Sunteți pe pagina 1din 10

A Comuna de Paris: os assaltantes do cu Horcio Gonzalez Cronologia:

09/1870: Batalha de Sedan, derrota de Napoleo III. proclamada a terceira repblica da Frana. 01/1871: Suspenso das operaes militares francesas. Prussianos desfilam em Paris. 02/1871: Eleies legislativas para a Assemblia Nacional. 03/1871: Instaura-se a Comuna de Paris. 05/1871: Invaso de Paris pelas tropas do governo. Incndio da cidade. Fim da Comuna de Paris.

PRLOGO
Pg. 07 Entre 1870 e 1871, a Frana traa um contorno bastante convidativo. Neste

momento se encerra todas as tenses que iro convergir em um nico ponto e esse ponto uma cidade: Paris.
A vida social sai de seu quadro habitual. Cria-se o espao de uma revoluo. Uma guerra

entre naes Frana e Prssia se transformar em uma guerra civil entre franceses.
Pg. 08 O relato est povoado de personagens forjados na densa atividade ideolgica que

toma conta da vida coletiva. Tendo como reunio todas as doutrinas e prticas sociais da poca. CAP. 01 - NOS TEMPOS EM QUE O BONAPARTISMO AGONIZA, O TURBILHO IDEOLGICO
Pg. 09 No comeo de 1870, uma suspeita percorre a Europa. Todos se perguntavam at

quando Napoleo III estaria cabea do Imprio. Com certo assombro, todos imaginavam a facilidade com que o exrcito de Bismark derrotaria a mquina militar francesa.
Pg. 10 O exrcito francs, a grande obra do imperador, desapareceu como que se tivesse

sido tragado por um pntano e os prussianos no encontraram obstculos para iniciar o stio em torno de Paris.
Pg. 11 O imprio francs comea a cair quando Lus Bonaparte III viu as tropas

mexicanas de Benito Juarez fuzilar Maximiliano da ustria em 1867. Um ano aps o fuzilamento, a Prssia d um passo decisivo em direo unidade alem: a vitria militar sobre a ustria, que serviu como um recado para quem em Paris quisesse escutar.

Os blanquistas

Pg. 15 - Oposies ao Imprio comeam a surgir no final da dcada. As reunies pblicas

e as manifestaes polticas vo lanando os marcos mais slidos para a atividade dos opositores.
Pg. 15 a 18 - Os blanquistas, mais ativo dos grupos de agitao, apresentavam suas

drsticas opinies. Ser este grupo, em 1870 que se evidenciar como o mais exaltado na grande mobilizao popular. Programaram-se social e territorialmente no Quartier Latin , e so em sua maioria, estudantes unidos por um ethos insurrecional e contam com uma forte representatividade nos meios operrios. A ideologia blanquista invoca o socialismo, mas este para eles uma categoria principalmente tica, que faz a justia emergir no igualitarismo. A expresso blanquista a poltica pela ao e ela nunca faz meno ao conhecimento cientfico. Eles se renem ao redor da lenda do velho Blanqui, o herdeiro de Hebert e Babeuf, que entende a poltica como partindo do conflito. Gustave Flourens o principalmente blanquista depois de seu chefe.

Internacionalistas
Pg. 18 a 19 - A Associao Internacional dos Trabalhadores fundada em 1864 e em seu

documento inaugural Marx exorta que os operrios dominem eles mesmos os mistrios da poltica internacional. Nesse sentido, para Marx os mistrios so os produtos humanos que se convertem em estranhos para seus criadores. Dessa forma, a guerra franco prussiana seria um desvendamento de mistrios. Para Marx, a vitria dos prussianos significaria a centralizao do Estado e isto favorecer a centralizao da classe operria. Alm do mais, ao se descolar da Frana para a Alemanha o movimento operrio se desenvolveria mais, pois a classe operria alem, aos olhos de Marx, seria superior a francesa tanto em teoria quanto em organizao. A centralizao alem ainda significaria a vitria do pensamento de Marx sobre as idias de Proudhon que dominava o proletariado francs.
Pg. 20 e 21 Os internacionalistas franceses eram filhos conceituais de Proudhon, ainda

que nem sempre interpretassem seu mestre. Existiam ainda, duas interpretaes do proudhonismo: a mais medrosa e conservadora que advinha de Versalhes e a outra, majoritria, fecundada pelo bakuninismo, que integrar as fileiras da Comuna.
Pg. 22 - A rivalidade de Proudhon e Marx vinha de longa data. Para Marx, Proudhon

expressava todas as tendncias especulativas do socialismo pequeno-burgus e para Proudhon, Marx era quem trabalhava com dogmatismos que o fazia-se converter em um chefe de uma nova intolerncia.
Pg. 23 Proudhon acreditava que a ao revolucionria deveria ser substituda pela

cincia e as combinaes econmicas. Estas combinaes econmicas so os grupos naturais ou associaes mutualitas de produtores que contratam servios atravs das diferentes unidades livres de produo, estas unidades federadas substituiriam o naturalmente o Estado, substituindo o feudalismo industrial. Este proudhonismo popular ser uma das camadas do subsolo poltico francs que intervir persistentemente nos dias de insurreio da Comuna.

A violncia dos blanquistas contesta firmemente estas definies: o ncleo do agrupamento

poltico urbano e no sindical, neste pensamento, o sujeito central no o operrio, mas o cidado armado.
Pg. 24 - Marx percebe que o conjunto das aes polticas existentes em uma sociedade no

se prende aos condicionamentos objetivos da conscincia social e da realidade social, caracterizando um descompasso.
Pg. 25 Para Marx, a revoluo deve comear pela conquista de uma frase. Assim,

quebrar a continuidade simblica do poder burgus. At que essa mascarada revele-se como um retrocesso do conjunto da sociedade, que assim poder manifestar-se em suas formas puras.
Pg. 26 Marx escreve em seus trabalho uma verdadeira apologia da derrota. A derrota

conquistava o terreno da transparncia na representao poltica. Para ele as vitrias doas trabalhadores urbanos franceses so tragicmicas pois so impregnadas de saudades dos ancestrais democrtico-burgueses, era preciso ento, extirpar esse cogulo da cabea dos proletrios franceses. Nesse sentido, as derrotas educam e nelas aprende-se a reconhecer o novo terreno sem construes mitolgicas do passado.
Pg. 27 diferentemente de Proudhon, Marx condena o terreno nacional da poltica

francesa. Nele s h recordaes. Por isso as derrotas sofridas pelos insurretos deviam ser interpretadas como uma vantagem conceitual. Para os ativistas revolucionrios as palavras de Marx poderiam provocar um grande mal estar, pois o terreno nacional da poltica era o grande im que os atraa.
Pg. 28 Bakunin que no tinha o conhecimento da histria francesa ostentado por Marx

estava sempre mais prximo das conjunturas revolucionarias na Frana. Em provocao a Marx, Bakunin dizia que no gostava do estilo poltico dos alemes, considerando-os como intrigantes e vaidosos. Bakunin est em Lion e l est colaborando com os ncleos regionais de republicanos. Depois de um levante proclama-se a Comuna de Lion, todavia, em nenhum lugar fora Paris este seria um evento duradouro. Lion um prlogo fugaz para Paris, assim como ser Marselha pouco tempo depois.

CAP. 02 - NA PARIS SITIADA, A LGICA DA GUERRA CIVIL

Pg. 30 e 31 QUANDO VEM A NOTCIA DE SEDAN NAPOLEO III FORA

DERROTADO OS DEPUTADOS REPUBLICANOS APROVEITAM A OPORTUNIDADE E PROCLAMAM A TERCEIRA REPBLICA. A MARCHA DA REPBLICA, NAS MOS DE UM GOVERNO DE DEFESA NACIONAL, TER A TAREFA PRINCIPAL DE PROSSEGUIR A GUERRA QUE O IMPRIO TINHA COMEADO COM TO POUCO XITO.

A ptria em perigo

Pg. 31 e 32 Em mais alguns dias e os alemes iniciaro o stio de Paris.

Durante os prximos cinco meses um jovem deputado ser a figura central do novo governo. Gambetta, um republicano radical que no chega a ser um jacobino e bem menos um blanquista. Ele concebia que a ao poltica radical era um marco na representao parlamentar de toda a nao, nesse sentido, a Comuna passou em branco pela sua vida. Gambetta confiava que quando tudo voltasse ao seu lugar, ele recuperaria seu eleitorado, lembrando de suas faanhas blicas da defesa nacional.
Pg. 33 Na Paris sitiada, o impulso patritico une a todos. AS INCLEMNCIAS

DO STIO VO CRIANDO UM CORPO COLETIVO MOBILIZADO EM TORNO DA SUBSISTNCIA E DA DEFESA. O PATRIOTISMO DOS BLANQUISTAS SIGNIFICA UMA COMUNIDADE DE IGUAIS EM LUTA CONTRA QUALQUER DESPOTISMO. O INVASOR ALEMO VISTO COMO UMA ENTIDADE EXTERIOR, BRBARA E INUMANA. POR OUTRO LADO, O GOVERNO REPUBLICANO DE PARIS S PENSAVA EM UM ARMISTCIO COM OS ALEMES. PORM, COMO FAZER ISSO SEM QUE A POPULAO PARISIENSE CONSIDERASSE UMA TRAIO?
Pg. 34 e 35 O EXRCITO DE PARIS NUMERICAMENTE SUPERIOR AOS

SITIADORES, MAS SUA COMPOSIO BASTANTE HETEROGNEA. FOI UM RECRUTAMENTO FEITO AS PRESSAS, COM FALTA DE COMANDOS ESTVEIS. MAS A MULTICOLORIDA FORA MILITAR DE PARIS NO CONTAVA S COM ISSO. L ESTO OS CORPOS MUITO DISCIPLINADOS DA INFANTARIA E DA MARINHA, ALM DE UMA EXCELENTE INFRA-ESTRUTURA FERROVIRIA URBANA. DIANTE DE TODA ESSA FORA PARIS AINDA NO RESISTIU POIS A SUA RESISTNCIA SERIA O TRIUNFO DAS ALAS MAIS RADICAIS DOS REPUBLICANOS, QUE AGEM SEGUNDO O CONCEITO DE O POVO EM ARMAS.
Pg. 36 As dificuldades durante o perodo de stio foram muitas: A cidade passava fome.

Os ratos chegaram a ser comercializados, os ovos e leite escasseavam e o po no era fornecido com regularidade. Os parques e praas estavam ocupados por rebanhos de gados que de repente se incorporaram a paisagem urbana. O mercado alimentar funcionava de modo precrio, embora regulado pela escassez de vveres. O gs de iluminao das ruas comea a faltar, Paris estava sem luz. Era inverno e restava apenas o consolo de saber que do outro lado das muralhas os prussianos tambm no estavam protegidos contra o frio.
Pg. 38 Quanto tempo passaria para que a Comuna FOSSE IMPLANTADA?

AINDA O DRAMATISMO E A OPORTUNIDADE DO PARTO. A COMUNA ESTAVA NA CONSCINCIA POLTICA POPULAR E AS PRTICAS PARA CONSEGUI-LA TAMBM EXISTIAM. S FALTAVA A JUNO DESSES DOIS ELEMENTOS.

Paris e Versalhes, em marcha para a ciso


Pg. 38 a 40 Durante o tempo em que atua o Governo de Defesa Nacional, os

blanquistas comeam aceitando o governo que representa a unidade patritica. Quando comeam a comprovar que a maioria das planejadas aes de defesa

so apenas um aceno blico superficial, refloresce a principal tentao blanquista: tomar o curso dos acontecimentos em suas prprias mos. No final de 1870 Flourens lder blanquista faz prisioneiros a maioria dos integrantes do governo e subindo em uma mesa propondo a formao de um Comit de Salut Publique. Muito mais rpido e em silncio agiam Thiers e os partidrios do armistcio, cientes de que o novo inimigo no eram os sitiadores: eram os sitiados de Paris. Os vertiginosos fazedores de governo vo parar em Mazas, grande priso de Paris.
Pg. 41 Fica no ar uma promessa de eleies para a Comuna, o que o governo transforma

em plebiscito, a favor ou contra ele. O governo vence, mas o que teria acontecido? A comuna j estava preparada na conscincia coletiva, tinha instituies de espera - a Guarda Nacional, os comits de subdistritos. Porm ainda no havia o procedimento para separar Paris e Versalhes, explicando assim que qualquer manifestao eleitoral no desse outro resultado que o apoio ao governo existente.
Pg. 42 No fim do ano de 70 e inicio de 71, as autoridades militares tinham algumas sadas

para romper o cerco. A Comuna era esperada, mas faltava a fasca. Generais e polticos s sonhavam em reordenar um contexto de paz que a rede estatal e a queda do bonapartismo tinham abalado. Ento, apesar de os franceses terem conseguido ocupar posies estratgicas nos arredores da cidade, os generais decidem o regresso para dentro das muralhas, todos compreender que o prximo passo ser o armistcio.
Pg. 43 e 44 Inscreve-se a assinatura do armistcio em Versalhes, depois das reunies entre

Favre e Bismarck. Uma assemblia esta prontamente eleita para regularizar a paz. O governo da defesa nacional abdicar, a guarda nacional, porm, no ser desarmada. A Guarda Nacional converte-se no nico exercito com capacidade operativa, ainda assim, o armistcio recebido em Paris como uma traio. Cada batalho pensa em alguma maravilhosa reviravolta que possa torcer essas insolncias.
Pg. 44 Todas as fraes do que depois ser o partido da Comuna apresentam seus

candidatos: os neojacobinos, os blanquistas, o comit central dos subdistritos, os velhos lutadores da Repblica. E os internacionalistas pendendo entre o proudhonismo e o bakininismo.
Pg. 46 O corpo eleitoral da Frana conservava um persistente trao arcaico, uma

fechada tendncia para afirmar as figuras do quadro poltico anterior. So os rurais que exprimem o interesse na propriedade da terra e que acreditam na monarquia. Em contraposio com os interesses urbanos de Paris que o centro das ideologias renovadoras, das utopias, das insurreies das promessas de um mundo a se experimentar.
Pg. 47 A assemblia nacional realizada em Paris e protegida pelas tropas de Thiers,

marcada pela guerra civil que est por vir. O bloco dos monarquistas rurais comea a planejar a reocupao de Paris, a cidade armada. As medidas deviam ser cautelosas, mas a falta de pacincia dos rurais obriga Thiers a impor o deslocamento da assemblia para Versalhes, vinte quilmetros da cidade insubordinada. Sediando l, declara-se guerra a Paris, deixando sem instituies centrais.
Pg. 48 Sediando l, declara-se guerra a Paris, deixando sem instituies centrais.

decretado o fim do congelamento de dvidas e aluguis em um momento em que no se

tinha reiniciado as atividades normais do comercio. Pequenos comerciantes se defrontam com o fantasma da falncia definitiva, os operrios com o despejo. Os deputados parisienses j no tm nada a fazer na Assemblia, ento, a maioria deles volta a Paris

O comit central da Guarda Nacional, rgo superior do poder popular


Pg. 48 A Guarda Nacional, instituio que cresceu nos dias de stio, no deixa dormir os

de Versalhes. Ela estar no centro dos acontecimentos, na origem, desenvolvimento e desfecho da Comuna.
Pg. 49 Jacobinos, blanquistas, internacionalistas so eleitos oficiais e comandantes de

batalho. Mas predominantemente a ao de homens sados diretamente de seus bairros e oficinas para vestir a farda da milcia popular, e que no tm vinculao direta com os grandes ncleos ideolgicos do momento. Retalhos do proudhonismo, blanquismo, bakunismo e jacobinismo se aculturam e se aglutinam no pensamento comum.
Pg. 51 e 52 Corpos da Guarda desfilam em Paris em repdio assemblia de Versalhes.

Thiers eleito presidente da assemblia, chega cidade com a urgncia de resolver a questo de Paris, eliminando o duplo poder e desarmando a Guarda Nacional. Thiers anima-se em realizar um golpe audaz, que se tivesse sucesso, resolveria tudo. Ele decide enviar tropas para expropriar os canhes da Guarda.
Pg. 53 As primeiras luzes do dia as tropas lanam-se na misso. So surpreendidos pela

populao de Montmartre, guardi do mais importante arsenal da cidade, que descobrem-os em flagrante, mas no h confronto. Os lideres militares so feitos prisioneiros por suas prprias tropas. Este episdio tido como o ato de origem da Comuna.

Pg. 54 e 55 Desaba o esquema de Thiers em Paris. A Guarda Nacional, dona de toda a cidade, vai ocupando-a aos poucos. A partir daqui, a Frana ter duas capitais, dois centros polticos que disputam sobre diferentes idias de nao e de sociedade: Versalhes e Paris. Versalhes tem um representante eleito por sufrgio universal, cuja representao poltica parecia atrasada. Paris o oposto, tem a legalidade unnime de toda a populao. o povo em armas tentando coibir o retrocesso histrico que os rurais empurravam para o pas. Com o Comit da Guarda Nacional conduzindo a cidade, o primeiro problema de Paris criar suas instituies. J o problema de Versalhes criar um exrcito para marchar contra a cidade inimiga, o que necessitava da ajuda de Bismarck.
Pg. 56 Thiers estava diante de uma frana insurreta que ele conhecia muito bem.

CAP. 03 - A COMUNA, GOVERNO DA CIDADE

Pg. 58 Em 1871, Paris tem aproximadamente 2 milhes de habitantes. A nova

compulso arquitetnica tinha objetivos muito bem explicitados: a CIDADE DEVERIA TORNAR EVIDENTE, EM SEU CORPO INANIMADO, QUE AGASALHAVA UM ESTADO PODEROSO E UMA RICA BURGUESIA.

Pg. 59 A remodelao de Paris, ento, no uma obra motivada exclusivamente por

razes de engenharia militar, mas para criar uma nova forma de homogeneidade social atravs de um cenrio urbanstico que intimidasse culturalmente por meio do esplender dos espaos pblicos.

Proclama-se a Comuna; comea a guerra civil


Pg. 60 A primeira deciso aps a revoluo a convocao de eleies e representantes

municipais. Esse objetivo tinha sido o anseio da maioria da populao de Paris. O Comit Central ao invs de marchar sobre Versalhes e dissolver a assemblia, cuidar de institucionalizar um poder poltico comunal surgido do sufrgio universal.
Pg. 61 Os affiches foram os meios de comunicao dirio da Comuna com a populao.

Todos os dias, durante os 62 dias de governo e ainda depois, nunca faltava um affiche nas paredes da cidade, anunciando decretos, convocaes e etc.
Pg. 62 O comit central que convocou as eleies no encontra unanimidade para acertar

o rumo dos acontecimentos. Os maires, encarregados dos subdistritos, no esto dispostos a referendar, com uma eleio, uma nova legalidade que se opor a de Versalhes. Para o comit central, porm, a revoluo foi legtima, pois tratava de defender Paris contra a restaurao monrquica da Assembleia.

Pg. 64 Entre o comit dos maires e o da Guarda, assina-se um comunicado comum convocando para a eleio da comuna. Foi um trabalhoso acordo, com o qual Paris garantia sua legalidade e conseguia seu tempo eleitoral. Esse era o tempo que Versalhes precisava para refazer o exercito. Dois dias depois das eleies, proclama-se a Comuna.
Pg. 65 A guarda nacional est com 160 mil soldados, dos quais 100 mil so sedentrios.

Ainda no combateram, salvo contra os alemes e sem sucesso.


OS VERSALHESES INICIAM OPERAES DISTRATIVAS. A INFANTARIA DA

MARINHA E O EXRCITO DE LINHA ATACAM POSTOS AVANADOS VITAIS PARIS. ESSE SER O PRIMEIRO FRACASSO DA COMUNA.
Pg. 66 e 67 Este primeiro confronto permite observar como Versalhes e Paris encaram a

guerra. Os parisienses detem de uma fora militar importante e bem armada, mas no h idias claras de comando. Os generais da Comuna, vem da agitao poltica, da insurreio de rua, de aes limitadas dentro da cidade. Inexiste um plano. Para Versalhes, ao contrrio, as hipteses de guerra eram muito fceis de formular. Tratava-se de uma guerra sem trgua e sem piedade. O inimigo era visto como possuidor de temperamentos execrveis que beiravam a demncia e se nutriam do prazer da destruio. As regras claras da guerra se tornavam volteis, no via-se a guerra protagonizada por agentes sociais portadores de valores morais equivalentes. Pelo contrario, era um confronto de valores sociais e ideolgicos definidamente contrapostos.
A COMUNA ACUSA VERSALHES DE DESRESPEITO AS NORMAS DE

HUMANIDADE, ESTA RESPONDE QUE PARIS NO ASSINOU A CONVENO DE GENEBRA, LOGO, NO HAVERIA MOTIVOS PARA RESPEIT-LA. PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTORIA MODERNA, UM EXERCITO REGULAR

QUESTIONARIA O PADRO TICO DA GUERRA TRADICIONAL. A COMUNA, POR SUA VEZ, NO PERCEBE ISTO E CONTINUA A APLICAR CONCEITOS CLSSICOS DE GUERRA.

O comit de Salvao Pblica, a Comuna dos Jacobinos


Pg. 69 e 70 Tentando da uma resposta s constantes execues de

prisioneiros, a Comuna decide pela priso de desafetos e sua utilizao como refns. Optam por manter refm o arcebispo de Paris e boa parte da hierarquia da Igreja. A comuna propor a troca de todos os refns pelo velho Blanqui.
Pg. 73 Comea maio. A comuna j tem um ms e meio de existncia. Nomeia-se um novo

delegado de guerra: Rossel. Este por sua vez no ser um bom dirigente de uma guerra de caractersticas novas. Poucos dias depois Rossel renuncia deixando um carta reveladora da falta de linha poltico militar da comuna.
Pg. 73 Chega o dia da derrubada da coluna de Vendme, enorme monumento com a

estatua de Napoleo I no topo. No foi a derrubada da coluna a nica medida da comuna para intervir na reescritura do espao simblico urbano.

A obra e a estrutura de governo dos federados


Pg. 78 A estrutura do governo comunal estava formada por representantes dos vinte

subdistritos escolhidos, a razo de um para cada 25 mil habitantes de Paris, o que dava quase setenta delegados. A comuna um rgo executivo e legislativo ao mesmo tempo, onde os poderes no esto divididos, mas sim descentralizados.
Pg. 79 A comuna toma funes prprias do Estado centralizador e, ao projet-las em uma

dimenso municipal, converte-se em uma formulao fundamental da relao entre o poder e a sociedade. Ela seria o governo dos produtores, a repblica do trabalho, e a representao poltica vai na mesma direo. O conceito de comuna significa ento, uma pequena unidade de comando que coordena o trabalho social em todas as instancias possveis.
Pg. 80 Para as tradies blanquistas, jacobinas e radical republicanas, a razo comunal

era uma energia poltica originada da populao trabalhadora urbana que exerce o poder como um corpo coletivo nico e igualitrio, como partido poltico das massas, envolvendo e centralizando toda a populao.
A comuna de Paris, unidade poltica para desenvolver a repblica universal, deveria,

entretanto, governar uma complexa cidade durante o transcurso de uma guerra. Tinha de tomar as funes do Estado e traduzi-las para a perspectiva do pacto comunal, alm de encarregar-se de servios municipais bsicos.
Pg. 81 Medidas tomadas pela comuna: A) Medidas de organizao do poder administrativo: suprime-se o exrcito permanente,

substitudo por milcias cidads. Assalaria a funo pblica.

B) Medida de reformulao de relaes de trabalho: Poder arbitral da comisso de trabalho,

indstria e comrcio da Comuna nas relaes de operrios e empregadores para determinar salrio de cada setor.
Pg. 81 C) Medidas vinculadas a reformas culturais: Separao da Igreja do Estado.

Educao laica e profissionalizante.


D) Medidas relacionadas com a solidariedade social: Quase sempre medidas de emergncia e

de grande repercusso social imediata: prorrogao do pagamento de alugueis, penso para feridos e vivas e rfo de cados em combate.
E) Medidas de economia de guerra vinculadas a organizao do trabalho e propriedade

social: ocupao de residncias abandonadas pelos donos em virtude da guerra, fabricas e oficinas abandonadas seriam administradas pelos sindicatos.
F) Medidas de guerra, objetivos ideolgicos e blico-simblicos: priso de refns

VINCULADOS A HIERARQUIA DA IGREJA, DERRUBADA DA COLUNA DE VENDME, DEMOLIO DA CASA DE THIERS, ADOO DA BANDEIRA VERMELHA E ETC.
Pg. 84 Em todos esses programas de medidas v-se claramente o trao irreligioso,

igualitarista, universalista, racionalista, laico e o apelo a cincia. O federalismo na organizao das unidades polticas. A idia de propriedade social no tratamento das unidades de produo e moradias abandonadas.
Pg. 87 A comuna foi obra da Guarda Nacional, convertida em lar de todas as ideologias

revolucionrias do momento. A guarda foi o mais alto sindicato dos trabalhadores franceses. Nela existe a concepo simblica do poder da maioria jacobina com o socialismo contratual e passo a passo dos proudhonianos. A comuna foi o conceito que uniu concepes totalmente diferentes: o ponto dbil dos blanquistas e jacobinos era o projeto econmico, o dos proudhonianos era a organizao da vontade social e do drama blico. Da juno invertida desses dois pontos dbeis surge a Comuna, sonhada durante todo o sculo por tantos e estourando no bojo de uma guerra.

Os derradeiros dias
Pg. 88 Em 21 de maio os versalheses entram em Paris. A cidade est

despreparada e at confiante. Chegam em Montmartre, onde 62 dias antes tudo tinha comeado.
Pg. 89 Os combates nas ruas de Paris duraro sete dias. Pouco a pouco caem os bairros

populares que esto na linha de penetrao dos versalheses.


Pg. 90 No segundo dia de combate, metade de Paris est nas mos de Versalhes. Os

incndios a noite j iluminam toda a cidade. Os versalheses fuzilam sistematicamente os prisioneiros da Guarda Nacional. No terceiro dia abandona-se o Htel de Ville quartel general da comuna desloca-se para a subprefeitura do XI distrito. Ali se renem, planejam recuperar as posies, h um otimismo onrico. A comuna no tem um discurso para sua prpria derrota.

Pg. 91 No terceiro dia de luta so mais fortes os incndios. Os combates so desiguais, um

exercito poderoso, muito bem armado, contra um punhado de soldados dispersos, sem comando, sem esperanas, sem saber o que acontece no quarteiro vizinho. Abandona-se o novo quartel general. A comuna desaparece.
Pg. 92 O centro da cidade est envolvido por uma fumaa que no cessa. Fuzilamentos

sumrios comeam a todo o momento. Vinte mil soldados e simpatizantes da Comuna so mortos assim.
Pg. 93 Jornais estampam o triunfo de Thiers. Um general partidrio dos fuzilamentos em

massa diz que foram extirpadas quaisquer possibilidade de insurreio na Frana por muitos anos. A ordem estaria estabelecida.
O fogo sempre foi um recurso blico. No caso da Comuna, no era apenas uma interpretao

militar, mas simblica da cidade. Um messianismo para exorcizar as pompas que vestem o dspota.
Pg. 94 As mulheres da Comuna, muito ativas, constituem um forte antecedente de

mobilizao nas tarefas de organizao social e servios de apoio militar.


Pg. 94-95 Oito anos depois da Comuna os exilados conseguem uma anistia restrita, que se

transformar em anistia total. Em 1879 esto voltando os banidos, uns em silencio, outros escrevendo livros, alguns deles belos. Os derrubadores foram derrubados, e voltam com um brilho quimrico que vai se reforando enquanto comprova sua suas impossibilidades.
Pg. 96 So os assaltantes do cu. Expresso utilizada por Marx para designar os

movimentos que contavam com muita energia revolucionaria, mas com pouca propenso para a anlise das condies objetivas sociedade.

S-ar putea să vă placă și