Sunteți pe pagina 1din 9

19/02/2013

MS.: MARCELO CAROCIA FECEA CINCIAS CONTBEIS

19/02/2013

1. O que acharam das tirinhas? 2. J tiveram reflexes parecidas com estas? 3. Qual o sentimento elas geraram em vocs? Defina em uma palavra esse sentimento.

TOTAL DAS PRINCIPAIS INFRAES COMETIDAS EM 2011 - CRCPR No manter a escriturao contbil regular Deixar de comunicar os clientes da exigencia do registro dos livros dirios Fornecer DECORE inidnea Deixar de averbar alterao contratual Sem RCI Manter funcionrio inabilitado Sem registro profissional Omisso ou erro na Identificao Profissional Sem registro cadastral - CAD Empresario Individual sem possuir Cadatro de Escritrio junto ao CRCPR Deixar de fazer contrato de prestao de servios Demonstraes contbeis em desacordo com as NBC's

TOTAL 663 309 257 238 213 88 86 81 59 45 39 27

Demonstraes contbeis em desacordo com as NBC's Registro baixado Leigo exercendo servios contbeis Trabalhos de Auditoria e/ou Pericia Irregulares Deixar de elaborar as demonstraes contbeis conforme as NBC's No cumprimento da Notificao RCI - baixado Deixar de arquivar a 2 Via da DECORE Deixar de averbao de alterao de endereo Deixar de transferir seu CRC para este Conselho Tcnico exercendo servio de contador Denncias diversas TOTAL GERAL

27 19 16 15 10 4 4 3 1 1 1 12 2191

Notcias no Brasil
A Procuradoria da Repblica da 2 Regio ofereceu denncia Justia Federal contra o prefeito afastado de Nova Friburgo, na regio serrana do Rio e mais 19 pessoas envolvidas no desvio de verbas federais destinadas a socorrer s vtimas da tragdia de janeiro de 2011 no municpio. A prefeitura j recebeu muitas denncias de desvio de donativos. Ns s conseguimos comprovar dois casos. Uma foi de uma falsa delegada que tentou abastecer um caminho com botijes de gs, e a outra aconteceu esta semana, quando uma senhora foi flagrada por um PM do Bope vendendo fraldas que ela tinha recolhido nas doaes, enumera.

Notcias no Japo
Mesmo em regies distantes das reas afetadas, como a de Quioto e Osaka, possvel ver grupos recolhendo doaes nas ruas. Os estudantes da Universidade de Educao de Nara Yamaoka Akihisa, Sogo Yutaro e Omichi Asuhiro abordam os pedestres nas ruas cidade, prxima a Quioto e cerca de 400 km ao sul de Tquio, pedindo contribuies.

19/02/2013

Ranking da Corrupo
Nmeros 73. (de 183) a posio do Brasil no ranking de corrupo.
Fonte: ONG Transparncia Internacional.

Pelo menos R$ 50,8 bilhes do PIB foram consumidos pela corrupo em 2010. 57,6 mil escolas para as sries iniciais do Ensino Fundamental e 918 mil casas populares nos padres do programa Minha Casa, Minha Vida 2 poderiam ser construdas com essa quantia.
Fonte: ndice de Percepo da Corrupo 2010 Federao das Indstrias do Estado de So Paulo (Fiesp)

A corrupo endmica no Brasil? Estamos determinados a continuar assim?

..Sou um homem de causas... vivi sempre pregando, lutando, como um cruzado, pelas causas que comovem. Elas so muitas, demais: a salvao dos ndios, a escolarizao das crianas, a reforma agrria, o socialismo em liberdade, a universidade necessria. Na verdade, somei mais fracassos que vitrias em minhas lutas, mas isso no importa. Horrvel seria ter ficado ao lado dos que venceram nessas batalhas"...

1 Noes de tica Profissional

Darcy Ribeiro
Darcy Ribeiro foi um antroplogo, escritor e poltico brasileiro conhecido por seu foco em relao aos ndios e educao no pas.

19/02/2013

1.1 Conceito tica profissional


tica profissional o conjunto de normas morais pelas quais um indivduo deve orientar seu comportamento profissional. A tica importante em todas as profisses, e para todo ser humano, para que todos possam viver bem em sociedade.

1.1.1 Moral & tica


No contexto filosfico, tica e moral possuem diferentes significados. A tica est associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral so os costumes, regras, tabus e convenes estabelecidas por cada sociedade. Moral diz respeito s atividades humanas do ponto de vista do bem/mal, do certo/errado, do correto/incorreto; Refere-se capacidade e ao livre arbtrio, ao orientar-se conforme regras de condutas em relao aos outros.

Em resumo...
tica o ramo da Filosofia que tem como objeto a moral, um dos aspectos do comportamento humano. tica configura-se como sendo a cincia do comportamento dos homens em sociedade.

Lopes S (2000,p.33), em seus escritos, comenta que: tica um estado de esprito quase hereditrio e vem da formao e do meio social no qual a criana teve sua personalidade moldada, que o que popularmente se denomina bero. Moral adquirida por meio da educao formal e da experincia de vida.

Para Kant...
no existe bondade natural. Somos egostas, ambiciosos, destrutivos, cruis, vidos de prazeres que nunca nos saciam e pelos quais matamos, mentimos, roubamos, sendo necessrio do dever, da obrigao, para nos tornarmos seres morais.

Descartes prope...
... a adoo de uma moral provisria, para simplesmente, ignorar a tica, cuidando apenas de assuntos tcnicos: conseguir dinheiro, progredir profissionalmente, etc.
Os fins justificam os meios?

19/02/2013

Exemplos de relativizao da tica: Segundo o Dicionrio Aurlio


tica estudo dos juzos de apreciao que se referem a conduta humana suscetvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
Bem e mal relativo? Nazismo; Bomba atmica (Japo); Comer carne de cachorro (Coria); Guerra Santa (Oriente Mdio); Inquisio (Idade Mdia); Abandono de bebs meninas (China); Mutilao genital feminina (sia/frica); Etc...

Reflexo:

O que se pode fazer deixar explcito aquilo que certo (bem) e o que no (mal). Assim caber a cada um a escolha do caminho a seguir.

SUCESSO AMERICANO, INGLES E ALEMO... A tica protestante e o "esprito" do capitalismo, um livro de Max Weber, concluindo que isso se deve hbitos de vida instigados ali pelo protestantismo.

Na contuda tica, a virtude condio basilar. A virtude do homem est relacionada com os seguintes princpios: a prudncia, justia, fortaleza e temperana.

19/02/2013

O homem para realizar-se como verdadeiro ser social, deve agir com base:
na moral; no respeito; no conhecimento; no sigilo profissional; no relacionamento; e na caridade humana.

2. Conduta tica
Para que haja conduta tica preciso que exista o agente consciente, isto , aquele que conhece a diferena entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vcio (CHAU, 1997, p. 337).

2.1 Qualidade das Pessoas


Estudo de caso: Reflexo Conta-se que num pas, h muito tempo, um rei, pressentindo seu fim, chamou seus sditos para lhe responderem 3 perguntas, prometendo grandes honrarias quele que desse respostas perfeitas: - Qual o lugar mais importante do mundo? - Qual a tarefa mais importante do mundo? - Qual o homem mais importante do mundo?

Doutores e ignorantes, ricos e pobres responderam s 3 perguntas, mas nenhuma satisfez o rei. Por fim, faltava ouvir o velho sbio, que no respondera por que no lhe interessavam as honrarias. Os emissrios do rei foram enviados para que obtivessem as suas respostas, e ele as deu:

E ele respondeu:
1- O lugar mais importante do mundo onde voc est, porque ali est seu ser, de modo que ali voc pode viver a sua vida plenamente, com todas as suas potncias; 2- A tarefa mais importante do mundo a que voc deve fazer. E reforou: a que voc deve, e no a que quer. 3- O homem mais importante do mundo aquele que precisa de voc, porque ele que d a ocasio de exercitar a virtude mais bela: a caridade

Enquanto profissional
Diante de tais consideraes,

o profissional:
1. Sabe qual a sua funo? 2. Tem conscincia de quais competncias lhe so exigidas? 3. Sabe como deve agir no exerccio de sua funo contribuindo para o todo?

19/02/2013

3. Princpios da tica Profissional


Honestidade enquanto ser humano e profissional; Perseverana na busca de seus objetivos e metas; Conhecimento Geral e Profissional para oferecer segurana na execuo das atividades profissionais; Responsabilidade na execuo de qualquer tarefa; Iniciativa para buscar solucionar as questes apresentadas;

Imparcialidade na execuo do trabalho e na apresentao de resultados e sugestes; Atualizao constante e contnua; Trabalho em Grupo de modo que seja construdo um esprito de equipe; Eficincia em fazer um trabalho correto, sem erros e de boa qualidade; Eficcia fazer um trabalho que atinja totalmente um resultado esperado;

Ambio na busca de crescimento pessoal e profissional; Controle emocional nos relacionamentos pessoal e profissional para que ocorra a administrao de conflitos; Relacionamento Interpessoal baseado na compreenso, ajuda mtua, respeito e considerao; Postura Profissional privilegiando as boas maneiras, a boa educao, a comunicao adequada, os bons hbitos e a boa aparncia.

4. tica profissional e mercado de trabalho


O avano tecnolgico, o crescimento vertiginoso da informao e dos meios de comunicao, a ciberntica tm construdo novas percepes e novos espaos para atuao profissional.

5. Cidadania
Ningum nasce cidado, cidado pela educao. mas torna-se

O que necessrio para que a vida fique melhor?

Cidadania um processo que comeou nos primrdios da humanidade e que se efetiva atravs do conhecimento e conquista dos direitos humanos, no como algo pronto, acabado; mas, como aquilo que se constri.

19/02/2013

No basta o desenvolvimento tecnolgico, cientfico para que a vida fique melhor. preciso uma boa e razovel convivncia na comunidade poltica, para que os gestos e aes de cidadania possam estabelecer um viver harmnico, mais justo e menos sofredor.

Qual a pergunta correta?


Que mundo deixaremos para nossos filhos? Ou seria: Que filhos deixaremos para o mundo?

A tica e a cidadania hoje questo fundamental, quer na educao, quer na famlia e entidades, para o aperfeioamento de um modo de vida.

Os princpios ticos da vida em sociedade devem orientar o trabalho educativo, desde: o ensino dos contedos curriculares AT as relaes entre as pessoas no dia-a-dia da escola, INCLUSIVE com a famlia dos estudantes.

Formao integral do cidado


Fatos e conceitos o que os estudantes devem aprender a conhecer; Procedimentos o que os estudantes devem aprender a fazer; Valores, atitudes e normas o que os estudantes devem aprender a ser e de que necessitam para aprender a viver juntos.
CONHECIMENTO

Para atingir princpios ticos, necessrio que haja um desenvolvimento da capacidade de autonomia moral, Ou seja.... Capacidade de analisar e eleger valores para si, conscientemente e livremente.

HABILIDADE

ATITUDE

19/02/2013

Afinal...
O profissional precisa mudar a sua postura diante da organizao e passar de ao passiva para uma ao pr-ativa.
Chamar para si as responsabilidades, de uma a profisso pautada no respeito, no conhecimento, no sigilo profissional, no relacionamento interpessoal e interprofissional e na caridade humana.

Juramento: Cincias Contbeis


Juramento do Bacharel em Cincia Contbeis "Ao receber o grau de Bacharel em Cincias Contbeis, juro, perante Deus e a sociedade, exercer a minha profisso com: dedicao, responsabilidade e competncia, respeitando as normas profissionais e ticas. Juro pautar minha conduta profissional observando sempre os meus deveres de cidadania, independentemente de crenas, raas ou ideologias, concorrendo para que meu trabalho possa ser um instrumento de controle e orientao til e eficaz para o desenvolvimento da sociedade e o progresso do pas. Comprometo-me, ainda, a lutar pela permanente unio da classe contbil, o aprimoramento da cincia contbil e a evoluo da profisso.

Questes de tica:

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Quais as trs questes que o profissional deve saber responder para ter sucesso profissional (includo o sucesso na ao com tica)? Segundo o juramento do contador deve ser exercida a profisso com: Qual a relao entre a profisso contbil e a sociedade? Qual a relao entre moral e tica? Na tica pode haver uma definio absoluta de bem e mal? Explique. Pode-se obrigar as pessoas a serem ticas? Explique o que pode ser feito em caso negativo. Quais os princpios relacionados virtude do homem? O que deve ocorrer com ser humano para que tenha a autonomia moral? Alm da tica qual a questo fundamental para os dias de hoje? O que necessrio para que os cidados assumam princpios ticos?

S-ar putea să vă placă și