Sunteți pe pagina 1din 5

Tpico

1. Energia na vida humana 2. O Sol e as fontes de energia 3. Distribuio da energia na Terra 4- O Conceito de Conservao 5. Transferncia de calor por conduo 6. Transferncia de calor por conveco 7. Transferncia de calor por radiao 8. O efeito estufa e o clima na Terra 9. Energia cintica 10. Energia potencial gravitacional 11. Energia potencial elstica 12. Trabalho e mquinas simples 13. Trabalho e calor 14. Mquinas trmicas 15. Transformaes de energia nos circuitos eltricos 16. Transformao de energia eltrica em mecnica 17. Geradores de energia eltrica 18. Medindo trabalho e calor 19. Primeiro princpio da termodinmica 20. Potncia 21. Voltagem e potncia eltrica 22- Movimento uniforme 23-. Movimento acelerado

Habilidades
1.1.Reconhecer a energia como algo indispensvel ao funcionamento da vida social e que essa dependncia vem crescendo progressivamente ao longo da histria humana. 2.1. Reconhecer o Sol como nossa principal fonte de energia e origem de quase todas as fontes existentes na Terra. 3.1.Compreender por que a energia solar no chega igualmente a todas as regies da Terra e por que a gua um excelente lquido para fazer a energia circular e se distribuir pela Terra. 4.1. Compreender a energia como algo que se conserva, que pode ser armazenado em sistemas, que pode ser transferido de um corpo a outro e transformado de uma forma para outra. 5.1. Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situaes envolvendo corpos com temperaturas diferentes que estejam em contato. 6.1. Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situaes envolvendo transferncia de calor nos fluidos. 7.1. Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situaes envolvendo energia radiante. 8.1. Compreender as causas da intensificao do efeito estufa e compreender o seu significado em termos ambientais. 9.1. Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situaes envolvendo energia associada ao movimento de um corpo. 10.1. Compreender que energia potencial gravitacional uma forma de energia associada configurao do sistema Terra-corpo e devida atrao gravitacional entre as massas do sistema. 11.1. Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situaes envolvendo molas ou outros corpos elsticos. 12.1 Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situaes envolvendo mquinas simples. 13.1. Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situaes envolvendo aquecimento de um corpo por meio de trabalho. 14.1. Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situaes envolvendo mquinas trmicas. 15.1. Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situaes envolvendo circuitos eltricos simples. 16.1. Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situaes envolvendo o aparecimento de fora devido ao efeito magntico da corrente eltrica. 17.1. Aplicar o conceito de energia e suas propriedades para compreender situaes envolvendo geradores de energia eltrica. 18.1. Saber distinguir situaes sem que h transferncia de energia pela realizao de trabalho e/ou por troca de calor. 19.1. Saber calcular a energia transferida por realizao de trabalho e/ou por troca de calor. 20.1. Compreender o conceito de Potncia e suas aplicaes. 21.1. Compreender situaes envolvendo transformaes de energia em circuitos eltricos. 22.1 .Saber descrever o movimento de um corpo em movimento retilneo uniforme. 23.1Saber descrever o movimento de um corpo em movimento retilneo uniformemente variado.

Estratgia Quadro,livro de suporte,pesqui -sas de campo,trabalhos e exerccios .

Avaliao

Participao asseduidade,pontualidade e cooperao.

Tpico 26. Temperatura 27. Dilatao 28. Calor 29. Mudanas de fase 30. Primeira Lei de Newton 33.1. Compreender a 2 Lei de Newton. 34. Terceira Lei de Newton 35. Quantidade de movimento 36. Hidrosttica 38. Momento de uma fora

Habilidade 26.1. Compreender o conceito de temperatura e sua medida. 27.1. Compreender o fenmeno de dilatao e suas aplicaes 28.1. Compreender o conceito de calor e sua medida. 29.1. Compreender as mudanas de fase da matria. 30.1. Compreender a 1 Lei de Newton. 33. Segunda Lei de Newton 34.1. Compreender a 3 Lei de Newton. 35.1. Compreender o princpio de conservao da quantidade de movimento. 36.1. Compreender o conceito de presso e suas aplicaes. 38.1. Compreender o conceito de momento de uma fora e suas aplicaes.

Estratgia Quadro,livro de suporte,pesquisas de campo,trabalhos e exerccios .

Avaliao

Participao asseduidade,pontualidade e cooperao.

Justificativa

Devemos ensinar Fsica para formar pessoal tcnica e cientificamente qualificado, para a manuteno de uma nao economicamente forte, com prestgio e poder no plano internacional. Ao ter acesso s cincias e a compreend-las, os alunos estaram, portanto, sendo inseridos na cultura de seu prprio tempo, na condio de sujeitos e no na de meros espectadores. Nesse sentido, aqueles que expressam essa viso argumentam que a participao de um indivduo, cidado e eleitor, em um debate, pressupe alguma compreenso de cincias, com a incluso dessa disciplina nos currculos. A Fsica lida tambm com aqueles conhecimentos, habilidades e valores que tm potencial para aumentar a capacidade dos jovens de interferir criativamente no mundo,assim teremos respostas diferentes para as perguntas: O que ensinar e Como ensinar?

Plano Anual de Fsica


Professor:Marise Abreu de Paula e Souza Srie:1(A,B e C ) e 2 B ano Escola:E.E. Padre Miguel

S-ar putea să vă placă și