Fax: (11) 3616-5461 So Sebastio Endereo: Rua Fbio Cssio, 18 - Cep: 11600-000 E-Mail: dpf.cm.ssb.srsp@dpf.gov.br Fone: (12) 3892-2757 / (12) 3892-9138 / (12) 3892-3139 - Fax: (12) 3892-2757 Sorocaba Endereo: Av. Dom Aguirre, 3303 - Cep.: 18090-002 E-Mail: dpf.cm.sod.srsp@dpf.gov.br Fone: (15) 3233-3323 / (15) 3233-3347 - Fax: (15) 3233-3323
30

Guia do Contratante de Servios de Segurana

Sindicato das Empresas de Segurana Privada, Segurana Eletrnica, Servios de Escolta e Cursos de Formao do Estado de So Paulo

Rua Bernardino Fanganiello, 691 - CEP: 02512-000 - So Paulo - SP Fone/Fax: (11) 3858-7360 www.sesvesp.com.br - E-mail: sesvesp@sesvesp.com.br

32

S-ar putea să vă placă și