Sunteți pe pagina 1din 11

REGULAMENTO DE VENDEDORES AMBULANTES DO MUNICPIO DE VILA NOVA DE GAIA

NOTA JUSTIFICATIVA

Com a publicao da Lei n. 53-E/2006, de 29 de Dezembro, as relaes jurdico-tributrias geradoras da obrigao de pagamento de taxas s autarquias locais foram objecto de uma importante alterao de regime, cujo artigo 17 impe a adequao dos regulamentos municipais em vigor com o novo regime geral das autarquias locais, o qual vem consagrar diversos princpios que constituem, na senda da doutrina e jurisprudncia, a estrutura matricial de qualquer relao jurdico-tributria. Respeitando-se a sistematizao regulamentar adoptada pelos rgos Autrquicos em 2006, deu-se cumprimento s novas exigncias criadas pelo novo regime financeiro das autarquias locais fixado pela Lei n. 2/2007, de 15 de Janeiro e pelo novo regime das taxas das autarquias locais fixado pela Lei n. 53-E/2006, de 29 de Dezembro, assegurando o respeito pelos princpios fundamentais e orientadores elencados, com destaque para a expressa consagrao das bases de incidncia objectiva e subjectiva, do valor das taxas e mtodos de clculo aplicveis, da fundamentao econmico-financeira dos tributos, das isenes e respectiva fundamentao, dos meios de pagamento e demais formas de extino da prestao tributria, do pagamento em prestaes, bem como da liquidao e, ainda, das garantias dos sujeitos passivos, no Regulamento e Tabela de Taxas do Municpio de Vila Nova de Gaia consagrando-se em cada um dos outros Regulamentos uma norma remissiva. Procedeu-se, igualmente, a algumas alteraes/ rectificaes no ponto de vista formal ao presente Regulamento de forma a uniformiz-lo do ponto de vista da arquitectura legislativa, tendo em vista dispor de um ordenamento regulamentar coerente e harmonioso para que se torne funcional, actual e de fcil acesso para os servios municipais e para os Muncipes.

REGULAMENTO DE VENDEDORES AMBULANTES DO MUNICPIO DE VILA NOVA DE GAIA

PREMBULO

No Municpio de Vila Nova de Gaia tem-se verificado, nos ltimos anos, um aumento significativo do nmero de vendedores ambulantes que desenvolvem a respectiva actividade em viaturas automveis ou atrelados onde confeccionam e vendem directamente ao pblico diversos produtos alimentares. Tais vendedores exercem a respectiva actividade em locais, por vezes, inadequados e sem adequado controlo sanitrio do Municpio, sendo, na sua maioria, oriundos de Municpios vizinhos onde a respectiva actividade foi, entretanto, objecto de regulamentao. Isto porque o Regulamento dos Vendedores Ambulantes aprovado nas Reunies da Cmara de 19 de Maro de 1990, 09 de Abril de 1990 e 11 de Maro de 1991 e na Reunio da Assembleia Municipal de 04 de Abril de 1991, que vigora desde 28 de Dezembro de 1991, no contempla a actividade de vendedor ambulante de produtos alimentares confeccionados e vendidos em automveis ou atrelados. Urge, pois, regulamentar e disciplinar o exerccio legtimo de tal actividade, tendo em vista a defesa do interesse pblico e mormente a defesa do consumidor, aproveitando-se, para o efeito, a experincia entretanto colhida noutros municpios. Aproveita-se, ainda, para adaptar o regulamento em vigor s alteraes verificadas em 1993 legislao relativa venda ambulante (Decreto-Lei n. 252/93, de 14 de Julho), bem como s alteraes introduzidas pelo Decreto-Lei n. 244/95, de 14 de Setembro, em matria de ilcitos de mera ordenao social. Tem o presente Regulamento por fundamento o disposto no artigo 16. do Decreto-Lei n. 122/79, de 8 de Maio, e foi o mesmo objecto de apreciao pblica e audincia de interessados, nos termos dos artigos 117. e 118. do Cdigo do Procedimento Administrativo. Assim, nos termos do disposto no artigo 241. da Constituio da Repblica Portuguesa e ao abrigo da alnea a) do n. 2 do artigo 53. da Lei n. 169/99,de 18 de Setembro, a Assembleia Municipal aprova, sob proposta da Cmara, o seguinte Regulamento:

REGULAMENTO DE VENDEDORES AMBULANTES DO MUNICPIO DE VILA NOVA DE GAIA

CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Artigo 1 Lei habilitante O presente Regulamento elaborado ao abrigo e nos temos do Decreto-Lei n 122/79, de 8 de Maio, aditado pelo Decreto-Lei n 283/86, de 5 de Setembro, com as alteraes introduzidas pelo Decreto-Lei n 282/85, de 22 de Julho, pelo Decreto-Lei n 399/91, de 16 de Outubro, e pelo Decreto-Lei n 252/93, de 14 de Julho, Decreto-lei n. 9/02 de 24/01 e ainda a Lei 169/99, de 18 de Setembro, com a redaco dada pela Lei 5-A/2002 de 11 de Janeiro. Artigo 2 mbito de aplicao 1. O exerccio da actividade de vendedor ambulante no Municpio de Vila Nova de Gaia regula -se pelo disposto neste Regulamento. 2. A distribuio domiciliria de po, leite ou outros gneros e artigos por conta de comerciantes estabelecidos, bem como a venda de lotarias, jornais e outras publicaes peridicas autorizadas, no est sujeita s disposies deste regulamento, salvaguardados os aspectos de higiene, quanto distribuio de gneros alimentcios. Artigo 3 Definio de vendedor ambulante So considerados vendedores ambulantes os que: a. Transportando as mercadorias do seu comrcio, por si ou por qualquer meio adequado, as vendam ao pblico pelos lugares de trnsito; b. Em locais fixos demarcados pelo Municpio, fora das Feiras e Mercados municipais, vendam as mercadorias que transportem, utilizando na venda os seus meios prprios ou outros que sejam postos sua disposio pelo Municpio; c. Transportando a sua mercadoria em veculos, neles efectuem a respectiva venda, quer pelos locais de trnsito quer em locais fixos demarcados pelo Municpio; d. Utilizando veculos automveis ou reboques, semi-reboques, roulottes ou similares, neles confeccionem, na via pblica ou em locais para o efeito demarcados pelo Municpio, servios de cafetaria ou outros produtos comestveis preparados de forma tradicional e de acordo com as regras higio-sanitrias e alimentares em vigor.

CAPTULO II LICENCIAMENTO DA VENDA AMBULANTE Artigo 4 Carto e licena de vendedor ambulante Os vendedores ambulantes s podero exercer a sua actividade na rea do Municpio desde que sejam titulares de licena e portadores do carto emitido e actualizado pelo Municpio. A licena de vendedor ambulante, titulada por um carto, pessoal e intransmissvel, devendo sempre acompanhar o vendedor para apresentao imediata s autoridades policiais e fiscalizadoras que o solicitem. Para obteno da licena de vendedor ambulante devem os interessados apresentar os seguintes elementos: a. Duas fotografias tipo passe; b. Bilhete de Identidade; c. Ttulo oficial de autorizao prvia para o exerccio do comrcio; d. Outros documentos que sejam necessrios para o legal exerccio do seu comrcio. A licena de vendedor ambulante vlida apenas para a rea do concelho e pelo perodo de um ano, a contar da data da sua emisso ou renovao.

1. 2. 3.

4.

REGULAMENTO DE VENDEDORES AMBULANTES DO MUNICPIO DE VILA NOVA DE GAIA

5. A renovao da licena deve ser requerida at 30 dias antes da data de caducidade, prazo durante o qual a Cmara deve pronunciar-se sobre o pedido, nos termos do n. 8 do artigo 18. do Decreto-Lei n. 122/79, de 8 de Maio. 6. So dispensados de licena, devendo cumprir as restantes condies, as associaes polticas, religiosas e cvicas cuja actividade no seja lucrativa. Artigo 5 Registo de Vendedores Ambulantes O Municpio elaborar um registo dos vendedores ambulantes que se encontram autorizados a exercer a sua actividade. Artigo 6 Restries ao exerccio da Venda Ambulante No exerccio da venda ambulante, proibida a actividade de comrcio por grosso. Artigo 7 Caducidade da licena de Vendedor Ambulante 1. A licena de Vendedor Ambulante caduca por: a. Falta de pagamento das taxas devidas; b. Incumprimentos reiterado dos deveres de vendedor ambulante c. Prtica sistemtica dos factos previstos no artigo 19; 2. A caducidade da licena de vendedor ambulante implica a cassao do respectivo carto.

CAPTULO III LOCAIS DE VENDA Artigo 8 Locais de venda 1. O exerccio da actividade de vendedor ambulante permitido nos locais de passagem do vendedor. 2. permitido o exerccio da actividade de vendedor ambulante, com carcter de permanncia apenas em locais previamente autorizados. Artigo 9 Zonas de proteco 1. No permitido o exerccio da venda ambulante nos portais, trios, vos de entrada de edifcios, muros, quintais e demais lugares com acesso via pblica, bem como em locais situados a menos de 100 m dos hospitais e das casas de sade, de estabelecimentos de ensino, museus ou monumentos nacionais e a menos de 100 metros dos estabelecimentos comerciais que exeram a mesma actividade e ainda a menos de 250 metros dos mercados e feiras municipais. 2. igualmente proibida a venda ambulante numa distncia inferior a 500 m de toda a Orla Martima e Fluvial. 3. A proibio constante dos nmeros anteriores no abrange a venda ambulante de bales, gelados, castanhas assadas, pipocas, algodo doce e venda ambulante de artigos produzidos por artistas, que exeram actividades de carcter eminentemente cultural. Artigo 10 Locais vedados ao exerccio da venda ambulante 1. proibida a venda ambulante nos seguintes locais: a. Freguesia de Mafamude - Ruas: Joo de Deus; Marqus S da Bandeira; Pdua Correia; Soares dos Reis; 14 de Outubro, D. Pedro V; Conceio Fernandes; Teixeira Lopes; do Telhado; Rasa; Antnio Rodrigues da Rocha; Pinto Aguiar; Pinto Mouro; Raimundo Carvalho; lvares Cabral; Francisco S Carneiro; Avenida da Repblica; Largo Estevo Torres e Largo dos Aviadores; b. Freguesia de Santa Marinha - Ruas: 1. de Maio; Ernesto Silva; Lus de Cames; Antero Quental; Diogo Cassels; Marciano Azuaga; Rodrigues de Freitas; Cabo Borges; Afonso de Albuquerque; Elias Garcia Polacos;
REGULAMENTO DE VENDEDORES AMBULANTES DO MUNICPIO DE VILA NOVA DE GAIA

c. d. e. f. g.

Conselheiro Veloso Cruz; General Torres; Dionsio de Pinho; Baro do Corvo; Prof. Moura; Jos Mariani; Cndido dos Reis; Tenente Valadim; Avenida da Repblica; Avenida Ramos Pinto; Avenida Diogo Leite; Travessa Lus de Cames e largo Ea de Queirs; Freguesia de Oliveira do Douro Ruas: Raimundo de Carvalho; Prof. Jos Bonaparte; Sidnio Pais; Rocha Silvestre; Caetano de Melo; Alameda de Santa Eullia e Largo da Lavandeira; Freguesia de Grij - Avenida do Mosteiro; Freguesia de Pedroso - Largo da Feira Velha; rua do Padro; Gonalves de Castro e Toms Aquino Silvas; Freguesia de Canidelo - Rua Tenente Valadim; Freguesia de Avintes - Ruas: da Misericrdia e Venceslau Ramos.

Artigo 11 Festas Tradicionais e Outro eventos 1. Durante as festas tradicionais ou eventos relevantes de natureza diversa dispensada a exigncia de carto de vendedor ambulante para o exerccio da respectiva actividade, em locais previamente definidos pelos competentes servios municipais, e mediante o pagamento de licena de ocupao do domnio pblico. 2. Em qualquer circunstncia, aquele que exercer a actividade de venda ambulante est obrigado ao cumprimento do disposto no art. 18 e 19 do presente Regulamento.

CAPTULO IV EXERCCIO DA ACTIVIDADE Artigo 12 Da utilizao de veculos 1. Na venda ambulante no podem ser utilizadas viaturas automveis, reboques, semi-reboques e similares, veculos motorizados, veculos de traco animal ou carros de mo, salvo nos casos previstos no n. 3 deste artigo e no n. 4 do artigo 16 deste Regulamento, que para o efeito so objecto de vistoria sanitria nos termos da legislao aplicvel. 2. Exceptua-se do disposto no nmero anterior a utilizao de carros de mo e velocpedes, com ou sem motor, equipados obrigatoriamente com pneus de borracha, no comrcio ambulante com caractersticas marcadamente tradicionais, como a venda de castanhas, gelados, plantas ornamentais e flores, bem como no exerccio das actividades de amolador, funileiro e guarda-soleiro, assim como de outras que possam vir a ser autorizadas por deliberao da Cmara Municipal. 3. A venda em viaturas automveis ou atrelados, pode todavia ser permitida nas seguintes condies: a. Em unidades especialmente concebidas e equipadas para o efeito e em locais a fixar para cada caso e que tenham por objecto a confeco e venda de refeies ligeiras e bebidas, no sendo permitida em caso algum, a venda exclusiva de bebidas; b. As referidas viaturas automveis ou atrelados, cujas dimenses no podem ser superiores a 7 metros de comprimento, sero aprovadas em funo da satisfao de requisitos de higiene, salubridade, dimenses e esttica, adequados ao objecto do comrcio e ao local onde a actividade exercida, devendo conter, afixada em local bem visvel ao pblico, a indicao do nome, morada e nmero do carto do respectivo proprietrio; c. Alm do vendedor ambulante, que deve exercer funes efectivas de confeco e ou venda de produtos alimentares confeccionados, pode trabalhar na viatura automvel ou atrelado, o respectivo cnjuge, ascendentes ou descendentes em1. grau e os auxiliares autorizados, indicados pelo concessionrio, aquando da vistoria automvel ou atrelado; d. As pessoas referidas na alnea anterior devem estar sempre identificadas com um carto, pessoal e intransmissvel, colocado de forma bem visvel, a emitir pelos servios municipais, que mantero um registo permanentemente actualizado; e. O exerccio da venda ambulante em veculos automveis ou atrelados, dever ainda cumprir as disposies sanitrias em vigor; f. Para o exerccio da venda ambulante em veculos automveis ou atrelados, os Servios Municipais faro oportunamente concurso pblico dos locais definidos para o efeito, atravs de aviso a afixar nos locais de estilo.

REGULAMENTO DE VENDEDORES AMBULANTES DO MUNICPIO DE VILA NOVA DE GAIA

Artigo 13 Perodo de exerccio 1. O perodo de exerccio da actividade dos vendedores ambulantes o mesmo que se encontrar fixado para a abertura e funcionamento dos estabelecimentos comerciais, de acordo com o Regulamento respectivo, exceptuando as actividades constantes dos ns 2 e 3 do artigo anterior. 2. Na venda em viaturas automveis ou atrelados, a ocupao da via pblica circunscrita exclusivamente ao espao dos mesmos e consoante o local poder ser: a. Diria - aquela que efectuada em locais em que a actividade poder ser exercida durante todos os dias do ano, das 23horas s 6 horas do dia imediato; b. No diria - aquela que efectuada em locais cuja actividade condicionada pela realizao de eventos desportivos ou manifestaes de ndole cultural, no podendo iniciar-se antes 5 horas do evento e ultrapassar as 8 horas consecutivas; c. Qualquer que seja a natureza da ocupao, nos termos das alneas anteriores, em caso algum ser permitida a colocao de qualquer objecto fora da rea de ocupao demarcada, excepto recipientes para o lixo. 3. Fora dos locais e dos perodos de venda autorizada, no podem as zonas e locais de venda estar ocupados com quaisquer embalagens, tabuleiros, ou por quaisquer outros processos, incluindo viaturas e atrelados, utilizados na venda, sejam de exposio acondicionamento ou fabrico, sob pena de serem removidos ou rebocados, e a limpeza do local ser efectuada pelos servios municipais, por conta e risco do proprietrio, sem prejuzo de outras sanes aplicveis nos termos deste Regulamento. Artigo 14 Equipamento e exposio de bens Na exposio e venda dos produtos do seu comrcio, devem os vendedores ambulantes utilizar individualmente tabuleiro com as dimenses de 1 m x 1,20 m, colocado a uma altura mnima de 0,70 metros do solo para gneros alimentcios e de 0,40 metros do solo para gneros no alimentcios, salvo os casos em que a Cmara Municipal disponibilize banca ou tabuleiro prprio para o efeito e ainda quando o meio de transporte utilizado justifique a dispensa do seu uso. Os tabuleiros ou outros dispositivos que venham a ser autorizados devem conter afixada em local bem visvel ao pblico, a indicao do nome e nmero do carto do respectivo vendedor. Todo o material de exposio, venda, arrumao ou depsito deve ser de matria resistente a sulcos e facilmente lavvel e tem de ser mantido em rigoroso estado de asseio e higiene. No transporte, arrumao, exposio e arrecadao dos produtos ou gneros obrigatrio separar os alimentos dos de natureza diferente, bem como, de entre cada um deles, os que de algum modo possam ser afectados pela proximidade de outros. O vendedor ambulante, sempre que lhe seja exigido, tem de indicar s entidades competentes para a fiscalizao, o lugar onde guarda a sua mercadoria, facultando o acesso ao mesmo.

1.

2. 3. 4.

5.

Artigo 15 Normas hgio-sanitrias de carcter geral O vesturio e utenslios de trabalho utilizados na venda ambulante, tais como, o material de exposio, venda, arrumao, depsito ou transporte dos produtos, devem ser mantidos em rigoroso estado de asseio e higiene. Artigo 16 Normas gerais de higiene aplicveis venda de gneros alimentcios A venda ambulante de gneros alimentcios deve realizar-se em condies de higiene, de acordo com o Regulamento da Higiene dos Gneros Alimentcios, constante do anexo ao Decreto-lei n 67/98, de 18 de Maro. Quando no estejam expostos para venda, os produtos alimentares devem ser guardados em lugares adequados preservao do seu estado e, bem assim, em condies hgio-sanitrias que os protejam de poeiras, contaminaes ou contactos que de algum modo possam afectar a sade dos consumidores. Na embalagem ou condicionamento de produtos alimentares, s pode ser utilizado papel ou outro material que ainda no tenha sido utilizado e que no contenha desenhos, pinturas ou dizeres impressos ou escritos na parte interior. O peixe refrigerado ou congelado s pode ser vendido em viaturas automveis de caixa fechada e providas de conveniente refrigerao.
REGULAMENTO DE VENDEDORES AMBULANTES DO MUNICPIO DE VILA NOVA DE GAIA

1. 2.

3.

4.

5. A venda ambulante de bolos, doces pastis, frituras, e, em geral, de comestveis preparados, s admitidas e quando esses produtos forem confeccionados, apresentados e embalados em condies hgio-sanitrias adequadas, de modo a preserv-las de poeiras ou quaisquer impurezas susceptveis de os conspurcar ou contaminar. 6. Os ovos devem ter as marcas sanitrias exigidas pela legislao em vigor. Artigo 17 Afixao de preos Os preos tm de ser praticados em conformidade com a legislao em vigor, sendo obrigatria a afixao, por forma bem visvel para o pblico, de letreiros, etiquetas ou listas indicando o preo dos produtos, gneros e artigos expostos. Artigo 18 Bens absolutamente proibidos na venda ambulante De harmonia com o disposto nos artigos 7. e 16. do Decreto-Lei n. 122/79, de 8 de Maio, proibida aos vendedores ambulantes a venda dos seguintes produtos ou gneros: a. Carnes verdes, ensacadas, fumadas e enlatadas e miudezas comestveis; b. Bebidas, com excepo de refrigerantes e guas minerais quando nas suas embalagens de origem, da gua e dos preparados com gua base de xaropes e, bem assim, de refeies ou outros produtos comestveis preparados no local de venda; c. Medicamentos e especialidades farmacuticas; d. Desinfectantes, insecticidas, fungicidas, herbicidas, parasiticidas, raticidas e semelhantes; e. Sementes, plantas e ervas medicinais e respectivos preparados; f. Mveis, artigos de mobilirio, colchoaria e antiguidades; g. Tapearias, alcatifas, carpetes, passadeiras, tapetes, oleados e artigos de estofador; h. Aparelhagem radioelctrica, mquinas e utenslios elctricos ou a gs, candeeiros, lustres, seus acessrios ou partes separadas e material para instalaes elctricas; i. Instrumentos musicais, discos e afins, outros artigos musicais, seus acessrios e partes separadas; j. Materiais de construo, metais e ferragens; k. Veculos automveis, reboques, bicicletas com ou sem motor e acessrios; l. Combustveis lquidos, slidos e gasosos, com excepo de petrleo, lcool desnaturado, carvo e lenha; m. Instrumentos profissionais e cientficos e aparelhos de medida e verificao, com excepo das ferramentas e utenslios semelhantes de uso domstico ou artesanal; n. Material para fotografia e cinema e artigos de ptica, oculista, relojoaria e respectivas peas separadas ou acessrios; o. Borracha e plsticos em folha ou tubo ou acessrios; p. Armas e munies, plvora e quaisquer outros materiais explosivos ou detonantes; q. Moedas e notas de banco. Artigo 19 Prticas proibidas proibido aos vendedores ambulantes: a. Impedir ou dificultar por qualquer forma o trnsito nos locais destinados circulao de veculos e pees; b. Impedir ou dificultar o acesso aos meios de transporte pblico e s paragens dos respectivos veculos; c. Impedir ou dificultar o acesso a monumentos e a edifcios pblicos ou privados, bem como o acesso ou exposio dos estabelecimentos comerciais ou lojas de venda ao pblico; d. Lanar no solo quaisquer desperdcios, restos, lixos ou outros materiais susceptveis de pejarem ou conspurcarem a via pblica ou espao privado; e. Estacionar para expor ou comercializar os artigos e produtos fora dos locais em que a venda seja permitida; f. O exerccio da actividade fora do local e do horrio autorizado; g. Utilizar o local atribudo para fins que no sejam o exerccio da venda ambulante;

REGULAMENTO DE VENDEDORES AMBULANTES DO MUNICPIO DE VILA NOVA DE GAIA

h. Prestar falsas declaraes ou informaes sobre a identidade, origem, natureza, composio, qualidade, propriedades ou utilidade dos produtos expostos venda como forma de induzir o pblico para a sua aquisio, designadamente exposio e venda de contrafaces; i. Fazer publicidade ou promoo sonora com a utilizao de meios sonoros de amplificao.

CAPITULO V DIREITOS E DEVERES DOS VENDEDORES AMBULANTES Artigo 20 Direitos dos vendedores ambulantes A todos os vendedores ambulantes assiste, designadamente, o direito de: a. Serem tratados com respeito, decoro e a circunspeco normalmente utilizados no trato com os outros comerciantes; b. Utilizarem de forma mais conveniente sua actividade os locais que lhes sejam autorizados, sem outros limites que no sejam os impostos pelo presente regulamento e pela lei. Artigo 21 Deveres dos vendedores ambulantes Os vendedores ambulantes tm, designadamente, o dever de: a. Se apresentar convenientemente limpos e vestidos de modo adequado ao tipo de venda ambulante que exeram; b. Comportar-se com civismo nas suas relaes com os outros vendedores, entidades fiscalizadoras e com o pblico em geral; c. Manter todos os utenslios, unidades mveis e objectos intervenientes na venda em rigoroso estado de apresentao, asseio e higiene; d. Conservar e apresentar os produtos que comercializem nas condies higio-sanitrias impostas ao seu comrcio por legislao e regulamento aplicveis; e. Acatar todas as ordens, decises e instrues proferidas pelas autoridades policiais, administrativas e fiscalizadoras que sejam indispensveis ao exerccio da actividade de vendedor ambulante, nas condies previstas no presente regulamento; f. Declarar, sempre que lhes seja exigido, s entidades competentes o lugar onde guardam a sua mercadoria, facultando -lhes o respectivo acesso; g. Afixar em todos os produtos expostos a indicao do preo de venda ao pblico, de forma e em local bem visvel, nos termos da legislao em vigor; h. Deixar sempre, no final do exerccio da actividade, os seus lugares limpos e livres de qualquer lixo, nomeadamente detritos, restos, caixas ou outros materiais semelhantes. Os vendedores ambulantes devero fazer-se acompanhar para apresentao imediata s entidades de fiscalizao, do Carto de Vendedor Ambulante devidamente actualizado e facturas ou documentos comprovativos da aquisio dos produtos para venda ao pblico que contenham os seguintes elementos: a. Nome e domiclio do comprador; b. Nome ou denominao social e a sede ou domicilio do produtor, retalhista, grossista, leiloeiro, servio alfandegrio ou outro fornecedor aos quais haja sido feita a aquisio e bem assim a data em que esta foi executada; c. A especificao das mercadorias adquiridas com indicao das respectivas quantidades, preos e valores ilquidos, descontos, abatimentos ou bnus concedidos e ainda, quando for caso disso, das correspondentes marcas, referncias e nmeros de sries. Exceptua-se do disposto no nmero anterior a venda ambulante de artigos de artesanato, frutas, produtos hortcolas ou quaisquer outros de fabrico e produo prprios. Sempre que se verifiquem dvidas sobre o estado de sanidade dos vendedores, podero estes ser submetidos a inspeco pela Autoridade Sanitria do Concelho.

1.

2.

3. 4.

REGULAMENTO DE VENDEDORES AMBULANTES DO MUNICPIO DE VILA NOVA DE GAIA

10

CAPTULO VI DAS TAXAS Artigo 22 Taxas 1. Pela prtica dos actos referidos no presente Regulamento bem como pela emisso das respectivas licenas, so devidas as taxas fixadas na Tabela de Taxas em vigor no municpio. 2. As disposies respeitantes liquidao, cobrana e pagamento das taxas, bem como a fundamentao econmico-financeira das mesmas, referentes s actividades descritas no presente Regulamento, encontram-se previstas no Regulamento Municipal de Taxas do Municpio de Vila Nova de Gaia. 3. O exerccio da venda ambulante com tendas, barracas, stands, pavilhes ou instalaes semelhantes, viaturas ou atrelados, bem como a prtica de actos administrativos com ela relacionados, fica sujeito ao pagamento da taxa de licena aplicvel por ocupao da via pblica, definida nos termos do Regulamento Municipal de Taxas e Outras Receitas do Municpio.

CAPTULO VII DA FISCALIZAO E CONTRA ORDENAES Artigo 23 Contra-ordenaes 1. As infraces ao disposto neste Regulamento constituem contra-ordenao punidas: a. Com coima mnima de 99,76 euros e mxima de 997,60 euros, no caso de exerccio da actividade de vendedor ambulante sem autorizao vlida para esse efeito; b. Com coima mnima de 74,82 euros e mxima de 997,60 euros, no caso de infraces ao disposto nas alneas c) e d) do n.3 do artigo 12, nos n. 2 e 3 do artigo 13, nos ns 4, 5 e 6 do artigo 16, no artigo 18, na alnea d) do artigo 19.; c. Com coima mnima de 49,88 euros e mxima de 748,20 euros, no caso de infraces ao disposto no artigo 10, n. 1 do artigo 13, no n. 1 do artigo 14, alneas a) a c) do artigo 19; d. Com coima mnima de 748,20 euros e mxima de 1.745,79 euros, no caso de infraces ao disposto no n. 1, 2 e 3 e alneas a) e b) do artigo 12; e. Com a coima mnima de 748,20 euros e mxima de 1.246,99 euros, no caso de negligncia, e mnima de 1246,99 euros e mxima de 2.493,99 euros, no caso de dolo, o exerccio de comrcio por grosso na actividade de venda ambulante; f. Com a coima mnima de 49,88 euros e mxima de 623,50 euros, todas as infraces no sancionadas nas alneas anteriores. 2. A tentativa e a negligncia so punveis. Artigo 24 Medidas Cautelares 1. Nos casos previstos no artigo anterior, poder haver lugar, como medida cautelar, apreenso a favor do municpio dos instrumentos, mveis, semoventes, veculos e mercadorias do infractor, sempre que estas representem prejuzo para o interesse pblico e possam contribuir para a reiterao da prtica da contra ordenao. 2. Os bens apreendidos podero ser restitudos ao infractor desde que comprovado o pagamento voluntrio da coima, sempre que o mesmo seja admitido e no tenham sido declarados perdidos a favor do Municpio. Artigo 25 Sanes Acessrias 1. A ttulo de sano acessria, sero apreendidos a favor do Municpio e depositados nas suas instalaes os instrumentos, mveis, semoventes, veculos e mercadorias, nas seguintes situaes: a. Exerccio da actividade de venda ambulante sem a necessria autorizao ou fora dos locais autorizados para o efeito, ou quando os objectos serviram ou estavam destinados a servir para a prtica de uma contraordenao;
REGULAMENTO DE VENDEDORES AMBULANTES DO MUNICPIO DE VILA NOVA DE GAIA

11

b. Venda, exposio ou simples deteno para venda de mercadorias proibidas neste tipo de comrcio. 2. So ainda aplicveis as sanes acessrias de privao do direito de participao no Municpio de Vila Nova de Gaia em feiras ou mercados, em arremataes ou concursos pblicos que tenham por objecto a atribuio de licenas ou alvars, a interdio do exerccio da actividade de vendedor ambulante, ou ainda a suspenso de autorizao, licenas e alvars, que podero ter a durao mxima de 2 anos, contados a partir da deciso condenatria definitiva, quando a contra-ordenao tiver sido praticada durante ou por causa da participao em feira ou mercado ou por causa de actos praticados no exerccio ou por causa de actividades licenciadas nos termos deste Regulamento ou ainda, no caso de exerccio de comrcio por grosso na actividade da venda ambulante. Artigo 26 Outras medidas No caso de infraco ao n. 2 do artigo 21 o infractor ser identificado devendo no prazo mximo de 8 dias fazer entrega na Diviso Municipal de Fiscalizao ou Departamento Municipal de Polcia Municipal dos documentos que lhe sejam exigidos, findos os quais e em caso de incumprimento ser feita participao Direco-Geral de Fiscalizao Econmica. Artigo 27 Fiscalizao 1. Pertence ao Presidente da Cmara a competncia para determinar a instruo dos processos e para aplicao das coimas, sem prejuzo da possibilidade de delegao em qualquer dos vereadores e das competncias das demais entidades referidas no n. seguinte. 2. A aprovao e aco correctiva do disposto no Decreto-Lei n. 122/79, de 8 de Maio, e das normas constantes do presente Regulamento e sua legislao complementar, da competncia da Direco-Geral da Fiscalizao Econmica, Inspeco do Trabalho, Polcia de Segurana Pblica, Guarda Nacional Republicana, Guarda Fiscal, Autoridades Sanitrias Administrativas, Fiscalizao Municipal e demais entidades policiais, administrativas e fiscais. 3. Sempre que no exerccio das suas funes o agente fiscalizador tome conhecimento de infraces cuja fiscalizao seja da competncia de outra autoridade, dever participar a esta a respectiva ocorrncia.

CAPTULO VIII DISPOSIES FINAIS Artigo 28 Interpretao e integrao de lacunas Os casos omissos no presente Regulamento sero resolvidos pela Cmara Municipal, de acordo com o preceituado no Decreto-Lei n. 122/79, de 8 de Maio, legislao complementar e Decreto-Lei n. 433/82, de 27 de Outubro. Artigo 29 Remisses As remisses feitas para os preceitos que, entretanto, venham a ser revogados ou alterados, consideram-se automaticamente transpostas para os novos diplomas. Artigo 30 Entrada em vigor O presente Regulamento entra em vigor no dia 1 de Janeiro de 2010.

REGULAMENTO DE VENDEDORES AMBULANTES DO MUNICPIO DE VILA NOVA DE GAIA

S-ar putea să vă placă și