Sunteți pe pagina 1din 2

QUESTIONRIO SOBRE NANOTECNOLOGIA Questo: 1 ) Nanotecnologia a cincia que estuda: a) as partculas subatmicas b) as substncias microscpicas c) as estruturas nanomtricas Questo:

: 2 ) Quanto mede um nanmetro? a) Um milionsimo de metro b) Um bilionsimo de metro c) Um trilionsimo de metro Questo: 3) Por que a nanotecnologia ainda vai demorar para dominar o mercado? a) Por que as substncias escala nanomtrica se comportam de maneira errtica. b) Por que os cientistas tentam fazer coisas impossveis com a nanotecnologia. c) Por que ainda no dominamos os tomos na escala nanomtrica. Questo: 4) Para que esto sendo usados os nanofios? a) Para fechar cortes de cirurgia plstica de modo invisvel. b) Para criar microprocessadores menores e mais poderosos. c) Para segurar objetos invisveis a olho nu. Questo: 5) Que tipo de equipamento usado para observar substncias nanoescala? a) Grande Colisor de Hdron b) Cmera de Campo de Viso Amplo c) Microscpios de varredura de tunelamento e de fora atmica Questo: 6 ) Nanotubos de carbono so a) cilindros formados por uma liga de carbono e ouro b) cilindros formados por tomos de carbono c) cilindros formados por tomos de hidrocarboneto Questo: 7) Diamante e grafite so formados por tomos de carbono. Mas por que eles tm propriedades to diferentes? a) Porque os tomos de carbono se arranjam de modo diferente em cada um deles. b) Por que o diamante vale mais. c) Por que os tomos de carbono dos diamantes so maiores. Questo: 8) Que produto tem adicionado nanopartculas de xido de zinco ou xido de titnio sua frmula? a) Coberturas plsticas resistentes a arranhes. b) Vidro autolimpante. c) Protetor solar. Questo: 9) Para que seriam usados os nanorrobs na medicina? a) Para substituir clulas doentes. b) Para atacar e reconstruir a estrutura molecular das clulas doentes. c) Para facilitar o transplante de rgos. Questo: 10) Por que alguns mdicos acreditam que o uso da nanotecnologia arriscado? a) Por que os elementos em nanoescala poderiam ser txicos. b) Por que ainda no se conhece todo o potencial da nanotecnologia. c) Por que as nanopartculas, como vrus, podem se multiplicar descontroladamente no corpo humano.

Respostas: Nanotecnologia a cincia que estuda o reino dos tomos e das nanoestruturas. Um nanmetro (nm) um bilionsimo de um metro, menor que o comprimento de onda da luz visvel e um centsimo de milsimo da largura de um fio de cabelo humano. Os engenheiros esto tentando usar nanofios para construir transistores minsculos para chips de computador, criando computadores menores e mais poderosos, e outros dispositivos eletrnicos. Os nanocientistas tm de usar ferramentas como microscpio de varredura de tunelamento ou microscpios de fora atmica para observar qualquer coisa nanoescala. Nanotubos de carbono so Ccilindros de tomos de carbono de tamanho nanomtrico, cujas propriedades dependem de como esses cilindros so enrolados. Grafite e diamantes tm essas propriedades por causa da maneira como os tomos de carbono se ligam escala nanomtrica. Muitos protetores solares contm nanopartculas dexido de zinco ou de xido de titnio. Partculas menores so menos visveis, o que quer dizer que quando voc esfrega o produto na sua pele, ele no vai proporcionar uma cor esbranquiada. Na medicina, os nanorrobs seriam programados para atacar e reconstruir a estrutura molecular das clulas do cncer e dos vrus, retardar o envelhecimento, aumentar a expectativa de vida e realizar cirurgias delicadas

S-ar putea să vă placă și