Sunteți pe pagina 1din 10

O ESPAO DOMSTICO CONTEMPORNEO NO DESIGN DE INTERIORES: UMA RELAO FSICA, SOCIAL E SENSORIAL

Eliana Maria Tancredi Zmyslowski Mestranda Universidade Anhembi Morumbi eliana.zmyslowski@globo.com

Resumo
Este artigo aborda a inter-relao do espao domstico contemporneo no design de interiores com os habitantes desse espao. Percebemos cada vez mais na contemporaneidade a humanizao entre os espaos, que fortemente marcada atravs da relao fsica, social e emocional, dos habitantes com o espao domstico. No mundo contemporneo percebemos que os espaos domsticos esto mudando, ou melhor, se transformando em funo, entre alguns fatores, do comportamento dos habitantes desses espaos. Muitas mudanas culturais e sociais influenciam os espaos, e um dos fatores fundamentais que contribui para essas mudanas a insero das tecnologias de informao e comunicao (TIC) que provocam transformaes nos espaos domsticos. Palavras-chave: espao,relao e tecnologia.

1. Os espaos fsicos, sociais e sensoriais nos espaos domsticos


Dentro de vrias reas do conhecimento que do significados a palavra espao1, tomaremos para esse artigo elementos baseados de significao na arquitetura, pois o estudo dos espaos domsticos desse artigo est inserido no design de interiores2 que est diretamente relacionado com a arquitetura. Segundo Mirian Gurgel (2005: pg.26) chamado de espao a rea compreendida entre paredes, piso e o teto de um determinado ambiente, ou ainda a rea compreendida entre limite da marcenaria de um armrio. Portanto, para um reconhecimento conceitual de espao fsico no design de interiores, ser tratado nesse artigo como um espao construdo, melhor dizendo, arquitetonicamente construdo. Ao descrever graficamente o espao construdo3 atravs dessa representao, geralmente usa-se um sistema de projeo ortogonal bidimensional largura e comprimento. Esse sistema estabelece uma relao geomtrica com o espao arquitetnico, que gera uma projeo tridimensional - com trs dimenses tradicionais - largura, comprimento e altura. Neste sentido, podemos afirmar que a construo geomtrica de um espao construdo vem conseqentemente da representao grfica e fsica desse espao. Aproveitando tambm o vis da arquitetura para dar significado ao espao social, dizemos que ele determina ou determinado por reas que so setorizadas de acordo com a funo destinada a esse espao, por exemplo; ntimos, sociais, de servios, de lazer, entre outros. Portanto, o espao social tratado no design de interiores, composto pelo mobilirio e/ou habitantes que pertencem a esse espao domstico e se apropriam desse espao estabelecendo relaes sociais e funcionais que dependam do fim a que este se destina.

O espao social, o espao destinado a sociabilizaro, deve ter uma atmosfera que propicie a convivncia entre as pessoas (Gurgel, 2005, p.121). a sociedade que produz o espao social, atravs da apropriao da natureza, da diviso do trabalho, e da diferenciao. O prprio espao fsico tambm construo do imaginrio individual e coletivo (Fernandes, 1992, pg.62).

O espao sensorial conceituado no espao domstico atravs das relaes experimentais com os habitantes. Buscamos componentes abstratos que o definem em sua natureza fsica e social, a serem experimentados emocionalmente atravs dos sentidos, como; viso, tato, olfato, entre outros. Portanto, o espao sensorial no espao domstico resgatado pelos sentidos atravs de seus habitantes. Dizemos que o espao sensorial imensurvel, instvel e no linear. Segundo Antonio Fernandes (1992: pg.69) Trata-se de um espao descontnuo, em correspondncia com a prpria visualidade do mundo simblico. uma representao que resulta de uma repreenso sensorial e imagtica da realidade.

2. As interinter-relaes nos espaos domsticos com o sujeito e a tecnologia na contemporaneidade


Percebemos nos dias de hoje, que os espaos domsticos, em uma grande parte das classes sociais, culturais e regionais no Brasil, seguem ainda o mesmo modelo tripartido4 burgus francs do sculo XIX, que serve como exemplo padro de diviso e organizao para espaos domsticos contemporneos. Uma das caractersticas marcantes de tal modelo sua configurao interna tripartida em setor social, ntimo e de servios. Verificamos esse modelo repetitivo e refletido por vrias vezes nos espaos domsticos principalmente no ocidente, que satisfaz a convivncia social e familiar entre os habitantes. Tambm podemos verificar o mesmo modelo em vrias plantas e layout5 residenciais projetados por profissionais da rea de engenharia e arquitetura. Modelo padro de espaos residenciais independentemente da metragem de sua rea, localizao ou mesmo padro econmico das regies que eles situam.
3

Contudo, cria-se uma linguagem arquitetnica visual e espacial entre as pessoas em que todas conhecem e compreendem independentemente de seus conhecimentos culturais, sociais e regionais.
Para falar ou entender uma lngua, no preciso ser alfabetizado; no precisamos ser visualmente alfabetizados para fazer ou compreender mensagens. Essas faculdades so intrnsecas ao homem, e, at certo ponto, acabam por manifestar-se com ou sem o auxlio da aprendizagem e de modelos (Dondis, 1997, pg.86).

Por exemplo, ao analisarmos uma planta atual de uma casa na cidade de So Paulo (ou em qualquer lugar do Brasil), notamos claramente a presena da tripartio em setores: social (living, sala de jantar e lavabo), ntimo (quartos e banheiros) e de servios (cozinha, lavanderia e dormitrio de empregados). Respectivamente identificados no layout com as cores; vermelho, azul e amarelo. Percebemos que a imagem possui uma distribuio nitidamente setorizada e

compartimentada (ver figura 01).

Figura 01 Modelo tripartido de espaos interiores residenciais. Layout decorado para um cliente criado pela autora out. /2008.

Portanto, ao abordar esse assunto, percebemos que o sujeito busca atravs da semelhana e associao ao modelo tripartido que acaba sendo adequado ao seu perfil e transferido ao seu espao domstico. Para tanto, notvel o quanto o espao influencia o sujeito, e como o sujeito influenciado pelo espao. E tambm o quanto o espao traduz o comportamento e o perfil do sujeito.

Esses dados so muito importantes para a organizao e hierarquizao dos espaos domsticos e tambm para o atendimento das necessidades, anseios e desejos, que so especficos e individuais para cada habitante do espao domstico. Cria-se um espao construdo chamado de casa.
Nota-se que casa no apenas a edificao, o conjunto arquitetnico, ainda que possa ser tomado como tal, at porque o que a define, em arquitetura, no configurao espacial, mas seu uso. Grosso modo, a casa seria resultante de uma modalidade de uso de um espao construdo, ou seja, quando atendesse s funes previstas para operar como uma casa (Brando, 2002: pg. 64).

Os habitantes de uma casa como um espao construdo, faz dessa casa um lugar prprio, um lugar seu, personalizado individualmente ou familiarmente. A casa como um lugar caracterizado por um espao imaginrio, um espao chamado de lar. Muitas vezes denominado Lar-doce-lar. Entretanto, para um espao ser chamado de lar, precisa ter a participao no s fsica e social do sujeito, mas tambm emocional. A casa um espao-lugar e o lar um no-espao/no-lugar. Para Marc Aug o no-lugar prprio da contemporaneidade, designado um espao que no pode ser definido e construdo. Portanto, a casa e os seus habitantes criam um contato fsico, social e emocional com esse espao domstico. Desta maneira, podemos dizer que o espao domstico, como nossa casa, pode falar por ns e se torna um lar, que significa em ingls, home6, que traduzido para o portugus casa. Podemos dizer que os espaos e lugares esto interligados com os no-espaos e no-lugares.

Na realidade concreta do mundo de hoje, os lugares e os espaos, os lugares e os nolugares misturam-se, interpenetram-se (Auge, 1994: pg.98).

Muitas mudanas culturais e sociais influenciam os espaos domsticos, e um dos fatores fundamentais que contribui para essas mudanas a insero das tecnologias de informao e comunicao (TIC) que provocam alteraes e transformaes nos espaos domsticos. Por exemplo, percebemos que antigamente os dormitrios eram muito espaosos e tinham apenas como mobilirio: a cama, o armrio e quando muito uma cmoda, pois a sua funo era apenas de descanso e depsito de vestimentas. Hoje, os dormitrios so pequenos e triplicaram suas funes, nesse espao precisamos estudar, assistir televiso, jogar videogame, entre outras, exigindo um planejamento mais detalhado para esse espao. A cozinhas foi o primeiro e talvez, o principal, at os dias de hoje, espao domstico a sofrer modificaes em seus projetos espaciais devido influncia tecnolgica. Antigamente, elas eram espaosas para receberem muitas pessoas, um verdadeiro local onde acontecia de tudo, desde o ato de cozinhar, conversar, receber, entre outros. Hoje, so pequenas, compactas, no recebem tantas pessoas, mas adquirem mquinas para todos os tipos; trituradores, multiprocessadores, purificadores, entre outros, alm do sofisticado fogo, geladeira e freezer. As alteraes e transformaes dos espaos domsticos esto diretamente relacionadas com a evoluo da tecnologia em nosso cotidiano. Ser que os espaos domsticos estaro sempre em mudana em funo da tecnologia? De fato, percebemos que a tecnologia contribui para as mudanas e transformaes nos espaos domsticos, gerando sempre um planejamento e projeto para os espaos domsticos, que surgem atravs formas diferenciadas do padro que estamos acostumados a viver. Essa nova forma de pensar nos espaos domsticos faz com que o design, especificamente o design de interiores, crie estratgias de espacializaes para um novo modelo de espaos domsticos, que diretamente tem a tecnologia como papel fundamental.

Para pensar casas contemporneas convm comear por suas transformaes mais evidentes. Novas atitudes e novas mquinas combinam-se produzindo novos espaos domsticos (Brando, 2002, pg.94).

Com isso, conseguimos perceber e compreender como a tecnologia pode ser influenciar na relao do habitante com os espaos domsticos no design de interiores. De certa forma, o espao domstico influenciado pelo habitante e como o habitante interage no espao domstico interferindo na sua relao fsica, social e emocional. Podemos dizer que os espaos domsticos so reconfigurados, devido s novas tecnologias, que estimulam os designers de interiores a criarem espaos domsticos ldicos, abrigando novas formas espaciais e novas funes, tornando os espaos domsticos um verdadeiro laboratrio de experimentaes fsicas, sociais e sensoriais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AUG, Mac. No Lugares. Introduo a uma antropologia da supermodernidade. So Paulo, Papirus, 1994. BRANDO, Ludmila de Lima . A casa subjetiva: matrias, afectos e espaos domsticos. So Paulo, Ed. Perspectiva, 2002. DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. So Paulo, Martins Fontes, 1997. FERNANDES, Antonio Teixeira. Espao social e suas representaes. Porto-Portugal : Revista da Faculdade de letras da Universidade do Porto, 1992. GURGEL, Mirian. Projetando Espaos: guia de arquitetura de interiores para reas residenciais.So Paulo: Ed. SENAC, 2005. ______________. Projetando Espaos: guia de arquitetura de interiores para reas comerciais. So Paulo: Ed. SENAC, 2005.

NOTAS

A palavra espao possui vrias acepes dentro de vrias cincias. Confundido por vezes com decorao, uma tcnica cenogrfica, visual e arquitetnica de

ambientes internos (origem: enciclopdia Wikipdia).


3

Espao estruturalmente edificado. Modelo de tripartio burguesa de classificao do espao residencial: entre rea social,

ntima e de servios, modelo utilizado pela burguesia europia do sculo XIX.


5

Estudos preliminares, croqui. Home significa no s casa em ingls, mas tambm tudo que se refere a ela, por exemplo;

home-office, home-theater.

Eliana Maria Tancredi Zmyslowski - Mestranda em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, arquiteta e designer de interiores atuando na rea desde 1985. Professora em design de interiores e coordenadora da equipe tcnica do Shopping lar Center - So Paulo. Diretora da empresa Zmyslowski Arquitetos ltda. Ultimas publicaes registradas: Jovens Profissionais 2007 e 2008, Demais editora, 2007 e 2008; Dirio de So Paulo-Caderno especial (2007- 29 novembro), Revista Casas Especial (2007-ed. Minuano/novembro), Revista Casa&Jardim (2007-ed. Globo/outubro e 2008 ed.Globo/outubro). Participao do jri no Concurso Jovens Profissionais em Arquitetura e Design de Interiores 2007 e 2008.

10

S-ar putea să vă placă și