Sunteți pe pagina 1din 3

GUIA DE MTODOS DE ANLISE LABORATORIAL PARA APOIO S SESSES LABORATORIAIS PROFESSORA DOUTORA ANA CRISTINA CUNHA QUEDA &

PROFESSORA DOUTORA ELIZABETH DALMEIDA DUARTE Instituto Superior de Agronomia. Universidade Tcnica de Lisboa.

Determinao de pH em guas e efluentes O pH de uma soluo o logaritmo decimal negativo da concentrao de hidrognios (em mol L-1) e avalia o carter cido ou bsico da soluo. O pH normalmente determinado por eletrometria, mas pode ser estimado por titulao ou por papel indicador.A medio do pH por eletrometria baseia-se na determinao da atividade dos ons hidrognio pela medio potenciomtrica utilizando um eletrodo de vidro associado a um eletrodo de referncia. Determinao Lavar o eletrodo de pH com gua destilada, limpar e calibrar o potencimetro com as solues tampo de pH conhecido (pH 4, pH 7 e pH 9). Aps calibrao lavar o eletrodo com gua destilada e limpar. Homogeneizar convenientemente a amostra. Colocar cerca de 50 mL da amostra num copo de 100 mL e imergir o eletrodo no copo contendo a amostra, proceder leitura do pH aps a estabilizao do valor indicado no aparelho. Expresso dos resultados O valor de pH vem expresso na escala de Sorenson, de 1 a 14. Determinao de CE em guas e efluentes A condutividade eltrica a quantificao da capacidade de uma gua para conduzir corrente eltrica. A condutividade eltrica pode ser avaliada atravs de um instrumento designado condutivmetro. A condutncia, G, o inverso da resistncia, R: G=1/R, sendo R expresso em ohm e G expresso em ohm-1 (por vezes tambm designado mho). A condutncia de uma soluo medida entre dois eletrodos quimicamente inertes e cuja distncia fixa. A condutncia de uma soluo, G, diretamente proporcional rea dos eletrodos, A, expressa em cm2, e inversamente proporcional distncia entre os eletrodos, L, expressa em cm, ou seja: G = k (A/L) A constante de proporcionalidade, k, designada condutividade. As unidades de k so ohm-1 cm-1ou mho cm-1. No Sistema Internacional de Unidades (SI) o inverso do ohm o Siemens (S) e as unidades de condutividade so S m -1 (1mS m-1= 10 mho cm-1e 1 S cm-1 = 1 mho cm-1).

A condutividade depende da temperatura, por esta razo deve-se proceder calibrao do condutivmetro e leitura da condutividade da amostra mesma temperatura. Determinao Lavar o eletrodo com gua destilada, limpar e calibrar o condutivmetro com a soluo de KCl 0,01 M, cuja condutividade a 25 C de 1412 mho cm -1 ou 1412 ohm-1cm-1. Aps a calibrao lavar o eletrodo com gua destilada e limpar. Homogeneizar convenientemente a amostra. Colocar cerca de 50 mL da amostra num copo de 100 mL e imergir o eletrodo no copo, proceder leitura da condutividade eltrica aps a estabilizao do valor indicado no aparelho. Expresso dos resultados O valor da condutividade eltrica usualmente expresso em mS cm-1 ou em S cm-1.

Determinao dos Slidos Totais (ST) e Slidos Volteis Totais (SVT) O teor de slidos numa gua/efluente refere-se quantidade de matria suspensa ou dissolvida presente na gua/efluente. Os slidos podem afetar negativamente a qualidade da gua/efluente. guas com elevado teor de slidos dissolvidos tm em geral caractersticas de sabor no adequadas ao consumo humano e podem conduzir a reaes fisiolgicas desfavorveis para os consumidores. guas com elevada mineralizao so igualmente inadequadas para uso industrial. Slidos totais (ST) Os Slidos Totais (ST) so definidos no Standard Methods, como sendo o material residual que fica numa cpsula aps a secagem at peso constante numa estufa a uma temperatura entre 103 a 105 C de um determinado volume de uma amostra de gua/gua residual. Metodologia Pesar uma cpsula de porcelana de fundo plano (1) e anotar o peso (P1). Homogeneizar convenientemente a amostra de gua/gua residual a analisar. Pipetar para a cpsula 20 mL da amostra a analisar. Colocar a cpsula contendo a amostra na estufa a 103 a 105 C e deixar de um dia para o outro at peso constante. Retirar a cpsula da estufa e colocar no dessecador. Aps arrefecimento pesar a cpsula e anotar o peso (P2). Expresso dos resultados

(g de ST por 1000 mL de amostra ou g de ST L -1 de amostra) ST Slidos Totais (g de ST por 1000 mL de amostra ou g de ST L-1 de amostra)

P1 Peso da cpsula (g) P2 Peso da cpsula com o resduo seco da amostra aps secagem na estufa (g) V Volume de amostra utilizado (mL) Slidos Volteis Totais (SVT) O teste dos slidos volteis totais indica a quantidade de slidos que pode ser potencialmente destruda por via qumica ou biolgica. O teste tambm usado para dar uma idia aproximada da biodegradabilidade da gua residual. Os slidos no volteis ou fixos so tipicamente inorgnicos e no podem ser destrudos. Estes devem ser removidos por mtodos fsicos ou qumicos. A determinao dos Slidos Volteis Totais (SVT) realizada de modo idntico aos ST, mas numa mufla a 550 C at peso constante. A perda de peso reportada como SVT. O restante peso so os Slidos No Volteis Totais (SNVT) ou Slidos Fixos Totais. Metodologia Aps a pesagem da cpsula utilizada para a determinao dos Slidos Totais (ST) colocar a cpsula, que contm o resduo seco, numa mufla a 550 C, deixar durante pelo menos 8 horas at peso constante. Aps esse perodo, retirar a cpsula da mufla e colocar no dessecador. Aps arrefecimento, abrir lentamente a torneira do dessecador, pesar a cpsula e anotar o peso (P3). Expresso dos resultados

(g de SVT por 1000 mL de amostra ou g de SVT L -1 de amostra) SVT Slidos Volteis Totais (g de SVT por 1000 mL de amostra ou g de SVT L -1 de amostra) P2 Peso da cpsula com o resduo seco da amostra aps secagem na estufa (g) P3 Peso da cpsula com a cinza aps calcinao na mufla (g) V Volume de amostra utilizado (mL)

S-ar putea să vă placă și