Sunteți pe pagina 1din 3

A ESCUTA POR SMBOLOS DE UMA FANTASIA CONSTRUDA NO SILNCIO DO INCONSCIENTE

Por Sandra Pinto Levy1

A integrao social dos portadores de necessidades especiais um objetivo que abrange o cumprimento de preparao educacional, profissional, cultural, e tambm psquica. Em 1997, objetivando oferecer uma escuta tcnica comunidade Surda, foi implantado em nossa Federao o Servio de Psicologia aplicada ao Surdo(SPAS). Essa nova experincia teraputica derivada da psicanlise, desta se distingue em sua tcnica especfica, justamente por tratar de uma forma de escuta: a escuta por smbolos visuais construda no silncio do inconsciente. Vale, no momento, um breve resumo apresentado comunidade o mtodo psicanaltico. Pois ento, do que trata a psicanlise? A psicanlise uma linha de tratamento psicoterpico inventada por Sigmund Freud, no sculo XIX. Tratando de pacientes com doenas nervosas Freud percebeu que existia algo alm do fisiolgico que deveria ser levado em considerao. partir da, resolveu escutar as queixas de suas pacientes, permitindo que falassem livremente, associando idias que vinham mente sem censura. Para que o tratamento se instaure preciso que o analista se mantenha num lugar de escuta acusando a recepo do que ouve e interpretando a palavra dita o que chamamos de interpretao analtica. A partir das interpretaes dadas pelo analista comeam a surgir os efeitos essenciais de regra fundamental. Um dos efeitos a constatao de que existem sentidos inconscientes que podem ser trazidos conscincia. O sujeito em anlise poder escutar seu inconsciente. Saber que, em anlise, no dizemos o que queremos, mas aquilo que dizemos, e que aps dito pode ser outra coisa que no o
1

http://www.feneis.com.br/page/artigos_detalhe.asp?categ=0&cod=32

que pensvamos dizer. SURPRESA!! a que constatamos a existncia do inconsciente. Alguma coisa quer dizer-se atravs da palavra do sujeito, e clama por leitura, por uma interpretao. Ao ser interpretada a palavra faz nascer um sentido novo, (antes desconhecido para a conscincia) e o domnio deste sentido traz ao paciente um alvio. O sujeito nasce, vive e morre inserido no mundo da linguagem. O inconsciente abriga imagens acsticas (significantes) que foram expulsas da conscincia por causarem algum tipo de desprazer, no entanto, mesmo habitando as profundezas do inconsciente elas aparecem disfaradas na conscincia do ser falante sob a forma do que chamamos de sintoma. falando ao psicanalista que o sujeito tem a possibilidade de tirar a mscara disfarada de sintoma e trazer conscincia lembranas esquecidas e recalcadas. Dar um significado (conceito) ao significante (imagem acstica) descobrir. Trazer conscincia o que antes estava esquecido no inconsciente, construindo uma nova e fantstica histria dominada por aquele que nela fala, submeter-se a uma anlise subjetiva. A aplicao da psicanlise ao mundo do Surdo faz emergir uma outra dinmica na escuta daquele que a interpreta. A escuta levar obrigatoriamente em considerao um outro sentido: o sentido visual. Uma escuta silenciada por smbolos que ditam uma dinmica sem o acstico da palavra falada. O que teria a comunidade Surda a falar deste silncio? Como transformar smbolos no instante da interpretao? Estas so as mais novas questes advindas da clnica com Surdos e que merecem destaque. O que teria a comunidade Surda para nos falar de seu silncio? Um silncio do som? No. Deste podemos imaginar. Aqui falamos do silncio dos significantes espera de um significado em que permita construir uma nova perspectiva de sua histria. A palavra do Surdo j , de antemo, silenciada pela sociedade em geral. O Surdo aquele que no fala e no h espaos onde se possa fazer ouvir.

SPAS dentre tantos, um novo espao que convida o Surdo a falar, no mais atravs de um grupo, mas tambm individualmente. O objetivo da clnica proposta intervir no sujeito, construindo com ele uma nova maneira de lidar com conflitos presentes, o que somente ocorrer com a elaborao de sua histria, possibilitando o nascimento de um sujeito livre e aberto s novas relaes de vida.

S-ar putea să vă placă și