Sunteți pe pagina 1din 4

Resposta Tcnica

Assunto
Servios Industriais

Palavras-chave
Captao de gua de chuva; reuso; cisterna.

Identificao da Demanda
Aproveitamento de gua da chuva. Cisterna. Quais os melhores sistemas de armazenamento de gua das chuvas. Como captar gua para armazenamento. Custos de construo de cisterna.

Soluo apresentada
Existe um exemplo prtico do reuso e captao de guas, denominado Casa Autnoma, que foi construda em Braslia-DF com o objetivo de desenvolver uma moradia, que possa funcionar como um sistema fechado e auto-suficiente. Este projeto, na sua concepo, foi feito pensando na escassez futura da gua, desta forma, a falta de chuva no relevante no processo. Trata-se de uma experincia que serve como referncia quanto forma de aproveitamento de gua, captao e armazenamento. A Casa Autnoma tem uma estao de tratamento domstico de guas; uma estao de tratamento de esgoto e reciclagem de lixo e; emprego de formas alternativas de energia, como a solar. Este projeto tem uma rea til de 320 metros quadrados, a um custo estimado de 320 mil reais e levou trs anos para ser executado no Setor de Manses Park Way em Braslia-DF. A captao das guas da chuva feita atravs de calhas existentes no telhado. As guas so armazenadas em reservatrios, aps passarem por um filtro especial para guas da chuva, modelo VF1 da 3Ptechnik. Os reservatrios tm capacidade para cerca de 15.000 litros, o que proporciona uma autonomia, quando totalmente cheios, de 75 dias. A gua da chuva da Casa Autnoma ser usada na lavanderia, lavagens de pisos e caladas e na alimentao dos espelhos d'gua. O sub-sistema de captao de gua da chuva faz parte do sistema hidro-sanitrio. O sistema de abastecimento hidrulico da Casa Autnoma prev uma autonomia de 100% em relao ao consumo previsto. No se considera a obteno de gua potvel da concessionria. A figura 01 especifica a previso de consumo por categoria.

Figura 01 Consumo e dimensionamento das guas.

SBRT Formulrio de Resposta Tcnica Padro Ajuda para preenchimento

A figura 02, a seguir, apresenta o reuso da gua na Casa Autnoma.

Figura 02 Caminho das guas.

Na primeira fase do processo, a gua apenas filtrada num tipo de fossa sptica e ento armazenada, no vaso sanitrio e em outros trabalhos que no exigem potabilidade, como lavagem do quintal ou do carro. Na segunda fase, o tanto que ainda resta armazenado vai para outro reservatrio, o de plantas aquticas, que elimina o excesso de nitrognio. Completando o ciclo, a gua novamente filtrada e ento tratada, tornando-se potvel. O projeto prev uma autonomia de 100% de consumo e abrange desde as guas pluviais, coletadas e limpas, at as guas servidas. A estao domiciliar de tratamentos de guas servidas, por exemplo, resultou de uma unio entre a tecnologia da francesa Rotegine com tcnicas brasileiras desenvolvidas pela Ecodomo, visando a produo com qualidade mnima para reuso, conforme estabelecem a NBR 13969 e outras normas internacionais. Depois de tratadas as guas servidas tornam-se adequadas para, por exemplo, irrigao de jardins, lavagem de automveis e descarga de vasos sanitrios. A tecnologia nacional do Ecodomo entra nas etapas finais do tratamento com o filtro de macropartculas, o filtro de carvo ativado e o sistema de esterilizao ultravioleta, conforme esquema demonstrado pela figura 03.

Figura 03 - Estao domiciliar de tratamento de guas servidas como reuso.

SBRT Formulrio de Resposta Tcnica Padro Ajuda para preenchimento

Segundo o Comit Brasileiro no Programa das Naes Unidas pelo Meio Ambiente, a utilizao de cisternas economiza at 50% da gua proveniente de empresas de abastecimento. H tanto interesse neste assunto que a Associao Brasileira de Captao e Manejo de gua de Chuva (ABCMAC) organiza simpsios anuais sobre o assunto desde sua criao, em 1999. Existem vrias empresas que trabalham com sistemas de captao de gua da chuva, as quais fornecem todos os equipamentos necessrios para a reutilizao de gua de chuva captada em superfcie de qualquer edificao, atendendo desde o telhado residencial at galpes industriais. Temos a seguir trs exemplos de diferentes instalaes: A. Instalao externa para residncia de 90m Este projeto objetiva implantar um sistema que reduz o consumo de gua da rede pblica, com a lavagem de pisos externos, carros e irrigao dos jardins, sem que ocasione grandes interferncias com a construo j existente. O sistema adotado prev a captao da gua vinda do telhado diretamente na tubulao de descida, onde foi instalado um filtro, pelo qual a gua passa antes de chegar cisterna. Da cisterna, a gua alimentada atravs de uma bomba pressurizadora para uma torneira externa. Normalmente, no h necessidade de quebra de paredes ou mudanas na tubulao existente para implantar os equipamentos. Em teste realizado, aps o sistema implantado, ocorreu uma economia de aproximadamente 81% da gua potvel utilizada para lavagem de pisos externos, irrigao de jardim, carro e canil, substituda por gua de chuva. Equipamentos utilizados: Filtro de descida Regensammler Wisy; 2 caixas d'gua de 2000 litros cada, em ao inox; Bomba pressurizadora com fluxostato ; Tubos, calhas e acessrios.

B. Residncia com sistema completo Este exemplo composto por um sistema mais completo, capaz de abastecer no somente pontos de gua externos, mas tambm vasos sanitrios e mquina de lavar roupas. O sistema proposto inclui a captao da gua precipitada no telhado, filtragem e armazenamento em cisterna subterrnea com capacidade de 10.000 litros, e bombeamento da gua para um reservatrio superior de 3.000 litros, de onde alimentada para os diversos pontos de consumo, por gravidade. O sistema interligado com a rede pblica para garantir o abastecimento nos perodos de seca. Para uma populao fixa de 4 pessoas - podendo chegar a 10, nos finais de semana - o consumo nos pontos previstos dever chegar a 403,20 m anuais. Com o sistema proposto, a economia de gua da rede pblica poder chegar a 50% do consumo total previsto. Equipamentos utilizados: Filtro Vortex WFF 100 Wisy; Reservatrios pr-fabricados em fibra de vidro em 10.000 litros; Caixa d'gua de 3.000 litros em polietileno; Bomba submersvel; Tubos, calhas e acessrios.

C. Edifcio residencial com dois blocos em terreno de 1.600m. Esse caso se refere insatisfao pelo consumo excessivo de gua em condomnios, decorrente, principalmente, da lavagem de pisos no trreo e nas 2 garagens do subsolo, e da irrigao dos jardins. Chegando, o consumo de gua potvel, no exemplo especfico, a atingir 31,96 m3 por ms, ou 383,52 m3 anuais. O sistema proposto prev a captao da gua precipitada no piso trreo, utilizando os ralos e a tubulao de guas pluviais j existentes. Aps passar pela filtragem, a gua armazenada em uma cisterna com 36.000 litros, localizada no poro, de onde bombeada para torneiras localizadas nos dois nveis de garagem e no trreo. As intervenes sobre a estrutura existente so mnimas, e a economia gerada poder chegar a 79% do consumo anual previsto, fazendo com que o retorno sobre o investimento seja atingido em cerca de 4,5 anos. SBRT Formulrio de Resposta Tcnica Padro Ajuda para preenchimento 3

Equipamentos utilizados: Filtros Vortex WFF 150 Wisy; Reservatrio pr-fabricado em chapas de ao e manta de PVC; Pressurizador Yellowjet; Tubos, calhas e acessrios.

Concluso e recomendaes Recomenda-se, para adquirir informaes complementares, acessar as fontes citadas nas referncias. E caso haja interesse no investimento, contratar especialista no assunto para a elaborao de um projeto sob medida. Metodologia do Atendimento / Fontes de informao consultadas / Bibliografia ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS ABNT. Disponvel em:<http://www.abnt.org.br>. Acesso em: 01 abr 2005. PROJETO CASA AUTONOMA. Disponvel em: <http://www.casaautonoma.com.br >. Acesso em: 01 abr 2005. REVISTA ARQUITETURA E URBANISMO. Abr 2003. REVISTA ARQUITETURA E CONSTRUO. Jun 2003. REVISTA INFO EXAME. Jun 2003. REVISTA SUPER INTERESSANTE. Set 2002. REVISTA VEJA. Ago 2003. Nome do tcnico responsvel Alexandro Oto Hanefeld, Ms. em Economia Aplicada Geverson Lessa dos Santos, Ms. em Cincia e Tecnologia Agroindustrial e Eng. Agrcola. Silvia R. Caballero Poledna, Especialista Tratamento de Efluentes, Slidos e Gasosos e Eng. Qumica. Nome da Instituio respondente SENAI-RS/Departamento Regional Data de finalizao 04/04/2004.

SBRT Formulrio de Resposta Tcnica Padro Ajuda para preenchimento

S-ar putea să vă placă și