Sunteți pe pagina 1din 9

05/02/2013

GENTICA E MELHORAMENTO ANIMAL CH: 60h CH/S: 3h

Prof Luciana Porangaba da Rocha Formao Doutoranda em Zootecnia, Mestre Graduada em Zootecnia

em Zootecnia,

Atuao Profissional Disciplinas: Zootecnia dos Ruminantes, Zootecnia I e II, Nutrio Animal, Melhoramento Animal, Forragicultura, Gentica e Melhoramento.

05/02/2013

Prof Ana Lydia Vasco de A. Peixoto Formao Doutora e Mestre em Cincia Veterinria, Especialista em Docncia no Ensino Superior , Graduada em Medicina Veterinria e Complementao com Curso de Formao Especial / Licenciatura Plena em Biologia Atuao Profissional Disciplinas: Biologia Celular e Molecular, Gentica Geral, Gentica Animal (etc.), Fisiopatologia da Reproduo, Metodologia da Pesquisa.

PLANO DE ENSINO*
OBJETIVOS
Apresentar e discutir com os alunos conhecimentos relativos ao mecanismo da herana de caracteres quantitativos e da gentica Mendeliana, Abordar sobre melhoramento gentico das principais espcies de interesse econmico segundo o ambiente de criao e com os recursos genticos disponveis. Abordar sobre as biotecnologias utilizadas no melhoramento animal e sobre a importncia da conservao dos recursos genticos.
* Sujeito a alterao.

05/02/2013

EMENTA
Conceitos gerais em gentica e melhoramento animal. Estudo da gentica de populaes e estudo dos mtodos de melhoramento gentico animal: seleo, sistema de acasalamentos e cruzamentos. Aspectos relacionados conservao dos recursos genticos animal. Melhoramento gentico das principais espcies de interesse zootcnico.

CONTEDO PROGRAMTICO*
TERICO 1. Introduo ao estudo da Gentica 2. Gene e a informao biolgica 3. Herana Mendeliana 4. Citogentica 5. Grupos sanguneos 6. Interao gentipo-ambiente 7. Gentica de populaes 8. Ao gnica 9. Parentesco 10. Endogamia 11. Estudo de correlaes

05/02/2013

TERICO (cont.) 12. Herdabilidade 13. Repetibilidade 14. Mtodos de melhoramento gentico animal 15. Biotecnologias aplicadas ao melhoramento gentico animal 16. Conservao dos recursos genticos animal 17. Melhoramento gentico de algumas espcies de interesse econmico PRTICO** Biotecnologias de Fertilizao in vitro e Inseminao artificial Seleo animal Escriturao zootcnica/ registrar a paternidade (pedigree).
* Sujeito a alterao.
** Havendo disponibilidade

METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas Dinmicas de grupo Atividades terico prticas Aulas prticas**

RECURSOS DIDTICOS UTILIZADOS


Vdeos, TV e DVD Projetor Multimdia Quadro branco
** Havendo disponibilidade

05/02/2013

AVALIAO DE APRENDIZAGEM*
Sero realizadas avaliaes (exerccios avaliativos e provas tericas de acordo com o cronograma da disciplina) na inteno de compor as notas da 1, 2 e 3 Avaliao Formativa. Caso o

discente perca alguma Avaliao Formativa, ter direito de fazer a Reposio com assunto ACUMULATIVO***.
* AS AVALIAES OCORRERO DAS 7h30 s 9h10, SENDO REALIZADA ATIVIDADES ACADMICAS EM SALA DE AULA NO PERODO DE 9h30 s 11h10.

AVALIAO DE APRENDIZAGEM
Quem tem direito de fazer a reposio?
Alunos que perderam 01 avaliao ou que tenha uma nota a recuperar.

POR EXEMPLO: 6,0 (1 AF), 3,0 (2 AF) e 10,0 (3 AF) ???

POR EXEMPLO: SN/F (1 AF), 3,0 (2 AF) e 10,0 (3 AF) ?

SN/F Sem nota por falta

05/02/2013

BIBLIOGRAFIA
Bsica Nicholas F.W. Introduo gentica veterinria. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul.1999. Otto PG. Gentica bsica para veterinria. 4 ed. So Paulo: Roca. 2003. Ringo J. Gentica Bsica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

BIBLIOGRAFIA
Complementar Campos JR. Melhoramento Gentico Aplicado aos Animais Domsticos. Belo Horizonte UFMG. 1993. Falconner, D. S. Introduo gentica quantitativa. Viosa: Imprensa Universitria Federal de Viosa. 1981. Griffiths AJF. Introduo gentica. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2002. Pereira JC. Melhoramento Gentico Aplicado aos Animais Domsticos. Belo Horizonte: Escola de Medicina Veterinria da UFMG. Simmons MJ. Fundamentos de gentica. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2008.

05/02/2013

Geentica e Melhoramento Animal CH=60h


Prof. Dr. Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto Mdica Veterinria/ UFRA Mestrado/Doutorado em Cincia Veterinria - UFRPE Formao Especial em Biologia Lic. Plena

analydia@cesmac.com.br

Art. 3 O Curso de Graduao em Medicina Veterinria tem como perfil do formando egresso/profissional o Mdico Veterinrio, com formao generalista, humanista, crtica e reflexiva, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivduos, grupos sociais e comunidades, com relao s atividades inerentes ao exerccio profissional, no mbito de seus campos especficos de atuao em sade animal e clnica veterinria; saneamento ambiental e medicina veterinria preventiva, sade pblica e inspeo e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produo e reproduo animal e ecologia e proteo ao meio ambiente. Ter conhecimento dos fatos sociais, culturais e polticos da economia e da administrao agropecuria e agroindustrial. Capacidade de raciocnio lgico, de observao, de interpretao e de anlise de dados e informaes, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinria, para identificao e resoluo de problemas.

05/02/2013

Art. 4 A formao do Mdico Veterinrio tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos para desenvolver aes e resultados voltados rea de Cincias Agrrias no que se refere Produo Animal, Produo de Alimentos, Sade Animal e Proteo Ambiental, alm das seguintes competncias e habilidades gerais: I - Ateno sade II - Tomada de decises III Comunicao IV Liderana V - Administrao e gerenciamento VI - Educao permanente

Art. 6 Os contedos essenciais para o Curso de Graduao em Medicina Veterinria devem levar em conta a formao generalista do profissional. Os contedos devem contemplar: I - Cincias Biolgicas e da Sade incluem-se os contedos (tericos e prticos) de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e funo dos tecidos, rgos, sistemas e aparelhos, bem como processos bioqumicos, biofsicos, microbiolgicos, imunolgicos, gentica molecular e bioinformtica em todo desenvolvimento do processo sade-doena, inerentes Medicina Veterinria. II - Cincias Humanas e Sociais incluem-se os contedos referentes s diversas dimenses da relao indivduo/sociedade, contribuindo para a compreenso dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicolgicos, ecolgicos, ticos e legais e contedos envolvendo a comunicao, a informtica, a economia e gesto administrativa em nvel individual e coletivo.

05/02/2013

S-ar putea să vă placă și