Sunteți pe pagina 1din 2

O texto do cientista social brasileiro radicado na Frana Michael Lowy do livro Ecologia e Socialismo intitulado: Progresso destrutivo: Marx,

Engels e a ecologia, o primeiro captulo desse mesmo livro. Como o prprio ttulo sugere, o livro tenta abordar as relaes contemporneas entre a ecologia e o socialismo, relaes essas que modelam o chamado ecossocialismo. Nesse captulo, Michael Lowy tenta analisar a presena de pensamentos ligados a problemas ambientais e aproveitamento de recursos naturais no processo produtivo nas diversas obras de Marx e Engels. Lowy tenta fazer uma abordagem panormica sobre at que ponto o pensamento de Marx e Engels compatvel com a ecologia moderna apesar das limitaes cronolgicas do prprio pensamento de Marx e Engels. O autor ao decorrer do texto mostra que surpreendente o naturalismo patente de Marx desde seus primeiros escritos. Marx sempre demonstra sua viso do ser humano como um ser natural, inseparvel de seu ambiente natural. O homem uma parte da Natureza (Marx, 1962). O prprio Engels tenta exemplificar essa relao de mtua-dependncia entre ser humano e ambiente natural em seu texto clebre sobre O papel do trabalho na transformao do macaco em homem (1876). Escreve ele: Os fatos nos lembram a todo instante que ns no reinamos sobre a natureza do mesmo modo que um colonizador reina sobre um povo estrangeiro, como algum que est fora da natureza, mas que ns lhe pertencemos com nossa carne, sangue, nosso crebro, que ns estamos em seu seio e que toda a nossa dominao sobre ela reside na vantagem que levamos sobre o conjunto das outras criaturas por conhecer suas leis e por podermos nos servir dela judiciosamente. (Engels, 1968). Sendo este, um argumento ecolgico de uma surpreendente modernidade. Segundo alguns ecologistas, Marx seguindo David Ricardo, atribui a origem de todo valor e de toda riqueza ao trabalho humano, negligenciando a contribuio da natureza. No entanto, essa crtica, segundo a viso de Lowy, deveu-se a um mal-entendido: Marx utiliza a teoria do valor-trabalho para explicar a origem do valor de troca, no mbito do sistema capitalista. A natureza, por outro lado, participa da formao das verdadeiras riquezas, que no so valores de troca, mas valores de uso. Esta tese muito explicitamente empregada por Marx na Crtica do Programa de Gotha conta as ideias de Lassaile e seus discpulos:
O trabalho no a fonte de toda riqueza. A natureza fonte dos valores de uso (que so, de qualquer forma, a riqueza real!) tanto quanto o trabalho, que no em si nada alm da expresso de uma fora natural, a fora de trabalho do homem. (Marx, Engels, 1950: 128)

Os ecologistas acusam Marx e Engels de produtivismo. Essa acusao no justificada na medida em que ningum denunciou tanto quanto Marx a lgica capitalista de produo pela produo, a acumulao de capital, de riquezas e de mercadorias como fim em si. O objetivo supremo do progresso tcnico para Marx no o crescimento infinito de bens (o ter) mas a reduo da jornada de trabalho e o crescimento do tempo livre (o ser). No entanto, necessrio dizer que se encontra frequentemente na obra de Marx e Engels (e ainda mais no marxismo ulterior) uma postura pouco crtica a respeito do sistema de produo industrial criado pelo capital e uma tendncia na fazer do desenvolvimento das foras produtivas o principal vetor do progresso.

Marx entendia perfeitamente e afirmava o carter destrutivo do processo de produo capitalista. Com efeito, a natureza torna-se um puro objeto para o homem, uma coisa til. No mais reconhecida como uma potncia. A inteligncia terica das leis naturais tem todos os aspectos de um estratagema que procura submeter a natureza s necessidades humanas, seja como objeto de consumo, seja como meio de produo. Em seus textos ficava muito clara a ideia de que o progresso pode ser destrutivo, um progresso na degradao e na deteriorao do ambiente natural. Diferentes textos de Marx colocam em evidncia a contradio lgica imediatista do capital e a possibilidade de uma agricultura racional fundada sobre uma temporalidade muito mais longa e numa perspectiva durvel e intergeracional que respeita o meio ambiente. Certas passagens da obra de Marx parecem considerar a conservao do meio ambiente natural como uma tarefa fundamental do socialismo. Na viso de Michael lowy, a questo ecolgica o grande desafio para uma renovao do pensamento marxista no incio do sculo XXI. Ela exige dos marxistas uma ruptura radical com a ideologia do progresso linear e com o paradigma tecnolgico e econmico da civilizao industrial moderna. Certamente, no se trata de colocar em questo a necessidade do progresso cientfico e tcnico da elevao da produtividade do trabalho: estas so duas condies incontornveis para dois objetivos essenciais do socialismo: a satisfao das necessidades sociais e a reduo da jornada de trabalho. O desafio reorientar o progresso de maneira a torna-lo compatvel com a preservao do equilbrio ecolgico do planeta. Nesse sentido, o ecossocialismo implica uma radicalizao da ruptura com a civilizao material capitalista. Nesta perspectiva, o projeto socialista visa no apenas uma nova sociedade e um novo modo de produo, mas tambm um novo paradigma de civilizao.

S-ar putea să vă placă și