Sunteți pe pagina 1din 7

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 647.743 - MG (2004/0036368-4) RELATOR RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADOS : : : : : MINISTRO RICARDO VILLAS BAS CUEVA RODRIGO DE SOUZA BRAZ ANDR JACQUES UCHOA COSTA E OUTRO INSTITUTO CULTURAL NEWTON PAIVA FERREIRA RENATA FIGUEIREDO SOARES ANDR BENJAMIM TEIXEIRA RIBEIRO EMENTA

RECURSO ESPECIAL. SERVIOS EDUCACIONAIS. RELAO DE CONSUMO. APLICAO DO CDC. FATO DO SERVIO. PRESCRIO QUINQUENAL. 1. Nos termos do Cdigo de Defesa do Consumidor, o contrato de prestao de servios educacionais constitui relao de consumo. 2. Nos casos de responsabilidade pelo fato do produto e do servio, aplica-se o prazo prescricional de 5 anos (artigo 27 do CDC). 3. O termo inicial da prescrio comea a fluir a partir do momento em que o direito violado, o qual coincide com o momento de nascimento da pretenso. 4. Recurso especial no provido. ACRDO Vistos e relatados estes autos, em que so partes as acima indicadas, decide a Terceira Turma, por unanimidade, negar provimento ao recurso especial, nos termos do voto do(a) Sr(a). Ministro(a) Relator(a). Os Srs. Ministros Nancy Andrighi, Sidnei Beneti e Paulo de Tarso Sanseverino votaram com o Sr. Ministro Relator. Braslia (DF), 04 de dezembro de 2012(Data do Julgamento)

Ministro Ricardo Villas Bas Cueva Relator

Documento: 1200206 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 11/12/2012

Pgina 1 de 7

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 647.743 - MG (2004/0036368-4)

RELATRIO O EXMO. SR. MINISTRO RICARDO VILLAS BAS CUEVA (Relator): Trata-se de recurso especial interposto por RODRIGO DE SOUZA BRAZ, com fundamento no artigo 105, III, "a" e "c", da Constituio Federal, contra acrdo do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais - TJMG proferido no julgamento da Apelao Cvel n 398.851-2 assim ementado:

"INDENIZAO - FATO DO PRODUTO - PRESCRIO - ARTIGOS 14 E 27 DO CDC - INSTITUIO DE ENSINO - INADIMPLEMENTO CONTRATUAL - DANO MORAL. O fato do servio resguarda a efetividade do contrato, considerando inadequada a prestao que no corresponda, razoavelmente, quilo que dela tosse esperado. O contrato de servios educacionais consubstancia uma relao de consumo, incidindo na regra do artigo 14 do CDC. Neste caso aplica-se a prescrio estabelecida no artigo 27 do mesmo digesto" (e-STJ fl. 612). Na origem, versam os autos sobre ao indenizatria proposta pelo ora recorrente contra o INSTITUTO CULTURAL NEWTON PAIVA FERREIRA LTDA., ora recorrido, tendo como fundamento um alegado inadimplemento contratual por parte desta instituio de ensino. Na inicial do pleito indenizatrio, narrou o recorrente que, em 1993, matriculou-se no curso de "Tradutor e Intrprete" oferecido pelo recorrido, mas que a instituio ofereceu apenas as disciplinas referentes graduao como "Tradutor", deixando de ofertar aquelas relativas formao de "Intrprete". Por essa razo, constou em seu diploma apenas a habilitao como "Tradutor". Alegou ter sido vtima de propaganda enganosa e ter sido lesado pela prtica ilcita do recorrido, que lhe ofereceu formao acadmica incompleta e em desconformidade com as orientaes do Ministrio da Educao. Sustentou, ainda, que o servio oferecido pelo recorrido caracteriza-se como contrato de adeso, motivo pelo qual deve ser aplicado espcie o Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC).

A sentena de primeira instncia julgou parcialmente procedente o pedido para condenar o INSTITUTO NEWTON PAIVA a indenizar o autor/recorrente por danos morais na quantia de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) e julgou improcedente o pedido de devoluo das mensalidades, matrculas e demais taxas escolares, por entender como no configurado o dano material.
Documento: 1200206 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 11/12/2012 Pgina 2 de 7

Superior Tribunal de Justia


Ambas as partes apelaram, e o TJMG, por unanimidade, acolheu a preliminar de prescrio levantada pelo INSTITUTO NEWTON PAIVA e extinguiu o processo. Os embargos declaratrios opostos pelo ora recorrente foram rejeitados. No especial, sustentou violao do artigo 177 do Cdigo Civil de 1.916 (prescrio vintenria) e a inaplicabilidade ao caso dos artigos 14 e 27 do CDC. o relatrio.

Documento: 1200206 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 11/12/2012

Pgina 3 de 7

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 647.743 - MG (2004/0036368-4)

VOTO O EXMO. SR. MINISTRO RICARDO VILLAS BAS CUEVA (Relator): No procede a irresignao. O cerne da controvrsia cinge-se a saber se o negcio jurdico entabulado entre recorrente e recorrido caracteriza-se como uma relao de consumo - o que atrairia a aplicabilidade do CDC - ou como uma relao civil ordinria - aplicando-se-lhe, ento, as disposies do Cdigo Civil. O Superior Tribunal de Justia tem entendido que a prestao de servios educacionais caracteriza-se como relao de consumo, motivo pelo qual incidem, na espcie, as regras protetivas ao consumidor. Veja-se: "CIVIL. CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIOS EDUCACIONAIS. SUJEIO AO CDC. ATRASO NO PAGAMENTO. MULTA MORATRIA. LIMITAO A 2%. LEIS NS. 8.078/90 E 9.298/96. INCIDNCIA. I. O contrato de prestao de servios educacionais constitui relao de consumo, nos termos do art. 3 do CDC, de sorte que a multa moratria pelo atraso no pagamento no pode ultrapassar o teto fixado na Lei n. 9.298/96. II. Agravo improvido." (AgRg no Ag n 460.768/SP, Rel. Ministro ALDIR PASSARINHO JUNIOR, Quarta Turma, julgado em 6/3/2003, DJ 19/5/2003)

"Consumidor. Contrato de prestaes de servios educacionais. Mensalidades escolares. Multa moratria de 10% limitada em 2%. Art. 52, 1, do CDC. Aplicabilidade. Interpretao sistemtica e teleolgica. Eqidade. Funo social do contrato. - aplicvel aos contratos de prestaes de servios educacionais o limite de 2% para a multa moratria, em harmonia com o disposto no 1 do art. 52, 1, do CDC. Recurso especial no conhecido." (REsp n 476.649/SP, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, Terceira Turma, julgado em 20/11/2003, DJ 25/2/2004)

"PROCESSO CIVIL E CONSUMIDOR. RECURSO ESPECIAL. PORTARIAS, REGULAMENTOS E DECRETOS. CONTROLE. NO CABIMENTO. CURSO SUPERIOR NO. RECONHECIDO PELO MEC. CIRCUNSTNCIA NO INFORMADA AOS ALUNOS. IMPOSSIBILIDADE DE EXERCER A PROFISSO. RESPONSABILIDADE OBJETIVA DA INSTITUIO DE ENSINO. DANO MORAL. VALOR. REVISO PELO STJ. MONTANTE EXORBITANTE OU IRRISRIO. CABIMENTO. (...) 2. A instituio de ensino que oferece curso de bacharelado em Direito sem
Documento: 1200206 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 11/12/2012 Pgina 4 de 7

Superior Tribunal de Justia


salientar a inexistncia de chancela do MEC, resultando na impossibilidade de aluno, aprovado no exame da OAB, obter inscrio definitiva de advogado, responde objetivamente, nos termos do art. 14 do CDC, pelo descumprimento do dever de informar, por ocultar circunstncia que seria fundamental para a deciso de se matricular ou no no curso. 3. O art. 6, III, do CDC institui o dever de informao e consagra o princpio da transparncia, que alcana o negcio em sua essncia, porquanto a informao repassada ao consumidor integra o prprio contedo do contrato. Trata-se de dever intrnseco ao negcio e que deve estar presente no apenas na formao do contrato, mas tambm durante toda a sua execuo. 4. O direito informao visa a assegurar ao consumidor uma escolha consciente, permitindo que suas expectativas em relao ao produto ou servio sejam de fato atingidas, manifestando o que vem sendo denominado de consentimento informado ou vontade qualificada. (...) 8. Recurso especial no provido." (REsp n 1.121.275/SP, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, Terceira Turma, julgado em 27/3/2012, DJe 17/4/2012)

Portanto, no h dvidas acerca da natureza jurdica do contrato havido entre o recorrente (consumidor) e o recorrido (fornecedor dos servios educacionais). Tal relao caracteriza-se como de consumo, de acordo com os conceitos de consumidor, fornecedor e servio, inseridos, respectivamente, nos artigos 2, 3, e seu 2, do CDC (vide, ainda, AG n 395.962/SP, rel. Ministro Barros Monteiro, DJ 16/4/2002, e AgRg no AG n 572.088/SP, Rel. Ministro Humberto Gomes de Barros, Terceira Turma, DJ 29/5/2006). No passo seguinte, uma vez reconhecida a natureza da relao jurdica, busca-se conceituar o defeito que contaminou o servio discutido. Caso se trate da hiptese de responsabilidade por "fato do servio" (artigo 14 do CDC: "O fornecedor de servios responde, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos

consumidores por defeitos relativos prestao dos servios, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua fruio e riscos" ), o prazo prescricional a ser aplicado o do artigo 27 da mesma lei ("Prescreve em cinco anos a pretenso reparao pelos danos causados por fato do produto ou do servio prevista na Seo II deste Captulo, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria" ).

Tendo em conta tais premissas, deve-se ressaltar que o prazo prescricional comea a fluir a partir do momento em que o direito violado, que coincide com o momento de nascimento da pretenso. Assim, extrai-se do acrdo que o termo inicial para a contagem do prazo prescricional teve incio com a violao do direito do recorrente mediante a negativa do recorrido em lhe oferecer o servio inicialmente contratado. Tal negativa se deu em 12/2/96 (incio
Documento: 1200206 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 11/12/2012 Pgina 5 de 7

Superior Tribunal de Justia


do prazo prescricional), ao passo que a demanda foi proposta somente em 1/8/2001. Confira-se: "No caso em teia, como dito alhures, o estudante tomou cincia do vcio que frustrou suas expectativas em 12 de fevereiro de 1996. A pea de ingresso data de 1 de agosto de 2001, tendo sido distribuda em 18 de setembro de 2001. Resta, portanto, indiscutvel, a alegada prescrio." Ante o exposto, nego provimento ao recurso especial. o voto.

Documento: 1200206 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 11/12/2012

Pgina 6 de 7

Superior Tribunal de Justia


CERTIDO DE JULGAMENTO TERCEIRA TURMA

Nmero Registro: 2004/0036368-4


Nmeros Origem: 20015470941 PAUTA: 04/12/2012 3988512

PROCESSO ELETRNICO

REsp 647.743 / MG

JULGADO: 04/12/2012

Relator Exmo. Sr. Ministro RICARDO VILLAS BAS CUEVA Presidente da Sesso Exmo. Sr. Ministro PAULO DE TARSO SANSEVERINO Subprocurador-Geral da Repblica Exmo. Sr. Dr. JOS BONIFCIO BORGES DE ANDRADA Secretria Bela. MARIA AUXILIADORA RAMALHO DA ROCHA AUTUAO
RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADOS : : : : RODRIGO DE SOUZA BRAZ ANDR JACQUES UCHOA COSTA E OUTRO INSTITUTO CULTURAL NEWTON PAIVA FERREIRA RENATA FIGUEIREDO SOARES ANDR BENJAMIM TEIXEIRA RIBEIRO

ASSUNTO: DIREITO CIVIL - Responsabilidade Civil

CERTIDO Certifico que a egrgia TERCEIRA TURMA, ao apreciar o processo em epgrafe na sesso realizada nesta data, proferiu a seguinte deciso: A Turma, por unanimidade, negou provimento ao recurso especial, nos termos do voto do(a) Sr(a). Ministro(a) Relator(a). Os Srs. Ministros Nancy Andrighi, Sidnei Beneti e Paulo de Tarso Sanseverino votaram com o Sr. Ministro Relator.

Documento: 1200206 - Inteiro Teor do Acrdo - Site certificado - DJe: 11/12/2012

Pgina 7 de 7

S-ar putea să vă placă și