Sunteți pe pagina 1din 23

Tema 1: A Contabilidade e a Informao Contbil Tema 2: Necessidade de Princpios Contbeis Profa. Ma.

Juliana Leite Kirchner

A Evoluo Histrica da Contabilidade 1. Primrdios da Contabilidade: homem na antiguidade; contabilidade existe desde o incio da civilizao (contabilidade como inventrio); sem escrita, sem nmero e sem moeda, conhecida como fase emprica, representada por desenhos, figuras e imagens para identificar o patrimnio. patrimnio 2.Fase pr-cientfica da contabilidade: sc. XV, conhecida como fase lgica racional: contabilidade atinge desenvolvimento notrio com o desenvolvimento econmico.

A Evoluo Histrica da Contabilidade 3. Idade Moderna/Renascimento:sc. XIV a XVI, acontecimentos no mundo propulsionaram desenvolvimento Cincia Contbil.

Escola Europeia ou Italiana Luca Pacioli: perodo cientfico/romntico. Foi o criador do mtodo das partidas dobradas na obra publicada em 1494, a Summa de Aritimetica: primeira exposio dos procedimentos contbeis. Fbio Besta: fim do sculo XIX. Fase de grande progresso p g da disciplina. p Passa a receber roupagem p g cientfica. Caractersticas Culto personalidade. nfase a uma Contabilidade terica. Pouca Importncia Auditoria. Instituies de ensino de baixa Qualidade.

Escola Norte-Americana ou Anglo-Saxnica Escola Norte-americana incio sculo XX nfase no usurio Contbil. nfase na Contabilidade Aplicada. Importncia Auditoria. Busca de qualidade nas Universidades. Universidades

Brasil
Legislao contbil que se refere s demonstraes contbeis uma das mais aperfeioadas do mundo. Francisco DAuria, Frederico Hermann Jnior (Escola Clssica), Hilrio Franco, Antonio Lopes de S, Iudcibus, Jose Carlos Marion, Eliseu Martins. Transferncia T f i da d Escola E l Italiana It li para a Escola E l Norte-americana.

Brasil
Influncia das empresas de auditoria. Influncia na legislao por meio da a Lei n 6.404/1976 (Lei das SA). Entidades atuantes no campo contbil: CFC, IBRACON, CVM, CPC, Receita Federal, Banco Central e outros. outros

Desafios para a Contabilidade


Cenrio anterior: empresas familiares, mercados regionais e restritos, relativa estabilidade econmica, de preos, de mercado e tecnolgica. Novo Cenrio Contbil: competitividade global entre empresas e o desenvolvimento econmico e social, fazem surgir novas necessidades aos usurios que passam a requerer informaes contbeis Estruturadas.

Objetivos da Contabilidade
Fornecer informao estruturada de natureza econmica, financeira, fsica, social e de produtividade aos usurios. Mensurar a evoluo da riqueza da empresas. Registrar e organizar os fatos contbeis de forma sistemtica. Contabilidade pode ser considerada como sistema de informao destinado a prover seus usurios de dados para ajud-los a tomar deciso.

Usurios das Demonstraes Contbeis Podem ser considerados qualquer pessoa (fsica ou jurdica) que tenha interesse nos dados contbeis: Internos empresa: gerentes, administradores, funcionrios em geral. Externos empresa: acionistas, instituies financeiras, governo, sindicatos. Exemplo: investidores, empregados, clientes, credores, fornecedores, governo e pblico em geral. diretores,

Objetivo das Demonstraes Contbeis 1. Fornecer informaes sobre a posio patrimonial, financeira, o desempenho e as mudanas na posio da entidade que sejam teis aos usurios. 2. Auxiliar os usurios nas avaliaes e na tomada de decises. 3. Apresentar os resultados da atuao da Administrao na gesto da entidade e sua capacitao na prestao de contas.

Caractersticas Qualitativas das Demonstraes Contbeis a) Compreensibilidade: entendimento pelos usurios, pressupe o conhecimento das atividades econmicas e informaes complexas no devem ser omitidas. b) Relevncia: importncia da informao, influncia nas decises e informaes complexas no devem ser omitidas. Afetada pela natureza e materialidade do assunto.

Caractersticas Qualitativas das Demonstraes Contbeis Natureza o tipo da informao. Exemplo. estoques, investimentos, dvidas. Naterialidade envolve valor. Exemplo: valor de maquinrio i i em uma usina. i

Caractersticas Qualitativas das Demonstraes Contbeis c) Confiabilidade: representao adequada da informao, evidncias sem erros: neutralidade (imparcialidade, no induo de deciso), prudncia (no superestimar ativos e receitas ou subestimar passivos e despesas) e integridade (completude da informao) informao). d) Comparabilidade: utilizao de critrios uniformes entre perodos distintos.

Caractersticas Qualitativas das Demonstraes Contbeis Limitaes na relevncia e na comparabilidade: a) Tempestividade: momento oportuno. b) Custo/benefcio.

Demonstraes Contbeis a) Balano patrimonial. b) Demonstrao de Resultados. c) Demonstrao de lucros ou prejuizos acumulados. d) Demonstrao de mutaes do patrimnio lquido. e) Demonstrao de fluxos de caixa. f) Demonstrao D t de d valor l adicionado. di i d

Interatividade Qual o objetivo da Contabilidade? Qual o objeto da Contabilidade?

Princpios Contbeis A palavra Princpio vem do latim: prncipe, que significa primeiro, no sentido bsico. Palavras relacionadas: Fundamental; Diretriz; Baseadas; Conduta; Premissas; Prtica; Postulados. P i i Princpios C tb i Contbeis: so conceitos bsicos que constituem o ncleo essencial que deve guiar a profisso na consecuo dos objetivos da Contabilidade. Consistem em apresentar informao estruturada para os Usurios.

IPECAFI/IBRACON/CVM 1986 Postulado da Entidade Postulado da Continuidade Princ. do Custo Como Base de Valor Princ do Denominador Comum Princ. Monetario Princ. da Realizao Receita Princ.Confronto Desp. Com Rec. Conveno da Objetividade Conveno da Consistncia Conveno da Materialidade Conveno Conservadorismo

CFC-RESOLUO 750/1993 Princpio da Entidade Princ. da Continuidade Princpio da Oportunidade Princ. do Registro Pelo Valor Original Princ. Da Atualizao Princ Monetria Princ. Da Competncia

Princ. da Prudncia

CFC-RESOLUO 750/93 CFC 1.282/10

CPC-CVM 539/08 - CFC 1.121/08 ESTRUTURA CONC. BASICA Continuidade

Princpio da Entidade Princpio da Continuidade Princ. da Oportunidade Princ. P i do d Registro R i t Pelo P l Valor V l Original Princ. da Competncia Princ. da Prudncia Compreensibilidade Relevncia Confiabilidade Comparabilidade Competncia

Estrutura dos Princpios Contbeis Hoje


Resoluo CFC 750 alterada pela 1.282/10 Princpios. Pronunciamento conceitual bsico do CPC 2008 - demonstraes. Resoluo CFC 1.121/2008 e CVM 539/2008. Ibracon 1986 e CFC 750/1993-CFC 750/1993 CFC 1.282/10. 1 282/10 Observncia obrigatria Premissa: essncia das transaes prevalece sobre a sua forma.

Princpio da Entidade Resoluo CFC n 750/1992 alterado pela Resoluo CFC n 1282/2010:
Art. 4 O Princpio da Entidade reconhece o Patrimnio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciao de um Patrimnio particular no universo dos patrimnios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituio de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

Princpio da Entidade
Resoluo CFC n 750/1992 alterado pela Resoluo CFC n 1282/2010:
Por consequncia, nesta acepo, o Patrimnio no se confunde com aqueles dos seus scios ou proprietrios no caso de sociedade ou instituio. proprietrios, instituio

Princpio da Entidade Incio de todo o encadeamento do raciocnio contbil e do arcabouo estrutural da disciplina. Empresa = entidade contbil: toda e qualquer pessoa jurdica, de direito pblico ou privado. Contabilidade executada e mantida para as (distingue-se g dos scios). ) entidades ( O patrimnio da empresa no se confunde com o Patrimnio dos scios.

Princpio da Entidade A contabilidade sempre mantida para uma entidade que exerce atividade econmica como meio ou fim. O patrimnio desta entidade no se confunde com o de seus proprietrios.

Princpio da Entidade O Princpio da Entidade reconhece o Patrimnio como objeto e afirma a autonomia patrimonial. No se deve confundir o patrimnio da Entidade com o patrimnio dos scios. Empresas comerciais, bancos, cooperativas, igrejas sociedades beneficentes, igrejas, beneficentes patrimnio familiar com ou sem fins lucrativos Autonomia patrimonial: O Patrimnio no se confunde com queles dos seus scios ou proprietrios, no caso de sociedade ou instituio.

Princpio da Entidade
Exemplo Um casal mora num sobrado, na parte alta do mesmo. No nvel da rua, exerce pequena atividade comercial. As contas de gua, luz, telefone, etc. vm para o sobrado como um todo. O princpio da entidade manda que se faa f um esforo f para verificar, se necessrio por critrios de rateio, qual parte das despesas que vieram numa conta s, indiscriminada, deve ser apropriada entidade que exerce a atividade comercial e qual famlia.

Princpio da Continuidade Resoluo CFC n 750/1992 alterado pela Resoluo CFC n 1282/2010: Art. 5 O Princpio da Continuidade pressupe que a Entidade continuar em operao no futuro e, portanto, a mensurao e a apresentao dos componentes t d patrimnio do t i i levam l em conta t esta t circunstncia.

Princpio da Continuidade Tem grande utilidade do ponto de vista prtico. a premissa de que uma entidade, ao que tudo indica, ir operar por um perodo de tempo relativamente longo. No est em fase de extino ou liquidao.

Princpio da Continuidade O Princpio da Continuidade pressupe que a Entidade continuar em operao no futuro e, portanto, a mensurao e a apresentao dos componentes do patrimnio levam em conta esta circunstncia capaz de gerar riqueza e valor sem interrupes; continuamente. continuamente

10

Princpio da Continuidade Descontinuidade: aferida por contador, auditores Evidncias: Histrico de prejuzos persistentes; Perda da substncia econmica e competitividade. A continuidade ou no da entidade influencia o valor econmico dos seus ativos, ativos e o valor ou vencimento de seus passivos.

Princpio da Continuidade Exemplo: Se uma empresa tiver apenas seis meses de existencia, no poder contabilizar depreciao, classificar os ativos e passivos de longo prazo, chamar grupos de conta de permanente, investimentos.

Princpio da Continuidade
Para uma empresa em descontinuidade ou liquidao, seria necessrio que avaliar o ativo a preo de sada ou de mercado (e no preo de entrada, ou pelo seu custo). Uma mquina que custou $ 51.000 e pela qual o mercado estaria disposto a pagar $ 41.200 41 200 teria, teria em condio de descontinuidade, de ser indicada no ativo por $ 41.200.

11

Princpios da Entidade e Continuidade Estes princpios tambm so conhecidos, em alguns estudos, como Postulados Ambientais, sendo considerado ambiental, pois se refere ao ambiente no qual as entidades atuam e s formas usuais de Praticar comrcio.

Princpios da Entidade e Continuidade Os princpios da entidade e da continuidade caracterizam-se como Postulados da Contabilidade, pois representam pr-condies imperativas que condicionam os demais princpios, sendo vistos como regras bsicas da Contabilidade. Contabilidade

Princpio da Oportunidade Resoluo CFC n 750/1992 alterado pela Reso luo CFC n 1282/2010: Art. 6 O Princpio da Oportunidade refere-se ao processo de mensurao e apresentao dos componentes patrimoniais para produzir informaes ntegras e tempestivas.

12

Princpio da Oportunidade Pargrafo nico. A falta de integridade e tempestividade na produo e na divulgao da informao contbil pode ocasionar a perda de sua relevncia, por isso necessrio ponderar a relao entre a oportunidade e a confiabilidade da informao informao. Equilbrio entre custo e benefcio.

Princpio da Oportunidade Refere-se tempestividade e integridade do registro do patrimnio e das suas mutaes. Registro deve ser feito de imediato (em tempo hbil) e com a extenso correta, independentemente das causas que as originaram, representando com integridade os valores do patrimnio e de suas mutaes.

Princpio da Oportunidade Tempestividade: fornecer informao em poca oportuna, sem retardamento, registrando-as no momento em que ocorrem, mesmo que na hiptese de alguma incerteza. Integridade: necessidade de as variaes serem reconhecidas h id na sua totalidade, t t lid d ou seja, j sem qualquer falta ou excesso. Refere-se plenitude da apreenso, que no admite a excluso de quaisquer variao monetariamente Quantificveis.

13

Princpio do registro Pelo Valor Original Resoluo CFC n 750/1992 alterado pela Resoluo CFC n 1282/2010: Art. 7 O Princpio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimnio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transaes, expressos em moeda nacional.

Princpio do registro Pelo Valor Original Os componentes dos patrimnios devem ser registrados pelos valores originais das transaes. Devem ser expressos a valor presente na moeda do Pas. Determina que os componentes do patrimnio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transaes, expressos em moeda nacional.

Princpio do Registro Pelo Valor Original Valor: elemento objetivo na composio do preo. Exemplo 1: determinado bem tem enorme valor para o proprietrio (razes subjetivas), enquanto que para outras pessoas pouco significar. Importa o registro i t pelo l valor l original i i l (valor ( l de d entrada). t d ) Exemplo 2: altera o valor: oferta e procura; sazonalidade; entressafra; acidentes climticos com perda de parte da safra; escassez, abundncia, entre outros.

14

Princpio do Registro Pelo Valor Original Contabilidade deve adotar um critrio objetivo: tomar como valor contbil o custo original de aquisio dos bens e direitos e da assuno das obrigaes. obrigaes

Princpio do Registro Pelo Valor Original [...] os componentes do patrimnio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transaes, expressos em moeda nacional. Decorre da necessidade de homogeneizao qualitativa do registro do patrimnio e sua mutaes, para que possa ser possvel a comparabilidade.

Princpio do Registro Pelo Valor Original Afirma a prevalncia da moeda do pas, e, consequentemente, o registro somente nela. Quaisquer transaes em moeda estrangeira devem ser transformadas em moeda nacional no momento do seu registro.

15

Princpio da Atualizao Monetria Na nova redao dada Resoluo do Conselho Federal de Contabilidade CFC n 750/1993, deixou de constar o Princpio da Atualizao Monetria, que foi revogado pela Resoluo do Conselho Federal d Contabilidade de C bilid d CFC n 1282/2010. 1282/2010

Princpio da Atualizao Monetria A atualizao monetria no foi abolida pela Resoluo CFC n 1282/2010, pois passou a ser tratada dentro do Princpio do Registro pelo Valor Original como uma das espcies de variaes ao custo histrico. Perdeu a classificao de Princpio, e passou a ter aplicao como elemento das bases de mensurao dos componentes patrimoniais.

Princpio da Competncia Resoluo CFC n 750/1992 alterada pela Resoluo CFC n 1282/2010: Art. 9 O Princpio da Competncia determina que os efeitos das transaes e outros eventos sejam reconhecidos nos perodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Pargrafo nico. O Princpio da Competncia pressupe a simultaneidade da confrontao de receitas e de despesas correlatas.

16

Princpio da Competncia
As demonstraes contbeis devem ser preparadas de acordo com o regime contbil de competncia: considera que os efeitos das transaes e outros eventos devam ser reconhecidos quando ocorrerem e NO quando o caixa ou outros recursos financeiros so pagos, g , sendo lanados nos registros g recebidos ou p contbeis e reproduzidos nas demonstraes contbeis dos perodos a que se referem.

Realizao da Receita x Confrontao da Despesa.

Princpio da Competncia As receitas e as despesas devem ser reconhecidas e includas na Apurao de resultado do perodo em que ocorrerem, independentemente de recebimento ou pagamento. As receitas e despesas devem ser reconhecidas no exerccio em que foram geradas, mesmo que seu recebimento bi t e pagamento t s sejam j realizados li d no exerccio seguinte. Exemplo: as despesas do ms de dezembro de 2003, que por disposio de lei ou de contrato s sero exigveis em janeiro de 2004, devero ser consideradas incorridas no exerccio de 2003.

Princpio da Prudncia
Artigo 10. O Princpio da Prudncia determina a adoo do menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os do Passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente vlidas para a quantificao das mutaes patrimoniais que alterem lt o patrimnio t i i lquido. l id

17

Princpio da Prudncia
Pargrafo nico. O Princpio da Prudncia pressupe o emprego de certo grau de precauo no exerccio dos julgamentos necessrios s estimativas em certas condies de incerteza, no sentido de que ativos e receitas no sejam super estimados e que passivos e despesas no sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo demensurao e apresentao dos componentes patrimoniais.

Princpio da Prudncia Conservadorismo e Precauo. Quando se apresentarem alternativas igualmente vlidas para a quantificao das mutaes patrimoniais que alterem o Patrimnio Lquido, devese adotar o menor valor para os componentes do Ativo Ati e do d maior i valor l para o Passivo. P i Impe a escolha da hiptese de que resulte menor patrimnio lquido, quando se apresentarem opes igualmente aceitveis diante dos demais Princpios.

Convenes Contbeis A aplicao dos Princpios Contbeis deve ser orientada, esquematizada, visando evitar exageros, equvocos e inconvenincias. So restries aos princpios. As Convenes Contbeis tem o objetivo de restringir ou limitar ou, ou at mesmo, mesmo modificar parcialmente a aplicao dos princpios contbeis, bem como o comportamento necessrio do contador.

18

Convenes Contbeis Os princpios permitem ampla margem de liberdade ao contador no registro das operaes. As convenes restringem, limitam ou mesmo modificam parcialmente o contedo dos princpios.

Consistncia (Uniformidade) a Conveno mais importante da Contabilidade. Desde que se tenha adotado certo critrio, no deveria ele ser alterado nos relatrios peridicos, a no ser que absolutamente necessrio e desde que a alterao de critrio e os efeitos que possa ter acarretado na interpretao por parte dos usurios das tendncias e dos resultados da empresa sejam evidenciados.

Consistncia (Uniformidade) Uma vez adotado um padro de procedimento, dentre outros tambm vlidos, para atingir-se determinado fim deve-se evitar a mudana frequente, a fim de que no seja prejudicada a comparabilidade p dos relatrios contbeis.

19

Conservadorismo (Prudncia) Disciplinar o entusiasmo natural de alguns donos e administradores de negcios na apresentao das perspectivas da entidade. Entre duas ou mais alternativas relevantes, o Contador deve escolher quela que apresentar o menor valor para o ativo ou para o lucro e o maior valor para o passivo.

Conservadorismo (Prudncia) Por motivos de precauo, sempre que o contador defrontar com alternativas igualmente vlidas de atribuir valores diferentes a um elemento do ativo (ou do passivo), dever optar pelo mais baixo para o ativo e pelo mais alto para o passivo.

Materialidade (Relevncia) Envolve avaliao de custo versus benefcio da informao contbil gerada. Traduz um controle contbil mais rigoroso para os fatos que produzem mutaes patrimoniais mais relevantes. Evita Evita-se se a perda de dinheiro e tempo com o excessivo controle de valores de menor relevncia.

20

Materialidade (Relevncia) Sob dois ngulos: quem realiza a escrita contbil e sob o ngulo do usurio da informao contbil. Custo da informao gerada tempo, material humano, detalhes excessivos. Exemplo: O registro imediato do consumo de material de expediente, caso as quantidades Consumidas fosse irrelevantes.

Objetividade Entre um valor subjetivo e outro objetivo, deve-se adotar contabilmente o ltimo. Restringe a aplicao do Princpio do Registro pelo Valor Original, tendo em vista a possibilidade de um excessivo liberalismo na escolha de critrios de atribuio de valor.

Objetividade Exemplo: Se um contador, na contabilizao do valor de um determinado bem, tivesse que optar entre uma nota fiscal de compra e um laudo de avaliao do maior especialista mundial em avaliao, a escolha ideal seria o mais objetivo, ou seja a nota fiscal. seja, fiscal Para que no haja distores nas informaes contbeis, o contador dever escolher, dentre vrios procedimentos, o mais adequado (e objetivo) para descrever um evento contbil.

21

Representado por um Edifcio (Construo)


Objetividade Materialidade Consistncia Conservadorismo
TELHADO CONVENES Restries s paredes. Norteiam a conduta do profissional contbil, limitando seu campo de ao.

Prudncia Competncia Registro pelo Valor Original Oportunidade

PAREDE PRINCPIOS Est limitada pelo telhado e suportada pelo alicerce, por colunas chamadas postulados.

ALICERCE POSTULADOS

Entidade Contbil

Continuidade

So verdades indiscutveis, axiomas, que do suportes aos princpios e convenes.

Responda O proprietrio de uma companhia apresentou a conta de energia eltrica consumida em sua residncia para a contabilidade da empresa a fim de que fosse registrada como despesa. O Contabilista discordou do pedido do proprietrio, alegando que esta operao inobserva o Princpio da: a) Prudncia. b) Oportunidade. c) Materialidade. d) Entidade.

Responda Adotar o menor valor para os componentes do Ativo e o maior para os do Passivo, sempre que se apresentam alternativas igualmente vlidas para o registro contbil, o procedimento indicado pelo Princpio: a) Da Continuidade. b) Da Entidade. c) Da Prudncia. d) Do Registro Pelo Valor Original.

22

Responda O Princpio da Contabilidade que influencia o valor econmico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extino da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsvel, o Princpio: a) Da Entidade. b) Da Prudncia. c) Da Continuidade. d) Do Registro pelo Valor Original.

23

S-ar putea să vă placă și