Sunteți pe pagina 1din 10

FAMLIA E ADOLESCNCIA: A INFLUNCIA DO CONTEXTO FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO PSICOLGICO DE SEUS MEMBROS1

Elisngela Maria Machado Pratta* Manoel Antonio dos Santos#


RESUMO. A famlia tem passado por inmeras transformaes nas ltimas dcadas, sendo, portanto, passvel de vrios tipos de arranjos na atualidade. Entretanto, as funes bsicas desempenhadas pela instituio familiar no decorrer do processo de desenvolvimento psicolgico de seus membros permanecem as mesmas. Frente a esta realidade, a adolescncia e as relaes familiares nesta etapa do ciclo vital tm sido foco de numerosos estudos. Esta investigao objetivou apresentar uma sistematizao dos resultados obtidos atravs de um estudo bibliogrfico envolvendo os descritores: famlia e adolescncia. A literatura consultada salienta que as transformaes ocorridas na sociedade, na estrutura familiar e na forma como os pais foram educados provocaram dificuldades referentes educao dos filhos, principalmente na adolescncia. Alm disso, a iniciao sexual precoce e o problema da drogadio tm preocupado os pais. Conclui-se pela necessidade de mais investigaes referentes questo familiar na adolescncia, que focalizem temas como sexualidade e abuso de substncias psicoativas.
Palavras-chave: famlia, adolescncia, desenvolvimento humano.

FAMILY AND ADOLESCENCE: THE INFLUENCE OF THE FAMILY CONTEXT ON ITS MEMBERS PSYCHOLOGICAL DEVELOPMENT
ABSTRACT. The family has been undergoing uncountless changes along the last decades, specially regarding its structure. Thus, nowadays, it has become subject to various kinds of adjustments. However, the basic functions of the family institution, the process of the psychological development of its members, remain the same. In view of this reality, adolescence and family relations have been the focus of a number of studies. The purpose of this research was to present a systematization of the results obtained through a bibliographic study involving two themes: family and adolescence. The referenced literature points out that the changes which occurred in the society, in the family structure and, in the way parents were raised have caused difficulties as regards the childrens education, specially in the adolescence. Moreover, the early sexual initiation and drug addiction problem have been a concern to parents. It was concluded that more research should be conducted on family issues and adolescence, taking into consideration issues such as sexuality and substance abuse.
Key words: Family, adolescence, human development.

FAMILIA Y ADOLESCENCIA: LA INFLUENCIA DEL CONTEXTO EN EL DESARROLLO PSICOLGICO DE SUS MIEMBROS


RESUMEN. La familia ha pasado por innumerables transformaciones, principalmente estructurales, a lo largo de las ltimas dcadas, siendo, por lo tanto, en la actualidad, pasible de mltiples tipos de soluciones. Sin embargo, las funciones bsicas de la institucin familiar a lo largo del proceso de desarrollo de sus miembros siguen iguales. Frente a esta realidad, la adolescencia y las relaciones familiares en esta fase han sido foco de numerosos estudios. Esta investigacin tuvo como objetivo presentar una sistematizacin de los resultados obtenidos a travs de un estudio bibliogrfico desarrollando dos temas: familia y adolescencia. La literatura consultada seala que las transformaciones ocurridas en la sociedad, en la estructura familiar y la forma cmo los padres fueron educados, provocaron dificultades en lo que se refiere a la educacin de los hijos, principalmente en la adolescencia. Adems de eso, la iniciacin sexual precoz y la drogadiccin preocupan a los padres. Se concluye que hacen falta ms investigaciones referentes a la problemtica familiar en la adolescencia, considerando principalmente temas como drogadiccin y sexualidad.
Palabras-clave: familia, adolescencia, desarrollo humano.

*
#

Apoio: CAPES. Mestre em Cincias. Docente da Universidade Camilo Castelo Branco, Campus VIII, DescalvadoSP. Doutor em Psicologia Clnica. Docente da Universidade de So Paulo, Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Ribeiro Preto, Departamento de Psicologia e Educao.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 2, p. 247-256, maio/ago. 2007

248

Pratta & Santos

FAMLIA: CONCEPES TERICAS, TRANSFORMAES E PERMANNCIAS

A famlia, desde os tempos mais antigos, corresponde a um grupo social que exerce marcada influncia sobre a vida das pessoas, sendo encarada como um grupo com uma organizao complexa, inserido em um contexto social mais amplo com o qual mantm constante interao (Biasoli-Alves, 2004). O grupo familiar tem um papel fundamental na constituio dos indivduos, sendo importante na determinao e na organizao da personalidade, alm de influenciar significativamente no comportamento individual atravs das aes e medidas educativas tomadas no mbito familiar (Drummond & Drummond Filho, 1998). Pode-se dizer, assim, que esta instituio responsvel pelo processo de socializao primria das crianas e dos adolescentes (Schenker & Minayo, 2003). Nesta perspectiva, a famlia tem como finalidade estabelecer formas e limites para as relaes estabelecidas entre as geraes mais novas e mais velhas (Simionato-Tozo, 1998), propiciando a adaptao dos indivduos s exigncias do conviver em sociedade. Dessa maneira, a instituio familiar muitas vezes designada como o primeiro grupo social do qual o indivduo faz parte (Talln, Ferro, Gomes & Parra, 1999), sendo vista, portanto, como a clula inicial e principal da sociedade na maior parte do mundo ocidental (Biasoli-Alves, 2004), ou ainda como a unidade bsica da interao social (Osrio, 1996) e como o ncleo central da organizao humana. Alm disso, a famlia exerce um papel importante na vida dos indivduos (Osrio, 1996), sendo um modelo ou um padro cultural que se apresenta de formas diferenciadas nas vrias sociedades existentes e que sofre transformaes no decorrer do processo histrico-social. Assim, a estruturao da famlia est intimamente vinculada com o momento histrico que atravessa a sociedade da qual ela faz parte, uma vez que os diferentes tipos de composies familiares so determinados por um conjunto significativo de variveis ambientais, sociais, econmicas, culturais, polticas, religiosas e histricas. Nesse sentido, para se abordar a famlia hoje preciso considerar que a estrutura familiar, bem como o desempenho dos papis parentais, modificaram-se consideravelmente nas ltimas dcadas (Singly, 2000).
A famlia no sculo XX: algumas consideraes

Do incio do sculo XX at meados dos anos 60, houve o predomnio do modelo de famlia denominado

famlia tradicional, no qual homens e mulheres possuam papis especficos, social e culturalmente estabelecidos. Ou seja, havia um aparato social e cultural que estabelecia como naturais alguns papis atribudos aos homens e s mulheres (Torres, 2000). Segundo esse modelo, que seguia de perto a diviso social do trabalho, o homem o chefe da casa, o provedor da famlia, sendo responsvel pelo trabalho remunerado, tendo autoridade e poder sobre as mulheres e os filhos, apresentando seu espao de atuao ligado ao mundo externo, ou seja, fora do ambiente familiar. A mulher, por sua vez, responsvel pelo trabalho domstico, estando envolvida diretamente com a vida familiar, dedicando-se ao cuidado dos filhos e do marido, ou seja, a atividades realizadas no mbito da vida privada, do lar (Amazonas, Damasceno, Terto & Silva, 2003). Alm disso, no modelo de famlia hierrquica ou tradicional a afetividade familiar era marcada por um romantismo que englobava a idia do amor materno como natural e apontava para a presena do amor e da preocupao para com o desenvolvimento das crianas (Caldana, 1998). Por outro lado, as relaes estabelecidas entre pais e filhos dentro deste modelo de famlia so marcadas pelas diferenas entre as geraes (Figueira, 1987), sendo definidas por meio de noes de respeito e autoridade, aspectos que caracterizam a assimetria da relao adultocriana. Os pais, neste perodo, tinham controle absoluto sobre os filhos, sendo extremamente exigentes, principalmente no que dizia respeito observncia das normas e regras sociais. As crianas usufruam de imensos espaos para suas brincadeiras o territrio infantil se estendia por ruas, praas e quintais convivendo com primos e amigos, porm eram sempre mantidas sob o olhar atento e zeloso das mes (Cano, 1997). Alm disso, importante ressaltar, segundo esta autora, que as atitudes educativas dos pais estavam baseadas em princpios vinculados moralidade religiosa, iderio patritico e higienismo mdico. A partir da segunda metade do sculo XX a famlia passou (e continua passando) por um processo de intensas transformaes econmicas, sociais e trabalhistas (Singly, 2000), sobretudo nos pases ocidentais. Diversos fatores concorreram para essas mudanas, como o processo de urbanizao e industrializao, o avano tecnolgico, o incremento das demandas de cada fase do ciclo vital, a maior participao da mulher no mercado de trabalho, o aumento no nmero de separaes e divrcios, a diminuio das famlias numerosas, o empobrecimento acelerado, a diminuio das taxas de mortalidade infantil e de natalidade, a elevao do

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 2, p. 247-256, maio/ago. 2007

Famlia e desenvolvimento psicolgico na adolescncia

249

nvel de vida da populao, as transformaes nos modos de vida e nos comportamentos das pessoas, as novas concepes em relao ao casamento, as alteraes na dinmica dos papis parentais e de gnero. Estes fatores, entre outros, tiveram um impacto direto no mbito familiar, contribuindo para o surgimento de novos arranjos que mudaram a cara dessa instituio (Biasoli-Alves, 2004; Romanelli, 2002; Scott, 2004). Estas transformaes levaram ao surgimento de configuraes da organizao familiar diferentes do modelo anterior (Singly, 2000). Comea, ento, a emergir uma nova concepo de famlia, denominada de famlia igualitria (Figueira, 1987). Nessa nova estruturao, homens e mulheres esto atuando em condies mais ou menos semelhantes no mercado de trabalho formalmente remunerado, comeando a dividir entre si o trabalho domstico e a educao dos filhos, ainda que a maior parte destas tarefas se mantenha a cargo da mulher, que vem confrontando os desafios do mundo do trabalho procurando conciliar a vida profissional e familiar (Scavone, 2001). Alm disso, a maior participao da mulher no mercado de trabalho formalmente remunerado (Greenberger, Goldberg, Hamill, ONeil & Payne, 1989), provocou mudanas nos padres conjugais e familiares social e culturalmente estabelecidos, levando a uma reorganizao dos papis familiares tradicionais referentes a homens e mulheres (Scavone, 2001) evidenciando a importncia dos papis do homem na famlia (Greenberger & cols., 1989; Lisboa, 1987; Scavone, 2001). O homem passa a ser incentivado a manter um maior envolvimento afetivo com os(as) filhos(as), terminando com a dicotomia: pai distante, figura de autoridade e me prxima, figura de afeto (Lisboa, 1987, p. 14). Ele deve, portanto, ter uma participao ativa na criao dos filhos, percebendo que pode contribuir para o desenvolvimento destes de uma forma mais agradvel e satisfatria do que a concebida pelo papel tradicional disciplinar. Tais mudanas ocorridas nas ltimas dcadas tambm contriburam para que a idia de uma mulherindivduo comeasse a impor-se frente idia da mulher-natureza destinada a ser me e dona-de-casa (Torres, 2000), pois, na contemporaneidade, a mulher almeja o sucesso pessoal sem mediadores, incluindo em seus ideais de vida a realizao profissional (Amazonas & cols., 2003; Fleck & Wagner, 2003). Alm disso, o trabalho feminino passa a garantir, muitas vezes, a subsistncia das famlias (Fleck & Wagner, 2003), principalmente nos pases de terceiro mundo.

Assim, frente a tais alteraes, a tendncia atual da famlia moderna ser cada vez mais simtrica na distribuio dos papis e obrigaes, ou seja, uma famlia marcada pela diviso entre os membros do casal referente s tarefas domsticas, aos cuidados com os filhos e s atribuies externas, sujeita a transformaes constantes, devendo ser, portanto, flexvel para poder enfrentar e se adaptar s rpidas mudanas sociais (Amazonas & cols., 2003) inerentes ao momento histrico em que vivemos. No que diz respeito s relaes entre pais e filhos, esse padro tambm se modificou, no sendo mais baseado na imposio da autoridade e sim na valorizao de um relacionamento aberto, pautado na possibilidade de dilogo (Lisboa, 1987), o qual considerado um elemento importante dentro do contexto familiar, principalmente, no que se refere convivncia entre os membros da famlia (Wagner, Ribeiro, Arteche & Bornholdi, 1999). A educao das crianas perdeu, portanto, seus aspectos autoritrios. A criana continua sendo mantida sob a vigilncia atenta da me, porm o processo educativo passa a ter novas exigncias, como a considerao da questo da afetividade (Cano, 1997). Considerando-se esta realidade, Caldana (1998) aponta que, atualmente, verifica-se elementos contraditrios nas prticas paternas e que existem poucas regras que so determinadas, antecipadamente, para disciplinar o cotidiano das crianas. Tais aspectos esto relacionados a duas vertentes: a) a falta de um padro de educao que integre prticas coerentes e uniformes tanto entre famlias quanto dentro de uma mesma famlia; b) as rpidas alteraes no mbito das relaes familiares frente passagem de um modelo tradicional para um modelo considerado moderno, oriundo de um processo de transformao scio-econmica que contribuiu e ainda contribui para a mudana do sistema de valores dos indivduos (Caldana, 1998). Nesse sentido, Figueira (1987) aponta que este rpido processo de mudanas ocorridas nas relaes e nos valores familiares levaram inexistncia de referenciais pessoais claros para a orientao da conduta dos indivduos. Assim, determinados comportamentos que at h alguns anos atrs eram considerados como culturalmente aceitveis, e at mesmo, esperados, como o caso da utilizao da fora fsica na educao da criana, seja pelos pais, seja pelos cuidadores, atualmente so criticados e coibidos pelos direitos constitucionais (Cecconello, De Antoni & Koller, 2003). Desse modo, se observa um conflito constante entre os valores assimilados pelos indivduos nas

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 2, p. 247-256, maio/ago. 2007

250

Pratta & Santos

etapas iniciais da vida (no caso, valores incutidos pelos pais) com aqueles que eles adquiriram no decorrer do seu processo de transio adolescente e na sua juventude (Nicolaci-da-Costa, 1985). Portanto, no momento que o adulto, agora pai ou me, v-se envolvido com o processo educativo dos filhos, esses valores entram em choque, o que leva tais indivduos a se perceberem destitudos de um referencial para seguir. Muitas vezes se mostram contraditrios na educao dos filhos, resultando em prticas educacionais inconsistentes que influenciam no desenvolvimento destes. Do ponto de vista das transformaes ocorridas no contexto familiar, necessrio pontuar as mudanas observadas no ambiente domstico, particularmente na realidade brasileira, nos ltimos anos do sculo XX. As anlises das modificaes sofridas pela famlia brasileira, considerando-se estes ltimos anos, principalmente a dcada de 90, apontam para a emergncia de novos arranjos familiares (Scavone, 2001) e de novas concepes e valores referentes ao casamento e vida em comum. Em decorrncia deste cenrio de transformaes, hoje possvel observar na realidade brasileira o aumento do nmero de unies consensuais, de famlias chefiadas por mulheres (ou monoparentais) e de famlias reconstitudas, ou seja, famlias originadas a partir de novas unies de um ou dos dois cnjuges que se separaram (Torres, 2000). Essas inovaes e reformulaes do modelo anterior demonstram que a famlia passou, e continua passando, por vigorosas mudanas em sua organizao, seja em termos de composio ou em relao s formas de sociabilidade que vigoram em seu interior (Romanelli, 2002). Contudo, apesar de tais transformaes, a famlia ainda mantm o papel especfico que exercia no contexto social e continua a ser uma instituio reconhecida e altamente valorizada, uma vez que prossegue exercendo funes capitais durante todo o processo de desenvolvimento de seus membros. Famlia e desenvolvimento humano A famlia possui um papel primordial no amadurecimento e desenvolvimento biopsicossocial dos indivduos, apresentando algumas funes primordiais, as quais podem ser agrupadas em trs categorias que esto intimamente relacionadas: funes biolgicas (sobrevivncia do indivduo), psicolgicas e sociais (Osrio, 1996). A funo biolgica principal da famlia garantir a sobrevivncia da espcie humana, fornecendo os cuidados necessrios para que o beb humano possa se desenvolver adequadamente.

Em relao s funes psicolgicas, podem-se citar trs grupos centrais: a) proporcionar afeto ao recm-nascido, aspecto fundamental para garantir a sobrevivncia emocional do indivduo; b) servir de suporte e continncia para as ansiedades existenciais dos seres humanos durante o seu desenvolvimento, auxiliando-os na superao das crises vitais pelas quais todos os seres humanos passam no decorrer do seu ciclo vital (um exemplo de crise que pode ser mencionado aqui a adolescncia); c) criar um ambiente adequado que permita a aprendizagem emprica que sustenta o processo de desenvolvimento cognitivo dos seres humanos (Osrio, 1996). Segundo Romanelli (1997) a famlia corresponde a um lugar privilegiado de afeto, no qual esto inseridos relacionamentos ntimos, expresso de emoes e de sentimentos. Portanto, pode-se dizer que no interior da famlia que o indivduo mantm seus primeiros relacionamentos interpessoais com pessoas significativas, estabelecendo trocas emocionais que funcionam como um suporte afetivo importante quando os indivduos atingem a idade adulta. Estas trocas emocionais estabelecidas ao longo da vida so essenciais para o desenvolvimento dos indivduos e para a aquisio de condies fsicas e mentais centrais para cada etapa do desenvolvimento psicolgico. No que tange funo social da famlia, o cerne est na transmisso da cultura de uma dada sociedade aos indivduos (Osrio, 1996), bem como na preparao dos mesmos para o exerccio da cidadania (Amazonas & cols., 2003). Sendo assim, a partir do processo socializador que o indivduo elabora sua identidade e sua subjetividade (Romanelli, 1997), adquirindo, no interior da famlia, os valores, as normas, as crenas, as idias, os modelos e os padres de comportamento necessrios para a sua atuao na sociedade (Drummond & Drummond Filho, 1998; Talln & cols., 1999). Ressalte-se que as normas e os valores que introjetamos no interior da famlia permanecem conosco durante toda a vida, atuando como base para a tomada de decises e atitudes que apresentamos no decorrer da fase adulta. Alm disso, a famlia continua, mesmo na etapa adulta, a dar sentido s relaes entre os indivduos, funcionando como um espao no qual as experincias vividas so elaboradas (Sarti, 2004). Buscando compreender um pouco mais sobre o funcionamento da instituio familiar, interessante ressaltar que muitos autores caracterizam a famlia dentro de uma perspectiva sistmica, considerando-a como um sistema ativo que est em constante processo de transformao e de evoluo, e que se move por

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 2, p. 247-256, maio/ago. 2007

Famlia e desenvolvimento psicolgico na adolescncia

251

meio de ciclos (Sudbrack, 2001). Este processo possibilita a diferenciao e a individuao dos membros que compem a estrutura familiar. Isso porque, do ponto de vista sistmico, a famlia constituda por um conjunto de pessoas em contnua interao, apresentando uma histria comum, a qual tem sido ancorada, ao longo dos tempos, em regras, comportamentos, mitos e crenas compartilhados e validados por todos os membros que constituem este sistema (Carranza & Pedro, 2005). Dentro da perspectiva sistmica a famlia pode ser caracterizada a partir da natureza das relaes estabelecidas entre os seus componentes, isto , a forma como interagem entre si e como se encontram vinculados nos diferentes papis e subsistemas (Sudbrack, 2001), pois o sistema familiar composto por vrios subsistemas, por exemplo, me-criana, paicriana, me-pai-criana, os quais estabelecem relaes nicas, sendo que cada um destes influencia e influenciado pelos outros subsistemas existentes. Pode-se dizer, ento, que a famlia corresponde a um todo complexo e integrado, dentro do qual os membros so interdependentes e exercem influncias recprocas uns nos outros. Alm disso, a famlia pode ser considerada, ao mesmo tempo, como um sistema dentro de um outro sistema o sistema social, sofrendo influncias constantes deste ltimo, alm de influencilo tambm (Sudbrack, 2001). Nesse sentido, Scabini (1992) ressalta que a famlia, constituindo-se como uma organizao complexa de relaes entre os membros que a compem, tem por objetivo organizar, produzir e dar forma a essas relaes. Sendo assim, h a necessidade de adaptaes constantes da rede complexa de relaes familiares frente s constantes transformaes que ocorrem no mbito familiar, para que essas relaes promovam o desenvolvimento de seus membros (Romanelli, 1997; Sudbrack, 2001). Entretanto, estas adaptaes esto relacionadas ao prprio processo de desenvolvimento das famlias que, como um grupo, tambm passam por fases evolutivas ao longo do seu ciclo vital. Ou seja, existe um cruzamento entre o ciclo vital da famlia e o ciclo de vida de seus membros, sendo que cada etapa envolve processos emocionais de transio, bem como mudanas primordiais para dar seguimento ao desenvolvimento tanto individual quanto familiar (Simionato-Tozo, 2000). O ciclo vital evolutivo da famlia dinmico (Osrio, 1996; Talln & cols., 1999), sendo marcado tanto por eventos crticos previsveis (nascimento, adolescncia, casamento dos filhos, entre outros) quanto por eventos crticos no previsveis (separaes,

doenas, perdas, entre outros), os quais causam grande impacto no contexto familiar, provocando um aumento da presso e uma desorganizao dentro deste contexto, o que acaba influenciando diretamente no processo de desenvolvimento da famlia (Scabini, 1992). Isso quer dizer que os eventos que marcam o ciclo evolutivo familiar, tanto previsveis quanto imprevisveis, provocam uma crise no funcionamento da famlia, a qual necessita ser solucionada para que haja a manuteno da sade familiar (Scabini, 1992). Esta crise afeta, direta ou indiretamente, todos os membros da famlia, como a que acontece, por exemplo, no perodo da adolescncia, considerado como uma fase do ciclo vital familiar que provoca intensas transformaes relacionais, especialmente entre pais e filhos (Sudbrack, 2001). Isso porque, segundo Cerveny e Berthoud (2001), pais e filhos encontram-se em momentos diferentes de transformao, ou seja, os adolescentes costumam questionar valores e regras familiares, preocupando-se intensamente com o futuro, enquanto seus pais se encontram em uma etapa de questionamento profissional, de reflexo e de transformao, tambm repensando o futuro. Considerando-se este contexto, necessrio que a famlia supere as crises pelas quais passa e consiga modificar-se, englobando as diferenas e mudanas pessoais dos membros que a constituem, como as que ocorrem nos perodos considerados como tpicos de transio, por exemplo, a adolescncia. Alm disso, conflitos e tenses correspondem a aspectos marcantes da vida familiar em todos os momentos de sua existncia, uma vez que, na famlia segundo Romanelli (1997), a expresso de sentimentos, aspiraes e emoes mais livre. Entretanto, destaca-se que a manuteno da sade familiar no depende apenas da capacidade de superao das crises, mas tambm da boa qualidade das relaes entre os membros da famlia e da boa qualidade das trocas familiares com o meio social no qual est inserida (Scabini, 1992). Neste sentido, a harmonia, a qualidade do relacionamento familiar e a qualidade do relacionamento conjugal so aspectos importantes que exercem influncia direta no desenvolvimento dos filhos, podendo influenciar at mesmo no possvel aparecimento de dficits e transtornos psicoafetivos nos indivduos (Talln & cols., 1999). No que tange ainda s relaes estabelecidas dentro do mbito familiar, pode-se argumentar que, segundo Romanelli (1997), a famlia
est estruturada por relaes de naturezas distintas. De um lado, relaes de poder e

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 2, p. 247-256, maio/ago. 2007

252

Pratta & Santos

autoridade estruturam a famlia, cabendo a marido e esposa, a pais e filhos, posies hierrquicas definidas e direitos e deveres especficos, porm desiguais. Por outro lado, a famlia estruturada por relaes afetivas criadas entre seus componentes, com contedo diversificado conforme o vnculo entre eles e de acordo com o gnero e a idade de cada um dos seus integrantes. Porm, a organizao das relaes estruturais varivel em famlias de diferentes segmentos sociais (p. 27).

Assim a relao entre pais e filhos a que apresenta o vnculo mais forte dentro do contexto familiar, ligando-se reproduo da famlia em sentido mais amplo, englobando a reproduo biolgica e, sobretudo, a reproduo social (Romanelli, 1995, p. 1). Alm disso, Talln e cols. (1999) ressaltam que o tipo de interao estabelecido entre pais e filhos, bem como as expectativas e sentimentos dos pais em relao aos filhos, exercem um papel muito importante no tipo de personalidade futura dos filhos e no xito escolar dos mesmos. Desse modo, pode-se asseverar que as experincias vivenciadas pelo jovem, tanto no contexto familiar quanto nos outros ambientes nos quais ele est inserido, contribuem diretamente para a sua formao enquanto adulto, sendo que, no mbito familiar, o indivduo vai passar por uma srie de experincias genunas em termos de afeto, dor, medo, raiva e inmeras outras emoes, que possibilitaro um aprendizado essencial para a sua atuao futura.
Famlia e adolescncia: os pais frente adolescncia dos filhos

Considerando-se os aspectos acima mencionados a respeito da importncia da famlia para o desenvolvimento, bem como a questo do ciclo de vida familiar, pode-se dizer que um evento previsvel que apresenta grande impacto na vida familiar a adolescncia, considerada como uma crise importante no contexto familiar (Kalina, 1999; Talln & cols., 1999). Encarada como uma fase do ciclo de vida familiar, a adolescncia apresenta tarefas particulares, que envolvem todos os membros da famlia. Pode-se dizer, ento que este perodo se constitui como uma fase de transio do indivduo, da infncia para a idade adulta, evoluindo de um estado de intensa dependncia para uma condio de autonomia pessoal (Silva & Mattos, 2004) e de uma condio de necessidade de controle externo para o autocontrole (Biasoli-Alves, 2001), sendo marcado por mudanas evolutivas rpidas

e intensas nos sistemas biolgicos, psicolgicos e sociais (Marturano, Elias & Campos, 2004). Portanto, nesse perodo evolutivo, crucial para o desenvolvimento do indivduo, culmina todo o seu processo maturativo biopsicossocial, ocorrendo a aquisio da imagem corporal definitiva, bem como a estruturao final da personalidade (Drummond & Drummond Filho, 1998; Osrio, 1996). Estudos evidenciam que a adolescncia corresponde a um fenmeno biopsicossocial (Kalina, 1999) cujo elemento psicolgico do processo constantemente determinado, modificado e influenciado pela sociedade (Kalina, 1999). Ela corresponde a um perodo de descobertas dos prprios limites, de questionamentos dos valores e das normas familiares e de intensa adeso aos valores e normas do grupo de amigos. Nessa medida, um tempo de rupturas e aprendizados, uma etapa caracterizada pela necessidade de integrao social, pela busca da autoafirmao e da independncia individual e pela definio da identidade sexual (Silva & Mattos, 2004). Os adultos tm um papel central neste processo, pois oferecem a base inicial aos mais jovens, a bagagem de regras e normas essenciais para o social, bem como atuam como modelos introjetados, geralmente como ideais, cujas atitudes e comportamentos sero transmitidos s geraes que os sucedem (Biasoli-Alves, 2001). Apesar da adolescncia ser considerada por muitos como um fenmeno universal, ou seja, que acontece em todos os povos e em todos os lugares, o incio e a durao deste perodo evolutivo varia de acordo com a sociedade, a cultura e as pocas, ou seja, esta fase evolutiva apresenta caractersticas especficas dependendo do ambiente scio-cultural e econmico no qual o indivduo est inserido (Osrio, 1996). Entretanto, o conceito de adolescncia, tal como conhecemos hoje, uma construo recente do ponto de vista scio-histrico. Admite-se, em geral, que essa fase do desenvolvimento humano tem incio a partir das mudanas fsicas que ocorrem com os indivduos a partir da puberdade. Neste sentido, torna-se importante pontuar que puberdade e adolescncia, apesar de estarem diretamente relacionadas, correspondem a dois fenmenos especficos, ou seja, enquanto a puberdade envolve transformaes biolgicas inevitveis, a adolescncia refere-se aos componentes psicolgicos e sociais que esto diretamente relacionados aos processos de mudana fsica gerados neste perodo (Osrio, 1996). Ou seja, a adolescncia comea na biologia e termina na cultura no momento em que menino e menina atingiram

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 2, p. 247-256, maio/ago. 2007

Famlia e desenvolvimento psicolgico na adolescncia

253

razovel grau de independncia psicolgica em relao aos pais. Assim, em algumas sociedades consideradas mais simples, essa etapa do ciclo evolutivo pode ser breve, enquanto que em sociedades evidenciadas como tecnologicamente mais desenvolvidas, a adolescncia tende a se prolongar (Traverso-Ypez & Pinheiro, 2002). Nessa etapa do desenvolvimento, o indivduo passa por momentos de desequilbrios e instabilidades extremas, sentindo-se muitas vezes inseguro, confuso, angustiado, injustiado, incompreendido por pais e professores, o que pode acarretar problemas para os relacionamentos do adolescente com as pessoas mais prximas do seu convvio social. Entretanto, essa crise desencadeada pela vivncia da adolescncia de fundamental importncia para o desenvolvimento psicolgico dos indivduos (Drummond & Drummond Filho, 1998), o que faz dela uma crise normativa. Contudo, a vivncia da adolescncia no um processo uniforme para todos os indivduos, mesmo compartilhando de uma mesma cultura. Ela costuma ser, geralmente, um perodo de conflitos e turbulncias para muitos, no entanto h pessoas que passam por esta fase sem manifestarem maiores problemas e dificuldades de ajustamento. Dados epidemiolgicos evidenciam que cerca de 20% dos adolescentes apresentam problemas de sade mental e necessitam de ajuda, enquanto que os demais atravessam essa etapa do desenvolvimento sem maiores problemas (Marturano & cols., 2004), ou seja, passam pela adolescncia absolutamente imunes a qualquer tipo de crise. Simplesmente vivem, adquirem ou no determinados valores, idias e comportamentos e chegam inclumes idade adulta (Becker, 1994, p. 12). Alm disso, necessrio ressaltar ainda que o processo de adolescncia no afeta apenas os indivduos que esto passando por este perodo, mas tambm as pessoas que convivem diretamente com os mesmos, principalmente a famlia. Isso porque a adolescncia dos filhos tem influncia direta no funcionamento familiar, constituindo-se, portanto, como um processo difcil e doloroso tanto para os adolescentes quanto para seus pais, uma vez que, como j foi discutido anteriormente, a famlia no constituda pela simples soma de seus membros, mas um sistema formado pelo conjunto de relaes interdependentes no qual a modificao de um elemento induz a do restante, transformando todo o sistema, que passa de um estado para outro. Assim, a adolescncia favorece as condies necessrias para a emergncia de uma srie de problemas e conflitos dentro do contexto familiar,

sendo que muitos estudos enfatizam que h um aumento das brigas e disputas entre pais e filhos durante os anos da adolescncia (Wagner, Falcke, Silveira & Mosmann, 2002), uma vez que a necessidade de negociao constante, inerente a esta etapa, aumenta o potencial de conflitos entre as geraes (Marturano & cols., 2004). A literatura ressalta ainda que o aumento desses conflitos geralmente est acompanhado de uma diminuio na proximidade do convvio, principalmente em relao ao tempo que adolescentes e pais passam juntos (Steinberg & Morris, 2001). Contudo, um conflito bem negociado pode levar a um crescimento para os filhos e para os pais (Marturano & cols., 2004). Por esse motivo o dilogo nessa etapa do desenvolvimento assume um papel ainda mais importante, apesar de muitas vezes os adolescentes buscarem se fechar em seu mundo prprio. Devido essa tendncia recluso e a busca de refgio na fantasia e no devaneio, o dilogo com os membros da famlia, nessa etapa da vida, essencial, pois justamente nesse perodo que eles mais necessitam da orientao e da compreenso dos pais, sendo que todo o legado que a famlia transmitiu aos mesmos desde a infncia continua sendo relevante (Drummond & Drummond Filho, 1998). A falta de dilogo no ambiente familiar pode, portanto, acarretar ou, em certos casos, acentuar algumas dificuldades, principalmente em termos de relacionamento, podendo afetar at mesmo o bem-estar e a sade psquica dos adolescentes. Nesse contexto, Drummond & Drummond Filho (1998) salientam que, alm do recurso do dilogo, quando a famlia busca desde cedo estabelecer relaes de respeito, confiana, afeto e civilidade entre seus membros, tende a lidar com essa fase do desenvolvimento de uma maneira mais adequada e com menos dificuldades do que uma outra famlia na qual tais valores no foram praticados. Quando um grupo familiar possui um filho adolescente, o grupo como um todo parece adolescer. Os pais vivenciam sentimentos variados em decorrncia da adolescncia de seus filhos e as respostas que so capazes de dar aos adolescentes esto condicionadas forma pela qual os mesmos resolveram o seu processo adolescente, ao nvel de integrao que tm como casal e sua capacidade de adaptao s redefinies que esta situao implica (Kalina, 1999, p. 21). Assim, pode-se dizer que, frente adolescncia dos filhos, os pais apresentam uma angstia intensa, tanto em funo de suas prprias inseguranas quanto por evocaes conscientes ou inconscientes de suas

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 2, p. 247-256, maio/ago. 2007

254

Pratta & Santos

fantasias e/ou atitudes vivenciadas durante o seu prprio processo adolescente (Levisky, 1998). Alm das questes apontadas acima, importante pontuar ainda que, nos ltimos vinte anos a sociedade em geral, bem como a instituio familiar em particular, tm passado por inmeras transformaes, que acabam produzindo modificaes relevantes no que diz respeito s vivncias, percepo e construo que os adolescentes, por exemplo, produzem de seus aspectos scio-afetivos, bem como de seus projetos de vida. Dessa forma, atualmente, alm das preocupaes gerais dos pais com a questo de como lidar com a adolescncia dos filhos, existem dois grandes problemas que vm afligindo os adultos que possuem filhos adolescentes. So eles: a iniciao sexual precoce e a ameaa da drogadio, os quais trazem consigo tambm a preocupao crescente com a possibilidade de contaminao pelo vrus HIV, uma vez que tem crescido assustadoramente o nmero de adolescentes contaminados por este agente infeccioso. Estes dois aspectos se destacam na pauta de preocupaes parentais, uma vez que as influncias do contexto no qual os adolescentes se desenvolvem, tanto no que diz respeito famlia quanto no que concerne ao ambiente macrossocial, associadas s caractersticas de imaturidade emocional, impulsividade e comportamento desafiador que freqentemente esto presentes na fase da adolescncia, resultam no engajamento em comportamentos considerados de risco, como por exemplo a iniciao sexual precoce, a ausncia de proteo durante o ato sexual, uso de substncias psicoativas e baixos nveis de atividade fsica (Rebolledo, Medina & Pillon, 2004). Segundo Drummond & Drummond Filho (1998), as inadequaes de comportamento e at mesmo a exposio a riscos desnecessrios podem surgir em funo da prpria curiosidade, extremamente presente nessa etapa evolutiva, e de outros fatores cognitivos, biolgicos, psicolgicos, sociais e culturais que podem exercer um papel importante na determinao de comportamentos de risco nesse perodo do desenvolvimento. No caso especfico do consumo de substncias psicoativas, regulamentadas ou ilcitas, apesar de sempre ter existido, s se tornou um fator preocupante para os pais na atualidade, pois o consumo de drogas aumentou significativamente entre os adolescentes nos ltimos anos (Pratta, 2003).

CONSIDERAES FINAIS

A adolescncia tem sido alvo de numerosos estudos. A reviso da literatura que empreendemos

demonstrou que h evidncias consistentes de que a famlia nos dias de hoje ainda exerce um papel importante no desenvolvimento de seus membros, principalmente no perodo da adolescncia. Considerando-se as mudanas ocorridas na organizao social e na estrutura e funcionamento das famlias nos ltimos tempos, bem como o papel crucial que a instituio familiar continua exercendo no processo de desenvolvimento dos indivduos, os estudos revisados convergem no sentido de acumular evidncias de que essas transformaes esto na base de diversos problemas psicolgicos contemporneos. A emergncia de novas composies familiares, associadas forma especfica como os pais foram educados e influncia de novos padres de relacionamento interpessoal que vigoram na atualidade, tendem a desencadear dificuldades na educao dos filhos, sendo que a preocupao com o desenvolvimento de crianas e adolescentes, com o modo de educ-los e orient-los, e as maneiras de conduzi-los com segurana rumo a uma adultez saudvel, nunca estiveram to presentes nas discusses, cientficas ou no, como nos dias atuais (Cano, 1997). Estas preocupaes emergem tanto nas publicaes a respeito da infncia, quanto nas dedicadas adolescncia. Considerando que o adolescente se desenvolve no contexto familiar e nele permanece por um perodo que tem se expandido cada vez mais lembrando que em pases da Amrica Latina esse tempo de convvio com a famlia de origem maior do que o observado em outras culturas, como o caso da sociedade norte-americana torna-se essencial considerar a situao familiar e o meio social nos estudos sobre adolescncia (Kalina, 1999). Os resultados acumulados at o presente sugerem a necessidade de novas investigaes, que busquem compreender melhor o papel das relaes familiares no processo adolescente, principalmente no que se refere explorao de temas complexos, como sexualidade e consumo de drogas. Assim, pode-se dizer que, apesar das transformaes significativas vivenciadas pela famlia nas ltimas dcadas do sculo XX e incio do XXI, o homem continua depositando nessa instituio a base de sua segurana e bem-estar, o que por si s um indicador da valorizao da famlia como contexto de desenvolvimento humano. Concluindo, os estudos sugerem que a famlia ainda mantm seu papel especfico no contexto social em que se insere. No nvel microssocial, continua a ter um papel central durante todo o processo de desenvolvimento de seus membros, desempenhando

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 2, p. 247-256, maio/ago. 2007

Famlia e desenvolvimento psicolgico na adolescncia

255

funes particulares em cada etapa, embora tenham sido observadas alteraes em termos da intensidade com que essas funes so exercidas na contemporaneidade (Nogueira, 1998). Por essas razes, torna-se imperativo investir em programas de orientao para pais com a finalidade de instrumentaliz-los para poderem lidar de forma mais adequada com seus filhos adolescentes, auxiliando-os a fornecer orientaes mais precisas que sirvam de referncia para os adolescentes frente a situaes que necessitem de reflexo e tomada de decises. Assim, os pais podem reduzir suas angstias frente adolescncia dos filhos e estes, por sua vez, podem ver os pais como um suporte emocional singular ao qual podem recorrer diante das dificuldades de ajustamento que enfrentam.

Figueira (Org.), Uma nova famlia (pp. 11-30). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Fleck, A. C. & Wagner, A. (2003). A mulher como principal provedora do sustento econmico familiar. Psicologia em Estudo, 8(no esp.), 31-38, 755-783. Greenberger, E., Goldberg, W., Hamill, S., ONeil, R. & Payne, C. K. (1989). Contributions of a supportive work environment to parents well-being and orientation to work. American Journal of Community Psychology, 17 (6), 755-783. Kalina, E. (1999, 3 Ed.). Psicoterapia de adolescentes: teoria, tcnica e casos clnicos. (C. R. A. Silva, Trad.). Porto Alegre: Artes Mdicas. Levisky, D. (1998). Adolescncia: reflexes psicanalticas. So Paulo: Casa do Psiclogo. Lisboa, M. R. A. (1987). A sagrada famlia: a questo do gnero em famlias catlicas. Dissertao de Mestrado NoPublicada,. Programa de ps-graduao em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis. Marturano, E., Elias, L. & Campos, M. (2004). O percurso entre a meninice e a adolescncia: mecanismos de vulnerabilidade e proteo. Em E. M. Marturano, M. B. M. Linhares & S. R. Loureiro (Orgs.), Vulnerabilidade e proteo: indicadores na trajetria de desenvolvimento escolar (pp. 251-288). So Paulo: Casa do Psiclogo/FAPESP. Nicolaci-da-Costa, A. M. (1985). Mal-estar na famlia: descontinuidade e conflito entre sistemas simblicos. Em S. Figueira (Org.), Cultura da psicanlise (pp. 147-168). So Paulo: Brasiliense. Nogueira, M. A. (1998). Relao famlia-escola: novo objeto na sociologia da educao. Paidia: Cadernos de Psicologia e Educao, 8 (14/15), 91-104. Osrio, L. C. (1996). Famlia hoje. Porto Alegre: Artes Mdicas. Pratta, E. M. M. (2003). Adolescncia, drogadio e famlia: caracterizao do padro de consumo de substncias psicoativas e avaliao da percepo dos pais em adolescentes do ensino mdio. Dissertao de Mestrado NoPublicada, Programa de Ps-graduao em Psicologia, Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Ribeiro Preto, Universidade de So Paulo, Ribeiro Preto. Rebolledo, E. A. O., Medina, N. M. O. & Pillon, S. C. (2004). Factores de riesgo asociados al uso de drogas em estudiantes adolescentes. Revista Latino-americana de Enfermagem, 12(n esp.), 369-375. Romanelli, G. (1995). Papis familiares e paternidade em famlias de camadas mdias. Trabalho apresentado na XIX Reunio Anual da ANPOCS. [mimeo]. Romanelli, G. (1997). Famlias de classes populares: socializao e identidade masculina. Cadernos de Pesquisa NEP, 1-2, 25-34. Romanelli, G. (2002). Autoridade e poder na famlia. Em M. C. B Carvalho (Org.), A famlia contempornea em debate. (pp. 7388). So Paulo: EDUC/Cortez. Sarti, C. A. (2004). A famlia como ordem simblica. Psicologia USP, 15(3), 11-28. Scabini, E. (1992). Ciclo de vida familiar e de sade familiar. Manuscrito no publicado. Universidade Catlica do Sagrado Corao. Milo, Itlia.

REFERNCIAS
Amazonas, M. C. L., Damasceno, P. R., Terto, L. M. & Silva, R. R. (2003). Arranjos familiares de crianas de camadas populares. Psicologia em Estudo, 8(n.esp.), 201-208. Becker, D. (1994, 13 Ed.). O que adolescncia? So Paulo: Brasiliense. Biasoli-Alves, Z. M. (2001). Crianas e adolescentes: a questo da tolerncia na socializao das geraes mais novas. Em Z. M. Biasoli-Alves & R. Fischman (Orgs.), Crianas e adolescentes: construindo uma cultura da tolerncia (pp.7993). So Paulo: EDUSP. Biasoli-Alves, Z. M. M. (2004). Pesquisando e intervindo com famlias de camadas diversificadas. Em C. R. Althoff, I. Elsen & R. G. Nitschke (Orgs.), Pesquisando a famlia: olhares contemporneos (pp. 91-106). Florianpolis: Papa-livro. Caldana, R. H. L. (1998). A criana e sua educao no incio do sculo: autoridade, limites e cotidiano. Temas em Psicologia, 6(2), 87-103. Cano, M. A. (1997). A percepo dos pais sobre sua relao com os filhos adolescentes: reflexos da ausncia de perspectivas e as solicitaes de ajuda. Tese de Livre Docncia NoPublicada, Programa de Ps-Graduao da Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto, Ribeiro Preto. Carranza, D. V. V. & Pedro, L. J. (2005). Satisfaccin personal del adolescente adicto a drogas en el ambiente familiar durante la fase de tratamiento en un instituto de salud mental. Revista Latino-americana de Enfermagem, 13(n esp.), 836-844. Cecconello, A. M., De Antoni, C. & Koller, S. H. (2003). Prticas educativas, estilos parentais e abuso fsico no contexto familiar. Psicologia em Estudo, 8(n esp.), 45-54. Cerveny, C. M. O. & Berthoud, C. M. E. (2001). Visitando a famlia ao longo do ciclo vital. So Paulo: Casa do Psiclogo. Drummond, M. & Drummond Filho, H. (1998). Drogas: a busca de respostas. So Paulo: Loyola. Figueira, S. (1987). O moderno e o arcaico na nova famlia brasileira: notas sobre a dimenso invisvel do social. Em S.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 2, p. 247-256, maio/ago. 2007

256

Pratta & Santos

Scavone, L. (2001). Maternidade: transformaes na famlia e nas relaes de gnero. Interface: Comunicao, Sade, Educao, 5(8), 47-59. Schenker, M. & Minayo, M. C. S. (2003). A implicao da famlia no uso abusivo de drogas: uma reviso crtica. Cincia & Sade Coletiva, 8(1), 707-717. Scott, A. S. V. (2004). A famlia como objeto de estudo para o historiador. Em C. R. Althoff, I. Elsen & R. G. Nitschke (Orgs.), Pesquisando a famlia: olhares contemporneos (pp. 45-54). Florianpolis: Papa-Livro. Silva, V. & Mattos, H. (2004). Os jovens so mais vulnerveis s drogas?. Em I. Pinsky & M. A. Bessa (Orgs.), Adolescncia e drogas (pp. 31-44). So Paulo: Contexto. Siminonato-Tozo, S. M. P. & Biasoli-Alves, Z. M. M. (1998). O cotidiano e as relaes familiares em duas geraes. Paidia: Cadernos de Psicologia e Educao, 8(14/15), 137-150. Simionato-Tozo, S. M. P. (2000). Ciclo de vida familiar: um estudo transgeracional. Tese de Doutorado No-Publicada, Programa de Ps-Graduao em Psicologia da Universidade de So Paulo, Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Ribeiro Preto, Ribeiro Preto. Singly, F. de (2000). O nascimento do indivduo individualizado e seus efeitos na vida conjugal e familiar. Em C. Peixoto, F. de Singly & V. Cicchelli (Orgs.), Famlia e individualizao (pp.13-19). Rio de Janeiro: FGV. Steinberg, L. & Morris, A. S. (2001). Adolescent development. Annual Review of Psychology, 52, 83-110.

Sudbrack, M. F. O. (2001). Terapia familiar sistmica. Em S. D. Seibel & A. Toscano Jr. (Orgs.), Dependncia de drogas (pp. 403-415). So Paulo: Atheneu. Talln, M. A., Ferro, M. J., Gmez, R. & Parra, P. (1999). Evaluacion del clima familiar en una muestra de adolescentes. Revista de Psicologia Geral y Aplicada, 451-462. Torres, A. (2000). A individualizao no feminino, o casamento e o amor. Em C. Peixoto, F. Singly & V. Cicchelli. (Orgs.), Famlia e individualizao (pp.135-156). Rio de Janeiro: FGV. Traverso-Ypez, M. A. & Pinheiro, V. S. (2002). Adolescncia, sade e contexto social: esclarecendo prticas. Psicologia & Sociedade, 14(2), 133-147. Wagner, A., Falcke, D., Silveira, L. M. B. O. & Mosmann, C. P. (2002). A comunicao em famlias com filhos adolescentes. Psicologia em Estudo, 7(1), 75-80. Wagner, A., Ribeiro, L., Arteche, A. & Bornholdi, E. (1999). Configurao familiar e o bem-estar psicolgico dos adolescentes. Psicologia: Reflexo e Crtica, 12(1), 147-156.

Recebido em 01/02/2006 Aceito em 12/02/2007

Endereo para correspondncia: Elisngela Maria Machado Pratta. Rua Episcopal, 2474, ap. 154A - Edifcio Villagio di Napoli, Vila Lutfalla II, CEP 13560-049, So CarlosSP. E-mail: emmppsic@scl.terra.com.br

Psicologia em Estudo, Maring, v. 12, n. 2, p. 247-256, maio/ago. 2007

S-ar putea să vă placă și