Sunteți pe pagina 1din 76

BRAINSTORM

Mudana Organizacional Implementao de Mudanas Organizacional Criao de Novas Idias Uso de Pessoas Criativas Mtodos e acessos que podem ajudar a impulsionar o potencial do crebro e a criao de novas idias. 1

BRAINSTORM
Podemos definir Brainstorm como o caminho para gerar idias relacionadas a um tpico especfico. Normalmente, a atividade de Brainstorm envolve um grupo de pessoas gerando um apanhado de idias em um curto perodo de tempo.
2

BRAINSTORM
prefervel que as pessoas que se envolvam nesse mtodo sejam de setores e competncias diferentes, pois suas experincias diversas podem colaborar com a "tempestade de ideias" que se forma ao longo do processo de sugestes e discusses.
3

BRAINSTORM
Nenhuma ideia descartada ou julgada como errada ou absurda. Todas as ideias so ouvidas e trazidas at o processo de brainwriting, que se constitui na compilao ou anotao de todas as ideias ocorridas no processo de brainstorming
4

BRAINSTORM
em uma reunio com alguns participantes da sesso de brainstorming, e assim evoluindo as ideias at a chegada da soluo efetiva

BRAINSTORM
A chave para o Brainstorming adiar o processo de avaliar idias at uma ltima instncia. Os participantes mantm uma gravao de suas idias do modo como elas vieram cabea, sem pens-las posteriormente.
6

BRAINSTORM
Pensamentos heterodxicos e incomuns so bem-vindos, e no so permitidas crticas ou justificativas, para encorajar a participao.

BRAINSTORM
Uma pessoa poder utilizar o Brainstorm individualmente, porm a tcnica funciona melhor em um grupo.

BRAINSTORM
As idias expostas por um participante despertam mais idias dos outros, comumente baseadas em associaes, e os participantes podem gerar e compartilhar experincia e conhecimento entre si.
9

BRAINSTORM
Uma sesso de Brainstorming em grupo melhor conduzida em uma sala de tamanho mdio, com seus integrantes sentados de forma que possam todos visualizar-se entre si.
10

BRAINSTORM
As idias podem ser gravadas em em um quadro-negro, uma folha de papel ou um computador conectado a um projetor de parede. recomendvel que nenhuma distrao (como celulares, por exemplo) esteja presente
11

BRAINSTORM
A sesso termina quando o suprimento de pensamentos ou idias tenha se exaurido, ou quando o tempo estipulado para a sesso tenha acabado
12

BRAINSTORM
Todas as idias gravadas so ento analisadas e agrupadas de acordo com sua aplicabilidade e prioridade. Brainstorming foi originado em 1953 em um livro denominado Imaginao Aplicada (Applied Imagination), de Alex F. Osborn.
13

BRAINSTORM
O mtodo baseado na assuno de que um dos principais obstculos para a gerao de novas idias o medo de criticar - as pessoas com frequncia no sugerem idias por causa de uma possvel atitude ctica ou at hostil de seus chefes e colegas.
14

BRAINSTORM
A tcnica clssica de Brainstorming, sugerida por Osborn, tem dois pilares: idias no produzem nenhuma deciso imediata e quantidade produz qualidade.
15

PRINCPIOS DO BRAINSTORM
Atraso do julgamento; Criatividade em quantidade e qualidade

16

PRINCPIOS DO BRAINSTORM
De acordo com Osborn, o humano capaz tanto do julgamento como da criatividade. Embora, a maioria da educao nos ensine apenas a usar o julgamento. Ns apressamos o julgamento.
17

PRINCPIOS DO BRAINSTORM
Quando praticamos o atraso do julgamento, permitimo-nos usar a nossa mente criativa para gerar ideias sem as julgar. Primeiro, no parece natural, mas depois tem as suas recompensas
18

PRINCPIOS DO BRAINSTORM
Quando geramos ideias, necessrio ignorar as consideraes importncia da ideia, sua usabilidade, sua praticabilidade. Neste patamar, todas as ideias so iguais. necessrio atrasar o julgamento enquanto ainda no se terminou a gerao das ideias.
19

PRINCPIOS DO BRAINSTORM
O segundo princpio relativo quantidade e qualidade da criatividade. Quanto mais ideias forem geradas, ser mais provvel encontrar uma boa ideia.
20

PRINCPIOS DO BRAINSTORM
A tcnica de brainstorming tira vantagem de associaes que se desenvolvem quando se consideram muitas ideias. Uma ideia pode levar a uma outra. Ideias ms podem levar a boas ideias.
21

REGRAS DE BRAINSTORMING
Embora o Brainstorming seja um processo simples, ele tem suas regras. Se elas no forem observadas, seus resultados podem ser improdutivos, ou at contra-produtivos.
22

REGRAS DE BRAINSTORMING
Estas so as regras bsicas: 1 - Atmosfera informal As pessoas sentem-se mais relaxadas e criativas em um ambiente informal. Encontre um quarto quieto, confortvel (preferivelmente um no usado para reunies regulares).
23

REGRAS DE BRAINSTORMING
Estas so as rguas bsicas: 1 - Atmosfera informal Alimentos, cadeiras confortveis, caf qualquer coisa que possa ajudar as pessoas a se sentirem vontade.
24

REGRAS DE BRAINSTORMING
2 - Foco na quantidade Quanto maior o nmero das idias geradas, maior a possibilidade de se produzir uma soluo radical e eficaz. Cada idia levantada deve ser gravada para anlise e discusso posteriores. . 25

REGRAS DE BRAINSTORMING
2 - Foco na quantidade Nenhuma anlise ou crtica. No estgio da gerao da idia (tanto a sua quanto a de outra pessoa), segure-se no criticar seus autores.

26

REGRAS DE BRAINSTORMING
2 - Foco na quantidade Muitos ficam estarrecidos por parecerem inadequados na frente de seus colegas ou superiores. Tente evitar esta situao criando uma atmosfera amigvel e relaxada.
27

REGRAS DE BRAINSTORMING
3 . Combine e melhore idias Neste estgio pedido aos os participantes que desenvolvam as idias sugeridas por outros. Por exemplo, voc pode combinar elementos de duas ou mais idias sugeridas. Esta aproximao conduz para idias melhores e mais completas.
28

REGRAS DE BRAINSTORMING
4 . Idias incomuns so bem-vindas Os Participantes devem libertar suas mentes em sua extenso mxima. Quaisquer idias so bem-vindas, mesmo as mais heterodxicas ou incomuns.
29

REGRAS DE BRAINSTORMING
4 . Idias incomuns so bem-vindas Mesmo se parecerem totalmente impraticveis, elas podem ser trabalhadas para se tornar algo mais apropriado. O melhor nmero de participantes 12, em uma sesso que no dure mais do que 45 minutos. 30

REGRAS DE BRAINSTORMING
5. Crticas so rejeitadas: Esta provavelmente a regra mais importante. A no ser que a avaliao seja evitada, o princpio do julgamento no pode operar. A falha do grupo ao cumprir esta regra a razo mais crtica para que a sesso de brainstorming no resulte. 31

REGRAS DE BRAINSTORMING
5. Crticas so rejeitadas: Esta regra aquela que primariamente diferencia um brainstorming clssico dos mtodos de conferncia tradicionais. Criatividade bem-vinda: Esta regra utilizada para encorajar os participantes a sugerir qualquer ideia que lhe venha mente, 32

REGRAS DE BRAINSTORMING
5. Crticas so rejeitadas: sem preconceitos e sem medo que isso o v avaliar imediatamente. As ideias mais desejveis so aquelas que inicialmente parecem ser sem domnio e muito longe do que poder ser uma soluo
33

O procedimento do Brainstorming
Consiste dos seguintes passos: Passo1. Identifique a necessidade de Brainstorming Primeiramente voc precisa decidir se o Brainstorming seria o mtodo mais apropriado para resolver o seu problema.
34

O procedimento do Brainstorming
Passo1. Identifique a necessidade de Brainstorming necessrio existir um tpico para ser discutido. Os resultados de uma sesso devem servir para um propsito especfico.
35

O procedimento do Brainstorming
Passo 2. Estabelea um grupo de trabalho. Decida quem integrar a sesso. Dever existir um presidente, que ser o lder e facilitador da sesso de Brainstorming, e uma pessoa para gravar as idias,
36

O procedimento do Brainstorming
Passo 2. Estabelea um grupo de trabalho. ou o presidente pode faz-lo, em algum dispositivo de apresentao, como um quadro, ou computador.
37

O procedimento do Brainstorming
Passo 3. Prepare a sesso de Brainstorming Antes da sesso voc precisa concordar com o objeto, escolher a durao e o local do encontro e organizar os recursos necessrios para sua realizao.
38

O procedimento do Brainstorming
Passo 4. Gere idias Durante uma sesso de Brainstorming, a criatividade pode cair. Use questes para estimular o pensamento, tais como:

39

O procedimento do Brainstorming
Passo 4. Gere idias Qual o oposto do que ns queremos?, O que nossos concorrentes esto fazendo?, Que tal olharmos para isso sob outra perspectiva?, etc...
40

O procedimento do Brainstorming
Passo 5. Desenvolva, organize e priorize idias Uma vez terminada a fase de gerao de idias, use o grupo para revisar, desenvolver e organizar as idias resultantes.
41

O procedimento do Brainstorming
Passo 6. Defina os prximos passos Decida quais aes adicionais precisam ser implementadas para que as idias de sucesso avancem. Quem far o qu e quando, etc.
42

Usos do Brainstorming
Soluo de problemas Gerenciamento de Projetos Planejamento de Negcios Desenvolvimento de novos produtos. Obter ideias para novos produtos e efetuar melhoramentos nos produtos existentes.
43

Usos do Brainstorming
Publicidade- desenvolver ideias para campanhas de publicidade; Resoluo de problemas consequncias, solues alternativas, anlise de impacto, avaliao. Gesto de processos - encontrar formas de melhorar os processos comerciais e de produo. 44

Usos do Brainstorming
Na gesto de projetos - identificar objetivos dos clientes, riscos, entregas, pacotes de trabalhos e recursos, tarefas e responsabilidades. Formao de equipes - gerao de partilha e discusso de ideias enquanto se estimulam os participantes a raciocinar e a criar criatividade em equipe
45

Usos do Brainstorming
Alm de gerar idias, o Brainstorming tem benefcios adicionais. Ele aumenta o nvel de envolvimento das pessoas e melhora o estado de esprito, uma vez que as pessoas trabalham juntas na soluo de um problema. Ele tambm cria uma atmosfera criativa e divertida.
46

Usos do Brainstorming
Alm de gerar idias, o Brainstorming tem benefcios adicionais. Ele aumenta o nvel de envolvimento das pessoas e melhora o estado de esprito, uma vez que as pessoas trabalham juntas na soluo de um problema. Ele tambm cria uma atmosfera criativa e divertida.
47

Usos do Brainstorming
Principais partes no brainstorming: Encontrar os fatos, Gerao da ideia, Encontrar a soluo

48

Usos do Brainstorming
Na busca do Problema h duas sub partes: Definio do problema Preparao.
49

Usos do Brainstorming
Inicialmente, define-se o problema. Poder ser necessrio subdividir o problema em vrias partes. A tcnica de Brainstorming funciona para problemas que tm muitas solues possveis tal como a gerao de ideias para odesenho.
50

Usos do Brainstorming
Depois necessrio colher toda a informao que pode relacionar-se com o problema Gerao de ideias por brainstorming. Busca da soluo. Avaliar e selecionar as melhores ideias.
51

Usos do Brainstorming
Depois necessrio colher toda a informao que pode relacionar-se com o problema Gerao de ideias por brainstorming. Busca da soluo. Avaliar e selecionar as melhores ideias.
52

Usos do Brainstorming
Composio do Grupo: A maioria dos grupos de brainstorming so constitudos por trs elementos: O lder Os membros. Um secretrio.
53

Usos do Brainstorming
Devem ser escolhidas pessoas que tenham alguma experincia com o problema em causa. necessrio no misturar os chefes com os trabalhadores.
54

Usos do Brainstorming
Devem escolher-se pessoas que estejam no mesmo patamar da hierarquia na organizao. A maioria das pessoas no se consegue libertar nem ser suficientemente criativo diante do seu chefe.
55

Usos do Brainstorming
O lder de grupo deve ser familiar com o processo de brainstorming e ter facilidade em manter-se relaxado, e numa atmosfera descontrada.

56

Usos do Brainstorming
O secretrio deve ter facilidade na escrita rpida. Este vai ter que tomar nota de uma numerosa lista de ideias que vo ser geradas. As ideias no tm, necessariamente, de ser escritas exatamente da mesma forma que so ditas.
57

Usos do Brainstorming
O nome da pessoa que sugere as ideias no deve ser anotado, j que o anonimato encoraja a liberdade de expresso.

58

Usos do Brainstorming
Como em todas as tcnicas criativas, o problema deve ser descrito em termos especficos para que ideias especficas possam ser geradas. Generalidades, mesmo as mais brilhantes, so raramente as solues mais criativas
59

Usos do Brainstorming
Grupo de Avaliao: A composio dos membros do grupo de avaliao pode variar. Poder consistir em pessoas que faziam parte do grupo de gerao de ideias, ou na combinao de pessoas deste grupo com pessoas externas, ou de um grupo completamente novo de indivduos. 60

Usos do Brainstorming
A tarefa do grupo de avaliao a de avaliar todas as ideias e selecionar as melhores para uma possvel implementao ou estudo adicional.

61

Usos do Brainstorming
Depois do lder do grupo receber a lista de ideias do secretrio, as ideias devem ser editadas em seguida, devese certificar e verificar que elas esto descritas claramente e esto concisas.
62

Usos do Brainstorming
As ideias devem ser organizadas segundo categorias lgicas (usualmente, estas categorias vo de cinco a dez) e apresentadas ao grupo de avaliao para reviso.

63

Usos do Brainstorming
possvel tornar este processo mais fcil e prtico utilizando uma checklist organizada segundo determinados critrios como a simplicidade das ideias, menos custosas em termos de tempo e capital, e outros termos similares. O grupo de avaliao deve verificar as melhores ideias de forma a sujeit-las a testes prticos. 64

Usos do Brainstorming
Suponhamos uma reunio de condomnio, onde os moradores precisem descobrir uma maneira de reduzir os gastos com o consumo de gua, cujo custo rateado por todos os moradores.
65

Usos do Brainstorming
Aps a preparao do ambiente e a delimitao do tema a ser abordado e do tempo de durao, comece a sua sesso de Brainstorming inserindo o tema como o tpico principal

66

Usos do Brainstorming

Soluo do Problema

67

Usos do Brainstorming

68

Usos do Brainstorming

Anotar as idias

69

Usos do Brainstorming

70

Usos do Brainstorming
Aps o trmino do tempo estipulado, pode-se organizar as idias removendo os tpicos considerados irrelevantes e/ou agrupando-os de forma a definir qual idia a principal e qual seu detalhamento
71

Usos do Brainstorming

72

Usos do Brainstorming Caso alguma idia no seja clara o suficiente ou sugira alguma inconsistncia, pode-se evidenciar o tpico alterando sua cor ou inserindo uma figura, por exemplo, para anlise posterior. 73

Usos do Brainstorming

74

Usos do Brainstorming
O Brainstomirng um mtodo simples e eficaz para resoluo de problemas e gerao de novas idias, que no pode ser desprezado. Ele pode trazer pessoas muito diferentes para o processo de achar solues e, quando esta alcanada com sucesso,
75

Usos do Brainstorming
os participantes passam a ser os grandes patrocinadores desta tcnica. Este mtodo pode ser utilizado por qualquer organizao que deseje melhorar o seu trabalho de equipe, grupo de pessoas que tenham algo a resolver ou at mesmo para tomada de decises individuais. 76

S-ar putea să vă placă și