Sunteți pe pagina 1din 8

A Bebida Alcolica INTRODUO

Os fatos e acontecimentos cotidianos aliados as profecias bblicas a respeito das ltimas coisas nos levam a crer que estamos no fim dos tempos. Um nico seguimento segura essa degenerao, tentando de alguma forma manter as coisas dentro de uma tica e dos princpios de Deus, estamos falando da Igreja Crist no mundo. Entretanto o que assistimos nestes finais dos tempos to forte e corrupto que essa degenerao est entrando dentro das Igrejas. Est tentando deturpar o ltimo reduto de seriedade e sobriedade que nos resta. Esto tentando tirar a fora doutrinria da cristandade no que se trata da moral, tica e principalmente da santidade que Deus pede para que o homem cultive. A Bblia clara e declara: - Segui a paz com todos, e a santificao, sem a qual ningum ver o Senhor (Hb.12:14). - Porque Deus no nos chamou para a imundcia, mas para a santificao (ITs.4:13). - E o prprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso esprito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (ITs.5:23). Infelizmente estamos vendo Igrejas e mais Igrejas aparecerem com novas revelaes e pseudos ensinamentos doutrinrios. J existe Igrejas para quem gosta de beber sua bebidinha alcolica, para quem gosta de fumar seu cigarrinho, para quem gosta de mais de uma mulher, para quem gosta de prostituir praticando o homossexualismo ou o lesbianismo, enfim tem igrejas para todos os gostos. O mais triste que esses redutos diablicos se consideram cristos e ainda se chamam de evanglicos. a famosa ttica do diabo que diz: Se no podemos com eles, juntemo-nos eles. por isso que estou escrevendo esta apostila para alert-lo a abrir os olhos e se levantar contra isso. Neste nosso referido estudo iremos abordar a mais antiga heresia que vem confundindo os cristo que querem se santificar a doutrina que beber no pecado. Iremos abordar de maneira simples e prtica o que a Bblia diz a respeito deste assunto. Qual a sorte dos que bebem em relao ao nosso Deus santo e amoroso. Iremos abordar alguns depoimentos de pessoas no religiosas que participaram de grupos anti - alcolatras e hoje vivem bem.

Se voc que est comeando a ler esta literatura e gosta de beber ou faz parte de uma denominao crist que pratica este ato eu lhe peo sua maior ateno e que no tenhas medo da verdade, pois ela te libertar.
Que Deus lhe abenoe e que essa verdade abunde em seu corao

ALGUNS MALEFCIOS DA BEBIDA ALCOLICA NO V. TESTAMENTO


A Bblia descreve a histrias de vrios homens que se envolveram com as bebidas alcolicas. Alguns eram maus, mas outros eram homens de f e comissionados por Deus. O fato de alguns desses homens terem bebido no nos coloca na liberdade de fazermos o mesmo. O grande salmista Davi foi um homem ricamente abenoado e devemos fazer de tudo para sermos tambm chamados de homens segundo o corao de Deus. Todavia, no devemos pensar em adulterar s porque a Bblia relata essa triste fraqueza de Davi (Livro de Samuel). Deus permitiu e relatou a queda de Davi para que ns tirssemos lies e no fizssemos o mesmo. Vejamos alguns desses casos:

- O CASO DE NO: A Bblia descreve os maus efeitos da bebida embriagante na histria de No (Gn.9:20-27). Ele plantou uma vinha, fez a vindima, fez vinho embriagante e bebeu. Isso o levou embriaguez, imodstia, indiscrio e a tragdia familiar em forma de uma maldio imposta sobre Cana. - O CASO DE L E SUAS FILHAS: Nos tempos de Abrao, o vinho embriagante contribuiu para o incesto que resultou na gravidez das filhas de L (Gn.19:31-38). - O CASO DOS FILHOS DE ARO: Nadabe e Abi entraram no templo com seus incensrios, mas por terem bebido bebidas fortes saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu (Lv.10). Deus ainda chamou os seus sacrifcios de fogo estranho. - OS PROFETAS E SACERDOTES NA POCA DE ISAAS: Mas tambm estes cambaleiam por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; at o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, esto tontos do vinho, desencaminham-se por causa da bebida forte; erram na viso, e tropeam no juzo (Is.28:7).

ALGUNS MALEFCIOS DA BEBIDA ALCOLICA NO N. TESTAMENTO


- A EMBRIAGUEZ DOS CORNTIOS: A Igreja que Paulo havia recm formado em Corinto estava, por falta de conhecimento, cometendo alguns sacrilgios. Eles estavam usando vinho fermentado na Santa Ceia e isso no agradou nem a Deus, nem o apstolo (ICor.11:21). Paulo disse que isso no era digno de nenhum louvor (ICor.11:17), mas sim de grande vergonha. Isso foi chamado de comer e beber indignamente ( ICor.11:29). Foi causa de mortes antes do tempo de alguns cristos (ICor.11:30). Esse o lucro de uma Igreja que deixa que se introduza tamanha maldade em seu meio. - A BEBIDA ALCOLICA NA IGREJA DE FESO: Na Igreja dos efsios havia, provavelmente, um grupo de crentes que no haviam recebido o batismo com o Esprito Santo e Paulo descreve o motivo em Ef.5:18: E no vos embriagueis com vinho, no qual h devassido, mas enchei-vos do Esprito,. Esse grupo de irmos achava normal beber e ser cristo, mas a prova que isso impossvel bradada por Paulo: no vos embriagueis. O Esprito no fica onde h sujeiras e embriaguez.

O VINHO USADO NA CEIA DO SENHOR


No tocante Ceia do Senhor os trs primeiros escritores dos Evangelhos empregam a expresso fruto da vide (Mt.26:19; Mc.14:25; Lc.22:18). O vinho no fermentado o nico fruto da vide verdadeiramente natural , contendo aproximadamente 20% de acar e nenhum lcool. A fermentao destri boa parte do acar e altera aquilo que a videira produz. O vinho fermentado no produzido pela videira.

O Senhor instituiu a Ceia quando Ele e seus discpulos estavam celebrando a Pscoa. A lei da Pscoa em x.12:14-20 proibia, durante a semana daquele evento, a presena de seor (x.12:15), palavra hebraica para fermento ou qualquer agente fermentador. Seor, no mundo antigo, era freqentemente obtido da espuma espessa da superfcie do vinho quando em fermentao. Alm disso, todo o hametz, ou seja, qualquer coisa fermentada era proibido (x.13:7; x.12:19). Deus dera esta lei por ser a fermentao o smbolo da corrupo e pecado (ICor.5:7-8), sendo exatamente isso o que causa a bebida alcolica no Homem. No Antigo Testamento, bebidas fermentadas nunca deviam ser usadas na casa de Deus, e um sacerdote no podia chegar-se a Deus em adorao se tomasse bebida embriagante (Lv.10:89). Jesus Cristo foi o Sumo Sacerdote de Deus no novo concerto, e chegou-se a Deus em favor do seu povo (Hb.3:1). Sendo Ele Sacerdote e conhecedor da Lei de Deus lgico que podemos entender que ele no tomou nenhuma bebida alcolica e que o vinho da Ceia era puro e sem lcool. (Bblia Pentecostal c/ algumas alteraes).

A GLRIA DE JESUS MANIFESTA ATRAVS DO VINHO


Em Joo captulo dois, vemos que Jesus transformou gua em vinho nas bodas em Can. Que tipo de vinho era esse? A resposta deve ser determinada pelos fatos contextuais e pela probabilidade moral. Acreditamos piamente que Jesus fez o mesmo vinho da Ceia, sem nenhum lcool. O objetivo desse milagre foi manifestar a sua glria (Jo.2:11), de modo a despertar a f pessoal e a confiana no Senhor Jesus como filho de Deus, santo e justo, que veio salvar o seu povo do pecado (Mt.1:21). Sugerir que Cristo manifestou a sua divindade como filho Unignito de Deus (Jo.1:14), mediante uma festa de bebedeira, visto que cada talha (Jo.2:6) comportava por volta de 120 litros (vezes seis teramos a quantia de 720 litros), sem contarmos o que j havia sido consumido. Se o vinho fosse embriagante seria mais que suficiente para todo mundo sair tranando as pernas e caindo pelas ruas, o que no ocorreu. Leiamos: No olhes para o vinho quando se mostra vermelho (ou fermentado), quando resplandece no copo e se escoa suavemente(Pv.23:31). claro que essa passagem santa e que simboliza a transformao do homem no poderia ser feita com uma bebida alvoroadora. O Senhor conhecia muito bem os textos bblicos que condenam o vinho embriagante (Pv.20:1), bem como as palavras de Habacuque 2:15-16: Ai daquele que da de beber ao seu prximo, adicionando bebida o seu furor, e que o embebeda para ver a sua nudez! Sers farto de ignomnia em lugar de honra; bebe

tu tambm, e s como um incircunciso; o clice da mo direita do Senhor se chegar a ti, e ignomnia cair sobre a tua glria. Poderamos citar tambm o testemunho da medicina moderna que condena veemente todo tipo de consumismo alcolico. Mesmo em pequena escala a bebida pode causar srios danos a sade. As mulheres mais jovens podem ter o seu sistema reprodutivo danificado, provocando abortos e nascimentos de bebs com defeitos mentais e fsicos, isso ocorre mesmo em mulheres que consomem o lcool socialmente. Veja a estatstica que saiu na Revista Veja de dezembro de 1998. EXAMES DE DOSAGEM ALCOLICAS EM CADVERES MOSTRAM QUE A MORTE VIOLENTA FREQENTEMENTE PRECEDIDA DE UNS GOLES A MAIS (PERCENTUAL DE VTIMAS FATAIS EM QUE FORAM ENCONTRADAS DOSAGENS ALCOLICAS):

Dados do Instituto Mdico Legal de So Paulo


Acreditamos que o Senhor sabia disso e no iria aprovar o consumo de tais bebidas.

S PECADO O EMBRIAGAR-SE, MAS BEBER COM MODERAO NO

Essa tem sido a desculpa mais esfarrapada que j vi, visto quando um crente quer dar seus golezinhos. Sistemas evanglicos dos mais tradicionais tem se escondido atrs de astuta cilada do diabo, alegando que os irmos podem beber, s no se embriagarem. Mas o que diz a Palavra de Deus, pois s ela que nos interessa. Vejamos ento os versculos em que a Palavra nos veta esse malefcio: Ai daquele que d de beber ao seu prximo, adicionando bebida o seu furor, e que o embebeda para ver a sua nudez! Sers farto de ignomnia em lugar de honra; bebe tu tambm, e s como um incircunciso; o clice da mo direita do Senhor se chegar a ti, e ignomnia cair sobre a tua glria (Hb.2:15-16). Mas tambm estes cambaleiam por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; at o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, esto tontos do vinho, desencaminham-se por causa da bebida forte; erram na viso, e tropeam no juzo (Is.28:7). No dos reis, Lemuel, no dos reis beber vinho, nem dos prncipes desejar bebida forte; para que no bebam, e se esqueam da lei, e pervertam o direito de quem anda aflito (Pv.31:45). O vinho escarnecedor, e a bebida forte alvoroadora; e todo aquele que neles errar no e sbio (Pv.20:1). No olhes para o vinho quando se mostra vermelho (fermentado), quando resplandece no copo e se escoa suavemente (Pv.23:31). Bebero, e cambalearo, e enlouquecero, por causa da espada, que Eu (o Senhor) enviarei entre eles (Jr.25:16). Os textos acima falam por si s e nos deixa claro quanto a vontade de Deus em relao a bebida alcolica. Entretanto vamos ainda falar do sacerdcio cristo.

O SACERDCIO CRISTO

Falou tambm o Senhor a Aro, dizendo: No bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da revelao, para que no morrais; estatuto perptuo ser isso pelas vossas geraes, no somente para fazer separao entre o santo e o profano, e entre o imundo e o limpo,(Lv.10:8-10). De acordo com o texto de Levtico nenhum sacerdote deveria beber bebidas alcolicas, a fim de desempenhar suas funes sacerdotais diante de Deus. A pergunta : Isto tambm para a Igreja de Jesus? Leiamos: Mas vs sois a gerao eleita, o sacerdcio real, a nao santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (IPe.2:9). O apstolo Pedro est falando a respeito da Igreja de Jesus e notem que ela chamada de sacerdcio real. Deus levantou uma Igreja sacerdotal, ou seja, intercessora que ora em favor do mundo. E claro que o nosso Deus que da Lei trouxe a graa no mudou seus padres de santidade e requer de ns as mesmas coisas. Vejamos ainda: ...e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a Ele seja glria e domnio pelos sculos dos sculos. Amm (Ap.1:6). ...e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinaro sobre a terra (Ap.5:10). Quando aceitamos o Senhor Jesus como sendo nosso nico salvador nos tornamos sacerdotes de Deus. E como tais devemos agir e cumprirmos a sua Palavra No bebereis vinho nem bebida forte. Em nossa cidade temos vrias casas de recuperao de alcolatras e muitas delas no so religiosas. Em conversa com alguns que lideram essas casas fiquei surpreso com as suas convices. Eles me disseram que uma das maiores hipocrisias da sociedade e o beber socialmente. Disseram-me que todo alcolatra comeou com um pequena dose de uma bebida fraca, como a cerveja por exemplo. Alguns at gostariam que fosse crime o consumo dessas bebidas, visto que fazem mais mal que outras drogas proibidas. Como cristo, ao ouvir esses depoimentos, fiquei mais convicto que devemos nos abster desse veneno que a bebida. Como sacerdote de Deus, no tenho dvidas, e o lcool no entra na minha boca. Meu ministrio sacerdotal no pode ser quebrado por esse repugnante vcio. Voc que servo de Deus no deve se envolver com esse mal e sim tirar os que nele esto envolvidos. Ainda que a doutrina de sua Igreja permita tal mal a Palavra de Deus mais forte que todas as doutrinas humanas. E digo mais, se sua igreja aceita o beber socialmente sai dela, pois Deus no est se agradando disso.

O ESPRITO SANTO
Acredito que o poder do Esprito Santo te revelar toda verdade e lhe dar fora para voc ficar longe das bebidas alcolicas. Liberdade no poder beber, fumar, prostituir, ... e tantas outras coisas, mas por opo escolher no fazer nada disso. O LIBERTO ele se abstm de tudo que pode lhe fazer mal e observa a Palavra de Deus. Saiba que o poder do Esprito Santo est em voc para te fazer mais do que vencedor. Filhinhos , vs sois de Deus, e j os tendes vencido; porque maior aquele que est em vs (o Esprito Santo) do que aquele que est no mundo (IJo.4:4).

BIBLIOGRAFIA A Bblia Pentecostal, CPAD; Enciclopdia de Dificuldades Bblicas, Ed. Vida; Manual Bblico, Halley.

PR. JOO FLVIO MARTNEZ - prjoaoflavio@bol.com.br

S-ar putea să vă placă și