Sunteți pe pagina 1din 3

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUZ DE DIREITO DA 2 VARA DE FAMLIA DA COMARCA DE APARECIDA DE GOINIA.

Autos n(2010.0355.8733)

Manuel, j qualificado nos autos da AO DE CONVERSO LITIGIOSA DE SEPARAO JUDICIAL EM DIVRCIO que move em face de Maria Jos, por seu procurador infra-assinado, vem presena de V. Exa., pedir a antecipao da lide por no haver mais a necessidade de provas que seriam: a separao judicial por mais de um ano ou comprovada separao de fato por mais de 2(dois) anos. Visto que com a Emenda Constitucional 66/2010 tais provas no se fazem mais necessrias.

Art. 1.580 do CC: Decorrido um ano do trnsito em julgado da sentena que houver decretado a separao judicial, ou da deciso concessiva da medida cautelar de separao de corpos, qualquer das partes poder requerer sua converso em divrcio. Divrcio litigioso indireto, o obtido mediante uma sentena judicial proferida em processo de jurisdio contenciosa, onde um dos consortes, judicialmente separado h mais de 1 ano, havendo dissenso ou recusa do outro em consentir no divrcio, pede ao magistrado que converta a separao judicial em divrcio, pondo fim ao matrimnio e aos efeitos que produza. Art. 226, 6 da CRFB: O casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio, aps prvia separao por mais de um ano nos casos expressos em lei, ou comprovada separao e fato por mais de dois anos.

O divrcio direto distingue-se do indireto, porque resulta de um estado de fato, autorizando a converso direta da separao de fato por mais de 2 anos, desde que comprovada, em divrcio, sem que haja prvia separao judicial, em virtude de norma constitucional (CF, 226, 6, regulamentado pela Lei 6515, art. 40 e ). Esse tambm o entendimento de diversos tribunais como se pode perceber nas decises proferidas abaixo:

APELAO CVEL. FAMLIA. AO DE DIVRCIO. ALIMENTOS EM FAVOR DA DIVORCIANDA E PARTILHA DE AUTOMVEL. NO CONHECIMENTO. PARTILHA DO PRODUTO DA VENDA DE UM IMVEL RECEBIDO PELO VARO ATRAVS DE HERANA. INCOMUNICABILIDADE. PENSO ALIMENTCIA EM FAVOR DA FILHA MENOR. MAJORAO DESCABIMENTO. PREQUESTIONAMENTO. 1. No merece ser conhecido o recurso no ponto em que postula a fixao de alimentos em favor da divorcianda, pois esse pedido foi formulado na origem apenas por ocasio da apresentao da rplica, quando j ultrapassado o momento para aditamento do pedido inicial (art. 294 do CPC), de modo que, no tendo o demandado se manifestado a respeito, impossibilitado est o pronunciamento judicial. 2. Ainda que seja possvel decidir sobre a partilha de bem arrolado pela autora somente por ocasio da rplica, o que ocorreu em relao a um veculo, necessrio, para tanto, seja garantido parte r o direito ao contraditrio, o que, no caso dos autos, no se verificou, razo por que, do mesmo modo, no merece ser conhecida a insurgncia no que se refere ao pedido de sua partilha. 3. No integra o acervo partilhvel o produto da venda de bem imvel transferido ao varo durante o casamento em razo da herana de seu genitor (art. 1.659, I, do CC), transao, alis, que ocorreu com a autorizao da recorrente ainda na vigncia do casamento. 4. Os elementos probatrios constantes dos autos no autorizam seja majorada a verba alimentcia arbitrada na origem em favor da filha menor, pois atende bem as suas necessidades e, ao mesmo tempo, as possibilidades do alimentante. 5. O magistrado no est obrigado a se manifestar sobre todos os dispositivos legais invocados pelas partes, necessitando, apenas, indicar o suporte jurdico no qual embasa seu juzo de valor, entendendo ter dado matria correta interpretao jurdica. APELO PARCIALMENTE CONHECIDO E, NESTA PARTE, DESPROVIDO. (Apelao Cvel N 70047344049, Oitava Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Ricardo Moreira Lins Pastl, Julgado em 14/06/2012. Deciso Monocrtica n 70045041761 de Tribunal de Justia do RS, Stima Cmara Cvel, 18 de Janeiro de 2012 AO DE CONVERSO DE SEPARAO EM DIVRCIO. APLICAO DA EMENDA CONSTITUCIONAL N. 66/2010. A Emenda Constitucional n.66/2010.

Deu no dirio da unio que "O casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio", suprimindo os requisitos de prvia separao judicial por mais de um ano ou de separao de fato por mais de dois anos. Possibilidade de dissoluo do casamento pelo divrcio independente de prazo de separao prvia do casal. Apelao desprovida, de plano. (Apelao Cvel N 70045041761, Stima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Jorge Lus Dall'Agnol, Julgado em 18/01/2012).

Deciso Monocrtica n 70045041761 de Tribunal de Justia do RS, Stima Cmara Cvel, 18 de Janeiro de 2012 AO DE CONVERSO DE SEPARAO EM DIVRCIO. APLICAO DA EMENDA CONSTITUCIONAL N. 66/2010. A Emenda Constitucional n. 66/2010 deu nova redao ao 6 do art. 226 da Constituio Federal estabelecendo que "O casamento civil pode ser dissolvido pelo divrcio", suprimindo os requisitos de prvia separao judicial por mais de um ano ou de separao de fato por mais de dois anos. Possibilidade de dissoluo do casamento pelo divrcio independente de prazo de separao prvia do casal. Apelao desprovida, de plano. (Apelao Cvel N 70045041761, Stima Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Jorge Lus Dall'Agnol, Julgado em 18/01/2012). Assim, inexiste qualquer bice para a decretao do divrcio no caso em tela para dissolver o casamento entre o Requerimento e a Requerida. Ante ao exposto, sendo a matria unicamente de direito, requer o julgamento da lide, nos termos do artigo 330, I, do Cdigo de Processo Civil. Que seja decretada o divrcio do casal nos termos dos dispositivos legais invocados e aps o trnsito em julgado da sentena seja expedido o respectivo mandado ao cartrio de registro civil para fins de averbao.

Termos que, Pede deferimento.

Goinia, 06 de setembro de 2012

S-ar putea să vă placă și