Sunteți pe pagina 1din 7

AULA 6 Barras Flexionadas

1. Introduo As barras sujeitas flexo simples so dimensionadas no estado limite ltimo para resistir a momento fletor e fora cortante de clculo da seo mais crtica. O deslocamento vertical mximo tambm deve ser verificado para o estado limite de servio. Nos estados limites ltimos tem-se que: MSd MRd VSd VRd Onde: MSd o momento fletor solicitante de clculo; VSd a fora cortante solicitante de clculo; MRd o momento fletor resistente de clculo; VRd a fora cortante resistente de clculo;

Nos estados limites de servio: Devem-se verificados os deslocamentos e comparar com os deslocamentos mximos permitidos dados pela Tabela C.1 (ANEXO C da NBR 8800/08). Para viga biapoiada: 5 q L4 Carga distribuda (q): => f= 384 E I P L3 Carga concentrada (P): => f= 48 E I A resistncia flexo das vigas pode ser afetada por dois aspectos: Flambagem local que a perda de estabilidade da alma ou da mesa comprimidas do perfil.

Mesa t Alma

Flambagem local da alma


Flambagem lateral que quando a viga perde seu equilbrio apresentando deslocamentos laterais e rotaes de toro.

Profa. Dra. Rosilene de Ftima Vieira

Pgina 1

O MRd depende do: Momento resistente elstico My Momento de plastificao Mpl Flambagem lateral Flambagem local da alma Flambagem local da mesa Tenses residuais 2. Perfis mais utilizados:

3. Momento resistente elstico e momento de plastificao Considere uma viga biapoiada sob carga crescente:

Analisando um pequeno elemento de viga tem-se:

Profa. Dra. Rosilene de Ftima Vieira

Pgina 2

Compresso na parte superior da viga e trao na parte inferior. Comportamento linear: A tenso mxima no regime linear dada por:
max = M M y max = < fy I W

Quando a tenso mxima atinge fy tem-se o incio da plastificao e o comportamento passa a ser no-linear: M M max = y max = = fy I W Onde: M o momento fletor mximo de calculo da viga; I o momento de inrcia da seo em torno do eixo de flexo; ymax a distncia do centride da seo at a rea mais afastada; W o mdulo elstico da seo Portanto, o momento resistente elstico My de incio de plastificao da seo dado por: My = W fy
A partir deste momento as fibras mais internas da seo comeam a se plastificar progressivamente at que seja atingida a plastificao total da seo Mpl. O momento de plastificao Mpl dado por: Mpl = Z fy 1,5 W fy Onde: Z o mdulo plstico da seo;

Profa. Dra. Rosilene de Ftima Vieira

Pgina 3

4. Classificao das sees


Segundo a NBR 8800/08 as sees das vigas podem ser classificadas em trs classes conforme a influncia da flambagem local: Seo compacta aquela que atinge o momento de plastificao total antes que ocorra a flambagem local dos elementos. Permitem grandes rotaes e redistribuio de momentos na anlise plstica.

M Mpl My

Seo Compacta Seo semi compacta aquela em que a flambagem local ocorre aps ter desenvolvido plastificao parcial, mas no apresentam grande capacidade de rotao. As tenses residuais so levadas em conta onde aplicveis.

Profa. Dra. Rosilene de Ftima Vieira

Pgina 4

M Mpl My
Flambagem local

Seo semi compacta Seo esbelta aquela em que um ou mais elementos comprimidos flambam em regime elstico (antes do momento de incio de plastificao). As tenses residuais so levadas em conta onde aplicveis.
M Mpl My

Flambagem local

Seo esbelta As classes de sees so definidas pelo das chapas componentes do perfil. Assim:
p => Seo compacta p < r => Seo Semi compacta > r => Seo esbelta

Para Seo compacta o Regime o plstico, a pea curta, no vai ocorrer tombamento, portanto, a pea rompe no regime plstico ( pequeno - Mpl). Para Seo esbelta o Regime o elstico, a pea longa, ocorre flambagem lateral por toro ( alto - Mcr). Para Seo Semi compacta o Regime o inelstico.

Profa. Dra. Rosilene de Ftima Vieira

Pgina 5

=
Onde:

Lb ry

Lb o vo livre sem impedimento lateral ry o raio de girao mnimo (para tombamento) Se Lb=0 para perfil totalmente contido

M (nominal) Mpl Mr

Mcr

p
Seo Compacta

r
Seo Esbelta

Seo Semicompacta

Os parmetros referentes ao momento fletor resistente de clculo MRd dado pela Tabela G.1 (ANEXO G da NBR 8800/08).

5. Efeito da fora cortante


Os valores da fora cortante resistente de clculo, VRd, das barras fletidas, considerando os estados limites ltimos so fornecidos pela NBR 8800/08 para escoamento e flambagem por cisalhamento item 5.4.3 .

Profa. Dra. Rosilene de Ftima Vieira

Pgina 6

V Vpl

Seo compacta

Seo semicompacta

Seo esbelta

Profa. Dra. Rosilene de Ftima Vieira

Pgina 7

S-ar putea să vă placă și