Sunteți pe pagina 1din 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN Setor de Cincias Biolgicas Departamento de Gentica BG006 - GENTICA VEGETAL PARA AGRONOMIA

Prof Juarez Gabardo Prof Vitria Galli Terasawa Monitor: Ncolas Zendonadi dos Santos

Mendel Furaco

Lista de Exerccios
T1 - NATUREZA E FUNO DO MATERIAL GENTICO Obs.: A tabela do cdigo gentico mostrada no anexo 1. 1) Relacione as diferenas e semelhanas entre as estruturas do DNA e do RNA. 2) Sob o ponto de vista molecular, qual a diferena entre gene e alelo? 3) Os genes nos eucariticos so constitudos, em geral, por seqncias de nucleotdeos chamados xons e ntrons. Qual a diferena entre um xon e um ntron? 4) As propriedades do cdigo gentico foram decifradas a partir de uma srie de experimentos. Abaixo esto representados os resultados obtidos destes experimentos. Indicar, em cada situao, qual propriedade do cdigo evidenciada e justificar. a) Nos polipeptdeos um aminocido pode ter como vizinho qualquer um dos vinte aminocidos que participam das protenas. Assim, cada grupo de trs bases especifica somente um aminocido. b) Em diversos organismos analisados, a relao entre o nmero de nucleotdeos ( n) de um mRNA e o nmero de aminocidos (a) de uma protena sintetizada por este mostrou que

n =3 a

c) O cdon 5' AUG 3' permite a ligao do aminocido formilmetionina em procariontes e metionina nos eucariontes. J os cdons 5' UAA 3', 5' UAG 3' e 5' UGA 3' no so lidos por tRNAs, mas se ligam a protenas especficas denominadas de fatores de liberao.

T1 NATUREZA E FUNO DO MATERIAL GENTICO Gentica Vegetal BG006


Prof Juarez Gabardo Profa Lygia Vitria Galli Terasawa

d) mRNA e ribossomos de reticulcitos de coelho so corretamente reconhecidos por tRNAs de E. coli, havendo, portanto, sntese da protena hemoglobina. e) No existe nenhum nucleotdeo diferente dos quatro normais (A, G, T, C), que ocorrem no RNA, para separar os cdons, sendo que, a leitura se d a partir do ponto inicial. f) Em condies naturais um mesmo cdon no codifica dois ou mais aminocidos. nenhum efeito na cadeia polipeptdica, uma vez que 5' GCC 3', 5' GCA 3' e 5' GCG 3' codificam o aminocido alanina. 5) Porque a replicao do DNA dita semiconservativa? 6) Defina mutao gnica e cite os dois principais responsveis pela ocorrncia desta. 7) Defina substituio de bases (transverso e transio), bem como erro na matriz de leitura ("frameshift") tambm conhecido como adio e deleo de bases. 8) Caracterize o que mutao silenciosa, mutao de sentido errado e mutao sem sentido. (Maiores informaes: RAMALHO, M. A. P. et al. Gentica na agropecuria. Lavras: UFLA, 2000.) 9) Quais das seguintes taxas so compatveis com o modelo de Watson e Crick para a molcula de DNA? Justifique a sua escolha. a) G + C / A + T = 1 b) G + A / C + T = 1 c) Pirimidinas/Purinas = 1 d) G + C + A / T = 1 e) GA / C = T 10) A seguir dada a seqncia inicial do primeiro xon de um gene eucaritico (fita sense). 3 TACAAACGCTACTTTAGT 5' a) Qual a seqncia do mRNA correspondente seqncia acima? b) Qual a seqncia de aminocidos correspondentes seqncia acima? g) A troca de um nucleotdeo na terceira posio do cdon 5' GCU 3' no traria

T1 NATUREZA E FUNO DO MATERIAL GENTICO Gentica Vegetal BG006


Prof Juarez Gabardo Profa Lygia Vitria Galli Terasawa

c) Como seria essa seqncia de aminocidos se ocorressem as seguintes mutaes? (as mutaes no so cumulativas; considere cada item independente). I) Uma transio no terceiro nucleotdeo do segundo cdon? lI) Uma transverso no primeiro nucleotdeo do segundo cdon? lll) Uma transverso no terceiro nucleotdeo do segundo cdon? IV) Uma transio no primeiro nucleotdeo do primeiro cdon? V) Uma transio no primeiro nucleotdeo do quarto cdon? VI) Uma adio de um A logo depois do primeiro cdon? 11) Suponha que uma das fitas de uma molcula de DNA (a fita sense) tenha a seguinte seqncia de nucleotdeos: 3' TACCGGAATTGCATTGAA 5' a) Se o cdigo gentico em trincas, no sobreposto e sem vrgulas, qual a seqncia de aminocidos na protena originada deste seguimento de DNA? b) Se sempre houvesse a sobreposio de duas bases, como seria a seqncia de aminocidos para este mesmo seguimento de DNA? c) Suponha que um nucleotdeo contendo timina (T) seja adicionado aps o terceiro nucleotdeo partindo-se do terminal 3'. Quais as conseqncias desta adio nos casos a e b? em qual deles esta adio mais prejudicial? Justifique. d) Caso houvesse uma mutao por substituio na regio intermediria desta fita de DNA, em qual dos casos, a ou b, haveria maiores danos? Justifique. 12) Suponha que uma fita nica de DNA tenha 20% A, 30% G, 10% C e 40% T. Qual a proporo de bases nitrogenadas na fita dupla deste DNA? 13) Uma fita da molcula de DNA contm a seguinte proporo de bases nitrogenadas: 20% A, 30% C, 40% G e 10% T. Quais so as propores dessas mesmas bases esperadas na hlice dupla desse DNA? 14) Uma molcula de mRNA originada de uma bactria possui as seguintes propores de bases: U=20%, A=30%, G=15% e C=35%. Qual a proporo de bases no segmento da molcula de DNA que deu origem a este mRNA? 15) Em um dos genes da soja que codifica para a antocianina, existem 1212 bases nitrogenadas nos seus xons. Considerando que na cadeia polipeptdica codificada por esse gene o primeiro aminocido a metionina, pergunta-se:

T1 NATUREZA E FUNO DO MATERIAL GENTICO Gentica Vegetal BG006


Prof Juarez Gabardo Profa Lygia Vitria Galli Terasawa

a) Qual o nmero de aminocidos dessa protena? b) Qual o nmero de bases nitrogenadas do mRNA? c) Qual o nmero de tRNAs envolvidos na sntese de uma molcula? 16) Considere as 60 protenas diferentes de uma espcie vegetal, cada uma com tamanho mdio de 120 aminocidos. Qual o nmero de nucleotdeos dos xons relacionados com a sntese dessas protenas? Admita que o primeiro aminocido de todas as protenas no seja a metionina.

UAA = Final de Traduo UAG = Final de traduo

UGA = Final de Traduo

S-ar putea să vă placă și