Sunteți pe pagina 1din 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO DE GRADUAO EM PEDAGOGIA ZENILDA FERNANDES CUNHA

O trabalho do pedagogo no espao educativo

Poes- BA Maio / 2013

Zenilda Fernandes Cunha

O trabalho do pedagogo no espao educativo. Tutores: Vilze Vidotte, Carlos Eduardo Gonalves, Juliana Fogaa, Fbio Luiz da Silva.

Poes - BA Maio / 2013 SUMRIO 1. INTRODUO.......................................................................................................3 2. DESENVOLVIMENTO............................................................................................4 3. CONSIDERAES FINAIS...................................................................................5 4. REFERNCIAS..................................................................................................... 6

Introduo

O texto a seguir nos mostra como o professor pedagogo organiza o espao escolar e elabora projetos ligados ao PPP (Projeto Poltico Pedaggico). Participar da elaborao de projeto de formao continuada de todos os profissionais da escola, realizando e aprimorando o trabalho pedaggico escolar. Promover e coordenar reunies pedaggicas e aprofundamento de temas relativos ao trabalho do professor e para elaborao de propostas, interveno de projetos a serem analisados e introduzidos na escola, junto a famlia do aluno.

O pedagogo ocupa um amplo espao na organizao do trabalho pedaggico, sendo um articulador no processo de formao cultural que se d no interior da escola. Sua presena fundamental na organizao das prticas pedaggicas e na efetivao das propostas curriculares implantadas na instituio de ensino. O Projeto Poltico Pedaggico e o regimento escolar legalizam o trabalho na escola servindo como organizao das polticas pedaggicas, que conduzir as aes por meio do trabalho coletivo escolar, que determinar o papel e atribuies a serem cumpridos por todos os profissionais da escola, garantindo a avaliao do processo de ensino. Para Veiga (1998, p.9):
O projeto pedaggico exige profunda reflexo sobre as finalidades da escola, assim como a explicitao de seu papel social e a clara definio de caminhos, formas operacionais e aes a serem empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo.

A construo da equipe significa a igualdade entre os professores pessoas comprometidas e capazes de perseguir objetivos comuns, assumidos por todos, com a inteno de criar para a escola o currculo ideal e especfico, que produza o ensino de qualidade para todos. Aos poucos, toda a equipe aprende a se entusiasmar, realimentando-se com o prprio sucesso e comea por homologia dos processos a tambm entusiasmar alunos e suas famlia em relao aos objetivos da instituio. A participao e envolvimento dos pais ou da famlia da criana, ao entrar na escola, tem grande influncia no comportamento e no sentimento da criana em relao ao novo espao de convivncia. Educar e cuidar so atribuies tanto da escola quanto da famlia, evidentemente cada um com sua funo especfica. O professor deve auxiliar os alunos a estabelecerem relaes entre o que j aprenderam e o que esto aprendendo. Aprender um processo que se auto-alimenta, se o professor, no ambiente de aprendizagem, tiver conscincia da histria de vida do seu aluno e puder trat-lo como sujeito nico capaz de aprender, certamente ter mais facilidade de orienta-lo a encontrar sua prpria forma de conhecimento incentivar o uso de uma metodologia da problematizao. Fomentar o questionamento pois pela pergunta chegamos ao conhecimento.

Consideraes finais

As competncias do pedagogo ou dos profissionais da educao tem uma importncia muito grande na vida do profissional pois so baseadas em cada uma delas que o professor vai se orientar e coloc-las em prtica na sala de aula e na rotina escolar e no dia a dia do aluno. Na minha formao profissional elas sero de suma importncia pois cada matria estudada nos orienta como iremos nos comportar diante de cada aluno sendo ele de cor, raa ou condio social diferente, e tambm na cultura de cada um o jeito de falar um diferente do outro, ou seja, a variao lingstica. Ser professor uma tarefa difcil mas com carinho, dedicao e vontade de mudar as condies de vida de cada um, torna-se prazeroso. A educao um processo de toda a sociedade, no s da escola, afeta todas as pessoas, o tempo todo, e como educadores, nos cabe pensar como as questes de ensinar e aprender nos diz respeito, pois escolas e universidades continuam sendo espaos legtimos para a formao de novos cidados.

Referncias Construindo notcias. Disponvel em: www.construindonoticias.com.br. Acesso em: 02/05/2013. Nagaroaprendizagem.blogspot.com.br MELLO, Guiomar Namo de. Livro. Texto Veiga (1998, p.9)

S-ar putea să vă placă și