Sunteți pe pagina 1din 16

Sistema CNJ

Manual do Advogado

ndice
1 - O Sistema CNJ / PROJUDI 2 2 - Acessando o Sistema CNJ / PROJUDI 2 3 - O que preciso para acessar e usar o Sistema CNJ / PROJUDI ? 2 3.1 - Programas 3 4 - Como transformar um arquivo texto em pdf ? 3 4.1 - Instalando o dopdf 3 4.2 - Usando o dopdf como impressora virtual 3 5 - Conhecendo a tela inicial do perfil advogado 4 6 - Certificado Digital - Tipo A1 5 6.1 - Baixando o certificado digital 5 7 - Cadastrar ao 6 7.1 - Entendendo buscar na rvore 6 7.2 - Cadastrando as partes 7 7.3 - Parte promovente / promovida 7 7.4 - Qualificando a parte cadastrada 8 7.5 - Inserindo os documentos iniciais 8 7.6 - Selecionando um par de chaves no repositrio 9 7.7 - Inserindo mais documentos - fase inicial 10 7.8 - ltima tela do cadastramento 10 7.9 - Tela resultado do cadastramento 11 8 - Cadastramento da ao por dependncia 11 9 - Como peticionar 12 10 - Substabelecer 13 11 - Cadastrar Agravo de Instrumento 14 11.1 - Inserir Documentos 15 11.2 - Instruir Agravo 15 12 - Alguns possveis problemas 16 13 - Rotina para limpeza do cache do navegador 16

Manual do Advogado

Sistema CNJ

O Sistema CNJ / PROJUDI


um software de tramitaode processos judiciais mantido pelo Conselho Nacional de Justia e em franca expanso em todos os Estados do Brasil. O Processo Judicial Digital, PROJUDI, tambm chamado de Processo Virtual ou de Processo eletrnico,tem como premissa, gerenciar e controlar os trmites de processos judiciais nos Tribunais de forma eletrnica, reduzindo tempo e custos. O principal intuito a completa informatizao da justia, retirando a burocracia dos atos processuais, tornando imediato o acesso aos processos, bem como a melhoria no desempenho das funes prprias de cada usurio. O Projudi uma aplicao Java para web feita com os paradigmas do software livre.Tendo como significativa vantagem, a portabilidade de plataforma e principalmente a segurana.

Acessando o Sistema CNJ / PROJUDI


Acesse o portal institucional www.tjmg.jus.br Do lado direito da tela, localize e clique no link

Esta primeira tela dispe de diversas informaes: - Softwares necessrios - Informaes sobre o sistema para o advogado - Unidades de atendimento dos juizados especiais - Algumas recomendaes - Consulta Processual - Validar Certido emitida online - Fale Conosco: canal de atendimento online para soluo de dvidas sobre navegabilidade - FAQ - Link de acesso Consulta Pblica, para pessoas que no possuem usurio/senha de acesso - Link Esqueci minha Senha - A atual verso do sistema.

O que preciso para acessar e usar o Sistema CNJ / PROJUDI ?


Ter acesso a internet e um usurio com senha, alm de alguns softwares que esto disponveis gratuitamente para download na pgina inicial do sistema.

-2-

Manual do Advogado

Sistema CNJ

Programas
Todos estes softwares esto disponveis gratuitamente na pgina inicial do Sistema CNJ/PROJUDI:

Adobe Reader
Programa que permite visualizar documento em formato PDF.

Navegador de Internet
O Sistema CNJ/PROJUDI tem uma melhor navegabilidade no Internet Explorer (verso 7) ou o Mozilla Firefox (verso 2.x).

JAVA
uma ferramenta utilizada para codificao criptografada da assinatura digital. Sem ela a assinatura no possvel.

doPdf
Programa que transforma os arquivos em PDF atravs de uma impressora virtual.

Dispe a Lei 11.419/06


Art. 2o O envio de peties, de recursos e a prtica de atos processuais em geral por meio eletrnico sero admitidos mediante uso de assinatura eletrnica, na forma do art. 1o desta Lei, sendo obrigatrio o credenciamento prvio no Poder Judicirio, conforme disciplinado pelos rgos respectivos. 1o O credenciamento no Poder Judicirio ser realizado mediante procedimento no qual esteja assegurada a adequada identificao presencial do interessado. 2o Ao credenciado ser atribudo registro e meio de acesso ao sistema, de modo a preservar o sigilo, a identificao e a autenticidade de suas comunicaes. 3o Os rgos do Poder Judicirio podero criar um cadastro nico para o credenciamento previsto neste artigo.

Dessa forma, at a verso 1.10, existe a necessidade do advogado comparecer pessoalmente a uma das unidades dos Juizados Especiais da capital, para realizar o cadastramento. O cadastro nico e ser vlido para todo o Estado. Veja na tela inicial os locais, horrio de atendimento e documentos necessrios. Os Advogados podero fazer seu cadastramento em qualquer uma das unidades do judicirio onde exista o Sistema CNJ / PROJUDI. Para tal cadastramento, os advogados devero apresentar alguns documentos: cpia e original da carteira de identidade e CPF, cpia e original da carteira da OAB, cpia do comprovante de residncia ou escritrio e 01(uma) foto 3X4.

Como transformar um arquivo texto em pdf ?


Para realizar esta funo, usaremos o programa doPdf, que cria uma impressora virtual.

Instalando o doPdf
Aps baixar o instalador, basta seguir os passos. O programa auto-explicativo e em portugus.

Usando o doPdf como impressora virtual


Criado o documento atravs de um editor de texto como de costume, use a opo de imprimir o documento. Na janela de impresso, escolha, onde aparece o nome da impressora, o programa doPdf. Ao clicar em OK, o programa ir perguntar onde salvar o arquivo. Pronto, seu texto j foi transformado em PDF.

-3-

Manual do Advogado

Sistema CNJ

Conhecendo a tela inicial do perfil Advogado


Os valores exibidos na rea do Advogado Particular so links de acesso direto aos processos que esto dentro de cada uma das situaes exibidas. Ex: Existem 7 Audincias de Conciliao Agendadas para este advogado logado.

As Intimaes em aberto, ou seja, aguardando a leitura do advogado logado, esto em Agenda de Intimaes do Advogado. Ao clicar em Ver Intimao ser exibida o contedo da carta enviada e tambm iniciar a contagem do prazo para manifestao.

-4-

Manual do Advogado

Sistema CNJ

Certificado Digital - Tipo A1


Um Certificado Digital um arquivo de computador que contm um conjunto de informaes referentes entidade para o qual o certificado foi emitido (seja uma empresa, pessoa fsica ou computador) mais a chave pblica referente chave privada. Certificado do tipo A1 gerado e armazenado em seu computador pessoal, ou outro dispositivo de armazenagem mvel (PenDrive), dispensando o uso de cartes inteligentes ou tokens. A legislao que inseriu a assinatura digital como instrumento de valor jurdico foi a Medida Provisria N 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, encontrada em: http://www.icpbrasil.gov.br/twiki/bin/view/Certificacao/MedidaProvisoria. A MP 2200-2 instituiu a Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurdica de documentos em forma eletrnica, das aplicaes de suporte e das aplicaes habilitadas que utilizem Certificados Digitais, bem como a realizao de transaes eletrnicas seguras, viabilizando o uso do documento eletrnico.

Baixando o certificado digital


No menu Outros, selecione Listar meus Certificados

Caso seja esta a primeira vez a logar no Sistema, o usurio dever baixar seu Certificado Digital, para que quando for fazer alguma assinatura eletrnica, ele j esteja disponvel no micro computador utilizado. Para cada micro a utilizar, o usurio dever baixar este Certificado Digital, ou salve-o em um dispositivo de armazenamento mvel, tipo pen drive, celular, etc.

Ao clicar no link Download, da tela superior, ser exibida uma Pop Up perguntando o que fazer com o arquivo id.p12. Selecione a opo Salvar e em seguida clique em OK. Este arquivo id.p12, a sua assinatura digital. No um arquivo txt ou exe. Portanto, no conseguir abri-lo. Sugerimos que ele seja renomeado, a fim de melhor identificado em seu computador. Pois, todos os certificados baixados viro como este nome id.p12. Ao renome-lo, no apague a extenso do nome. Ex.: jose.p12 Este arquivo poder ser salvo no prprio computador, bem como, em um dispositivo porttil, Pen Drive.

-5-

Manual do Advogado

Sistema CNJ

Cadastrar ao
No Sistema CNJ / PROJUDI cadastrar uma ao o mesmo que distribuir. O cadastro de uma cvel composto por 04 passos. Passo 1 de 4:

Todos os campos identificados com asterisco (*) so de preenchimento obrigatrio.

Para os campos Assuntos e Classe, o usurio poder simplesmente digitar o cdigo correspondente. Desconhecendo este cdigo, faa uso da opo Buscar na rvore. Para o campo Assuntos, o usurio poder informar quantos forem necessrios e identificar qual deles ser o Principal.

Entendendo Buscar na rvore

Buscar na rvore auxilia o usurio a encontrar o cdigo na tabela.

Conforme tela acima, o usurio poder navegar na opo Lista de Assuntos, clicando no smbolo + at encontrar o desejado ou utilizar uma das opes do Parmetros para Busca. Nesta opo, o usurio dever fazer a seleo de um dos itens do Parmetro para Busca, digitar o parmetro inicial e clicar no smbolo da Lupa. Ex.: Digitar 147 e marcar a opo Artigo. Na seqncia, clicar no cone Lupa. Em Procedimento, ser exibida uma prvia do contedo encontrado de acordo com o parmetro informado. Identificado o Assunto, no alto da tela, clique em Confirmar. Voltando para a tela inicial do cadastramento, preencha o Valor da Causa, caso tenha, e em seguida clique em Confirmar.

-6-

Manual do Advogado

Sistema CNJ

Cadastrando as partes
Concluda a etapa dos dados do processo, a prxima tela ser para cadastrar as partes que formaram o processo. Esta a etapa 2 de 4 para feitos cveis.

2 etapa do cadastramento

No Sistema CNJ / PROJUDI, as partes foram denominadas como: Promovente (autor) e Promovido (ru). Para a parte Promovente obrigatrio informar o n do CPF, sendo facultativo para a parte Promovido.

Parte Promovente

Parte Promovida

Conforme telas acima, a incluso de uma parte no Sistema, sempre iniciar pelo nmero do CPF ou CNPJ. A diferena que para a parte Promovente obrigatrio e para a parte Promovida e facultativo. Digite o n do CPF OU CNJP e em seguida, clique no boto Confirmar. A digitao dever seguir conforme regras de padronizao previamente estabelecida, ou seja, no utilizar sinais grficos: ponto, vrgula, hfen, barra,etc ( . , - / ). No havendo CPF/CNPJ, marque a opo No Informado e selecione o motivo. Em seguida clique no boto Confirmar. Tambm podero ser cadastrados: Testemunhas, Terceiros, Entidade/Autoridade; Com o objetivo de otimizar a Base de Dados, o usurio tambm poder fazer uma busca no Sistema, de forma simples e rpida, se a parte que pretende cadastrar j contemple a base de dados; opo Buscar Parte; A apurar uma opo mais utilizada para cadastramento de feitos da esfera criminal.

-7-

Manual do Advogado

Sistema CNJ

Qualificando a parte cadastrada


Fazendo um cadastramento com o maior nmero possvel de dados e qualidade da informao, reduzir a probabilidade de homnimo, evitando assim, transtornos quando da solicitao de Certido de Antecedentes.

Terminada a digitao, clique em Cadastar. Ento, o Sistema o remeter a tela 2/4, novamente, para que possa incluir mais uma parte de mesmo plo ou plo contrrio. Terminado o cadastro, clique em Confirmar.

Inserindo os documentos iniciais

A insero de documentos no Sistema CNJ / PROJUDI poder ocorrer de duas formas: Inserindo um arquivo em formato pdf com at 3MB de tamanho ou Digitando Diretamente o Texto atravs desta mesma funcionalidade, utilizando um editor de texto interno do Sistema.

-8-

Manual do Advogado

Sistema CNJ

Primeiro Exemplo Descrio do Arquivo: Selecione o nome do arquivo. Ex.: Petio Inicial; Se o arquivo a inserir j estiver em formato pdf, clique no boto Arquivo; Encontre-o e selecione-o; Clique no boto Assinar. Segundo Exemplo Descrio do Arquivo: Selecione o nome do arquivo. Ex.: Petio Inicial; Modelo de Documentos: Opcionalmente, informe o tipo de Modelo de Documento que ser inserido; Clique no boto Digitar Diretamente para digitar um texto ou utilizar a funo Ctrl+V (colar) um arquivo feito no word; Digitado o texto ou colado, clicar no boto Assinar. Terceiro Exemplo Descrio do Arquivo: Selecione o nome do arquivo. Ex.: Outros; Identifique no campo ao lado deste, a descrio Outros. Ex.: Plana Imobiliria; Selecione o boto Arquivo ou Digitar Diretamente o Texto; Clique no boto Assinar.

Selecionando um par de chaves no repositrio


OBS.: Este procedimento dever ser realizado somente no primeiro acesso, pois para os demais, o sistema manter esta seleo ativa ou quando o micro for utilizado por outro usurio que consequentemente, utilizar outra assinatura digital.

Ao clicar no desenho da chave, ser exibida a tela

1 - Clique em Carto Inteligente 2 - Volte a clicar em Arquivo PKCS12 3 - Clique no boto Procurar (superior) 4 - Selecione na janela apresentada o arquivo do seu assinador e clique em Open 5 - Clique em OK

Quando esta mensagem for apresentada, clique no CheckBox e depois no boto Yes. Esta mensagem ser exibida por 03 vezes.

-9-

Manual do Advogado

Sistema CNJ

Inserindo mais documentos - fase inicial


A partir da primeira incluso de documentos, ser exibida uma tela para que o usurio possa verificar se realmente foi assinada a incluso e sendo necessrio incluir outros documentos. No sendo necessrio, clique em no boto Concluir para dar prosseguimento ao cadastramento.

ltima tela do cadastramento


Esta a ltima tela do cadastramento da ao. Aqui o usurio verificar se todas as partes esto cadastradas e com seus respectivos dados digitados corretamente. Ainda poder selecionar uma das opes disponveis no final desta tela.

- 10 -

Manual do Advogado

Sistema CNJ

Tela resultado do cadastramento


Esta tela poder ser impressa e arquivada como protocolo da distribuio da ao. A tela de resultado final do cadastramento informa, entre outras coisas: - Nmero do Processo - Nome das Partes - Juzo e Juiz Responsvel - Data da Audincia

Veja o n do processo, juzo, juiz responsvel, data e horrio da audincia

Cadastramento da ao por dependncia


A ao por dependncia ocorre em casos especficos conforme dispe o art. 253, Cdigo de Processo Civil e tem por objetivo a vedao de decises contraditrias, j que os processos conexos sero distribudos para o mesmo Juiz: I quando se relacionarem, por conexo ou continncia, com outra j ajuizada; II quando, tendo havido desistncia, o pedido for reiterado, mesmo que em litisconsrcio com outros autores; III quando houver ajuizamento de aes idnticas, ao juzo prevento. Assim, aps identificar que hiptese de cadastramento por dependncia, o usurio dever realizar o cadastramento. Tal ato bem similar distribuio da ao principal, a diferena a necessidade de informar o nmero do processo primeiramente distribudo, ou seja, do processo principal.

- 11 -

Manual do Advogado

Sistema CNJ

Como peticionar
Para peticionar basta ir ao menu: Aes 1grau ou Aes de 2grau. Selecionar se o processo desejado se encontra ativo ou baixado e em qual plo configura.

O boto Peticionar tambm est disponvel na tela de Dados do Processo.

Selecionada a opo desejada ser exibida uma tela contendo todos os processos.Veja abaixo:

Aps clicado no link Peticionar, foi exibida uma tela contendo os dados do processo e uma janela para incluir o(s) documento(s)/petio pretendido(s). Nesta tela, selecione o tipo de documento/petio que esta sendo juntado aos autos. Nesta mesma tela, poder ser inseridos mais documentos.

- 12 -

Manual do Advogado

Sistema CNJ

Substabelecer
Esta funcionalidade esta disponvel no menu Aes de 1grau.

Aps, informe a condio Com ou Sem Reserva digite o nda nova OAB, selecione o tipo*, Unidade Federativa e clique nos botes Acrescentar Advogado e Finalizar.

Ser exibida uma janela popup confirmando o substabelecimento e informando a necessidade de incluso da Petio de Substabelecimento.

* Tipo de OAB (Selecione apenas uma das opes): A Suplementar B Transferida D Defensor Pblico E Estagirio N Normal P Promotor

- 13 -

Manual do Advogado

Sistema CNJ

Cadastrar Agravo de Instrumento


Esta funcionalidade vem a complementar todo o fluxo de tramitao do processo eletrnico. Selecione no menu Aes de 2 Grau, a opo Cadastrar petio inicial. Em seguida ser exibida uma janela solicitando o nmero do processo de referncia.

Digitado o nmero, o sistema far sua validao. Depois de validado, ser exibida uma nova tela aguardando informar o cdigo da classe.

S esta disponvel no Sistema CNJ/PROJUDI, para os casos de agravo, o cdigo de classe: 204 - Agravo de instrumento em recurso extraordinrio.

Na prxima tela o advogado dever clicar em Inserir para tipo de parte agravante e selecionar a desejada. Ao retornar nesta mesma tela, selecionar a parte Agravado. Depois de informado as partes de cada plo, clique em confirmar para dar seguimento ao cadastramento do agravo.

- 14 -

Manual do Advogado

Sistema CNJ

Na tela seguinte o advogado poder utilizar as duas abas, inserindo um novo documento, selecionar outros que esto no processo originrio, evitando assim, o dispndio da digitalizao de peas, impresso e assinaturas manuscritas.

Inserir Documentos
Nesta aba, o advogado ir inserir um novo documento. Exemplo: a petio de agravo

Instruir Agravo
Nesta aba, o advogado ir selecionar as peas que esto no processo originrio e que iro compor o agravo para remessa ao STF.

Na ltima tela, o sistema exibir os dados do cadastramento e as peas inseridas. Caso todos os dados estejam corretos, clique em Confirmar para concluir as quatro etapas do cadastro.

- 15 -

Manual do Advogado

Sistema CNJ

Alguns possveis problemas

Problema ao Assinar
Este Sistema operacional possui um recurso que controla as funes de perfil do usurio. Tal funo inibe o funcionamento de alguns programas por entender que somente administradores podem realiz-lo. No Sistema CNJ / PROJUDI, quando o assinador exibido, o Java inicia a execuo de um programa que no ser instalado na mquina local, porm o controle de usurio do Windows Vista impede este funcionamento. Para desativar o controle de contas de usurios do Windows Vista, abra o Painel de Controle e clique em Contas de Usurios e Segurana Familiar. V a Contas de Usurio, e clique em Ativar e Desativar controle de Contas de Usurios, remova a marca da caixa que aparece e reinicie o computador. Se desejar ativar o controle de contas de usurios, basta marcar novamente a caixa.

Problema ao Assinar
Este navegador possui nveis de controle de segurana com o objetivo de minimizar ao mximo a entrada de programas desconhecidos, etc. Por default, o Internet Explorer 8 vem em sua configurao assinalada a opo Alto Nvel, altere-a para Nvel Mdio. Posteriormente, poder retornar para o Nvel Alto, mas ao tentar assinar no Sistema CNJ / PROJUDI o problema retornar. Acessar o menu Ferramentas, Opes de Internet, aba Segurana do Navegador.

Rotina para limpeza do cache do navegador

Firefox 2.x para Windows


1. Clique no menu Ferramentas. 2. Selecione Opes. 3. Selecione Avanado. 4. Clique na guia Rede. 5. Na seo Cache, clique em Limpar agora. 6. Clique em OK.

Firefox 3.x para Windows


1. Clique no menu Ferramentas. 2. Selecione Limpar dados particulares. 3. Marque a caixa de seleo Cache. 4. Clique no boto Limpar dados particulares agora.

Internet Explorer 6.x


1. Clique no menu Ferramentas. 2. Selecione Opes da Internet. 3. Clique na guia Geral. 4. Clique no boto Excluir cookies. 5. Clique no boto OK na janela de confirmao. 6. Clique no boto OK para fechar a janela.

Internet Explorer 7.x


1. Clique no menu Ferramentas. Se o menu no estiver visvel, pressione o boto Alt no teclado para mostrar os menus. 2. Clique no boto Excluir cookies. 3. Clique no boto Sim na janela de confirmao. 4. Clique no boto Fechar.

Internet Explorer 8.x


1. Clique no menu Ferramentas. Se o menu no estiver visvel, pressione o boto Alt no teclado para mostrar os menus. 2. Selecione Excluir histrico de navegao. 3. Marque a caixa de seleo Cookies. 4. Clique no boto Excluir. 5. Aps os seus cookies terem sido excludos, clique em OK.

- 16 -

S-ar putea să vă placă și